Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é a praxe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Toda a gente critica os posts do oXavier, mas ainda não vi ninguém a esclarecer o zerenau5. Porque será?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
      se n fores... podes ser olhado meio de lado... eu sempre olhei o pessoal de lado que não foi praxado e o pessoal que criticava a praxe pq sei o que passei nela e o que fiz... está na minha consciência!

      se estás relutante de ir ou não... vai... só tens sebentas e resumos a ganhar !!!!!

      na tv não passa o lado bom... na minha faculdade havia um peixe num lago em que nos punhamos o pessoal atras do peixe... isto tem mal?

      fazer umas pinturas na cara... saber de onde o pessoal vem e tal... até era nice... aquilo saia com acetona... a mim pedi para se quisessem pintar com verniz fosse só as unhas pq tinha alergias... mas *****am... e andei fdd dos dedos uns dias ainda assim epah... que se lixe... tb pintei...
      Tem piada, se calhar os que não foram também olhavam para ti de lado.

      Sebentas e resumos por ir à praxe? Quero acreditar que estás a ser irónico.

      Comentário


        #33
        Este tema das praxes foi mais ou menos falado aqui neste tópico: http://forum.autohoje.com/off-topic/...e-na-tuna.html

        Estão aqui algumas opiniões acerca da prática.

        Comentário


          #34
          Sinceramente nunca pensei gostar tanto da praxe como gostei este ano (meu ano de caloiro)... Fiz coisas brutais e nunca senti qualquer tipo de abuso por parte dos veteranos, tanto que antes de qualquer coisa explicavam-nos o que iam fazer e perguntavam se alguem tinha alguma coisa contra ;)

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por air Ver Post
            Lá por tu não teres tido a coragem de te teres posto a andar não quer dizer que a praxe esteja mal. O limite do "digno" também varia de pessoa para pessoa. Há abusos é verdade, mas como em tudo, as pessoas só pegam no mau, mesmo que o mau mal exista! Na TV nunca vi falarem do bem das praxes, só aparece quando algo mau acontece e eu acredito que o mau que acontece é muito pequeno comparado com o bem. Mas as pessoas gostam é de ouvir desgraças!
            porque muitos comem e calam, muito poucos têm tomates para expor certas coisas que se passam nas praxes

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
              Boas, falaram-me da praxe aos caloiros, na faculdade, e gostava de saber o que é isso. Consiste em quê? Não sei se existe algum tópico a falar disto, mas pesquisei e não encontrei.

              Cumprimentos
              Boas,

              Praxe para uns é a pior coisa do mundo, um mundo que não deveria existir, em que são todos horríveis com os caloiros, só tiram prazer em humilhar, onde há sempre abusos (praxes que correm mal e as pessoas acabam por se magoar física e psicologicamente), onde não se compreende porque dentro dos veteranos há uns que se acham superiores. Enfim, opiniões generalistas, que metem tudo no mesmo saco, muitos deles sem nunca terem vivido uma praxe...

              Praxe para outros é o período da vida académica mais divertido e memorável (por bons motivos), é orgulho, é dedicação, é parvalheira, é cantoria, é diversão!

              O que é a praxe em si? Não é muito fácil de explicar, mas tentarei fazê-lo da melhor forma. ;) Basicamente é uma recepção feita aos caloiros (alunos da faculdade do 1º ano), onde há várias actividades, há efectivamente alguma superioridade por parte dos veteranos (alunos de 2º ano e acima) pois só assim se garante respeito e coordenação. As actividades variam totalmente de universidade para universidade, mas há sempre cantorias típicas e caloiros a encherem (flexões por norma).

              Vantagens? Integração, diversão garantida, muito exercício físico, muito convívio, festa.

              Desvantagens? Em universidades onde há abusos e não se sabem fazer praxes, é garantidamente muito desagradável e desaconselhável.

