Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Efeitos práticos igual a ZERO

    Comentário


      Não estou à espera que ninguém diga o que aconteceu,. só quero descrever este fenómeno mais do que estranho que aconteceu comigo:

      Estou ligado ao Router por Wi-Fi no PC, como sempre estive. A ligação é estável, nunca deu nenhum tipo de problema.

      De uns dois dias para cá, o PC encontrava a rede, mas não conseguia ligar. Adicionei e removi a rede várias vezes, fiz reset do router várias vezes, verifiquei tudo o que pudesse afetar. Desliguei antivirus, firewalls do windows, etc etc.

      Ainda assim, mesmo que não tivesse desligado nada, eu não instalei nada novo, nem fiz nenhuma alteração nas configurações do PC.

      As outras redes funcionavam normalmente no PC, como por exemplo o telemóvel a fazer de access point. Apenas esta rede específica do router da MEO não dava.

      E também todos os outros dispositivos que tenho em casa, como por exemplo 3 telemóveis, tablet, smart tvs, notebook, etc, apanhavam a rede e ligavam normalmente.


      Como solução radical, já me estava a preparar para reinstalar o Windows. E então, sem que nada fizesse prever, hoje voltou a dar.


      Mistérios da informática...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
        Não estou à espera que ninguém diga o que aconteceu,. só quero descrever este fenómeno mais do que estranho que aconteceu comigo:

        Estou ligado ao Router por Wi-Fi no PC, como sempre estive. A ligação é estável, nunca deu nenhum tipo de problema.

        De uns dois dias para cá, o PC encontrava a rede, mas não conseguia ligar. Adicionei e removi a rede várias vezes, fiz reset do router várias vezes, verifiquei tudo o que pudesse afetar. Desliguei antivirus, firewalls do windows, etc etc.

        Ainda assim, mesmo que não tivesse desligado nada, eu não instalei nada novo, nem fiz nenhuma alteração nas configurações do PC.

        As outras redes funcionavam normalmente no PC, como por exemplo o telemóvel a fazer de access point. Apenas esta rede específica do router da MEO não dava.

        E também todos os outros dispositivos que tenho em casa, como por exemplo 3 telemóveis, tablet, smart tvs, notebook, etc, apanhavam a rede e ligavam normalmente.


        Como solução radical, já me estava a preparar para reinstalar o Windows. E então, sem que nada fizesse prever, hoje voltou a dar.


        Mistérios da informática...
        Pode ser muita coisa, desde drivers em update a provocar comportamentos estranhos, cache, ernergia acomulada, etc etc

        Uma boa alternativa e para troubleshoot rápido é iniciar via PEN com outro SO e ver se o problema é igual.

        Comentário


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

          Pode ser muita coisa, desde drivers em update a provocar comportamentos estranhos, cache, ernergia acomulada, etc etc

          Uma boa alternativa e para troubleshoot rápido é iniciar via PEN com outro SO e ver se o problema é igual.

          Mas todos esses problemas que mencionas, em principio aconteceriam a todas as ligações Wi-Fi, e não só a esta em específico, certo?

          Esse é que é o mistério: todas as redes funcionavam normalmente no PC, exceto esta. E por outro lado, esta rede funcionava normalmente em todos os outros dispositivos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post


            Mas todos esses problemas que mencionas, em principio aconteceriam a todas as ligações Wi-Fi, e não só a esta em específico, certo?

            Esse é que é o mistério: todas as redes funcionavam normalmente no PC, exceto esta. E por outro lado, esta rede funcionava normalmente em todos os outros dispositivos.
            O mais comum é isso sim mas não é raro acontecer algo mais manhoso como foi o teu caso. Pode tb ser um " simples " erro do windows, teria de se ver eventviewer, etc.

            Há placas wifi com comportamentos mt manhosos.

            Na informática/electrónica temos de estar preparados para tudo o que mais estranho é

            Comentário


              Preciso de umas dicas sobre espaço em disco.
              A minha Maria, tem o disco no vermelho, pouco espaço disponível.

              Na verificação que fiz ao disco encontrei uma pasta “users” com quase 8 GB de espaço ocupado.
              Dentro desta pasta existem várias subpastas que analisando o espaço de cada uma, a soma não chega a 500 MB.

              Como é que isto acontece, pasta “mãe” 8 gb e a soma das que estão dentro 500mb.

              Possivelmente a desfragmentação do disco resolve.
              O que acham?

              Editado pela última vez por moealmas; 21 March 2024, 10:03.

              Comentário


                Ligas a opção para mostrar os ficheiros e pastas escondidas.
                Queres saber para onde vai o espaço ocupado, recomendo a app Treesize free.

