Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bombas de água, o que aconselham?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Olá, bombas se queres uma coisa para durar uma vida, Grundfos é a marca, tenho no meu local de trabalho bombas dessa marca, 13 delas de circulação e estão há já 11 anos, sim 11 anos sempre a trabalhar sem parar, praticamente só param em caso de revisao do sistema, problemas zero, ao ponto que instalei em casa uma dessa marca com valvula de pressão, assim sempre que abres a torneira ela liga, quando fechas, ela ao atingir uma pressão de 4,5 bar desliga, uma CH da Grundfos, a 16 ou a 20 tem 500 watts e serve para o que queres na boa: Grundfos Portugal preços já com válvula e tudo a volta dos 300 euros garantia de que dura uma vida. Esta serve para ti:

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DerTeufel Ver Post
      Ai que mariquice!
      Um balde e uma corda, nao?
      O balde e uma corda com uma roldana é o que eu tenhomas como temos na era da mariquice vou mudar para uma bomba electrica

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
        Conheço quem a utilize em poços sem problemas. Estando submersa no poço funciona sempre. E controlo o funcionamento com um disjuntor, que é o que está a ser utilizado para o motor de balão.

        É que não me apetece dar um balúrdio por um motor de balão novo.

        Se queres realmente só para isso, essa serve. Tens é que ligar o disjuntor (ou À tomada) cada vez que a quiseres usar.

        A tua ideia é ligar uma mangueira à ponta da bomba e regar assim?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por maven Ver Post
          Olá, bombas se queres uma coisa para durar uma vida, Grundfos é a marca, tenho no meu local de trabalho bombas dessa marca, 13 delas de circulação e estão há já 11 anos, sim 11 anos sempre a trabalhar sem parar, praticamente só param em caso de revisao do sistema, problemas zero, ao ponto que instalei em casa uma dessa marca com valvula de pressão, assim sempre que abres a torneira ela liga, quando fechas, ela ao atingir uma pressão de 4,5 bar desliga, uma CH da Grundfos, a 16 ou a 20 tem 500 watts e serve para o que queres na boa: Grundfos Portugal preços já com válvula e tudo a volta dos 300 euros garantia de que dura uma vida. Esta serve para ti:
          Quantas grundfos de recirculação queres queimadas?

          Atenção que as bombas de recirculação são pouco problemáticas, uma vez que trabalham em continuo. O que dá cabo disto das bombas é mesmo os arranques e as paragens e o trabalhar em seco.

          Mas sim, a grunfos é uma boa marca.

          Para a bomba que apresentas o PVP é de 257eur, agora esse modelo não é auto-ferrante o que para o caso do Neph não é o ideial.
          Editado pela última vez por bizarro; 24 June 2010, 10:41.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
            é uma quinta relativamente grande

            esta com balao é mais para lavar carros e alguma torneiras que estao fora de casa

            nem sabia que existiam outros baloes e duvido que me lembre disso quando tiver de trocar este

            as bombas trabalham quase todos os dias excepto a que esta dentro do poço que no inverno normalmente esta sogadita


            noutro poço que tenho mas que agora ja nao uso tinha uma bomba em que o motor era separado do resto, tinha uma especie de embraiagem ou la que raio era aquilo que rodava a velocidades malucos e fazia muito barulho, era um bocado perigoso... sabes quais sao?

            PS: nao é a minha casa, nao tenho a casa assim tao suja lol
            As únicas que conheço que fazem uma barulheira do caraças são as deste tipo, geralmente utilizadas em redes de incêndio.



            As instalaºões que conheço utilizam bombas bem grandes
            Editado pela última vez por bizarro; 24 June 2010, 11:15.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
              As únicas que conheço que fazem uma barulheira do caraças são as deste tipo, geralmente utilizadas em redes de incêndio.



              As instalaºões que conheço utilizam bombas bem grandes
              era mesmo uma coisa destas

              mas acho que um nadinha mais pequena e sem aquele ferro no meio

              tinha uma roda que girava a velocidades bem grandes e foi ai que começou a ter problemas, acho que saltaram umas cenas dessa roda, aquilo ficou desequilibrado e deu cabo do veio
              Editado pela última vez por miguelsantos; 24 June 2010, 11:29.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                Se queres realmente só para isso, essa serve. Tens é que ligar o disjuntor (ou À tomada) cada vez que a quiseres usar.