              É possível negar uma praxe, mas continuar nas demais praxes? Se a universidade for "correcta", é mais do que possível e ninguém te olhará de lado. Qualquer um pode e deve ter a capacidade de dizer "NÃO". Se não o consegues fazer num âmbito tão descontraído como a universidade, estás mal para o resto da vida

              Se te declarares anti-praxe, terás amigos na mesma? Obviamente que sim! A praxe é só um dos meios de integração e fazer amigos. Provavelmente não poderás é trajar, mas isso já depende de cada universidade, acho eu.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                então não sabes mesmo o que é!


                a praxe quando bem feita é a melhor iteracção entre os veteranos e os caloiros!!

                agora quando há abusos não estou de acordo!
                tambem praxei, fui praxado, mas é claro.... gostei mais de praxar e de por os caloiros a encher do que encher como caloiro
                Meh...se eu for na rua e te chamar "verme" ou "besta" se calhar interages comigo com o punho.
                Tentam sempre tirar significados onde não os há, a praxe é brincadeira. É lógico que conheces gente e nao sei que, afinal são uma semana ou mais ao pé deles, mas mesmo assim dava para conhecer mais pessoas se não tivesses que estar sempre a olhar para o chão e em vez disso estivessem a conviver.
                Ainda ontem estive a ver fotos da minha praxe e quanto mais penso mais inútil acho aquilo. Fiz amigos entre as pessoas que foram praxadas comigo e outras que não foram. Nunca tive nenhuma vantagem nem desvantagem por ter sido praxado.
                Em termos puramente práticos até é negativo porque vais acabar por perder tempo com reuniões disto e daquilo, ou praxes que calham à mesma hora das aulas e nao sei que.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MSD Ver Post
                  há efectivamente alguma superioridade por parte dos veteranos (alunos de 2º ano e acima) pois só assim se garante respeito e coordenação.
                  pode ser de mim, mas não passo a respeitar alguém que me humilha

                  Originalmente Colocado por MSD Ver Post
                  Vantagens? Integração, diversão garantida, muito exercício físico, muito convívio, festa.
                  para isso há o convívio fora das praxes

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                    porque muitos comem e calam, muito poucos têm tomates para expor certas coisas que se passam nas praxes
                    Ao comerem e calarem estão precisamente a mostrar que os outros são superiores, porque se não se sentissem inferiores não faziam o que não queriam.

                    Já que estão a dizer que ninguém esclarece quem está com dúvidas, na minha experiência a praxe foi boa. Apenas exigiu meia dúzia de tardes, conheci pessoal mais velho e principalmente os do meu ano. Teria vivido bem sem a praxe, mas acabou por ser mais alguns bons momentos passados. De resto nunca dei mais importância à praxe do que ela tem: há quem viva basicamente para a praxe e há quem a repudie como se tratassem de terroristas, ambos os lados estão errados no meu ponto de vista.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                      ultrapassar os limites do razoável...

                      sabemos que os caloiros são a ***** e que não valem nada... mas daí ao que seviu já em algumas faculdades e que veio em algumas faculdades...

                      o meu baptismo foi feito numa praia lá levavamos com a nhanha na cabeça e depois água... (as raparigas podiam não ir) estivesse sol ou chuva, frio ou calor... mas daí a torturas...
                      nhanha???

                      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                      se n fores... podes ser olhado meio de lado... eu sempre olhei o pessoal de lado que não foi praxado e o pessoal que criticava a praxe pq sei o que passei nela e o que fiz... está na minha consciência!

                      se estás relutante de ir ou não... vai... só tens sebentas e resumos a ganhar !!!!!



                      na tv não passa o lado bom... na minha faculdade havia um peixe num lago em que nos punhamos o pessoal atras do peixe... isto tem mal?

                      fazer umas pinturas na cara... saber de onde o pessoal vem e tal... até era nice... aquilo saia com acetona... a mim pedi para se quisessem pintar com verniz fosse só as unhas pq tinha alergias... mas *****am... e andei fdd dos dedos uns dias ainda assim epah... que se lixe... tb pintei...
                      Obrigado pelo esclarecimento.

                      Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                      Toda a gente critica os posts do oXavier, mas ainda não vi ninguém a esclarecer o zerenau5. Porque será?
                      Já reparei nisso, mas deixei andar.

                      Originalmente Colocado por diogo13 Ver Post
                      Sinceramente nunca pensei gostar tanto da praxe como gostei este ano (meu ano de caloiro)... Fiz coisas brutais e nunca senti qualquer tipo de abuso por parte dos veteranos, tanto que antes de qualquer coisa explicavam-nos o que iam fazer e perguntavam se alguem tinha alguma coisa contra ;)
                      Pelo que já li, existem coisas boas e más. Obrigado pelo esclarecimento.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                        pode ser de mim, mas não passo a respeitar alguém que me humilha

