Anúncio

Collapse
No announcement yet.

António Feio morreu...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Que descanse em paz

    Com o devido respeito pelo Actor e pessoa que foi, penso que ele não agiu correctamente nos últimos dois anos anos. Deu demasiadas entrevistas e a atitude dele criou algum sofrimento desnecessário em muitas pessoas que sofreram com ele, que ficaram angustiadas e deprimidas.

    Eu sei que isto que estou a dizer pode parecer frio mas só de o ver numa capa de revista eu nem sequer pegava na revista.

    Sei que tenho uma opinião controversa mas nos últimos anos têm se repetido caso similares em todo o mundo. E o que é que ganhamos em saber que alguém tem um cancro e está a beira da morte: nada. E o que é ganhamos em sermos bombardeados com entrevistas e aparições a relembrarem-nos que alguém está a beira da morte: nada.

    É verdade que deve existir esperança e tudo mais, mas será mesmo necessário mediatizarem tanto estes casos?
    Sim, é. Se calhar até mais.
    O que ganhamos são duas coisas:
    -Um lembrete que eventualmente nos acontecerá, de que maneira for, e que portanto aquilo que temos como adquirido é efémero e devemos aproveitar enquanto podemos.
    -Que mesmo quando há consciência de que o fim está próximo podemos ter presença de espírito e lutar, porque se é verdade que muito, mesmo muito poucos conseguem ultrapassar a situação, alguns vencerão. Pelo menos por algum tempo.

    Esconder, não falar sobre o assunto e deixar as pessoas quietinhas à espera que o "inevitável" chegue, isso sim não beneficia ninguém.

    Eu gostei muito da atitude que o António Feio foi tendo. Não sei se ele por dentro estava destroçado ou não - calculo que sim - mas recusou-se a desistir logo. Falou sobre o caso, teve o exemplo da irmã e ainda assim tentou.
    Lembro-me também do Randy Pausch, que deu uma palestra fenomenal sobre o que é o verdadeiro espírito humano de luta pessoal e que influencia outros e sobre as maneiras de encararmos a vida. Todos morreremos, é óbvio, e que conta é como vivemos. Estas pessoas mesmo quando confrontados com o fim ainda vivem como exemplo para outros. Fazem a vida deles contar.

    Comentário


      #92
      Hoje é um dia muito triste para mim. Entre outros, o António Feio era uma das minhas melhores referências de vida, como homem, como actor, como ser humano, sempre crítico da sociedade em que vivemos!

      Esta é, quanto a mim, a prova provada de que a maioria das pessoas boas e úteis ao seu semelhante partem, a mais das vezes, demasiado cedo, deixando-nos, a todos, imensamente mais pobres...

      Até sempre, António Feio. És aquilo que todos os homens deveriam procurar ser. Descansa em paz.

      Comentário


        #93
        É triste, muito triste, ver uma pessoa que tanto lutou contra o cancro e com tanto animo e amor pela vida, perder essa mesma luta.


        São acontecimentos destes que nos fazem questionar o verdadeiro sentido da vida.

        Por outro lado, são vidas como esta que nos fazem aprecia-la e dar maior importância...


        Uma grande perda, sem duvida.

        Paz à sua alma, ficarás para sempre sempre na nossa.

        Comentário


          #94
          Muito haveria a dizer acerca do facto de, somente depois de lhe ser diagnosticada a malfadada doença, ele ter passado a ser alvo de maior reconhecimento e enaltecimento público. No entanto, estaríamos somente a discutir uma ponta do iceberg que é a (falta de) cultura não só do "povo", como dos orgãos de comunicação social.

          RIP Toni!

          Comentário


            #95
            Parecia uma boa pessoa, desasombrada, e que lutou como um leão. Numa entrevista à Judite de Sousa, ele disse qualquer coisa como "até posso morrer mas não há-de ser sem dar uma boa luta".

            Retenho este ensinamento.

            Que descanse em paz.

            Comentário


              #96
              Era um bacano, que deixou saudades. Tenho amigos que o conheciam e a opinião é unânime. Granda Tony!

              Lá se foi cedo demais, mas pronto é a PDV.

              Comentário


                #97
                Hoje também estou triste.

                Obrigado António por tudo o que nos deixaste de bom... e foi muita coisa!



                Descansa em Paz.



                .
                Editado pela última vez por Jacare; 30 July 2010, 11:09.

