Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quanto tempo demoram a poupar o equivalente a um salário de um administrador?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Alguns queixam-se que não conseguem juntar 5k € mas o tabaco, café e jornal (diariamente) não podem faltar. A juntar a isto ainda há alguns que gastam dezenas de euros no jogo semanalmente.

    E a "vida a crédito" também ajuda... Mas o melhor mesmo é vir para a internet destilar azia só porque algumas pessoas sabem gerir o seu dinheiro eficientemente

    Comentário


      #92
      Levo o tempo que eu quiser e me apetecer.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
        Levo o tempo que eu quiser e me apetecer.
        Bem metida (a piada!).

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
          Levo o tempo que eu quiser e me apetecer.


          E o IRS deixar... porque parecendo que não, esses sacanas atrasam um bocado o processo!

          Comentário


            #95


            Como é que é possivel existir gente assim?

            Não se pode dizer que se faz X dinheiro por dia ou por mês, que já é gabarolas? Então e o que diz que faz só 500 euros ao mês, é triste? Cada um recebe o que recebe, seja muito ou pouco, ninguem tem nada a ver com isso. Deixem-se se *****s e não sejam invejosos.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
              Não se pode dizer que se faz X dinheiro por dia ou por mês, que já é gabarolas? Então e o que diz que faz só 500 euros ao mês, é triste? .
              Falta-te aí o triste-gabarolas que é aquele que consegue a proeza de se gabar do que ganha assumindo ao mesmo tempo o papel de triste e explorado. O verdadeiro 2 em 1 portanto...

              Mas quem será, mas quem será? O pai...
              J/K

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por BadJo Ver Post


                Como é que é possivel existir gente assim?

                Não se pode dizer que se faz X dinheiro por dia ou por mês, que já é gabarolas? Então e o que diz que faz só 500 euros ao mês, é triste? Cada um recebe o que recebe, seja muito ou pouco, ninguem tem nada a ver com isso. Deixem-se se *****s e não sejam invejosos.
                Acho que não se trata muito disso, mas sim de acreditar em algumas coisas que por aqui se ouve.
                Ora, se tiveres como exemplo a primeira página deste tópico, QUASE todos conseguem juntar 5000 euros em menos de 6 meses, há alguns que juntam num mês, outros numa manhã, outros poupam 90% do que ganham, etc, etc.
                Partindo do pressuposto que a vida do português médio é completamente diferente desta realidade, só se pode chegar a duas opções:

                - ou há por aqui gente com muita imaginação
                - ou deste forum participam essencialmente as pessoas com o melhor nível de vida no nosso país.

                Não é acusar ninguém de gabarolas muito menos uma questão de inveja, é apenas uma simples constatação.

                Comentário


                  #98
                  Então partimos do principio que neste fórum só andam gajos ricos e cheios de posses, ou uma grande maioria é mentiroso... Eu aposto mais na primeira hipotesse, mas quem sabe....

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                    Acho que não se trata muito disso, mas sim de acreditar em algumas coisas que por aqui se ouve.
                    Ora, se tiveres como exemplo a primeira página deste tópico, QUASE todos conseguem juntar 5000 euros em menos de 6 meses, há alguns que juntam num mês, outros numa manhã, outros poupam 90% do que ganham, etc, etc.
                    Partindo do pressuposto que a vida do português médio é completamente diferente desta realidade, só se pode chegar a duas opções:

                    - ou há por aqui gente com muita imaginação
                    - ou deste forum participam essencialmente as pessoas com o melhor nível de vida no nosso país.

