Originalmente Colocado por mjm
Ver Post
quem ainda depois deste esquema permanecer com dúvidas pode usar o horário de atendimento. sei que essa hipótese não existe noutros níveis de ensino,e se eu não a tivesse naturalmente poderia pontualmente fazer um explicação individualizada a um aluno no decorrer da aula, no entanto continuo a achar a estratégia mais válida o não fazer regra de algo que deve ser pontual.
um exercício pode naturalmente ter várias formas de ser resolvido e pode ser resolvido no quadro de diversas formas, aliás isso é só uma oportunidade de em vez de chamarem 1 aluno ao quadro podem chamar dois ou 3 e demonstrar as diferenças.
agora sinceramente não consigo considerar a estratégia de andar a "saltar de carteira em carteira", explicando dezenas de vezes as mesmas coisas minimamente produtiva. a explicação individualizada a um único aluno deve ser, na minha forma de pensar, algo pontual e não a regra.
quanto às especificidades do 1º ciclo aí só tenho a experiência de aluno e no meu tempo numa freguesia do interior éramos certamente mais de 30 e todos nós aprendemos a ler, a escreve, a contar, etc de forma correcta.
agora se me disseres que é preciso repensar os conteúdos de praticamente todo o sistema de ensino então aí vou ter que concordar contigo e de facto hoje no 1º ciclo, e nos seguintes também, os alunos são extremamente mal preparados muito por culpa dos conteúdos programáticos.
um aluno do 1º ciclo deve aprender a fazer bem o fundamental de todo: ler, escrever, operações básicas matemáticas e o antigo (não tão antigo assim) estudo do meio.
Comentário