Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Actualmente, o que significa para vós a bandeira nacional?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
    Folgo em saber que as tuas camisas têm melhor aspecto

    Obviamente uma bandeira de um país é um estandarte de uma nação, é o símbolo-mor da mesma, bem como o seu hino, deves perceber que o que ali está é muito mais que um mero pedaço de pano, certo?

    Estás a inverter as coisas, a liberdade de alguém advém ou não do seu comportamento perante a sociedade e as suas leis e regras, não o contrário.

    Ou podemos começar a queimar bandeiras e cantar o hino em versão rap e todos rimos muito com isso?

    Por isso o nosso Estado previne e pune criminalmente quem ultraje tais simbolos nacionais - art.º 332º do Código Penal.

    Quanto à notícia acho ridículo o homem ter ido a tribunal, no Euro 2004 não havia tribunais que chegassem para o ridículo da coisa.

    O tipo que inventou as mini-bandeirinhas para os carros encheu o bolso à conta dos que agitavam fervorosamente a bandeira fora do carro enquanto fugia aos impostos e dizia "só neste país!"
    Não vejo qual o problema de fazer uma cover do hino, desde que não seja injuriosa.

    Comentário


      #62
      Neste momento olho para a bandeira e sinto tristeza. Nada mais. Olho para socrates e para o coelho e sinto nojo.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
        Neste momento olho para a bandeira e sinto tristeza. Nada mais. Olho para socrates e para o coelho e sinto nojo.
        Comigo tambem se passa isto, mas acrescentaria mais uns (muitos) nomes a esses dois...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ADoinel Ver Post
          Não vejo qual o problema de fazer uma cover do hino, desde que não seja injuriosa.
          O mesmo problema que bandeiras portuguesas levaram publicidade de um supermercado ou de um tablóide.

          Há certos símbolos que não deviam ser mexidos, mesmo que a intenção seja a melhor.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
            Neste momento olho para a bandeira e sinto tristeza. Nada mais. Olho para socrates e para o coelho e sinto nojo.
            Bruno, eu sinto o mesmo, mas continuo o ver na bandeira o símbolo da nossa nação.

            Sócrates e Coelho não a dignificam, antes pelo contrário, e dão-me nojo em igual medida tais personagens tristes da nossa história contemporânea, mas não os confundo com a nossa bandeira.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por idunno Ver Post
              Para mim, é mesmo apenas um pedaço de pano. O hino também não me diz nada. O que interessa é o país e não uma representação simbólica deste. Se quiserem queimar bandeiras, por mim estão à vontade. Também não espero que fiquem chateados se eu decidir queimar as minhas camisas. Se quiserem cantar o hino em versão rap, chateia-me mais optarem por rap (que detesto) do que a parte de alterarem o hino.

              Também não concordo que tal fosse considerado crime. São símbolos! Quando queimar um pedaço de pano é considerado crime e o que o governo tem feito ao país não é, algo vai muito mal.
              Se queimares as tuas camisas, isso é contigo, parto do principio que tu ou os teus pais as pagaram e és livre de fazeres com elas o que quiseres, até podes fazer espantalhos com as mesmas, é-me igual ao litro.

              A mim também me interessa o meu país, logo o símbolo da nossa nação é a bandeira, que o representa onde quer que esteja hasteada.

              Podes não concordar que o ultraje a um símbolo nacional seja crime, assim como eu posso não concordar que o facto de conduzir depois de beber uma garrafa de James Martins seja considerado crime de condução em estado de embriaguez. mas estão previstos e punidos no Código Penal e nós dois não podemos fazer nada quanto a isso.

              Isso é uma outra conversa - o que o governo/governantes(e os anteriores) fizeram ao país devia ser julgado em tribunal criminal, concordamos e muito nesta matéria

              Comentário


                #67
                Significa o símbolo do ultra-neoliberalismo.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                  Se queimares as tuas camisas, isso é contigo, parto do principio que tu ou os teus pais as pagaram e és livre de fazeres com elas o que quiseres, até podes fazer espantalhos com as mesmas, é-me igual ao litro.

                  A mim também me interessa o meu país, logo o símbolo da nossa nação é a bandeira, que o representa onde quer que esteja hasteada.

                  Podes não concordar que o ultraje a um símbolo nacional seja crime, assim como eu posso não concordar que o facto de conduzir depois de beber uma garrafa de James Martins seja considerado crime de condução em estado de embriaguez. mas estão previstos e punidos no Código Penal e nós dois não podemos fazer nada quanto a isso.

                  Isso é uma outra conversa - o que o governo/governantes(e os anteriores) fizeram ao país devia ser julgado em tribunal criminal, concordamos e muito nesta matéria
                  No meu caso, tenho um tapete de arraiolos com a bandeira nacional. Todos a pisam e o cão ja lhe cagou e mijou em cima. É crime?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                    Se queimares as tuas camisas, isso é contigo, parto do principio que tu ou os teus pais as pagaram e és livre de fazeres com elas o que quiseres, até podes fazer espantalhos com as mesmas, é-me igual ao litro.

