Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sacos de plástico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Isto era somente, com a desculpa do ambiente, criar mais uma fonte de financiamento do ICN, a quem o Governo tem reduzido o orçamento ao longo dos anos.
    A taxa de circulação automóvel para financiar as EP também vai ser/já foi desculpada com ambiente

    Que monstro sangue-suga

    Comentário


      Ainda sobre o assunto.

      Incoerências marcam recuo na taxa aos sacos de plástico

      Irlanda foi pioneira na taxa aos sacos, outros países preferiram bani-los

      Comentário


        Ainda hoje apanhei um saco do Pingo Doce e que dizia que era reciclável.

        Que a sua queima não prejudica o ambiente e etc...

        Alguém nos anda a enganar.

        Ah, sempre que passo na zona de Cacia (aveiro) é um fedor das fábricas de celulose.

        O Governo não pode acabar com isso?

        ou os sacos de plástico são o inimigo a abater?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Liberal Ver Post
          Há por aqui muitos crentes que continuam a pensar que tal medida seria por causa do ambiente. Esquecam ! Há muitas formas de resolver o problema dos sacos de plástico sem que o Estado tenha que encaixar verbas com mais um imposto camuflado.

          Se acham que o Estado se preocupa tanto com o plástico, que dizer da obrigatoriedade de embalagens em quase tudo o que tenha a ver com alimentação, como temos visto em muitas intervenções da ASAE. Até os palitos tem que ser individualmente embalados num restaurante.

          Preocupação com o Ambiente ? Bahh !
          Mas já existe acompanhamento de idéias.

          Consumo
          06-12-2007 17:09
          Bloco de Esquerda defende sacos pagos

          Depois do Governo ter desmentido a intenção de aplicar uma taxa à utilização de sacos de plástico nos supermercados, o Bloco de Esquerda sai agora em defesa da dita taxa.

          Considera o Bloco que os argumentos ambientais invocados fazem todo o sentido e que a taxa deveria chegar aos 15 cêntimos por saco.

          Quanto a alternativas ao plástico, o Bloco de Esquerda prefere, não o papel, mas, por exemplo, sacos de rede ou tecido.

          O destino do dinheiro seria o fundo de prevenção ambiental e também o plano de prevenção de resíduos de embalagens.
          Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=39&Cont entId=228507

          mas desde que vi um esquentador dentro do ecoponto amarelo já não digo nada...
          , nem eu!

          Comentário




            NÃO PARECE, MAS ISTO DOS SACOS DE PLÁSTICO TEM QUE SE DIGA


            Fernanda Câncio
            jornalista
            fernanda.m.cancio@dn.pt

            E u confesso: odeio sacos de plástico. É uma coisa visceral. Se pudesse viver sem eles, adorava. Se alguém inventar uma fórmula para isso, é já. Os sacos de plástico são uma praga. Uma pessoa dá por ela e tem a casa cheia de sacos de plástico, as ruas cheias de plásticos nojentos a voar, as praias e os rios e os jardins cheios de plástico. É um pavor. Sou toda a favor da supressão musculada deste fenómeno, e se para isso as pessoas tiverem de os pagar no supermercado, a ver se em vez de levarem vinte levam dez, parece-me bem.

            Há, claro, quem contradite com o problema económico: que os cinco cêntimos, que, parece, um anteprojecto governamental (entretanto, parece, abandonado) propunha como preço unitário, é muito. Uma pessoa que fosse às compras e trouxesse dez sacos gastaria cinquenta cêntimos. Sim, é verdade que a maioria das pessoas não está a nadar em dinheiro. E que quando se vai ao supermercado raramente se traz só meia dúzia de coisas, pelo que a ideia de andar com um saquinho de pano bem dobradinho no bolso para carregar com os víveres não faz muito sentido. Mas o valor em causa não é assim tão alto - afinal, 50 cêntimos é o preço de uma bica, um mísero cigarro custa 15, a maioria compra sacos de plástico para o lixo e para congelar comida (e quanto custa cada um, alguém sabe?) e os que têm muitas dificuldades económicas dificilmente trazem dezenas de sacos do supermercado.

