Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenharias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Fiz licenciatura num politécnico e depois o "mestrado" na faculdade..há coisas más nos dois lados..não me senti de forma nenhuma inferior a quem já lá andava e não tive dificuldades nas cadeiras que lá tive.

    Claro que alguns dizem que as cadeiras mais difíceis são as dos três primeiros anos, e essas, só apanhei quatro.

    O que senti mais foi a diferença de estar dos alunos perante o curso, na politécnico o pessoal andava bem mais balda E claro, iam ficando

    Comentário


      #62
      É melhor parar por aqui o offtopic pois não chegamos a lado nenhum e como já foi dito grande parte do valor está no estudante e não na universidade.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        Carangueijo, que Mestrado estás a tirar/tiraste no IST?
        Por acaso também estou interessado em saber e já agora quantos digitos tem a tua identificação do IST com a qual entravas no fénix? É que isto de dizer que se está a tirar um curso aqui ou acolá não vale nada.
        Editado pela última vez por JMSVS; 11 January 2011, 19:24.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
          É melhor parar por aqui o offtopic pois não chegamos a lado nenhum e como já foi dito grande parte do valor está no estudante e não na universidade.
          Mais um que concorda com isto.
          Editado pela última vez por Psittacus; 12 January 2013, 19:50.

          Comentário


            #65
            Estou em civil, a cadeira foi aced no 1º semestre 09/10 com o Drummond.

            Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
            Por acaso também estou interessado em saber e já agora quantos digitos tem a tua identificação do IST com a qual entravas no fénix? É que isto de dizer que se está a tirar um curso aqui ou acolá não vale nada.
            JMSVS agora com essa é que mostras te a falta de classe que tens.. A minha palavra aqui vale tanto como a tua, alias a minha até vale mais porque eu não estou a denegrir ninguém, apenas estou a dizer que o real valor está noutro parâmetro. Mas para ficares descansado o meu log in no fenix é ist166XXX.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Carangeijo Ver Post
              Estou em civil, a cadeira foi aced no 1º semestre 09/10 com o Drummond.



              JMSVS agora com essa é que mostras te a falta de classe que tens.. A minha palavra aqui vale tanto como a tua, alias a minha até vale mais porque eu não estou a denegrir ninguém, apenas estou a dizer que o real valor está noutro parâmetro. Mas para ficares descansado o meu log in no fenix é ist166XXX.
              Não é denegrir de forma alguma, tens todo o mérito. Mas como já deves ter visto aparece de vez em quando cada peça neste forum que o pessoal até já tira fotos com a revista do autohoje. Já acabaste o mestrado?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post

                Não sei se me fiz entender bem, mas passo a explicar de forma mais simples. Os avaliadores sabem ver o que é um estudante bem preparado para o mundo de trabalho.

                É verdade que, se os resultados na saída do curso fossem os mesmos em abas, a IST sairia privilegiada, mas pelo que disseram, no UBI a dificuldade do curso não é tão elevada, permitindo os alunos obter melhores resultados, e consequentemente compensar estes factores.

                Para os que se estão a formar-se (ou já formados) nestes cursos, agradecia sobre que tipo de cargos ambicionam para o futuro, e em que empresas, para poder ter uma melhor ideia das possibilidades deste curso
                Eu não sou de aeronáutica mas não seria um curso que recomendaria a alguém que queira fazer carreira em Portugal.

                Não existem verdadeiras oportunidades por cá. O sector industrial aeronáutico é extremamente limitado e o curso é mal visto qd se concorre a áreas diferentes da aeronáutica.
                "Aero quê?? Olha mais um maluquino dos aviões" Então se o seleccionador /avaliador for de outra especialidade de engenharia: é tiro e queda.


                Quanto à diferença IST - UBI: Depende: se for para um tacheco qq em Portugal: IST tem sempre aquela mística mas não só. Tem normalmente mais antigos alunos que dão a mão aos mais novos e admitem tendencialmente gente do IST.

