Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal: nº1 mundial em posse de carros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Isso só pode ser um grande erro.

    Wikipedia: 374/1000 - List of countries by vehicles per capita - Wikipedia, the free encyclopedia
    World Bank: 509/1000 - Motor vehicles (per 1,000 people) | Data | Table
    Nation Master: 537/1000 - Motor vehicles statistics - countries compared worldwide - NationMaster

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
      Isso de arranjar desculpas nos transportes públicos que não funcionam é muito bonito, mas a verdade é que a causa é outra.

      Não é à toa que Portugal também está no top3 dos países com maior número de telemóveis por habitante. Qual é a "desculpa" neste caso então?
      Ah e tal os telefones fixos não funcionam...

      Comentário


        #33
        O número não me surpreende.

        O automóvel e o telemóvel são os artigos de luxo do pobre. A maioria das pessoas pensa que são as únicas maneiras de se exaltarem perante os outros na sociedade, porque não conhecem outras.

        É um problema claramente endémico, não me venham com tretas da falta de transportes públicos. Há tantos países pior que este nesse campo.

        Comentário


          #34
          Só o meu vizinho tem 2 e nem carta tem. Para não falar das mais de 10 motas e motorizadas que também possui.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
            Pois. Valores dessa grandeza já me parecem mais correctos.
            Acho que aquele gráfico está propositadamente aldrabado.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Pois. Valores dessa grandeza já me parecem mais correctos.
              Acho que aquele gráfico está propositadamente aldrabado.
              Afinal temos um óptimo sistema de transporte público. bem me parecia...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                não percebi a relação.

                tem a ver com mentalidades mais ou menos consumistas.

                Comentário


                  #38
                  Não me surpreende, apesar de achar o numero um pouco exagerado.. Hoje em dia, num agregado familiar, há 1 carro para cada um.. basta ver a quantidade de transito que se apanha na região de Lisboa..

                  aqui em casa há 1 carro para cada um, ou seja, 5 carros, e mais a minha mota. O meu vizinho tem 11 carros, e vive sozinho.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                    Isso de arranjar desculpas nos transportes públicos que não funcionam é muito bonito, mas a verdade é que a causa é outra.

                    Não é à toa que Portugal também está no top3 dos países com maior número de telemóveis por habitante. Qual é a "desculpa" neste caso então?
                    Mobile Cellular (per Capita) > Telephones statistics - Countries Compared - NationMaster

                    E francamente que não percebi a associação...

                    Quanto à não relação com a rede de transportes públicos, passem uns dias na Holanda, UK, Alemanha, etc... utilizando apenas transportes públicos e depois repitam a façanha em Portugal e vão perceber a diferença.

                    Tentem andar de transportes públicos no Alentejo, no Minho, no Centro ou qualquer outra localidade que não esteja dentro do perímetro metropolitano de Lisboa e Porto e vão ver como a posse de um carro é algo claramente supérfluo.

                    Sabiam que existem vilas e aldeias do país que nem sequer têm transportes todos os dias da semana? Sabiam que muitas não têm mais do que 1 autocarro por dia para o centro da vila mais próxima (onde existem os serviços básicos como uma farmácia, talho, ou centro de saúde)?
                    Editado pela última vez por pacxito; 17 August 2011, 13:23. Razão: ortografia

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                      Não me surpreende, apesar de achar o numero um pouco exagerado.. Hoje em dia, num agregado familiar, há 1 carro para cada um.. basta ver a quantidade de transito que se apanha na região de Lisboa..
                      Até porque Portugal é Lisboa, Amadora e Sintra...

                      Comentário


                        #41
                        Também penso que esses dados estão errados, mas há aqui muita gente que continua apenas a ler o 1.º post e vai a correr responder sem ler o resto!

                        Ainda esta semana li, não me lembro onde, que Portugal está em 7.º lugar neste ranking, com 500 e poucos carros por cada 1000 habitantes.

                        E agora, qum está certo/errado e porquê?
                        Editado pela última vez por LinoMarques; 17 August 2011, 14:12.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Também penso que esses dados estão errados, mas há aqui muita gente que continua apenas a ler o 1.º post e vai a correr responder sem ler o resto!

                          Ainda esta semana li, não me lembro onde, que Portugal está em 7.º lugar neste ranking, com 500 e poucos carros por habitante.

                          E agora, qum está certo/errado e porquê?
                          Quero os meus 500 sff

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Também penso que esses dados estão errados, mas há aqui muita gente que continua apenas a ler o 1.º post e vai a correr responder sem ler o resto!

                            Ainda esta semana li, não me lembro onde, que Portugal está em 7.º lugar neste ranking, com 500 e poucos carros por habitante.

                            E agora, qum está certo/errado e porquê?
                            Só eu tenho uns 600.

                            Andar de transportes ao fim de semana na periferia de Lx é dificil quanto mais....

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                              Afinal temos um óptimo sistema de transporte público. bem me parecia...
                              De certeza que esse comentário não era para mim.

                              Comentário


                                #45
                                Penso que ainda ninguem falou na idade dos ditos.