            O problema, portanto, não será esse, que é sobretudo psicológico ("Mais uma taxa? Já não pagamos impostos que chegue, é?"), mas outro. O problema, parece óbvio, é o da existência ou não de uma política ambiental integrada. Que sentido faz obrigar as pessoas a pagar uma taxa ecológica por sacos de plástico se a rede de recolha de materiais recicláveis é deficitária e ineficiente? Se, mesmo no centro da capital, rareiam ecopontos, estando os poucos existentes as mais das vezes imundos e repletos? Se quem quiser ser "consumidor consciente" e privilegiar produtos "amigos do ambiente" frequentemente não sabe quais comprar? Se, por exemplo, não existe uma certificação para detergentes "ecológicos", embora existam detergentes que se propagandeiam como tal?

            É certo que foram dados passos importantes no sentido de guiar essas escolhas: os electrodomésticos são classificados por "níveis de eficiência energética", há gasolina "verde", e os produtos alimentares biológicos são certificados. É um princípio - mas é preciso ir muito mais longe. Fazer com que certos gestos, de que o mais relevante exemplo é o da separação dos lixos, sejam fáceis e óbvios e não um martírio só para militantes da causa. Afinal, a questão não é só o que se paga pelo saco, mas o que se faz - o que se pode fazer - com ele quando já não é preciso.|
            Em http://dn.sapo.pt/2007/12/07/opiniao/nao_parece_isto_sacos_plastico_que_d.html

            Comentário


              PS anuncia intenção de legislar redução do uso de sacos de plástico

              A 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, o Governo lançou a campanha “A Terra está de Saco Cheio” para incentivar os sacos reutilizáveis. “Os portugueses levam, anualmente, para casa mais de duas mil toneladas de sacos de plástico” e “é urgente substituir os sacos de plástico por sacos reutilizáveis e biodegradáveis”, disse então o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia.
              Será? (desta vez).

              Comentário


                Tanto quanto sei ainda existem muitos ecopontos amarelos por aí. Se as pessoas são porquinhas e preferem atirá-los para o meio do jardim ou fazer colecção de sacos em casa, o problema não se vai resolver trocando os sacos de plástico por uns de pano/rede/etc. ou vai?

                E vendo bem, os maiores culpados até são os distribuidores. Sempre que compro um pacote de chiclas ou uma porcaria ainda mais pequena, o operador da caixa espeta aquilo num saco (claro que não o trago). Nas compras do fim do mês é ainda pior. Nem a metade da capacidade os enchem... Claro que também se vê muita gente que preferem ser eles a "ensacar" (?) as suas compras e fazem pior, mas não custava nada que o exemplo viesse de quem vende.

                De qualquer maneira, já há bastante tempo que as grandes superfícies oferecem sacos 100% biodegradáveis (e relembro que estes vão para o lixo doméstico. Isto costuma estar escrito na parte inferior do saco) ou reutilizáveis e recicláveis. Cá para o Porto, pelo menos, é assim.

                Mais a mais, até dão jeito para reciclar. Eu pelo menos tenho sempre 2 na cozinha para papéis e plásticos.
                Editado pela última vez por worldtiki; 03 July 2008, 19:05.

                Comentário


                  No outro dia comprei pão e iogurtes, ia por tudo no mesmo saco quando o operador da caixa pego ele, nun saco e poz o pão la dentro. Eu disse deixe tar ponha tudo no mesmo, e ele disse são as ordens que tenho.
                  A culpa nao e do operador da caixa. Mas sim secalhar da ASAE.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DjbF Ver Post
                    No outro dia comprei pão e iogurtes, ia por tudo no mesmo saco quando o operador da caixa pego ele, nun saco e poz o pão la dentro. Eu disse deixe tar ponha tudo no mesmo, e ele disse são as ordens que tenho.
                    A culpa nao e do operador da caixa. Mas sim secalhar da ASAE.

                    deve ser por causa da embalagem do pão.-.. maybe...

                    Comentário


                      Proposta para taxar sacos plásticos nas grandes superfícies adiada para a próxima legislatura

                      Comentário


                        Acho bem que se faça campanhas para incentivar á diminuição da utilização dos sacos de plástico.

                        Mas...

                        Sempre que vou ao Pingo Doce levo um saquinho de pano onde trago meia duzia de coisas que lá vou comprar, Agora, como seria nas compras que faço semanalmente no continente?
                        Teria que comprar quinze... vinte sacos... ou levar quinze ou vinte sacos de casa???

