Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Casas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Andree Ver Post

    Por acaso as minas já fecharam há muito tempo.

    Pelo menos nas aldeias da minha zona, naquela altura (1940 - 1970) existiam essencialmente 3 classes:

    - Ricos: normalmente 1/2 famílias por aldeia (se tanto) que tinham muitos/bons terrenos e empregavam bastante gente (trabalho sasonal e mal pago). Esses foram ficando, tinham capital para automatizar o negócio e ainda hoje vivem da agricultura (gado, castanhas, etc.).

    - Remediados: malta com alguns estudos com emprego em servicos, normalmente na vila mais próxima ou pequenos comerciantes, aqui diria que é 50/50 em termos de saídas.

    - Pobres: a larga maioria, a partir dos anos 70/80 saiu quase tudo, ficou a geracao dos meus avós e pouco mais.

    Eu também tenho família na zona e a maioria saiu de lá. E também só lá ficou a geração mais velha.


    E ainda bem que eu agradeço ter nascido.

    As gerações mais novas dividiram-se pelas zona do Porto, Viana do Castelo e Lisboa.


    Falamos aqui de políticas migratórias, quando no país inteiro só três distritos não perderam população entre os dois últimos censos: Lisboa, Setúbal e Faro.

    Questão de demografia que outros países não têm.


    Comentário


      Originalmente Colocado por Kopien Ver Post

      Eu também tenho família na zona e a maioria saiu de lá. E também só lá ficou a geração mais velha.


      E ainda bem que eu agradeço ter nascido.

      As gerações mais novas dividiram-se pelas zona do Porto, Viana do Castelo e Lisboa.


      Falamos aqui de políticas migratórias, quando no país inteiro só três distritos não perderam população entre os dois últimos censos: Lisboa, Setúbal e Faro.

      Questão de demografia que outros países não têm.

      entre os dois últimos sensos apanhou os anos 2011-2021, plena crise económica e ainda o COVID.
      Estou curioso pelos números de 2031, e seria interessante também os de 2026 para percebermos o que mudou nestes últimos 5.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Altar Ver Post

        e cresceu imenso

        eu sou de Bragança/Varge, e a minha mulher é da terra do brunomeleiro, Urrós em Mogadouro, curioso como o mundo é pequeno

        não sabia que já havia universidade em Bragança, já não vou lá há muitos anos, tenho ido apenas a Urrós - Miranda do Douro

        Havia era o Instituto Politécnico

        "tenho" lá casa bem perto, bem perto do Hospital de Bragança, naquele cruzamento que vai dar ao centro

        digo "tenho" porque a minha mãe ainda é viva, mas a casa está ali ....fechada, podia render, mas não
        Não é universidade, é politécnico, mas vai dar tudo ao mesmo. É ensino superior e penso que tem crescido.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
          Por falar em TGV.

          Se alocassem metade desse custo a isentar a rede nacional de (auto)estradas de portagem é que era de valor.

          Falam muito do TGV em Espanha, mas ninguém fala da extensa rede de Autovias sem qualquer custo.

          No meu caso particular, é raro o ano que não vou ao Sul de Espanha e a única portagem que pago é até Badajoz. E mesmo que fizessem um TGV até Badajoz, continuaria a ir de carro, pelo que para mim, era muito mais produtivo que acabassem com a mama das portagens.
          Pode fazer sentido nalguns troços, na maioria hoje em dia não faz.
          Na realidade todas as medidas deviam ser no sentido de diminuir os carros e aumentar transporte público para o tornar mais sustentável e servir mais gente.
          Hoje em dia andar nalgumas auto estradas pagas é quase um martírio em certas horas, por exemplo A3 Braga porto. Se diminuem o preço ou metem de borla, passa a ser a N14 versão diária Trofa. (quem conhece sabe do que estou a falar).

          Acho que uma questão a rever é a equidade dos custos mais que abolir portagens. Vou de Braga Cabeceiras e pago quase 6€, vou de Braga ao Porto e pago nem metade. (há uma diferença de 10km no trajeto total) Gasto mais de portagens que de gasóleo. E se for a Valença , ainda mais km e mais barato que ir a Cabeceiras.

