Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suícidio. Porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tenho a minha opniäo formada acerca do suicidio acho que o suicidio tem um pouco a vêr com loucura mas também penso que temos todos este lado de loucura(incoscientemente) e o suicidio é onde a loucura passa para a forma consiente de encarar um promblema [|)]

    Comentário


      #32
      eu até posso por aki um vídeo de um suicidio filmado por uma camara de vigilancia [xx(] mas só saca quem quer (isto se a administração permitir lol)

      [8)]

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por necos

        Sou um pouco radical...mas para mim é um acto de cobardia....mesmo que nalgumas situações muito extremas compreenda que alguém tome essa opção (eu provavelmente tb tomaria) mas não deixa de ser um acto de cobardia ou fraqueza.
        És um pouco radical.

        Eu reconheço em ti uma personalidade forte e uma [u]energia muito positiva</u> e nessas circunstâncias nunca o farias.

        Mas há pessoas que o fazem não como fuga ou alienação. Fazem-no porque o encaram de modo racional, de um acto de continuídade.

        Não concordo nem nunca concordarei (espero...) com este tipo de atitude, mas nem só os loucos e deseperados é que colocam termo à vida.

        Mas isso daria para muitas horas de imersão...

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por Fraga

          eu até posso por aki um vídeo de um suicidio filmado por uma camara de vigilancia [xx(] mas só saca quem quer (isto se a administração permitir lol)

          [8)]
          Mete aí...

          Ainda á uns tempo em almada numa varanda de um predio estava um gajo enforcado e via-se da rua...[8D]

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por Nephilim



            Mete aí...

            Ainda á uns tempo em almada numa varanda de um predio estava um gajo enforcado e via-se da rua...[8D]
            Pelo que contas, estar em Almada ou no Centro do Universo, é o mesmo. :D :D [8D]

            Comentário


              #36
              http://rapidshare.de/files/3162933/p...hanie.wmv.html

              (não me responsabilizo por danos causados [8)])

              Comentário


                #37
                Vou baralhar e voltar a dar... E para uma pessoa se matar não é preciso coragem? Just think about it.

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

                  citação:Originalmente colocada por Luimio

                  O que acham do suicídio?
                  É uma doença mental, uma acto de bravura, de fraqueza, de honra?

                  Para mim é uma grande cobardia, é alguém que não teve coragem de enfrentar os problemas, ou de começar uma vida nova, de mudar, de esquecer o passado.
                  Embora nunca diga que o não poderei um dia cometer...

                  Mas não compreendo porque á certos adolescentes que se suicidam porque nao namorada os deixou ou porque os papás não lhes fizeram a vontade, enquanto existem muitas pessoas neste mundo a passar fome e com poucas esperanças para sobreviverem e mesmo assim agarram-se á vida, enquanto outros destroem a vida.

                  A vida só há uma e mais nenhuma. Temos de a aproveitar e nunca a destruir voluntariamente.

                  Arriscar a vida até compreendo, dá um certo gozo e adrenalina. Mas sempre com consciência.

                  Mas ás vezes podemos ter uma tão baixa auto-estima, que nos leva a pensar que não merecemos o ar que respiramos, elvar-nos a cometer tal coisa, mas normalmente é só no momento.

                  Também tivemos muitos suicidas que eram génios, temos o exemplo do Vincent van Gogh que se matou aos 37 anos. Gosto muito de pensar nestas coisas, mas ás vezes começo a sentir medo destes pensamentos e fico confuso sem perceber nada. Definitivamente nisto não sou grande génio.

                  Perceber a mete humana é muito complicado. Percebo a minha e mal.
                  Desculpem lá este tópico mas gostava de saber a vossa opinião acerca deste assunto.

