Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Touradas proibidas na Catalunha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
    Agora vem os IGNORANTES e mete nojo da defesa dos animais, que sinceramente são estas as atitudes que me metem mais nojo dizer "coitadinho do touro, se a raça é criada para a tortura que acabem com a raça, e etc etc" então vamos lá por isto por partes. Das duas uma, se a tourada acaba a pesca e caça por exemplo também acabam. O touro que leva com uma farpa é mais coitadinho do que a lebre que leva um tiro na perna e consegue fugir do caçador? O peixe pequeno (sargueta por ex) que o pescador desportivo pesca e depois de o ver mete num balde e se não gostar manda para a areia também é menos coitadinho que o touro?
    Agora digo eu para esses cromos dos defensores dos animais. Quando eram crianças e mesmo em adultos não mataram uma mosca? não tem um mata moscas em casa? quando vão de carro de férias com a família nao vão na auto-estrada a rebentar com mosquitos e bicharada o caminho todo? São como os touros.. animais...

    Desta parte fala um ignorante que está aqui prontinho para assistir à primeira pescaria com umas belas farpas, onde o pescador vestido a preceito investe sobre uma enraivecida corvina, ao som da corneta e sob a exaltação do público, que encherá o oceanário, que inclui a Lili Caneças, o Dom Duarte, entre outras "apeixanados" famosos.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      Mas isto é que é o teu argumento fundamentado?

      LOL

      Se te puseres à frente de um tigre e disseres cutxi cutxi provavelmente vais acabar cortado ao meio. Isso dá-te legitimidade de te julgares superior a ele e poderes brincar com a vida dele?

      enfim
      O Homem neste momento tem a posição que tem no mundo sobre todos os outros animais (ditos irracionais) foi mesmo com esse pensamento.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por portishead Ver Post
        Desta parte fala um ignorante que está aqui prontinho para assistir à primeira pescaria com umas belas farpas, onde o pescador vestido a preceito investe sobre uma enraivecida corvina, ao som da corneta e sob a exaltação do público, que encherá o oceanário, que inclui a Lili Caneças, o Dom Duarte, entre outras "apeixanados" famosos.
        Então se cavaleiros, touteiros e forcados não estiverem vestidos a rigor até se pode esventrar um animal na arena?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
          Isso é uma generalização errada a meu ver. Eu tenho 2 cães e uma gata. Todos eles eram abandonados, há meses quando arranquei com o carro tinha uma cadelinha (talvez 2 meses) por baixo do mesmo, e "passei-lhe" por cima, levei-a de imediato ao veterinário e ficou com a minha irmã.

          E como eu, a maioria das pessoas que conheço anti-tourada, não maltratam os seus animais.
          Mas isto é o que?
          Falar por falar, se não se enquadra no rol que descrevi para que mencionar que o não faz. Eu também não o faço e alimento animais na rua, tento arranjar casa para alguns e também os levo ao veterinário.

          O que lhe digo e acompanhei bem de perto a suposta indignação aos touros de morte é que reconheci muita gente que maltrata animais e na minha rua e em outros lugares que frequento é muito banal ouvir gentinha falar dos touros de morte e depois pontapé na cão que fez chichi no pneu do popó ou lambeu a mão da criança...

          Se não é dos que maltrata então parabéns pois acabou de subir na minha consideração.

          Quantas pessoas ficariam sem dormir ao lado de um cão que levou três dias para morrer por ter sido envenenado por um defensor dos touros de morte.
          Com o sistema nervoso totalmente destruido pelo veneno e a soro...

          Cumprimentos.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
            Tenho um toureiro na família e como é claro não vou dizer nomes, mas gostava de ver aqui explicita uma coisa, pois muita mas MUITA gente é ignorante e não sabe do que fala.

            Começando.. eu apesar disto tudo, não gosto de touradas, é algo que não me entra, mas não condeno quem goste, pois isso é uma coisa como qualquer outra.
            Primariamente.. a tourada é tudo menos um "desporto", e "cultura", a tourada é um negócio assim como os outros já dignos do nome "desportos" do dia-a-dia como o futebol, etc. São feitas apostas de calibres exorbitantes na tourada, cavalos a valerem milhares de milhares de €, etc. Posto isto de parte há muita gente que vive disto. Se a tourada acabar, o que acaba com ela? Vamos lá ver.. as famílias que disto dependem vão ter de ir comer pão e bolachas de agua e sal, os criadores dos animais específicos para a tourada ficam na miséria, o touro bravo é criado somente para isto, etc há muita coisa em torno da tourada para além do espectáculo.

