Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Serviço militar obrigatório deveria voltar ?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Todos são livres de irem para lá. Se há quem não veja o seu futuro no exerécito, acho bem que possa optar por não ir.
    E o dia da "não sei quantas" em que vão lá já serve bem o propósito de mostrar o que a tropa tem para dar, não é preciso obrigar ninguém a ir.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
      Não, não estou a ser irónico.
      Quando fiz o SMO sai bem e vi bem o que eram certos miúdos que lá entraram e depois como saíram.
      Vi também muitos "pintas" que tinham muitas manias que eram artistas mas que as perderam todas durante a recruta.
      Por muito inútil que seja o SMO, aprendem-se muita coisa que nunca esqueceremos na vida.
      Aprende-se a ter responsabilidade, aprende-se a viver por nós próprios e aprende-se a viver em sociedade.

      Só não dá valor ao SMO quem nunca por lá passou.
      Ninguém tira valor ao serviço militar, mas tens que ter em atenção a dois pontos. Primeiro, muitos dos valores que aqui invocaram caso só fossem passiveis de ser apreendidos no serviço militar, pobre seria, pois eu e grande parte dos meus amigos que considero ser pessoas correctas, educadas e produtivas não o seriam.
      Segundo, o SMO nos seus últimos anos era, infelizmente, uma piada e a maioria das pessoas fazia tudo o possível para não ir, as próprias regras classificavam as pessoas a partir da sua educação, claramente indicando quais necessitavam de ir e não ir.


      Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
      não sei se o SMO deveria voltar,o que sei é que eu cumpri o SMO e fazendo uma avaliação pessoal penso que foi uma experiencia bastante positiva.
      na tropa não se fazem homens como se diz,mas aprende-se o espirito de camaradagem,a superação de limites,o respeito por uma hierarquia, e criam-se amizades verdadeiras que cá fora só se conseguiriam em varios anos.
      com isto não quero dizer que não se consiga o mesmo cá fora,mas depende muito da mentalidade e da educação de cada um pois se para muitos a tropa não seria necessaria pois são pessoas bem formadas e com principios para outros poderia ser o unico meio de aprenderem alguns valores que os tornariam com certeza melhores seres humanos.
      Tenho a impressão, que foste o primeiro, a referir o ponto positivo que pessoalmente sempre associei ao serviço militar, que é o sentido de grupo.


      Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
      Pois isso é a letra da lei... E com certeza te recordas que na maioria das ofertas de emprego havia o famoso item "situação militar resolvida?".
      As pessoas estão muito esquecidas. Eu ainda sou de uma geração que tinha o emprego pré-SMO e emprego pós-SMO, porque candidatar a um emprego sem a situação militar resolvida era ser logo posto fora do concurso.


      As forças militares devem ser pessoas motivadas, bem pagas e vocacionadas. E não pessoas obrigadas, com um ordenado miseravel e muitas vezes com aprendizagens da experiÊncia nulas.

      Comentário


        Estou sempre a aprender por aqui.
        Com este topico jah descobri que nao sou homem nem sequer tenho valores sociais ou morais. Falta-me essa maravilha da humanidade chamada exercito que sempre contribuiu para um melhor entendimento entre sociedades e naçoes pela historia fora. Humm...espera ai....





        Originalmente Colocado por COMBOIO Ver Post
        A tropa, por muitos anos que possam passar, é, e sempre será a melhor escola de vida onde os limites físicos e psíquicos, são levados aos extremo como em nenhuma outra situação civil.
        Nao conheço a tua vida e nao sei pelo que passaste ou deixaste de passar mas ha muito civil pelo mundo fora que tem provaçoes diarias fisicas e psiquicas que envergonhariam muito soldado que nao as aguentava. Esse tipo de provaçao infelizmente pode acontecer a qualquer um. Uns aguentam outros nao. A maior diferença serah que o soldado eh treinado para as aguentar. Se aguenta ou nao eh outra historia.
        Ateh podia argumentar que as provaçoes morais sao sempre mais dificeis para os civis que para os militares. O militar limita-se a cumprir ordens.