                        Não acho viável...
                        Editado pela última vez por Danone; 28 July 2009, 17:59. Razão: erro

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                          Acham que os hipermercados deveriam deixar de dar sacos de plástico como forma de contribuir para um melhor meio ambiente?
                          Boas, sou a favor duma taxa simbólica por cada saco, pois esse método já foi adoptado em certos supermercados com resultados visíveis na redução do seu consumo, além de que há muita gente que depois de meter as compras no carrinho ainda pega na resma de sacos restantes e a leva para casa porque sim, e se fossem pagos isso já não sucederia.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                            Acho bem que se faça campanhas para incentivar á diminuição da utilização dos sacos de plástico.

                            Mas...

                            Sempre que vou ao Pingo Doce levo um saquinho de pano onde trago meia duzia de coisas que lá vou comprar, Agora, como seria nas compras que faço semanalmente no continente?
                            Teria que comprar quinze... vinte sacos... ou levar quinze ou vinte sacos de casa???


                            Não acho viável...

                            Sim, há dois anos e tal que o faço e garanto-te que não custa nada!! E não precisas de 20, bastam uns 5 sacos de pano/rede, bastante resistentes, duram uma vida...e não poluem!!

                            Comentário


                              Tenho um artigo interessante sobre isto, numa revista.

                              É incrível o mal que isso faz ao planeta...eu uso-os como saco do lixo
                              Tenho que ir á procura de uns sacos de tecido/etc...um dos hipermercados cá da ilha começou agora a cobrar 2 ou 3 centimos por saco.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Sim, há dois anos e tal que o faço e garanto-te que não custa nada!! E não precisas de 20, bastam uns 5 sacos de pano/rede, bastante resistentes, duram uma vida...e não poluem!!

                                Sim, talvez seja uma questão de hábito. Tenho de começar a pensar nisso

                                Apesar disso até faço algumas coisinhas, por exemplo, no supermercado, ao embalarem o fiambre, queijo, etc, embrulham num papel plastificado e ainda poem dentro de um saquinho, esse saquinho eu digo sempre que não vale a pena levar. Na padaria poem o pão num saquinho de papel e a seguir querem dar-me um saco plástico, também digo sempre que não é preciso.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                  Sim, talvez seja uma questão de hábito. Tenho de começar a pensar nisso

                                  Apesar disso até faço algumas coisinhas, por exemplo, no supermercado, ao embalarem o fiambre, queijo, etc, embrulham num papel plastificado e ainda poem dentro de um saquinho, esse saquinho eu digo sempre que não vale a pena levar. Na padaria poem o pão num saquinho de papel e a seguir querem dar-me um saco plástico, também digo sempre que não é preciso.

                                  aí está alguém com consciencia écologica!!!!
                                  eu tenho 1 saco do pingo doce em tecido e uso-o muitas vezes até no continente!!!!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
                                    aí está alguém com consciencia écologica!!!!
                                    eu tenho 1 saco do pingo doce em tecido e uso-o muitas vezes até no continente!!!!


                                    Esses sacos que o Pingo Doce deu há uns meses são muito jeitosos. Mas tenho o meu cheio de roupa para dar.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
                                      aí está alguém com consciencia écologica!!!!
                                      eu tenho 1 saco do pingo doce em tecido e uso-o muitas vezes até no continente!!!!
                                      Deram-me dois na altura, mas são muito grandes.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                        Acho bem que se faça campanhas para incentivar á diminuição da utilização dos sacos de plástico.

                                        Mas...

                                        Sempre que vou ao Pingo Doce levo um saquinho de pano onde trago meia duzia de coisas que lá vou comprar, Agora, como seria nas compras que faço semanalmente no continente?
                                        Teria que comprar quinze... vinte sacos... ou levar quinze ou vinte sacos de casa???

                                        Não acho viável...
                                        Fazendo como eu faço no Lidl (encho mais de 6 sacos de cada vez que lá vou), levas o carrinho das compras até ao carro e enches os sacos de pano que estão dentro do porta-bagagens.

                                        Depois é chegar a casa, descarregar as compras e colocar os sacos no porta-bagagens para a próxima vez.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                          Deram-me dois na altura, mas são muito grandes.

                                          Grandes não... São bons para o que se pretende

                                          Não queres manda para cá

                                          Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                          Fazendo como eu faço no Lidl (encho mais de 6 sacos de cada vez que lá vou), levas o carrinho das compras até ao carro e enches os sacos de pano que estão dentro do porta-bagagens.