                  Ps: Os entendidos em Psicologia é que podiam dar uma opinião fundamentada;);)
                  Boas!.. N posso deixar de dar 1 contributo. N sou de psicologia.. mas sou "de psiquiatria" .. hehe..
                  É de facto 1 doença. A ideacção suicida está associada a uma patologia de base que poderá ser mais que 1 perturbação da personalidade.. ou não.
                  Associa-se inequivocamente à depressão major.
                  Ninguém se suicida por causa da namorada, da ruína, da perda...Suicida-se se padecer de uma alteração do humor- A depressão. É uma doença. "acto de coragem" é uma expressão sem sentido. Senão, vejamos:
                  - Um suposto corajoso, se for medicado (com ansiolíticos ou antidepressivos) perde a coragem?.. Ou cura a doença?... É que medicado, deixa de querer suicidar-se.

                  A ideacção suicida é, per se, valorizada de tal forma que a mera tentativa obriga a internamento hospitalar.

                  Não há falsas tentativas. O "tentar" seja por que razão for, revela distúrbio.

                  É motivado por uma perturbação afectiva. Não nos devemos esquecer disso e caso saibamos de alguém que corra esse risco, devemos ser os 1ºs a lançar um alerta sempre em ressalva de; -A pessoa nunca irá ser "corajosa"..nunca terá motivos...padece de 1 doença.

                  Nós, os humanos somos dotados de inteligência. Esta medalha tem um reverso. (e isto não é fundamentado cientificamente..)..mas arrisco a opinião de que quanto mais inteligentes.. mais tendência à infelicidade.. percepção do negativo.. à dúvida.. à questão. Será a inteligência ela mesma, uma doença? Se pode adjuvar a perda da vida.. é uma hipótese. Um acto que atente contra a própria vida é, sempre, antinatura. Enquanto seres vivos, somos codificados a sobreviver sempre. Nomattering what...Nunca vi uma lagartixa suicidar-se porque ficou sem a cauda...
                  De facto sempre tive essa opinião, qunanto mais inteligentes mais se pensa, quanto mais se pensa mais coisas se pensam...

                  Um exemplo são os poetas, acho que nenhum é feliz (há a regra da excepção)...

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por miguel santos

                    só comprendo o suicidio em doentes que sofram muitas dores, penso que eu o faria se soubesse que nao me ia safar e ja tivesse muitas dores
                    ja agora para mim é um acto de coragem, se querem perceber porque digo isto peguem numa arma e disparem a cabeça, aposto que todos os que vierem postar depois tiveram medo
                    Como é que isto se faz?[8)]

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por Fraga

                      http://rapidshare.de/files/3162933/p...hanie.wmv.html

                      (não me responsabilizo por danos causados [8)])
                      como se ve os videos no rapidshare ...nunca soube...[8)]

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                        citação:Originalmente colocada por Nephilim



                        Mete aí...

                        Ainda á uns tempo em almada numa varanda de um predio estava um gajo enforcado e via-se da rua...[8D]
                        Pelo que contas, estar em Almada ou no Centro do Universo, é o mesmo. :D :D [8D]
                        No centro do universo nao...mas as vezes ha uns suicidios engraçados.. no predio onde nasci era puto uma mulher lá na rua atirou-se do 4ºandar... azar dos azares partiu os dentes mas não morreu:D:D:D teve 1 mes no hospital.

                        Mas a tentar "cair" da ponte 25 de abril tb é mato...[}] até o atrofiado do Zé Maria fez isso...[}]

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por mcabral

                          "Estudos sobre o suicídio têm demonstrado que a maioria das pessoas que o cometem estão em grave e profunda depressão."

                          Basicamente ninguém comete suicídio conscientemente, para isso tem de estar muito doente.

                          Isso é mto relativo...a moral que nós le-mos sobre o suícidio é ocidental e muitas vezes influenciada pela igreja que vê o suicidio unicamente como um acto condenavel e uma cobardia...[:I]
                          Mas é apenas uma visão...;)

                          No mundo o suicidio tem muitas interpretações:
                          Por exemplo este bombista suicida é visto no medio oriente como um martir e um heroi nacional...;) e no extremo oriente o suícidio tambem é visto de outra forma.


