Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ministra: cesarianas não podem ser «feitas a pedido»

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Texuga Ver Post

    Agora outra pergunta: Porque é que acham que há muitas mães a "pedir" cesarianas?
    Por questões estéticas. As ancas não alargam tanto depois do parto/cesariana

    Tudo quanto é famoso faz cesariana.

    Comentário


      #32
      A minha mulher queria fazer cesariana "porque sim". Tava com medo, mas depois da explicação do médico, optou pelo parto normal...

      BTW... Falta 2 ou 3 dias para ser pai pela 1.ª vez

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
        Pois...

        O problema é esse mesmo. Existe muita falta de informação para as mulheres que vão ser mães pela primira vez.
        Mitos, ideias pré concebidas, o diz que a filha de vizinha... Estas histórias que toda a gente está sempre em pulgas para contar... para dar um ar dramático aos seus partos... porque uma história bonita não tem tanto impacto.

        É preciso mostrar às mulheres que ninguém (ou quase ninguém) morre a dar á luz, que dói, sim dói e muito, mas existem alternativas para minimizar esse desconforto e que se não optarem por essas alternativas também não morrem com dores, sofrem umas horitas, mas depois têm o resto da vida para descomprimir desses momentos.

        Cursos de preparação para o nascimento, muito importantes, onde ensinam as futuras mães e futuros pais técnicas de relaxamento quando as dores são aindas umas moinhas fracas mas incomodativas, técnicas de respiração para quando a coisa se torna mais agreste, etc...
        Se calhar a maioria das futuras mães não sabe que as maternidades (pelo menos muitas que conheço) têm um dia (normalmente todas as semanas) para a visita à maternidade, onde são acompanhadas por uma enfermeira obstetra, que mostra a maternidade e bloco de partos por dentro, com informações muito úteis. Antes de ter o meu filho, eu e a minha esposa fomos a uma dessas visitas e achámos muito útil.

        Pode ter uma parte que assusta, que são os gritos de algumas parturientes.


        Quanto ao tópico em si, também sou de acordo que são promovidas muitas cesarianas de conveniência (médicos e pais), que deveriam ser evitadas com muito mais informação e compreensão dos envolvidos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por JPedroM Ver Post
          A minha mulher queria fazer cesariana "porque sim". Tava com medo, mas depois da explicação do médico, optou pelo parto normal...

          BTW... Falta 2 ou 3 dias para ser pai pela 1.ª vez
          Parabéns!!!

          Eu da 1ª filha não tive escolha, foi parto normal sem opção, e devo dizer que fui muitíssimo mal assistida
          Do meu 2º filho, podia escolher, porque foi no privado, e optei por parto normal, muito a medo devido à má experiência do 1º, e não me arrependi nem um milímetro.
          O segredo está numa boa equipa de médicos, principalmente o anestesista.

          Para teres uma uma ideia, o meu filho ia nascendo comigo a dormir

          A propósito, há por aí um tópico onde eu falo mal a cacete do parto Nada como uma boa experiência para nos fazer ver que não há maus partos, há é maus profissionais

