Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Grecia quer abandonar o Euro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
    Eu só sei o quanto a Inglaterra se ri com isto tudo
    Eles que desde o início da moeda única sempre defenderam que uma união monetária internacional era um tiro no pé estão finalmente a ficar com a razão do lado deles.


    No entanto isto é mera especulação. Dúvido muito que a Grécia saia do euro pois isso levantaria enormes precedentes a nível da confiança e poria em causa várias directivas da UE criando um efeito dominó em que se um sai os outros vão atrás e toda esta utupia em que temos vivido nos últimos 20 e tal anos termina de 1 dia para o outro.

    Claro que não vai acontecer, mas na mais remota hipótese de Portugal sair do euro eu saía logo do país e provavelmente até do continente, pois seria sinal que os tempos iam mudar para bem pior
    Não vejo ninguém (que veja para além das próximas pints no fim de semana) aqui com um sorriso nos lábios.

    Se a Europa de uma maneira geral tem afundado, o RU e mais concretamento o poder de compra e nível de vida de um inglês também tem afundado...

    Comentário


      #32
      O Reino Unido nunca quis aderir ao Euro, mas o facto de manter a Libra não os tem beneficiado em nada, a Economia só se afundou, pois a Libra era equivalente a 1,5 Euros, agora já desvalorizou, mas não deve ficar ainda por aqui, pois a Economia continua mal, embora já com alguns indicadores positivos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
        Sempre fui contra a integração europeia, isto já seria um plano fracassado à partida. Queriam um Europa forte com membros fortes. Mas isso é uma utopia, não se pode exigir o mesmo a um país com recursos naturais o mesmo que a outro que não os tenha. Se a Grécia sair da UE, isso vai representar o fracasso da UE e podem seguir-se outros países.

        Mas já sabemos que neste caso, trata-se de jogo psicológico da Grécia que pretende que parte da dívida lhe seja perdoada. Mas com a saída da Grécia, Portugal, Irlanda, Espanha, a UE tinha muito a perder, queria ver para onde a Alemanha, França, Holanda iam escoar os seus produtos (a estes tubarões sempre interessou uma moeda única). Mas fará sentido para um país pobre como Portugal ou a Grécia ter uma moeda assim tão forte?

        Por muito mau que fosse a saída do euro, por outro lado traria outras vantagens, como a diminuição das importações, as empresas internacionais veriam Portugal como um bom local para se implementarem (devido aos baixos custos de produção) e se calhar as pessoas iam começar a dedicar-se mais ao sector primário em vez de viverem do comodismo de trabalharem no sector terciário dos serviços que está na bancarrota e conduziu o país a esta podridão. Não se se já deu ou ainda vai dar uma reportagem sobre os hectares de terrenos de cultivo abandonados que há em Portugal, são muitos milhares de km ao abandono. O estado asfixia o produtor com uma carga fiscal exagerada, e por isso as pessoas foram abandonando essa área de actividade (também por ser uma actividade que exige esforço, trabalho e suor, coisa que a maioria dos Portugueses tem aversão).

        Investindo-se nestes pontos, e em vez de pensarem em TGV´s e 3ªs e 4ªs travessias sobre o Tejo que não servem para nada (lá estão os investimentos apenas no sector dos serviços) e pensar-se porventura na construção de 1 ou 2 centrais nucleares e estaríamos na caminhada para um futuro bem mais risonho. Se continuarmos assim, bem isto vai ser sempre uma miséria.

        Não se pode exigir o mesmo de um país sem recursos? Que dizer da Holanda, do Japão, etc? Nós apesar do nosso tamanho até temos alguns recursos, simplesmente não os aproveitamos.

        Estando no Euro ou não, estariamos sempre na mó de baixo. Há problemas em ter uma moeda forte sim, é mais dificil de exportar produtos. E então se continuamos a produzir praticamente o mesmo tipo de produtos, sem haver a evolução para produtos de valor acrescentado, aí sim temos uma das muitas razões para estarmos onde estamos.

        A diminuição das importações significaria um decréscimo na nossa qualidade de vida. Infelizmente terão que ocorrer, mas o ideial seria começarmos nós a produzir muitos dos produtos que importamos, para o mercado interno e externo. As empresas internacionais provavelmente não veriam o nosso país como um bom lugar para se investir, porque não nos sabemos governar (FMI rings a bell?), e se continuasse os mesmos vícios do passado que entravam o empreendedorismo muito menos. Com países como a China, India e de Leste Europeu, o unico beneficio que temos é a nossa localização, que nem é muito relevante tendo em conta o nivel tecnologico e o contexto actual.

