Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Licença de parentalidade: só se pode gozar se a mãe tiver emprego ? - Quase resolvido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
    Chama-lhe o que quiseres.

    A chefe disse-lhe na cara que não lhe renovavam o contrato porque estava grávida.



    Mas se dormes melhor á noite com essa explicação tudo bem...
    é preciso ser um tipo especial de mamífero para dizer isso a uma pessoa.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      Chama-lhe o que quiseres.

      A chefe disse-lhe na cara que não lhe renovavam o contrato porque estava grávida.



      Mas se dormes melhor á noite com essa explicação tudo bem...
      A chefe podia dizer o que quisesse. Não está aqui em causa a boa ou má educação da pessoa ou a ausência ou valores. A não renovação do contrato é perfeitamente legal.

      Eu não tenho o hábito é de fazer filmes. Se estivesse a contrato aquando de uma gravidez te garanto que a 1ª coisa com que contaria, era com a dispensa no final do mesmo. Se tal não acontecesse, tanto melhor!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por air Ver Post
        No fundo é mesmo isso. Todos nos revoltamos por descontar para alimentar malandros (subsidio-dependentes, etc.), mas temos de ser racionais. Não estamos em tempo destas borlas. Os nossos impostos têm de pagar saúde, educação, justiça, etc... Isto não são direitos, são serviços que pagamos! Os descontos servem para a nossa mulher dar à luz num hospital público, mais tarde meter o filho na escola pública, etc. Tudo isto custa muito dinheiro!

        A mãe está em casa e cuida do filho, quando chegares a casa ainda tens oportunidade para acompanhar e ajudar
        Deixa lá isso que o parto não foi no publico, felizmente tenho seguro de saude...

        Os meus impostos são mesmo principalmente para sustentar os parasitas, eu já desisti de tentar usufruir das supostas contra-partidas deles, só mesmo quando não ha alternativa possível...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
          Deixa lá isso que o parto não foi no publico, felizmente tenho seguro de saude...

          Os meus impostos são mesmo principalmente para sustentar os parasitas, eu já desisti de tentar usufruir das supostas contra-partidas deles, só mesmo quando não ha alternativa possível...
          Mas usufruir de que contra partidas??

          Tu queres usufruir de uma "extensão" de uma licença que nem sequer foi atribuída. Ora se não é atribuída a licença, queres usufruir de quê? É uma questão de lógica.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
            A chefe podia dizer o que quisesse. Não está aqui em causa a boa ou má educação da pessoa ou a ausência ou valores. A não renovação do contrato é perfeitamente legal.

            Eu não tenho o hábito é de fazer filmes. Se estivesse a contrato aquando de uma gravidez te garanto que a 1ª coisa com que contaria, era com a dispensa no final do mesmo. Se tal não acontecesse, tanto melhor!
            É como te digo chama-lhe o que quiseres.

            Por diversas vezes deixaram bem claro que se não tivésse ficado grávida não ia para o olho da rua...


            Mas pelos vistos tu achas bem que se mande uma excelente empregada, com 3 anos de casa, provas dadas com prémios comprovativos, para o olho da rua, a 10 dias da data do parto, basicamente com um recem-nascido nas mãos portanto, ainda para mais quando estamos a falar de um dos grandes grupos portugueses, com filiais no estrangeiro, que falta de dinheiro é coisa que não tem...

            Lamento que penses assim, não posso depreender outra coisa da tua argumentação, ainda para mais sendo mulher creio que devias ter outro tipo de sensibilidade...



            Mas tens razão numa coisa, perante a lei foi tudo cumprido.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
              É como te digo chama-lhe o que quiseres.

              Por diversas vezes deixaram bem claro que se não tivésse ficado grávida não ia para o olho da rua...


              Mas pelos vistos tu achas bem que se mande uma excelente empregada, com 3 anos de casa, provas dadas com prémios comprovativos, para o olho da rua, a 10 dias da data do parto, basicamente com um recem-nascido nas mãos portanto, ainda para mais quando estamos a falar de um dos grandes grupos portugueses, com filiais no estrangeiro, que falta de dinheiro é coisa que não tem...