                          Nephlin
                          Desculpa mas esta imagem é imprópria.
                          Assim... apaguei-a.
                          Se quiseres colocas o link e avisas do teor das imagens.
                          Desculpa mas penso que compreendes.
                          J.R.


                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por Nephilim

                            citação:Originalmente colocada por Fraga

                            http://rapidshare.de/files/3162933/p...hanie.wmv.html

                            (não me responsabilizo por danos causados [8)])
                            como se ve os videos no rapidshare ...nunca soube...[8)]
                            carregas onde diz free... depois abre outra pagina e tens que esperar uns segundos (que aparecem lá), metes o codigo que dão e já está

                            Comentário


                              #44
                              Eu acho bem o suicidio.

                              Se a vida de uma pessoa corre tão mal ao ponto de ser pior do que o próprio prazer de viver...
                              Ainda por cima se no futuro a situação vai piorar.

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por Fraga

                                citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                citação:Originalmente colocada por Fraga

                                http://rapidshare.de/files/3162933/p...hanie.wmv.html

                                (não me responsabilizo por danos causados [8)])
                                como se ve os videos no rapidshare ...nunca soube...[8)]
                                carregas onde diz free... depois abre outra pagina e tens que esperar uns segundos (que aparecem lá), metes o codigo que dão e já está
                                isso de carregar no free e de esperar que acabe uma contagem decrescente eu sei... mas depois disso nao vejo codigo nenhum nem local para o colocar(caso e encontrasse;)) e depois nao vejo...

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por Vortice



                                  EDIT: Torres, gostei da frase que puseste a roxo hehe. O tópico da Morte e Reencarnação deve ter tido uma quota-parte aí na resposta [8D]
                                  :D Por acaso não teve, que eu apesar de não acreditar pópriamente em reencarnação e imortalidade da alma, tenho uma perspectiva muito própria das trocas energéticas e da "essência" da vida. E que ela é só uma, não está MESMO provado, eheheh ;)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eh pá, ó amigo, põe lá aí a imagem em link, que há quem não precise/goste de ver essas cenas logo de frente.
                                    Sádicos....

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por Torres

                                      citação:Originalmente colocada por Vortice



                                      EDIT: Torres, gostei da frase que puseste a roxo hehe. O tópico da Morte e Reencarnação deve ter tido uma quota-parte aí na resposta [8D]
                                      :D Por acaso não teve, que eu apesar de não acreditar pópriamente em reencarnação e imortalidade da alma, tenho uma perspectiva muito própria das trocas energéticas e da "essência" da vida. E que ela é só uma, não está MESMO provado, eheheh ;)
                                      Eh pá, nem que fosse uma quota-parte de forma inconsciente! lolol :D

                                      Agora também vou meter aqui uma posta lol. E se o suicídio não for o "fim"(para quem já está "farto" de viver) e não for a melhor forma de resolver os problemas?

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por Vortice



                                        Eh pá, nem que fosse uma quota-parte de forma inconsciente! lolol :D

                                        Agora também vou meter aqui uma posta lol. E se o suicídio não for o "fim"(para quem já está "farto" de viver) e não for a melhor forma de resolver os problemas?
                                        Havia para aí &lt;-e vou deixar ficar assim esta expressão porque sinceramente não sei onde ouvi/li isso - uma teoria em que um espirito de alguém que se tivesse suicidado ficaria em tormento para toda a eternidade, pelo que ainda pior é. Mas ok, também não me parece que possa ser uma teoria muito credivel/fundamentada :D

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por Torres

                                          citação:Originalmente colocada por Vortice



                                          Eh pá, nem que fosse uma quota-parte de forma inconsciente! lolol :D

                                          Agora também vou meter aqui uma posta lol. E se o suicídio não for o "fim"(para quem já está "farto" de viver) e não for a melhor forma de resolver os problemas?
                                          Havia para aí &lt;-e vou deixar ficar assim esta expressão porque sinceramente não sei onde ouvi/li isso - uma teoria em que um espirito de alguém que se tivesse suicidado ficaria em tormento para toda a eternidade, pelo que ainda pior é. Mas ok, também não me parece que possa ser uma teoria muito credivel/fundamentada :D
                                          Essa "teoria" está incorrecta, não é assim que as coisas de passam. Digo isto só para quem "acredita", não pretendo impor as minhas "crenças" a ninguém.