                A tua ideia é ligar uma mangueira à ponta da bomba e regar assim?
                O poço está a uns 30 metros da casa/jardim e tem uma instalação de tubos de pvc, com varias torneiras no quintal, até junto da casa. Actualmente, serve apenas para regas do jardim e alguma lavagens.
                Em relação ao disjuntor, não há problema.

                Este tipo de bombas tem boa pressão? Vi umas no site da aki que têm um caudal de mais de 10 000 l/h, mas não dizem a pressão.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                  O poço está a uns 30 metros da casa/jardim e tem uma instalação de tubos de pvc, com varias torneiras no quintal, até junto da casa. Actualmente, serve apenas para regas do jardim e alguma lavagens.
                  Em relação ao disjuntor, não há problema.

                  Este tipo de bombas tem boa pressão? Vi umas no site da aki que têm um caudal de mais de 10 000 l/h, mas não dizem a pressão.

                  Esse tipo de bomba sozinha não é muito aconselhavel para o tipo de utilização que pretendes.

                  Isto, porque quando ligas a bomba e se tiveres as torneiras todas fechadas ela pressuriza num instante toda a rede e nunca para, ou seja, fica sempre a trabalhar aumentando cada vez mais a pressão na rede (até ao limite máximo da bomba), o que ou é demasiado para a tubagem ou demasido para a bomba.

                  Esse tipo de bomba é ideal para esvaziar reservatório, transferir líquidos de um lado para o outro, ou se quiseres regar, ligar uma mangueira à bomba sem qualquer tipo de estrangulamento (torneira, pistola de lavagem).

                  Agora, depende da profundidade que o poço tenha.

                  Se for relativamente baixo, uma bomba como a do Neph é o ideial. Eu aconselho sempre a montagem de balão.

                  Se o posso for relativamente fundo, o melhor é uma bomba submersível dentro do poço, com regulação da pressão de funcionamento com pressostato e, já agora, um balão.
                  Editado pela última vez por bizarro; 24 June 2010, 13:11.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    Sim "ás vezes" que em tempo seco será todos os dias. e ter tudo ligado a sistemas automaticos nesmo sem eu lá estar.
                    Eu percebo o que tu queres.

                    Com um temporizador electrónico dos que se ligam à ficha de 220v, deste tipo:



                    Já fazias a festa, e ficava-te bem mais barato que uma central, que é útil quando queres usar a água permanentemente, que não é o caso.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Eu percebo o que tu queres.

                      Com um temporizador electrónico dos que se ligam à ficha de 220v, deste tipo:



                      Já fazias a festa, e ficava-te bem mais barato que uma central, que é útil quando queres usar a água permanentemente, que não é o caso.
                      Mas ele precisa sempre da central/bomba porque precisa de tirar água do poço.

                      Pode sempre dispensar a central, ligar uma bomba submersível como a que o DaniFR mostrou e ter tudo muito bem orientado, de forma a que o caudal e pressão de funcionamento da bomba estejam no ponto, porque se não vai à vida num instante..

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                        Esse tipo de bomba sozinha não é muito aconselhavel para o tipo de utilização que pretendes.

                        Isto, porque quando ligas a bomba e se tiveres as torneiras todas fechadas ela pressuriza num instante toda a rede e nunca para, ou seja, fica sempre a trabalhar aumentando cada vez mais a pressão na rede (até ao limite máximo da bomba), o que ou é demasiado para a tubagem ou demasido para a bomba.
                        A ideia não era que a bomba estivesse sempre em funcionamento, só a ligava quando precisasse de a usar, mas claro que haveria momentos em que estaria em funcionamento com a torneira fechada.


                        Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                        Agora, depende da profundidade que o poço tenha.

                        Se for relativamente baixo, uma bomba como a do Neph é o ideial. Eu aconselho sempre a montagem de balão.

