Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ERSE propõe aumento de 30% na electricidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
    Oi??

    Sabes que Tua - diferente - Foz Coa, certo??

    E já agora, sabes o que foi feito em Foz Coa graças a "uns desenhos numas grutas", certo?

    Por mim mandava-se abaixo as pirâmides do Egipto para fazer lá uma coisa qualquer "do interesse nacional", porque não?

    Ouve-se cada uma...

    Eu fui bem claro no meu post. É eficiente ou interessante como aproveitamento energético. Apenas e só... A-p-r-o-v-e-i-t-a-m-e-n-t-o.

    Mas dizer-se que as eólicas "são um espectáculo" devido a esse pormenor... Enfim, já parece um comício do Sócas e a sua visão paradísica sobre o Mundo.

    Eu e o país não queremos saber se é a carvão se é água se é a vinho. Numa altura como a que estamos todos queremos saber se números. E aí não vou entrar porque não tenho dados mas gostava de saber o que seria das renováveis em Portugal sem os incentivos que foram dados e que todos vamos pagar.

    Isto sim, é do interesse nacional.
    Tens razão confundi.

    Tu tens a tua opinião e eu respeito, mas quando comparas as pirâmides com umas pinturas rupestres mostras como estás viciado neste assunto

    As pinturas podiam ser retiradas das grutas, irem para um museu por exemplo, era questão de se estudar isso.

    Quanto às eólicas, sozinhas não são de facto a melhor forma de produzir energia. Mas, complementadas com hídricas, devem ser a forma mais inteligente e eficiente de se produzir energia no mundo. Não concordas...paciência

    Comentário


      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      E com os painéis eólicos estão satisfeitas? Os geradores estão bem instalados? Com a altura necessária? Em zonas propensas a tal? Pois...
      Depende, eu apresentei-te um investimento de retorno a 83 anos, o que só por si inviabiliza de imediato a coisa como investimento logo ninguém que esteja a contar com outros números que não estes pode ficar insatisfeito. Até porque nenhum painel aguenta esses anos... Ou seja é para perder dinheiro aqui.

      Quanto à instalação e problemas desta, basta abrir um programa chamado solterm onde vês dados de radiação solar e incidência média por cada zona do país. Só não faz as contas conscientemente quem não quiser. Geradores bem instalados não entendi o que queres dizer.

      Mas posso-te dizer que quem conseguiu há uns anos atrás conseguir contratos para injectar energia na rede, não só está satisfeito como estão mesmo MUITO satisfeitos.

      Comentário


        Originalmente Colocado por air Ver Post
        1º Pensei que a Irlanda era um país de direita à séria e um exemplo!
        E é em muitas coisas, mas noutras é um desastre. Nas telecomunicações por exemplo, a privatização da PT por exemplo foi muito mais em feita que a da PT daqui. Como resultado a Irlanda está como Portugal estava há 10 anos atrás na banda larga.

        Originalmente Colocado por air Ver Post
        2º Qual monopólio da EDP? Os espanhóis já andam a vender electricidade em Portugal há muito tempo e até tem uma cota elevada. Se bem me lembro, a cota de electricidade comercializada em Portugal pela EDP é de 50%. Quanto à rede de distribuição, é mesmo assim, só pode haver uma.
        A endesa? Quando eu estava aí não tinham eram quota quase nenhuma. Estás a dizer que a EDP só tem 50% e a endesa o resto?

        Comentário


          Estão muitíssimo satisfeitos porque os contratos eram uma piada com muita graça! Hoje em dia já não é assim.

          As eólicas necessitam de uma determinada altura para produzirem electricidade. Daí ter perguntado se estavam bem instaladas...da mesma forma que tens esse programa onde vês os dados de radiação solar, também há que estudar muito bem a colocação de um gerador eólico.