                    Não é acusar ninguém de gabarolas muito menos uma questão de inveja, é apenas uma simples constatação.
                    Julgando pelo teu registo, independetemente se já participavas no fórum ou não, mesmo que apenas como visitante/observador, verás que existe pessoas que não têm necessidade de mentir sobre isto, como têm condições para ganhar o que dizem, basta pegar no exemplo de um user que foi á Alemanha e comprou um carrera 997 e julgo que ainda o tem, ora só por esta observação, pode-se constatar que existe uma % de users que não espelham a realidade portuguesa e AINDA BEM, portanto e respondendo ás tuas suspeitas, este fórum está rodeado de pessoas que conseguem juntar 5.000€ em 1 mês, aliás até existe quem ganhe isso num só mês sem investimentos, assim vagamente lembro-me do user LostFan, como outros, não sei onde está a dúvida e a desconfiança.

                    A correr bem e sem surpresas, consigo (agregado) juntar isso num ano, mas ter em conta que não sou licenciado e nem tenho formação capaz de ganhar bem, mas vou-me desenrascando.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                      Acho que não se trata muito disso, mas sim de acreditar em algumas coisas que por aqui se ouve.
                      Ora, se tiveres como exemplo a primeira página deste tópico, QUASE todos conseguem juntar 5000 euros em menos de 6 meses, há alguns que juntam num mês, outros numa manhã, outros poupam 90% do que ganham, etc, etc.
                      Partindo do pressuposto que a vida do português médio é completamente diferente desta realidade, só se pode chegar a duas opções:

                      - ou há por aqui gente com muita imaginação
                      - ou deste forum participam essencialmente as pessoas com o melhor nível de vida no nosso país.

                      Não é acusar ninguém de gabarolas muito menos uma questão de inveja, é apenas uma simples constatação.
                      Em parte tens razão,mas há por aqui alguns users com carros de 100 mil ou mais.Eu como penso que para ter um carro desses valores é preciso ser rico ou ganhar muito bem,com um grande nível de vida.
                      Editado pela última vez por Lom; 18 August 2011, 16:00.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                        Qual a tua experiência?
                        Estás deslocado ou não?

                        Tenho colegas Eng. civis em obra deslocados em PT e com 3 anos de experiência que não chegaram ainda a esses valores...
                        Eu vejo Eng. Civis e Mecânicos deslocados de PT, com os 3 ou mais anos de experiência que não ganham isso...

                        Os ordenados de quem vive das obras estão muito mal em Portugal...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
                          Eu vejo Eng. Civis e Mecânicos deslocados de PT, com os 3 ou mais anos de experiência que não ganham isso...

                          Os ordenados de quem vive das obras estão muito mal em Portugal...
                          Bom se já se sai de Portugal para ficar desterrado numa obra na Guiné ****cri a troco de 1500€...isto ainda está pior do que eu pensava!!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                            Julgando pelo teu registo, independetemente se já participavas no fórum ou não, mesmo que apenas como visitante/observador, verás que existe pessoas que não têm necessidade de mentir sobre isto, como têm condições para ganhar o que dizem, basta pegar no exemplo de um user que foi á Alemanha e comprou um carrera 997 e julgo que ainda o tem, ora só por esta observação, pode-se constatar que existe uma % de users que não espelham a realidade portuguesa e AINDA BEM, portanto e respondendo ás tuas suspeitas, este fórum está rodeado de pessoas que conseguem juntar 5.000€ em 1 mês, aliás até existe quem ganhe isso num só mês sem investimentos, assim vagamente lembro-me do user LostFan, como outros, não sei onde está a dúvida e a desconfiança.

                            A correr bem e sem surpresas, consigo (agregado) juntar isso num ano, mas ter em conta que não sou licenciado e nem tenho formação capaz de ganhar bem, mas vou-me desenrascando.
                            Mas sabes o que é que é engraçado?
                            Nos tópicos sobre a crise, se eu pergunto a alguém para dizer qual é o seu nível de vida para contextualizarmos as suas opiniões respondem-me "não é relevante".

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                              Em parte tens razão,mas há por aqui alguns users com carros de 100 mil ou mais.Eu como penso que para ter um carro desses valores é preciso ser rico ou ganhar muito bem,com um grande nível de vida.


                              O pessoal continua a misturar tudo....