                        Raio de mito que anda em torno das praxes... Praxe não é humilhação... Pode haver humilhações, e no meu caso houve, mas seguido de uma resposta! E ficou por ali a história... Eu quando refiro superioridade, é no sentido de haver alguém (veteranos) que impõem ordem a centenas de caloiros, em particular, nas actividades que decorrem na cidade. Convenhamos que se não houvesse esta superioridade, tornava-se missão impossível e perigosa atravessar a cidade, com grupos de 30-40 caloiros. ;)

                        para isso há o convívio fora das praxes

                        Ninguém disse o contrário. ;) Todas as 5ªf há convívios com pessoal das praxes e fora dela. Mas também ninguém disse que isso não haja nas praxes e não seja uma das vantagens ;)
                        A azul ;)
                        Editado pela última vez por MSD; 21 May 2011, 21:32.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                          Boas, falaram-me da praxe aos caloiros, na faculdade, e gostava de saber o que é isso. Consiste em quê? Não sei se existe algum tópico a falar disto, mas pesquisei e não encontrei.

                          Cumprimentos
                          Brincadeira de crianças que julgam já serem adultos.

                          Comentário


                            #43
                            Resumidamente:

                            A praxe é opcional, só és praxado se quiseres.
                            A praxe consiste numa série de actividades onde ficas a conhecer os teus colegas de curso em geral e os caloiros do teu curso em particular. Podem dizer-te que não precisas de ir à praxe para conheceres pessoas, mas alguns dos meus melhores amigos conheci-os na praxe e provavelmente se não fosse a praxe hoje se calhar só os conhecia de vista. Se participares activamente na praxe ficas a conhecer (quando digo conhecer não me refiro a conhecer de vista, mas sim a ser amigo a sério) dezenas de pessoas, enquanto que se faltares à praxe e tentares conhecer pessoas da tua universidade sem ser através da praxe és capaz de fazer apenas meia duzia de amigos.

                            Em relação às actividades, há de tudo, desde coisas menos boas como mandarem-te rebolar na lama, mas também há coisas espectaculares, como ires fazer uma churrascada com mais 100 colegas de curso.

                            Não há nada como quando entrares na universidade ires à praxe dois ou três dias. Se no final não gostares desistes, pois ninguem te obriga a lá estar. Não te tornes é num desses hipócritas que criticam a praxe sem nunca ter passado pela experiência em si.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                              Sim, mas quais são as vantagens e desvantagens de fazer a praxe ou não?
                              A praxe serve, sobretudo, para como alunos se ambientar na Universidade!
                              Ao longo do ano lectivo vai havendo várias cerimónias/actividades/..(incluindo as praxes,a praxe24h,rallypapers pela cidade, caloiro ao molho ,festas, magusto,jantaradas!!, latada ,baptismo do curso, baptismo individual, juramento, julgamento, cortejo etc, dependente de cada UNI )
                              É claro que nem todas as praxes são iguais, umas mais exigentes,outras tolerantes, umas com maior número de actividades outras mais repetitivas, etc etc depende do curso e da universidade.

                              Como tal, quando se entre nas praxes, rapidamente se conhece mais colegas, dão-se melhor com os Doutores/Engenheiros/ (3ª matricula), e garanto-te que se ganha muito ao conhecer gente nova, por exemplo em trabalhos, dúvidas, orientações e sobretudo nas amizades e moças:p

                              Agora depende de cada um saber avaliar o que é a humilhação!
                              Uns acham que ao ficar todo sujo é humilhar
                              Uns acham que ficar pintado na cara é humilhar
                              Uns acham que cantar/dançar musicas do curso é humilhar
                              Uns acham que fingir ter relações com um poste de candeeiro como já vi(LOL) é humilhar
                              Uns acham, variadíssimas coisas, é humilhar
                              Podes ficar um bocado envergonhado , até algumas situações como te obrigar a ir falar com moças de outros cursos por qualquer razão etc, mas haverão momentos inesquecíveis na tua memoria

                              No geral ou na maior parte das vezes não te arrependes do que fizeste até porque foi tudo divertido de fazer. Sentes mais o espírito académico

                              Também não fui às praxes todas , a pouco mais de 50% mas não faltava às cerimonias , festas/jantaradas, etc, e não me arrependo e não me importava de ser caloiro outra vez!
                              Editado pela última vez por j0hnny; 21 May 2011, 21:46.

                              Comentário


                                #45
                                Obrigado a todos pelo esclarecimento.

                                Comentário


                                  #46
                                  O ano de Caloiro é o melhor ano que se pode ter na Universidade.

