Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venda a dinheiro (factura) em restaurante-> um caso de esperteza rara

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
    Esse tipo de coimas pela desproporcionalidade aberrante caiem de certeza em Tribunal!
    O Estado com o seu ius imperi pode decidir o valor das coimas e multas, para além disso a reclamação ou recurso de uma coima/multa tem sempre efeito devolutivo, ou seja 1º pagas e depois reclamas. E ter assim 25 mil euros para dar, depois meter um advogado para impugnar em tribunal, com despesas de petição inicial, etc. Falar é fácil!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
      O caso que ele mencionou é perfeito para ilustrar o excesso de zelo da ASAE. Vais por exemplo à Espanha, Itália, França ou qualquer país civilizado , e bem mais civilizado do que o nosso, e não encontras um terço das mariquices que a ASAE exige em Portugal. Qualquer dia será preciso ter um laboratório de análises clínicas dentro dos restaurantes e os funcionários vão ter de andar de luvas e máscaras cirúrgicas. É que não falta muito.
      tou-me pouco a lixar para o que os outros países fazem ou deixam de fazer? agradam mais as regras de lá? emigrem e abram lá o negócio.

      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
      Concordo com isto, mas imagina que até te esqueces de verificar a temperatura 1 vez no dia, e verificas 3. Chega lá a ASAE e passa-te uma coima. Achas justo?
      justíssimo. quem garante à ASAE que esse esquecimento não aconteceu convenientemente num momento que por acaso a temperatura não estava de acordo com as regras?

      Comentário


        Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
        tou-me pouco a lixar para o que os outros países fazem ou deixam de fazer? agradam mais as regras de lá? emigrem e abram lá o negócio.



        justíssimo. quem garante à ASAE que esse esquecimento não aconteceu convenientemente num momento que por acaso a temperatura não estava de acordo com as regras?
        Que idade tens?

        Comentário


          nipnip depois de ler as tuas respostas todas, em especial a última, só posso concluir que a tua única intenção neste tópico é "meter nojo" e como tal acaba aqui a minha participação. Quem quiser continuar, força.

          Apenas digo, que, caso penses mesmo tudo o que dizes (o que eu duvido mesmo muito), se abrisses um restaurante não duravas 15 dias! mas como é óbvio para qualquer pessoa razoável, não me parece que seja o caso.

          Comentário


            Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
            continua há espera de saber que regras são essas tão restritivas e impossíveis de cumprir.
            não são impossiveis de cumprir,mas sim bastante rigidas.
            por ex:
            sempre que recebes uma mercadoria congelada tens que medir a temperatura da mesma e registar o valor nas folhas de controlo.
            medir a temperatura de todos os equipamentos de frio e registar duas vezes por dia
            manter todos os alimentos confeccionados acima dos 68 graus depois de cozinhados e registar a temperatura hora a hora nas 3 horas seguintes
            fazer teste ao oleo das fritadeiras diariamente e registar
            utilizar 3 tabuas de corte com cores diferentes,uma para peixe,outra para carne e outra para legumes.
            utilizar facas determinadas para cada tipo de alimentos
            nunca congelar produtos confeccionados ou frescos
            rotular todos os produtos confeccionados mencionando o produto e data de confecção
            usar recipientes aprovados para produtos confeccionados e frescos
            registar todas as acções de limpeza efectuadas e mencionar quais os produtos de limpeza utilizados
            registar a composição dos produtos de limpeza utilizados e qual o grau de diluição
            possuir todas as fichas tecnicas dos produtos de limpeza utilizados
            fazer regularmente testes em laboratorio á qualidade da agua utilizada nos alimentos
            enfim,podia estar aqui a noite toda a escrever regras obrigatorias

            Comentário


              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Que idade tens?
              e isso é relevante para quê?