            Agora vem os IGNORANTES e mete nojo da defesa dos animais, que sinceramente são estas as atitudes que me metem mais nojo dizer "coitadinho do touro, se a raça é criada para a tortura que acabem com a raça, e etc etc" então vamos lá por isto por partes. Das duas uma, se a tourada acaba a pesca e caça por exemplo também acabam. O touro que leva com uma farpa é mais coitadinho do que a lebre que leva um tiro na perna e consegue fugir do caçador? O peixe pequeno (sargueta por ex) que o pescador desportivo pesca e depois de o ver mete num balde e se não gostar manda para a areia também é menos coitadinho que o touro?
            Agora digo eu para esses cromos dos defensores dos animais. Quando eram crianças e mesmo em adultos não mataram uma mosca? não tem um mata moscas em casa? quando vão de carro de férias com a família nao vão na auto-estrada a rebentar com mosquitos e bicharada o caminho todo? São como os touros.. animais...

            O touro por ser maior... ser uma coisa já com cultura, ter um negócio à volta, ter montes de adeptos e ser um animal mediático por causa das touradas tem de ser visto como um centro de atenções para acabar com isso? Porquê?
            Se acabar a tourada.. essa espécie de touro extingue-se praticamente, ninguém vai querer criar esses animais.
            Então, vamos lá nós acabar com tudo... se é para ser é ara ser a sério. A partir de agora torna-se crime matar uma mosca, atropelar um gato, matar mosquitos que nos estejam a picar, proibido caçar, pescar, etc.

            Sr's defensores dos animais, vão-se meter em frente do touro e vão-lhe dizer "oh tourinho coitadinho cutxi cutxi" para ver se não levam uma marrada no focinho também.
            Não gosto de touradas... mas gosto ainda menos de quem condena isto sem argumentos devidamente fundamentados. Se é por o boi ser um animal.. então todos os outros animais são iguais e nenhum deve ser mal tratado.
            Falo assim dos "protectores" dos animais pois à uns tempos atrás numa colónia de ferias em que eu era mais criança e deveria ter os meus 15/16, vejo uma senhora que supostamente era "defensora dos animais" com medo de um rato que estava na quinta e a dizer "ai que nojo..." sinceramente.. tenham mas é juizo, e que não acabem as touradas apesar de eu também não as ir ver.
            Este é o post mais disparatado que por aqui anda. Não diz nada.

            Eu nem ia escrever, mas depois disto até vou dizer qualquer coisa. Com todo o respeito que merecem as pessoas que andam envolvidas nas touradas, a sociedade evolui e os conceitos também. Pode-se entender que a tourada deve vir a ser proibida sem chamar bárbaros aos que a praticam. E penso que isso vai acontecer em Portugal um dia destes.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              Infelizmente estas conversas descambam, começámos a a falar de toiros e já vamos nos tigres e nos cães...
              É verdade, tens toda a razão...
              Da minha parte peço desculpa, mas há certos assuntos que ...

              Cumprimentos

              P.s. vou-me portar bem.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post

                Ao que sei, os números de aficionados e simpatizantes da tourada tem caído a olhos vistos nos últimos anos, quer aqui quer em Espanha, quer mesmo na américa latina.
                Olha que não.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                  Este é o post mais disparatado que por aqui anda. Não diz nada.

                  Eu nem ia escrever, mas depois disto até vou dizer qualquer coisa. Com todo o respeito que merecem as pessoas que andam envolvidas nas touradas, a sociedade evolui e os conceitos também. Pode-se entender que a tourada deve vir a ser proibida sem chamar bárbaros aos que a praticam. E penso que isso vai acontecer em Portugal um dia destes.
                  Concordo!

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                    Não comentes... Não és obrigado!
                    Deve ter falhado o "e eu conheço bastantes" e acrescento, desses bastantes alguns são da protecção dos animais...

                    Deves viver num pais a parte ou então andas a Leste do Paraíso... As noticias sobre o crescente abandono de animais em Portugal passa-te ao lado.
                    Portugal ultrapassou a Bélgica. Que era o n.º 1 dos abandonos.

                    Cumprimentos

                    Somos adultos, creio. O q disseste foi: "É que normalmente as pessoas que criticam as touradas tratam mal os seus animais". Lamentável e n vale a pena disfarçar c ironiazita e com smiles pesarosos. E n me falhou nada.
                    N sentes mais os animais nem os seu abandono q eu (e n vou contar aqui historiazinhas) ou se calhar q o meu vizinho de cima ou os do prédio ao lado.
                    Assunto encerrado.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                      Então se cavaleiros, touteiros e forcados não estiverem vestidos a rigor até se pode esventrar um animal na arena?
                      Não. O que eu não gosto mesmo é do som do trompete.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                        Este é o post mais disparatado que por aqui anda. Não diz nada.