                Comentário


                  Boas rapaziada.

                  Teclado USB slim, português, com retroiluminação e leitor cartões cidadão, alguém conhece algo?

                  ando há algum tempo a tentar encontrar, mas esta combinação aparentemente não existe...

                  Conseguem recomendar algum equipamento?

                  Estou a escrever num teclado HP smartcard keyboard TPC-C001K

                  Pretendia algo igual a este, mas iluminado. Será possível que não exista nada do género no mercado?!!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por moealmas Ver Post
                    Preciso de umas dicas sobre espaço em disco.
                    A minha Maria, tem o disco no vermelho, pouco espaço disponível.

                    Na verificação que fiz ao disco encontrei uma pasta “users” com quase 8 GB de espaço ocupado.
                    Dentro desta pasta existem várias subpastas que analisando o espaço de cada uma, a soma não chega a 500 MB.

                    Como é que isto acontece, pasta “mãe” 8 gb e a soma das que estão dentro 500mb.

                    Possivelmente a desfragmentação do disco resolve.
                    O que acham?

                    Vê se consegues aceder a cada uma dessas pastas.
                    Mesmo sendo admin da maquina, podes ter de entrar nelas e surge aquela opção a confirmar, clickas Yes e depois ja consegues ver o tamanho da pasta.

                    Podes também ir às proprieties do my computer ( this PC ) e vais ao separador Advanced -> User Profiles e lá mostra o tamanho de cada perfil.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post


                      Na informática/electrónica temos de estar preparados para tudo o que mais estranho é


                      Nisso eu concordo. Já vi coisas estranhíssimas e algumas sem a mínima explicação lógica, mas ela existe.

                      O caso mais incrível do qual tive conhecimento, foi o de um PC de um amigo que não ligava na vertical, mas ligava na horizontal

                      Conclusão: depois de muitas horas perdidas e sem nenhuma solução racional, partiu-se para a solução radical de desmontar o hardware todo, inclusive motherboard. Quando esta foi desmontada, descobriu-se que havia um parafuso "esquecido" entre a board e a caixa metálica, que quando o PC era colocado na posição vertical, fazia um ligeiro contato com a parte de metal e fazia com que a board não arrancasse (curto circuito?)

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post



                        Nisso eu concordo. Já vi coisas estranhíssimas e algumas sem a mínima explicação lógica, mas ela existe.

                        O caso mais incrível do qual tive conhecimento, foi o de um PC de um amigo que não ligava na vertical, mas ligava na horizontal

                        Conclusão: depois de muitas horas perdidas e sem nenhuma solução racional, partiu-se para a solução radical de desmontar o hardware todo, inclusive motherboard. Quando esta foi desmontada, descobriu-se que havia um parafuso "esquecido" entre a board e a caixa metálica, que quando o PC era colocado na posição vertical, fazia um ligeiro contato com a parte de metal e fazia com que a board não arrancasse (curto circuito?)
                        Isso é relativamente " comum " .

                        Como já fiz milhares de assistências tanto fisicas como remotas ao longo dos anos, há cada coisa manhosa que um gajo assistiu...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                          Como já fiz milhares de assistências tanto fisicas como remotas ao longo dos anos, há cada coisa manhosa que um gajo assistiu...
                          Só por curiosidade, qual foi a percentagem de vezes que tiveste vontade de dar no toutiço do "cliente" ?

                          (Adivinha completamente ignorante, umas 10% )

                          Comentário


                            Bom Dia,

                            Quero comprar uma box android, que vai servir basicamente para ver TV (tanto MeoGo como Nos Tv), e streaming básico (Netflix, HBO e afins).

                            O que aconselham? Queria algo que fosse rápido e cujo comando fosse simples, pequeno e funcional. Por exemplo, a atual box Android da MEO é bastante rápida e eficaz a andar para frente e para trás, e parece-me apropriada para streaming. Não sei até que ponto aquilo foi "polido" para ficar assim, mas conhecem uma box que seja boa para isto, e cujo comando não tenha milhões de botões?

                            Obrigado.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                              Bom Dia,

                              Quero comprar uma box android, que vai servir basicamente para ver TV (tanto MeoGo como Nos Tv), e streaming básico (Netflix, HBO e afins).

                              O que aconselham? Queria algo que fosse rápido e cujo comando fosse simples, pequeno e funcional. Por exemplo, a atual box Android da MEO é bastante rápida e eficaz a andar para frente e para trás, e parece-me apropriada para streaming. Não sei até que ponto aquilo foi "polido" para ficar assim, mas conhecem uma box que seja boa para isto, e cujo comando não tenha milhões de botões?

