Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esta é a Geração do "Já não posso mais!"...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O problema é que não podemos mais nem fazemos NADA.
    Concordando ou não os tunisinos e os egipcios é que a sabem toda.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
      O problema da sociedade em geral não é simples e como tal não tem respostas simples.
      É fácil encontrar culpados porque a culpa é sempre de outro qualquer. Neste momento as causas-efeitos-causas-efeitos-etc já são tão grandes e tão influentes que é difícil descobrir uma maneira de conseguir começar a inverter o processo.
      Reparem numa coisa: Vivemos num clima de desconfiança. O Governo (ou estado se quisermos ver por uma perspectiva mais abrangente) está a tomar medidas para tentar resolver uma grande bosta, desculpem-me o termo. O que é que o cidadão comum faz logo a seguir? Tenta evitar as medidas. Isto porquê? Porque ambas as partes responsabilizam a outra pelo problema e não se consegue que ambas trabalhem juntas. É óbvio que é legítimo que as pessoas não queiram descontar mais, pagar mais impostos e ver os vencimentos reduzidos, especialmente porque quem os lidera dá provas vezes e vezes seguidas de não saber administrar. Ora, depois não há dinheiro e não se pode sair do problema. Uma força imparável contra uma inamovivel. Ambas certas, ambas erradas, dependendo da perspectiva, mas isso vale zero para resolver o problema..
      E o mesmo se passa no mercado de trabalho. Por um lado os "patrões" que acham sempre que pagam demais para aquilo que os empregados produzem. Do outro os empregados que pensam sempre estar a ser explorados. São raros os exemplos em que existe um diálogo entre as partes e se tenta alcançar o melhor para todos. Mas surpresa das surpresas, quando esse diálogo existe as coisas correm melhor.
      Ainda há pelo meio muitas pessoas de parte a parte que acham que têm direitos adquiridos, uns por nascença, uns por escolaridade, uns por senioridade, outros pelo que seja. Pessoas que acham que são melhores que os outros, pessoas que acham que são mais importantes que outros, pessoas que acham que os outros existem para os servir, etc...
      É muito difícil de gerir isto. Tanto que toda a gente diz que está mal, mas ideias que resultem, onde estão?
      hmmmm...eu não quero parecer melhor que os outros...mas eu até acho que os problemas (financeiros...que depois acarretam outros) de Portugal são bastante simples de resolver.

      Tudo se resume a um balanço entre impostos colectados e investimento. E venha quem vier, devia haver ordem de prisão para todos os que lidaram com qualquer um desses elementos na última década.

      Vou explicar.

      Impostos:
      - Falta de fiscalização permite elevadíssima taxa de fraude (só este ponto resolveria grande parte dos problemas financeiros do país);
      - Impostos injustos, ridículos e mesmo ilegais (que levam a maior indignação, logo, mais tentativas de fuga aos impostos).

      Investimentos (ou, como subtítulo, para onde vai o dinheiro que pagamos):
      - Investimentos sem retorno (são "só" o pior erro que uma economia do tamanho da nossa pode fazer, pior, só queimar o dinheiro. Estou a falar de elefantes brancos, entre outras. A percentagem do orçamento investido sem retorno é ENORME.)
      - Políticas sociais (algumas são quase um chamamento a essa nobre profissão que é coçar a micose. A taxa de fraude já foi de mais de 60%, não sei como está agora...querem poupar uns milhares de milhões? Fiscalizem!)
      - Gastos do estado não salariais (desde renovações de frotas a estudos de impacto ambiental a duplicar para obras que nunca vão acontecer é de tudo um pouco. São geralmente verdadeiras odes à incompetência que isoladamente não passam de um par de milhões...mas juntas cobririam o buraco do défice do ano passado).

      Concluindo, a classe governante é muito pouco exigente consigo mesma e com o povo...e, sem estranheza leva a que a população padeça exactamente dos mesmo problemas. Exigem muito pouco de si....e menos ainda dos seus governantes. Uma receita para o desastre.




      Só queria deixar uma nota final para quem diz, com alguma indignação, que o país não deve nada a ninguém, que as pessoas é que têm "que se virar";
      Eu acho muito bem que as pessoas se esforcem...bolas, eu sou todo a favor que as pessoas se agarrem com unhas e dentes ao que querem, se isso significar progresso de alguma forma, força com isso.
      Agora, não deixo é que alguém me venha dizer que este país não me deve nada.
      Porque eu pago impostos (e daqueles val€nt€s!) desde os 16 anos, porque eu nunca tive uma única bolsa ou subsídio, porque eu pago sempre as taxas máximas, porque os meus pais se esforçaram em vez de simplesmente se conformarem e eu faço o mesmo!
      Porque se eu quero algo e dou o litro por isso, o mínimo dos mínimos que posso exigir ao meu país é que me proporcione a hipótese de, aplicando o meu trabalho e o meu esforço, o conseguir, que não me dificulte ainda mais a vida.
      É muito bonito dizer para se começar uma empresa...investir num negócio...fazer algo produtivo...mas bolas...em Portugal é muitíssimo mais difícil que noutros países, e estranhamente esses é que não me devem nada!

      Comentário


        Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
        (...)
        Antes de mais peço desculpa por ter apagado o que escreveste ao fazer quote, mas vou responder de uma forma geral.

