Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais alunos por turma terá como consequência menos qualidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
    É claro que naturalmente essas situações generalizadas acontecem... o que não é verdade é usar essa estratégia constantemente.
    E antes disso, é preciso ter a noção que um exercício pode ser resolvido de várias formas, é preciso testar hipóteses... e isso não é possível com aulas apenas expositivas.

    Não sei se tens a experiência docente ou apenas a experiência de aluno. Pois garanto-te que são completamente diferentes.

    Anyway, esta medida do aumento do número de alunos por turma é para o primeiro ciclo, o que é ainda pior dadas as características dos alunos, porque nos restantes o número máximo de alunos é 28, chegando a ultrapassar os 30 em muitos casos...

    A questão fundamental é que um aumento do número de alunos por turma é sinónimo de mais dificuldades logo potenciador de mais problemas, piores resultados... parece-me evidente.
    como já tinha dito a minha experiência docente é no ensino superior e sinceramente é este o esquema que uso.

    quem ainda depois deste esquema permanecer com dúvidas pode usar o horário de atendimento. sei que essa hipótese não existe noutros níveis de ensino,e se eu não a tivesse naturalmente poderia pontualmente fazer um explicação individualizada a um aluno no decorrer da aula, no entanto continuo a achar a estratégia mais válida o não fazer regra de algo que deve ser pontual.

    um exercício pode naturalmente ter várias formas de ser resolvido e pode ser resolvido no quadro de diversas formas, aliás isso é só uma oportunidade de em vez de chamarem 1 aluno ao quadro podem chamar dois ou 3 e demonstrar as diferenças.

    agora sinceramente não consigo considerar a estratégia de andar a "saltar de carteira em carteira", explicando dezenas de vezes as mesmas coisas minimamente produtiva. a explicação individualizada a um único aluno deve ser, na minha forma de pensar, algo pontual e não a regra.

    quanto às especificidades do 1º ciclo aí só tenho a experiência de aluno e no meu tempo numa freguesia do interior éramos certamente mais de 30 e todos nós aprendemos a ler, a escreve, a contar, etc de forma correcta.

    agora se me disseres que é preciso repensar os conteúdos de praticamente todo o sistema de ensino então aí vou ter que concordar contigo e de facto hoje no 1º ciclo, e nos seguintes também, os alunos são extremamente mal preparados muito por culpa dos conteúdos programáticos.

    um aluno do 1º ciclo deve aprender a fazer bem o fundamental de todo: ler, escrever, operações básicas matemáticas e o antigo (não tão antigo assim) estudo do meio.
    Editado pela última vez por Eliminado0008; 14 August 2011, 13:26.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
      como já tinha dito a minha experiência docente é no ensino superior e sinceramente é este o esquema que uso.
      São realidades muito diferentes...


      quem ainda depois deste esquema permanecer com dúvidas pode usar o horário de atendimento. sei que essa hipótese não existe noutros níveis de ensino,e se eu não a tivesse naturalmente poderia pontualmente fazer um explicação individualizada a um aluno no decorrer da aula, no entanto continuo a achar a estratégia mais válida o não fazer regra de algo que deve ser pontual.
      São as chamadas aulas de apoio... para esclarecer dúvidas individuais.


      um exercício pode naturalmente ter várias formas de ser resolvido e pode ser resolvido no quadro de diversas formas, aliás isso é só uma oportunidade de em vez de chamarem 1 aluno ao quadro podem chamar dois ou 3 e demonstrar as diferenças.
      Sempre que se justifique, claro que devemos realçar essas estratégias...

      agora sinceramente não consigo considerar a estratégia de andar a "saltar de carteira em carteira", explicando dezenas de vezes as mesmas coisas minimamente produtiva. a explicação individualizada a um único aluno deve ser, na minha forma de pensar, algo pontual e não a regra.
      Nem é pontual nem regra, são momentos da aula... não te esqueças que grande parte do tempo do nosso ensino básico e secundário é centrado no professor como defendes... mas isso também é sinónimo de ensino standad, igual para todos, quando na realidade os alunos são todos diferentes.
      Não devemos exigir o mesmo nível de autonomia aos alunos do básico/secundário em relação aos alunos do superior.


