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Galp com lucros de 441 milhões de euros

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    #31
    Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
    Qual será a fatia do bolo de Durão Barroso e do PSD, pelo empurrão ao liberalizar o preço dos combustíveis

    Lembro-me bem que na altura da liberalização dos preços toda a gente estava de acordo.

    Era a fé na concorrência

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      #32
      Mais uns bons milhões p/ Amorim e comp...

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        #33
        Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
        Lembro-me bem que na altura da liberalização dos preços toda a gente estava de acordo.

        Era a fé na concorrência
        Ainda temos um longo caminho a percorrer, um dos muitos problemas, da concordância, é que não existe uma autoridade com poder suficiente para os prender e multar acima dos 100% do lucro.

        Comentário


          #34
          Não sou cliente assíduo de bombas de gasolina, pois em Portugal uso sobretudo os transportes públicos. Mas não se esqueçam que a Galp está presente em muitos países e cada vez mais os mercados externos pesam mais nas empresas portuguesas, por exemplo a Galp está bem presente em Espanha, Moçambique... até Suazilândia!

          E o que me choca mais no meio disto tudo é a excessiva dependência do transporte privado em Portugal, onde as cidades são feitas para os carros em detrimentos das pessoas e dos transportes públicos, isso sim é um problema sério muito maior que o preço dos combustíveis!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por taz76 Ver Post
            Eu por mim até podia ter o dobro do dinheiro de lucro o que é chocante na noticia é o aumento da percentagem de lucro face ao ano passado, e isto numa altura de recessão.
            Será que o pessoal todo andou a meter mais combustível no ano passado que em 2009?
            Em que sectores é que se faz primeiro sentir a recessão? No energético não é decerteza...energia precisamos sempre dela. Podemos é racionalizar um pouco os custos mas pouco...não funciona como o sector automóvel ou imobiliário...

            No caso da Galp, a venda de electricidade aumentou bastante face a 2009, bem como a produção de crude no território brasileiro e obviamente as margens de refinação com o aumento do preço do crude nos mercados internacionais...

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              #36
              Originalmente Colocado por jguerreiro Ver Post
              Não sou cliente assíduo de bombas de gasolina, pois em Portugal uso sobretudo os transportes públicos. Mas não se esqueçam que a Galp está presente em muitos países e cada vez mais os mercados externos pesam mais nas empresas portuguesas, por exemplo a Galp está bem presente em Espanha, Moçambique... até Suazilândia!

              E o que me choca mais no meio disto tudo é a excessiva dependência do transporte privado em Portugal, onde as cidades são feitas para os carros em detrimentos das pessoas e dos transportes públicos, isso sim é um problema sério muito maior que o preço dos combustíveis!
              Ora bem...a mudança do paradigma energético para este século começa desde logo com o planeamento urbanístico.

              Comentário


                #37
                OK, peço desculpa a alguns users e assim que for possível altero o tópico para uma campanha a favor das gasolineiras, coitadinhas delas.

                Mais cego é aquele que não quer ver

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                  À quantos anos o Durão abandonou o governo? O teu incompetente Socrates nestes anos todos não alterou nada porquê? Porque é um incompetente corrupto 100x pior que o Durão.
                  Se alterasse a lei era criticado por alterar, assim é criticado por não alterar

                  E se bem me lembro na altura a esmagadora maioria dos portugueses apoiou a liberalização, eu também e continuo a achar que deve continuar assim.

                  Comentário


                    #39
                    Para quem quiser dar uma "olhada" tá tudo lá esclarecido: http://www.eugeniorosa.com/Sites/eug...os-UE27-2F.pdf