        Quando digo que é difícil ou que não há ideias que resultem não é em termos das ideias em sí por base ou génese, porque essas há. Refiro-me à implementação mesmo, conseguir fazê-las resultar. As boas ideias e que resultam entram sempre em conflicto com interesses e status quo em que poucos ou nenhuns querem mexer e contra os quais não podem ir.
        Cada vez que alguém "inventa" uma lei, com um determinado espírito e uma determinada intenção - regra geral acredito que boa - há logo uma data de gajos que começa a ver como é que a pode contornar, ignorar, dissimular, perverter ou usar em proveito próprio.

        Basta pensarmos por exemplo em legislação laboral, que nalguns países é mais fléxivel e resulta quer para os empregados quer para os empregadores, e depois imaginarmos o mesmo aplicado cá. Ia ser só para um lado e exploração atrás de exploração. O mal não está na ideia.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Andrebrito Ver Post
          O problema é que não podemos mais nem fazemos NADA.
          Concordando ou não os tunisinos e os egipcios é que a sabem toda.

          Mas queres fazer o quê?
          As revoluções são giras é nos livros de história ou quando outros as fazem por nós.
          Tu, pessoalmente, estás disposto a sacrificar-te, dar a vida por uma mudança de regime? E sacrificar pessoas de quem gostes? É que quando se dá o tudo por tudo vai correr mal para alguém. Algum vai ser heroi postumo, algum vai ficar empalado na porta para que os outros invadam a cidade, alguém tem de ficar para detonar a bomba manualmente, etc...

          Neste momento, há poucas maneiras de mudar as coisas sem extremismos:
          -Eleitoralmente, e não é votar PSD, era votar mesmo em algo diferente para experimentar. E duvido que mudasse alguma coisa, mas podia-se tentar.
          -Governativamente. É preciso que eles queiram. Já mostraram que não querem.
          -Parlamentarmente. Também é preciso que queiram. Igual ao ponto anterior.

          Para além destas só vejo as drásticas e com as drásticas não concordo (excepto em casos muito pontuais).

          Comentário


            Nós não precisamos de revolução nenhuma... Temos uma democracia e já temos todos os instrumentos que necessitamos. Só temos que nos tornar mais exigentes com a classe politica.


            Eu ainda hoje fico parvo, como é que nas ultimas presidenciais, tanta gente se insurgiu contra a "campanha negra" que fizeram contra o Cavaco.

            É que para mim, campanha negra foi quando disseram que o Sócrates era gay, algo que não se sabe bem onde começou, nem quem lançou a historia e que aparentemente não é verdade.. Campanha negra foi a campanha sobre as escutas em Belém, que foi lançada pela presidência imediatamente antes das eleições e que até ver era tudo mentira..

            Agora, quando um candidato, num debate olha olhos nos olhos o outro candidato e lhe faz uma pergunta, e ele se recusa a responder porque acha que só quem nasce duas vezes é que é mais serio que ele, isto não é uma campanha negra.

            Um eleitorado exigente iria querer saber exactamente porque é que o actual presidente e candidato comprou acções por 1 euro quando elas custavam 2,2 euros. Iria saber como é que se processou a dita permuta de terrenos feita com uma offshore, em que foi paga a SISA de uma casa que nunca existiu e a Sisa da casa que efectivamente lá está construída nunca foi paga.. Etc.. Etc...

            Em vez disso o eleitorado Português limita-se a abanar a bandeira e a insultar os outros candidatos porque fazem campanha suja...


            Por isso é que teremos toda a vida Socrates, Cavacos, Albertos, Valentins, Isaltinos e afins.. As pessoas vêm tudo com clubite.. E aos seus perdoam tudo..

            Por isso é que em Portugal continuará a ser possivel aos ministerias esconder as suas despesas e gastos e ninguém se insurge contra isso ( http://www.mynetpress.com/pdf/2010/d...121723489f.pdf )...




            Não precisamos de revolução nenhuma, não precisamos de incendiar nada... Basta enquanto eleitorado começarmos a ser mais exigentes e teremos uma classe politica bastante melhor.. Não tenho a mínima duvida disso.. Pode não ser imediato, pode levar um, dois ou três ciclos eleitorais, mas de certeza absoluta que as coisas mudariam...

            Comentário


              Originalmente Colocado por mundano Ver Post
              Nós não precisamos de revolução nenhuma... Temos uma democracia e já temos todos os instrumentos que necessitamos. Só temos que nos tornar mais exigentes com a classe politica.


              Eu ainda hoje fico parvo, como é que nas ultimas presidenciais, tanta gente se insurgiu contra a "campanha negra" que fizeram contra o Cavaco.

              É que para mim, campanha negra foi quando disseram que o Sócrates era gay, algo que não se sabe bem onde começou, nem quem lançou a historia e que aparentemente não é verdade.. Campanha negra foi a campanha sobre as escutas em Belém, que foi lançada pela presidência imediatamente antes das eleições e que até ver era tudo mentira..

              Agora, quando um candidato, num debate olha olhos nos olhos o outro candidato e lhe faz uma pergunta, e ele se recusa a responder porque acha que só quem nasce duas vezes é que é mais serio que ele, isto não é uma campanha negra.

              Um eleitorado exigente iria querer saber exactamente porque é que o actual presidente e candidato comprou acções por 1 euro quando elas custavam 2,2 euros. Iria saber como é que se processou a dita permuta de terrenos feita com uma offshore, em que foi paga a SISA de uma casa que nunca existiu e a Sisa da casa que efectivamente lá está construída nunca foi paga.. Etc.. Etc...

              Em vez disso o eleitorado Português limita-se a abanar a bandeira e a insultar os outros candidatos porque fazem campanha suja...