      quanto às especificidades do 1º ciclo aí só tenho a experiência de aluno e no meu tempo numa freguesia do interior éramos certamente mais de 30 e todos nós aprendemos a ler, a escreve, a contar, etc de forma correcta.
      Não deve ser bem assim...

      agora se me disseres que é preciso repensar os conteúdos de praticamente todo o sistema de ensino então aí vou ter que concordar contigo e de facto hoje no 1º ciclo, e nos seguintes também, os alunos são extremamente mal preparados muito por culpa dos conteúdos programáticos.

      um aluno do 1º ciclo deve aprender a fazer bem o fundamental de todo: ler, escrever, operações básicas matemáticas e o antigo (não tão antigo assim) estudo do meio.
      Concordo...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
        Sou realista. As coisas chegaram a um ponto em que são precisos sacrifícios. Não andaram a viver acima das possibilidades anos a fio?!?

        Não vou julgar este governo pelos sacrifícios que está a exigir, vou julga-lo pela eficácia e real necessidade dos sacrifícios que nós pedem.

        A palhaçada de esquerda, de não querer pagar a divida, de não querer sacrifícios quando eles são exigidos, comigo não! E nunca votei no PS nem nos anteriores governos.

        Achas que sair a rua e/ou partir para a violência vai resolver alguma coisa? O governo vai fazer o que tem a fazer, já está acordado com a troika.

        As pessoas são pouco exigentes... os políticos podem, de certa forma, fazerem o que entenderem, que não são responsabilizados... vê o exemplo do IVA na electricidade/gás, não houve justificação concreta, não se quantificou nada... não merecemos respeito por parte deles.
        O dizer "existe um buraco"... "há um plano da troika"... é dizer nada... enfim, eles sabem que o povo é manso.

        Devem começar a dar o exemplo, cortando nas suas mordomias de modo sério... mas isto já é off-topic.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
          São realidades muito diferentes...


          São as chamadas aulas de apoio... para esclarecer dúvidas individuais.


          Sempre que se justifique, claro que devemos realçar essas estratégias...

          Nem é pontual nem regra, são momentos da aula... não te esqueças que grande parte do tempo do nosso ensino básico e secundário é centrado no professor como defendes... mas isso também é sinónimo de ensino standad, igual para todos, quando na realidade os alunos são todos diferentes.
          Não devemos exigir o mesmo nível de autonomia aos alunos do básico/secundário em relação aos alunos do superior.

          Não deve ser bem assim...

          Concordo...
          eu quando falo em regra é porque foi apresentado aí um caso de uma professora que numa aula fazia pouco mais que um exercício. isso só sucede porque ela usa a estratégia de individualizar o ensino como regra e não como um momento de aula.

          eu sei que as realidades são muito distantes, só saí do ensino secundário há 7 anos e tenho uma irmã que está neste momento no ensino secundário pelo que vou acompanhando na mesma as mudanças.

          eu não defendo um ensino centrado no professor, não defendo é o extremo de individualização que aqui foi apresentado apenas isso.

          não devemos exigir o mesmo nível de autonomia mas esses níveis devem ir sendo implementados progressivamente e um aluno do secundário a 2 ou 3 anos de entrar no ensino superior tem que começar a ganhar autonomia até para suavizar/facilitar a entrada no ensino superior, caso contrário temos casos, e eu conheço vários, de alunos que têm um choque terrível ao entrar no ensino superior porque o professor não dita, porque o professor isto e o professor aquilo.


          quanto ao não deve ser bem assim, eu garanto-te que é. nem toda a gente conseguiu/quis continuar a estudar por diversos motivos mas a realidade é que o básico toda a gente conheceu.

          já hoje em dia conheço alunos do 3º ano que se não fossem os pais em casa ainda nem sabiam ver as horas num relógio de ponteiros.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por mjm Ver Post
            2+2=4... toda a gente aceita isto como verdade... a questão é que quando se trata de ensinar, 2+2<>4...