          Comentário


            #35
            Estive a ler os comentários que aqui colocaram e a opção de escolha entre parto normal vs cesariana não deve ser colocada assim de "ânimo tão leve".
            Há que ver, por exemplo, que existem médicos que por exemplo trabalham no publico e no privado. No privado (até poderão fazer) um trabalho 5 estrelas, mas depois quando passam para o publico borrifam-se no seu trabalho, apesar de estarem a desempenhar rigorosamente as mesmas funções, tratam as grávidas de maneira completamente diferente.
            Depois, em alguns hospitais publicos (tenho uma filha de 8 anos e SEI do que falo) - muitos mesmo - tratam as grávidas como "carne de talho", infelizmente, e partos humanizados é coisa rara de existir.
            A minha mulher teve o seu parto num hospital publico (todo cheio de rococós, e com muitas ligações e certificações internacionais e tal) e, chegou a um ponto em que já tanto sofria que exigiu que lhe fosse feita uma cesariana, pois caso contrário morria ela e a minha filha, tal o tremendo mau atendimento que teve. Chegou a ser acompanhada por uma enfermeira que, "para a animar" lhe disse: oh senhora, cale-se que eu estive aqui 48 h emtrabalho de parto e ainda aqui estou.
            Pela descrição que a minha esposa me fez do atendimento que teve, e ela é bem resistente, acredito que não fosse a determinação dela e eu hoje... estaria sem esposa e sem filha. Daí que a opção por parto normal vs cesariana não é tomada de animo leve.
            Caso se tratassem as gravidas com decência (e não creio estar a exigir muito) essa escolha seria feita de acordo com outros pontos de vista.
            Depois existem também hospitais privados que GANHAM muito mais se fizerem uma cesariana do que se fizerem um parto normal, daí "induzirem" muitas vezes as grávidas no privado para as cesarianas.
            A mulher que tenha um parto que corra muito mal (caso da minha esposa) quero ver qual a vontade que terá de ter um 2º filho sem ser de cesariana...
            Neste mundo da obstetricia o atendimento está ainda muito longe de ser o melhor, e falta ainda muita humanização no acompanhamento da gravida.
            Para terminar digo que sou contra as cesarianas pre-marcadas "por capricho", e contra (obviamente) quem as faz/autoriza -> falo dos médicos, pois as cesarianas nãos e fazem sozinhas, se bem me entendem...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
              Por questões estéticas. As ancas não alargam tanto depois do parto/cesariana

              Tudo quanto é famoso faz cesariana.
              Isso não é assim ou pelo menos não tem que ser.

              As mulheres nas últimas semanas antes do parto produzem uma hormana (oxitocina) que é a chave para as articulações ficarem flexiveis ao ponto do feto passar pela bacia e que depois também é a chave para a recuperação.

              Como disse e muito bem a Mrs X, as vantagens do parto normal também passam pelos mecanismos de recuperação que só são accionados na sua plenitude neste tipo de parto.

              Comentário


                #37
                Pois é, mas se alguma coisa corre mal e a criança nasce tolinha, no dia seguinte está o caso escarrapachado no correio da manhã a dizer que o obstetra foi negligente porque não quis fazer cesariana...

                Isso falar à posteriori é muito bom...

                Se a sra. Ministra e o governo querem poupar milhares de milhões de euros, revejam de algum modo a responsabilidade civil do acto médico. A sra ministra é pediatra (se bem que deve ter estado mais tempo na política do que entretida com as criancinhas), sabe bem que metade dos exames e medicação prescrita pelos médicos são puro desperdício e feitos no âmbito da "medicina defensiva".

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                  Não tenho experiência de mãe...

                  no entanto, se depois de uma explicação detalhada sobre como funciona o parto natural, a mãe ainda sentir receio...acho que deveria ser dada a opção de escolha.
                  Sou mãe e sim, tive o meu filho por cesariana. Fui eu que a pedi (que horror, que péssima mãe...) e por acaso se não a tivessse pedido faria na mesma, porque o miúdo tinha 3 voltas de cordão à volta do pescoço.

                  Concordo que devia ser dada opção de escolha. Cada um (ou uma neste caso) sabe de si...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                    Sou mãe e sim, tive o meu filho por cesariana. Fui eu que a pedi (que horror, que péssima mãe...) e por acaso se não a tivessse pedido faria na mesma, porque o miúdo tinha 3 voltas de cordão à volta do pescoço.

                    Concordo que devia ser dada opção de escolha. Cada um (ou uma neste caso) sabe de si...
                    Desde que seja no privado, até uma abdominoplastia se faz à mistura. O cliente tem sempre razão.

                    No público é que já pagamos nós todos...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JPedroM Ver Post
                      A minha mulher queria fazer cesariana "porque sim". Tava com medo, mas depois da explicação do médico, optou pelo parto normal...