                        Se o posso for relativamente fundo, o melhor é uma bomba submersível dentro do poço, com regulação da pressão de funcionamento com pressostato e, já agora, um balão.
                        O poço deve ter cerca de 7 metros de profundidade.

                        E o que achas deste tipo de bombas de superfície?



                        Esta custa 90€.

                        Comentário


                          #42
                          outra coisa

                          deves ter de comprar tubos novos, essas parecem que tem um calibre inferior as de balao

                          sao caros...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                            A ideia não era que a bomba estivesse sempre em funcionamento, só a ligava quando precisasse de a usar, mas claro que haveria momentos em que estaria em funcionamento com a torneira fechada.



                            O poço deve ter cerca de 7 metros de profundidade.

                            E o que achas deste tipo de bombas de superfície?



                            Esta custa 90€.

                            7 metros de profundidade estás mesmo na fronteira entre as bombas autoaspirantes e as submersíveis.

                            Esses bombas de superficie funcionam bem (atenção às marcas e se são autoferrantes) certifica-te que o caudal e a capacidade de aspiração é suficiente para o teu poço.

                            Eu aconselho-te a comprar uma bomba desse tipo, mas com pressostato já incluído (que te permite garantir que a pressão na rede não é ultrapassado.. se ultrapassares a pressão podes começar com fugas na rede umas atrás das outras).

                            O aki tem esta no seu catalogo:



                            Link - AKI - Bricolage . Decoração . Jardim

                            Por mais 30€ já tens pressostado incluído e balão.

                            Ou esta aqui só com pressotato já incluído:



                            AKI - Bricolage . Decoração . Jardim

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                              outra coisa

                              deves ter de comprar tubos novos, essas parecem que tem um calibre inferior as de balao

                              sao caros...
                              Basta utilizar reduções!

                              Comentário


                                #45
                                Obrigado pela ajuda.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                  Quantas grundfos de recirculação queres queimadas?

                                  Atenção que as bombas de recirculação são pouco problemáticas, uma vez que trabalham em continuo. O que dá cabo disto das bombas é mesmo os arranques e as paragens e o trabalhar em seco.

                                  Mas sim, a grunfos é uma boa marca.

                                  Para a bomba que apresentas o PVP é de 257eur, agora esse modelo não é auto-ferrante o que para o caso do Neph não é o ideial.
                                  Não disse que não queimavam, mas que apenas duravam pois tou dentro do assunto hehe, raios não reparei que ele precisava de uma auto-ferrante, pensei que a bomba fosse ficar abaixo do nível de água,mas obrigada por dizeres, sendo assim ele precisa de outro tipo, gracies

                                  Comentário


                                    #47
                                    Estive a ver umaS no leroy a cerca de 130euros com balao de ar, será boa comprA?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                      Então é assim, para esse utilização que pretendes recomendo a instalação de uma bomba com balão incorporado.

                                      Dava para fazer uma instalação personalizada com bomba submersível e um balão dedicado, mas face aos custos e a facilidade de instalação destas soluções compactas não vale a pena.

                                      Defini como critério um pressão de 3,5bar na rede.. para rega é mais do que suficiente e penso ser suficiente para "abrir" os aspersores (a não ser que tenhas alguma muito cromo) que te permite andar com caudais máximos de 3-4 m3/hora, mais uma vez, mais do que suficiente para a rega que vais ter.

                                      Relativamente às marcas existe de tudo, desde grundfos a uma marca chinesa qualquer.

                                      Do que eu tenho trabalhado na empresa, resume-se basicamente a Grundfos, Wilo e Foras (por ordem de preço e de qualidade). Todas elas têm funcionado bem sem grandes problemas.

                                      Fiz recentemente uma instalação de duas bombas, curiosamente para rega, da Foras e até agora tudo a 100%. Não têm a qualidade das Grundfos (noutros segmentos é mais notório), mas não comprometem.

                                      As grundos são, para mim, a referência. Extremamente fiáveis,assistência boa, mas fazem-se pagar.

                                      As wilo são mais baratas que as grundfos e cumprem muito bem o seu serviço.

                                      Do que vi, os preços de venda ao público variam entre os 450€ - e os 250€, sendo as mais baratas as Foras.