              Comentário


                Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                e isso é relevante para quê?
                É relevante para constatar a falta de maturidade que aqui demonstras. Já para não falar da manifesta falta de princípios elementares como a consideração pelas pessoas. Mas passando a frente.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                  não são impossiveis de cumprir,mas sim bastante rigidas.
                  por ex:
                  sempre que recebes uma mercadoria congelada tens que medir a temperatura da mesma e registar o valor nas folhas de controlo.
                  medir a temperatura de todos os equipamentos de frio e registar duas vezes por dia
                  manter todos os alimentos confeccionados acima dos 68 graus depois de cozinhados e registar a temperatura hora a hora nas 3 horas seguintes
                  fazer teste ao oleo das fritadeiras diariamente e registar
                  utilizar 3 tabuas de corte com cores diferentes,uma para peixe,outra para carne e outra para legumes.
                  utilizar facas determinadas para cada tipo de alimentos
                  nunca congelar produtos confeccionados ou frescos
                  rotular todos os produtos confeccionados mencionando o produto e data de confecção
                  usar recipientes aprovados para produtos confeccionados e frescos
                  registar todas as acções de limpeza efectuadas e mencionar quais os produtos de limpeza utilizados
                  registar a composição dos produtos de limpeza utilizados e qual o grau de diluição
                  possuir todas as fichas tecnicas dos produtos de limpeza utilizados
                  fazer regularmente testes em laboratorio á qualidade da agua utilizada nos alimentos
                  enfim,podia estar aqui a noite toda a escrever regras obrigatorias
                  pronto tá percebido então que para vocês higiene e segurança alimentar são irrelevantes.

                  então o registo da temperatura do frio só é registada duas vezes? é que já aí falaram em 4.

                  para mim todas essas regras fazem sentido.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                    É relevante para constatar a falta de maturidade que aqui demonstras. Já para não falar da manifesta falta de princípios elementares como a consideração pelas pessoas. Mas passando a frente.
                    onde é que eu desconsiderei as pessoas? vá explica lá.

                    quanto a falta de maturidade, bom antes isso que a defesa de condutas criminosas que podem por em risco vidas humanas.

                    Comentário


                      nipnip, Eu só não digo o que penso de ti para não ser banido, mas tu estás claramente numa de enervar o pessoal. Não sei o que ganhas com isso, mas se estás contente, força, Como já disse ali atrás, a mim não enervas mais, vou dormir.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                        não são impossiveis de cumprir,mas sim bastante rigidas.
                        por ex:
                        sempre que recebes uma mercadoria congelada tens que medir a temperatura da mesma e registar o valor nas folhas de controlo.
                        medir a temperatura de todos os equipamentos de frio e registar duas vezes por dia
                        manter todos os alimentos confeccionados acima dos 68 graus depois de cozinhados e registar a temperatura hora a hora nas 3 horas seguintes
                        fazer teste ao oleo das fritadeiras diariamente e registar
                        utilizar 3 tabuas de corte com cores diferentes,uma para peixe,outra para carne e outra para legumes.
                        utilizar facas determinadas para cada tipo de alimentos
                        nunca congelar produtos confeccionados ou frescos
                        rotular todos os produtos confeccionados mencionando o produto e data de confecção
                        usar recipientes aprovados para produtos confeccionados e frescos
                        registar todas as acções de limpeza efectuadas e mencionar quais os produtos de limpeza utilizados
                        registar a composição dos produtos de limpeza utilizados e qual o grau de diluição
                        possuir todas as fichas tecnicas dos produtos de limpeza utilizados
                        fazer regularmente testes em laboratorio á qualidade da agua utilizada nos alimentos
                        enfim,podia estar aqui a noite toda a escrever regras obrigatorias
                        A ASAE é uma anedota autêntica, eles em casa devem andar de luvas e devem ter plásticos no chão por causa dos germes
                        Acima de tudo há situações em que se nota a má fá da parte deles em impor condições impossíveis de concretizar. Mas lá está, o estado está na falência, tem que ir buscar dinheiro a algum lado.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                          onde é que eu desconsiderei as pessoas? vá explica lá.

                          quanto a falta de maturidade, bom antes isso que a defesa de condutas criminosas que podem por em risco vidas humanas.
                          Utilizas um humor requintado que ainda não tinha atingido, mas agora já cheguei lá.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            A ASAE é uma anedota autêntica, eles em casa devem andar de luvas e devem ter plásticos no chão por causa dos germes
                            Acima de tudo há situações em que se nota a má fá da parte deles em impor condições impossíveis de concretizar. Mas lá está, o estado está na falência, tem que ir buscar dinheiro a algum lado.
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Utilizas um humor requintado que ainda não tinha atingido, mas agora já cheguei lá.
                            claro porque uma habitação pessoal e um estabelecimento aberto ao público deve obviamente reger-se pelas mesmas regras. coisa tão elementar.