                      BTW... Falta 2 ou 3 dias para ser pai pela 1.ª vez
                      Parabens

                      Eu tanbem fui Pai pela primeira vez, nasceu vai fazer um mês na proxima quinta feira, o caso da minha mulher fui um pouco complicado porque teve até aos nove meses de gravidez sem dores de parto, lá tiveram que o provocar fazendo-a sofrer mais de 4 horas, de nada adiantou pois a minha mulher entrou no bloco de urgencia para fazer cesariana!!!

                      Há necessidade de submeterm as pessoas ao sofrimento até á ultima se estava mais que visto que não havia condições para o parto normal ???

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                        Desde que seja no privado, até uma abdominoplastia se faz à mistura. O cliente tem sempre razão.

                        No público é que já pagamos nós todos...
                        Por acaso também pago muita coisa que não usufruo. Sim, foi no privado e o seguro ajudou a pagar.

                        Se em muitas operações é dada hipótese de escolha, porque não num parto?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                          Se em muitas operações é dada hipótese de escolha, porque não num parto?
                          Quais?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                            Quais?
                            Eu tinha ideia de que eras médico, mas pronto.

                            Cirurgias em que podes optar por anestesia geral ou epidural por exemplo a remoção de um quisto nos ovários....

                            São anestesias diferentes, certo?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                              Eu tinha ideia de que eras médico, mas pronto.

                              Cirurgias em que podes optar por anestesia geral ou epidural por exemplo a remoção de um quisto nos ovários....

                              São anestesias diferentes, certo?
                              Isso não será sempre bem assim... Poderá haver algum envolvimento da doente nessa escolha, mas ela deve ser feita fundamentalmente por critérios médicos, ou se houver alguma contraindicação para anestesia geral, por exemplo....

                              De qualquer das maneiras, a cirurgia é a mesma, certo?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                Isso não será sempre bem assim... Poderá haver algum envolvimento da doente nessa escolha, mas ela deve ser feita fundamentalmente por critérios médicos, ou se houver alguma contraindicação para anestesia geral, por exemplo....

                                De qualquer das maneiras, a cirurgia é a mesma, certo?
                                Sim, é a mesma, mas o pós operatório não é. As consequências para a saúde também não me parecem que sejam.

                                Mas, já agora, como profissional da saúde podes dizer porque defendem sempre o parto natural? Não há condicionantes que façam o médico optar por uma cesariana (sem ser risco de vida do bebé, mas pela mãe)?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                                  Eu tinha ideia de que eras médico, mas pronto.

                                  Cirurgias em que podes optar por anestesia geral ou epidural por exemplo a remoção de um quisto nos ovários....

                                  São anestesias diferentes, certo?
                                  Mas nesse caso a questão está apenas no facto de serem tecnicas anestesicas diferentes p mesmo acto cirurgico.
                                  E o doente pode "escolher" dentro de uma série de limitações (antecedentes, coagulação,...) pq há pessoas que exigem e querem ficar a dormir enquanto outras preferem um pós operatório mais rapido e estarem acordados, para verem o que se passa, falarem com os profissionais. mas essa opção só lhes é dada quando não traz qualquer problema em termos cirurgicos, claro está.

                                  Já a diferença entre um parto normal e uma cesariana, é que a segunda é um acto cirurgico, que vai necessitar de uma sala operatória, 2 obstetras, 3 enfermeiros, um anestesista, disponibilidade de salas, material cirurgico,...
                                  A primeira, em mtos paises desenvolvidos, é feito maioritariamente em casa por uma enfermeira parteira...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                                    Sim, é a mesma, mas o pós operatório não é. As consequências para a saúde também não me parecem que sejam.

                                    Mas, já agora, como profissional da saúde podes dizer porque defendem sempre o parto natural? Não há condicionantes que façam o médico optar por uma cesariana (sem ser risco de vida do bebé, mas pela mãe)?
                                    A cesariana é uma intervenção cirúrgica que tem indicações muito particulares. Feita "a pedido" tem, por exemplo, uma mortalidade materna muito superior ao parto normal, complicações decorrentes de uma cirurgia intraabdominal.