                              Obrigado.
                              Google Chromecast com Google TV.

                              Tanto a versão FHD como 4K.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                Google Chromecast com Google TV.

                                Tanto a versão FHD como 4K.

                                Eu já tive um Chromecast há uns anos, e aquilo tinha o "problema" de precisar sempre do telemóvel para iniciar. Por exemplo, se quisesse ver a NOS TV no aparelho, tinha de ir ao telemóvel, escolher a app, e clicar no botão de Cast.

                                Isto ainda é assim, ou nestas versões novas as apps estão lá disponíveis de forma autónoma?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post


                                  Eu já tive um Chromecast há uns anos, e aquilo tinha o "problema" de precisar sempre do telemóvel para iniciar. Por exemplo, se quisesse ver a NOS TV no aparelho, tinha de ir ao telemóvel, escolher a app, e clicar no botão de Cast.

                                  Isto ainda é assim, ou nestas versões novas as apps estão lá disponíveis de forma autónoma?
                                  Não, funciona como se uma box normal. Apenas para as aplicações que necessitem de ponteiro poderá não ser conveniente por causa do comando. Mas essas oficiais que tu disseste, depois também não funcionam a 100% numa box chinesa, por exemplo.

                                  Mas se comprares um comando bluetooth separado (eu tenho um), também consegues utilizar essas aplicações. Depois tens que contar com a própria limitação da box.

                                  O vídeo é curto, mas encontras análises mais profundas no YouTube, até mesmo em português.



                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

                                    Só por curiosidade, qual foi a percentagem de vezes que tiveste vontade de dar no toutiço do "cliente" ?

                                    (Adivinha completamente ignorante, umas 10% )
                                    Divido entre homens e mulheres.

                                    As mulheres: 0% , e porquê? porque são muito mais humildes e dizem logo " ai desculpe eu não percebo nada disto, se calhar fui eu que causei o problema ".
                                    Ao que respondo sempre: ora essa, não precisa de perceber, estou cá para ajudar.

                                    Os homens: talvez esses 10%, porque se 90% é tranquilo, há uns 10% que são frustrados por não perceberem e então começam a mandar alguns bitaites.

                                    Azelhice por muito que seja ( tipo, feche essa janela e a pessoa levanta-se e fecha a janela de vidro e diz " realmente assim está-se melhor " ) nunca critiquei. Acontece a todos.

                                    Uma vez eu próprio andei 15 min à volta do meu ecrã no trabalho que n dava imagem nem por nada, cabos conectados, etc etc. Até que por fim, carreguei no botão de Power ON

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                      Divido entre homens e mulheres.

                                      As mulheres: 0% , e porquê? porque são muito mais humildes e dizem logo " ai desculpe eu não percebo nada disto, se calhar fui eu que causei o problema ".
                                      Ao que respondo sempre: ora essa, não precisa de perceber, estou cá para ajudar.

                                      Os homens: talvez esses 10%, porque se 90% é tranquilo, há uns 10% que são frustrados por não perceberem e então começam a mandar alguns bitaites.

                                      Azelhice por muito que seja ( tipo, feche essa janela e a pessoa levanta-se e fecha a janela de vidro e diz " realmente assim está-se melhor " ) nunca critiquei. Acontece a todos.

                                      Uma vez eu próprio andei 15 min à volta do meu ecrã no trabalho que n dava imagem nem por nada, cabos conectados, etc etc. Até que por fim, carreguei no botão de Power ON


                                      Também já trabalhei em assitência e também já vi muita coisa. E concordo que com as mulheres é bem mais tranquilo. Até fiquei com pena em certas situações. Uma vez apanhei um caso de uma rapariga que tinha o trabalho todo de vários anos de faculdade no notebook, não tinha nenhum tipo de backup, e o disco "queimou" de uma forma que não dava para recuperar mesmo nada, pelo menos com os métodos mais tradicionais.

                                      Quando disse isto, a rapariga começou a chorar sem parar, foi uma situação bastante incómoda.

                                      Nessa altura havia uns serviços que conseguiam recuperar informação ao desmontar fisicamente os discos das partes mecânicas / elétricas, e metê-los em outras unidades, mas era extreamamente caro. Algo em torno de 500€ por um só disco. Ela disse que não tinha como pagar naquela altura, então provavelmente ficou mesmo sem nada

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post



                                        Também já trabalhei em assitência e também já vi muita coisa. E concordo que com as mulheres é bem mais tranquilo. Até fiquei com pena em certas situações. Uma vez apanhei um caso de uma rapariga que tinha o trabalho todo de vários anos de faculdade no notebook, não tinha nenhum tipo de backup, e o disco "queimou" de uma forma que não dava para recuperar mesmo nada, pelo menos com os métodos mais tradicionais.