                    Os preços dos combustíveis sem impostos revertem na totalidade para as empresas constituindo a fonte dos seus lucros. É por isso que os utilizaremos. Dados disponíveis no “site” da Direcção Geral de Energia do Ministério da Economia revelam que, em Janeiro de 2010, em 23 países dos 27 da União Europeia o preço do gasóleo sem impostos era inferior ao preço em Portugal. Em relação à gasolina 95, em 20 países dos 27 da UE27 o preço da gasolina sem impostos era também inferior ao preço em Portugal sem impostos (Quadro I). Esperemos agora que a Agência Lusa, que foi tão solícita e pronta em divulgar a declaração da GALP, faça o mesmo repondo a verdade em nome de uma informação mais objectiva. Se recusar estará conscientemente a participar na campanha de manipulação da opinião pública.Mas o comportamento da GALP ainda se torna mais claro quando comparamos os preços em Portugal com os preços médios da UE27. De acordo com os dados da Direcção Geral de Energia do Ministério da Economia, entre Janeiro de 2009 e Janeiro de 2010, o preço do gasóleo sem impostos em Portugal aumentou 19,8%, enquanto o preço médio do gasóleo, também sem impostos, da União Europeia subiu 12,8%, ou seja, o aumento em Portugal foi superior em 7 pontos percentuais à subida verificada na UE27. Em relação à gasolina 95 a disparidade é ainda
                    maior. Segundo também o Ministério da Economia, em Portugal o preço da gasolina 95 sem impostos subiu, entre Janeiro de 2009 e Janeiro de 2010, em 57,5%, enquanto o preço médio da gasolina 95 na União Europeia, também sem impostos, aumentou, no mesmo período, 45,6%, portanto a subida em Portugal foi superior em 11,9 pontos percentuais à verificada na UE27. E a desculpa normalmente apresentado pelas petrolíferas do preço do petróleo não é aceitável porque os outros países europeus também adquirem o petróleo no mercado internacional, como a GALP.......
                    Posto isto apesar de não adiantar muito. Nao abasteçam nos postos da Galp e de preferência também na BP e na Repsol!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                      Já alguém se deu ao trabalho de tentar perceber o funcionamento do mercado de combustíveis e a respectiva formação de preços? A Autoridade da Concorrência tem relatórios periódicos detalhados sobre a formação dos preços. Verifiquem as cotações internacionais dos produtos refinados que estão disponíveis para toda a gente nos mais variados sites.

                      Ah, pois é, dá trabalho ler essa "papelada". Dizer mal é bem mais fácil. Independentemente de se perceber ou não do assunto que se está a falar. Típico do português. Nada de novo, portanto.

                      Será que as pessoas não têm noção do peso dos impostos nos preços? Que os preços sem impostos são praticamente iguais em Portugal e Espanha?

                      Ninguém fala do Estado que leva mais de 50% em cada litro de combustível.

                      Lição a retirar: ter lucros é mau, ter prejuízos é bom.

                      se consideras 14 centimos pouco...

                      Comentário


                        #41
                        Já expliquei isto várias vezes, e numa delas com números e gráficos, por isso não o vou fazer outra vez, a razão do preço elevado dos combustíveis em Portugal é a carga fiscal.

                        Em preço antes de impostos os combustíveis em Portugal são bastante competitivos.

                        E mais, não sei porque continuam a apontar armas às petrolíferas, quando num litro de combustível vai mais dinheiro para o Estado do que para toda a cadeia de valor de produção e venda de combustíveis (Pesquisa, Extracção, Refinação, Distribuição e Comercialização).

                        Os dados estão disponíveis, pesquisem-nos e não tirem conclusões erradas.

                        E depois há o raio da mentalidade mesquinha de que uma empresa não pode ter lucros...mas isso é assunto para outro tópico.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                          Já expliquei isto várias vezes, e numa delas com números e gráficos, por isso não o vou fazer outra vez, a razão do preço elevado dos combustíveis em Portugal é a carga fiscal.

                          Em preço antes de impostos os combustíveis em Portugal são bastante competitivos.

                          E mais, não sei porque continuam a apontar armas às petrolíferas, quando num litro de combustível vai mais dinheiro para o Estado do que para toda a cadeia de valor de produção e venda de combustíveis (Pesquisa, Extracção, Refinação, Distribuição e Comercialização).

                          Os dados estão disponíveis, pesquisem-nos e não tirem conclusões erradas.

                          E depois há o raio da mentalidade mesquinha de que uma empresa não pode ter lucros...mas isso é assunto para outro tópico.

                          o ultimo estudo da Adc mostra que há discrepâncias no preço antes de impostos em euros, por litro.

                          mas claro que os impostos são parte do problema, tal como a formula de calculo do preço

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                            Já expliquei isto várias vezes, e numa delas com números e gráficos, por isso não o vou fazer outra vez, a razão do preço elevado dos combustíveis em Portugal é a carga fiscal.