                                          Depois é chegar a casa, descarregar as compras e colocar os sacos no porta-bagagens para a próxima vez.
                                          Já pensei arranjar daquelas caixas de plastico desmontáveis, é uma opção.

                                          No Lidl arranjo sempre maneira de surripiar uma caixa das deles e é aí que levo as compras.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                            Fazendo como eu faço no Lidl (encho mais de 6 sacos de cada vez que lá vou), levas o carrinho das compras até ao carro e enches os sacos de pano que estão dentro do porta-bagagens.

                                            Depois é chegar a casa, descarregar as compras e colocar os sacos no porta-bagagens para a próxima vez.
                                            É exactamente assim que faço desde há 3 anos aqui neste país. Já não há sacos de plástico para ninguém. A única excepção são as embalagens de carne que costumam por dentro de um saco transparente quando passa na caixa.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                              Grandes não... São bons para o que se pretende

                                              Não queres manda para cá



                                              Já pensei arranjar daquelas caixas de plastico desmontáveis, é uma opção.

                                              No Lidl arranjo sempre maneira de surripiar uma caixa das deles e é aí que levo as compras.
                                              Caixa só a dos iogurtes com pepitas de chocolate. Quando lá vou trago uma caixa inteira .

                                              Comentário


                                                Sol
                                                "Café, refrigerantes e sacos de plástico podem vir a ter imposto especial
                                                O café, os refrigerantes, as latas, as embalagens e os sacos de plástico poderão sofrer um aumento de preço, caso o próximo Governo aceite a proposta do grupo de trabalho que elaborou um estudo sobre a política fiscal de lançar impostos especiais sobre o consumo nestes produtos, avança o Jornal de Negócios

                                                De acordo com o Jornal de Negócios, dois argumentos estão por detrás desta dupla tributação: o estímulo de hábitos de consumo ambientalmente mais sustentáveis e a necessidade imperiosa de compensar a perda de receita fiscal.

                                                Actualmente, Portugal faz incidir o imposto especial sobre o consumo (IEC) no álcool, tabaco e produtos petrolíferos, mas os níveis que o imposto atingiu estão a levar a desvios de consumo para Espanha e ao aumento do contrabando, como explica o jornal. "


                                                Numa casa, por norma, quando se gasta mais do que se ganha, corta-se no que é supérfluo. Na do governo, aumenta-se os impostos. Quando aumenta tanto que as pessoas evitam-nos, inventam novos. Com uma carga fiscal tão grande, como é que se pode ser competitivo?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                  Sol
                                                  "Café, refrigerantes e sacos de plástico podem vir a ter imposto especial
                                                  O café, os refrigerantes, as latas, as embalagens e os sacos de plástico poderão sofrer um aumento de preço, caso o próximo Governo aceite a proposta do grupo de trabalho que elaborou um estudo sobre a política fiscal de lançar impostos especiais sobre o consumo nestes produtos, avança o Jornal de Negócios

                                                  De acordo com o Jornal de Negócios, dois argumentos estão por detrás desta dupla tributação: o estímulo de hábitos de consumo ambientalmente mais sustentáveis e a necessidade imperiosa de compensar a perda de receita fiscal.

                                                  Actualmente, Portugal faz incidir o imposto especial sobre o consumo (IEC) no álcool, tabaco e produtos petrolíferos, mas os níveis que o imposto atingiu estão a levar a desvios de consumo para Espanha e ao aumento do contrabando, como explica o jornal. "


                                                  Numa casa, por norma, quando se gasta mais do que se ganha, corta-se no que é supérfluo. Na do governo, aumenta-se os impostos. Quando aumenta tanto que as pessoas evitam-nos, inventam novos. Com uma carga fiscal tão grande, como é que se pode ser competitivo?
                                                  Se isso for para a frente, não é nada que me choque, antes pelo contrario.
                                                  Não são produtos de 1ª necessidade e até poderá ajudar a melhorar os hábitos alimentares e a saúde dos portugueses.
                                                  Mais vale taxarem esses produtos que outros mais necessários.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                    Ainda hoje apanhei um saco do Pingo Doce e que dizia que era reciclável.

                                                    Que a sua queima não prejudica o ambiente e etc...

                                                    Alguém nos anda a enganar.

                                                    Ah, sempre que passo na zona de Cacia (aveiro) é um fedor das fábricas de celulose.

                                                    O Governo não pode acabar com isso?