          Comentário


            Erro meu, escreveste painéis eólicos, eu li painéis solares. Pah sobre eólica como disse não me pronuncio não sei nada disso em concreto e o que leio num catálogo ou num site nunca vi fazer nem acontece à minha frente. Isto são coisas que costumo ouvir em conversa e formo daí uma opinião (certa ou errada)

            Comentário


              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
              Tens razão confundi.

              Tu tens a tua opinião e eu respeito, mas quando comparas as pirâmides com umas pinturas rupestres mostras como estás viciado neste assunto

              As pinturas podiam ser retiradas das grutas, irem para um museu por exemplo, era questão de se estudar isso.

              Quanto às eólicas, sozinhas não são de facto a melhor forma de produzir energia. Mas, complementadas com hídricas, devem ser a forma mais inteligente e eficiente de se produzir energia no mundo. Não concordas...paciência
              É claro que não estou a comparar as grandes pirâmides com as gravuras pré-históricas de Foz Côa. Estou a dizer que temos a obrigação de proteger, manter e dar a conhecer aquilo que é a nossa história, aquilo que só existe em poucas partes do Mundo e que é estudado por grandes historiadores e investigadores.

              O museu existe e contém réplicas das gravuras.

              Mais.... Falando do Tua.

              Presumo que nunca tenhas visitado a região do Douro Vinhateiro, que nunca tenhas estado no Pinhão e muito menos que tenhas feito de comboio a linha do Douro ou a linha do Tua.

              Como tal, compreendo que para ti seja apenas um bom sitio para se fazer uma barragem. É preciso ir lá para perceber a grandiosidade daquelas paisagens, para perceber o que se está a afundar com uma barragem.

              Talvez também não saibas que essa região é Património da Humanidade pela UNESCO e que será o maior (ou dos maiores) centros turísticos da Região Norte e como tal, com alguma importância nacional.

              Mas isto é discussão para outro tópico qualquer.

              Quanto às eólicas, concordo com o que dizes, sem dúvida.

              Só que isto não é de "devem ser melhores". Eu repito pela terceira vez que não disponho destes dados (quase um convite a que os apresentes, dadas as tuas certezas) mas eu antes de dizer que sim ou que não, queria saber qual foi o dinheiro gasto pelo estado nas renováveis e qual foi o retorno das mesmas, economicamente falando porque o resto deixo para os activistas da greenpeace.

              Só depois de ter esta relação, é que me poderia pronunciar.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                Funcionam como baterias desde quando?? De um modo assim muuuito simplista..

                Podem funcionar ou não, depende de tanta coisa.

                Há barragens que "acumulam" de Inverno e de Verão acabam por ter falta de água... Aqui este sistema faz algum sentido.

                Há outras que que devido ao caudal dos rios estão sempre bem "abastecidas" e de Inverno até têm que abrir as comportas e libertar água não aproveitada.

                E isto depende do rio, das barragens a montante e a jusante, da região onde estão, etc.

                De qualquer forma, é uma lógica um "bocadinho" (no mínimo) da batata. Construir eólicas que por sua vez, através de energia eléctrica, vão bombear água para esta voltar a produzir energia eléctrica.

                Nem preciso dizer que isto é completamente ineficiente não é? Portanto voltamos ao mesmo. Este processo é apenas e só um aproveitamento de energia que de outra forma seria desperdiçada.

                É bom? É. Torna as eólicas viáveis? Francamente não sei responder.

                Numa lógica um pouco parecida, temos um processo bem melhor, em Portugal mas que pode ser aplicado em pouquíssimos locais.

                Uma barragem que serve apenas como armazenamento para abastecer a albufeira de outra barragem (através de tubos pelo interior da montanha aproveitando a diferença de quotas), esta sim para produção de energia eléctrica.

                Aliás, sou de todo a favor do investimento em barragens. (Menos de obras idiotas e tolinhas como a barragem do Tua que vai destruir património que poderia ser aproveitado para outros fins).
                Lógica da batata? Pouco eficiente?