                Se for para trabalhar lá fora UBI ou IST: é exactamente a mesma mrd. Ng sabe o que é IST de Badajoz para cima
                Editado pela última vez por ; 11 January 2011, 22:41.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Se for para trabalhar lá fora: é exactamente a mesma mrd. Ng sabe o que é IST de Badajoz para cima
                  Tu achas que uma boa multinacional quando contrata um profissional para integrar quadros não tem em conta a universidade onde se tirou o mestrado ou licenciatura?? Achas que a pessoa não é altamente seleccionada e essa selecção vai até ao 'pinte....' desde testes de despistagem de drogas a testes psicotécnicos ? Tá bem que nem tudo é assim nem todas o fazem mas...

                  Se achas achas... não vou pôr em causa mas eu não tenho NADA essa ideia.

                  Claro que se for para ir assentar azulejo...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                    Tu achas que uma boa multinacional quando contrata um profissional para integrar quadros não tem em conta a universidade onde se tirou o mestrado ou licenciatura?? Achas que a pessoa não é altamente seleccionada e essa selecção vai até ao 'pinte....' desde testes de despistagem de drogas a testes psicotécnicos ? Tá bem que nem tudo é assim nem todas o fazem mas...

                    Se achas achas... não vou pôr em causa mas eu não tenho NADA essa ideia.

                    Claro que se for para ir assentar azulejo...
                    Eu não falei de multinacionais. Falei de trabalhar fora de Portugal!
                    Muito vcs sonham com multinacionais.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Carangeijo Ver Post
                      Estou em civil, a cadeira foi aced no 1º semestre 09/10 com o Drummond.



                      JMSVS agora com essa é que mostras te a falta de classe que tens.. A minha palavra aqui vale tanto como a tua, alias a minha até vale mais porque eu não estou a denegrir ninguém, apenas estou a dizer que o real valor está noutro parâmetro. Mas para ficares descansado o meu log in no fenix é ist166XXX.
                      Percebe que podem surgir dúvidas quando se afirmam certas coisas aqui no fórum. Se há algo a que o FAHO me ensinou, foi a duvidar do que muita gente diz

                      No entanto, se vieste para o IST acabar o teu curso, é porque sabias que seria melhor que a tua faculdade. Julgo que só esse facto é muito importante para demonstrar aquilo que muitos aqui estão a dizer.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Eu não sou de aeronáutica mas não seria um curso que recomendaria a alguém que queira fazer carreira em Portugal.

                        Não existem verdadeiras oportunidades por cá. O sector industrial aeronáutico é extremamente limitado e o curso é mal visto qd se concorre a áreas diferentes da aeronáutica.
                        "Aero quê?? Olha mais um maluquino dos aviões" Então se o seleccionador /avaliador for de outra especialidade de engenharia: é tiro e queda.


                        Quanto à diferença IST - UBI: Depende: se for para um tacheco qq em Portugal: IST tem sempre aquela mística mas não só. Tem normalmente mais antigos alunos que dão a mão aos mais novos e admitem tendencialmente gente do IST.

                        Se for para trabalhar lá fora UBI ou IST: é exactamente a mesma mrd. Ng sabe o que é IST de Badajoz para cima
                        Se virmos bem, não existe nenhuma verdadeira oportunidade de emprego (legal ) aqui em Portugal
                        Editado pela última vez por Psittacus; 12 January 2011, 00:17.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                          Se vir-mos bem, não existe nenhuma verdadeira oportunidade de emprego (legal ) aqui em Portugal
                          virmos

                          Boa sorte para a entrada no curso; também é importante que escolhas aquele que gostares mais

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                            virmos

                            Boa sorte para a entrada no curso; também é importante que escolhas aquele que gostares mais
                            Obrigado A esta hora o sistema já não funciona muito bem

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Percebe que podem surgir dúvidas quando se afirmam certas coisas aqui no fórum. Se há algo a que o FAHO me ensinou, foi a duvidar do que muita gente diz