              Por isso é que teremos toda a vida Socrates, Cavacos, Albertos, Valentins, Isaltinos e afins.. As pessoas vêm tudo com clubite.. E aos seus perdoam tudo..

              Por isso é que em Portugal continuará a ser possivel aos ministerias esconder as suas despesas e gastos e ninguém se insurge contra isso ( http://www.mynetpress.com/pdf/2010/d...121723489f.pdf )...




              Não precisamos de revolução nenhuma, não precisamos de incendiar nada... Basta enquanto eleitorado começarmos a ser mais exigentes e teremos uma classe politica bastante melhor.. Não tenho a mínima duvida disso.. Pode não ser imediato, pode levar um, dois ou três ciclos eleitorais, mas de certeza absoluta que as coisas mudariam...

              Só falta teres posto o numero de militante do PS.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                Só falta teres posto o numero de militante do PS.
                Por acaso as minhas participações cívicas que envolveram partidos, já foram há algum tempo e foram sempre ligadas ao PSD.. Agora, independentemente do partido eu recuso-me a meter umas palas e a ver só numa direcção.

                Apenas falei mais no Cavaco porque acho que é um caso bem mais interessante.. Falar no Socrates é chover no molhado, toda a gente já percebeu que ele é o mestre da politica espectáculo, toda a gente viu que ele aumentou os salários 2,9% para depois tirar 5%, toda a gente conhece as historias da licenciatura e do Freeport.. Aliás, ainda hoje vinha no jornal Publico que num barómetro realizado em 23 países, Portugal é o pais em que menos pessoas acreditam e confiam no seu Governo.

                Já o Cavaco é um caso bem mais interessante para demonstrar a falta de exigência que existe entre os Portugueses. Porque apesar da forma como terminaram os seus 10 anos de PM, com manifestações, cargas policiais, atropelos à liberdade, uma despesa do Estado crescente, corrupção generalizada na distribuição dos fundos europeus, etc.. etc.. Apesar de ter um dos mandatos presidenciais menos bem conseguidos de que tenho memória. Apesar de nunca responder a nada e não ter opinião sobre nada, a não ser sobre discussões estéreis como a do Estatuto dos Açores, e apesar de todas as noticias que aparecem que o relacionam com uma série de negociatas ligadas ao grupo SLN, ele continua a ser visto como um salvador da pátria por uma boa parte da população que simplesmente se recusa a questionar sequer a seriedade do homem.. Um eleitorado exigente, no mínimo esperaria explicações após as noticias que surgiram. Mas não, limitam-se a meter as palas e a lamentar-se das "campanhas sujas" que os outros fazem.




                PS: já agora, o teu cartão, de que cor é?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                  Antes de mais peço desculpa por ter apagado o que escreveste ao fazer quote, mas vou responder de uma forma geral.

                  Quando digo que é difícil ou que não há ideias que resultem não é em termos das ideias em sí por base ou génese, porque essas há. Refiro-me à implementação mesmo, conseguir fazê-las resultar. As boas ideias e que resultam entram sempre em conflicto com interesses e status quo em que poucos ou nenhuns querem mexer e contra os quais não podem ir.
                  Cada vez que alguém "inventa" uma lei, com um determinado espírito e uma determinada intenção - regra geral acredito que boa - há logo uma data de gajos que começa a ver como é que a pode contornar, ignorar, dissimular, perverter ou usar em proveito próprio.

                  Basta pensarmos por exemplo em legislação laboral, que nalguns países é mais fléxivel e resulta quer para os empregados quer para os empregadores, e depois imaginarmos o mesmo aplicado cá. Ia ser só para um lado e exploração atrás de exploração. O mal não está na ideia.
                  Não tens nada que pedir desculpa ;).

                  Eu percebo o que queres dizer, e não deixas de ter razão! O que digo é que há possibilidade de mudar as coisas, e até de uma forma simples e rápida. Obviamente que quem fizesse pelo menos uma das coisas que assinalei nunca seria reeleito...seria alvo da pior contestação possível, das jogadas mais baixas...de uma forma, seria difícil dar continuidade ao seu trabalho.

                  Diga-se o que se disser...as coisas, geridas pelo bom senso e pela lógica, não são assim tão complicadas. A verdade é como dizes...não há ninguém no poder que não tenha uma dupla ou mesmo tripla agenda, defendendo os seus interesses ou dos seus partidários/amigos/familiares/correligionários...

                  No dia em que aparecesse um indivíduo com tomates e pusesse o país em primeiro lugar...mesmo à frente de si próprio, as possibilidades seriam ilimitadas. Potencial não nos falta. Temos tudo o que precisamos para ser uma economia poderosa e ainda mais...no entanto somos estes coitados que se andam sempre a lamuriar.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                    Só falta teres posto o numero de militante do PS.
                    O direito à militância num determinado partido deveria ser sinónimo de também questionar as políticas partidária participando e enriquecendo o debate político.
                    O que temos verificado é que muitos sofrem de "partidarite" - justificando a velha máxima de que o maior cego é aquele que não quer ver.

                    Quando o debate é feito de uma forma saudável com troca de ideias e argumentos válidos, acho que está aberto o caminho para que algo de novo e melhor saia desse encontro de ideias e argumentos. Agora quando esbarramos num muro de dogmas e convenções estabelecidas só "porque sim" é que saímos todos a perder.