                Podes estar a produzir electricidade em eólicas em Trás-os-Montes à noite e a usar essa energia para bombear água em Alqueva, que pode ser utilizada nas horas de consumo. Este processo tem uma eficiência de 75%, se achas pouco eficiente ou lógica da batata, o que dizer de uma central térmica de ciclo combinado (a mais eficiente), com eficiência à volta dos 40%... Em muitos casos, hoje, pode não ser viável pelo custo de construção das eólicas, mas o vento daqui a 10 anos continua a ser de borla, já o gás natural ninguém sabe... É tudo uma questão de estratégia, eu não sei dizer qual a melhor, tudo depende como os combustíveis fósseis evoluírem, mas tudo indica que cada vez vão ficar mais caros!

                Quanto ao desperdício de água no Inverno é verdade, principalmente no troço do Douro Internacional. Espanha tem um grande poder de armazenamento e em caso de maiores chuvas descarrega mais água do que se consegue turbinar nas nossas barragens, mas ainda este ano vão entrar em serviço 2 reforços de potência para aproveitar essa água que seguia pelo descarregador de cheias.

                Não percebi essa de haver uma albufeira para abastecer outra albufeira. Penso que estás a falar de centrais de bombagem pura em que constroem uma albufeira artificial que usam como reserva de água, mas isso pelo que dizes em cima é uma lógica da batata.

                A barragem do Tua tem muitas pessoas contra, mas aconteceu o mesmo em Foz Coa, com grande prejuízo dos nossos impostos, e hoje passo lá muitas vezes e não vejo grande movimento. Alguém sabe quantas visitas anuais têm aquelas gravuras?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Lógica da batata? Pouco eficiente?

                  Podes estar a produzir electricidade em eólicas em Trás-os-Montes à noite e a usar essa energia para bombear água em Alqueva, que pode ser utilizada nas horas de consumo. Este processo tem uma eficiência de 75%, se achas pouco eficiente ou lógica da batata, o que dizer de uma central térmica de ciclo combinado (a mais eficiente), com eficiência à volta dos 40%... Em muitos casos, hoje, pode não ser viável pelo custo de construção das eólicas, mas o vento daqui a 10 anos continua a ser de borla, já o gás natural ninguém sabe... É tudo uma questão de estratégia, eu não sei dizer qual a melhor, tudo depende como os combustíveis fósseis evoluírem, mas tudo indica que cada vez vão ficar mais caros!

                  Quanto ao desperdício de água no Inverno é verdade, principalmente no troço do Douro Internacional. Espanha tem um grande poder de armazenamento e em caso de maiores chuvas descarrega mais água do que se consegue turbinar nas nossas barragens, mas ainda este ano vão entrar em serviço 2 reforços de potência para aproveitar essa água que seguia pelo descarregador de cheias.

                  Não percebi essa de haver uma albufeira para abastecer outra albufeira. Penso que estás a falar de centrais de bombagem pura em que constroem uma albufeira artificial que usam como reserva de água, mas isso pelo que dizes em cima é uma lógica da batata.

                  A barragem do Tua tem muitas pessoas contra, mas aconteceu o mesmo em Foz Coa, com grande prejuízo dos nossos impostos, e hoje passo lá muitas vezes e não vejo grande movimento. Alguém sabe quantas visitas anuais têm aquelas gravuras?
                  Tu não percebeste mesmo o que eu já escrevi 3 vezes ou estás só a dar-me trabalho?

                  Achas que é eficiente produzir energia por um processo, usa-la para bombear água para por sua vez voltar a produzir energia??

                  Pah, se achas que é monta uma empresa, descobriste uma coisa fantástica. Não tarda ainda consegues ficar mais energia do que a que foi usada no processo.

                  É um aproveitamento muito bom, isso sim. Nem me viste dizer que não.

                  O que me viste escrever foi que não sei se esse aproveitamento + custo da energia eólica é suficiente para justificar o investimento que foi feito. Tu dizes que sim mas dados, nada.

                  Já dos incentivos, de quem beneficiou deles e de quem os vai pagar, não dizes nada.

