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O que é que fazem os professores nesta altura?

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    Um exemplo de um bom artigo de opinião...


    Já agora,
    estou há três horas seguidas, desde as 13 horas, a fazer exames e ainda não acabei...

    Comentário


      SOU PROFESSOR.

      Tenho-me abstido de comentar certas intervenções por um misto de indignação, de tristeza e de espanto por tanta "desinformação".
      Mas, depois de parar para respirar fundo, percebi que não podia ser de outra forma, pois as notícias fabricadas/encomendadas que têm inundado as redacções jornalísticas não poderiam ter outro efeito. Assim, é de desculpar algumas intervenções menos esclarecidas, fazendo-se um esforço por não as ver como pura má fé contra os professores.

      Mas interessa esclarecer alguns mitos:

      - [u]Escolas privadas conseguem melhores resultados do que as escolas públicas:</u>
      VERDADE

      1ºAs escolas públicas não podem, por lei, seleccionar os seus alunos, por isso têm que trabalhar com o que por lá aparece. Nas privadas é fácil impôr o ritmo que se quer e no fim mandar embora os que não aguentam. Além disso, nas melhores só entram com cunha ou por serem filhos de algum famoso.
      2º Nas escolas privadas não chove nas salas, têm ginásio, os professores não têm que pagar as impressões nem as fotocópias do seu bolso, não há restrições na secretaria ao envio de cartas registadas para os pais dos alunos por dificuldades de orçamento, os laboratórios estão equipados com o que realmente faz falta a uma sala, os professores têm salas livres, não sendo preciso que as aulas das 18:30 terminem para iniciarem reuniões que duram no mínimo 3 horas. A minha escola tem apenas um campo com placas de cimento com intervalos de 1cm entre elas e os nossos alunos conseguem resultados de nível nacional numa modalidade desportiva (não digo qual porque pretendo guardar o anonimato da minha escola).
      3º A minha escola tem que aceitar inscrições de alunos externos para realizarem exames nacionais, alunos esses que afundam o ranking da escola. Nos jornais dizem que esses alunos não são contabilizados, mas é mentira, pois nem as pautas nem o programa informático que as emite distinguem uns dos outros. Nas escolas privadas fazem exames apenas os alunos da escola.
      4º Tentem explicar a um pai toxicodependente que não é aceitável que o seu filho, por ele abandonado durante 4 ou 5 anos da sua infância, atire cadeiras, compassos, etc. aos colegas que discordam dele durante uma discussão puramente académica durante uma aula. Haverá muitos destes a frequentar as privadas?

      - [u]Os professores de outros países trabalham mais do que os portugueses</u>
      FALSO.
      Noutros países europeus, especialmente os do norte, que até têm resultados muito melhores do que os nossos, as escolas estão fechadas muito mais tempo durante o ano devido às condições climatéricas (neve, especialmente).

      - [u]Gasta-se muito mais dinheiro na Educação em POrtugal do que noutros países.</u>
      VERDADE.
      Em Portugal não se investiu na Educação durante mais de 80 anos, enquanto que outros países foram investindo e remodelando o seu ensino, escolas, etc. Se agora diagnosticam um atraso nesta área, não é de admirar, e portanto é preciso investir para recuperar esse atraso.

      - [u]Os professores não fazem nenhum durante as "férias grandes" (3 meses).</u>
      FALSO.
      Mas se isto choca muitos paizinhos ou afins, a solução é simples: mandem os meninos para a escola durante o Verão, que eu não me importo nada de continuar a dar aulas. É muito mais fácil do que o serviço qe tenho que fazer agora, ou seja, planificar TODO o ano lectivo que estão pela frente, que inclui reflectir com os meus colegas sobre o que foi feito durante este ano, o que é para manter, o que é para mudar, chegar a acordos, decidir como fazer melhor e quando...
      Ou pensam que dar aulas é entrar na sala, tirar o livro da mala e começar a ler e a fazer exercícios? Se sim, não admira propostas de aulas dadas por um computador e achar que os testes são iguais de um ano para o outro, que as planificações se mantêm (como, se os alunos e o calendário escolar é diferente todos os anos?).

      Falem do que sabem.

      Comentário


        Alguns professores repetem de facto os testes de uns anos para os outros, graças a isso consegui muitos 100%, com o que sabia, mais o estudo optimizado para as perguntas era uma limpeza, sem cabulas

        Quanto às reuniões de preparação e planificação do próximo ano de facto existem, mas tb se perde muito tempo em discussões que não levam a lado nenhum e conversas laterais, o que se faz num mês conseguia-se fazer em 15 dias sem grande esforço nem horas extras.

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por Bolide

          Alguns professores repetem de facto os testes de uns anos para os outros...
          Alguns...
          Falaste bem.

          É que eu já estou a fazer exames há horas e ainda não acabei...
          Demoro mais tempo a fazê-los do que os alunos a resolvê-los ou eu a corrigir.

          Fácil?!
          ...