            Portanto, como tu admites, no teu tempo, 30/32 alunos e toda a gente tinha bons resultados... actualmente, isso já não é verdade.

            Os alunos com dificuldades de aprendizagem são cada vez mais e não é porque são mal comportados ou desinteressados, simplesmente não conseguem... talvez no teu tempo, fossem postos de parte pelo sistema e não "existiam"... no próximo ano com os cortes nos apoios estes alunos serão pura e simplesmente marginalizados.

            Isto para concluir que a relação entre número de alunos por turma e resultados escolares é certamente uma correlação linear positiva, sendo esses casos dos 30/32 com bons resultados "outliers".
            Queres dizer com isto o quê? Que há 28 anos, que foi quando entrei na 1ª classe, só os muito inteligentes é que iam para a escola? Que éramos todos sobre-dotados e por isso é que podíamos ser 30 alunos numa turma e conseguíamos ser bons alunos ou pelo menos passar de ano??

            E porque é que os alunos "não conseguem"?? Já paraste para pensar? Não acredito que a humanidade esteja a "emburrecer", e digo-te mais, hoje em dia os alunos têm MUITOS mais recursos do que eu tive quando estudava. Eu ainda "sou do tempo" de ir para a biblioteca municipal consultar livros para fazer trabalhos, hoje tens a internet à distância de um clic... isto é só um exemplo...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
              As pessoas são pouco exigentes... os políticos podem, de certa forma, fazerem o que entenderem, que não são responsabilizados... vê o exemplo do IVA na electricidade/gás, não houve justificação concreta, não se quantificou nada... não merecemos respeito por parte deles.
              O dizer "existe um buraco"... "há um plano da troika"... é dizer nada... enfim, eles sabem que o povo é manso.

              Devem começar a dar o exemplo, cortando nas suas mordomias de modo sério... mas isto já é off-topic.

              Chama-se manso, mas acho que nesta altura do campeonato, ninguém sabe o que é justificado ou não. Ser contra todas as medidas de austeridade é fácil. O Bloco de Esquerda e PSP são exímios nisso! O PS dá a entender que não assinou o mesmo acordo.

              Deves estar a pensar sou menino do PSD ou CDS... muito pelo contrário. Neste momento sou a favor das medidas que nós disseram para tomar. Muito antes de se ter pedido ajuda ao FMI/UE já eu gritava aos quatro cantos para que a pedissem. Tenho esperanças que com a orientação externa o país endireite.

              Só o futuro dirá se as medidas são ou não justificadas. Se não forem garanto-te que serei o primeiro a apontar o dedo. Por enquanto ser do contra, é só mesmo para ser do contra.

              Quanto a noticia em causa, é ridículo tanto celeuma por causa de mais dois alunos por turma. O problema na educação não se resolve com menos alunos por turma.

              Comentário


                #37
                Comparando o passado com o presente penso que há duas diferenças fundamentais:



                O problema base é este!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                  Comparando o passado com o presente penso que há duas diferenças fundamentais:


                  O problema base é este!
                  Sem dúvida, é o que eu tenho vindo a tentar demonstrar...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                    Queres dizer com isto o quê? Que há 28 anos, que foi quando entrei na 1ª classe, só os muito inteligentes é que iam para a escola? Que éramos todos sobre-dotados e por isso é que podíamos ser 30 alunos numa turma e conseguíamos ser bons alunos ou pelo menos passar de ano??
                    Qual a taxa de frequência escolar e qual a taxa de abandono escolar nessa altura?

                    E porque é que os alunos "não conseguem"?? Já paraste para pensar? Não acredito que a humanidade esteja a "emburrecer", e digo-te mais, hoje em dia os alunos têm MUITOS mais recursos do que eu tive quando estudava. Eu ainda "sou do tempo" de ir para a biblioteca municipal consultar livros para fazer trabalhos, hoje tens a internet à distância de um clic... isto é só um exemplo...
                    Podes ter muito, mas se não souberes usar ou não quiseres usar, pouco diferença faz... com a massificação da escola, muita coisa que antes não havia, agora está lá... para além da mudança de mentalidade.