                            continuo à espera que me mostres onde é que desconsiderei quem quer que seja.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                              claro porque uma habitação pessoal e um estabelecimento aberto ao público deve obviamente reger-se pelas mesmas regras. coisa tão elementar.

                              continuo à espera que me mostres onde é que desconsiderei quem quer que seja.
                              Não me vou dar ao trabalho. Amanhã vens aqui e voltas a ler os posts todos. Pode ser que fiques com uma perspectiva diferente da tua postura.
                              Essa atitude egocêntrica pode vir a ser-te muito prejudicial no futuro, pois um dia podes estar do lado de lá.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                Não me vou dar ao trabalho. Amanhã vens aqui e voltas a ler os posts todos. Pode ser que fiques com uma perspectiva diferente da tua postura.
                                Essa atitude egocêntrica pode vir a ser-te muito prejudicial no futuro, pois um dia podes estar do lado de lá.
                                que pena, assim não vou poder pedir desculpa às pessoas que desconsiderei. quanto a voltar a ler amanhã? posso perfeitamente fazê-lo mas continuarei a ter a mesma opinião que hoje.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                  A ASAE é uma anedota autêntica, eles em casa devem andar de luvas e devem ter plásticos no chão por causa dos germes
                                  Acima de tudo há situações em que se nota a má fá da parte deles em impor condições impossíveis de concretizar. Mas lá está, o estado está na falência, tem que ir buscar dinheiro a algum lado.
                                  HACCP quer dizer Hazard Analysis Critical Control Point e não foi a ASAE que inventou nada disto!

                                  São apenas regras internacionais de segurança alimentar que o Estado Português, e muito bem, adoptou (e foi obrigado a adoptar)!

                                  Comentário


                                    Vocês chateiam-se com muito pouco......vá lá pessoal, tenham calma
                                    Eu só não concordo com a vitimização do sector da restauração porque as regras aplicadas a este sector são transversais a todos os sectores de manuseamento/transformação de alimentos (talhos, peixarias, etc).
                                    E existem mais actividades com regras rígidas e com coimas elevadas, o sector de construção é um deles.

                                    Bem sei que antes da ASAE era tudo muito mais simples e isso não significava que sempre que íamos a um restaurante estaríamos sujeitos a uma intoxicação alimentar mas é um facto que passamos do 8 para o 80 e que essa mudança acarreta mais custos para o empresário mas que vamos fazer? É a vida, temos que nos adaptar às mudanças, a vida de empresário é mesmo assim.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                      pronto tá percebido então que para vocês higiene e segurança alimentar são irrelevantes.

                                      então o registo da temperatura do frio só é registada duas vezes? é que já aí falaram em 4.

                                      para mim todas essas regras fazem sentido.
                                      estás a por palavras na minha boca que eu não disse com certeza não escrevi que materia de higiene e segurança alimentar era irrelevante,disse sim que é dificil mas não impossivel cumprir com centenas de regras em relação a esta materia pois apenas escrevi uma pequena parte delas.
                                      e há muitas que em plena hora de funcionamento são dificeis de cumprir.
                                      as regras fazem sentido,o problema é que quem as escreveu nem sequer deve saber estrelar um ovo quanto mais trabalhar numa cozinha.
                                      é que da teoria á pratica vai muito, e na pratica o funcionamento de uma cozinha é um bocado diferente.
                                      olha uma cozinheira a trabalhar em plena hora de funcionamento com uma data de papelada na mão a tirar registos de tudo e mais alguma coisa.mexer em alimentos,por qualquer coisa no fogão e tirar registos?? isto nem sequer é higienico,andar com papeis e canetas ao lado de comida??
                                      ainda podiam dizer:
                                      vai outra pessoa tirar os registos a essa hora!!
                                      mas o problema é que quem não trabalha na cozinha segundo as regras nem sequer lá pode entrar com os sapatos ou roupa que está a usar no balcão ou mesas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                        Vocês chateiam-se com muito pouco......vá lá pessoal, tenham calma
                                        Eu só não concordo com a vitimização do sector da restauração porque as regras aplicadas a este sector são transversais a todos os sectores de manuseamento/transformação de alimentos (talhos, peixarias, etc).
                                        E existem mais actividades com regras rígidas e com coimas elevadas, o sector de construção é um deles.