                Comentário


                  #98
                  Já agora... deu na tv quando eu era mais miudo, gostava bastante na altura, à pouco tempo revi a "serie" na tv. Para quem não conhece.. Branca de Neve - SAPO Vdeos

                  Comentário


                    #99
                    Descansa em Paz, António... por cá, a treta continua...

                    Comentário


                      Grande perda. Uma das minhas referências.
                      Mas infelizmente era algo já anunciado, tal era o aspecto que ele já apresentava nos últimos tempos

                      Que descanse em paz!

                      Comentário


                        Que descanse em paz...

                        Ficam aqui umas recordações e homenagens...

                        FOTOGALERIA: Recordar António Feio - Activa.pt

                        Vídeos da vida de António Feio - Expresso.pt

                        Comentário


                          Que descanse em paz

                          Comentário


                            Nem sei o que dizer, esta maldita doença teima em levar quem não deve, tive o prazer de privar com ele, por termos um gosto muito identico que levava que nos cruzassemos muitas vezes. A forma de estar deste SENHOR enchia uma sala

                            Foi uma luta de david contra golias, acabaste por perder esta guerra, mas sem nunca deixar de lutar, acabaste como um verdadeiro heroi, sempre de pé........

                            Não digo adeus, digo ATÉ SEMPRE, pois acredito que estejas onde estiveres continuarás a espalhar alegria e sorrisos.

                            Grande Abraço Deste Amigo

                            Comentário


                              "Era um homem de coragem", diz José Pedro Gomes





                              O ator José Pedro Gomes, amigo e parceiro de trabalho de António Feio, durante mais de trinta anos, destacou hoje que o encenador "contribuiu muito para que o teatro voltasse a encontrar-se com o público".
                              "É uma perda muito grande para os amigos e para todos os portugueses", disse José Pedro Gomes à agência Lusa a propósito do falecimento de António Feio, na quinta feira à noite, no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de cancro no pâncreas.
                              Conhecidos pela dupla da "Conversa da Treta", que apresentaram primeiro na televisão, depois no teatro e cinema, António Feio e José Pedro Gomes personificaram Toni e Zezé, os dois amigos que satirizavam uma certa forma de estar dos portugueses.
                              "Era um grande amigo, e um homem cheio de coragem", destacou o ator que acompanhou António Feio sobretudo a partir dos anos 1990 também em espetáculos como "O Que diz Molero", de Diniz Machado, "Arte", de Yasmina Reza, "Dois Amores", de Ray Conney, e "Jantar de Idiotas", de Francis Veber.
                              Ao longo dos anos surgiu "uma amizade muito forte e uma grande cumplicidade" entre ambos. "Chegámos a um entendimento precioso", disse ainda o ator, avaliando a perda que para ele significa o culminar da luta contra a doença que vitimou António Feio.
                              Nascido em Moçambique em 1954, António Feio estreou-se no teatro com Carlos Avillez, que o convidou para entrar na peça "O Mar", de Miguel Torga, no Teatro Experimental de Cascais (TEC), a 06 de maio de 1966, tinha apenas 11 anos.
                              O funeral do ator realiza-se amanhã a partir das 16h00 para o cemitério dos Olivais, em Lisboa.



                              in Expresso

                              Comentário


                                Se ha quem não merecesse este final, ele era um deles.

                                Obrigado e até sempre.

                                Comentário


                                  Acho que o cemitério dos olivais não irá ter espaço para tanta gente "anonima" que lhe prestar a ultima homenagem.
                                  Bem merecida por sinal!

                                  Comentário


                                    Que descanse em paz. Sempre pensei que fosse dar a volta por cima, mas esta **ta de doença é terrível e não tem piedade de ninguém. É muito triste, ainda por mais sabendo da suas tentativas diárias em contrariar a morte, tentando sempre levar "a coisa" com humor à mistura. Mais uma vez, descansa em paz António

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                      Acho que o cemitério dos olivais não irá ter espaço para tanta gente "anonima" que lhe prestar a ultima homenagem.
                                      Bem merecida por sinal!
                                      O funeral é amanhã, penso que às 16h00. Com o calor não sei não...

                                      Mas que merece ah isso sem dúvida!

                                      Comentário


                                        É normal e é hora de homenagear o homem e o actor. Contudo, parece-me discutível dizer-se que a vida é mesmo para ser vivida como ele a viveu...

                                        ...Ele decerto que teria outra opinião, por esta altura. Como costumo dizer, tudo com conta, peso e medida.