                    Não te esqueças que os pais destes alunos actuais são os alunos dessa altura, que pelos vistos eram todos muito inteligentes.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                      Chama-se manso, mas acho que nesta altura do campeonato, ninguém sabe o que é justificado ou não. Ser contra todas as medidas de austeridade é fácil. O Bloco de Esquerda e PSP são exímios nisso! O PS dá a entender que não assinou o mesmo acordo.

                      Deves estar a pensar sou menino do PSD ou CDS... muito pelo contrário. Neste momento sou a favor das medidas que nós disseram para tomar. Muito antes de se ter pedido ajuda ao FMI/UE já eu gritava aos quatro cantos para que a pedissem. Tenho esperanças que com a orientação externa o país endireite.

                      Só o futuro dirá se as medidas são ou não justificadas. Se não forem garanto-te que serei o primeiro a apontar o dedo. Por enquanto ser do contra, é só mesmo para ser do contra.

                      Quanto a noticia em causa, é ridículo tanto celeuma por causa de mais dois alunos por turma. O problema na educação não se resolve com menos alunos por turma.
                      Por cada uma das vezes que se menospreza a educação, estamos a comprometer ainda mais o nosso futuro...

                      Em relação à temática do tópico, "mais alunos por turma não faz diferença". Eu digo que é fundamental reduzir o número de alunos por turma... mas, claro que não é a única medida.

                      Comentário


                        #41
                        Só não há desculpa para a morte, não é?

                        Comentário


                          #42
                          Então seguindo o mesmo raciocínio, podem-se colocar 50 alunos numa sala para um único professor, que isso não vai pesar na qualidade de ensino desses alunos. É isso?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                            Chama-se manso, mas acho que nesta altura do campeonato, ninguém sabe o que é justificado ou não. Ser contra todas as medidas de austeridade é fácil. O Bloco de Esquerda e PSP são exímios nisso! O PS dá a entender que não assinou o mesmo acordo.

                            Deves estar a pensar sou menino do PSD ou CDS... muito pelo contrário. Neste momento sou a favor das medidas que nós disseram para tomar. Muito antes de se ter pedido ajuda ao FMI/UE já eu gritava aos quatro cantos para que a pedissem. Tenho esperanças que com a orientação externa o país endireite.

                            Só o futuro dirá se as medidas são ou não justificadas. Se não forem garanto-te que serei o primeiro a apontar o dedo. Por enquanto ser do contra, é só mesmo para ser do contra.

                            Quanto a noticia em causa, é ridículo tanto celeuma por causa de mais dois alunos por turma. O problema na educação não se resolve com menos alunos por turma.
                            FMI vai ajudar a endireitar isto??? Toma o exemplo da Grécia. Aqui já contamos com muitas medidas de austeridade que prejudicam gravemente os direitos da população. E sim, nós até somos um povo muito pacífico, mas mais tarde ou mais cedo, as pessoas vão acabar por se revoltar de vez, e quando isso acontecer, "rezem" para que não estejam neste país...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                              FMI vai ajudar a endireitar isto??? Toma o exemplo da Grécia. Aqui já contamos com muitas medidas de austeridade que prejudicam gravemente os direitos da população. E sim, nós até somos um povo muito pacífico, mas mais tarde ou mais cedo, as pessoas vão acabar por se revoltar de vez, e quando isso acontecer, "rezem" para que não estejam neste país...
                              Na Grécia foi o FMi, aqui é a troika.

                              Na Grécia de facto as coisas não correram bem, não significa que cá também vão correr menos bem.

                              O povo grego revoltou-se, mas de nada serviu. Os planos de austeridade foram sempre aprovados.

                              Os portugueses já deram provas que não vão endireitar isto, não sei se é porque somos muito emocionais, mas quase de certeza que sim. Os meninos da troika já mostraram que não se envolvem emocionalmente, quando se trata de impor as medidas que são necessárias.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                Então seguindo o mesmo raciocínio, podem-se colocar 50 alunos numa sala para um único professor, que isso não vai pesar na qualidade de ensino desses alunos. É isso?
                                Não. 26 alunos é uma coisa, 50 é outra. De 24 para 26 a diferença é pouca.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                  Por cada uma das vezes que se menospreza a educação, estamos a comprometer ainda mais o nosso futuro...