                                Certamente não são carros novos!!!!

                                É que com carros velhinhos, temos de ter 2 ou 3 para quando os outros avariam LOLOL

                                Comentário


                                  #46
                                  Esses valores do primeiro post estão muito elevados claramente. Contando com as frotas empresariais que detêm um sem número de veículos, claro que os números sobem bastante, mas ainda assim acredito que esses números estão demasiado elevados.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                    Quero os meus 500 sff
                                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                    Só eu tenho uns 600.

                                    Andar de transportes ao fim de semana na periferia de Lx é dificil quanto mais....
                                    Corrigido! Vocês não perdoam uma!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Ora, vamos supor que as matrículas ainda não chegaram às letras MC
                                      na posição central.

                                      4 algarismos de 0 a 9 -> 10^4 -> 10.000
                                      2 letras de A a Z (sem K, W e Y) -> 23^2 -> 529
                                      3 posições das letras (XX-99-99; 99-99-XX; 99-XX-99)

                                      XX-99-99 -> 10.000 x 529 -> 5.290.000
                                      99-99-XX -> 10.000 x 529 -> 5.290.000

                                      A = 0
                                      B = 1
                                      C = 2
                                      ...
                                      J = 9
                                      L = 10
                                      M = 11

                                      MC -> 11 x (23 x 10.000) + 2 x (10.000) =
                                      = 2.530.000 + 20.000 = 2.550.000

                                      Ou seja, foram emitidas 13.130.000 matrículas até hoje.
                                      Mas a realidade é que os carros mais antigos já não existem, e mesmo
                                      muitos dos actuais tiveram acidentes e foram para a sucata.

                                      Vamos assumir que:

                                      1.
                                      Existem todos os que têm matrículas de 00-AA-00 até 99-MB-99, ou seja
                                      um total de 2.550.000 veículos.

                                      2.
                                      Não existe nenhum veículo com matrícula de AA-00-00 até ZZ-99-99,
                                      porque os poucos que existem deverão ser bem inferiores aos "buracos"
                                      que existem entre 00-00-AA e 99-MB-99

                                      3.
                                      Somos 10.600.000 habitantes.

                                      Agora podemos formular três teses:

                                      A) Os "buracos" existentes nas matrículas 00-00-AA a 99-MB-99 são todos
                                      tapados pelos veículos existentes para as matrículas AA-00-00 a ZZ-99-99.

                                      B) Existem substancialmente mais "buracos" de 00-00-AA a 99-MB-99 que
                                      veículos de AA-00-00 a ZZ-99-99.

                                      C) Existem mais veículos de AA-00-00 a ZZ-99-99 que "buracos" nas
                                      restantes matrículas.

                                      Eu eliminaria claramente a hipótese C). Em 1993, quando apareceram os
                                      catalizadores, as matrículas já as letras do lado direito. Tendo isto em linha
                                      de conta, de entre os mais de 5 milhões de veículos com letras à esquerda,
                                      serão muito poucos os veículos que possam circular com gasolina sem chumbo.
                                      Ou seja, estaremos a falar de veículos clássicos de colecção. 100.000?

                                      Com as campanhas de abate de veículos, eu diria que grande parte dos veículos
                                      com matrículas de letras à direita também já não existe (e acidentes, etc.). Ou
                                      seja, a resposta estará algures entre A) e B).

                                      Na hipótese A) teríamos um máximo de 2.550.000 + 5.290.000 = 7.840.000, o
                                      que dá, por 1.000 habitantes:

                                      7.840.000 / 10.600.000 x 1.000 ~= 740 veículos por 1.000 habitantes.

                                      Mas eu diria que mais de 25% dos veículos com matrícula de letras à direita
                                      já não existe.

                                      5.290.000 x 0,75 = 3.967.500

                                      ( 2.550.000 + 3.967.500 ) / 10.600.000 x 1.000 ~= 615

                                      Ou seja, parece-me muito mais plausível valores na ordem dos 500, que os quase
                                      800 veículos do gráfico inicial.

                                      Ainda por cima, os números que eu estimei pelas matrículas incluem veículos
                                      pesados, comerciais, de serviço, militares, motociclos, etc. Ou seja, se houver
                                      300 veículos ligeiros de passageiros (que não sejam carros de empresa) por
                                      1.000 habitantes, já é muito bom.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Esta estatística pode querer dizer muita coisa, e NADA ao mesmo tempo!

                                        - Já se falou aqui na diferença entre cilindradas médias por país;
                                        - falta sabermos a idade em média do parque automóvel de cada país;
                                        - há países com muito menos km de estrada e auto-estrada do que nós;

                                        E mesmo assim, O QUE TEM termos "mais carros por mil habitantes"? Somos um país de gente que gosta de automóveis. "So what?" Eu adoro automóveis, e se pudesse teria um armazém cheio deles!

                                        Associar necessariamente "muitos carros por 1000 habitantes = esta gente polui e tal" é uma estupidez. Basta olharmos à média de cilindradas, por exemplo, e o total de km percorridos...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Depois a malta pinava no 123 pa Cacilhas não?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Naturalmente que os dados apresentados no início do tópico não são correctos!