                                  É nesse ano que ganhamos uma bagagem e capacidade de encaixe e "sobrevivência" que faz muita falta para o resto da vida.
                                  Sabendo lidar, é super divertido ser caloiro... e com jeitinho é quando somos Caloiros que podemos fazer certas coisas que nunca mais podemos repetir.

                                  Nota: quem passou antes pela praxe da Tropa, evidentemente que a da Universidade é uma formalidade.

                                  ...

                                  Praxei durante uns 5/6 anos e grande parte dos meus melhores amigos(as) foram praxados(as) por mim

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por j0hnny Ver Post
                                    Não me importava de ser sempre caloiro!
                                    Acredita que vai ser o melhor ano da tua vida enquanto universitário ;)


                                    Quem critica as praxes são aqueles que nunca souberam bem o que realmente é! São aqueles que pegam num ou outro caso de à meia dúzia de anos para a criticar, mas enfim...não ligues

                                    Já agora,claro que há excepções, mas normalmente, os que costumam ir às praxes são aqueles que no geral se dão melhor com o resto da turma, são mais sociável, conhecem mais gente, ambiente-se melhor com a universidade, colegas, tudo! Sentem mais o espírito académico!
                                    Ficam dezenas e dezenas de histórias por se recordar e todos dizem sempre!"Bons tempos o meu ano de caloiro!"
                                    Ainda bem que dizes que há excepções,pq eu não fui praxado e no entanto fui o colega preferido,fui aquele que fez mais amizades na faculdade,que conhece mais pessoas,fui ajudado em tudo e mais alguma coisa e andei com a rapariga mais bonita do curso,a que faz suspirar veteranos,caloiros,etc.
                                    Não tenho nada contra as praxes,simplesmente na altura não tive vontade de ser praxado.Mas acredito que seja divertido,desde que não haja abusos.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Obrigado a todos pelas respostas. Pelo que percebi, a praxe é um divertimento, mas às vezes há abusos que podem correr mal. Mais uma vez, obrigado a todos pelos esclarecimentos.

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #49
                                        Opá a praxe consiste em.....................................
                                        ..................... e................................................. .....

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post

                                          É nesse ano que ganhamos uma bagagem e capacidade de encaixe e "sobrevivência" que faz muita falta para o resto da vida.
                                          Oi???????????

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                            Oi???????????
                                            Que tem? Não podia ser mais verdade.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                              Que tem? Não podia ser mais verdade.
                                              nada mais longe da verdade

                                              Comentário


                                                #53
                                                A ideia que eu tenho das praxes, e já falei com pessoal de muitas faculdades, é basicamente que nas faculdade de topo, seja em que area for, as praxes são bastante integrantes e o pessoal diverte-se e no final todos gostaram.

                                                Nas "outras" faculdade a praxe é (quase) sempre apenas para humilhar e gozarem um pouco com os novos alunos.


                                                Eu quando entrei na faculdade, era um pouco "anti-praxe", por tudo o que lia e ouvia, mas depois, posso dizer que adorei, conheci pessoas novas, foi divertido, e não tinha problemas nenhuns em voltar a ser praxado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                  O ano de Caloiro é o melhor ano que se pode ter na Universidade.

                                                  É nesse ano que ganhamos uma bagagem e capacidade de encaixe e "sobrevivência" que faz muita falta para o resto da vida.
                                                  Sabendo lidar, é super divertido ser caloiro... e com jeitinho é quando somos Caloiros que podemos fazer certas coisas que nunca mais podemos repetir.

                                                  Nota: quem passou antes pela praxe da Tropa, evidentemente que a da Universidade é uma formalidade.

                                                  ...

                                                  Praxei durante uns 5/6 anos e grande parte dos meus melhores amigos(as) foram praxados(as) por mim
                                                  É mesmo, bons tempos.

                                                  Na primeira festa, fiquei sem bateria no telemovel, perdi a boleia, e fiquei a dormir no banco de jardim na faculdade com outro colega que perdeu a carteira ( o segurança devolveu no dia a seguir).

                                                  Acordamos às 8h, e fomos directos para uma aula .