                    Ainda há dias optei por mudar de conversa com um amigo quando, depois de ter desmontado a sua argumentação e lhe ter demonstrado que o partido actualmente no poder não tem sido isento de erros governativos, ele insistia que não e não e não, perguntando constantemente "e depois, se estes saíssem, quem é que lá punhas?" - eu a falar de alhos e ele a responder bugalhos - a questão nem sequer era essa, mas a cegueira, a "partidarite" era tal que lhe impedia sequer assumir fosse o que fosse de negativo acerca do seu clube, perdão partido.

                    E assim, vão as coisas por cá, o que é certo é que enquanto assim for os partidos terão sempre muitos clientes a quem pagar favores - e quanto maior o partido maiores serão esses "favores" - é a nossa forma pouco eficiente de ter lobbies. Pelo menos podíamos seguir o modelo europeu que segue uma política de maior transparência neste campo - desde logo, assumindo os lobbies ou grupos de pressão como parte integrante do processo de decisão sendo sempre auscultado quando há decisões em que sejam partes interessadas.

                    Por estas bandas, os concursos públicos são a desgraça que se vê...

                    Comentário


                      Para além destas só vejo as drásticas e com as drásticas não concordo (excepto em casos muito pontuais)

                      Casos pontuais??? ah já percebi temos de viver nisto 30 ou 40 anos antes de chegarmos a casos pontuais, já agora tens filhos? e se tens ainda recebem o abono?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                        O direito à militância num determinado partido deveria ser sinónimo de também questionar as políticas partidária participando e enriquecendo o debate político.
                        O que temos verificado é que muitos sofrem de "partidarite" - justificando a velha máxima de que o maior cego é aquele que não quer ver.

                        Quando o debate é feito de uma forma saudável com troca de ideias e argumentos válidos, acho que está aberto o caminho para que algo de novo e melhor saia desse encontro de ideias e argumentos. Agora quando esbarramos num muro de dogmas e convenções estabelecidas só "porque sim" é que saímos todos a perder.

                        Ainda há dias optei por mudar de conversa com um amigo quando, depois de ter desmontado a sua argumentação e lhe ter demonstrado que o partido actualmente no poder não tem sido isento de erros governativos, ele insistia que não e não e não, perguntando constantemente "e depois, se estes saíssem, quem é que lá punhas?" - eu a falar de alhos e ele a responder bugalhos - a questão nem sequer era essa, mas a cegueira, a "partidarite" era tal que lhe impedia sequer assumir fosse o que fosse de negativo acerca do seu clube, perdão partido.

                        E assim, vão as coisas por cá, o que é certo é que enquanto assim for os partidos terão sempre muitos clientes a quem pagar favores - e quanto maior o partido maiores serão esses "favores" - é a nossa forma pouco eficiente de ter lobbies. Pelo menos podíamos seguir o modelo europeu que segue uma política de maior transparência neste campo - desde logo, assumindo os lobbies ou grupos de pressão como parte integrante do processo de decisão sendo sempre auscultado quando há decisões em que sejam partes interessadas.

                        Por estas bandas, os concursos públicos são a desgraça que se vê...
                        a militância num partido devia dar, mas na prática não dá direito a questionar nada. hoje em dia para um jovem se dar bem seja na politica, seja na vida civil, tem de ser um 'yes man'. adoptar a corrente do 'lambe-botismo'. se pensar por sua cabeça e for contra-corrente é logo corrido. ou seja, os partidos são grupos de camaradas, amigos, palhaços vá, não são admitidos pelo carácter mas pela força da argumentação e que se juntam para formar claque, aplaudir e dizer 'muito bem'. é preciso engolir sapos, ser papagaio, dar o dito por não dito e mentir muito à socapa. a politica e o debate político são um nojo, só vai para lá gente que não presta, quem for sério nem sequer aceita ir pra lá.
                        é mais ou menos o que acontece com os clubes de futebol, o que eles querem é ganhar, para dignificar as suas cores e 'contratar' mais gente e alargar a casa. eu por exemplo, quando falo com gente do ps ou psd já sei que aquele individuo não concorda com metade daquilo que o seu lider faz e propõe mas vai acenando sim com a cabeça, tem de defender quem lhe paga, não vê mais nada nem o que está à vista de todos.
                        os concursos públicos como é sabido são abertos porque é da lei. é uma mera formalidade para colocar candidatos já pré(admitidos) ou dar concessões a amigos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Andrebrito Ver Post
                          Para além destas só vejo as drásticas e com as drásticas não concordo (excepto em casos muito pontuais)

                          Casos pontuais??? ah já percebi temos de viver nisto 30 ou 40 anos antes de chegarmos a casos pontuais, já agora tens filhos? e se tens ainda recebem o abono?
                          Não, tinhamos de viver em clima de guerra, de repressão, de pobreza extrema, de incapacidade e impossibilidade de viver uma vida digna, de nos podermos exprimir ou manifestar.
                          Ninguém pode dizer que a vida em Portugal está boa, nem que nos devemos contentar porque alguém está pior. Mas ainda estamos muito longe de precisar de golpes de estado ou guerras civis. As revoluções dão-se, são legítimas e compreendem-se quando se chega a um ponto de não retorno, quando se constata que a maioria da população está num estado mínimo de existência, ou melhor já é mais sobrevivência que vivência. Ou ainda para derrubar governos opressores e totalitaristas.

                          Não, não tenho filhos e não, não recebo abono. Mas se o teu argumento vai ser que é preciso uma revolução porque o "estado" deixou de dar 40 ou 50€, então estamos em planos diferentes da discussão.