                                            Não sei como foram colhidos, analisados, o que foi feito com as diferentes variáveis, mas é óbvio que esse rácio é um perfeito disparate!

                                            Os transportes públicos são muitas vezes maus e poucos, gostamos de ter um carro como prolongamento sabe-se lá do quê, há muitas matrículas que não foram abatidas e tudo mais, mas continuo a acreditar que valores de 500 por cada 1000 são razoáveis agora falar de 800 é perfeitamente impensável!

                                            Somos demasiado pobres para ambicionar isso! Mesmo estando a falar de muitos chassos velhos, papa-reformas, ciclo-motores com matrículas "de carro", ainda que amarelas, etc!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                              Mobile Cellular (per Capita) > Telephones statistics - Countries Compared - NationMaster

                                              E francamente que não percebi a associação...

                                              Quanto à não relação com a rede de transportes públicos, passem uns dias na Holanda, UK, Alemanha, etc... utilizando apenas transportes públicos e depois repitam a façanha em Portugal e vão perceber a diferença.

                                              Tentem andar de transportes públicos no Alentejo, no Minho, no Centro ou qualquer outra localidade que não esteja dentro do perímetro metropolitano de Lisboa e Porto e vão ver como a posse de um carro é algo claramente supérfluo.

                                              Sabiam que existem vilas e aldeias do país que nem sequer têm transportes todos os dias da semana? Sabiam que muitas não têm mais do que 1 autocarro por dia para o centro da vila mais próxima (onde existem os serviços básicos como uma farmácia, talho, ou centro de saúde)?

                                              Vá lá.. top12 .. mas eu lembro-me perfeitamente de há uns tempos atrás estar entre os 3 primeiros. E não achas que mesmo em 12º lugar dos países com maior número de telemóveis por habitante, já não é caso para alguma surpresa? Seria de esperar que os números fossem mais ou menos equivalentes ao rendimento per capita, mas neste caso não são..

                                              E quanto ao resto que dizes, é bem verdade. Mas só esqueces que a enorme maioria dos carros estão nos grandes centros urbanos e não no interior, portanto a parte mais significativa dos números diz respeito à pessoas que têm acesso a transportes públicos de qualidade aceitável.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Transportes Públicos?




                                                Experimentem lá sair de Lisboa e do Porto e depois falamos... Nem é preciso ser longe, bastam 50kms para lá do centro dessas duas cidades.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                                  Transportes Públicos?




                                                  Experimentem lá sair de Lisboa e do Porto e depois falamos... Nem é preciso ser longe, bastam 50kms para lá do centro dessas duas cidades.
                                                  50?!

                                                  Basta 25kms do centro.
                                                  Então se uma pessoa quiser viajar entre periferia de Porto... é de rir.
                                                  3 horas de transportes vs 30m de carro.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    tenho 7 carros, um para cada dia da semana.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      De certeza que esse comentário não era para mim.
                                                      Não era mesmo, desculpa o mal entendido, fiz o quote errado.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                        Até porque Portugal é Lisboa, Amadora e Sintra...
                                                        Claro que não, mas Lisboa é uma boa amostra para a quantidade de carros que existem no nosso país a circular. Eu há 4 anos não apanhava tanto transito a ir para Lisboa às 7h40 da manha..

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                          ...
                                                          Não é à toa que Portugal também está no top3 dos países com maior número de telemóveis por habitante. Qual é a "desculpa" neste caso então?
                                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                          Nao há cabines !!
                                                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                          Ah e tal os telefones fixos não funcionam...
                                                          Não há concorrência no fixo e é as chamadas são caras para o móvel...


                                                          Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                                          Só o meu vizinho tem 2 e nem carta tem. Para não falar das mais de 10 motas e motorizadas que também possui.
                                                          Culpado!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eu não me acredito nos dados apresentados no 1º post.
                                                            Em todo o caso se fossemos o nº 1 isso no minimo seria um bom sinal.
                                                            Não percebo qual o problema disso. Poderia querer dizer que por exemplo, nós somos um país que estima os automóveis mais anos do que outros países e daí essa acumulação.
                                                            Existe algum problema se eu invés de gastar 30.000€ num carro novo pegasse em 5.000€ e comprasse 5 carros? eu preferia.
                                                            É como a questão dos telemóveis. Não percebo a indignação. Se vocês e eu temos telemóvel porque raio os outros 10 milhões de portugueses não podem ter? se temos mais que a população que somos? é normal; o facto de termos actualmente 4 redes (?) explicam isso.
                                                            Sinceramente não percebo a indignação de alguns, que se referem a uma informação que no meu entender é falsa, como se fosse algo anormal ou desvantajoso. Impressiona-me ainda mais o facto de tratarem logo de caracterizar a sociedade portuguesa com isto. Enfim.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                              Não há concorrência no fixo e é as chamadas são caras para o móvel...




                                                              Culpado!
                                                              Não há concorrência no fixo?
                                                              Os meus telefones fixos não são da PT.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X