                        Eu nem ia escrever, mas depois disto até vou dizer qualquer coisa. Com todo o respeito que merecem as pessoas que andam envolvidas nas touradas, a sociedade evolui e os conceitos também. Pode-se entender que a tourada deve vir a ser proibida sem chamar bárbaros aos que a praticam. E penso que isso vai acontecer em Portugal um dia destes.

                        Este de "troglodita" n tem nada. Muito bem.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                          Mas isto é o que?
                          Falar por falar, se não se enquadra no rol que descrevi para que mencionar que o não faz. Eu também não o faço e alimento animais na rua, tento arranjar casa para alguns e também os levo ao veterinário.

                          O que lhe digo e acompanhei bem de perto a suposta indignação aos touros de morte é que reconheci muita gente que maltrata animais e na minha rua e em outros lugares que frequento é muito banal ouvir gentinha falar dos touros de morte e depois pontapé na cão que fez chichi no pneu do popó ou lambeu a mão da criança...

                          Se não é dos que maltrata então parabéns pois acabou de subir na minha consideração.

                          Quantas pessoas ficariam sem dormir ao lado de um cão que levou três dias para morrer por ter sido envenenado por um defensor dos touros de morte.
                          Com o sistema nervoso totalmente destruido pelo veneno e a soro...

                          Cumprimentos.

                          Lamento, mas o meu falar por falar vale tanto como o seu. Argumentar que não se deve ser contra as touradas porque se maltrata os animais domésticos é um argumento que a mim vale 0. Concordo consigo quando diz que é uma hipocrisia aqueles que pertencem às ligas protectoras e nas costas fazem o contrário, nem coloco isso em causa, mas vir com questões como quem acusa quem é contra as touradas, de ser uma pessoa que maltrata, por favor não.
                          Já agora, hipócritas e pessoas que fazem tudo ao contrário daquilo que apregoam é o que infelizmente mais há.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                            Não. O que eu não gosto mesmo é do som do trompete.
                            Mas eles já há uns anos que usam clarins (para desanuviar o ambiente da conversa)
                            Editado pela última vez por Ruie34; 29 July 2010, 15:02. Razão: Era anos e não aos

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Mas eles já há uns aos que usam clarins (para desanuviar o ambiente da conversa)

                              Pior!!!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                Sabem que essa proibição poderá acabar numa mão cheia de nada? O Partido Popular já disse que vai apresentar uma moção no parlamento Espanhol que, caso se é aprovado, declara as touradas como "património cultural" que acaba por invalidar a lei Catalão.
                                Também ouvi essa.
                                A democracia politico-partidária é um jogo muito sujo...

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                  Somos adultos, creio. O q disseste foi: "É que normalmente as pessoas que criticam as touradas tratam mal os seus animais". Lamentável e n vale a pena disfarçar c ironiazita e com smiles pesarosos. E n me falhou nada.
                                  N sentes mais os animais nem os seu abandono q eu (e n vou contar aqui historiazinhas) ou se calhar q o meu vizinho de cima ou os do prédio ao lado.
                                  Assunto encerrado.
                                  Eu disse que me ia portar bem. Pelo facto não vou responder a provocações baratas.
                                  Mas antes de me despedir de si calorosamente apenas lhe digo que são tão poucos os que tratam bem os animais tal qual os que não cospem na rua, deitam papeis no chão e estacionam mal o carro...
                                  Eu não o conheço e se calhar estou perante um gozão que se está a divertir a grande ai em casa escondido atrás de um monitor com assuntos graves.
                                  Pois começa-me a cheirar a história.

                                  Quem não deve não teme e eu não devo logo não temo.

                                  para si e para os seus os meus melhores cumprimentos e que tudo corra bem na sua vida e dos seus. Este é o meu mais profundo desejo do fundo do meu coração.

                                  Um grande bem haja para si e para os seus.

                                  Cumprimentos e obrigado.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                                    Também ouvi essa.
                                    A democracia politico-partidária é um jogo muito sujo...
                                    Quer dizer, os deputados da Catalunha, de forma renhida, proíbem a tourada.
                                    São os maiores.

                                    Os deputados do país, tentam revogar essa lei, é jogo sujo.