              Lamento que penses assim, não posso depreender outra coisa da tua argumentação, ainda para mais sendo mulher creio que devias ter outro tipo de sensibilidade...



              Mas tens razão numa coisa, perante a lei foi tudo cumprido.
              Como disse, não estou aqui a fazer considerações sobre a actuação da empresa. Estou a pronunciar-me sobre a situação que relataste da licença e sobre um "despedimento" que não o foi.

              Depreende o que quiseres. Nunca me pronunciei sobre esse assunto para que tirasses essas ilações mas enfim...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                Mas usufruir de que contra partidas??

                Tu queres usufruir de uma "extensão" de uma licença que nem sequer foi atribuída. Ora se não é atribuída a licença, queres usufruir de quê? É uma questão de lógica.
                Queria por uma vez na vida sentir que os meus impostos também me servem!

                Queria por uma vez na vida sentir que pelo facto de escolher levantar-me todos os dias ás 6:30 da manha para ir trabalhar, em vez de ficar na boa vida o dia todo a mamar subsídios, essa escolha tinha vantagens reais!

                Eu até do abono abdiquei, porque sei que não preciso dele!



                A paga que levo é ver mais uma vez que rende mais ser parasita: recebia menos, mas verdade seja dita, também me chateava muito menos...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Como disse, não estou aqui a fazer considerações sobre a actuação da empresa. Estou a pronunciar-me sobre a situação que relataste da licença e sobre um "despedimento" que não o foi.

                  Depreende o que quiseres. Nunca me pronunciei sobre esse assunto para que tirasses essas ilações mas enfim...
                  Dás a volta que quiseres ao texto, ao preferires virar a cara para o lado, e convenientemente só te cingirires ao aspecto legal da coisa, demonstras a tua posição sobre o assunto.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                    Queria por uma vez na vida sentir que os meus impostos também me servem!

                    Queria por uma vez na vida sentir que pelo facto de escolher levantar-me todos os dias ás 6:30 da manha para ir trabalhar, em vez de ficar na boa vida o dia todo a mamar subsídios, essa escolha tinha vantagens reais!

                    Eu até do abono abdiquei, porque sei que não preciso dele!



                    A paga que levo é ver mais uma vez que rende mais ser parasita: recebia menos, mas verdade seja dita, também me chateava muito menos...
                    Os teus impostos servem para muita coisa, e em alguns casos só não usufruis porque não queres. A (des)consideração que fizeste há pouco sobre o parto num hospital público é exemplo disso.

                    Mas acho piada estares aí a fazer um choradinho e a falar de parasitas quando estás a querer usufruir de algo a que não tens direito... é bem!

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                      Dás a volta que quiseres ao texto, ao preferires virar a cara para o lado, e convenientemente só te cingirires ao aspecto legal da coisa, demonstras a tua posição sobre o assunto.
                      Não, meu caro... demonstra que vou directa ao assunto e que não misturo alhos com bugalhos. Mais uma vez, acertas ao lado!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                        É como te digo chama-lhe o que quiseres.

                        Por diversas vezes deixaram bem claro que se não tivésse ficado grávida não ia para o olho da rua...

                        ...

                        Mas tens razão numa coisa, perante a lei foi tudo cumprido.
                        A não renovação, na minha perspectiva, não está sujeita a qualquer justificação, apenas ao respectivo aviso prévio.
                        O facto de aparentemente não haver ilegalidade na não renovação, não quer dizer que moralmente as coisas sejam correctas ou que não existam outras irregularidades.

                        Dizes que a tua mulher foi substituida por outra trabalhadora naquele posto de trabalho, foi recrutada externamente? É que há um prazo para ser possível essa substituição, no teu caso em principio um ano, podes expor essa situação na ACT.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          A não renovação, na minha perspectiva, não está sujeita a qualquer justificação, apenas ao respectivo aviso prévio.
                          O facto de aparentemente não haver ilegalidade na não renovação, não quer dizer que moralmente as coisas sejam correctas ou que não existam outras irregularidades.