                            Em preço antes de impostos os combustíveis em Portugal são bastante competitivos.

                            E mais, não sei porque continuam a apontar armas às petrolíferas, quando num litro de combustível vai mais dinheiro para o Estado do que para toda a cadeia de valor de produção e venda de combustíveis (Pesquisa, Extracção, Refinação, Distribuição e Comercialização).

                            Os dados estão disponíveis, pesquisem-nos e não tirem conclusões erradas.

                            E depois há o raio da mentalidade mesquinha de que uma empresa não pode ter lucros...mas isso é assunto para outro tópico.
                            Na BP em Águeda o gasóleo custa 1,37, e no Jumbo em Aveiro custa 1,17, no entanto a carga fical é a mesma!

                            A culpa é do estado e das petroliferas!

                            Imaginem que levam um bolo para um país africano qualquer onde se passa fome, logo aparecem 50 africanos a tentarem-no comer e se for preciso andam à porrada uns com os outros! Aqui a situação é a mesma, toda a gente quer comer do bolo.

                            O que move o país são as energias, e nos países desenvolvidos a energia é barata enquanto que nos países do terceiro mundo é cara, para Portugal andar para a frente há que tornar as energias baratas.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                              Na BP em Águeda o gasóleo custa 1,37, e no Jumbo em Aveiro custa 1,17, no entanto a carga fical é a mesma!

                              A culpa é do estado e das petroliferas!

                              Imaginem que levam um bolo para um país africano qualquer onde se passa fome, logo aparecem 50 africanos a tentarem-no comer e se for preciso andam à porrada uns com os outros! Aqui a situação é a mesma, toda a gente quer comer do bolo.

                              O que move o país são as energias, e nos países desenvolvidos a energia é barata enquanto que nos países do terceiro mundo é cara, para Portugal andar para a frente há que tornar as energias baratas.
                              Voar na Ryanair também é mais barato que voar na TAP, so what?

                              Os modelos de negócio "low-cost" (seja combustíveis, viagens, whatever) não são comparáveis com modelos de negócio tradicionais.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                o ultimo estudo da Adc mostra que há discrepâncias no preço antes de impostos em euros, por litro.

                                mas claro que os impostos são parte do problema, tal como a formula de calculo do preço
                                Isto é outro problema

                                Feita para beneficia-los, sobe com facilidade e demora a descer

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                  Isto é outro problema

                                  Feita para beneficia-los, sobe com facilidade e demora a descer
                                  variar à média da semana em vez de diariamente beneficia ou prejudica alguém como?

                                  Só todo "ouvidos".

                                  Comentário


                                    #47
                                    Há 2 semanas fui à farmácia e trouxe um antibiotico, um "brufen" e umas gotas para o nariz.

                                    Nada comparticipado.

                                    25€!

                                    Custa pagar o combustível, mas umas coisitas para uma constipação passar mais rápido...custou-me bem mais!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Isso é que é xular o cidadão hein?!
                                      É mesmo à descarada, é que já nem se importam em tentar tapar.
                                      Empresas grandes é só lucrar, sempre a aumentar os lucros todos os anos cada vez mais, sempre a mamar e o Estado a ver.
                                      PT, EDP, Galp, Bancos, Hipermercados, etc. depois querem que a economia cresça com a energia a estes preços e com estes monopólios.

                                      Comentário


                                        #49
                                        A ver é se patrocinam o Armindo Araújo e se deixam de armar em esquisitos...
                                        Editado pela última vez por JFernandes; 11 February 2011, 18:42.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                          se consideras 14 centimos pouco...
                                          Onde é que estão esses 14 cêntimos de diferença? Estou a falar de preços sem impostos que são esses que são responsabilidade das petrolíferas.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                            variar à média da semana em vez de diariamente beneficia ou prejudica alguém como?

                                            Só todo "ouvidos".
                                            Ui, isso foi-me explicado numa aula como funciona a fórmula mas não consigo explicar como me explicaram. Mas no fim as contas sobem mais facilmente do que descem.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Gasóleo sem impostos em Portugal é o terceiro mais caro da Europa - Autoportal

                                              já foi em Janeiro

                                              entre a galp e o desgoverno...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                                                Onde é que estão esses 14 cêntimos de diferença? Estou a falar de preços sem impostos que são esses que são responsabilidade das petrolíferas.