                    A mim também me interessa o meu país, logo o símbolo da nossa nação é a bandeira, que o representa onde quer que esteja hasteada.

                    Podes não concordar que o ultraje a um símbolo nacional seja crime, assim como eu posso não concordar que o facto de conduzir depois de beber uma garrafa de James Martins seja considerado crime de condução em estado de embriaguez. mas estão previstos e punidos no Código Penal e nós dois não podemos fazer nada quanto a isso.

                    Isso é uma outra conversa - o que o governo/governantes(e os anteriores) fizeram ao país devia ser julgado em tribunal criminal, concordamos e muito nesta matéria

                    Um tema curioso que começou com as crises existenciais do nosso colega que abriu o topico.
                    Respeitando e compreendendo o simbolismo que tem a Bandeira, ou seja a representacao de um povo , sua cultura e sua historia, se analisarmos aquilo que hoje em dia é Portugal vê-mos que o conceito de patria é bem diferente. Portugal é uma "empresa" e analisada como tal na bolsa e nos mercados. Quem nos governa sabe perfeitamente a quem serve e quais suas limitacoes. Vivemos numa era em que quem governa totalmente sao os Bancos Centrais. Num formato onde a democraria é apenas "oferecida" localmente para criar a percepçao de algum controle ao povo localmente. Nao sou defensor de teorias de conspiracao e muito menos nem sei bem dizer se este formato de governacao nao democratico feito por Bancos Centrais é pior ou melhor que outros formatos de governacao. Os Bancos governam as sociedades ocidentais à muito tempo, e genericamente o povo tem conseguido aumentar qualidade de vida atraves de este conceito. Na era da monarquia e Feudalismo era muito pior e nem discutivel com pessoas minimamente justas e sinceras. Alias a ideia de se nascer sangue azul só por sí é ridiculo , servindo hoje em dia apenas para enfeitar revistas e é residuos de formatos governacao ultrapassados . A revolucao industrial que aconteceu nos Países Democrativos (com ou sem reis ate a enfeitar a simbologia monarquica pq na realidade tambem pouco mandam) permiteu a criacao da classe média . E hoje a classe média em Países como portual esta a desaparecer. Em boa parte por culpa de má governacao, outra parte por emigracao de capital e por outra parte por termos um termo de comparacao com um periodo recente em portugal onde viviamos de dinheiro q nao tinhamos...

                    Dito isto o simbolismo das bandeiras no nosso País, é a historia de um povo , cultura de um povo e sua lingua. Uma identidade e um simbolo de respeito. Fora estas questoes mais ou menos abstratas, a nação no conceito ancestral é algo que lentamente vai desaparecer nao apenas em Portugal como na maioria dos Países. Neste momento nao sou defensor do projecto Europeu pq nasceu pelo q se percebe pela vontade de servir os interesses de 2 ou 3 Países . Nao é um projecto de defesa comum, mas de defesa de alguns. Através de politicos corruptos a gerir interesses como Portugal, o resto foi facil de sar seguimento. Mas isso ja sao outras conversas...

                    Fica a pergunta. O que representa para voces a Bandeira Europeia? Um projecto de uniao ou um projecto de "golpe"
                    Editado pela última vez por Fernandovieira7; 28 June 2014, 16:36.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      No meu caso, tenho um tapete de arraiolos com a bandeira nacional. Todos a pisam e o cão ja lhe cagou e mijou em cima. É crime?
                      Crime pelo facto de teres um cão que caga e mija em cima de um tapete? Espero ao menos que o tenhas lavado

                      Comentário


                        #71
                        A nossa bandeira devia ser como a da Finlândia.

                        P.S. Mas a nossa teria menos 800 anos...
                        Editado pela última vez por cuto; 28 June 2014, 16:43.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                          Crime pelo facto de teres um cão que caga e mija em cima de um tapete? Espero ao menos que o tenhas lavado
                          É uma bandeira em arraiolos.

                          O crime depende do suporte onde está inscrita a bandeira?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            É uma bandeira em arraiolos.

                            O crime depende do suporte onde está inscrita a bandeira?
                            Acho que sim companheiro, deve ter que ver com determinados enquadramentos legais.

                            Quantas revistas e jornais não rasgámos e deitamos ao lixo com a bandeira lá dentro?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                              Acho que sim companheiro, deve ter que ver com determinados enquadramentos legais.

                              Quantas revistas e jornais não rasgámos e deitamos ao lixo com a bandeira lá dentro?
                              E quais são os suportes criminalizados? 100% seda?

                              Se o objectivo não é respeitar o objecto em si, mas sim o que ele representa, não deveria existir coerência em todos os suportes?

                              Comentário


                                #75
                                É um logotipo, certo?!

                                Comentário


                                  #76

                                  - Mas pode-se fazer?

                                  - Pode?
                                  - Mas não é proibido?
                                  - É!
                                  - E o que é que me acontece?
                                  - Nada!


                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X