          Comentário


            citação:- Os professores de outros países trabalham mais do que os portugueses
            FALSO.
            Noutros países europeus, especialmente os do norte, que até têm resultados muito melhores do que os nossos, as escolas estão fechadas muito mais tempo durante o ano devido às condições climatéricas (neve, especialmente).
            no entanto o tempo efectivo de ensino é bem aproveitado, e nao ha professor que tenha TOMATES para faltar para ir às compras ou chegfar constantemente atrasado.
            quem o faz uma vez leva um aviso. quem o faz 2x é posto na rua e por lá fica.
            os professores estão lá porque gostam e porque sabem ensinar (minimamente) bem, não estão lá porque era a unica alternativa a seguir à fac ou era a mais facil.
            qualidade é um orgulho, nao um fardo.


            citação:
            - Gasta-se muito mais dinheiro na Educação em POrtugal do que noutros países.
            VERDADE.
            Em Portugal não se investiu na Educação durante mais de 80 anos, enquanto que outros países foram investindo e remodelando o seu ensino, escolas, etc. Se agora diagnosticam um atraso nesta área, não é de admirar, e portanto é preciso investir para recuperar esse atraso.
            verdade, sem duvida. apesar do investimento avultado, os resultados vao sendo poucos ou nulos. basta ver a questao dos concursos de professores...a quantidade de dinheiro que foi gasta num sistema que era comprovadamente ERRADO desde o inicio...foi preciso investir outro tanto para criar um sistema VALIDO e que agora começa FINALMENTE a trazer alguns resultados.
            investe-se muito, esbanja-se quase tudo.

            uma visita às escolas da capital, ou mesmo escolas novas pelo pais fora, chega para se perceber que ha muita falta de condiçoes, muito dinheiro mal empregue, muitos professores a nao cumprirem as suas obrigaçoes, e em que a falta de qualidade impera.


            citação:Quanto às reuniões de preparação e planificação do próximo ano de facto existem, mas tb se perde muito tempo em discussões que não levam a lado nenhum e conversas laterais, o que se faz num mês conseguia-se fazer em 15 dias sem grande esforço nem horas extras.
            nem mais!

            e mesmo que haja alguns professores verdadeiramente competentes, o seu trabalho fica comprometido pela presença dos outros.

            falta de produtividade...

            Comentário


              Há qualquer coisa que ainda não percebi bem...
              Estamos a falar de professores do Básico/Secundário ou do Superior?

              Como podem dizer que as coisas se mantêm, um simples teste sequer, quando basta uma turma ter um rendimento diferente num dia que seja para já não se poder incluir uma certa matéria nesse teste? E os diferentes aproveitamentos dos alunos que obrigam a fazer diferenciação na avaliação? Acham que as turmas funcionam todas à mesma velocidade? E não acham a maior chatice do mundo fazer sempre as mesmas perguntas nos testes?

              Na minha escola também há alunos a fazer exames e também há professores a dar-lhes aulas, só com uma diferença: ninguém do Conselho Executivo os mandou fazerem isso, fazem-no por lealdade aos seus alunos.
              Tenho a certeza que isto provoca sorrisos sarcásticos em alguns de vocês, mas acreditem que o nosso Ensino Público está a sobreviver exclusivamente à custa do sentido de missão dos seus professores. Por isso é que é fácil destacar casos em que as coisas assim não se passam.

              No Superior será, realmente, possível encontrar programas imutáveis e autistas desde que o regente assumiu o cargo (e nalguns casos passam-se décadas assim). Assisti, de facto a fenómenos da Pedagogia (em que nem sequer os acetatos tinham sido feitos pelo próprio) de aulas dadas a falar para o quadro, sempre da mesma maneira, fosse um curso de Mecânica, de Matemática ou de Química, estivessem os alunos interessados ou não, com dúvidas ou não, de braço no ar ou não, a aprender ou não - quase que na sala ou não.
              Felizmente são uma desonrosa excepção, mas verdade seja dita que mude o que mudar no Secundário, as alterações no Superior são lentas e tardias - e sabem uma coisa? Se calhar eles é que estão certos, pois quando se tira um Curso Superior pode-se construir pontes e casas, operar pessoas, receitar medicamentos, ensinar mentes em formação, projectar aviões, representar legalmente pessoas ou empresas; há muitas vidas a dependerem do nosso bom trabalho, por isso facilitismos podem ter maus resultados...

              Os outros níveis do Ensino têm sido um tubo de ensaio de tudo quanto foi ministro ou secretário de estado com instintos felinos de demarcação de território, ou seja, reformas em cima de reformas. Isto obriga a reformulações a toda a hora, e durante o decorrer do próprio ano lectivo, o que tem sido uma moda interessante: mudar as regras do jogo a meio do campeonato é deveras interessante, para quem vai fazer exames que podem ditar o acesso à faculdade. No entanto, o povalho continua a comer mundial e a acreditar nos noticiários da Bocas e Companhia e sem perceberem que quando o Governo quer fazer cortes nalgum sector, começa invariavelmente por destruir o bom nome e a credibilidade desses profissionais, sejam agricultores (que só querem é subsídios para comprarem Mercedes), polícias (que só querem é andar pelos bairros a matar pretos, estão uma data deles atrás de secretárias sem fazerem nenhum e não têm nada que ter sindicatos), sejam empresários (que fogem todos ao fsico e são todos uma cambada de caloteiros), sejam professores (que só querem é chumbar os meninos, coitaditos e passam o tempo que não estão a dar aulas a arrastar o cadáver pelos Centros Comerciais).