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

                                            citação:Originalmente colocada por Luimio

                                            O que acham do suicídio?
                                            É uma doença mental, uma acto de bravura, de fraqueza, de honra?

                                            Para mim é uma grande cobardia, é alguém que não teve coragem de enfrentar os problemas, ou de começar uma vida nova, de mudar, de esquecer o passado.
                                            Embora nunca diga que o não poderei um dia cometer...

                                            Mas não compreendo porque á certos adolescentes que se suicidam porque nao namorada os deixou ou porque os papás não lhes fizeram a vontade, enquanto existem muitas pessoas neste mundo a passar fome e com poucas esperanças para sobreviverem e mesmo assim agarram-se á vida, enquanto outros destroem a vida.

                                            A vida só há uma e mais nenhuma. Temos de a aproveitar e nunca a destruir voluntariamente.

                                            Arriscar a vida até compreendo, dá um certo gozo e adrenalina. Mas sempre com consciência.

                                            Mas ás vezes podemos ter uma tão baixa auto-estima, que nos leva a pensar que não merecemos o ar que respiramos, elvar-nos a cometer tal coisa, mas normalmente é só no momento.

                                            Também tivemos muitos suicidas que eram génios, temos o exemplo do Vincent van Gogh que se matou aos 37 anos. Gosto muito de pensar nestas coisas, mas ás vezes começo a sentir medo destes pensamentos e fico confuso sem perceber nada. Definitivamente nisto não sou grande génio.

                                            Perceber a mete humana é muito complicado. Percebo a minha e mal.
                                            Desculpem lá este tópico mas gostava de saber a vossa opinião acerca deste assunto.

                                            Ps: Os entendidos em Psicologia é que podiam dar uma opinião fundamentada;);)
                                            Boas!.. N posso deixar de dar 1 contributo. N sou de psicologia.. mas sou "de psiquiatria" .. hehe..
                                            É de facto 1 doença. A ideacção suicida está associada a uma patologia de base que poderá ser mais que 1 perturbação da personalidade.. ou não.
                                            Associa-se inequivocamente à depressão major.
                                            Ninguém se suicida por causa da namorada, da ruína, da perda...Suicida-se se padecer de uma alteração do humor- A depressão. É uma doença. "acto de coragem" é uma expressão sem sentido. Senão, vejamos:
                                            - Um suposto corajoso, se for medicado (com ansiolíticos ou antidepressivos) perde a coragem?.. Ou cura a doença?... É que medicado, deixa de querer suicidar-se.

                                            A ideacção suicida é, per se, valorizada de tal forma que a mera tentativa obriga a internamento hospitalar.

                                            Não há falsas tentativas. O "tentar" seja por que razão for, revela distúrbio.

                                            É motivado por uma perturbação afectiva. Não nos devemos esquecer disso e caso saibamos de alguém que corra esse risco, devemos ser os 1ºs a lançar um alerta sempre em ressalva de; -A pessoa nunca irá ser "corajosa"..nunca terá motivos...padece de 1 doença.