                                  Em relação à temática do tópico, "mais alunos por turma não faz diferença". Eu digo que é fundamental reduzir o número de alunos por turma... mas, claro que não é a única medida.
                                  Tu deves achar que os alunos só aprendem na escola. Hoje em dia com a informação que têm a disposição, mesmo que sejam alunos menos bons, são certamente muito mais bem informados do que os maus alunos do passado.

                                  Exagero dizer que se está a comprometer o futuro ou que as futuras gerações vão continuar a votar nos mesmos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                    Na Grécia foi o FMi, aqui é a troika.

                                    Na Grécia de facto as coisas não correram bem, não significa que cá também vão correr menos bem.

                                    O povo grego revoltou-se, mas de nada serviu. Os planos de austeridade foram sempre aprovados.

                                    Os portugueses já deram provas que não vão endireitar isto, não sei se é porque somos muito emocionais, mas quase de certeza que sim. Os meninos da troika já mostraram que não se envolvem emocionalmente, quando se trata de impor as medidas que são necessárias.
                                    Mesmo que isso coloque as pessoas mais pobres, sem qualquer rumo na vida, no fundo do poço?

                                    EDIT:Sim, de facto dois alunos a mais, não me parece grande diferença, e sim, acho que devemos tomar devidos esforços pessoais para ajudar o país, mas obrigar as crianças a ficarem em escolas a 20km de casa, como vai acontece na terra do meu pai, parece-me criminoso.
                                    Editado pela última vez por HMartinho; 14 August 2011, 21:24. Razão: acrescentar

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                      Mesmo que isso coloque as pessoas mais pobres, sem qualquer rumo na vida, no fundo do poço?
                                      Se encontrares uma alternativa a isso e que coloca as contas do estado em ordem... apita!

                                      Quem semeia ventos, colhe tempestades.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                        Se encontrares uma alternativa a isso e que coloca as contas do estado em ordem... apita!

                                        Quem semeia ventos, colhe tempestades.
                                        A minha área é saúde, não economia. Tenho, e sempre tive sugestões de poupança na área da saúde, sem colocar em causa a assistência médica/em saúde à população, que como é lógico, não passa mesmo de umas sugestões, mas em grande parte dessas minhas sugestões, nunca iriam ser ouvidas, e muito menos aceites, muito devido aos fortes lobbys que existem na saúde.

                                        Em relação à frase que deixaste, "quem semeia ventos, colhe tempestades", só vejo uma coisa que se possa enquadrar nessa expressão: o facto dos portugueses durante 6 anos terem sofrido da sindrome da memória curta e ter colocado o Sócrates no governo. Aí sim, foi culpa da população.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Também sou da área da saúde.

                                          Em relação a frase, era mais por causa do estado e dos portugueses terem vivido acima das suas possibilidades e agora temos de pagar a factura.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                            Também sou da área da saúde.

                                            Em relação a frase, era mais por causa do estado e dos portugueses terem vivido acima das suas possibilidades e agora temos de pagar a factura.
                                            Aí, totalmente de acordo.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                              Não. 26 alunos é uma coisa, 50 é outra. De 24 para 26 a diferença é pouca.
                                              De 26 para 28 também é pouco, ou de 28 para 30, ou de 30 para 32, etc.

                                              O aumento de alunos numa sala de aula só é bom para poupar - de forma mesquinha, diga-se - dinheiro.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Eu não vivi e também pago, e até querem taxar o mais que podem aqueles que juntaram alguma coisa e aumenta-se transportes criam-se passes especiais, aumenta-se a luz criam-se tarifas especiais, os aumentos é sempre sobre esses malandros que juntaram alguma coisa, há que taxar esses Portugueses forte e feio.

                                                Eu só vejo medidas para fomentar pobreza.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por To Ver Post
                                                  De 26 para 28 também é pouco, ou de 28 para 30, ou de 30 para 32, etc.