                                    Logo, em última análise, o médico que faz uma cesariana sem indicação está a atentar contra a saúde da mãe.

                                    Contudo, isso ninguém vê, e a pergunta quando alguma coisa corre mal é "porque não foi para cesariana"?

                                    Posto isso, não me interpretes mal, se eu fosse obstetra, devia ter uma taxa para aí de 50%...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Mas, é tudo por uma questão de custo? Só se pode optar se não houver custos associados?

                                      É isso que eu acho mal. Desperdiça-se imenso dinheiro em N coisas supérfluas, mas ficam chocados se uma futura mãe pede uma cesariana.

                                      Atenção que falo em geral e não em particular para vocês.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                        Parabens

                                        Eu tanbem fui Pai pela primeira vez, nasceu vai fazer um mês na proxima quinta feira, o caso da minha mulher fui um pouco complicado porque teve até aos nove meses de gravidez sem dores de parto, lá tiveram que o provocar fazendo-a sofrer mais de 4 horas, de nada adiantou pois a minha mulher entrou no bloco de urgencia para fazer cesariana!!!

                                        Há necessidade de submeterm as pessoas ao sofrimento até á ultima se estava mais que visto que não havia condições para o parto normal ???
                                        A minha mulher esteve 19 horas a sofrer até que ela exigiu uma cesariana.
                                        Se havia necessidade? Bem, isso no privado deve ser raro de acontecer. Já no publico deve ser o "pão nosso de cada dia"

                                        Comentário


                                          #50
                                          Só podem ser feitas a pedido se pagarem num hospital particular.
                                          Enfim...

                                          Esta ética e deontologia deixa muito a desejar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                            A cesariana é uma intervenção cirúrgica que tem indicações muito particulares. Feita "a pedido" tem, por exemplo, uma mortalidade materna muito superior ao parto normal, complicações decorrentes de uma cirurgia intraabdominal.

                                            Logo, em última análise, o médico que faz uma cesariana sem indicação está a atentar contra a saúde da mãe.

                                            Contudo, isso ninguém vê, e a pergunta quando alguma coisa corre mal é "porque não foi para cesariana"?

                                            Posto isso, não me interpretes mal, se eu fosse obstetra, devia ter uma taxa para aí de 50%...
                                            Obrigada pela explicação.

                                            Por acaso, sempre gostei de "ouvir" as duas partes. E acho que ambas têm o seu fundamento. Tanto concordo com quem defende o parto natural como quem defende a cesariana, gosto apenas de saber o porquê que leva a pessoa a optar por uma delas.

                                            Por uma questão de salvaguarda pessoal, não vou explicar porque optei pela cesariana a "pedido", espero que entendam.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por not Ver Post
                                              Só podem ser feitas a pedido se pagarem num hospital particular.
                                              Enfim...

                                              Esta ética e deontologia deixa muito a desejar.
                                              Sim e não; se a mulher for bem informada dos riscos que corre e estiver disposta a pagar a diferença de custos...

                                              Não é assim tão linear. Por essa ordem de ideias, as lipoaspirações feitas no privado também deviam ser proibidas, dado que estão também associadas a algumas complicações graves, e afinais se formos a ver, são todas desnecessárias por serem apenas por motivos fúteis...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Ainda outra questão para quem me souber responder:

                                                alguém sabe a taxa de mortalidade em ambos os casos?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por not Ver Post
                                                  Só podem ser feitas a pedido se pagarem num hospital particular.
                                                  Enfim...

                                                  Esta ética e deontologia deixa muito a desejar.
                                                  A etica e deontologia deve ser apanagio do profissional, esteja ele a trabalhar no publico ou privado. A mãe deve sempre ser informada dos riscos que corre, a diferença é que no privado pode assumir a responsabilidade e pagar por ela ao optar por uma técnica que pode nem ser a ideal.