              Sobre tudo isto e muito mais eu vejo o pessoal ouvir e dizer "que sim senhor é bem verdade".

              E quando chegar a vossa vez? Vão gostar do mesmo tratamento, de serem metidos no mesmo saco de uma minoria que não representa a vossa classe profissional?

              Ou vão finalmente começar a perceber que o que está mal é uma classe governante (que, afinal, é quem faz o sistema) que não toma as decisões correctas, não ouve os profissionais no terreno, dá falsas expectativas e depois não cumpre, que se constitui o maior devedor do país?
              Sabem quanto é que o país gastou em viagens de deputados só no ano passado(às vezes com a família de pendura)?
              Sabem quanto é que cada partido recebe do orçamento de estado por cada voto?
              Sabem ao fim de quanto tempo um deputado tem direito à reforma por completo?
              Sabem quantos dias por semana esse deputado trabalhou?
              Sabem quais os empregos que arranjam quando terminam os mandatos?

              Lembram-se do que vos disseram em tempo de campanha eleitoral sobre o papão da instabilidade política, caso não houvesse maioria absoluta?
              Não acham que isso contraria/pverte o conceito de democracia, só ser possível governar se não tivermos que dar cavaco a ninguém, fazendo-se o que se quer e encarar a concertação social como um mero obstáculo no tempo?

              Não será isto uma ditadura eleita?

              Comentário


                Mais mitos:

                [u]- Só vai para professor quem não tem onde cair morto</u>
                FALSO
                Mais uma vez, vou falar do que sei, e neste caso, de mim.

                Fui o segundo melhor aluno do meu curso nas duas licenciaturas que tirei.

                Fui programador numa software house, onde me dei bastante mal porque a profissão era extremamente solitária e deprimente.

                Trabalhei na sede de uma insituição bancária muito conhecida num dos seus sectores de maior expansão na altura. Muito trabalho, e sair tarde? Sem dúvida, mas há poucas alternativas quando há trabalho para fazer e se chega às 10:00 para ir tomar o pequeno-almoçinho e só começar a fazer alguma coisa lá pelas 11:30. Quando eu chegava (à hora que os meus superiores me tinham indicado), as empregadas da limpeza olhavam-me como se eu fosse um ET qualquer, e os meus colegas como se eu fosse o maior dos otários ou estivesse a tentar passar-lhes à frente. Claro que quando chegava a hora da saída, estava tudo a querer fazer as reuniões que podiam/deviam ser feitas nas horas do expediente, e quando fiz barulho começaram os problemas.
                Saí sem rancores nem saudades.

                Depois experimentei o Ensino, e é lá que me realizo tanto pessoal como profissionalmente. É lá que me sinto bem, é lá que eu sei que sou útil à sociedade.

                Comentário


                  Não ligues ao Bólide que ele têm é inveja! Arranja trabalho, que no C. Colombo é coisa que não falta!

                  O Bólide é dos moderadores que menos faz e depois vem com moralismos... E quando faz é para arranjar confusão!

                  Comentário


                    tenho uma prima, que por sua vez tem uma vizinha cuja filha é professora, e confirma-se, eles não fazem nada.

                    Comentário


                      MrAnderson é um provocador!

                      Os profs compram tudo feito, obviamente!

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Manoel

                        MrAnderson é um provocador!

                        Os profs compram tudo feito, obviamente!
                        [8)]

                        Não meto em causa que trabalhem, mas sim a produtividade do mesmo trabalho, não por culpa deles(na maioria dos casos), mas do sistema, nem preciso de dar exemplos, porque já foi referido no tópico alguns.

                        Eu estudei numa publica e depois do fim oficial das aulas, continuou a haver aulas de duvidas (e revisão) a quase todas as disciplinas, com aulas de duvidas no dia antes do exame (a Português, física e matemática), com uma carga horária nada desprezável, isto numa modesta escola a meio do ranking.

                        Não percebo é como umas escolas os professores têm “tempo” para estas coisas, e noutras não há esse tempo, desculpando-se com 1001 tarefas.

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                          citação:- Os professores de outros países trabalham mais do que os portugueses
                          FALSO.
                          Noutros países europeus, especialmente os do norte, que até têm resultados muito melhores do que os nossos, as escolas estão fechadas muito mais tempo durante o ano devido às condições climatéricas (neve, especialmente).
                          no entanto o tempo efectivo de ensino é bem aproveitado, e nao ha professor que tenha TOMATES para faltar para ir às compras ou chegfar constantemente atrasado.
                          quem o faz uma vez leva um aviso. quem o faz 2x é posto na rua e por lá fica.
                          os professores estão lá porque gostam e porque sabem ensinar (minimamente) bem, não estão lá porque era a unica alternativa a seguir à fac ou era a mais facil.
                          qualidade é um orgulho, nao um fardo.

                          Ainda me vão explicar esta!!! Faltar para ir às compras? uau... mais um que é doutorado naquilo que não sabe!