                  Se ainda não percebeste a ideia, lê os posts anteriores porque não é dificil perceber.

                  ---------------------------------------------------------------------

                  Era precisamente das barragens do Douro que estava a falar quando me referi à "água não aproveitada".

                  ---------------------------------------------------------------------

                  Sim, há albufeiras que servem apenas para armazenamento (por meio de Barragem). Sendo depois água canalizada para uma outra albufeira, essa sim para produção de energia eléctrica.

                  A diferença é que nestas que estou a falar, não há bombagem nenhuma. A albufeira de armazenamento está a uma cota mais elevada que a de produção, logo a gravidade faz o transporte. Isto sim é eficiência mas como disse, não pode ser aplicada em qualquer local.

                  Barragem de Vilarinho das Furnas

                  --------------------------------------------------------------------

                  -Tu passas lá onde? Nas gravuras??

                  - Prejuízo nos impostos?? Oi??

                  -Para isso existe o museu, ainda ontem falavam na TV que iam admitir mais pessoas para responder às necessidades.

                  - Eu estive lá este Verão, no museu, em 30m vi uns poucos de jipes a chegarem cheios de turistas. (sim, as gravuras só estão acessíveis de jipe por visitas guiadas)

                  E por último e para acabar com esta conversa que não leva a lado nenhum e já que tens tantas dúvidas:

                  Foz Côa - Museu já foi visitado por 30 mil pessoas

                  Foz Côa - Museu já foi visitado por 30 mil pessoas
                  O Museu do Côa, inaugurado em Julho de 2010, já recebeu cerca de 30 mil visitantes, um número «significativo» para os responsáveis pela unidade museológica edificada num ponto «estratégico» da região do Douro Superior.
                  Em menos de um ano recebeu 30 000 visitas. Quando passares lá tens que reparar melhor. Ou então tens que começar a procurar dados antes de dizeres que "isto é melhor que aquilo", "que esta opção é melhor que aquela", etc.

                  E aconselho-te a fazeres uma visita aquele local. Acho estranho pessoas que tanto zelam e defendem o ambiente, ao mesmo tempo que querem afundar e fazer desaparecer "umas pinturas em cavernas".

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post

                    Achas que é eficiente produzir energia por um processo, usa-la para bombear água para por sua vez voltar a produzir energia??
                    A eficiência aqui não é importante porque o combustível (vento) é infinito. Mas mesmo que queiras considerar a eficiência, é muito, muito mais eficiente que uma central térmica (das mais modernas).

                    Pode ficar caro agora mas o investimento vai ser amortizado.

                    Dantes tínhamos de importar energia a Espanha e França, agora estamos quase auto-suficientes. Não dependemos tanto do carvão nem do gás exterior, que tinham de ser importados (fluxo de dinheiro a sair do país), não estamos sujeitos à flutuação de preços dessas matérias primas, não precisamos de tantos créditos de carbono, etc.

                    É verdade que os subsídios muito contribuíram para esta expansão no nosso país, e agora isso vai-se reflectir na factura (se se confirmar que o estado pára de pagar os subsídios), mas a energia hídrica e eólica já não são tão caras como isso, em comparação com as outras. O investimento inicial pode ser maior, mas o simples facto de não ser necessário importar matéria prima torna-as em algo muito interessante.

                    Claro que haverá sempre alguém a dizer que as centrais térmicas é que eram, que o nuclear nos salvaria a todos...pois não sabemos. São soluções baratas a curto prazo mas que tornam sempre o país dependente do exterior e isso não é bom.

