Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novas Oportunidades levam jovem à Faculdade sem passar por Secundário

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
    Qual é o curso?

    Fazeres de um curso bandeira para uma instituição também não é lá muito correcto!
    Nem estou a fazer bandeira nenhuma. Estou apenas a reportar uma situação que acontece, não percebo o celeuma.

    Se discordas, diz com o quê especificamente, não vale a pena induzir entendimentos diferentes acerca do que disse, acho que fui bem claro.

    EDIT: O curso é Engenharia Mecânica.

    Comentário


      #32
      Existem cursos das NO de 3 anos, ou são todos de 1 ano?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
        Nem preciso de conhecer todos, porque ninguém conhece. Nem os directores de curso conhecem pormenorizadamente todos os programas de todos os cursos.

        Basta-me conhecer um curso em que isso aconteça. E conheço bem demais.

        Não vale a pena tentares levantar a bandeira da posta de pescada quando não sabes se estás a falar com alguém que pode muito bem estar mais por dentro do assunto do que tu. Eu não o faço.
        Por isso é que os alunos que saem do isep e vão fazer o mestrado na feup são por norma dos melhores alunos da feup no 4º ano isto em civil...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
          Nem preciso de conhecer todos, porque ninguém conhece. Nem os directores de curso conhecem pormenorizadamente todos os programas de todos os cursos.

          Basta-me conhecer um curso em que isso aconteça. E conheço bem demais.

          Não vale a pena tentares levantar a bandeira da posta de pescada quando não sabes se estás a falar com alguém que pode muito bem estar mais por dentro do assunto do que tu. Eu não o faço.
          Eu conheço a FEUP e o ISEP por dentro e sei que parte do que escreves se deve ao facto do espírito incutido na FEUP . Mas posso dizer-te que, apesar de ter um programa um pouco mais fácil (inegável), ficas mais bem preparado a nível prático no ISEP.

          Em relação ao tópico, poderá ser injusto quando se trata da entrada na Faculdade, mas se for como no meu tempo, quem entra lá dentro de mão beijada anda às aranhas. Mais, sempre me disseram que era mais fácil entrar do que sair e posso dizer que suei as estopinhas para terminar o curso!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post

            Além disso, que lógica tem entrar num curso de engenharia com apenas a específica de Português? Depois claro...as médias são cada vez mais altas, mas o verdadeiro conhecimento é inversamente proporcional. E isto é só um exemplo.
            Qual é a engenharia que tem como específica português?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Qual é a engenharia que tem como específica português?
              engenharia mecânica na feup...

              Comentário


                #37
                O tipo entrou numa licenciatura de Tradução, não entendo qual o vosso drama.

                Se teve 200 no exame de inglês, tem todo o mérito do mundo.

                Acho que o vosso problema foi terem lido os rankings idiotas que a nossa imprensa tem a mania de fazer, misturam alhos com bugalhos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                  Nem estou a fazer bandeira nenhuma. Estou apenas a reportar uma situação que acontece, não percebo o celeuma.

                  Se discordas, diz com o quê especificamente, não vale a pena induzir entendimentos diferentes acerca do que disse, acho que fui bem claro.

                  EDIT: O curso é Engenharia Mecânica.
                  Tens pm, é que há coisas que não se dizem na internet.

                  Comentário


                    #39
                    Tendo em conta que há muita matéria do secundário que é só palha e não serve de nada no universitário, nem fico assim muito incomodado com esta manobra. Se o jovem tirou nota máxima num exame e ingressou num curso onde vai aplicar os conhecimentos que levou para esse exame, qual é o problema? Desde que não façam exame de filosofia para entrar num curso de medicina ou engenharia, por mim tudo bem. A nossa educação até podia ser mais refinada de forma a dar mais importância àquilo que os alunos pretendem mesmo para o futuro. Porque é que um aluno no secundário tem que ter um monte de disciplinas inuteis se depois quer seguir um curso onde só duas ou três é que são importantes?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                      Eu conheço a FEUP e o ISEP por dentro e sei que parte do que escreves se deve ao facto do espírito incutido na FEUP . Mas posso dizer-te que, apesar de ter um programa um pouco mais fácil (inegável), ficas mais bem preparado a nível prático no ISEP.

                      Em relação ao tópico, poderá ser injusto quando se trata da entrada na Faculdade, mas se for como no meu tempo, quem entra lá dentro de mão beijada anda às aranhas. Mais, sempre me disseram que era mais fácil entrar do que sair e posso dizer que suei as estopinhas para terminar o curso!
                      A questão é que não há prática sem teoria!
                      E se há cursos do isep reconhecidos pela ordem, e há gente que vai do isep tirar mestrado na feup e vão bem preparados, qual é o estigma de dizer que é facilitado?
                      Se quiserem eu meto aqui duas sebentas da feup e do isep, do mesmo assunto, e vocês tiram as vossas conclusões.