                          Comentário


                            Outro mito:

                            [u]- Os professores baldam-se que se fartam</u>
                            É só fazer as contas:
                            Vamos supor que há 100.000 professores no país; Suponhamos também que 1% destes são baldas (quantas empresas se poderão gabar do mesmo?), ou seja, 1.000 professores.

                            Se cada um destes professores faltar num dia em que tenha três turmas (3x25 = 75 alunos), temos 75.000 famílias de alunos a dizer que os professores faltaram, ou seja, a quase totalidade dos professores faltou nesse dia.

                            Conclusão: se um empregado de uma empresa faltar, é o chefe que nota; se um professor falta, há 75 famílias a dizer que um professor faltou.

                            Acresce que a docência é uma profissão essencialmente feminina, e as mulheres ficam grávidas, são elas que dão preferencialmente apoio aos filhos quando estes ficam doentes, etc.

                            Pensem um pouco, em vez de deixarem que os outros pensarem por vocês.

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim



                              Antes de mais adianto que não sou professor. E não sou professor por acaso, gostaria muito de o ser e se não tivesse entrado para a minha primeira opção, seria hoje concerteza um professor do ensino secundário da area de Física. De qq forma não me arrependo das escolhas que fiz.

                              Eu estava na brincadeira quando disse o que disse, mas a resposta não foi nenhuma brincadeira, dizer que para se ser professor não é necessário estudar, é forte...no minimo...

                              Mas em geral o povo não gosta de professores, e porquê? Porque invejam a sua vida. Imaginam uma vidoca cheia de férias e tempo livre, o que diga-se em boa verdade, é real para alguns, mas não o será para todos. E como qq bom invejoso, só invejam a parte boa, os fretes, as dificuldades não interessam para nada.

                              Mas afinal achincalhar certas classes (ditas previligiadas) para se ser popular é uma estratégia com resultados bons, que o diga o nosso primeiro ministro que tanta habilidade tem nesta arte.

                              Nada disso... Não imagino uma vida facil, nem cheia de ferias... Tenho amigos que são professores e sei bem o que é andar de cidade em cidade anos a fio.

                              E quando disse o que disse, não retiro uma palavra.. Sei que as generalizações são sempre injustas, e é obvio que fui insjusto para imensos optimos professores que há..

                              Mas não me queiram atirar areia aos olhos, no secundario para quase toda a gente a ultima opção é ser professor, quando não se tem notas para entrar em mais nada vai-se para professor e na minha turma do 12º ano assim foi. Eu acabei com media de acesso de 17,75 e fui para o que queria, os meus colegas que tinham media de 11 e 12, foram para cursos de professor que na grande parte dos casos não era de maneira alguma o que eles queriam..

                              É triste que assim seja, porque só prova que é uma profissão pouco valorizada em Portugal, mas é a realidade, e podem fazer-se damas ofendidas ou fazerem o que quiserem, mas basta consultar as medias de acesso para os varios cursos e podem ver que é assim.




                              E já agora, eu no post inicial não vinha com perseguição nenhuma aos professores.. Até porque dos meus professores só guardo más recordações de 2, todos os outros foram pessoas impecaveis.. Agora, uma coisa é certa, organização das escolas é uma coisa ridicula. A minha escola secundaria tinha 14 funcionarios nos serviços administrativos e ainda é preciso por os professores a fazer horarios? Isso é inconcebivel.. E tantas reuniões da treta para que?
                              Os professores estão ali para ensinar e ajudar os alunos, e por isso dei o exemplo da escola da minha irmã, lá os professores não têm tempo ocupado a fazer horarios nem essas tretas, um ou dois funcionarios que há na secretaria e um computador fazem isso. E assim ainda sobra tempo para ajudarem os alunos nesta altura do ano...

                              Mas é pena que os professores que aqui há optem simplesmente pelo discurso corporativista e não são capazes de discutir os porque das coisas... Eu pela minha parte podem estar descansados que não volto a questionar esse estranho sub-mundo do ensino... Com certas pessoas nem vale a pena tentar discutir o que quer que seja...

                              Eu entrei neste assunto de boa fé e com disposição para entender os varios lados da questão, até porque eu não conheço o mundo do ensino, nem nunca disse que conhecia, estava à espera que voces explicassem porque é assim.. Mas do lado dos professores só vejo comversa sindicalista, aversão à discussão do que quer que seja, e uma mania da perseguição irritante.. Enfim.. Desisto..

                              Comentário


                                Depois de mais uns dias a organizar materiais numa sala, gostaria de convidar alguns de vocês, os mais cépticos, a ir comer pó, e lixo, debaixo de telhas de lusalite, e já agora também a actual ministra que serve de inspiração a alguns...

                                Comentário


                                  Os professores que eu conheço estão todos na praia[8D] embora teoricamente ainda estejam a trabalhar e tenham que lá ir ainda no fim do mes...


                                  Agora é ferias até setembro...é rica vida... vivi com uma professora e ela tinha ao todos (natal . pascoa , carnaval e verao ) uns 4 meses de ferias:D:D

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                    Os professores que eu conheço estão todos na praia[8D] embora teoricamente ainda estejam a trabalhar e tenham que lá ir ainda no fim do mes...