                          Já mencionei de que maneira se podem contrariar as coisas que se consideram erradas. Vivemos num sistema democrático. Usêmo-lo.
                          Não é preciso "porrada", mesmo que às vezes pareça que sim.

                          Comentário


                            Podemos e devemos mostrar o nosso descontentamento com as políticas adoptadas por este e outros Governos. Fica aqui uma lista de propostas que está disponível no FaceBook em Iniciar sessão | Facebook

                            1. Criminalizar o enriquecimento ilícito dos políticos ou titulares de cargos públicos.
                            2. Eleiçoes públicas para os procuradores da Republica
                            3. Acabar com a dupla tributação nos automóveis e nos combustíveis
                            4. Implementar o voto secreto dos deputados da Assembleia da Republica
                            5. Interditar o acesso aos ex-politicos a todo e qualquer lugar de chefia em instituições que directa ou indirectamente estejam ligadas ao Estado ou seus negócios.
                            6.Estipular um montante maximo para as reformas.
                            7.Interditar a acumulação de reformas cujo valor global exceda o montante máximo determinado.
                            8.Obrigatoriedade de os médicos no SNS aceitarem deslocações durante 5 anos.
                            9.Fim dos ajustes diretos nas obras públicas. Todas as obras públicas devem ter concurso público.
                            10.Nomeação do Procurador Geral da Republica pelo Presidente da Republica.
                            11.Eleição do Conselho Superior de Magistratura por votação secreta dos magistrados.
                            12.Obrigatoriadade de todos os candidatos a deputados representantes de um determinado distrito, terem residência nesse círculo eleitoral em 10 dos últimos 15 anos.
                            13.Acabar com o rendimento minimo dado a detidos nos estabelecimentos prisionais.
                            14.Repatriar os criminosos estrangeiros e empregar os detidos nacionais em tarefas uteis, como por exemplo: limpeza de matas e florestas, limpeza de casas-de-banho públicas e jardins públicos, limpeza dos grafitis das paredes.
                            15.Modernização e aumento dos meios dos serviços de saúde nas regiões do interior do pais.
                            16.Revitalização da agricultura invertendo a tendencia de desertificação do "portugal profundo".
                            17.Fim dos apoios estatais aos clubes de futebol, sejam eles quais forem.
                            18.Fim dos apoios estatais a partidos politicos e a organizações/movimentos de cariz politico.
                            19.Que a todo o ex-politico seja vedado o acesso a todo e qualquer lugar de chefia em instituições que directa ou indirectamente estejam ligadas ao Estado ou seus negócios.
                            20.Obrigar todas a vagas de emprego a serem divulgadas num local (site) único sob gestão do IEFP (sem prejuízo de outros meios simultâneos)
                            ‎21.Redução do numero de gestores dos Conselhos de Administração para três.
                            22.Responsabilização criminal e civil por gestão danosa, dos gestores públicos.
                            23.Não atribuição de carros aos gestores ( 1 por administração ), sem direito de preferencia no final de mandato.
                            24.Acesso publico a todas as movimentações bancárias dos titulares de cargos públicos.
                            25.Fim da acumulação de cargos públicos e o do cargo de deputado com outras funções privadas. Exigimos deputados a tempo inteiro e listas abertas, é fundamental saber em que pessoas votamos.
                            26.Fim à acumulação de reformas, bem como à acumulação de reforma com vencimento da actividade profissional.
                            27.Nenhum cargo público pode ter uma remuneração superior à do Presidente da República.
                            28.Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, etc.) dos três Presidentes da República cessantes retirados.
                            29.Acabar com a acumulação de funções nas empresas municipais. Recebem apenas por um dos cargos que tenham.
                            30.Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado.
                            31.Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar
                            32.Acabar com os salários milionários da RTP e os milhões que a mesma recebe todos os anos.
                            33.Acabar com os ordenados de milionários da TAP, com milhares de funcionários e empresas fantasmas que cobram milhares e que pertencem a quadros do Partido Único (PS + PSD)
                            34.Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efectivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas VALEM e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida
                            35.Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos.
                            36.Os bancos devem ser sujeitos aos mesmos impostos que demais empresas.
                            37.Fim da imunidade política.
                            38.Implementar o acerto de contas em sede de IRS, IRC, IVA, e restantes impostos a pagar pelos contribuintes com as dívidas do estado aos mesmos contribuintes (Impostos, e Facturas de bens os serviços adquiridos)
                            39.Aplicar a paridade estado-contribuinte: Se uma empresa ou particular se atrasa no pagamento do imposto um dia que seja tem coimas, custas e juros imediatos: Aplicar o mesmo princípio aos atrasos do estado, empresas públicas e equiparadas.
                            40.Liquidação do Iva sobre recibo e não sobre a factura
                            41.Extinguir os governos Civis
                            42.Eliminar e concentrar autarquias com menos de 50.000 habitantes
                            43.Criar os círculos uninominais para eleição de deputados
                            44.Acabar com a utilização abusiva e ilegal de Recibos Verdes
                            45.Associar o número de vagas no ensino superior público às carências e excedentes reais do mercado de trabalho.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                              Podemos e devemos mostrar o nosso descontentamento com as políticas adoptadas por este e outros Governos. Fica aqui uma lista de propostas que está disponível no FaceBook em Iniciar sessão | Facebook