                                      Eu iria para uma central hidropressora da Wilo, autoferrante, com balão de 24L.

                                      Assim:

                                      Parabéns pela disponibilidade em ajudar...e a custo zero.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Estive a ver umaS no leroy a cerca de 130euros com balao de ar, será boa comprA?
                                        xii... Tinha ficado de te enviar uma PM...

                                        Relativamente os preços de Leroy e Akis as de marca são mais caras, isto no PVP.

                                        O melhor é sempre veres as reais capacidades dela, autoferrante, capacidade de aspiração, diâmetros de tubagens e rácio caudal/pressão.

                                        Deixa-me só confirmar o meu desconto da GRUNDFOS que já te dou preço.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                          Parabéns pela disponibilidade em ajudar...e a custo zero.

                                          Não é para isso que serve o fórum?

                                          Relativamente a questões com água e água residual estou ao serviço. Sejam simples bombas, seja dimensionamento de ETA e ETARS!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                            Não é para isso que serve o fórum?

                                            Relativamente a questões com água e água residual estou ao serviço. Sejam simples bombas, seja dimensionamento de ETA e ETARS!

                                            É sim senhor....pena que não seja esse o entendimento de alguns...

                                            Eu já tive as necessidades do Neph e vinha cá para «dizer» como fiz....
                                            Depois de ver tantos e valiosos contributos, aproveitei para aprender mais um pouco.

                                            Já agora, um destes dias substitui o anterior balão de chapa pelos novos de fibra e de maior capacidade....não tem nada a ver...mais «constância» na pressaõ da água e menos «arranques» no motor.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                              É sim senhor....pena que não seja esse o entendimento de alguns...

                                              Eu já tive as necessidades do Neph e vinha cá para «dizer» como fiz....
                                              Depois de ver tantos e valiosos contributos, aproveitei para aprender mais um pouco.

                                              Já agora, um destes dias substitui o anterior balão de chapa pelos novos de fibra e de maior capacidade....não tem nada a ver...mais «constância» na pressaõ da água e menos «arranques» no motor.

                                              Mas esas bombas como a da foto com o balão por baixo nao sá para se susbtituir o balão...ou dá?

                                              Em agora em agosto vou ter mesmo de comprar e montar a bomba...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                Mas esas bombas como a da foto com o balão por baixo nao sá para se susbtituir o balão...ou dá?

                                                Em agora em agosto vou ter mesmo de comprar e montar a bomba...
                                                Nephilin
                                                O meu sistema não é igual a esse; é mais parecido com o representado por uma imagem que há uns posts atrás em que o conjunto motor /bomba tem a cor azul. A juntar a esse conjunto tenho o tal balão o pressostato e um programador de rega....e mais umas coisitas.

                                                Atenção que o sistema não foi montado por mim...mas por quem montou o sistema de rega automática ( embora o sistema também abasteça, em simultâneo torneiras de rega «normais» ).

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  Mas esas bombas como a da foto com o balão por baixo nao sá para se susbtituir o balão...ou dá?

                                                  Em agora em agosto vou ter mesmo de comprar e montar a bomba...
                                                  O balão dá sempre para substituir, de duas formas:

                                                  - Caso o casco de metal esteja bom, substituis só a membrana interior. Dá um pouco de trabalho, mas por 10-20€ tem uma membrana nova.

                                                  - Se o balão estiver totalmente podre, tens que substituir tudo. Se conseguires substituir por um igual, mais fácil é. Se não existir igual, compras um balão normal a apenas tem que o ligar à bomba, ou seja, relativamente ao balão estás sempre safo e é o menor dos teus problemas.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                    É sim senhor....pena que não seja esse o entendimento de alguns...

                                                    Eu já tive as necessidades do Neph e vinha cá para «dizer» como fiz....
                                                    Depois de ver tantos e valiosos contributos, aproveitei para aprender mais um pouco.

                                                    Já agora, um destes dias substitui o anterior balão de chapa pelos novos de fibra e de maior capacidade....não tem nada a ver...mais «constância» na pressaõ da água e menos «arranques» no motor.
                                                    Quanto maior for o balão mais tranquilo é o funcionamento do motor, mas quando maior for o balão maior é o custo do mesmo. O balão tem, também. uma função importante, reduzir o efeito do golpe de ariete, o que em instalações mais velhas pode ser catastrófico.