                                    Agora é ferias até setembro...é rica vida... vivi com uma professora e ela tinha ao todos (natal . pascoa , carnaval e verao ) uns 4 meses de ferias:D:D
                                    :D:D:D e não te esqueças, o mais importante é que ela ao todo tinhas 3 meses de ferias de ti e do emprego!!!

                                    ;)

                                    Comentário


                                      Portanto, convido-te também para ires comigo para a praia de Alverca agora de tarde, para fazeres o inventário de ferramentas e máquinas de 3 das salas que fazem parte do Departamento de Educação Artística e Tecnológica, do qual sou subcoordenador de instalações. E já agora fazer a lista de materiais a adquirir para quem lá for colocado no próximo ano ter condições para trabalhar.

                                      Comentário


                                        Eu tenho onze meses de férias...

                                        Há alguma anormalidade?!
                                        Só vou à escola passear...

                                        Comentário


                                          Aliás, ainda ontem estive de férias na escola em reuniões, das 14h até às 21h, seguidas...

                                          Foi aproveitar e bem aquelas salas com aquecimento central...
                                          Uma autentica sauna.

                                          E na segunda ainda foi melhor, entrei na escola às 9 horas e saí às 22h30m...

                                          Muito bom as férias nas escolas...
                                          Recomendo.

                                          Comentário


                                            Pensei que os professores só tinham vinte e poucos dias de férias como qualque outro trabalhador, mas pelos vistos andei enganado todo este tempo... acho que vou protestar para o Ministério da Educação porque, nesse caso, ainda me devem, no mínimo, mais dois meses de férias!

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Henkel V6

                                              Outro mito:

                                              [u]- Os professores baldam-se que se fartam</u>
                                              É só fazer as contas:
                                              Vamos supor que há 100.000 professores no país; Suponhamos também que 1% destes são baldas (quantas empresas se poderão gabar do mesmo?), ou seja, 1.000 professores.

                                              Se cada um destes professores faltar num dia em que tenha três turmas (3x25 = 75 alunos), temos 75.000 famílias de alunos a dizer que os professores faltaram, ou seja, a quase totalidade dos professores faltou nesse dia.

                                              Conclusão: se um empregado de uma empresa faltar, é o chefe que nota; se um professor falta, há 75 famílias a dizer que um professor faltou.

                                              Acresce que a docência é uma profissão essencialmente feminina, e as mulheres ficam grávidas, são elas que dão preferencialmente apoio aos filhos quando estes ficam doentes, etc.

                                              Pensem um pouco, em vez de deixarem que os outros pensarem por vocês.
                                              Isso dá muito trabalho, pensar dá dores de figado.
                                              Isso é o passatempo nacional, atacar os outros por pura estupidez.

                                              Mas, mais importante que isso tudo é que a época está a começar (este ano é que vai ser) e quando lhes forem ao bolso é que se lembram de Santa Bárbara.


                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                Os professores que eu conheço estão todos na praia[8D] embora teoricamente ainda estejam a trabalhar e tenham que lá ir ainda no fim do mes...


                                                Agora é ferias até setembro...é rica vida... vivi com uma professora e ela tinha ao todos (natal . pascoa , carnaval e verao ) uns 4 meses de ferias:D:D
                                                Presumo que já não vivas...

                                                Aturar essa tua lógica não é tarefa fácil!!!!!!

                                                Comentário


                                                  eu preocupava-me mais com outros assuntos relacionados com a educação ....

                                                  há uns 5 anitos, qdo terminei o 12º, a minha prof de inglês andava avariada pq quem ia corrigir as nossas provas era uma inimiga de longa data dela.... duas personalidades mto fortes que nao se davam minimamente.... e calhou naquele ano, por indicação do ministério a ser ela a corrigir os nossos exames....

                                                  Digamos que a média da turma a nivel de prova baixou uns 4 valores ... e a dita cuja encontrou-se com a professora .... e mandou-lhe uma boca.... "Olhe la ... você tem um aluno que teve XX,X no exame ... houve cábulas ?" e ela respondeu .... "não .... só tive pena foi de nao lhe ter dado o 20 qdo vi o resultado do exame" :D

                                                  Eu soube desta conversa uns tempos mais tarde, qdo fui la visitar os "docentes", e as peripécias seguiram-se ..... pq a outra teimava em cortar nas notas.... e eram montes de processo de recurso - que eram diferidos depois, a dar entrada no local de direito ....


                                                  Eu estudei 14 anos numa privada, 2 de pré + 12 normal, e o que mais gostei foi a proximidade com os professores, a disponibilidade e o companheirismo que era fomentado entre todos os alunos e a ideia que o professor nao era nenhum "bicho". Como em tudo há boas e más soluções ...... DESDE que os professores façam o seu trabalho COMO DEVE DE SER .... até podem passar o verão todo na praia que a mim tanto se me dá como me deu.