                                                  Já vi mães ser-lhes recusada cesariana quer no publico quer no privado, da mesma forma que, e para quem nao saiba fica já informada, quer no publico quer no privado não lhes fazem uma epidural se tiverem uma tatuagem nas costas, na zona a puncionar.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                    Parabens

                                                    Eu tanbem fui Pai pela primeira vez, nasceu vai fazer um mês na proxima quinta feira, o caso da minha mulher fui um pouco complicado porque teve até aos nove meses de gravidez sem dores de parto, lá tiveram que o provocar fazendo-a sofrer mais de 4 horas, de nada adiantou pois a minha mulher entrou no bloco de urgencia para fazer cesariana!!!

                                                    Há necessidade de submeterm as pessoas ao sofrimento até á ultima se estava mais que visto que não havia condições para o parto normal ???
                                                    Não é bem assim que as coisas se processam.

                                                    Eu dos 2 filhos não tive parto espontâneo, tiveram ambos de ser provocados.
                                                    A primeira opção é sempre o parto normal, mas no meu caso, por exemplo, do meu filho eu já estava em trabalho de parto há algumas horas, a dilatação estava completa, mas o útero não descia. A médica disse-me que só esperava mais 3 horas no máximo, se não descesse partíamos para a cesariana. Nesse tempo não sofri nada, estive sob efeito de uma epidural, muito bem dada, e o médico anestesista deu-me, além da analgesia, outra coisa qualquer que ajudou o útero a descer para que o parto fosse normal. Tanto foi, que ele ia nascendo comigo a dormir

                                                    Para todo este processo não é necessário sofrer, mas é preciso tempo.

                                                    Da minha filha mais velha, estive VINTE horas de trabalho de parto, em sofrimento, com uma epiduralzeca lá pelo meio que durou apenas 3 das 20 horas de sofrimento...

                                                    Por isso é que eu defendo que também se deve investir na formação cívica dos médicos, por isso é que também subscrevo inteiramente o que disse o corsa.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                                                      A minha mulher esteve 19 horas a sofrer até que ela exigiu uma cesariana.
                                                      Se havia necessidade? Bem, isso no privado deve ser raro de acontecer. Já no publico deve ser o "pão nosso de cada dia"
                                                      Não falo como médico, porque não o sou. Mas acho que, em alguns casos "deixam-se as mulheres a sofrer" antes da cesariana, porque acho que dá uma recuperação melhor. Muitas mulheres, mesmo depois de uma cesariana, continuam com contracções, até várias horas. Quanto mais avançado estiver o trabalho de parto, mais fácil é a recuperação pós-parto.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                        A etica e deontologia deve ser apanagio do profissional, esteja ele a trabalhar no publico ou privado. A mãe deve sempre ser informada dos riscos que corre, a diferença é que no privado pode assumir a responsabilidade e pagar por ela ao optar por uma técnica que pode nem ser a ideal.

                                                        Já vi mães ser-lhes recusada cesariana quer no publico quer no privado, da mesma forma que, e para quem nao saiba fica já informada, quer no publico quer no privado não lhes fazem uma epidural se tiverem uma tatuagem nas costas, na zona a puncionar.

                                                        Foi o que eu disse. Se pode assumir a responsabilidade no particular porque razão não pode assumir no público? Os médicos até são os mesmos em alguns casos.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                          A etica e deontologia deve ser apanagio do profissional, esteja ele a trabalhar no publico ou privado. A mãe deve sempre ser informada dos riscos que corre, a diferença é que no privado pode assumir a responsabilidade e pagar por ela ao optar por uma técnica que pode nem ser a ideal.

                                                          Já vi mães ser-lhes recusada cesariana quer no publico quer no privado, da mesma forma que, e para quem nao saiba fica já informada, quer no publico quer no privado não lhes fazem uma epidural se tiverem uma tatuagem nas costas, na zona a puncionar.
                                                          Já tinha ouvido falar disso mas, já agora, como saber exactamente qual a zona da punção?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                            A pública foi no Hospital da Figueira da Foz

                                                            Da Cova-Gala, mais precisamente

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Portugal tem taxa de cesarianas acima de 35% | DNOTICIAS.PT

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X