                      Citando o Air, um bom aluno do isep na feup continuará a ser um bom aluno, um mau aluno do isep continuará a ser mau aluno na feup, e um mau aluno da feup continua mau no isep, e um bom da feup é bom no isep.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Qual é a engenharia que tem como específica português?
                        Entra-se com Português e Matemática neste momento, se não me engano.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                          Tendo em conta que há muita matéria do secundário que é só palha e não serve de nada no universitário, nem fico assim muito incomodado com esta manobra. Se o jovem tirou nota máxima num exame e ingressou num curso onde vai aplicar os conhecimentos que levou para esse exame, qual é o problema? Desde que não façam exame de filosofia para entrar num curso de medicina ou engenharia, por mim tudo bem. A nossa educação até podia ser mais refinada de forma a dar mais importância àquilo que os alunos pretendem mesmo para o futuro. Porque é que um aluno no secundário tem que ter um monte de disciplinas inuteis se depois quer seguir um curso onde só duas ou três é que são importantes?
                          Pois, houve tempos em que haviam 3 disciplinas no 12º. Bela vida!

                          Comentário


                            #43
                            Sempre guerra entre ISEP e FEUP

                            Entrei no ISEP em Eng. Mecânica pois queria o ramo de Transportes (4 e 5 ano). No entanto, Bolonha estragou-me os planos porque ficaram apenas licenciaturas de 3 anos

                            Fiz a licenciatura e como no ISEP ainda não existiam mestrados (apenas no ano seguinte) fui para a FEUP.

                            Concordo na parte em que se diz que o plano é um pouco mais exigente, mas não em todas as cadeiras (pelo menos as que tive). Não apanhei os 3 primeiros anos que pelo que dizem é que são piores.

                            Em nenhuma altura me senti inferior no que quer que seja relativamente aos meus colegas da FEUP. Em algumas cadeiras estávamos melhor preparados, por exemplo modelação 3D (CFAC).

                            A média que tinha de licenciatura no ISEP foi a mesma do 2º ciclo na FEUP.

                            Comentário


                              #44
                              Não vamos desvirtuar o tópico com uma guerra Feup/Isep, ok? (bolas, se soubesse não tinha dito nada).

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                É melhor afinarem as regras para que o acesso seja mais justo. De qualquer forma, o rapaz teve 20 no exame nacional de inglês, portanto deve perceber da poda.
                                Conheço outro a quem uma página de uma tradução manhosa deu 15 valores.

                                20 não deve ser difícil.

                                Nem vou comentar a tristeza a que se chegou em Portugal, qualquer cão e gato entra numa Universidade.

                                E já agora o rapaz já cortava o cabelo.

                                Sempre achei uma falta de educação alguém apresentar-se num exame (muito mais na faculdade) com a barba por fazer e lanzudo.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Pois, houve tempos em que haviam 3 disciplinas no 12º. Bela vida!
                                  E dantes não havia 12º.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                    Não vamos desvirtuar o tópico com uma guerra Feup/Isep, ok? (bolas, se soubesse não tinha dito nada).
                                    Por isso é que te mandei pm!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                      Por isso é que te mandei pm!
                                      E já respondi, mas acho que é uma falsa questão.

                                      Comentário


                                        #49
                                        [QUOTE=Lagarto;1063767546]Tendo em conta que há muita matéria do secundário que é só palha e não serve de nada no universitário, nem fico assim muito incomodado com esta manobra. Se o jovem tirou nota máxima num exame e ingressou num curso onde vai aplicar os conhecimentos que levou para esse exame, qual é o problema? Desde que não façam exame de filosofia para entrar num curso de medicina ou engenharia, por mim tudo bem. A nossa educação até podia ser mais refinada de forma a dar mais importância àquilo que os alunos pretendem mesmo para o futuro. Porque é que um aluno no secundário tem que ter um monte de disciplinas inuteis se depois quer seguir um curso onde só duas ou três é que são importantes?[/QUOTE]


                                        Para ele concluir o secundário através das NO em 3 meses, frequentou uma formação modudar de curta duração(50h), ou seja já devia estar matriculado no 12º.
                                        E sim, se ele teve 20 valores, só podia estar preso a essas disciplinas inúteis.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Para quem não leu a noticia que vem publicada na página 26 do EXpresso de hoje, o resumo:

                                          - o rapaz só não acabou o 12ºano, tinha desistido.
                                          - fez as novas oportunidades que lhe deram a equivalência ao 12ºano.
                                          - fez o exame nacional de inglês e entrou com a média mais alta dos colocados na 1ªfase: 200 ou 20 valores.
                                          - entrou em Tradução

                                          A mesma noticia fala também dos alunos que entraram em vários cursos e todos com notas acima de 19.