        Quanto ao investimento no sector primario ou terciario, o que importa é a qualidade do produto. E a Suiça? Luxemburgo? Holanda? etc. Não é por aí. Mas é claro que seria optimo aproveitar o terreno agricola que temos, já que esta não é utlizado para outros fins. O que temos que fazer é aproveitar o que temos convenientemente. E esses terrenos, deveriam ser melhor explorados ( alias aproveitamos muito mal os recursos que temos...)

        E para finalizar, para sairmos da situação actual, precisamos de muita mudança e de preferencia que seja colectiva e generalizada. Mudança de mentalidades, mudança de processos (como fazemos as coisas), mudança na maneira de estar perante a vida, etc...


        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
        Se isso acontecer irei ser um dos que tinha razão desde o início. Sei que isto é uma frase feita, mas é a mais pura das verdades.
        Assisti e participei em alguns colóquios sobre a integração europeia e era ver dezenas de professores das nossas universidades, a falar da integração europeia e a moeda única com uma euforia tal que parecia que o D. Sebastião finalmente tinha aparecido para salvar Portugal.
        Sempre fui muito reticente em relação a estas mudanças e a estas "modernices", e agora infelizmente as minhas profecias ameaçam cumprir-se. Muitos professorecos e visionários da treta devem andar por esta altura a mudar o seu discurso e o programa das aulas...
        Tal como em quase tudo de novo implementado em Portugal, fizemos borrada. Mas neste caso não fomos os únicos, apesar de os problemas dos outros terem surgido maioritariamente devido a outras causas. Fizemos uma revolução, que só nos trouxe liberdade e democracia, não um crescimento economico e desenvolvimento sustentado. Entramos no Euro após 2 intervenções do FMI e algum crescimento economico, mas não soubemos evoluir nesse cenário. Nem a população em geral, nem os nossos politicos tiveram a visão adequada para aproveitar convenientemente os fundos que vieram para cá durante todos estes anos. E pior, fica a sensação que pensavam que nunca acabariam!

        Os professores tinham alguma razão em estar eufóricos. Não previram foi que não aproveitassemos a oportunidade, como tantos outros que desperdiçamos ao longo da nossa história...

        Comentário


          #34
          Ministro das Finanças diz que riscos de contágio sãomínimos

          Alemanha: Zona Euro pronta para abandono da Grécia



          O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta sexta-feira, em entrevista ao jornal Rheinische Post, que a zona euro "está mais resistente" e tem condições para suportar uma saída da Grécia da moeda única.
          Os riscos de contágio a outros países são agora menores e a Zona Euro no seu conjunto é mais resistente", garantiu o político democrata-cristão.

          Simultaneamente, Schäuble exortou a Grécia a cumprir os compromissos assumidos com a comunidade internacional, afirmando que os países da Europa e os credores privados de Atenas "já foram bastante generosos".

          O ministro alemão disse ainda que se fez "tudo o que foi possível" para salvar a Grécia da bancarrota, mas que "o país tem de compreender que é necessário respeitar os seus compromissos".

          "É perigoso fazer crer aos cidadãos que há outro caminho, mais fácil, para sanear as suas finanças e evitar a austeridade, o que é um disparate", declarou.

          Entretanto, decorre em Atenas a terceira tentativa para formar novo Governo, após as legislativas de domingo passado, em que nenhum partido obteve maioria absoluta.

          Depois do fracasso dos conservadores e da esquerda radical, cabe agora aos socialistas do PASOK tentar formar uma coligação e evitar novas eleições, num momento em que as dificuldades financeiras do país se adensam.

          Na mesma entrevista, Schäuble rejeitou também a adopção de programas de crescimento na zona euro fomentados por novas dívidas.

          "Pegar em dinheiro que não se tem, não é fazer política de crescimento, esse é o caminho errado", disse o ministro alemão, advertindo que Berlim irá ter muita atenção a este aspecto nas negociações a nível europeu para uma nova estratégia de crescimento a aprovar no Conselho Europeu de 28 de junho.

          Para Schäuble, o aumento da procura privada, base do crescimento, "deve ser reforçado, fomentando a confiança dos consumidores e investidores nas finanças públicas".

          Por isso, a questão fulcral de uma estratégia de crescimento para os países do euro é reforçar a sua competitividade, através de mais reformas estruturais, sublinhou.
          Alemanha: Zona Euro pronta para abandono da Grécia - Última Hora - Correio da Manhã

          Realmente começa a haver pouca paciência para estes gregos, que parecem insistir em continuar a fazer tudo ao contrário...