                              No entanto, se vieste para o IST acabar o teu curso, é porque sabias que seria melhor que a tua faculdade. Julgo que só esse facto é muito importante para demonstrar aquilo que muitos aqui estão a dizer.
                              Ou simplesmente precisa, (e como num curso como civil isso é importante), do reconhecimento da ordem dos engenheiros, porque muito possivelmente no politecnico que frequentou tal nao lhe era concedido. Portanto, uma coisa nem sempre implica a outra, embora neste caso especifico não saiba se foi essa a situacão. (desculpem os acentos, mas estou num telemovel)
                              Editado pela última vez por joca149; 12 January 2011, 00:14.

                              Comentário


                                #75
                                Agora estou no 2º ano do mestrado, é esta época de exames + 2 cadeiras e a tese no próximo semestre e termina a vida escolar por agora.

                                Vim para o IST por vários motivos, o meu politécnico não tinha mestrado e eu queria completar a minha formação ( Engenheiro vs Engenheiro técnico), e outro muito importante é o facto do técnico ser reconhecido pelas entidades empregadoras.

                                No meu primeiro ano de mestrado tive cadeiras de 1º,2º,3º e 4º ano.
                                No segundo ano só tive cadeiras de 5º ano.

                                O que pude observar, e até é bastante engraçado, é que os professores do 2º e 3º falam muito nas aulas sobre os alunos serem do técnico e serem a nata da engenharia e coisas assim do género. Mas os professores que dizem isso normalmente dão disciplinas que não tem haver com engenharia directamente. Os professores de 4º e 5º ano, grandes engenheiros com muito conhecimento e experiência, nunca os ouvi falar em tal argumento.
                                Editado pela última vez por Carangeijo; 12 January 2011, 00:31.

                                Comentário


                                  #76
                                  Meio ano depois...

                                  ... Venho cá actualizar isto

                                  Neste momento já estou decidido por Aeronáutica na Covilhã, e já estabeleci os meus objectivos para tal.

                                  Como tinham dito, confirmo que o curso passará para Mestrado Integrado.

                                  Depois o ambiente (que é subjectivo)... Agrada-me muito mais o da Covilhã. A relação entre os professores e alunos parece-me ser muito próxima também, ao contrário do IST.

                                  No ano que entrar a média já deve estar acima dos 16, mas em principio não há crise

                                  Abraço
                                  Editado pela última vez por Psittacus; 12 January 2013, 19:38.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                    ... Venho cá actualizar isto


                                    O facto de o curso ir passar brevemente a Mestrado Integrado, o que aumentará em muito o prestigio do curso
                                    Ui... Pra cima de bué mesmo. Nem imaginas, vais ser um frenesim de empresas a lutarem por eles.

                                    Queres um conselho de borla: se tens nota para o IST não te metas na Covilhã. É senso comum elementar. Por vezes os jovens não pensam racionalmente e depois cometem erros caros a longo prazo.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Queres um conselho de borla: se tens nota para o IST não te metas na Covilhã. É senso comum elementar. Por vezes os jovens não pensam racionalmente e depois cometem erros caros a longo prazo.
                                      Esqueci-me de referir que já me mentalizei que assim que acabar o curso não ficarei cá muito tempo. As melhores ofertas conseguem-se lá fora e não me posso deixar prender a este país sem futuro.
                                      Editado pela última vez por Psittacus; 12 January 2013, 19:40.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post

                                        O facto de o curso ir passar brevemente a Mestrado Integrado, o que aumentará em muito o prestigio do curso, foi mais um factor que me ajudou a tomar esta decisão
                                        Esquece isso, não aumenta o prestígio.