                                        Bem sei que antes da ASAE era tudo muito mais simples e isso não significava que sempre que íamos a um restaurante estaríamos sujeitos a uma intoxicação alimentar mas é um facto que passamos do 8 para o 80 e que essa mudança acarreta mais custos para o empresário mas que vamos fazer? É a vida, temos que nos adaptar às mudanças, a vida de empresário é mesmo assim.
                                        Até parece que antes de aparecer a ASAE, os restaurantes e cafés eram matadouros.
                                        Mas como disseste e bem, isso também é transversal a outros sectores, como o da construção civil, onde existem regras sem sentido.

                                        Uma simplificação dessas regras não seria benéfica em tempos de crise?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Até parece que antes de aparecer a ASAE, os restaurantes e cafés eram matadouros.
                                          Mas como disseste e bem, isso também é transversal a outros sectores, como o da construção civil, onde existem regras sem sentido.

                                          Uma simplificação dessas regras não seria benéfica em tempos de crise?
                                          Quais, por exemplo?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            Quais, por exemplo?
                                            Não estou por dentro do assunto no que respeita a construção, mas lembro~me de já ter tido conversas com alguns empreiteiros sobre algumas regras exageradas. Agora não me estou a lembrar. Quando falar novamente com eles, vou perguntar. Sei que eram algumas coisas estúpidas, mas não tão estúpidas como as aplicadas na restauração.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                              Não estou por dentro do assunto no que respeita a construção, mas lembro~me de já ter tido conversas com alguns empreiteiros sobre algumas regras exageradas. Agora não me estou a lembrar. Quando falar novamente com eles, vou perguntar. Sei que eram algumas coisas estúpidas, mas não tão estúpidas como as aplicadas na restauração.
                                              Se tiveste essa conversa com empreiteiros, é perfeitamente natural que as achem exageradas...

                                              É que normalmente quem morre e fica incapacitado para a vida são os empregados...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                                estás a por palavras na minha boca que eu não disse com certeza não escrevi que materia de higiene e segurança alimentar era irrelevante,disse sim que é dificil mas não impossivel cumprir com centenas de regras em relação a esta materia pois apenas escrevi uma pequena parte delas.
                                                e há muitas que em plena hora de funcionamento são dificeis de cumprir.
                                                as regras fazem sentido,o problema é que quem as escreveu nem sequer deve saber estrelar um ovo quanto mais trabalhar numa cozinha.
                                                é que da teoria á pratica vai muito, e na pratica o funcionamento de uma cozinha é um bocado diferente.
                                                olha uma cozinheira a trabalhar em plena hora de funcionamento com uma data de papelada na mão a tirar registos de tudo e mais alguma coisa.mexer em alimentos,por qualquer coisa no fogão e tirar registos?? isto nem sequer é higienico,andar com papeis e canetas ao lado de comida??
                                                ainda podiam dizer:
                                                vai outra pessoa tirar os registos a essa hora!!
                                                mas o problema é que quem não trabalha na cozinha segundo as regras nem sequer lá pode entrar com os sapatos ou roupa que está a usar no balcão ou mesas.
                                                mais uma vez, o patrão, tem que adequar o seu quadro de pessoal de forma a cumprir com as suas obrigações entre as quais a realização dos procedimentos legalmente exigíveis.

                                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                Até parece que antes de aparecer a ASAE, os restaurantes e cafés eram matadouros.
                                                Mas como disseste e bem, isso também é transversal a outros sectores, como o da construção civil, onde existem regras sem sentido.