          Comentário


            #35
            Claro que Schauble acha que a Grécia já está finalmente pronta para deixar o Euro. Agora que ele já conseguiu salvar a banca alemã que tinha uma exposição de dezenas de milhares de milhões de euros à dívida grega, já não há qualquer problema na Grécia deixar o Euro.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
              Eu só sei o quanto a Inglaterra se ri com isto tudo
              Eles que desde o início da moeda única sempre defenderam que uma união monetária internacional era um tiro no pé estão finalmente a ficar com a razão do lado deles.
              Já vistes as contas do UK?

              Comentário


                #37
                Se a Grécia sair é bom que a Alemanha se mentalize que vai ter que abrir os cordões à bolsa para estancar, DEFINITIVAMENTE, a crise da zona Euro. Isto se quiser manter o Euro, claro.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por apocalypto84 Ver Post
                  Se a Grécia sair é bom que a Alemanha se mentalize que vai ter que abrir os cordões à bolsa para estancar, DEFINITIVAMENTE, a crise da zona Euro. Isto se quiser manter o Euro, claro.
                  Mas quem te disse isso?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                    Mas quem te disse isso?
                    ?

                    É a minha opinião, que eu saiba ninguém aqui pode ter certezas de nada. E sim, se a Alemanha, após uma saída da Grécia, quiser manter o Euro, vai ter que resolver o problema de imediato.

                    Comentário


                      #40
                      A Grécia já devia ter saído do euro a ficar é que contamina o resto da zona euro, porque se esses se podem endividar sem parar, os outros também... porque o dinheiro aparece sempre, com perdões mais ou menos forçados.

                      Muita coisa tem sido feita nesse sentido, bem ou mal têm sido dados passos dentro da UE para se aguentar a saída da Grécia sem contaminação.

                      Não tem sido por acaso que a França e Alemanha querem alterações urgentes ao acordo de Schengen que inclua maior poder de controlo das fronteiras internas. Não querem uma invação de gregos pós euro.

                      E falam da desvalorização do euro como se fosse algo mau, à 2anos com o euro a 1.80 (para usd) andava tudo a chorar que o euro estava muito forte e a afectar as exportações, a Grécia sozinha mete o euro a 1.29€, e se meter mais baixo a airbus e restante industria exportadora agradece.

                      Os próximos paises a entrar no euro, espero que a europa tenha aprendido a lição, e só entra quem tiver realmente cumprido os critérios, sem margem para duvidas. Por algum motivos, esses critérios levados com total rigor, não tinham permitido a Portugal e Grécia entrar no euro.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por apocalypto84 Ver Post
                        ?

                        É a minha opinião, que eu saiba ninguém aqui pode ter certezas de nada. E sim, se a Alemanha, após uma saída da Grécia, quiser manter o Euro, vai ter que resolver o problema de imediato.
                        Também me parece mais do que evidente. É o único passo lógico para a Alemanha não levar por tabela numa crise que afectará todos os países...

                        Comentário


                          #42
                          Não vejo, objectivamente como é que tem de abrir cordões à bolsa, manter a Grécia no euro é que implica abri os cordões à bolsa para lhes emprestar mais dinheiro.

                          Com a Grécia fora do euro o problema deixa de ser europeu e passa a ser regional.

                          Para garantir estabilidade na zona euro não é preciso muito dinheiro, quanto muito o mercado pode ficar com medo que Portugal ou outro país seja a seguir, mas se isso acontecer o fundo de estabilização tem dinheiro suficiente e se por alguma eventualidade não chegar também existe os eurobonds.

                          Claro que se a Grécia continua no euro, com empréstimo atrás de empréstimo, não há fundo que resista.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                            Não vejo, objectivamente como é que tem de abrir cordões à bolsa, manter a Grécia no euro é que implica abri os cordões à bolsa para lhes emprestar mais dinheiro.
                            Se a Grécia sair do Euro, Portugal, Espanha e Irlanda, vão ser bombardeados pelos mercados, sem dó nem piedade. Se a Alemanha não estanca aí o problema (saída da Grécia) o Euro já era.

                            Comentário


                              #44
                              Grécia: tensão pode resultar em intervenção militar - Internacional - Sol

                              Face a um cenários desses, o que é que os países da periferia do euro, Portugal incluído, podem fazer para dar garantias adicionais aos mercados de que estão sólidos?