                                                  É daquelas coisas, que claramente, é para não repetir, mas lá que foram tempos espectaculares, lá isso foram...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    A praxe não dá bagagem nenhuma para a vida lol. Pelo menos a mim não deu. O que deu foram mesmo as horas de sacrifício a estudar. Para mim a praxe serve para todos se conhecerem a todos e isso até costuma acontecer. E o que se passa com muita gente é deparar-se com uma alteração ao seu estilo de vida quando entra para a faculdade. De um dia para o outro um 'miúdo' de 17-18 anos vê-se sozinho numa casa onde não conhece ninguém, numa cidade estranha onde não conhece nada... É óbvio que as amizades nascem extra praxe, mas a praxe acelera o convívio, ocupa o tempo do pessoal, e no fundo obriga os caloiros a comunicarem uns com os outros e a serem obrigados a estarem uns ao pé dos outros, dá-lhes motivos de conversa, e nalguns casos desde cedo define-se logo aquelas primeiras impressões sobre como cada qual se comporta. A minha praxe pelo que leio deve ter sido suave, a gente fazia teatros, jogavamos à lata etc. Brincadeiras sem jeito nenhum que hoje considero tempo perdido e reconheço infantilidade ridícula, mas que na altura até me ria e acabava por me divertir. E verdade seja dita, no fim da primeira semana já sabia os nomes dos principais veteranos e doutores, assim como de todos os meus colegas de curso do ano. Mais nunca senti verdadeira pressão... não sei se me faço entender, mas sempre senti que se me mandavam fazer 5 flexões a qualquer momento me podia levantar e virar costas. Fi-las... porque quis.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Mais, quando estava eu a praxar devido a umas praxes à sexta feira houve uma miúda que perdeu o último autocarro por descuido quer da parte dela em referir isso, quer por o veterano se ter esticado no tempo. A miúda começou a chorar e aflita porque coitada não tinha como ir para casa de fim de semana e morava a mais de 300km. Na hora, o grupo de veteranos que estava a praxar (eu incluído) pegámos num carro e fizemos 650km para ir levar a miúda a casa e suportamos a despesa.

                                                      Da parte de cima, ao contrário do que se diz não é só sentimentos de superioridade em relação aos caloiros. Existe também muita protecção e apoio.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        em relação à praxe não posso responder, porque estava de férias nessa altura.


                                                        mas acho que a ideia de existir um beneficio nas sebentas e nos resumos está overrated.


                                                        pelo menos do que vi

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                          não preciso de vestir "uma farda" e envergar uma capa para ser superior, aliás todo esse aparato é claramente para pessoas de mente inferior e com uma necessidade gritante de chamar à atenção ou se auto valorizarem
                                                          O que é que uma coisa tem a ver com a outra? O trajar é uma tradição académica, assim como existem muitas outras tradições pelo mundo fora. Aliás, existem pessoas que trajaram e ainda trajam e nunca praxaram na vida.

                                                          Não sabia que o facto de ter trajado há uns anos atrás, me faz ser uma pessoa de mente inferior, estamos sempre a aprender. Provavelmente também achas que cartolar no final do curso também é para pessoas inferiores.

                                                          Se tiveste uma má experiência com a praxe, foste humilhado, obrigaram-te a fazer coisas pouco dignas, etc... culpa quem te fez isso e não a praxe em si. O que devias ter feito era apresentar queixa ao conselho de praxe, há mecanismos para isso em todas ou em grande parte das universidades.

                                                          Não podes é generalizar da maneira que o fazes, apenas pelo teu caso. Como em todo o lado, há pessoas e pessoas, umas piores, outras melhores.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                                                            O que é que uma coisa tem a ver com a outra? O trajar é uma tradição académica, assim como existem muitas outras tradições pelo mundo fora. Aliás, existem pessoas que trajaram e ainda trajam e nunca praxaram na vida.

                                                            Não sabia que o facto de ter trajado há uns anos atrás, me faz ser uma pessoa de mente inferior, estamos sempre a aprender. Provavelmente também achas que cartolar no final do curso também é para pessoas inferiores.

                                                            Se tiveste uma má experiência com a praxe, foste humilhado, obrigaram-te a fazer coisas pouco dignas, etc... culpa quem te fez isso e não a praxe em si. O que devias ter feito era apresentar queixa ao conselho de praxe, há mecanismos para isso em todas ou em grande parte das universidades.

                                                            Não podes é generalizar da maneira que o fazes, apenas pelo teu caso. Como em todo o lado, há pessoas e pessoas, umas piores, outras melhores.
                                                            Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                            a resposta óbvia do pessoal dos atrasados de traje que se acham superiores quando envergam a vestimenta
                                                            pronto

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Se te sentes feliz ao fazer esse tipo de insultos, tudo bem, mas ao teu nível não vou descer, podes ter a certeza.

                                                              Felizmente tenho educação.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X