                                          O problema que aqui está é a injustiça para quem fez uma candidatura normal. E o ultimo aluno a entrar no curso dele teve 144.

                                          È injusto? È
                                          A lei permite? Pelos vistos sim.


                                          O que me deixou com a pulga atrás da orelha (e já nem falo da lacuna na lei) é porque razão ele não fez o 12º ano normal? Sempre pensei que as NO tivessem uma idade minima para se entrar.

                                          Agora uma coisa se reconhece o mérito de um 20 num exame nacional. Falta saber se mais algum aluno em Portugal o conseguiu!

                                          O que havia a fazer para prevenir estas situações:
                                          - alterar a lei: fazer com que estes alunos se candidatem através de concusos especiais: M23 ou que lhes criem outro especial.
                                          - no caso deste rapaz se ele tem notas do 10º e 11º ano porque não entraram elas em conta?

                                          Algo que fica no ar na noticia é a existência de vários casos destes. O dele é noticia por ser o aluno com a nota mais alta.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Falta saber se lhe deram a solução do teste... Ops, falei demais.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                              Para quem não leu a noticia que vem publicada na página 26 do EXpresso de hoje, o resumo:

                                              - o rapaz só não acabou o 12ºano, tinha desistido.
                                              - fez as novas oportunidades que lhe deram a equivalência ao 12ºano.
                                              - fez o exame nacional de inglês e entrou com a média mais alta dos colocados na 1ªfase: 200 ou 20 valores.
                                              - entrou em Tradução

                                              A mesma noticia fala também dos alunos que entraram em vários cursos e todos com notas acima de 19.

                                              O problema que aqui está é a injustiça para quem fez uma candidatura normal. E o ultimo aluno a entrar no curso dele teve 144.

                                              È injusto? È
                                              A lei permite? Pelos vistos sim.


                                              O que me deixou com a pulga atrás da orelha (e já nem falo da lacuna na lei) é porque razão ele não fez o 12º ano normal? Sempre pensei que as NO tivessem uma idade minima para se entrar.

                                              Agora uma coisa se reconhece o mérito de um 20 num exame nacional. Falta saber se mais algum aluno em Portugal o conseguiu!

                                              O que havia a fazer para prevenir estas situações:
                                              - alterar a lei: fazer com que estes alunos se candidatem através de concusos especiais: M23 ou que lhes criem outro especial.
                                              - no caso deste rapaz se ele tem notas do 10º e 11º ano porque não entraram elas em conta?

                                              Algo que fica no ar na noticia é a existência de vários casos destes. O dele é noticia por ser o aluno com a nota mais alta.
                                              Ter 20 numa disciplina de línguas? Duvido bastante. OU foi bastante simplificado o exame, sem grandes perguntas de desenvolvimento, ou o rapaz é um génio.

                                              Que eu tenha conhecimento, depois do 9º ano, nunca vi ninguém apanhar 20 a inglês. O mais perto que tive de apanhar um 20 foi a Matemática de 10º ano, onde tive 19,5. Julgo que apanhei uma ou dua vezes, 19 a inglês, tentei várias vezes o 20, mas por mais ou menos que estudasse nunca conseguia, falhava sempre qualquer coisinha...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Bem, vendo as coisas assim, se eu estivesse neste momento no 12º ano, desistia, fazia as novas oportunidades em semana e meia e no final fazia apenas um exame, entraria onde quisesse?

                                                Eu esfolei-me na minha altura e fiquei com uma média perto do 19, se soubesse tinha coçado a micose...não tinha tido metade das preocupações...e ainda tinha tirado melhor nota....
                                                Editado pela última vez por MrBrown; 18 September 2010, 19:40.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                  Ter 20 numa disciplina de línguas? Duvido bastante. OU foi bastante simplificado o exame, sem grandes perguntas de desenvolvimento, ou o rapaz é um génio.

                                                  Que eu tenha conhecimento, depois do 9º ano, nunca vi ninguém apanhar 20 a inglês. O mais perto que tive de apanhar um 20 foi a Matemática de 10º ano, onde tive 19,5. Julgo que apanhei uma ou dua vezes, 19 a inglês, tentei várias vezes o 20, mas por mais ou menos que estudasse nunca conseguia, falhava sempre qualquer coisinha...
                                                  Por acaso até acho bem mais fácil tirar 20 a línguas (desde pequenito que falo inglês, p.e, pois a minha mãe era professora,e como eu, muitos, por causa de filmes, séries, jogos...) e a matemática (que é tudo exacto e verificável) que a biologia, história ou química...por causa dos critérios de correcção, do tipo de questões, etc etc...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Hum, 20 a Inglês deve ser digno de um erudito que humilharia Sir Laurence Olivier ou Anthony Hopkins num palco.