                              Creio que o problema, nessa circunstância, já não é da periferia, é da própria União. A eventual saída da Grécia, se a vontade da sociedade grega – expressa em eleições livres – for essa, obriga a UE a acelerar muito rapidamente o processo de integração fiscal e orçamental na zona euro. Os mercados financeiros serão profundamente afectados na sua convicção pela crise grega. Se a Grécia sai do euro num ambiente de grande incerteza e instabilidade em relação ao futuro da moeda única, esses factores de desconfiança vão acentuar-se. E a única maneira de responder a essa incerteza é acelerar o processo de estabilização da zona euro, que passa do meu ponto de vista por medidas estruturais, federalizantes, ao nível da zona euro.

                              Que devem passar por quê?

                              É insustentável a desconfiança que subsiste face à moeda comum e à capacidade das economias de resistirem à pressão. As medidas que têm sido adiadas terão de ser antecipadas, designadamente o que tem que ver com a mutualização de uma parte da dívida, os chamados eurobonds, que são o elemento que pode garantir a coesão e estabilidade da zona euro. É provável que este ano, acompanhando o processo de ratificação do novo Tratado, se inicie um processo, com a forma de um pacto orientado para o crescimento e para o emprego (na linha proposta pelo insuspeito presidente do Banco Central Europeu), não só com medidas de resposta aos problemas de curto prazo – como os fundos estruturais, os project bonds –, mas que dê uma clara indicação aos mercados financeiros de que o euro é para ficar.

                              Comentário


                                #45
                                Princípio de acordo de Governo na Grécia sem a Syiriza - Mundo - PUBLICO.PT

                                Parece que a hecatombe foi adiada

                                Comentário


                                  #46
                                  Ou seja, segundo o artigo, se são 168 deputados, portanto, temos um Governo PASOK+ND+DIMAR.
                                  Vamos ver quanto tempo dura...

                                  ...E de Antonis Samaras dá uma de Passos Coelho e se também faz exactamente o inverso do propagandeado em campanha eleitoral.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                    Os gregos "no topo" não são parvos. Era previsivel que haveriam de encontrar uma solução.

                                    Solução essa que se a nossa situação piorar (que é muito certo que aconteça), os nossos provavelmente também encontrarão. Pode significar muito "secagem de teta" e efeitos colaterais da mesma, mas na minha opinião acontecerá.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                      Os gregos "no topo" não são parvos. Era previsivel que haveriam de encontrar uma solução.

                                      Solução essa que se a nossa situação piorar (que é muito certo que aconteça), os nossos provavelmente também encontrarão. Pode significar muito "secagem de teta" e efeitos colaterais da mesma, mas na minha opinião acontecerá.
                                      E vão "encontrar". Pessoalmente não tenho quisquer dúvidas de que vamos ter um bloco central (com PS e PSD ambos enfraquecidos), quer a legislatura vá até ao fim, quer haja eleições antecipadas.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                        Ou seja, segundo o artigo, se são 168 deputados, portanto, temos um Governo PASOK+ND+DIMAR.
                                        Vamos ver quanto tempo dura...

                                        ...E de Antonis Samaras dá uma de Passos Coelho e se também faz exactamente o inverso do propagandeado em campanha eleitoral.
                                        um dia qualquer vais acertar nas tuas previsões, é apenas uma questão de probabilística.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por dfp Ver Post
                                          um dia qualquer vais acertar nas tuas previsões, é apenas uma questão de probabilística.
                                          Eu "acertei" nas previsões de que a dispersão de votos iria ser bem grande e de que o trambolhão do PASOK e da ND ia ser "colossal".
                                          Na altura fui visto como lunático e de querer o "quanto pior, melhor" só porque estava a antever qualquer coisa que estava aos olhos de quem tenha um mínimo de discernimento.

                                          Se o DIMAR é, teoricamente, contra o memorando da troika e se as divergências/ódios entre o PASOK e a ND são maiores que um PS e um PPD portugueses (e estes dois lá na Grécia são a favor do memorando, ao contrário do parceiro de Governo), continuo a ter curiosidade em ver quanto tempo é que este Governo irá durar.

                                          Curiosamente, ainda ontem num artigo, Luís Amado veio chamar à atenção para a probabilidade de a actual situação grega acabar numa intervenção e tomada de poder pelos militares. Pelos vistos, não o único lunático a achar isto...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                            Eu "acertei" nas previsões de que a dispersão de votos iria ser bem grande e de que o trambolhão do PASOK e da ND ia ser "colossal".
                                            Na altura fui visto como lunático e de querer o "quanto pior, melhor" só porque estava a antever qualquer coisa que estava aos olhos de quem tenha um mínimo de discernimento.