        Comentário


          Não seria importante colocar hábitos de trabalho em quem não trabalha ?
          Disciplina ? Valores morais ?

          Comentário


            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
            Porque fazem sempre esse exercício propositadamente mal feito de pegar em algo que um povo faz e automaticamente associar ao sucesso do mesmo?
            No tópico da monarquia associaram os países evoluídos da Europa ao facto de terem uma família real, aqui é a suíça que tem menos criminosos porque tem serviço militar obrigatório.
            Nem se pode fazer comparações entre o SMO suíço e o português.
            Se se queixam do tempo "perdido" no SMO cá então na Suiça nem sei o que diziam...

            Comentário


              Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
              Mais uma vez nota-se que fala sem conhecimento de causa... pois o Exército faz vigilância florestal e rescaldo a alguns anos....

              E mais se formos comparar o Exército tem mais projecção que a Marinha e Força Aérea , pois enquanto a maior parte das missões deste dois se remetem ai nosso espaço , o Exército faz muitas missões na Europa/Ásia/África e imensos treinos tácticos entre outras forças estrangeiras!!

              Já agora quando houve as cheias na Madeira quem também esteve lá ajudar. Exército(Engenharia)!!

              São incompetentes na função de combate aos incêndios, sim.
              Era mais fácil dizer que o fazem subjugados a uma estrutura competente no local, como os Bombeiros/Sapadores e fazem-no num regime de cooperação.
              Isto é bastante diferente de se lhes atribuir "A" missão. Porque se lhes fosse atribuída essa tarefa, corríamos o risco de eles fazerem asneira, porque, como deve calcular isto não é como aquela anedota dos "gato fedorento": chegar lá e apaga-se, só. Ou você é dos tais que julga que as estruturas militares envergonham toda a sociedade civil?
              E o Exército tem uma estrutura de Bombeiros como tem a Força Aérea?

              Posso não perceber tanto da estrutura militar como você, mas ao menos sei o que as estruturas civis são capazes de fazer. Coisa que você aparenta não saber.

              Comentário


                Felizmente tive um PAI (nunca foi à tropa), que me incutiu grande parte desses valores, ou seja que me soube educar, não é novidade para mim fazer a cama, tomar banho, fazer a barba, ser educado (diferente de submisso), lavar roupa, passar a ferro, cozinhar, trabalhar...

                Os que não cabia ao meu PAI incutir, aprendi-os nos bombeiros a partir dos 15 anos. sentido de missão, hierarquia, sacrificio em prol de algo realmente útil, aprender a antecipar as acções dos outros (a nível interpessoal)...

                Logo, só porque os outros não tiveram a mesma educação, não percebo o interesse em atrasarem-me a vida 6 meses ou mais...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                  Estou sempre a aprender por aqui.
                  Com este topico jah descobri que nao sou homem nem sequer tenho valores sociais ou morais. Falta-me essa maravilha da humanidade chamada exercito que sempre contribuiu para um melhor entendimento entre sociedades e naçoes pela historia fora. Humm...espera ai....







                  Nao conheço a tua vida e nao sei pelo que passaste ou deixaste de passar mas ha muito civil pelo mundo fora que tem provaçoes diarias fisicas e psiquicas que envergonhariam muito soldado que nao as aguentava. Esse tipo de provaçao infelizmente pode acontecer a qualquer um. Uns aguentam outros nao. A maior diferença serah que o soldado eh treinado para as aguentar. Se aguenta ou nao eh outra historia.
                  Ateh podia argumentar que as provaçoes morais sao sempre mais dificeis para os civis que para os militares. O militar limita-se a cumprir ordens.

                  Não foste à tropa, não deves opinar...

                  Comentário


                    Não sou contra o serviço militar, até acho que é sempre uma temporada saudável na construção de um cidadão, mas estar o estado a obrigar uma pessoa numa altura critica da vida (formação superior/primeiro emprego) a arredar-se da sua vida pessoal, acho que é de exequibilidade complexa.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por COMBOIO Ver Post
                      Não foste à tropa, não deves opinar...
                      Se assim fosse os tópicos reduziam-se para metade e neste tema tanto é importante a opinião de quem foi, como de quem não foi.