                                                    Tenho instalações grandes com balões de 1000 L e outras com balões de 200 L. É uma questão de ver a instalação, as bombas e escolher o balão, mas para redes domésticas as solução pré-fabricadas são suficiente. Claro que para quem tenha gosto por bricolage pode sempre fazer um sistema mais personalizado.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Se queres ter sempre a bomba ligada, e sem preocupações, recomendo o uso de uma sonda, ou uma bóia, que serve exactamente para analisar a agua existente no poço, e assim o motor só trabalha quando a agua se encontra no nível que tu regulas ao subir ou descer o fio da própria sonda. É muito simples, e para o caso que referis-te é muito útil.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Mendinhas Ver Post
                                                        Se queres ter sempre a bomba ligada, e sem preocupações, recomendo o uso de uma sonda, ou uma bóia, que serve exactamente para analisar a agua existente no poço, e assim o motor só trabalha quando a agua se encontra no nível que tu regulas ao subir ou descer o fio da própria sonda. É muito simples, e para o caso que referis-te é muito útil.
                                                        Podes por sim senhor, assim garantes que em caso de falta de água a bomba não trabalha em seco. É uma solução usada principalmente em depósito os quais podem estar cheios ou vazios.

                                                        Um poço, à partida, terá sempre água. Mas sim,a instalação de boiá pode ser uma hipótese que te permite poupar o equipamento em casa de falta de água, mas isso já te obriga a mais umas obras em quadro eléctrico.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Mendinhas Ver Post
                                                          Se queres ter sempre a bomba ligada, e sem preocupações, recomendo o uso de uma sonda, ou uma bóia, que serve exactamente para analisar a agua existente no poço, e assim o motor só trabalha quando a agua se encontra no nível que tu regulas ao subir ou descer o fio da própria sonda. É muito simples, e para o caso que referis-te é muito útil.
                                                          A própria bomba submersivel já tem esses sensores "incorporados".

                                                          Eu tenho instalada uma bomba submersivel num furo com 30m + balão de 100L com pressotato já com esses sensores incorporados (e que já por algumas vezes foram accionados), já vai para quatro anos.

                                                          Até agora já levou um pressotato novo porque o outro "partiu" fruto de ferrugem acumulada.

                                                          De manutenção periódica até agora é esvaziar o balão três em três meses, para que o pressotato não esteja a ligar\desligar com bastante frequência.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Estive a ver estas no Leroy Merlin estas Sterwins a cerca de 130euros.~
                                                            Será que sao boas e valem apena ou é prefivel gastar mais?



                                                            Marque: Sterwins
                                                            EAN: 3276000068532
                                                            Type: Pompe à Ravitaillement
                                                            Alimentation: Sur secteur
                                                            Puissance en Watts: 1100 watts
                                                            Débit Maximum en L/mn: 90
                                                            Editado pela última vez por Nephilim; 30 July 2010, 21:49.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                              Estive a ver estas no Leroy Merlin estas Sterwins a cerca de 130euros.~
                                                              Será que sao boas e valem apena ou é prefivel gastar mais?



                                                              Marque: Sterwins
                                                              EAN: 3276000068532
                                                              Type: Pompe à Ravitaillement
                                                              Alimentation: Sur secteur
                                                              Puissance en Watts: 1100 watts
                                                              Débit Maximum en L/mn: 90
                                                              Eu confesso que não conheço a marca de lado nenhum, mas isso não é necessariamente mau. Para o sector doméstico é normal existirem marcas menos conhecidas.

                                                              É relativamente potente (1,1KW) o que é sempre bom. Por vezes as bombas menos potentes quando se vêm com algum sólido lá metido é o suficiente para irem à vida.

                                                              O caudal máximo é mais do que suficiente (5,4 m3/h), mas é importante saber a que pressão é que o faz, mas dada a potência da bomba nao deves ter problemas.

                                                              Verifica só a capacidade de aspiração da bomba e se ela é auto-ferrante.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X