          O estado está gordo, o pessoal quer acabar com tudo, mas esquece que o dinheiro vai faltar em qualquer lado. Nos últimos anos tem valido o record de impostos que provavelmente este ano com emprego alto e turismo em máximos se vai voltar a verificar, mesmo baixando um ou outro imposto.
          Quando vier uma pequena crise vai ser bonito de ver.

          Comentário


            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

            Rocobayo ou Villalcampo? Ou outra?

            NA semana passada andei por essa zona da margem espanhola do Douro, mas entrei em Barca d'Alva.
            Aldeadávila, a paisagem mais impressionante que conheço nas margens do Douro. (Deixei umas fotos no "Cantinho das motos").
            Poe aqui o link para as fotos pff...

            Comentário


              Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

              Pode fazer sentido nalguns troços, na maioria hoje em dia não faz.
              Na realidade todas as medidas deviam ser no sentido de diminuir os carros e aumentar transporte público para o tornar mais sustentável e servir mais gente.
              Hoje em dia andar nalgumas auto estradas pagas é quase um martírio em certas horas, por exemplo A3 Braga porto. Se diminuem o preço ou metem de borla, passa a ser a N14 versão diária Trofa. (quem conhece sabe do que estou a falar).

              Acho que uma questão a rever é a equidade dos custos mais que abolir portagens. Vou de Braga Cabeceiras e pago quase 6€, vou de Braga ao Porto e pago nem metade. (há uma diferença de 10km no trajeto total) Gasto mais de portagens que de gasóleo. E se for a Valença , ainda mais km e mais barato que ir a Cabeceiras.

              O estado está gordo, o pessoal quer acabar com tudo, mas esquece que o dinheiro vai faltar em qualquer lado. Nos últimos anos tem valido o record de impostos que provavelmente este ano com emprego alto e turismo em máximos se vai voltar a verificar, mesmo baixando um ou outro imposto.
              Quando vier uma pequena crise vai ser bonito de ver.
              Que exagero...

              Conhecendo q/b a zona, alguém no seu perfeito juízo que precise de fazer esse percurso diariamente se vai meter numa N14 para poupar umas postagens?

              Até compreendo se falássemos de outras zonas do país onde a estrada nacional tem um traçado que permite quase chegar ao mesmo tempo, mas no norte não é o caso, por norma as nacionais são bastante mais lentas devido às curvas, e no caso destas zonas mais urbanas é ainda pior!

              Quanto a essa história dos pagamentos de portagens, é uma conversa que cheira sempre um bocado mal envolvendo interesses do estado em sacar dinheiro aos contribuintes e concessionárias a tentar sacar dinheiro aos contribuintes e ao estado.

              De Braga ao Porto tem sempre a opção comboio, não estão muito mal.
              Ok, poderiam ter mais veículos a circular, idealmente, mas não é dramático.
              Mesmo em termos de custo/tempo, não será pior do que quem faz o trajeto pela N14 (se for só 1 a 2 pessoas).

              Comentário


                Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                Poe aqui o link para as fotos pff...
                https://imgur.com/gallery/JOg61r3

                Comentário


                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                  Que exagero...

                  Conhecendo q/b a zona, alguém no seu perfeito juízo que precise de fazer esse percurso diariamente se vai meter numa N14 para poupar umas postagens?

                  Até compreendo se falássemos de outras zonas do país onde a estrada nacional tem um traçado que permite quase chegar ao mesmo tempo, mas no norte não é o caso, por norma as nacionais são bastante mais lentas devido às curvas, e no caso destas zonas mais urbanas é ainda pior!

                  Quanto a essa história dos pagamentos de portagens, é uma conversa que cheira sempre um bocado mal envolvendo interesses do estado em sacar dinheiro aos contribuintes e concessionárias a tentar sacar dinheiro aos contribuintes e ao estado.