                                                    Bem, se o outro tirou 15 e tem uma pronúncia mais reles que um qualquer vendedor de gelados nas praias do Algarve

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu em alguns testes em anos inferiores cheguei a tirar 100%, tipo a matemática ou geografia, mas com as notas até 20 e depois a nível universitário tirei no máximo, e uma vez 19,2 mas num teste de exercícios que acertei na totalidade; e mesmo assim tiraram-me 0,8 valor pela qualidade de ortografia / limpeza / organização da apresentação dos cálculos.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                        Sempre achei uma falta de educação alguém apresentar-se num exame (muito mais na faculdade) com a barba por fazer e lanzudo.
                                                        Isso é que é ser old-school O que é que tem um exame de especial?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                                          Isso é que é ser old-school O que é que tem um exame de especial?
                                                          Um polícia, um militar, um bancário, um taxista não podem andar com a barba por fazer.
                                                          Não é usar barba, é não a fazer.
                                                          Quem trabalha numa área comercial também não deve arriscar andar com a barba por fazer ou muito menos usar cabeleiras (se for homem) e muito menos rabos de cavalo e assim.

                                                          Para quem nunca pensou nisso, a questão é simples: existe sempre uma parte das pessoas que ficam de pé atrás com essas coisas, quer professores faculdade quer "clientes".
                                                          Quanto mais informal melhor.

                                                          Meninas com saias tipo cinto e decotes exagerados nos exames de Julho também acontece... e mais quando é um professor o regente da cadeira.
                                                          Mas aqui é mais discutível,

                                                          Um homem ir a exame de T-Shirt, fato de banho e chinelos de praia também não me parece muito indicado.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                            Ter 20 numa disciplina de línguas? Duvido bastante. OU foi bastante simplificado o exame, sem grandes perguntas de desenvolvimento, ou o rapaz é um génio.

                                                            Que eu tenha conhecimento, depois do 9º ano, nunca vi ninguém apanhar 20 a inglês. O mais perto que tive de apanhar um 20 foi a Matemática de 10º ano, onde tive 19,5. Julgo que apanhei uma ou dua vezes, 19 a inglês, tentei várias vezes o 20, mas por mais ou menos que estudasse nunca conseguia, falhava sempre qualquer coisinha...

                                                            Estás a duvidar que a nota do exame nacional não é verdadeira?

                                                            Eu não faço ideia qual é a média nacional de inglês nem se houve ou não um 20 este ano. Mas de certeza que uma busca pela net se chega lá.
                                                            Não tenho tempo para ir procurar essas coisas. Limitei-me unicamente a fazer o resumo da noticia. Agora não batas na mensageira que só fez o resumo!!!

                                                            O rapaz foi auto proposto a exame nacional e tirou 20. So what?

                                                            O que está em causa não é o 20 no exame, mas sim a equivalência para poder acabar o 12ºano.

                                                            A bem da verdade a noticia é falsa nos seus pressupostos. Isto porque antes de falarem das NO o problema está em ter chegado à faculdade sem ter concluido o ensino secundário. Ora para a grande maioria dos candidatos dos M23 isso é uma realidade (apesar de actualmente já poderem candidatar-se quem tenha o 12º ano).

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                              Um polícia, um militar, um bancário, um taxista não podem andar com a barba por fazer.
                                                              Não é usar barba, é não a fazer.
                                                              Quem trabalha numa área comercial também não deve arriscar andar com a barba por fazer ou muito menos usar cabeleiras (se for homem) e muito menos rabos de cavalo e assim.

                                                              Para quem nunca pensou nisso, a questão é simples: existe sempre uma parte das pessoas que ficam de pé atrás com essas coisas, quer professores faculdade quer "clientes".
                                                              Quanto mais informal melhor.

                                                              Meninas com saias tipo cinto e decotes exagerados nos exames de Julho também acontece... e mais quando é um professor o regente da cadeira.
                                                              Mas aqui é mais discutível,

                                                              Um homem ir a exame de T-Shirt, fato de banho e chinelos de praia também não me parece muito indicado.
                                                              Oh meu amigo..... se tu soubesses como 70% dos alunos do ensino superior se vestem!!!! acredita que os calções e as havaianas seriam um smoking da Armani!!!!

                                                              E pior, qdo são chamados à atenção e lhes impõem regras de apresentação básicas em sociedade reclamam que é obra e cheios de razão!!

                                                              Se eu fosse aqui contar o que se passava no meu tempo para fazer as cadeiras de direito.... uiiiiiiiiii :D
                                                              Mas isto já é off topic

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X