                                                  E o qe nao faltam aí são professores frustrados ou pouco qualificados... tenho apanhado alguns... [xx(]

                                                  Comentário


                                                    [u]Para aqueles que pensam que fazer horários é fácil...</u>

                                                    http://www.min-edu.pt/Scripts/ASP/de...asp?newsID=474

                                                    ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO 2006/2007 - [u]ALGUMAS</u> NOTAS

                                                    Conforme acordado nas reuniões, ocorridas no princípio de Maio, com os
                                                    Conselhos Executivos, apresentam-se algumas notas sobre a elaboração dos
                                                    horários e sobre a distribuição das horas dos cargos de orientação educativa e
                                                    de supervisão pedagógica.
                                                    I - ELABORAÇÃO DOS HORÁRIOS
                                                    1. O Conselho Pedagógico (CP) define os critérios gerais a que deve obedecer a
                                                    elaboração dos horários (DL 115-A/98 art. 26º al. n)).
                                                    2. No final do ano, o Conselho Pedagógico avalia a organização e princípios
                                                    seguidos na elaboração dos horários, tendo em conta os resultados obtidos
                                                    pelos alunos.
                                                    3. Embora esta seja uma competência do Conselho Pedagógico, enunciam-se
                                                    alguns princípios a ter em conta, na elaboração dos horários dos alunos:
                                                    a. A audição dos Encarregados de Educação para a determinação do
                                                    horário do Jardim-de-infância serve para ajustar este horário aos
                                                    interesses e necessidades das famílias, nunca podendo, portanto,
                                                    implicar a diminuição do número de horas de funcionamento do Jardimde-
                                                    infância.
                                                    b. As disciplinas de línguas estrangeiras e de Educação Física não devem
                                                    ser leccionadas em dias seguidos (ex: uma aula na segunda-feira e
                                                    outra na terça-feira);
                                                    c. Sempre que as actividades escolares decorram no período da manhã e
                                                    da tarde, o intervalo do almoço não poderá ser inferior a uma hora para
                                                    estabelecimentos de ensino dotados de refeitório e de uma hora e trinta
                                                    minutos para os restantes.
                                                    d. As aulas de Educação Física só poderão iniciar-se uma hora depois de
                                                    findo o período que a escola definiu para o almoço;
                                                    e. O horário deve ter uma distribuição lectiva equilibrada, de modo que
                                                    não existam dias muito sobrecarregados.
                                                    f. Nos dias com um maior número de aulas, os horários deverão ter uma
                                                    distribuição onde se integrem disciplinas de carácter teórico e
                                                    disciplinas de carácter prático.
                                                    g. No mesmo dia, o número de aulas curriculares não deve ultrapassar 4
                                                    blocos = 8 tempos lectivos.
                                                    h. Na distribuição da carga lectiva semanal deve evitar-se a existência de
                                                    aulas isoladas e de «furos».
                                                    II - OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES DOS ALUNOS
                                                    1. É fundamental que a escola se organize de modo a respeitar integralmente o
                                                    horário que, no início do ano, foi entregue aos alunos e encarregados de
                                                    educação.
                                                    2. A falta de qualquer docente deve ser colmatada através da leccionação da
                                                    mesma ou de outra disciplina e, quando tal não for possível, através da
                                                    ocupação educativa dos alunos.
                                                    3. Esta obrigatoriedade é alargada, no próximo ano lectivo, ao ensino secundário.
                                                    4. Todos os recursos humanos dos agrupamentos/escolas devem ser
                                                    disponibilizados e afectos ás tarefas de ocupação educativa dos alunos.
                                                    5. Os vice-presidentes dos conselhos executivos, oriundos do pré-escolar e do 1º
                                                    ciclo, têm apenas uma redução da componente lectiva. Por essa razão, a sua
                                                    componente lectiva pode ser cumprida na substituição de docentes em falta.
                                                    6. A substituição de docentes exige que se proceda a uma rigorosa organização
                                                    do serviço docente, de modo que seja possível cumprir as aulas previstas de
                                                    cada disciplina.
                                                    7. Muitas escolas puseram em prática medidas que não prejudicam os alunos e
                                                    favorecem o trabalho dos docentes: é este o principal desafio que se coloca a
                                                    cada escola.