                  De Braga ao Porto tem sempre a opção comboio, não estão muito mal.
                  Ok, poderiam ter mais veículos a circular, idealmente, mas não é dramático.
                  Mesmo em termos de custo/tempo, não será pior do que quem faz o trajeto pela N14 (se for só 1 a 2 pessoas).
                  Acho que não percebeste nada do que eu escrevi...
                  O user estava a dizer que se devia isentar acabar com as portagens! Obviamente ninguém se vai meter na N14 tendo a A3. Agora mete a A3 grátis ou com preço ainda mais baixo. O que vai acontecer? Eu estava a dizer exatamente o que disseste.
                  O comboio é uma opção razoável, embora um pouco mais lenta e depende do local de trabalho na zona do Porto.
                  O pagamento de portagens apesar de tudo serviu para construir autoestradas que não teríamos e serve também para as termos impecáveis na sua grande maioria. É olhar como estão a grande maioria das estradas nacionais e ver como estariam as autoestradas se não fossem privados a gerir. Se pagar alguma coisa for uma forma de as ter boas, que se pague, embora como disse alguns troços deviam ser bastante mais baratos, teriam mais utilização e no fim se calhar a receita seria quase a mesma.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                    Não é universidade, é politécnico, mas vai dar tudo ao mesmo. É ensino superior e penso que tem crescido.
                    https://portal3.ipb.pt/index.php/pt/...-somos/escolas

                    No site não vi nenhuma informação sobre isso, mas ensino superior numa localidade é sempre bom.

                    Cumps

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post

                      https://portal3.ipb.pt/index.php/pt/...-somos/escolas

                      No site não vi nenhuma informação sobre isso, mas ensino superior numa localidade é sempre bom.

                      Cumps
                      Informação sobre?

                      Comentário


                        Apareceu-me este anúncio à frente ...

                        https://www.remax.pt/123041058-22?fb...M7XC1fqGIzGuPN

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                          Apareceu-me este anúncio à frente ...

                          https://www.remax.pt/123041058-22?fb...M7XC1fqGIzGuPN
                          Fdx

                          Uma casa de pescadores 👹

                          Comentário


                            Localização única, vês muitas ali ao lado?

                            ​​​​​​

                            Comentário


                              Está inserida num hectare de terreno e uma pequena parte urbanizável.

                              Zona deliciosa mas, não sei...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Localização única, vês muitas ali ao lado?

                                ​​​​​​
                                Mas querias aquilo para férias? Quais as condições?

                                Uma coisa é ir uma vez ou duas, em férias , uma semana . Outra coisa é comprar a casa ali, longe de tudo…

                                Comentário


                                  Tem ali algo único, aquilo arranjado dá uma coisa espectacular.

                                  O enquadramento, a proximidade ao mar, adoro...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Tem ali algo único, aquilo arranjado dá uma coisa espectacular.

                                    O enquadramento, a proximidade ao mar, adoro...
                                    Mas arranjado em
                                    Que aspecto?
                                    Aquilo está em cima da praia, não acredito que a ccdr e afins deixem fazer alterações (dignas desse nome)

                                    Até a própria existência deixa algumas dúvidas …

                                    Comentário


                                      Localização ímpar!

                                      Para mim não dava. É muito isolada.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                                        Mas arranjado em
                                        Que aspecto?
                                        Aquilo está em cima da praia, não acredito que a ccdr e afins deixem fazer alterações (dignas desse nome)

                                        Até a própria existência deixa algumas dúvidas …
                                        Esteticamente, tanto a casa como a envolvente, e a casa estruturalmente (aquilo parece construção às 3 pancadas). Sim, ali existem muitas restrições, até nas espécies a plantar e materiais a utilizar. Mas podes mexer na casa, só não podes aumentar a área.

                                        Para mim tem um enorme potencial. Mas eu sou um adepto de moradias, preferencialmente isoladas.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Está inserida num hectare de terreno e uma pequena parte urbanizável.

                                          Zona deliciosa mas, não sei...
                                          Isso é para uns holandeses comprarem e fazerem mais um retiro espiritual, a cobrar 500 € a noite para dormirem no chão e fazerem ioga todo dia enquanto comem alho francês...
                                          ​​​​​​


                                          ​​
                                          Editado pela última vez por Rasec; 06 May 2024, 09:26.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                                            Pode fazer sentido nalguns troços, na maioria hoje em dia não faz.
                                            Na realidade todas as medidas deviam ser no sentido de diminuir os carros e aumentar transporte público para o tornar mais sustentável e servir mais gente.
                                            Hoje em dia andar nalgumas auto estradas pagas é quase um martírio em certas horas, por exemplo A3 Braga porto. Se diminuem o preço ou metem de borla, passa a ser a N14 versão diária Trofa. (quem conhece sabe do que estou a falar).