                                                Uma simplificação dessas regras não seria benéfica em tempos de crise?
                                                alguns aproximavam-se bastante felizmente são cada vez menos, muito por culpa da ASAE e das suas regras idiotas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                  Vou-te dar um exemplo. Aqui há uns meses a ASAE andava a exigir que os cafés/restaurantes tivessem um dispositivo (termómetro) nos frigoríficos em que era preciso anotar a temperatura dos frigoríficos 4 vezes por dia. O dispositivo custava cerca de 600€. Quem não colocasse isso podia incorrer numa coima até 25 mil euros.
                                                  Diz-me lá, que raio de justificação tem isto... Isto para mim não passa de burocracia estúpida, para empatar quem trabalha, para gerar receitas quer nas empresas que vendem os termómetros, quer em coimas.
                                                  E é com isto que o pequeno comerciante lida todos os meses, vive em constante sobressalto que lhe entre a ASAE ou um fiscal com o 12º ano pela porta dentro e lhe exija mil e uma coisas.
                                                  E enviar uma série de clientes para o hospital (ou para a morgue), porque um frigorífico estava
                                                  a uma temperatura demasiado elevada, não é nada estúpido... E nem os clientes, nem os
                                                  funcionários da ASAE trabalham, só mesmo os proprietários de restaurantes.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                    Se tu fosses o comerciante que já tem despesas suficientes, não falavas assim. Mas enfim, de pessoas alheadas da realidade está o país cheio. Experimenta colocar-te do outro lado, é que nem em casa estás com essas mariquices todas. Ou também controlas a temperatura do teu frigorífico 4 vezes por dia?

                                                    Se ainda me dissessem controlar 1 vez por dia, ainda era naquela, e claro o termómetro ser mais barato, e não ter que ser aquele específico e homologado pela ASAE.
                                                    Se o meu frigorífico avariar, e eu não o controlar, e por isso eu ficar doente, ou mesmo morrer,
                                                    o problema é só meu. Se isso acontecer num restaurante, podem ir para o hospital (enfermaria
                                                    ou morgue) umas centenas de pessoas.

                                                    Realmente, tem tudo a ver... um restaurante com o meu frigorífico.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      E enviar uma série de clientes para o hospital (ou para a morgue), porque um frigorífico estava
                                                      a uma temperatura demasiado elevada, não é nada estúpido... E nem os clientes, nem os
                                                      funcionários da ASAE trabalham, só mesmo os proprietários de restaurantes.
                                                      Quantas vezes é que isso aconteceu antes de surgir a ASAE?
                                                      Aconteceu é várias vezes em cantinas, pasme-se, patrocinadas pelo próprio estado. Porque é que a ASAE não vai a esses sítios? Ah pois, seria o Estado a multar o próprio Estado, e isso já não interessa porque não dá lucro.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                        Que idade tens?
                                                        Eu tenho 43 e concordo em absoluto.

                                                        Ah! E não uso o IE, uso o CHROME (em LINUX).

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                          Quantas vezes é que isso aconteceu antes de surgir a ASAE?
                                                          Aconteceu é várias vezes em cantinas, pasme-se, patrocinadas pelo próprio estado. Porque é que a ASAE não vai a esses sítios? Ah pois, seria o Estado a multar o próprio Estado, e isso já não interessa porque não dá lucro.
                                                          por acaso até vai... e eu conheço um caso de perto de uma certa escola superior que um mês depois de inaugurada tinha o bar fechado.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Se o meu frigorífico avariar, e eu não o controlar, e por isso eu ficar doente, ou mesmo morrer,
                                                            o problema é só meu. Se isso acontecer num restaurante, podem ir para o hospital (enfermaria
                                                            ou morgue) umas centenas de pessoas.

                                                            Realmente, tem tudo a ver... um restaurante com o meu frigorífico.
                                                            E se sabes que o frigorífico está bom, porque ao ires lá buscar os alimentos apercebes-te se está a refrigerar ou não, qual o fundamento de lhe tirares a temperatura 4 vezes por dia? É por ser chique?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                              por acaso até vai... e eu conheço um caso de perto de uma certa escola superior que um mês depois de inaugurada tinha o bar fechado.
                                                              Refiro-me às cantinas e não a bares (concessionados na sua maioria)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X