                                                    III - EXERCÍCIO DE CARGOS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA E DE SUPERVISÃO
                                                    PEDAGÓGICA.
                                                    1. Serviço lectivo corresponde ao tempo de leccionação das diferentes disciplinas
                                                    do currículo. Todas as restantes tarefas, realizadas individualmente ou em
                                                    grupo, são tarefas não lectivas.
                                                    2. O desempenho de cargos de orientação e supervisão pedagógica não consiste
                                                    em trabalho curricular com alunos no contexto de sala de aula. Por essa razão,
                                                    não pode ser entendido como serviço lectivo.
                                                    3. Cada Agrupamento/Escola estipula o número de horas que cada docente
                                                    presta de componente não lectiva de estabelecimento.
                                                    4. A este número somam as horas de que o docente usufrui ao abrigo do artigo
                                                    79º do ECD.
                                                    5. O desempenho de cargos de orientação educativa e supervisão pedagógica é
                                                    exercido nas horas a que o docente tem direito ao abrigo do artigo 79º do ECD
                                                    ou nas horas que cada Agrupamento/escola estipulou para componente não
                                                    lectiva de estabelecimento.
                                                    6. Quando o docente não dispõe dos tempos referidos no número anterior,
                                                    porque ainda não tem direito à redução, ou porque já está a utilizar essas
                                                    horas noutras funções, há direito à redução da componente lectiva utilizandose,
                                                    para tal, as horas do crédito da escola, ou, quando for caso disso, as horas
                                                    previstas para determinados cargos.
                                                    7. Destes princípios apenas se excluem quatro situações, que implicam sempre
                                                    redução da componente lectiva: Direcção de turma; delegado à
                                                    profissionalização; orientador de escola (vide ponto IV) e professor responsável
                                                    de grupo/equipa do Desporto Escolar.
                                                    8. Mesmo estes cargos, em regra, não são considerados como componente
                                                    lectiva. Porém, dada a sua importância para o sucesso escolar, integração dos
                                                    alunos e para a formação de professores considera-se que os docentes devem
                                                    ter uma redução da componente lectiva específica para o exercício desses
                                                    cargos.
                                                    9. Apresenta-se seguidamente uma listagem, exemplificativa, de cargos e das
                                                    horas em que esses cargos podem ser desempenhados:
                                                    Em que horas podem ser desempenhadas estes cargos

                                                    Horas da componente não
                                                    lectiva de estabelecimento
                                                    Cargo Horas definidas
                                                    pela Escola/
                                                    Agrupamento
                                                    para
                                                    componente não
                                                    lectiva de
                                                    estabelecimento
                                                    Horas
                                                    do
                                                    artigo
                                                    79º do
                                                    ECD
                                                    Crédito
                                                    da
                                                    Escola
                                                    Há um crédito próprio para essa
                                                    função.
                                                    Director de turma Sim – 2 horas por turma
                                                    Coordenador de clubes
                                                    e projectos Sim Sim
                                                    Coordenador de
                                                    Departamento Sim Sim
                                                    Coordenador de Ciclo Sim Sim
                                                    Coordenador de
                                                    Directores de Turma Sim Sim
                                                    Membro de equipa da
                                                    Biblioteca/Centro de
                                                    Recursos
                                                    Sim Sim
                                                    Coordenador do Clube
                                                    do Desporto Escolar
                                                    Sim Sim
                                                    Professor do centro de
                                                    formação desportiva Sim Sim
                                                    Director de instalações Sim Sim
                                                    Coordenador
                                                    Pedagógico do Ensino
                                                    Recorrente
                                                    Sim
                                                    2 horas por turma
                                                    Coordenador da
                                                    Biblioteca/Centro de
                                                    Recursos
                                                    Sim
                                                    8 ou 11 horas,
                                                    conforme o nº de
                                                    alunos da escola
                                                    Despacho em
                                                    publicação
                                                    Coordenador TIC Sim
                                                    6, 8 ou 11 horas
                                                    conforme o tipo de
                                                    Agrupamento
                                                    Despacho nº
                                                    26691/2005
                                                    Director de cursos
                                                    profissionais Sim
                                                    Nº de horas
                                                    variável de acordo
                                                    com o nº de
                                                    turmas
                                                    Despacho nº
                                                    14758/2004
                                                    Director de curso de
                                                    Educação e Formação Sim
                                                    Nº de horas
                                                    variável de acordo
                                                    com o nº de
                                                    turmas
                                                    Despacho
                                                    conjunto nº
                                                    453/2004
                                                    Estas funções são
                                                    exercidas
                                                    prioritariamente
                                                    nas horas da
                                                    componente não
                                                    lectiva de
                                                    estabelecimento.
                                                    Só há lugar à
                                                    redução da
                                                    componente
                                                    lectiva quando
                                                    essas horas se
                                                    revelarem
                                                    insuficientes.