                                        Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                        Depois o ambiente (que é subjectivo)... Agrada-me muito mais o da Covilhã. A relação entre os professores e alunos parece-me ser muito próxima também, ao contrário do IST.
                                        Que experiência tens do IST ou da UBI para dizeres isso? Não é porque ouviste dizer pois não?
                                        Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                        Conheci também uma futura aluna que, apesar de ser de Lisboa, e ter média para o IST, foi visitar a UBI e ficou "apaixonada", pelo que preferiu a Covilhã... E isto mostra já muita coisa

                                        Abraço
                                        É que não mostra nada de nada! Quanto muito demonstra que está desesperada por sair de casa dos pais

                                        Comentário


                                          #80
                                          Não me parece que seja isso
                                          Editado pela última vez por Psittacus; 12 January 2013, 19:42.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                            Não posso concordar. O Mestrado é essencial... E basta ver nos outros cursos onde a preferência por "Integrados" é muito maior.

                                            Na UBI, conheço vários professores a alunos, e sei que é mesmo assim a relaçãoo entre ambos. Aliás, quando fui lá um dos alunos tinha estado com um dos professores num bar da zona na noite anterior ... No IST não se vê disto

                                            Não me parece que seja isso
                                            Homem, o Mestrado é essencial sim, mas lá porque não é Integrado não significa que não o fizesses depois. Estar num Mestrado Integrado é até um pouco limitador, pois não te permite escolher outros Mestrados disponíveis na faculdade, por exemplo. Quanto a serem preferidos os cursos com Mestrado, também não significa muito. Cursos como sociologia ou psicologia continuam a encher (portanto, com abastada preferência) e aquilo não dá emprego simplesmente.

                                            Na UBI conheces professores e alunos. E do IST, conheces alguém? Sinceramente não sinto falta de ir sair à noite com Professores. Aliás, o que eu quero dos meus professores é que sejam gajos geniais, e que me consigam ensinar. Se são porreiros ou amigos, ou se saem à noite comigo (pouco provável no IST em que a maior parte já são cotas) pouco me interessa.

                                            O que eu procuro numa faculdade é rigor, exigência, e que me consiga proporcionar saídas profissionais. Questões como "relação entre professor e aluno" são perfeitamente secundárias. O que interessa num Professor Universitário é que te consiga explicar bem as matérias, que sejam tipos disponíveis nos horários de dúvidas, etc. E isto é que é complicado de encontrar.

                                            Quanto à tua amiga, acredita no que quiseres. Tu dás-me esse exemplo; quantos exemplos queres de pessoal da Covilhã que foi para Lisboa (já nem digo IST)?

                                            Já agora, gostava de saber como é que ela, sem nunca ter estudado no IST nem na UBI, soube logo que a UBI era melhor...LOL

                                            Comentário


                                              #82
                                              Apagar
                                              Editado pela última vez por Psittacus; 12 January 2013, 19:45.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Não conheço a realidade da UBI, mas os argumentos de selecção que invocas são no mínimo maus e revelam muita ingenuidade.

                                                O IST tem acordos com algumas das principais faculdades do mundo da area de aeroespacial, a UBI também ? Se queres ir para o estrangeiro isto é um factor muito importante.

                                                O IST está envolvido em projectos de investigação, ainda à poucos dias o Presidente do IST na televisão anunciou a construção de um edifício de 200mil€ para um projecto com a agência espacial europeia. A UBI na área de aeronáutica está envolvida em que projectos?
                                                No IST, enquanto aluno, nem tem que ser no âmbito de tese, mesmo como aluno de 3º ano para a frente ( ou em alguns casos até de 2º ano), consegues participar em projectos de investigação, não sendo nada impossível conseguires bolsa. Na UBI, alem de se tem projectos interessantes, tu enquanto aluno podes participar? e se sim, ter bolsa é algo realista?

                                                E não tenhas a mínima ilusão que mesmo que tenhas média de 14, um aluno do IST de aeroespacial vai te passar à frente, é justo? Se calhar não, mas o nome conta muito, e o IST tem nome. Independentemente da matéria/programa serem os mais indicados tecnicamente ou não, o facto é que as empresas sabem que é pessoas habituadas a trabalharem sobre pressão e com metas complicadas de atingir. Por algum motivo não pensam isso de outras faculdades, mas isso têns de lhes perguntar porquê.