                                            Acho que uma questão a rever é a equidade dos custos mais que abolir portagens. Vou de Braga Cabeceiras e pago quase 6€, vou de Braga ao Porto e pago nem metade. (há uma diferença de 10km no trajeto total) Gasto mais de portagens que de gasóleo. E se for a Valença , ainda mais km e mais barato que ir a Cabeceiras.

                                            O estado está gordo, o pessoal quer acabar com tudo, mas esquece que o dinheiro vai faltar em qualquer lado. Nos últimos anos tem valido o record de impostos que provavelmente este ano com emprego alto e turismo em máximos se vai voltar a verificar, mesmo baixando um ou outro imposto.
                                            Quando vier uma pequena crise vai ser bonito de ver.
                                            Pagas 3,60€ em cada viagem na A3 e achas que deve aumentar para reduzir afluência?

                                            A A3 tem três faixas e o único local onde se acumulam carros é nas zonas de velocidade controlada. Só na saída para Famalicão é que poderás ter um bocado de trânsito na hora de ponta.

                                            Aumentar preço não te irá reduzir afluência, não há alternativa...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                              Apareceu-me este anúncio à frente ...

                                              https://www.remax.pt/123041058-22?fb...M7XC1fqGIzGuPN
                                              O Tonecas já avisou que a ebulição global vai destruir essa casa em 3, 2, 1...

                                              Comentário


                                                “Far-right parties prosper when they can exploit the social gaps that emerge out of underinvestment and inadequate government planning … and when they can blame outsiders,” said the UN’s special rapporteur on the right to adequate housing.

                                                “That’s the situation many EU countries are now in,” Balakrishnan Rajagopal told the Guardian. “The housing crisis is no longer affecting just low earners, migrants, single-parent families, but the middle classes. This is the social issue of the 21st century.”
                                                https://www.theguardian.com/news/art...n-expert-warns

                                                Comentário


                                                  https://www.youtube.com/watch?v=tylt...el=MiguelSilva

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                                                    Fdx

                                                    Uma casa de pescadores 👹
                                                    Não é uma casa. É considerado armazém e com certeza não tem licença de habitação.

                                                    Comentário


                                                      Pelo menos n ha problema com vizinhnça

                                                      Sempre tive 1 certo " pânico " com casas assim demasiado isoladas. Parvoíces, mas pronto

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Pelo menos n ha problema com vizinhnça

                                                        Sempre tive 1 certo " pânico " com casas assim demasiado isoladas. Parvoíces, mas pronto
                                                        Não és o único …
                                                        Aquilo é um armazém?? Qhahaha muito bom

                                                        Comentário




                                                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post

                                                          Pagas 3,60€ em cada viagem na A3 e achas que deve aumentar para reduzir afluência?

                                                          A A3 tem três faixas e o único local onde se acumulam carros é nas zonas de velocidade controlada. Só na saída para Famalicão é que poderás ter um bocado de trânsito na hora de ponta.

                                                          Aumentar preço não te irá reduzir afluência, não há alternativa...
                                                          A3 está bem como está. Estava a dizer que as outras é que estão caras e têm pouco tráfego.
                                                          Um bocado de trânsito na saída para Famalicão é favor, ultimamente até filas faz. Na hora de ponta já tem transito a mais para uma auto estrada pelo menos até Famalicão.
                                                          Eu sei que não há alternativa... Curiosamente é essa a desculpa que dão para acabar com as ex scuts o que não deixa de ser irónico. E algumas como a de darque tem alternativa 100 vezes melhor e mais vazia que que a alternativa que tens de Braga para Guimarães.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                                                            Não és o único …
                                                            Aquilo é um armazém?? Qhahaha muito bom
                                                            Está escrito no anúncio

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                                              Isso é para uns holandeses comprarem e fazerem mais um retiro espiritual, a cobrar 500 € a noite para dormirem no chão e fazerem ioga todo dia enquanto comem alho francês...
                                                              ​​​​​​


                                                              ​​
                                                              E acabarem assassinados por um grupo de janados que calhou ir para a zona à noite para apanhar umas mocas!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X