                          Dizes que a tua mulher foi substituida por outra trabalhadora naquele posto de trabalho, foi recrutada externamente? É que há um prazo para ser possível essa substituição, no teu caso em principio um ano, podes expor essa situação na ACT.
                          A resposta fica aqui:
                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                          Começou logo outra funcionária a fazer o serviço dela, com outro centro de custo claro, ( e oficialmente para outro chefe, mas na pratica as mesmas funções para a mesma chefe ) eles não são parvos, até porque é um dos grandes grupos empresariais portugueses que tem ligações com o governo...

                          (...)
                          Sim, eu podia tentar levar a coisa para a via legal, mas nestes ultimos anos em que pessoas bem maiores que eu tentaram levar pessoas bem colocadas a tribunal o que é que lhes aconteceu? Os processos levaram a algum lado? Os acusados foram penalizados?

                          Ah pois é...


                          Eu sou tão pequenino que me esborracham com um espirro...

                          Comentário


                            #73
                            (apagar )

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                              Não, meu caro... demonstra que vou directa ao assunto e que não misturo alhos com bugalhos. Mais uma vez, acertas ao lado!
                              Não, demonstra que num assunto delicado escolhês-te focar-te apenas na parte politicamente correcta.

                              Mas ás vezes o politicamente correcto é uma boa treta...

                              A realidade ás vezes difere bastante do politicamente correcto...


                              A tua posição ficou bem clara quando, e depois de eu próprio já ter assumido que não havia nada de errado perante a lei, continuares única e exclusivamente a martelar nessa tecla.



                              Ha muita coisa que está errada, e não é porque está escrita num decreto no diario da republica que para mim passa a ser correcto e se deve perder tempo a defender e seguir á risca.

                              Mas essa é a minha atitude perante a vida, questionar, e usar do censo comum, e quando fôr caso disso contestar o que está errado.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                Deixa lá isso que o parto não foi no publico, felizmente tenho seguro de saude...

                                Os meus impostos são mesmo principalmente para sustentar os parasitas, eu já desisti de tentar usufruir das supostas contra-partidas deles, só mesmo quando não ha alternativa possível...
                                Sempre usei saúde e educação pública e não tenho razões de queixa, está à disposição só temos de exigir qualidade. Partir logo para o privado pode não ser a melhor opção, principalmente em Portugal.

                                Mas eu estava a falar no geral e não no teu caso em particular.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  é preciso ser um tipo especial de mamífero para dizer isso a uma pessoa.
                                  Não ofendas os mamíferos...

                                  Mas deu para perceber que não foi só atitude da chefia directa, todos pela hierarquia acima preferiram assobiar para o lado e mandar uma mãe com um recem-nascido para o olho da rua...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                    Não, demonstra que num assunto delicado escolhês-te focar-te apenas na parte politicamente correcta.

                                    Mas ás vezes o politicamente correcto é uma boa treta...

                                    A realidade ás vezes difere bastante do politicamente correcto...


                                    A tua posição ficou bem clara quando, e depois de eu próprio já ter assumido que não havia nada de errado perante a lei, continuares única e exclusivamente a martelar nessa tecla.



                                    Ha muita coisa que está errada, e não é porque está escrita num decreto no diario da republica que para mim passa a ser correcto e se deve perder tempo a defender e seguir á risca.

                                    Mas essa é a minha atitude perante a vida, questionar, e usar do censo comum, e quando fôr caso disso contestar o que está errado.
                                    Escolho focar-me no que está a ser discutido. Apenas isso. É assim tão complicado entender? Pelos vistos é.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                      Sempre usei saúde e educação pública e não tenho razões de queixa, está à disposição só temos de exigir qualidade. Partir logo para o privado pode não ser a melhor opção, principalmente em Portugal.