                              1. Criminalizar o enriquecimento ilícito dos políticos ou titulares de cargos públicos.
                              2. Eleiçoes públicas para os procuradores da Republica
                              3. Acabar com a dupla tributação nos automóveis e nos combustíveis
                              4. Implementar o voto secreto dos deputados da Assembleia da Republica
                              5. Interditar o acesso aos ex-politicos a todo e qualquer lugar de chefia em instituições que directa ou indirectamente estejam ligadas ao Estado ou seus negócios.
                              6.Estipular um montante maximo para as reformas.
                              7.Interditar a acumulação de reformas cujo valor global exceda o montante máximo determinado.
                              8.Obrigatoriedade de os médicos no SNS aceitarem deslocações durante 5 anos.
                              9.Fim dos ajustes diretos nas obras públicas. Todas as obras públicas devem ter concurso público.
                              10.Nomeação do Procurador Geral da Republica pelo Presidente da Republica.
                              11.Eleição do Conselho Superior de Magistratura por votação secreta dos magistrados.
                              12.Obrigatoriadade de todos os candidatos a deputados representantes de um determinado distrito, terem residência nesse círculo eleitoral em 10 dos últimos 15 anos.
                              13.Acabar com o rendimento minimo dado a detidos nos estabelecimentos prisionais.
                              14.Repatriar os criminosos estrangeiros e empregar os detidos nacionais em tarefas uteis, como por exemplo: limpeza de matas e florestas, limpeza de casas-de-banho públicas e jardins públicos, limpeza dos grafitis das paredes.
                              15.Modernização e aumento dos meios dos serviços de saúde nas regiões do interior do pais.
                              16.Revitalização da agricultura invertendo a tendencia de desertificação do "portugal profundo".
                              17.Fim dos apoios estatais aos clubes de futebol, sejam eles quais forem.
                              18.Fim dos apoios estatais a partidos politicos e a organizações/movimentos de cariz politico.
                              19.Que a todo o ex-politico seja vedado o acesso a todo e qualquer lugar de chefia em instituições que directa ou indirectamente estejam ligadas ao Estado ou seus negócios.
                              20.Obrigar todas a vagas de emprego a serem divulgadas num local (site) único sob gestão do IEFP (sem prejuízo de outros meios simultâneos)
                              ‎21.Redução do numero de gestores dos Conselhos de Administração para três.
                              22.Responsabilização criminal e civil por gestão danosa, dos gestores públicos.
                              23.Não atribuição de carros aos gestores ( 1 por administração ), sem direito de preferencia no final de mandato.
                              24.Acesso publico a todas as movimentações bancárias dos titulares de cargos públicos.
                              25.Fim da acumulação de cargos públicos e o do cargo de deputado com outras funções privadas. Exigimos deputados a tempo inteiro e listas abertas, é fundamental saber em que pessoas votamos.
                              26.Fim à acumulação de reformas, bem como à acumulação de reforma com vencimento da actividade profissional.
                              27.Nenhum cargo público pode ter uma remuneração superior à do Presidente da República.
                              28.Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, etc.) dos três Presidentes da República cessantes retirados.
                              29.Acabar com a acumulação de funções nas empresas municipais. Recebem apenas por um dos cargos que tenham.
                              30.Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado.
                              31.Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar
                              32.Acabar com os salários milionários da RTP e os milhões que a mesma recebe todos os anos.
                              33.Acabar com os ordenados de milionários da TAP, com milhares de funcionários e empresas fantasmas que cobram milhares e que pertencem a quadros do Partido Único (PS + PSD)
                              34.Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efectivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas VALEM e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida
                              35.Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos.
                              36.Os bancos devem ser sujeitos aos mesmos impostos que demais empresas.
                              37.Fim da imunidade política.
                              38.Implementar o acerto de contas em sede de IRS, IRC, IVA, e restantes impostos a pagar pelos contribuintes com as dívidas do estado aos mesmos contribuintes (Impostos, e Facturas de bens os serviços adquiridos)
                              39.Aplicar a paridade estado-contribuinte: Se uma empresa ou particular se atrasa no pagamento do imposto um dia que seja tem coimas, custas e juros imediatos: Aplicar o mesmo princípio aos atrasos do estado, empresas públicas e equiparadas.
                              40.Liquidação do Iva sobre recibo e não sobre a factura
                              41.Extinguir os governos Civis
                              42.Eliminar e concentrar autarquias com menos de 50.000 habitantes
                              43.Criar os círculos uninominais para eleição de deputados
                              44.Acabar com a utilização abusiva e ilegal de Recibos Verdes
                              45.Associar o número de vagas no ensino superior público às carências e excedentes reais do mercado de trabalho.
                              Não concordo com o ponto 42, porque esta medida iria desagradar a uma grande parte da população portuguesa que não gostaria de ver o "seu" concelho integrado no concelho do lado e neste caso ainda há razões de ordem histórica, social, etc... para manter o dito concelho.
                              Já o ponto 45 também pode ser considerado um pouco problemático, já que não se pode obrigar que um jovem que queira ser professor de História a optar pela área da Gestão ou da Economia, só porque há mais saídas profissionais. Neste caso, o jovem pode andar desmotivado, porque não foi para o curso que o realizava, mas foi para um curso que pode ter muitas saídas profissionais, mas que não o realiza a nível pessoal.
                              São só as minhas opiniões.

                              Comentário


                                este documento está carece de revisão e não reflete na íntegra as minhas próprias propostas...Está disponível online para quem quiser contribuir.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                  este documento está carece de revisão e não reflete na íntegra as minhas próprias propostas...Está disponível online para quem quiser contribuir.
                                  Eu percebi isso e por isso fiz uma pequena crítica aos pontos que me parceram mais polémicos, só isso.