                                    Faz sentido

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                                      Lamento, mas o meu falar por falar vale tanto como o seu. Argumentar que não se deve ser contra as touradas porque se maltrata os animais domésticos é um argumento que a mim vale 0. Concordo consigo quando diz que é uma hipocrisia aqueles que pertencem às ligas protectoras e nas costas fazem o contrário, nem coloco isso em causa, mas vir com questões como quem acusa quem é contra as touradas, de ser uma pessoa que maltrata, por favor não.
                                      Já agora, hipócritas e pessoas que fazem tudo ao contrário daquilo que apregoam é o que infelizmente mais há.
                                      Desculpe lá mas você não deve ter percebido o que eu escrevi.
                                      E como eu não acredito que está numa de gozo, só pode ter interpretado mal as minhas palavras...
                                      Nunca afirmei tal coisa e vá ver nos meus posts anteriores se o assim o fiz.
                                      É no que a nossa sociedade se está a tornar, numa sociedade hipócrita...
                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #79
                                        mas a Catalunha tem tradição em touradas?

                                        se no distrito de Bragança proibissem as touradas alguém se ia importar??? (desconheço no entanto a tradição de touradas no dito distrito!)

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                          Desculpe lá mas você não deve ter percebido o que eu escrevi.
                                          E como eu não acredito que está numa de gozo, só pode ter interpretado mal as minhas palavras...
                                          Nunca afirmei tal coisa e vá ver nos meus posts anteriores se o assim o fiz.
                                          É no que a nossa sociedade se está a tornar, numa sociedade hipócrita...
                                          Cumprimentos
                                          Acho que ambos, neste momento já percebemos os pontos de vista um do outro, é de facto lamentável as pessoas que referiu, apenas quis dar entender que não são todas e que não acho que sejam a maioria.

                                          Ambos estamos perfeitamente de acordo na parte da hipocrisia.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
                                            mas a Catalunha tem tradição em touradas?

                                            se no distrito de Bragança proibissem as touradas alguém se ia importar??? (desconheço no entanto a tradição de touradas no dito distrito!)

                                            Tem uma praça de 20k pessoas desde o principio do séc. XX só em Barcelona, fora as terras à volta...

                                            Quase o dobro da maior em Portugal, com 12833, A "Monumental Celestino Graça" em Santarém

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                                              Acho que ambos, neste momento já percebemos os pontos de vista um do outro, é de facto lamentável as pessoas que referiu, apenas quis dar entender que não são todas e que não acho que sejam a maioria.

                                              Ambos estamos perfeitamente de acordo na parte da hipocrisia.
                                              Concordo consigo!
                                              E obviamente que não são todas as pessoas. Repare, eu não o sou e na minha família mais directa também não... logo não são todas...
                                              Sempre vivi rodeado de todos os tipos animais, excepto os selvagens

                                              Cumprimentos.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                Quer dizer, os deputados da Catalunha, de forma renhida, proíbem a tourada.
                                                São os maiores.

                                                Os deputados do país, tentam revogar essa lei, é jogo sujo.

                                                Faz sentido
                                                É obviamente um desrespeito pela democracia local daquela Região tentar contornar uma lei perfeitamente legitima através de expedientes casuísticos que alteram artificialmente e à posteriori os seus pressupostos.

                                                Não conseguem apontar nada de irregular à lei a não ser a sua não concordância com a opção tomada por aquela Região.

                                                É jogo sujo, é deslealdade democrática, é criar uma fonte inesgotável de gravíssimos problemas no futuro e alimentar os conflitos independentistas.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                                                  É obviamente um desrespeito pela democracia local daquela Região tentar contornar uma lei perfeitamente legitima através de expedientes casuísticos que alteram artificialmente e à posteriori os seus pressupostos.

                                                  Não conseguem apontar nada de irregular à lei a não ser a sua não concordância com a opção tomada por aquela Região.

                                                  É jogo sujo, é deslealdade democrática, é criar uma fonte inesgotável de gravíssimos problemas no futuro e alimentar os conflitos independentistas.
                                                  Primeiro, faz parte das leis e toda a gente conhece isso. Há o parlamento regional e o parlamento nacional.
                                                  Segundo, ainda precisa de ser votada... por uma maioria.
                                                  Terceiro, então concordas com a independência da Catalunha. Não reconheces a Catalunha como sendo província de Espanha, certo? Os problemas já existem e como referi logo no 1º post, isto parece-me mais político do que prático. E todos os partidos que estão em Madrid vão ter de tomar posição...
                                                  Jogo sujo é não cumprir com as leis existentes... que não é o caso.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                    A Catalunha é um país diferente dentro de Espanha.
                                                    Esta lei já andava a ser discutida há muito tempo, mas como o Ruie34 disse, não me admirava nada q esta proibição fosse mais política e anti-espanhola, do q propriamente a favor do direito dos animais.. mas pronto, seja de consciência ou não, o importante é q lei foi para a frente.
                                                    Basicamente para alem da mera proibição das touradas, este lei é mais um capitulo na "guerra surda" existente entre o governo central e o governo catalão.