                              X pode ter um carro de 100 mil euros e não conseguir poupar 50€ ao fim do mês, quanto mais 5000€...
                              Y, pode nem sequer ter carro e andar a pé, e facilmente poupa 5000€ ao final do mês.


                              X pode ser rico, Y pode ser pobre... ou vice versa! Poupar não implica nível nem sequer qualidade de vida, e muito menos implica posses materiais!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                                Mas sabes o que é que é engraçado?
                                Nos tópicos sobre a crise, se eu pergunto a alguém para dizer qual é o seu nível de vida para contextualizarmos as suas opiniões respondem-me "não é relevante".
                                Lá por uma pessoa ganhar "5.000€ / mês", não quer dizer que não se pode queixar da crise.

                                Daquilo que tenho visto e assistido, é que alguém que tenha uns bons trocos e emprego/trabalho com bases e a ganhar bem, queixa-se da crise e bem, porque todos sabemos que quanto mais se sobe, maior é a queda e o medo/receio de ficar "sem nada", por algum motivo, é real e hã que ter isso em conta e muita gente não sabe lidar, ou não sabe como lidar com isso.

                                Ou alguém que tenha um emprego/trabalho precário, a ganhar para as despesas e pouco mais, tem todo e qualquer direito de falar também da crise, mas sabes o que acontece com 99% (suponho) do pessoal neste estado? Mal se vêm com os bolsos cheios, tratam logo de esbanjar tudo e nunca saem da cepa torta, isto é vivendo o dia-a-dia como se o mundo fosse acabar amanhã, depois criticam, julgam e apontam o dedo a quem teve/tem 2 palmos de testa, juntar para dias turbulentos, está ao alcance de todos juntar dinheiro se é isso que pretendem, por pouco que ele seja, como já disseram, com alguma ginástica, alguma paciência, por muito pouco que poupem, chegará aquele dia que terão 10.000€ na conta e já poderão viver contando tostões, mas com um pé-de-meia para dias de tempestade.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                  Julgando pelo teu registo, independetemente se já participavas no fórum ou não, mesmo que apenas como visitante/observador, verás que existe pessoas que não têm necessidade de mentir sobre isto, como têm condições para ganhar o que dizem, basta pegar no exemplo de um user que foi á Alemanha e comprou um carrera 997 e julgo que ainda o tem, ora só por esta observação, pode-se constatar que existe uma % de users que não espelham a realidade portuguesa e AINDA BEM, portanto e respondendo ás tuas suspeitas, este fórum está rodeado de pessoas que conseguem juntar 5.000€ em 1 mês, aliás até existe quem ganhe isso num só mês sem investimentos, assim vagamente lembro-me do user LostFan, como outros, não sei onde está a dúvida e a desconfiança.

                                  A correr bem e sem surpresas, consigo (agregado) juntar isso num ano, mas ter em conta que não sou licenciado e nem tenho formação capaz de ganhar bem, mas vou-me desenrascando.

                                  Não duvido mesmo nada disso. só achei estranho aparecerem tantos afortunados ao mesmo tempo. Deve ser coincidência.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    O pessoal continua a misturar tudo....

                                    X pode ter um carro de 100 mil euros e não conseguir poupar 50€ ao fim do mês, quanto mais 5000€...
                                    Y, pode nem sequer ter carro e andar a pé, e facilmente poupa 5000€ ao final do mês.


                                    X pode ser rico, Y pode ser pobre... ou vice versa! Poupar não implica nível nem sequer qualidade de vida, e muito menos implica posses materiais!
                                    Eu não referi a poupança,referi ao facto de muitos duvidarem que alguem com posses possa andar a perder tempo neste forum.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                      Lá por uma pessoa ganhar "5.000€ / mês", não quer dizer que não se pode queixar da crise.