                                                    Não é feita qualquer referência às horas dos cargos de presidente, vice-presidentes,
                                                    assessores do conselho executivo, nem ao presidente da assembleia pelo facto de
                                                    não serem cargos de orientação educativa. A redução prevista para estes cargos
                                                    implica uma redução da componente lectiva.
                                                    IV – ORIENTADOR DE ESCOLA
                                                    1. Por orientador de escola entende-se o professor que realiza a supervisão da
                                                    prática pedagógica dos alunos dos estabelecimentos do ensino superior em
                                                    estágio nas turmas do 3º ciclo e secundário das escolas do ensino básico e
                                                    secundário.
                                                    2. No seguimento de reuniões com os estabelecimentos de ensino superior
                                                    considerou-se que a redução da componente lectiva destes docentes –
                                                    orientadores de escola – era essencial para o bom desempenho das suas
                                                    funções.
                                                    3. O orientador de escola terá, por cada aluno estagiário, duas horas de redução
                                                    da componente lectiva, até ao limite máximo de oito horas lectivas semanais.
                                                    Esta redução acresce às reduções que o orientador de escola tenha ao abrigo
                                                    do artigo 79º do ECD.
                                                    4. O orientador de escola nunca poderá ter mais estagiários do que turmas
                                                    atribuídas, garantindo-se assim ao estagiário uma turma onde possa, de forma
                                                    autónoma e responsável, realizar a sua prática pedagógica.
                                                    5. As horas da componente não lectiva de estabelecimento do orientador de
                                                    escola deverão ser destinadas também ao trabalho de orientação da prática
                                                    pedagógica, bem como 50% das horas de que esse docente usufrua ao abrigo
                                                    do artigo 79º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
                                                    V - APOIO EDUCATIVO
                                                    1. As situações de apoio educativo devem ser situações transitórias. Perante a
                                                    dificuldade de um aluno, o docente titular de turma/disciplina deve traçar um plano de resolução das dificuldades desse aluno. A 1ª responsabilidade pela
                                                    recuperação do aluno é do docente titular de turma/disciplina.
                                                    2. As horas curriculares de cada disciplina/turma deverão ser suficientes para que
                                                    todos os alunos adquiram as competências previstas.
                                                    3. Reconhecendo que há alunos com diferentes ritmos de aprendizagem, cada
                                                    docente tem no seu horário 90 ou 45 minutos, conforme o número de aulas que
                                                    lecciona – Tabela do despacho nº 13781/2001 – para poder prestar apoio aos
                                                    seus alunos. Em regra, todos estes tempos deverão ser suficientes para
                                                    prestar apoio aos alunos.
                                                    4. Se surgirem situações em que esse número de horas, principalmente em
                                                    algumas disciplinas, não seja suficiente, as escolas devem recorrer a:
                                                    a. Docentes sem componente lectiva atribuída (Horário zero), ou docentes
                                                    com insuficiência1 de tempos lectivos.
                                                    b. Horas do crédito da escola.
                                                    VI - APOIO EDUCATIVO AOS ALUNOS DO 1º CICLO
                                                    1. Tal como nos outros ciclos, a gestão do tempo curricular deverá possibilitar
                                                    oportunidades de apoio a todos os alunos.
                                                    2. Até aqui eram colocados nas escolas do 1º ciclo docentes que prestavam apoio
                                                    a alunos com dificuldades. No próximo ano, esta colocação não acontecerá.
                                                    3. A metodologia a seguir é semelhante à utilizada nos 2º, 3º ciclos e ensino
                                                    secundário.
                                                    4. Para prestar apoio aos alunos, o Conselho Executivo deve recorrer aos
                                                    docentes sem componente lectiva existentes nas diferentes escolas do
                                                    agrupamento.
                                                    5. Nos casos em que não existam docentes sem componente lectiva e apenas
                                                    nesses, as escolas poderão utilizar um crédito de horas calculado nos termos
                                                    previstos no normativo.
                                                    1 Entende-se por docente com insuficiência de tempos lectivos, o docente do quadro que não
                                                    tem atribuídas no seu horário a totalidade das horas lectivas a que está obrigado. Exemplo:
                                                    docente do quadro que deveria leccionar 22 aulas semanais e que, pelo facto de na sua
                                                    disciplina só existir serviço para 18 horas, tem 4 horas em falta que deverá cumprir noutro tipo
                                                    de tarefa.

                                                    6. Deste modo, contrariamente ao que acontecia até aqui, poderá existir a
                                                    contratação de docentes para horários incompletos no 1º ciclo do ensino
                                                    básico.
                                                    VII - DOCENTES COM DISPENSA DA COMPONENTE LECTIVA POR DOENÇA
                                                    (ARTº 81º DO ECD)
                                                    1. Os docentes nesta situação estão dispensados, total ou parcialmente, da
                                                    componente lectiva.
                                                    2. Não tendo componente lectiva, prestam as suas 35 horas de serviço em
                                                    tarefas próprias da componente não lectiva.
                                                    3. Na constituição de equipas educativas, estes docentes podem dar um
                                                    contributo valioso, quer na preparação de materiais para os colegas usarem
                                                    nas suas aulas, quer na correcção de trabalhos dos alunos.
                                                    4. Quanto maior for o envolvimento destes docentes na preparação do serviço
                                                    lectivo, maior será o seu à-vontade na correcção de fichas, testes, trabalhos
                                                    dos alunos, etc.
                                                    29 de Junho de 2006

                                                    Façam lá isto em duas horas

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                      [...]


                                                      Façam lá isto em duas horas
                                                      [^]

                                                      Comentário


                                                        A CULPA É DOS PROFESSORES QUE AINDA NÃO CRIARAM O PROGRAMA INFORMÁTICO LOL

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                          A CULPA É DOS PROFESSORES QUE AINDA NÃO CRIARAM O PROGRAMA INFORMÁTICO LOL
                                                          Acredita que com estas regras todas é relativamente simples. O que estraga são os remendos à mão para satisfazer o X e o Y. ;)

                                                          citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                          [u]Para aqueles que pensam que fazer horários é fácil...</u>

                                                          http://www.min-edu.pt/Scripts/ASP/de...asp?newsID=474

                                                          ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO 2006/2007 - [u]ALGUMAS</u> NOTAS


                                                          Façam lá isto em duas horas
                                                          Multiplica 2 horas pelas escolas em Portugal. [}]

                                                          Comentário

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