                                  Comentário


                                    Este movimento já conta com 12.500 pessoas em poucos dias. Tem sido notícia e demonstra que as redes sociais servem para mais do que apenas manter contacto com os amigos.

                                    Comentário


                                      Que comece a democracia!

                                      Comentário


                                        as medidas são boas e concordo com grande parte delas mas são medidas que custam dinheiro (excepto os cortes no sector público). têm de ser votadas no parlamento e não obtêm consenso da esquerda + direita.
                                        o governo vai fazer o possível por não cortar em nenhum desses lobbies, vai tentar mantê-los todos aumentando impostos e taxas. quando o FMI cá chegar vai fazer uma auditoria e só então vão acabar com alguns.
                                        são os políticos que fazem as leis, eles fazem as leis à sua medida, para proteger a sua classe, o capitalismo é que manda na política (os bancos)não há maiores corruptos que os políticos: eles vão querer combater-se a si próprios e à corrupção? cortar nas mesmas mordomias que os nobres burgueses e reis já tinham? 'jamé!' as medidas anti-corrupção é tudo fogo de vista, não são para levar a sério, chegam a um ponto x e pára tudo. a política manda na justiça tal como os bancos mandam na política.
                                        tal como existe um ordenado mínimo nacional, por mim fixava-se já um ordenado máximo nacional para o sector público e até porque não para o privado (por exemplo, 5 ou 10 salarios minimos). se há pessoas que conseguem viver com 500 euros, todos conseguem viver com 2500 ou 5000.
                                        há muitos lobbies instalados e nunca vai haver um tecto para reformas douradas. a dupla tributação sobre os combustiveis nunca vai ser corrijida e a autoridade da concorrência fecha os olhos porque esta gente que lidera estas instituições públicas, incluindo magistrados e procuradores, são todos nomeados pelos governos/politicos e se não são reverentes são pessoas não gratas e são corridos.
                                        ou seja, aguenta e não chora. ninguém tem coragem de proceder a medidas estruturais, porque são sempre impopulares, dão muito trabalho e chatice e não dão votos!
                                        não é uma petição no facebook que vai sensibilizar o governo. as coisas têm de ser feitas na rua.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                          Podemos e devemos mostrar o nosso descontentamento com as políticas adoptadas por este e outros Governos. Fica aqui uma lista de propostas que está disponível no FaceBook em Iniciar sessão | Facebook

                                          (...)

                                          Há medidas muito boas, com que concordo, mas há demasiadas coisas que foram escritas sem serem pensadas...que seria um perigo serem aprovadas.
                                          Vou tentar mostrar algumas:

                                          1. e 34. qualquer enriquecimento ilícito já é crime...
                                          8. é uma medida injusta. Obrigar alguém a andar a saltar pelo país? E famílias? E os médicos como pessoas?
                                          17. concordo, mas será melhor reduzir e não eliminar. Até porque não esquecer que os clubes têm outras actividades para crianças e jovens...
                                          24. então agora querias que fosse pública qualquer compra que qualquer titular de cargo público fizesse? Onde anda a privacidade? Isso é tirar direitos que são banais só por ter um cargo público. Imagina, por exemplo, um tipo que quisesse comprar um filme porno...estava tramado!
                                          26. (e em relação à acumulação de reformas em geral) não esquecer que a ser aplicada a cargos públicos seria aplicada à população...e seria devastador...
                                          37. impossível de aplicar. A imunidade existe por algum motivo - se não existisse, em qualquer tribunal poderias ouvir da boca de um político segredos de estado comprometedores da segurança ou estabilidade nacionais. Acredito sim numa redução da mesma.
                                          42. foi alguém que vive em Lisboa que pensou nisto assim tão "rectangular" não foi? Sem noção do que isso faria ao interior...
                                          45. é uma boa ideia, já muito falada. mas como se faz isso? e é justo por exemplo...este ano abrir mais mil vagas no curso x...e no ano seguinte fechar uns milhares de vagas no mesmo curso? Um possível candidato ficar arrumado apenas porque é um ano mais novo? Não me parece justo...

                                          De resto, algumas medidas são mesmo muito boas...nomeadamente as relacionadas com a A.R..


                                          EDIT: já agora...essa página do facebook mostra bastante explicitamente porque é que estas ideias caem por terra. Extremismos...e gente tola.
                                          Grita-se morte aos banqueiros, pede-se a demissão de toda a classe política, a dissolução dos partidos...e quando vai lá alguém meter alguma contenção "O QUÊ????!!! ESSA ESCUMALHA ESTÁ A DESTRUIR O PAÍS!!! TUDO PARA A FORCA!!!".