                                      Daquilo que tenho visto e assistido, é que alguém que tenha uns bons trocos e emprego/trabalho com bases e a ganhar bem, queixa-se da crise e bem, porque todos sabemos que quanto mais se sobe, maior é a queda e o medo/receio de ficar "sem nada", por algum motivo, é real e hã que ter isso em conta e muita gente não sabe lidar, ou não sabe como lidar com isso.

                                      Ou alguém que tenha um emprego/trabalho precário, a ganhar para as despesas e pouco mais, tem todo e qualquer direito de falar também da crise, mas sabes o que acontece com 99% (suponho) do pessoal neste estado? Mal se vêm com os bolsos cheios, tratam logo de esbanjar tudo e nunca saem da cepa torta, isto é vivendo o dia-a-dia como se o mundo fosse acabar amanhã, depois criticam, julgam e apontam o dedo a quem teve/tem 2 palmos de testa, juntar para dias turbulentos, está ao alcance de todos juntar dinheiro se é isso que pretendem, por pouco que ele seja, como já disseram, com alguma ginástica, alguma paciência, por muito pouco que poupem, chegará aquele dia que terão 10.000€ na conta e já poderão viver contando tostões, mas com um pé-de-meia para dias de tempestade.
                                      Não sei se as pessoas que não têm nada poupado criticam quem tem. Quando trabalhava na área financeira um investidor disse-me algo que nunca mais me esqueço "não é o que eu ganho, é o que eu gasto".
                                      E claro que eu posso ganhar 50.000€ mês e gastar 55.000€ e ficar com dívidas, assim como posso ganhar 1500€ e poupar 500€.

                                      Agora o que eu não posso é ganhar 600€, ter casa para pagar (renda... já para não falar em créditos, água, luz, gás) alimentação e transportes e poupar alguma coisa que seja. E é isso que me irrrita. Quem ganha 2000€ acha que com disciplina um tipo que ganhe 600€ pode poupar e isso é totalmente errado a não ser que hajam paitrocínios pelo meio.
                                      Tendo em conta que o ordenado médio em Portugal é o que se sabe e os trabalhos precários são mais do que muitos, eu pergunto-me se ficam espantados com o número enorme de pessoas que não consegue poupar. Chegar ao final do mês já é um pau.

                                      Depois podem-me falar dos telemóveis e mais não sei o quê, mas se apanharem a camioneta às 7h da matina e virem quais são os utilizadores, dificilmente vejo os smartphones e os tabs a acompanhar a viagem de todos.
                                      Isso faz-me lembrar uma reportagem que tinha o título "crise, qual crise?" onde falavam que afinal o país não estava assim tão mal porque o número de vendas das lojas da Av da Liberdade tinha aumentado. Ora porra, a sério? E isso quer dizer que não há crise ou que os que tinham dinheiro têm mais para gastar?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                                        Não sei se as pessoas que não têm nada poupado criticam quem tem. Quando trabalhava na área financeira um investidor disse-me algo que nunca mais me esqueço "não é o que eu ganho, é o que eu gasto".
                                        E claro que eu posso ganhar 50.000€ mês e gastar 55.000€ e ficar com dívidas, assim como posso ganhar 1500€ e poupar 500€.

                                        Agora o que eu não posso é ganhar 600€, ter casa para pagar (renda... já para não falar em créditos, água, luz, gás) alimentação e transportes e poupar alguma coisa que seja. E é isso que me irrrita. Quem ganha 2000€ acha que com disciplina um tipo que ganhe 600€ pode poupar e isso é totalmente errado a não ser que hajam paitrocínios pelo meio.
                                        Tendo em conta que o ordenado médio em Portugal é o que se sabe e os trabalhos precários são mais do que muitos, eu pergunto-me se ficam espantados com o número enorme de pessoas que não consegue poupar. Chegar ao final do mês já é um pau.