                                      Mas eu estava a falar no geral e não no teu caso em particular.
                                      Foi um desabafo, começo a ficar cansado, tudo funciona ao contrário, está tudo feito para beneficiar parasitas...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                        A resposta fica aqui:

                                        Sim, eu podia tentar levar a coisa para a via legal, mas nestes ultimos anos em que pessoas bem maiores que eu tentaram levar pessoas bem colocadas a tribunal o que é que lhes aconteceu? Os processos levaram a algum lado? Os acusados foram penalizados?

                                        Ah pois é...


                                        Eu sou tão pequenino que me esborracham com um espirro...
                                        A queixa ao ACT não custa nada, ele logo verão da sua possibilidade, agora se não houve recrutamento externo, aproveitaram pessoas internamente, mais dificil é...

                                        Só queixar no FAHO é que também não ganhas nada.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Escolho focar-me no que está a ser discutido. Apenas isso. É assim tão complicado entender? Pelos vistos é.
                                          Bom "p'ra" ti.

                                          A parte da legalidade já eu tinha deixado bem claro na primeira página.

                                          Tinhas 3 hipóteses:

                                          a) Não dizias mais nada.

                                          b) Debatias a moralidade da situação em si

                                          c) Continuavas a "chover no molhado"


                                          A escolha foi tua.

                                          Tens razão, Não houve ilegalidade nenhuma.

                                          Que tenhas uma vida muito longa e feliz com essa postura.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            A queixa ao ACT não custa nada, ele logo verão da sua possibilidade, agora se não houve recrutamento externo, aproveitaram pessoas internamente, mais dificil é...

                                            Só queixar no FAHO é que também não ganhas nada.
                                            Embora agora até se tenha tornado o assunto central do tópico, eu não abri um tópico para me queixar de um despedimento injusto.


                                            Posso-me queixar sim sr.

                                            Vou ganhar o quê com isso?!?!?

                                            Chatices?!? Percas de tempo??? Gasto de dinheiro?!?


                                            Os amiguinhos do governo são intocáveis, queres mais provas que os casos todos a que assistimos?

                                            Nem levados a tribunal, por pessoas grandinhas, com provas mais que concretas aquilo dá em alguma coisa...


                                            Achas mesmo que vou perder tempo com um "nado-morto" ?!?

                                            Eu quero é aproveitar os segundinhos todos para viver esta etapa!!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                              Bom "p'ra" ti.

                                              A parte da legalidade já eu tinha deixado bem claro na primeira página.

                                              Tinhas 3 hipóteses:

                                              a) Não dizias mais nada.

                                              b) Debatias a moralidade da situação em si

                                              c) Continuavas a "chover no molhado"


                                              A escolha foi tua.

                                              Tens razão, Não houve ilegalidade nenhuma.

                                              Que tenhas uma vida muito longa e feliz com essa postura.
                                              Eu coloquei uma dúvida que tem a ver com a legalidade da situação e posteriormente cingi-me ao teor do tópico que era o direito ou não à licença. Não fiz qualquer comentário ou consideração sobre a moralidade da situação visto que não era o que estava em causa, o que não significa que, noutro contexto, não seja relevante discuti-la.

                                              Pareces um daqueles putos que faz birra quando não se diz o que ele quer!

                                              Mas pronto... que tenhas em dobro o que me desejas!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                Eu coloquei uma dúvida que tem a ver com a legalidade da situação e posteriormente cingi-me ao teor do tópico que era o direito ou não à licença. Não fiz qualquer comentário ou consideração sobre a moralidade da situação visto que não era o que estava em causa, o que não significa que, noutro contexto, não seja relevante discuti-la.

                                                Pareces um daqueles putos que faz birra quando não se diz o que ele quer!

                                                Mas pronto... que tenhas em dobro o que me desejas!
                                                Tu é que decidiste o rumo que déste á tua argumentação.


                                                Desculpa-me o português, mas fdd já estou eu com esta situação toda, por isso não sei o que adianta este ping-pong inutil.

                                                Tens a razão todo do teu lado, não ha ilegalidade nenhuma, já o tinha assumido na primeira página.