                      Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                      Não sou contra o serviço militar, até acho que é sempre uma temporada saudável na construção de um cidadão, mas estar o estado a obrigar uma pessoa numa altura critica da vida (formação superior/primeiro emprego) a arredar-se da sua vida pessoal, acho que é de exequibilidade complexa.
                      E que inclusivemente cria desigualdades, como dizes eu fui à tropa 6 meses, amigos meu continuaram os seus estudos / trabalhos.
                      Israel são 2 anos para todos os homens e 1 ano para as senhores, pelo menos ficam todos igualmente beneficiados/prejudicados.

                      Falaram no exemplo da Suiça, como é que funciona.

                      Comentário


                        Isto até devia ser um tópico só dos que foram á tropa para contarem histórias das suas aventuras...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Falaram no exemplo da Suiça, como é que funciona.
                          "Por volta dos 20 anos de idade, todo o cidadão passa por 118 dias consecutivos de treinamento no "Rekrutenschule." Esse treinamento pode ser o primeiro encontro de um jovem com seus compatriotas que falam diferentes línguas (a Suíça tem 4 línguas oficiais: o alemão, o francês, o italiano e o romanche). Antes mesmo do serviço militar obrigatório começar, rapazes e moças podem ter cursos opcionais com o fuzil de assalto Stgw. 90 (SIG 550) do exército suíço. Eles ficam de posse da arma por 3 meses e recebem 6 sessões de 6 horas de treinamento. Dos 21 aos 32 anos de idade, o cidadão suíço constitue a linha de frente do exército, o "Auszug", e dispende 3 semanas do ano (em 8 dos 12 anos) para continuar o treinamento. Dos 33 aos 42 anos, ele serve no "Landwehr" (que é a Guarda Nacional); a cada poucos anos, ele se apresenta para treinamento de 2 semanas. Finalmente, dos 43 aos 50 anos, ele serve na "Landsturm"; neste período, ele só passa um total de 13 dias em cursos militares .

                          Durante a carreira de soldado, o cidadão também passa por dias de inspeção obrigatória de equipamentos e pratica de tiro ao alvo. Assim, em uma carreira militar obrigatória de 30 anos, o suíço gasta apenas 1 ano no serviço militar direto. Após a baixa do exército regular os homens ficam na reserva até a idade de 50 anos (55 para oficiais). "

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Se assim fosse os tópicos reduziam-se para metade e neste tema tanto é importante a opinião de quem foi, como de quem não foi.



                            E que inclusivemente cria desigualdades, como dizes eu fui à tropa 6 meses, amigos meu continuaram os seus estudos / trabalhos.
                            Israel são 2 anos para todos os homens e 1 ano para as senhores, pelo menos ficam todos igualmente beneficiados/prejudicados.

                            Falaram no exemplo da Suiça, como é que funciona.

                            Neste caso específico, é quase o mesmo que dizer que não se gosta de favas, sem nunca ter experimentado.

                            Comentário


                              Isto já está em derrapagem e não sei se não é descontrolada.

                              É raro as pessoas admitirem sobre si mesmas, que são pouco disciplinadas, civicas, educadas, que têm fracas noções de disciplina, hierarquia, rigor, espirito de corpo, etc.

                              Mas no entanto provavelmente estamos quase todos de acordo que estes valores faltam ou tendem a faltar.

                              Eu acho que o SMO ajuda a imprimir estes valores, se calhar para muitas pessoas não será necessário (mas também não lhes vai fazer mal), mas globalmente acho que podia ser positivo.

                              Conheço várias pessoas já com mais de 20 anos com enorme dose de mimo, habituados a nunca fazerem nada em casa e nem é que sejam mal educados no sentido mais popular e até são boas pessoas, no entanto um estágio com regras rigidas, trabalho, sangue suor e lágrimas, parece-me que lhes faria muito bem.