                                                  O aumento de alunos numa sala de aula só é bom para poupar - de forma mesquinha, diga-se - dinheiro.
                                                  Mas isso já foi admitido, é também para poupar.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                    Eu não vivi e também pago, e até querem taxar o mais que podem aqueles que juntaram alguma coisa e aumenta-se transportes criam-se passes especiais, aumenta-se a luz criam-se tarifas especiais, os aumentos é sempre sobre esses malandros que juntaram alguma coisa, há que taxar esses Portugueses forte e feio.

                                                    Eu só vejo medidas para fomentar pobreza.
                                                    Também nunca pedi um empréstimo ao banco e vou pagar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                      Também nunca pedi um empréstimo ao banco e vou pagar.
                                                      Mas eu duvido muito que as medidas que estão a ser implementadas façam alguma coisa, apesar das ideias até serem boas, as coisas são sempre feitas á boa Portuguesa.

                                                      Já dei os exemplos atrás mostrados, não se muda a lei do arrendamento, faz-se acordos com bancos para alugarem as suas casas a baixo custo, etc etc.

                                                      Eu continuo a ver um estado socialista que diz que vai cortar mas na hora de cortar, corta só para os que não vivem acima das suas possibilidades e cria sempre alguma coisa especial pos carenciados, desde taxas moderadoras a contas da luz a um mercado imobiliário socialista.

                                                      Enquanto isso aumentaram mais os impostos para corrigir os desvios, sem nunca regular, modificar, fiscalizar, melhorar e cortar como devia.

                                                      Mas isto sou eu, e portanto dizerem que as medidas são para as contas do estado, não cola.

                                                      Mesmo que fechem mil escolas, não é isso que faz a mínima diferença no orçamento, era a mesma coisa que uma familia endividada deixasse de comprar bolachas.
                                                      Editado pela última vez por Israel; 14 August 2011, 22:34.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                        Qual a taxa de frequência escolar e qual a taxa de abandono escolar nessa altura?
                                                        Sabes porque é que agora a taxa de sucesso é melhor do que há uns anos? Eu explico: por isto: Estado da Educação - YouTube

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                          Mas eu duvido muito que as medidas que estão a ser implementadas façam alguma coisa, apesar das ideias até serem boas, as coisas são sempre feitas á boa Portuguesa.

                                                          Já dei os exemplos atrás mostrados, não se muda a lei do arrendamento, faz-se acordos com bancos para alugarem as suas casas a baixo custo, etc etc.

                                                          Eu continuo a ver um estado socialista que diz que vai cortar mas na hora de cortar, corta só para os que não vivem acima das suas possibilidades e cria sempre alguma coisa especial pos carenciados, desde taxas moderadoras a contas da luz a um mercado imobiliário socialista.

                                                          Enquanto isso aumentaram mais os impostos para corrigir os desvios, sem nunca regular, modificar, fiscalizar, melhorar e cortar como devia.

                                                          Mas isto sou eu, e portanto dizerem que as medidas são para as contas do estado, não cola.

                                                          Mesmo que fechem mil escolas, não é isso que faz a mínima diferença no orçamento, era a mesma coisa que uma familia endividada deixasse de comprar bolachas.
                                                          Nos meus tempos de estudante cheguei a não comprar bolachas para não ultrapassar o meu orçamento.

                                                          Quanto ao resto, só o tempo o dirá. Este governo para já peca por não apresentar medidas concretas do corte da despesa.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                            Nos meus tempos de estudante cheguei a não comprar bolachas para não ultrapassar o meu orçamento.

                                                            Quanto ao resto, só o tempo o dirá. Este governo para já peca por não apresentar medidas concretas do corte da despesa.
                                                            Não era a isso que me referia e sabes disso.

                                                            Uma familia endividada, ou corta nas despesas que representam 80% das dividas, que passa pelo carro e casa por exemplo, e não por cortar bolachas, porque não vai surtir efeito e vão continuar endividados.

                                                            O teu caso é completamente diferente, o estado não se encontra nessa situação.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Todas as migalhas fazem diferença, quer se esteja ou não endividado. Mania das grandezas! Está tudo a espera de mega-cortes?!?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X