                                                Que mais queres afinal que ainda não percebi...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Tu é que decidiste o rumo que déste á tua argumentação.


                                                  Desculpa-me o português, mas fdd já estou eu com esta situação toda, por isso não sei o que adianta este ping-pong inutil.

                                                  Tens a razão todo do teu lado, não ha ilegalidade nenhuma, já o tinha assumido na primeira página.


                                                  Que mais queres afinal que ainda não percebi...
                                                  Eu nada, tu é que continuas a reclamar. Eu já disse o que tinha a dizer há muito tempo.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                    Eu nada, tu é que continuas a reclamar. Eu já disse o que tinha a dizer há muito tempo.
                                                    Ah, pronto, então é só mesmo ping-pong...

                                                    " MrsX bate a bola rasteira junto á rede, Baiones não consegue lá chegar, e hiper-match-point! "
                                                    " MrsX ganha o torneio! "

                                                    parafraseando o final deste video :


                                                    " Oh no, Baiones is giving up the fight... "

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                      Embora agora até se tenha tornado o assunto central do tópico, eu não abri um tópico para me queixar de um despedimento injusto.


                                                      Posso-me queixar sim sr.

                                                      Vou ganhar o quê com isso?!?!?

                                                      ...
                                                      Eu quero é aproveitar os segundinhos todos para viver esta etapa!!
                                                      "Queixaste-te" da situação da licença, aliás que haviam parasitas a receber e tu não tinhas, abordou-se a situação do despedimento, onde também mostraste desagrado.

                                                      O resto da situação "oiço-a" todos os dias, que os grandes ganham sempre, vou-me chatear para que, etc., epá, se não queres "chatices", então não te chateies com a situação e bola para a frente.
                                                      Se achas injusto expoes a situação, agora à partida vir dizer com essa ladainha é treta, é muito típico nosso, refliar no "café" mas agir cansa.
                                                      Acrescento que o Tribunal de Trabalho decide maioritariamente a favor do trabalhador... podes é não ter mesmo razão.

                                                      Acho que fazes bem em aproveitar os momentos com o rebento (e os meus parabéns).

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        A lei da parentalidade não existe para que se possam passar uns dias com um recém-nascido.

                                                        Existe para proteger o emprego de pessoas que acabaram de ser pais, e que precisam de ficar com o seu recém nascido. Sendo uma lei cuja principal regalia é a protecção de um posto de trabalho e não havendo, no caso, posto de trabalho para proteger, é natural que possas usufruir somente do benefício dos 5+5 dias.

                                                        De qualquer das formas, se existe boa altura para marcar uns dias de férias, é precisamente quando se é pai.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Sabes porque é que não vale a pena mexer-me?

                                                          Porque é um nado-morto.

                                                          Sabes porque é que é um nado-morto?

                                                          Porque a unica e remota hipótese que tinha eram testemunhas, que não estão dispostas a arriscar o emprego com essa atitude...

                                                          E como eu as compreendo...


                                                          E mesmo que désse em alguma coisa, a unica castigada seria a chefia directa, quando a conivência foi a todos os níveis hierarquicos...


                                                          Os grandes safam-se sempre, a realidade é mesmo essa...

                                                          E quem estrebucha muito contra eles, quando neste caso até são compadres do governo, a coisa pode não correr muito bem...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                            A lei da parentalidade não existe para que se possam passar uns dias com um recém-nascido.

                                                            Existe para proteger o emprego de pessoas que acabaram de ser pais, e que precisam de ficar com o seu recém nascido. Sendo uma lei cuja principal regalia é a protecção de um posto de trabalho e não havendo, no caso, posto de trabalho para proteger, é natural que possas usufruir somente do benefício dos 5+5 dias.

                                                            De qualquer das formas, se existe boa altura para marcar uns dias de férias, é precisamente quando se é pai.
                                                            Já estão marcadas, para substituir essa altura, tive de improvisar se queria aproveitar...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              presumo que estejas informado... contudo, há a o subsído social parental. sempre é uma ajuda e suspende o fundo de desemprego.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X