                                        Quando disse isto, a rapariga começou a chorar sem parar, foi uma situação bastante incómoda.

                                        Nessa altura havia uns serviços que conseguiam recuperar informação ao desmontar fisicamente os discos das partes mecânicas / elétricas, e metê-los em outras unidades, mas era extreamamente caro. Algo em torno de 500€ por um só disco. Ela disse que não tinha como pagar naquela altura, então provavelmente ficou mesmo sem nada
                                        Sim , há situações mais desconfortáveis sem dúvida. Isso dos backups ou da falta deles é outro exemplo. E 500 euros era mt bom. Nunca tive nenhum pedido desses de nenhum cliente mas na pcclinic ou similar, era 1000 a 1500 euros para recuperar discos em vácuo e isto há uns 15 anos atrás.


                                        Uma vez fui chamado a uma empresa porque estavam sem conexão à internet. Cheguei lá e olho para os equipamentos no bastidor e reparei que estavam sem conexão internet no router do ISP. Liguei para lá ao que eles disseram " estão sem serviço porque não pagaram a conta ".

                                        Nisto chega o patrão lá da empresa só naquela de perguntar se estava tudo a correr bem, ao que digo que há facturas pendentes. Bem, o homem vai escada acima, entra pela contabilidade dentro e.....começa aos gritos com as funcionárias " como é que se admite?? que vergonha? deviam ir já todas para o olho da rua "

                                        Eu nem sabia onde me " esconder "

                                        Comentário


                                          Vou só deixar isto aqui : https://gizmodo.com/project-ghostbus...hat-1851366093

                                          Project Ghostbusters: Facebook Accused of Using Your Phone to Wiretap Snapchat

                                          Unsealed court filings reveal Meta's secret plan, "Project Ghostbusters," to acquire valuable intel about Snapchat through its users' devices.

                                          By Maxwell Zeff
                                          Published Yesterday Updated Yesterday​

                                          Meta has lots of data through Instagram, WhatsApp, and Facebook, but that’s not enough for them. Court filings unsealed last week allege Meta created an internal effort to spy on Snapchat in a secret initiative called “Project Ghostbusters.” Meta did so through Onavo, a Virtual Private Network (VPN) service the company offered between 2016 and 2019 that, ultimately, wasn’t private at all.

                                          “Whenever someone asks a question about Snapchat, the answer is usually that because their traffic is encrypted we have no analytics about them,” said Mark Zuckerberg in an email to three Facebook executives in 2016, unsealed in Meta’s antitrust case on Saturday. “It seems important to figure out a new way to get reliable analytics about them… You should figure out how to do this.”​
                                          ​[...]

                                          Comentário


                                            Olha aí que o zuckerberg fica já todo ofendido e a fazer-se de vitima.

                                            Comentário


                                              Bom, vou comprar finalmente uma gráfica, vou deixar de ser forreta, já chega da porcaria da GPU integrada da intel.

                                              Ora, vou para nvidia, em torno de 200/300 euros. Já tá decidido só nao sei qual o modelo em especifico.

                                              Como será para resolução 1920*080 e mais tarde a 2560x1440 , não vou esticar-me para gráficas supersónicas, esta já vai chegar bem para GTA e RDRII. E alguns simuladores.

                                              Ora a minha questão é, eu tenho uma fonte Corsair CV 650W 80 plus bla bla bla, e o recomendado para as gráficas que procuro é fonte de 550W , ora, esta chega bem ne? mesmo em picos de carga da GPU, não deve tocar na margem da fonte 650, ou, no mundo real fica curto?

                                              O resto do setup é basico, Motherboard Gygabyte B450m ds3h, 2x16 GB RAM, 2 SSD + 1 nvme, portanto consumo baixinho.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Bom, vou comprar finalmente uma gráfica, vou deixar de ser forreta, já chega da porcaria da GPU integrada da intel.

                                                Ora, vou para nvidia, em torno de 200/300 euros. Já tá decidido só nao sei qual o modelo em especifico.

                                                Como será para resolução 1920*080 e mais tarde a 2560x1440 , não vou esticar-me para gráficas supersónicas, esta já vai chegar bem para GTA e RDRII. E alguns simuladores.

                                                Ora a minha questão é, eu tenho uma fonte Corsair CV 650W 80 plus bla bla bla, e o recomendado para as gráficas que procuro é fonte de 550W , ora, esta chega bem ne? mesmo em picos de carga da GPU, não deve tocar na margem da fonte 650, ou, no mundo real fica curto?