                                                Para finalizar, no IST, nos primeiros anos, tens alguma razão, com cadeiras com mais de 200inscritos, não há grande relação de proximidade com os professores, mas no entanto no geral não falham os horários de duvidas e grande parte mostra muita disponibilidade.

                                                Do 3º ano para a frente, já começas a ter muito menos gente, cadeiras especificas, e ai já crias uma relação muito próxima e saudável com os professores . O que inclui por vezes responderem a duvidas por mail de madrugada e mostrarem disponibilidade para que compareças no gabinete/salas de duvidas fora de horas, o que inclui por vezes fins de semana. Mas sim, não tiram duvidas por facebook por isso todo este paragrafo é inútil.

                                                Se tens média para o IST, não cometas o erro de ir para a Covilhã, não é que seja mau, mas não tem o prestigio que o IST tem, e isso pode te custar "aquele" emprego daqui a 5(?) anos.
                                                Editado pela última vez por Hecho; 27 May 2011, 18:46.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Com média 19 e preterir o curso da UBI ao do IST é um crime. É que nem que acabes o curso com 20 se vais valer tanto como um que acabe no IST com 14. Eu tenho noção das duas realidades(porque já estives em projectos em que a UBI também participou, porque conheço as instalações, porque já tive contacto com alunos do curso), pois estou a tirar MEAer no IST e já estou no 5º ano e digo-te que há uma diferença brutal de dificuldade entre ambos os cursos principalmente nas disciplinas mais específicas como Aerodinâmicas e estruturas. E eu sou daquelas pessoas que não defende o seu curso, porque acho que está um bocado mal estruturado pois temos uma carga teórica até o 4º ano um bocado elevada. Mas de uma coisa eu sei, saímos muito melhor preparados do IST. Só para acabar, tenho colegas(muitos) a recusar propostas de emprego.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Ambos têm toda a razão, agradeço a vossa ajuda e tenho consciência do prestigio do IST. JMSVS, o "sair melhor preparado" também é subjectivo - tu próprio admitiste que a UBI tem melhores condições e a vertente práctica é muito maior, ao contrário do IST onde é muito teórico Mas relativamente ao prestigio admito-o, nunca o neguei, e até o disse anteriormente. Mas assim vamos voltar ao assunto que encheu estas 3 páginas, e para finalizar, volto a citar:

                                                    Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                                    É melhor parar por aqui o offtopic pois não chegamos a lado nenhum e como já foi dito grande parte do valor está no estudante e não na universidade.
                                                    Ainda não sei com que média acabarei o secundário nem qual será a média de entrada na altura, pelo que não estou já a tomar nenhuma decisão definitiva.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Então sempre entraste pa UBI?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        O que interessa mesmo é seres um homenzinho, trabalhares e não seres apenas mais um nabo que se anda a fiar nos prestigiozinhos...

                                                        É que o mundo do trabalho, na vida real, faz cocó em cima do prestigio e limpa o rabo às médias.

                                                        A melhor faculdade que uma pessoa pode escolher é a que a leve mais rapidamente para dentro desse mundo

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Este ano, se tudo correr bem, lá me vou candidatar a aeronáutica

                                                          Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                          O que interessa mesmo é seres um homenzinho, trabalhares e não seres apenas mais um nabo que se anda a fiar nos prestigiozinhos...

                                                          É que o mundo do trabalho, na vida real, faz cocó em cima do prestigio e limpa o rabo às médias.

                                                          A melhor faculdade que uma pessoa pode escolher é a que a leve mais rapidamente para dentro desse mundo
                                                          Cada vez mais tenho essa ideia...

                                                          Obrigado

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Este... vais agora para o 12º é isso?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                              [FONT=Arial]O que interessa mesmo é seres um homenzinho, trabalhares e não seres apenas mais um nabo que se anda a fiar nos prestigiozinhos...

                                                              É que o mundo do trabalho, na vida real, faz cocó em cima do prestigio e limpa o rabo às médias.
                                                              Nem mais...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X