                                                    ou os sacos de plástico são o inimigo a abater?
                                                    Literalmente e de facto o governo devia penalizar o seu uso.

                                                    Veja-se o seguinte artigo, é objectivo.

                                                    Testes realizados durante dez meses pela Quercusaos sacos produzidos em plástico oxo-degradável, distribuídos gratuitamente nos hipermercados Jumbo e Continente, e em várias cadeias de lojas do Grupo Sonae (Worten, Vobis, Sport Zone, MaxMat), concluíram que estes não se degradam e, pelo contrário, ameaçam o Ambiente.

                                                    Estes resultados foram também confirmados por um estudo da Universidade de Loughborough (East Midlands) feito para o governo britânico, onde se conclui que os plásticos oxo-degradáveis podem trazer problemas para a reciclagem, sendo o destino mais adequado a incineração.

                                                    Os sacos têm incorporado um aditivo químico supostamente para acelerar o processo de degradação, mas aquela universidade britânica considera que esse aditivo não traz nenhuma vantagem em termos de reciclagem.

                                                    "Publicidade enganosa"

                                                    Nos sacos oferecidos pelos hipermercados portugueses está escrito "100% degradáveis" mas Rui Berkemeir, especialista em resíduos da Quercus, afirma ao Expresso que esta informação "é publicidade enganosa".

                                                    Os destinos mais prováveis destes sacos de plástico, depois de usados, são o acondicionamento de lixo nos aterros sanitários e os meios aquáticos (rios e mar), mas nos testes a Quercus observou "que não houve sinais de degradação ou decomposição dos sacos, e estes nem sequer se apresentavam quebradiços", explica Berkemeir.

                                                    A organização ambientalista alerta ainda para outros problemas dos sacos oxo-degradáveis: "a Associação Europeia de Recicladores de Plástico não garante a sua reciclagem e considera a tecnologia usada insustentável, a degradação em aterro não está confirmada, existe o risco de colocarem em perigo toda a cadeia alimentar e têm uma reutilização limitada".

                                                    Cadeia alimentar ameaçada

                                                    Com efeito, ao serem libertados no Ambiente, podem fragmentar-se em inúmeras partículas mais pequenas, "entrando na cadeia alimentar global e constituindo um perigo para as espécies de pequeno e grande porte", que engolem essas partículas com facilidade mas não as digerem.

                                                    E deixam de ser reutilizados quando se tornam quebradiços, não podendo ser colocados no Ecoponto amarelo mas apenas no lixo indiferenciado.

                                                    O Programa das Nações Unidas para o Ambiente e a Conservação dos Oceanos assinala que 80% da poluição marinha nas 12 maiores regiões do Mundo é causada pela libertação de resíduos plásticos, em especial sacos e garrafas. E acrescenta que 95% das espécies de aves aquáticas que vivem ou sobrevoam o Hemisfério Norte apresentam vestígios de plástico nos seus estômagos.

                                                    "Ilhas" de plástico no Atlântico e no Pacífico

                                                    Em Fevereiro, cientistas da Sea Education Association (SEA) descobriram no Norte do oceano Atlântico, ao largo da Florida, uma vasta área onde resíduos de plástico se concentram "e permanecem durante longos períodos de tempo", revelou à BBC a cientista Lavender Law, pertencente àquela associação. Nas zonas mais afectadas a SEA chegou a encontrar 200 mil pedaços de plástico por quilómetro quadrado!

                                                    Esta "ilha de plástico" é semelhante à que foi descoberta em 1997 no norte do oceano Pacífico, numa área de 700.000 km2 (sete vezes a área de Portugal) onde convergem quatro grandes correntes marítimas.
                                                    Em http://aeiou.expresso.pt/sacos-biodegradaveis-dos-hipers-sao-perigosos-para-o-ambiente=f571956

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                      Tenho um artigo interessante sobre isto, numa revista.

                                                      É incrível o mal que isso faz ao planeta...eu uso-os como saco do lixo
                                                      Tenho que ir á procura de uns sacos de tecido/etc...um dos hipermercados cá da ilha começou agora a cobrar 2 ou 3 centimos por saco.
                                                      Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                      É exactamente assim que faço desde há 3 anos aqui neste país. Já não há sacos de plástico para ninguém. A única excepção são as embalagens de carne que costumam por dentro de um saco transparente quando passa na caixa.
                                                      Pois, parece ser a melhor opção.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X