                                                O resto do setup é basico, Motherboard Gygabyte B450m ds3h, 2x16 GB RAM, 2 SSD + 1 nvme, portanto consumo baixinho.
                                                Sendo bronze chega para uma nvidia, as gráficas da amd consomem mais

                                                Comentário


                                                  pa
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Bom, vou comprar finalmente uma gráfica, vou deixar de ser forreta, já chega da porcaria da GPU integrada da intel.

                                                  Ora, vou para nvidia, em torno de 200/300 euros. Já tá decidido só nao sei qual o modelo em especifico.

                                                  Como será para resolução 1920*080 e mais tarde a 2560x1440 , não vou esticar-me para gráficas supersónicas, esta já vai chegar bem para GTA e RDRII. E alguns simuladores.

                                                  Ora a minha questão é, eu tenho uma fonte Corsair CV 650W 80 plus bla bla bla, e o recomendado para as gráficas que procuro é fonte de 550W , ora, esta chega bem ne? mesmo em picos de carga da GPU, não deve tocar na margem da fonte 650, ou, no mundo real fica curto?

                                                  O resto do setup é basico, Motherboard Gygabyte B450m ds3h, 2x16 GB RAM, 2 SSD + 1 nvme, portanto consumo baixinho.
                                                  a fonte deve aguentar na boa uma Rtx3050
                                                  se for um rtx3060/3070 ou mais antiga ... tambem ... mas ...

                                                  Comentário


                                                    obg desde já

                                                    tava a pensar numa RTX 3060 12 GB GDDR6 ou assim mt similar.

                                                    Vale a pena os euritos a mais e manter nos 12 GB em vez dos 8 ne? já que a diferença é pouca embora haja também a questão do processamento da GPU.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      obg desde já

                                                      tava a pensar numa RTX 3060 12 GB GDDR6 ou assim mt similar.

                                                      Vale a pena os euritos a mais e manter nos 12 GB em vez dos 8 ne? já que a diferença é pouca embora haja também a questão do processamento da GPU.
                                                      Depende, mim não me fez comichão comprar a 3060ti que tem 8Gb ao invés da de 12gb.

                                                      Neste caso o que a "safa" é a maior largura de banda.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post

                                                        Depende, mim não me fez comichão comprar a 3060ti que tem 8Gb ao invés da de 12gb.

                                                        Neste caso o que a "safa" é a maior largura de banda.
                                                        Ainda pra mais só irei no máx até 1440p mas pra já é mesmo ecrãs de 1080p só, não sei até que ponto uma 12 GB n será overkill mas na verdade não há muitas de 8GB à venda, os stocks apontam mais pa 12 GB.


                                                        E...acho que me vou manter fiel à PCComponentes.

                                                        A ideia seria RDRII e GTA5 a uns 60 FPS com graficos ao maximo, pra mim chega e sobra.

                                                        E para quando a maria faz edição 3D , a GPU integrada não estar em tortura Não será preciso uma QUADRO, basta ser uma dedicada já chega bem.

                                                        Alguém já fez edição 3D com GPU integrada? que aflitivo

                                                        Comentário


                                                          8GB para 1440 é muito curto.. Ainda para mais RDII ou GTA5.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                                            Ainda pra mais só irei no máx até 1440p mas pra já é mesmo ecrãs de 1080p só, não sei até que ponto uma 12 GB n será overkill mas na verdade não há muitas de 8GB à venda, os stocks apontam mais pa 12 GB.


                                                            E...acho que me vou manter fiel à PCComponentes.

                                                            A ideia seria RDRII e GTA5 a uns 60 FPS com graficos ao maximo, pra mim chega e sobra.

                                                            E para quando a maria faz edição 3D , a GPU integrada não estar em tortura Não será preciso uma QUADRO, basta ser uma dedicada já chega bem.

                                                            Alguém já fez edição 3D com GPU integrada? que aflitivo
                                                            Depende da placa e da largura de banda da memória, é como escrevi, os 8Gb da ti, chegam e sobram para os 12Gb da versão "normal".

                                                            É preciso analisar caso a caso.

                                                            Em termos de prestações, jogo RDR2, Ciberpunk, ACC, IRacing, etc. tudo no máximo e sem queixas, num 27 a 1440.

                                                            Também estás dependente do resto do hardware.

                                                            No meu caso acho que está equilibrado tendo um 5600x.

                                                            Comentário


                                                              Pois como disse é uma Gygabyte B450M-DS3h custou uns 90 paus há 3 anos, 32 GB RAM e Core I5-11600, acho que para o propósito qualquer uma dá, até porque pra já nem 1440p vai ser..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X