                                                    Todo isto tem como base a discussão e aprovação do novo "Estatuto da Catalunha", que recentemente o Tribunal Constitucional de Espanha aprovou onde esteve cerca de 4 anos a espera de resolução, porque o governo centra não concordava com a designação aprovada pelo parlamento catalão, onde constava a seguinte frese:

                                                    "CATALUÑA ES UNA NACION" (Catalunha é uma Nação).

                                                    Com a aprovação pelo supremo, originou na Catalunha por parte dos partidos nacionalistas e com algum apoio popular uma onda de propaganda e iniciativas pró independência, à qual esta lei não lhe é indiferente.

                                                    Basta consultar alguns fóruns espanhois para nos apercebermos desta realidade.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                      Primeiro, faz parte das leis e toda a gente conhece isso. Há o parlamento regional e o parlamento nacional.
                                                      Segundo, ainda precisa de ser votada... por uma maioria.
                                                      Terceiro, então concordas com a independência da Catalunha. Não reconheces a Catalunha como sendo província de Espanha, certo? Os problemas já existem e como referi logo no 1º post, isto parece-me mais político do que prático. E todos os partidos que estão em Madrid vão ter de tomar posição...
                                                      Jogo sujo é não cumprir com as leis existentes... que não é o caso.
                                                      Tem lá calma que estás a extrapolar completamente as minhas palavras.

                                                      Não emiti nenhuma opinião quanto às touradas nem muito menos quanto à concordância ou não com a independência da Catalunha.

                                                      O que digo é que um órgão democrático tomou uma posição sobre uma matéria para a qual tem competência (pelo menos nunca vi ninguém a dizer que não tinha), legislando em determinado sentido, e agora vem um partido dizer que quer alterar artificialmente um dos pressupostos em que assentou essa lei (no fundo querem retirar competência legislativa às Regiões sobre a matéria).

                                                      E isto porquê? Porque a lei é inválida? Não! Porque a lei viola a constituição? Não! Porque a lei é injusta? Não! Porque têm uma sensibilidade diferente quanto àquela matéria? Sim!

                                                      "Podes fazer o que quiseres desde que faças como eu quero."

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Por mim a tourada acabava.

                                                        Mas neste caso acho que é mais politica como já disseram do que propriamente defesa dos animais.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                          Por mim a tourada acabava.

                                                          Mas neste caso acho que é mais politica como já disseram do que propriamente defesa dos animais.
                                                          Ora nem mais...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                            Basicamente para alem da mera proibição das touradas, este lei é mais um capitulo na "guerra surda" existente entre o governo central e o governo catalão.

                                                            Todo isto tem como base a discussão e aprovação do novo "Estatuto da Catalunha", que recentemente o Tribunal Constitucional de Espanha aprovou onde esteve cerca de 4 anos a espera de resolução, porque o governo centra não concordava com a designação aprovada pelo parlamento catalão, onde constava a seguinte frese:

                                                            "CATALUÑA ES UNA NACION" (Catalunha é uma Nação).

                                                            Com a aprovação pelo supremo, originou na Catalunha por parte dos partidos nacionalistas e com algum apoio popular uma onda de propaganda e iniciativas pró independência, à qual esta lei não lhe é indiferente.

                                                            Basta consultar alguns fóruns espanhois para nos apercebermos desta realidade.
                                                            Akagi:

                                                            CATALUÑA ES UNA NACION
                                                            não, Catalunya és una NACIÓ

                                                            É q se não for em catalão já não pode ser.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                              As pessoas esquecem-se que a tourada não é apenas o que se passa na praça, mas sim o que começa cerca de 6 anos antes com reprodução de dois animais cujas caracteristicas são escolhidas a dedo, nascimento do bezerro, ferra, alimentação entre outras coisas durante 5 anos, transporte para a praça, lide, envio de volta para os campos ou abate.

                                                              Existem muitos postos de emprego e familias inteiras ligadas a esta arte.

                                                              PS: Esqueci-me de outras actividades ligadas, como a execução de trajes, bandarilhas e arreios, e ainda a criação de cavalos

                                                              Ou seja, um grupo de cúmplices de assassinos a lucrar com tudo isso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X