                              Obviamente que não ter ido à tropa só por si não significa que não se seja bem formado. Mas a tropa podia ajudar a nivelar por cima, pelo menos é essa a minha convicção.

                              Despojar as pessoas de conforto e bens materiais e faze-las passar por algumas provações parece-me uma excelente terapia

                              P.S.: Eu não fui à tropa (tenho pena de não ter ido)
                              Editado pela última vez por v7; 27 May 2011, 13:25.

                              Comentário


                                É "giro" ler este tópico e acreditar que quando existia a nossa sociedade era altamente produtiva, disciplinada e cheia de valores morais.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  "Por volta dos 20 anos de idade, todo o cidadão passa por 118 dias consecutivos de treinamento no "Rekrutenschule."

                                  ""
                                  Obrigado.
                                  A parte com relevância e que evita algum desse sentimento "eu fui e perdi oportunidades".


                                  Originalmente Colocado por COMBOIO Ver Post
                                  Neste caso específico, é quase o mesmo que dizer que não se gosta de favas, sem nunca ter experimentado.
                                  A pergunta não é se gosta ou não do SM, mas sim ele deveria voltar, aqui qualquer um pode dar a sua opinião, tendo a experiência de lá ter passado ou não, gostando ou não.

                                  Se houver um tópico a perguntar se gostaste de cumprir o SMO, dar-te-ia razão.

                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  ...
                                  Conheço várias pessoas já com mais de 20 anos com enorme dose de mimo, habituados a nunca fazerem nada em casa e nem é que sejam mal educados no sentido mais popular e até são boas pessoas, no entanto um estágio com regras rigidas, trabalho, sangue suor e lágrimas, parece-me que lhes faria muito bem.

                                  ...
                                  É verdade, resta saber se depois tem "estofo" para tirar um ensinamento disso ou pelo contrário, fez enquanto lá esteve por ser obrigado - quando fazem, depois cá fora fazem igual ou pior.

                                  Mais importante é a educação de casa.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    "


                                    É verdade, resta saber se depois tem "estofo" para tirar um ensinamento disso ou pelo contrário, fez enquanto lá esteve por ser obrigado - quando fazem, depois cá fora fazem igual ou pior.

                                    Mais importante é a educação de casa."
                                    Tomei a liberdade de fazer um corte do teu post para transmitir um episódio que corrabora a tua ideia.

                                    Fui a uma sessão de esclarecimento sobre um dos MBA mais prestigiados no nosso país, e os senhores transmitiram uma ideia que achei muito interessante, todas as pessoas que passem os testes de admissão e paguem o curso o podem fazer mas se será para todas um beneficio é que já não garantem. Porque há muita gente que fez o curso com muitas dificuldades e nunca será capaz de aplicar os conceitos mal apreendidos.

                                    Comentário


                                      Espirit as pessoas pensam que tirar os canudos, ler revistas XPTO, é suficiente, esquecem-se que é preciso aprender e compreender o que estão a ler.
                                      Por isso há os bons e maus profissionais, com as mesmas habilitações académicas e formação profissional.

                                      Com praticamente tudo na vida acontece o mesmo, ou se tiram ilações das vivências (como o SMO) ou vale ZERO. E garanto que para N pessoas é ZERO, o SMO e muitas outras coisas na vida.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Espirit as pessoas pensam que tirar os canudos, ler revistas XPTO, é suficiente, esquecem-se que é preciso aprender e compreender o que estão a ler.
                                        Por isso há os bons e maus profissionais, com as mesmas habilitações académicas e formação profissional.