                                        Depois podem-me falar dos telemóveis e mais não sei o quê, mas se apanharem a camioneta às 7h da matina e virem quais são os utilizadores, dificilmente vejo os smartphones e os tabs a acompanhar a viagem de todos.
                                        Isso faz-me lembrar uma reportagem que tinha o título "crise, qual crise?" onde falavam que afinal o país não estava assim tão mal porque o número de vendas das lojas da Av da Liberdade tinha aumentado. Ora porra, a sério? E isso quer dizer que não há crise ou que os que tinham dinheiro têm mais para gastar?
                                        E se a alguns tivessem as despesas que vou ter agora(facul, seguro do carro e provavelmente uma reparação, ao todo cerca de 970€..) ficavam logo sem ordenado..Se não tiverem junto, vão passar mal ou algo tem de ficar para trás..

                                        Comentário


                                          Duas centenas de anos devem chegar para mim, em principio.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                                            Agora o que eu não posso é ganhar 600€, ter casa para pagar (renda... já para não falar em créditos, água, luz, gás) alimentação e transportes e poupar alguma coisa que seja. E é isso que me irrrita. Quem ganha 2000€ acha que com disciplina um tipo que ganhe 600€ pode poupar e isso é totalmente errado a não ser que hajam paitrocínios pelo meio.
                                            Tendo em conta que o ordenado médio em Portugal é o que se sabe e os trabalhos precários são mais do que muitos, eu pergunto-me se ficam espantados com o número enorme de pessoas que não consegue poupar. Chegar ao final do mês já é um pau.
                                            Consegue e não consegue, tudo depende das oportunidades que aparecem e querem utilizá-las, depende o que se gasta para viver (ou sobreviver), depende dos objectivos das pessoas.

                                            Isto não está mau, está uma *****, com 1200€ de agregado é mais difícil juntar alguma coisa, do que um que ganhe 2000€ a viver em casa dos pais, mas como tudo requer ginástica, requer poupança ainda mais apertada, requer abdicar de muitas coisas na vida (a curto e a médio prazo), mas que irão chegar, irão.

                                            Ganha 600€, se tiver oportunidade, arranja um part-time, ou faz horas extras, tudo depende dos objectivos de cada um, ou estuda e daqui a uns aninhos, vê o seu investimento passar dos 600€ para os 1000€ e por ai fora, agora o que não se pode, jamais, é estar constantemente com a conversa do coitadinho, hã que haver uma balança, um equilíbrio, como já disse e volto a dizer, isto está muito mau, e vai ficar muitíssimo pior, resta é cada um tentar mudar para melhor, em vez de ficar de braços cruzados a ganhar 600€ e a criticar tudo e todos (estou a generalizar).

                                            Comentário


                                              Quem anda cá há algum tempo (mesmo quem estava "atento" antes de se registar) sabe muito bem que o grupo de users do fórum não representa de todo a população. Longe disso!

                                              Basta verem os tópicos das eleições, onde ganha o CDS. Apontem mais para classe média e média-alta (o que quer que isso signifique em PT) como sendo a moda.

                                              Há aqui gente endividada até ao tutano que vai ficar o resto da vida a pagar dívidas, como gente que não precisa de trabalhar o resto da vida e pode viver dos rendimentos. So what?

                                              Comentário


                                                daqui algumas semanas vou deslocar-me durante ~1 mês. Pode ser que consiga juntar algum com as ajudas de custo :p

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  E tu achas que isso é feito por recem-licenciados e que são condições normais?

                                                  não, claro


                                                  mas o tópico não fala em recem licenciados

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                    Qual a tua experiência?
                                                    Estás deslocado ou não?

                                                    Tenho colegas Eng. civis em obra deslocados em PT e com 3 anos de experiência que não chegaram ainda a esses valores...
                                                    Cerca de 3 anos.
                                                    Tenho meses de fazer mais de cem horas extra.

                                                    Mas sem trabalho nada se faz. Infelizmente neste forum, tudo o que seja acima do limiar da pobreza é gabarolisse. Ha trabalhos e trabalhos, assim como há quem ganhe 1000euros que nao os mereça, há quem ganhe 5000euros e que talvez merecesse bem mais que esse valor. Tudo depende do que conseguimos no trabalho.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                      Quem anda cá há algum tempo (mesmo quem estava "atento" antes de se registar) sabe muito bem que o grupo de users do fórum não representa de todo a população. Longe disso!