                                        Ele merece um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na cultura e junto do povo. Espero que a homenagem eterna chegue. Não digo um teatro com o seu nome mas...bem não sei...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                          É normal e é hora de homenagear o homem e o actor. Contudo, parece-me discutível dizer-se que a vida é mesmo para ser vivida como ele a viveu...

                                          ...Ele decerto que teria outra opinião, por esta altura. Como costumo dizer, tudo com conta, peso e medida.

                                          Ele merece um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na cultura e junto do povo. Espero que a homenagem eterna chegue. Não digo um teatro com o seu nome mas...bem não sei...
                                          Ele viveu a vida como "ninguém" e talvez por isso teve este desfecho. Este tipo de profissão leva a muitos excessos, vícios, noites mal dormidas,etc,etc.

                                          Comentário


                                            é verdade que a viveu com muitoas excessos...mas, não é assim que ela terá mais sabor?!!
                                            Desde que seja alegre....

                                            Comentário


                                              Claro que pessoas com vidas regradas também morrem prematuramente, mas a exposição a essa morte prematura está mais facilitada quando os abusos são constantes...

                                              Lembro-me do actor dos Malucos do Riso (não me lembro do nome), do Henrique Viana. É tudo pessoal que fumava que nem chaminés, os copos e as noitadas foram uma constante como o é em quase toda esta profissão. Noites de 3/4 horas dormidas, directas em nada ajuda ao funcionamento do nosso corpo.

                                              A vida de artista é assim...

                                              Comentário


                                                Que descanse em paz.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                  É normal e é hora de homenagear o homem e o actor. Contudo, parece-me discutível dizer-se que a vida é mesmo para ser vivida como ele a viveu...

                                                  ...Ele decerto que teria outra opinião, por esta altura. Como costumo dizer, tudo com conta, peso e medida.

                                                  Ele merece um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na cultura e junto do povo. Espero que a homenagem eterna chegue. Não digo um teatro com o seu nome mas...bem não sei...
                                                  a irmã dele morreu exactamente com a mesma doença e não pertencia ao meio artistico, não foi por aí.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                    Claro que pessoas com vidas regradas também morrem prematuramente, mas a exposição a essa morte prematura está mais facilitada quando os abusos são constantes...

                                                    Lembro-me do actor dos Malucos do Riso (não me lembro do nome), do Henrique Viana. É tudo pessoal que fumava que nem chaminés, os copos e as noitadas foram uma constante como o é em quase toda esta profissão. Noites de 3/4 horas dormidas, directas em nada ajuda ao funcionamento do nosso corpo.

                                                    A vida de artista é assim...
                                                    O Camacho Costa.

                                                    Comentário


                                                      Mais do que a partida do António Feio, que foi um exemplo de luta contra uma doença terrivel e implacável, houve um pensamento que me deixou de imediato um tremendo nó estomago. Como reage um amigo, colega em suma um compinhcha como o José Pedro Gomes.
                                                      Eles que interagiam como um só.

                                                      Nem quero imaginar a dor, porque fiquei profundamente comovido e não era amigo.

                                                      Obrigado pela treta de conversa e pelos momentos que proporcionaste.

                                                      Impagável.

                                                      Comentário


                                                        Que descanse em paz.

                                                        Este pais ficou mais pobre com o desaparecimento deste grande humorista.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                          Que descanse em paz.

                                                          Este pais ficou mais pobre com o desaparecimento deste grande humorista.
                                                          É habitual mas não devemos reduzir o trabalho do António Feio a "humorista"... é quase um insulto a todo o legado que ele deixou ao nível da interpretação (teatro, televisão e cinema), encenação, direcção artística, formação de actores, etc.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            É habitual mas não devemos reduzir o trabalho do António Feio a "humorista"... é quase um insulto a todo o legado que ele deixou ao nível da interpretação (teatro, televisão e cinema), encenação, direcção artística, formação de actores, etc.


                                                            Acho que não o estamos a insultar, ou a reduzir o seu mérito, mas a verdade é que como encenador, formador ou autor de textos, é como bem sabe um trabalho de menor expansividade e expressão visual, não que não tenha mérito, mas porque somente tem menos visibilidade do que uma participação na Vila Faia de 1982, nas Conversas da Treta ou do que Dizia Molero, isto a titulo de exemplo.

                                                            Comentário


                                                              Se temos este tipo de humor em Portugal podemos-lhe agradecer. Amou esta arte como poucos!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X