                                            Nós, os humanos somos dotados de inteligência. Esta medalha tem um reverso. (e isto não é fundamentado cientificamente..)..mas arrisco a opinião de que quanto mais inteligentes.. mais tendência à infelicidade.. percepção do negativo.. à dúvida.. à questão. Será a inteligência ela mesma, uma doença? Se pode adjuvar a perda da vida.. é uma hipótese. Um acto que atente contra a própria vida é, sempre, antinatura. Enquanto seres vivos, somos codificados a sobreviver sempre. Nomattering what...Nunca vi uma lagartixa suicidar-se porque ficou sem a cauda...
                                            essa é uma teoria que qualquer um é capaz de aceitar, se for entendida apenas no sentido de que os mais inteligentes tem maior percepção dos aspectos negativos da vida. logo à partida está-se a tomar pessoas inteligentes como pessoas depressivas
                                            esta é de facto uma questão a que considero muito dificil de responder, sobre o que motiva as pessoas a cometer suicidio, no entanto penso que as pessoas que de facto são tidas como superiormente inteligentes tem a percepção de que os pensamentos de suicidio são apenas pensamentos e conseguem interpretar os dois lados da realidade, continuar a viver ou cometer suicidio, neste ponto chegaram a um mesmo ponto daqueles que são considerados intelectualmente normais.

                                            agora mais uma teoria (a minha, lol) sem base cientifica, partindo do principio de que o suicidio é uma perturbação que parte de um estado depressivo grave, o suicidio é apenas um dos caminhos possiveis para direccionar a incapacidade para a gerir, uma pessoa que esteja num estado depressivo grave pode ser influenciada por factores genéticos ou pela forma como foi adquirida a educação do meio social e que leva a pessoa com depressão grave no sentido racional do suicidio. Tal como a educação do meio social pode levar racionalmente ao suicidio pode levar tambem por exemplo à agorafobia, a agir agressivamente, ao homicidio, etc
                                            nota:o sentido racional é condicionado pelo estado depressivo

                                            outra perspectiva do suicidio; loucura momentanea como reacção a uma frustração...é o caso dos casos amorosos...

                                            bravura- não vejo nenhuma
                                            fraqueza- não vejo nenhuma
                                            acho que é mais um estado de debilidade

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por Fraga

                                              http://rapidshare.de/files/3162933/p...hanie.wmv.html

                                              (não me responsabilizo por danos causados [8)])
                                              a descontraçao da pessoa antes é abismal!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Bem é assim, a cerca de 6 anos tive um forte depressão que me deixou literalmente de rastos apesar da intensa agonia que vivia, apenas me surgiu uma vez uma "ténue" vontade de suicidar, agora imagino o total desespero que uma pessoa deve sentir para consumar tal acto.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por Torres

                                                  citação:Originalmente colocada por Vortice




                                                  EDIT: Torres, gostei da frase que puseste a roxo hehe. O tópico da Morte e Reencarnação deve ter tido uma quota-parte aí na resposta [8D]
                                                  :D Por acaso não teve, que eu apesar de não acreditar pópriamente em reencarnação e imortalidade da alma, tenho uma perspectiva muito própria das trocas energéticas e da "essência" da vida. E que ela é só uma, não está MESMO provado, eheheh ;)
                                                  E também nao está provado que existe mais do que uma.

                                                  Em relação ao tópico em si, considero os suicidas extremamente invejosos e nao têem a noção da dor que causam nos seus entes familiares.

                                                  Claro que existem casos em que nem sequer há familia, desses há que respeitar a decisão, porque se não têem nada onde se agarrar torna-se complicado, mas nao impossível!

                                                  Em relação aos suicidas do médio oriente, esses vivem em sociedades completamente alucinadas e patológicas que os corrompem desde inicio.

                                                  Relativamente à teoria que apresentaram de que quanto mais inteligentes somos mais propensos a suicidio nós somos também, eu acho que nao passa por grau de inteligência mas sim pelo grau de informação que nós temos e recebemos. Estamos numa era de troca de informação, qualquer pessoa que tenha internet pode saber sobre quase tudo o que lhe interesse e não é por isso que fica mais inteligente, fica é mais informada da realidade que a rodeia e isso pode causar elevados graus de depressão que pode ou não levar ao suícidio. Exemplo: Uma criança a passar fome na Etiópia não se suicida, porquê? Provavelmente nem consegue reconhecer que a realidade em que vive, comparada com outras, é uma miséria. Enquanto que no mundo ocidental há pessoas que se suicidam porque perdem o emprego e vão ficar com a vida numa miséria, vêem-se perdidas.