                                            Se o DIMAR é, teoricamente, contra o memorando da troika e se as divergências/ódios entre o PASOK e a ND são maiores que um PS e um PPD portugueses (e estes dois lá na Grécia são a favor do memorando, ao contrário do parceiro de Governo), continuo a ter curiosidade em ver quanto tempo é que este Governo irá durar.

                                            Curiosamente, ainda ontem num artigo, Luís Amado veio chamar à atenção para a probabilidade de a actual situação grega acabar numa intervenção e tomada de poder pelos militares. Pelos vistos, não o único lunático a achar isto...
                                            até ver só erraste em tudo o resto.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Parece que afinal não

                                              Pequeno partido de esquerda desmente acordo de Governo na Grécia - Mundo - PUBLICO.PT

                                              (nada como uma zanga de comadres...)

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                Já vistes as contas do UK?
                                                Já.
                                                Obviamente que a crise europeia toca a todos, uns mais que outros.
                                                Mas por outro lado, por não terem aderido, mantiveram a sua independência económica.
                                                A moeda deles continua a ser mais forte que o € e isso é inimputável. Actualmente 1€ compra 0.80~0.82 pence. Há um par de anos chegou a comprar 0.90~0.92p.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O DIMAR era o único partido que admitiu formar coligação com o SYRIZA e que afirmou que se o SYRIZA não faria coligação alguma.

                                                  Se se confirmar que o líder do SYRIZA de facto foi para os media gregos dizer que já havia uma coligação PASOK+ND+DIMAR não sendo verdade, está mas é a ver se afasta os potenciais aliados para uma coligação nas eleições de Junho e assim não conseguir formar Governo sozinho...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Greece: farms looking for workers, but Greeks don't respond - Greece - ANSAMed.it

                                                    Greece: farms looking for workers, but Greeks don't respond

                                                    Ad for peach harvest, 5,000 Albanians and 19 Greeks reply

                                                    (ANSAmed) - ATHENS, MAY 8 - In its government programme, the defeated PASOK party promised that Greece would return ''to its origins'' by relaunching its agricultural industry to generate jobs. A plan that would have been doomed to failure according to reports coming from the northern part of the country. A job offer in the sector, although temporary, was completely ignored by young Greeks, a segment of the population currently crushed by unemployment, while thousands of interested foreigners eagerly responded. Two weeks ago, the Young Farmers' Union of Greece posted a job offer on the internet stating that farmers were looking for help with the peach harvest in the Imathia and Pella regions in central Macedonia (northern Greece). Unemployment figures in the area are dramatic, hitting 50% in Pella and 25% in Imathia. The job offer was for 6 days a week at 23 euros per day for 4 months out of the year, including room and board. Anyone who was interested simply had to send a text message to a number provided in the ad to express their interest. Nearly 5,000 people responded to the Union's ad, with 4,885 Albanians (over the years these immigrants have mainly been employed in the agriculture and construction industries) and only 19 Greeks expressing interest, including a retired doctor and an unemployed engineer. ''This year,'' said Nikos Angelopoulos, the President of the Young Farmers' Union of Imathia, while speaking to Protothema, a Greek weekly newspaper, ''we were expecting significant interest from the Greek public due to the crisis and high unemployment levels. But it seems as though Greek people do not want to work in the agricultural industry. We know that this is hard work, but when you don't have a job, you take the work that is available. To satisfy the requests we will probably hire foreign workers from nearby countries, Bulgaria, Albania and FYROM (Greece does not recognise the name Macedonia for the former Yugoslavian republic, editor's note).'' There are around 1,700 farmers in the Imathia region, who need about 5,000 workers for the peach harvest four months out of the year. The news came a few days after the Greek government announced that the unemployment level in the country rose to 22% for the first time. (ANSAmed).
                                                    Isto faz lembrar...ora...pois...o Alentejo

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Demagogia do caraças, o que não falta é pessoal para dar pontapés quando alguem está no chão.

                                                      Os Gregos entalaram-se à grande e agora ninguem os vai ajudar, está tudo a ver se saca o maximo possivel do que lá meteu e depois... glu, glu, glu.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Na internet aumentam os tópicos de pessoas a questionar sobre o que devem fazer às suas poupanças na eventual saída do euro.
                                                        E de facto é uma questão que não deixa ninguém descansado.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Consequências de um estado viver acima das suas posses...o mesmo se passa com qualquer família. Muitos de nós temos que aprender a viver com o que podemos realmente ter...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            A Grécia é um caso perdido

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O problema é saber se Portugal aguentará o embate da saída da Grécia...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X