                                                foi o que o tipo da economia da sic mostrou hoje.

                                                é do relatorio da adc

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                  Voar na Ryanair também é mais barato que voar na TAP, so what?

                                                  Os modelos de negócio "low-cost" (seja combustíveis, viagens, whatever) não são comparáveis com modelos de negócio tradicionais.
                                                  Ok, eu reformulo a frase, na BP em Aveiro o gasóleo está (ou estava) a 1,27, em Águeda está a 1,37..


                                                  Se a desculpa deles é que fornecem mais serviços, com comida e venda de outros produtos, e por esse motivo têm de subir o preço do combustível, poupem-me, a 1,5€ por um bolicao eles ainda tiram mais lucro com as lojas

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                    Já expliquei isto várias vezes, e numa delas com números e gráficos, por isso não o vou fazer outra vez, a razão do preço elevado dos combustíveis em Portugal é a carga fiscal.

                                                    Em preço antes de impostos os combustíveis em Portugal são bastante competitivos.

                                                    E mais, não sei porque continuam a apontar armas às petrolíferas, quando num litro de combustível vai mais dinheiro para o Estado do que para toda a cadeia de valor de produção e venda de combustíveis (Pesquisa, Extracção, Refinação, Distribuição e Comercialização).

                                                    Os dados estão disponíveis, pesquisem-nos e não tirem conclusões erradas.

                                                    E depois há o raio da mentalidade mesquinha de que uma empresa não pode ter lucros...mas isso é assunto para outro tópico.
                                                    Errado!

                                                    Parece que alguém se adiantou..

                                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                      Em preço antes de impostos os combustíveis em Portugal são bastante competitivos.
                                                      Não são nada! Estão acima da média Europeia, quando na realidade existem condições para os preços antes de impostos, sejam dos mais baixos da união.

                                                      Como aliás eram, antes de haver a liberalização. E não me lembro de a Galp dar prejuízo nessa altura.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Aproveito para deixar aqui um exemplo recente:

                                                        Composição do Preço Médio de Venda ao Público dos combustíveis em
                                                        Portugal e Espanha: Semana 10 Janeiro 2011


                                                        Gasolina €/litro

                                                        Portugal
                                                        Preço Antes impostos (PAI): 0,625
                                                        Impostos: 0,861
                                                        Preço final: 1,486

                                                        Espanha
                                                        Preço Antes impostos (PAI): 0,629
                                                        Impostos: 0,636
                                                        Preço final: 1,265

                                                        Gasóleo €/litro

                                                        Portugal
                                                        Preço Antes impostos (PAI): 0,665
                                                        Impostos: 0,628
                                                        Preço final: 1,293

                                                        Espanha
                                                        Preço Antes impostos (PAI): 0,666
                                                        Impostos: 0,528
                                                        Preço final: 1,194


                                                        Agora tirem as vossas conclusões.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
                                                          Errado!

                                                          Parece que alguém se adiantou..

                                                          Errado porquê? É natural que os preços em Portugal e Espanha sejam ligeiramente superiores à média europeia porque as cotações dos produtos refinados têm como referência Roterdão. E Portugal está um pouco afastado da Holanda o que faz com que haja essa diferença de alguns cêntimos face à média europeia.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                                                            Errado porquê? É natural que os preços em Portugal e Espanha sejam ligeiramente superiores à média europeia porque as cotações dos produtos refinados têm como referência Roterdão. E Portugal está um pouco afastado da Holanda o que faz com que haja essa diferença de alguns cêntimos face à média europeia.
                                                            Errado porque a afirmação de que os preços em Portugal são competitivos é, simplesmente, falsa.

                                                            As razões para isso ser assim, são outros 5 paus..

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                                                              Errado porquê? É natural que os preços em Portugal e Espanha sejam ligeiramente superiores à média europeia porque as cotações dos produtos refinados têm como referência Roterdão. E Portugal está um pouco afastado da Holanda o que faz com que haja essa diferença de alguns cêntimos face à média europeia.

                                                              isso é a teoria peregrina do sebastião da acd e do homem da super bock

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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