                                                  Espero que a minha opinião tenha contribuido para algo. ;)

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    já estudei isso, durkheim fala muito sobre o suicidio

                                                    Para Durkheim, a sociedade não é somente o produto da soma ou da justaposição de consciências, de acções e de sentimentos particulares, de maneira que ao misturarmos tais ingredientes, por associação, por combinação ou por fusão, estaríamos assim propiciando o nascimento de algo novo e ainda, de algo externo às consciências em questão,A sociedade é mais do que a soma dos indivíduos que dela fazem parte, podendo compreender-se a sua gênese somente ao considerarmos o todo e não as partes individualmente.

                                                    existe o suicídio egoísta, o suicídio altruísta, o suicídio anómico e, em esboço, um quarto: o suicídio fatalista.

                                                    suicídio egoísta é a manifestação de uma integração social demasiado fraca (quando a sociedade não exerce senão um fraco controlo sobre o indivíduo, aparece uma «indivualização desmesurada») e observa-se em diferentes domínios da vida social: a taxa de suicídio é, por exemplo, sensivelmente mais elevada nos protestantes do que nos católicos e mais alta nos católicos do que nos judeus

                                                    O suicídio altruísta caracteriza-se, ao invés do suicídio egoísta, por uma integração social demasiado forte. Como escreve Durkheim: «Quando o homem está desvinculado da sociedade, mata-se facilmente, e mata-se também quando está fortemente integrado nela». Este caso de suicídio é característico das sociedades primitivas onde o individualismo é muito fraco

                                                    Durkheim define enfim o suicídio anómico (este tipo de suicídio é aquele ao qual ele concede mais importância), que corresponde a uma falta de regulação social e se opõe directamente ao suicídio altruísta relacionado com uma regulação social excessiva. O suicídio anómico representa assim a forma mais corrente de suicídio nas sociedades modernas


                                                    um soldado tem tendencias conscientes ou subconscientes, suicidas! vai para aguerra e sabe que pode morrer, é suicidio altruista esse!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por miguel santos

                                                      a descontraçao da pessoa antes é abismal!
                                                      Percebo o que qeres dizer mas penso que já não é ele que ali está. Age mecanicamente.

                                                      Quanto ao tópico em si... não compreendo bem que usem os "chavões" da coragem e da cobardia.
                                                      É, na quase totalidade das situações, um distúrbio mental (e não digo na totalidade porque não sou da área médica e não sei se existirá espaço e definição própria para específicos suídidios motivados pela honra e outros: caso dos samurais, etc)

                                                      De todo o modo, sendo um dos nossos instintos primários o da sobrevivência (senão o mais básico dos instintos), nunca um suicídio resulta de uma vontade livre, esclarecida e verdadeiramente consciente, mas antes de um processo de formação contaminado por uma errada apreensão e visão da realidade.
                                                      Logo, nunca acto de coragem nem de cobardia.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por Fraga

                                                        http://rapidshare.de/files/3162933/p...hanie.wmv.html

                                                        (não me responsabilizo por danos causados [8)])

                                                        esse video nao sera um pouco "pesado" para muitos adolescentes que por ai andam?---

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por tokyo

                                                          citação:Originalmente colocada por Fraga

                                                          http://rapidshare.de/files/3162933/p...hanie.wmv.html

                                                          (não me responsabilizo por danos causados [8)])

                                                          esse video nao sera um pouco "pesado" para muitos adolescentes que por ai andam?---
                                                          Eu não vi o vídeo, mas penso que sei qual é. É o de dois homens numa salinha com uma mesa, um deles senta-se e o outro sai. Quando o outro sai, o que está sentado saca da pistola e cabum! É esse?

                                                          Acho que o melhor é mesmo retirar o vídeo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            e esse mesmo,e continuo a achar um pouco pesado para um forum onde "circula" tanta gente nova...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              bem, esse video realmente e um bocado de mais, por mim e nakela, mas prontos axo k devia retirar...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X