                                                      Basta verem os tópicos das eleições, onde ganha o CDS. Apontem mais para classe média e média-alta (o que quer que isso signifique em PT) como sendo a moda.

                                                      Há aqui gente endividada até ao tutano que vai ficar o resto da vida a pagar dívidas, como gente que não precisa de trabalhar o resto da vida e pode viver dos rendimentos. So what?
                                                      Começa logo por não ser representativo, pela idade média, que é seguramente baixa.

                                                      Diria que há muitos utilizadores do fórum entre os 20 e os 30, vê-se pela forma como comentam as questões políticas por exemplo.

                                                      Em relação ao tema do tópico, mais do que o tempo que se demora a poupar X, diria que quem pode poupar alguma coisa, deve-o fazer !. Nos tempos que correm ficar sem emprego ou fazer um downgrade na carreira são cada vez mais frequentes.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                        Cerca de 3 anos.
                                                        Tenho meses de fazer mais de cem horas extra.

                                                        Mas sem trabalho nada se faz. Infelizmente neste forum, tudo o que seja acima do limiar da pobreza é gabarolisse. Ha trabalhos e trabalhos, assim como há quem ganhe 1000euros que nao os mereça, há quem ganhe 5000euros e que talvez merecesse bem mais que esse valor. Tudo depende do que conseguimos no trabalho.
                                                        E as pessoas que estão à tua responsabilidade não recebem horas extra?! O que tenho visto em obra, é que até o ajudante recebe horas extra! Coitado do engenheiro, é o pobre que nunca recebe horas, pois já ganha "muito bem".. Vai-se a ver e é o que ganha menos.....

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Começa logo por não ser representativo, pela idade média, que é seguramente baixa.

                                                          Diria que há muitos utilizadores do fórum entre os 20 e os 30, vê-se pela forma como comentam as questões políticas por exemplo.

                                                          Em relação ao tema do tópico, mais do que o tempo que se demora a poupar X, diria que quem pode poupar alguma coisa, deve-o fazer !. Nos tempos que correm ficar sem emprego ou fazer um downgrade na carreira são cada vez mais frequentes.
                                                          Sem dúvida. Pode parecer um conselho muito simples, mas é muito valioso.
                                                          Ainda por cima...suponho que a situação piore em breve.

                                                          (já agora V7, não será antes "deve fazê-lo"...desculpa, detesto tentar corrigir quem quer que seja)

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Começa logo por não ser representativo, pela idade média, que é seguramente baixa.

                                                            Diria que há muitos utilizadores do fórum entre os 20 e os 30, vê-se pela forma como comentam as questões políticas por exemplo.


                                                            Em relação ao tema do tópico, mais do que o tempo que se demora a poupar X, diria que quem pode poupar alguma coisa, deve-o fazer !. Nos tempos que correm ficar sem emprego ou fazer um downgrade na carreira são cada vez mais frequentes.
                                                            Depois admiras-te quando nesses mesmos tópicos saiam posts como aquele do Capitão Iglo no tópico dos gastos do governo Sócrates.

                                                            Mas agora a idade é um posto?? Ou confere melhores capacidades de análise? Tá boa....

                                                            É que só falta dizeres que os votos deveriam ter um peso de acordo com a idade do eleitor...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                              Depois admiras-te quando nesses mesmos tópicos saiam posts como aquele do Capitão Iglo no tópico dos gastos do governo Sócrates.

                                                              Mas agora a idade é um posto?? Ou confere melhores capacidades de análise? Tá boa....

                                                              É que só falta dizeres que os votos deveriam ter um peso de acordo com a idade do eleitor...
                                                              No SCP a coisa corre bem (not)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X