                                        Com praticamente tudo na vida acontece o mesmo, ou se tiram ilações das vivências (como o SMO) ou vale ZERO. E garanto que para N pessoas é ZERO, o SMO e muitas outras coisas na vida.
                                        Acho que ambos, e tu é até com conhecimento, temos defendido neste tópico que o SMO não é garantia de melhorias.
                                        Até porque o tivémos, e não era garantia de nada.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          Acho que ambos, e tu é até com conhecimento, temos defendido neste tópico que o SMO não é garantia de melhorias.
                                          Até porque o tivémos, e não era garantia de nada.
                                          Sim, acima de tudo é essa a minha posição.
                                          Se a experiência é boa ou má, caberá a cada um que lá passou avaliar. Retirei boas experiências e outras menos positivas, mas curiosamente muito deles verificam-se mais tarde no seio de uma empresa ou outra entidade laboral - algumas mais atenuadas que outras.

                                          Comentário


                                            Eu acho que a experiência é válida para quem a viveu. Eu conheci pessoas que antes de serem alistadas, chegavam sempre atrasadas ao trabalho, eram desmazeladas e após o SMO admitiram ter ganho uma perspectiva diferente da vida. Também conheci pessoas que passaram por lá e devido ao seu percurso anterior de vida acabaram por nunca se endireitar, com ou sem tropa. No meu caso, fiz duas inspecções e acabei por ser incorporado na Reserva Territorial. Se tivesse entrado não me iria cair o céu em cima da cabeça, mas cada qual é como é.
                                            O regime, como ele existe, de contrato, é bastante interessante, na minha opinião. Sempre achei da obrigatoriedade do SM um ponto negativo na nossa sociedade e como não estamos em Israel, onde o serviço militar é obrigatório para homens e mulheres, não temos aquela necessidade de formação tão específica como a militar, nem que seja porque os contextos português e israelita são nitidamente distintos.
                                            Agora como escola de vida, as Forças Armadas são uma mais valia-enorme para qualquer indivíduo e muito dificilmente obtem-se uma formação tão boa ao longo da vida.
                                            Eu, que já vi as ofertas em Regime de Contrato, acho-as bastantes interessantes. Só que a tropa é uma carga de trabalhos...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por COMBOIO Ver Post
                                              Não foste à tropa, não deves opinar...


                                              Ha restricoes para pessoal que nao foi a tropa? Eu fui ao Dia Nacional da Defesa, tambem nao posso opinar?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                Não sou contra o serviço militar, até acho que é sempre uma temporada saudável na construção de um cidadão, mas estar o estado a obrigar uma pessoa numa altura critica da vida (formação superior/primeiro emprego) a arredar-se da sua vida pessoal, acho que é de exequibilidade complexa.
                                                No meu tempo todos iamos fazer o SMO, e ninguem perdia os empregos e estudos (os estudantes desde que aprovassem todos os anos podiam adiar o SMO até a conclusão do curso). Como iamos todos, e a lei era igual para todos, ninguem ficava prejudicado.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  "Por volta dos 20 anos de idade, todo o cidadão passa por 118 dias consecutivos de treinamento no "Rekrutenschule." Esse treinamento pode ser o primeiro encontro de um jovem com seus compatriotas que falam diferentes línguas (a Suíça tem 4 línguas oficiais: o alemão, o francês, o italiano e o romanche). Antes mesmo do serviço militar obrigatório começar, rapazes e moças podem ter cursos opcionais com o fuzil de assalto Stgw. 90 (SIG 550) do exército suíço. Eles ficam de posse da arma por 3 meses e recebem 6 sessões de 6 horas de treinamento. Dos 21 aos 32 anos de idade, o cidadão suíço constitue a linha de frente do exército, o "Auszug", e dispende 3 semanas do ano (em 8 dos 12 anos) para continuar o treinamento. Dos 33 aos 42 anos, ele serve no "Landwehr" (que é a Guarda Nacional); a cada poucos anos, ele se apresenta para treinamento de 2 semanas. Finalmente, dos 43 aos 50 anos, ele serve na "Landsturm"; neste período, ele só passa um total de 13 dias em cursos militares .

                                                  Durante a carreira de soldado, o cidadão também passa por dias de inspeção obrigatória de equipamentos e pratica de tiro ao alvo. Assim, em uma carreira militar obrigatória de 30 anos, o suíço gasta apenas 1 ano no serviço militar direto. Após a baixa do exército regular os homens ficam na reserva até a idade de 50 anos (55 para oficiais). "
                                                  Muito bem explicado. Parabens.