                                          Acho que para isto estamos bem como estamos...
                                          Editado pela última vez por MrBrown; 08 February 2011, 11:13.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                            Há medidas muito boas, com que concordo, mas há demasiadas coisas que foram escritas sem serem pensadas...que seria um perigo serem aprovadas.
                                            Vou tentar mostrar algumas:

                                            1. e 34. qualquer enriquecimento ilícito já é crime...
                                            8. é uma medida injusta. Obrigar alguém a andar a saltar pelo país? E famílias? E os médicos como pessoas?
                                            17. concordo, mas será melhor reduzir e não eliminar. Até porque não esquecer que os clubes têm outras actividades para crianças e jovens...
                                            24. então agora querias que fosse pública qualquer compra que qualquer titular de cargo público fizesse? Onde anda a privacidade? Isso é tirar direitos que são banais só por ter um cargo público. Imagina, por exemplo, um tipo que quisesse comprar um filme porno...estava tramado!
                                            26. (e em relação à acumulação de reformas em geral) não esquecer que a ser aplicada a cargos públicos seria aplicada à população...e seria devastador...
                                            37. impossível de aplicar. A imunidade existe por algum motivo - se não existisse, em qualquer tribunal poderias ouvir da boca de um político segredos de estado comprometedores da segurança ou estabilidade nacionais. Acredito sim numa redução da mesma.
                                            42. foi alguém que vive em Lisboa que pensou nisto assim tão "rectangular" não foi? Sem noção do que isso faria ao interior...
                                            45. é uma boa ideia, já muito falada. mas como se faz isso? e é justo por exemplo...este ano abrir mais mil vagas no curso x...e no ano seguinte fechar uns milhares de vagas no mesmo curso? Um possível candidato ficar arrumado apenas porque é um ano mais novo? Não me parece justo...

                                            De resto, algumas medidas são mesmo muito boas...nomeadamente as relacionadas com a A.R..
                                            Também acho prioritário que o voto dos deputados na AR seja secreto. Seria o fim da disciplina de voto.

                                            Comentário


                                              Aposto que desses 12.500 que assinaram a petição, foram os mesmos que se abstiveram de correr com o corrupto Sr Silva, aquando as presidenciais. A hipocrisia no seu estado mais puro

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                                Aposto que desses 12.500 que assinaram a petição, foram os mesmos que se abstiveram de correr com o corrupto Sr Silva, aquando as presidenciais. A hipocrisia no seu estado mais puro
                                                Estás a falar 12.500 pessoas, sabendo qual foi a sua intenção de voto. Não és a Maya, pois não?
                                                Isto não é uma petição.
                                                É um documento aberto à discussão e revisão que está disponível num grupo do Facebook.

                                                Achei interessante haver um grupo que tem crescido exponencialmente cuja reivindicação principal seja a da moralização da classe política.

                                                Há sempre pessoas prontas a atirar a primeira pedra sempre que alguém tenta construir algo. Serás uma delas? O bota abaixismo não traz nada de novo a esta discussão.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                                  Estás a falar 12.500 pessoas, sabendo qual foi a sua intenção de voto. Não és a Maya, pois não?
                                                  Isto não é uma petição.
                                                  É um documento aberto à discussão e revisão que está disponível num grupo do Facebook.

                                                  Achei interessante haver um grupo que tem crescido exponencialmente cuja reivindicação principal seja a da moralização da classe política.

                                                  Há sempre pessoas prontas a atirar a primeira pedra sempre que alguém tenta construir algo. Serás uma delas? O bota abaixismo não traz nada de novo a esta discussão.
                                                  Não, não sou. E para prová-lo vou assinar a petição também

                                                  Comentário


                                                    então se o sr. silva ganhou logo na primeira volta com maioria absoluta isso é bom sinal, significa que o português está satisfeito com a vida e com o país que tem e que felizmente há mais de 2milhões de ricos. nas legislativas idem, ora ps ora psd à vez que se vão revezando há 30 anos ora tu ora eu, traduzem a satisfação do povo português com estes governantes à frente dos desígnios do país.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Tecauto Ver Post
                                                      então se o sr. silva ganhou logo na primeira volta com maioria absoluta isso é bom sinal, significa que o português está satisfeito com a vida e com o país que tem e que felizmente há mais de 2milhões de ricos. nas legislativas idem, ora ps ora psd à vez que se vão revezando há 30 anos ora tu ora eu, traduzem a satisfação do povo português com estes governantes à frente dos desígnios do país.

                                                      Que anternativa minimamente credivel havia???????????????

                                                      Vamos partir para o radicalismo?
                                                      Matar os banqueiro?
                                                      Meter os da outra cor no Campo Pequeno como queria o outro assaltante de bancos?
                                                      Vamos partir isto tudo?
                                                      Ou vamos usar a cabeça para pensar?
                                                      Editado pela última vez por lufra; 08 February 2011, 13:09.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                                                        Que anternativa minimamente credivel havia???????????????

                                                        Vamos partir para o radicalismo?
                                                        Matar os banqueiro?
                                                        Meter os da outra cor no Campo Pequeno como queria o outro assaltante de bancos?
                                                        Vamos partir isto tudo?
                                                        Ou vamos usar a cabeça para pensar?
                                                        Todas, menos aquela.

                                                        Comentário


                                                          Esta é a geração do "Nem Nem"

                                                          Nem Trabalham
                                                          Nem Estudam

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                                            Aposto que desses 12.500 que assinaram a petição, foram os mesmos que se abstiveram de correr com o corrupto Sr Silva, aquando as presidenciais. A hipocrisia no seu estado mais puro
                                                            Devem ser mais 12.500 que já estão mais que arrependidos de terem votado PS e eleito este incompetente do Sócrates para Primeiro Ministro

                                                            Comentário


                                                              esta é mais a geracao das queixas, da imobilidade e passividade.

                                                              Muitos ficam em casa dos pais, no bem bom, a queixarem-se das dificuldades da vida, em vez de planearem a formacao consoante as possibilidades de emprego futuro, e procuram trabalho numa area geografica extremamente reduzida.

                                                              Se fossem mas é trabalhar e planear o futuro, em vez de criar grupos no facebook de apoio a musica libertadora da deolinda.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X