                                                  Agora falta perguntar aos portugueses, se aceitariam um exquema de SMO similar ao suiço

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                    Muito bem explicado. Parabens.

                                                    Agora falta perguntar aos portugueses, se aceitariam um exquema de SMO similar ao suiço
                                                    Eu definitivamente que não.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                      Muito bem explicado. Parabens.

                                                      Agora falta perguntar aos portugueses, se aceitariam um exquema de SMO similar ao suiço
                                                      Simples: não.

                                                      Comentário


                                                        E o texto não é meu claro.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                          Eu definitivamente que não.
                                                          E porque?

                                                          Gostaria de vera a tua fundamentação.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                            Simples: não.
                                                            E porque?

                                                            Gostaria de ver a tua fundamentação.

                                                            Comentário


                                                              Numa democracia ninguém PODE SER OBRIGADO a fazer aquilo que não quer. Quem não quer ir para a tropa não vai e PONTO FINAL!
                                                              Não é pelo facto de ter uma posição um pouco céptica acerca do SMO que deixo de ter os meus valores éticos e ideias que defendo.


                                                              Fui ao dia da defesa nacional e digo, sinceramente gostei bastante daquilo. Gostei de ouvir as explicações e até as lições de moral que nos deram. Serviram para completar as que já tinha. Mas também teve a outra vertente, o facto de a grande maioria serem uns trombudos, com cara de poucos amigos e com mania que mandam em tudo e todos. Apesar disso, soube manter uma postura apropriada à situação e de respeito, afinal de contas também não me custava nada mas eu cá não admito que me dêem ordens que vão contra os meus principios. Defendo aquilo que defendo e quem não gosta, temos pena, que "passe ao lado"! Por isso sei perfeitamente que com o feitio que tenho não me iria dar bem na tropa. Nem eu, nem os meus superiores, porque tinham que arranjar uma boa dose de paciência para me aturar.

                                                              Agora o SMO tem muito que se lhe diga, à custa desta ideia que tudo tem que ir à tropa, muitos países aproveitaram-se desse espírito patriota e andaram a meter o bedelho em países que não deviam, abrindo GUERRAS QUE SÓ SERVEM PARA DESTRUIR SONHOS E MATAR ESPERANÇAS!!! Criou-se a ideia, em muitos, que tudo se resolve à porrada e com guerras. QUANTAS MILHARES DE CRIANÇAS JÁ MORRERAM À CUSTA DESSES TAIS SERVIÇOS MILITARES??? O SMO não passa de uma ditadura disfarçada para criar a ilusão que é tudo muito bonitinho, mas no fundo não passa de algo DESUMANO, CRUEL E QUE SÓ SERVE PARA FAZER LAVAGENS CEREBRAIS ÀS PESSOAS!

                                                              Não admito que os outros me digam aquilo que tenho ou não que fazer. Aceito sugestões? Claro que sim, mas sempre no tom da sugestão/conselho e não das ordens. Eu também respeito os outros e tento sempre manter um bom tom, por que carga de água é que ia aceitar que os outros mandassem em mim aos berros? Berros esses só para alimentarem o seu ego estupidamente estúpido. Eu também dou sugestões aos outros sempre que acho necessário, mas NUNCA UTILIZO O TOM DE ORDEM até porque longe de mim obrigar os outros a fazerem aquilo que não querem.

                                                              Sempre defendi que cada um faz aquilo que quer e bem lhe apetece desde que não prejudique com a liberdade dos outros. Sempre defendi que NUNCA DEVEMOS OBRIGAR outrém a fazer aquilo que não quer, ATÉ PORQUE AQUILO QUE PARA MIM É O IDEAL E O CORRECTO, PARA O OUTRO PODE NÃO SER, E NÓS, COMO BONS SERES HUMANOS QUE DEVIAMOS SER, SÓ TEMOS QUE RESPEITAR ISSO!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X