                    Comentário


                      A questão é que uma central nuclear não é sequer barata a curto prazo. Pode demorar 10 anos até ser paga na sua totalidade. E não sei que consciência vocês têm mas os recursos nucleares continuam a ser finitos e não num prazo longínquo. Não é por um kg de urânio ter uma energia potencial para alimentar portugal 10 anos que se consegue simplificar o processo até essa ordem nem sequer nada que se pareça. Pior ainda, não há em portugal capacidade para construir isto através de tecnologia nossa e duvido até que haja capacidade técnica para fazer a totalidade da manutenção. Depois iria ser como a central da tapado do outeiro, a 10metros dos computadores está um risco no chão, dali nenhum português passa, só os meninos alemães da koch. E andaremos a pagar isto... Ao menos na éolica há muitas empresas portuguesas a fazerem manutenção de aerogeradores, estão-se a construir fábricas de pás (vagos) etc etc já começamos a meter o bedelho neste assunto.

                      E por fim os processos de canalização de energia mesmo que tenham um rendimento de 70%, como é natural é melhor que nada como era num passado relativamente recente. Acho que com base em número mesmo que no nosso senso comum pareça 'mau' não se avaliam as coisas assim. É com dados, e se está a resultar, cada vez mais se consegue extrair maior quantidade de energia até com aerogeradores instalados há 10 anos é de continuar a aprimorar o processo... como me parece óbvio.

                      Eu estou convencido que a questão da energia renovável é como comprar um carro porreiro. Ao início andamos todos contentes com ele, felizes da vida. Passado um tempo começa a faltar um bocado o dinheiro andamos aflitos e a perguntar, 'epah para que é que fui gastar tanto dinheiro naquele carro, devia ter comprado outro mais barato... ' uns anos depois, o carro começa a ter km e idade e como foi mais caro que os outros será sempre melhor e vamos dar valor ao facto de termos gasto esse dinheiro extra e agora continuamos mais desafogados por termos um carro melhor que é certo e pronto.

                      Espero que esta última fase venha num futuro não muito distante. Não esquecer o seguinte, o pessoal das simulações e agoirentos que afirma que estas energias nunca se irão pagar a elas próprias não sabe como será este mercado daqui a 5 anos sequer, quanto mais daqui a 10,15 ou 20. O mundo é um lugar instável e matérias primas que sabemos finitas vão valorizar, todos sabemos que sim não sabemos é o quanto. Se hoje a manutenção de um gerador e investimento parece caro em comparação a uma central a carvão por ex, pode ser que daqui a algum tempo sejam peanuts.

                      Comentário


                        Uma pergunta em relação as eólicas: alguém ja viu os geradores em algum sitio além daqueles no topo da serra(isto é, na planície, nivel do mar)?

                        É que na região de aveiro a tardinha e noite ve-se no topo da serra (+/- este de aveiro) bastantes mas a região em sí, ao nivel do mar ja é tão ventosa que daria para construir nakelas regiões desertas perto da ria.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                          Tu não percebeste mesmo o que eu já escrevi 3 vezes ou estás só a dar-me trabalho?

                          Achas que é eficiente produzir energia por um processo, usa-la para bombear água para por sua vez voltar a produzir energia??

                          Pah, se achas que é monta uma empresa, descobriste uma coisa fantástica. Não tarda ainda consegues ficar mais energia do que a que foi usada no processo.

                          É um aproveitamento muito bom, isso sim. Nem me viste dizer que não.

                          O que me viste escrever foi que não sei se esse aproveitamento + custo da energia eólica é suficiente para justificar o investimento que foi feito. Tu dizes que sim mas dados, nada.

                          Já dos incentivos, de quem beneficiou deles e de quem os vai pagar, não dizes nada.

                          Se ainda não percebeste a ideia, lê os posts anteriores porque não é dificil perceber.

                          ---------------------------------------------------------------------

                          Era precisamente das barragens do Douro que estava a falar quando me referi à "água não aproveitada".

                          ---------------------------------------------------------------------

                          Sim, há albufeiras que servem apenas para armazenamento (por meio de Barragem). Sendo depois água canalizada para uma outra albufeira, essa sim para produção de energia eléctrica.

                          A diferença é que nestas que estou a falar, não há bombagem nenhuma. A albufeira de armazenamento está a uma cota mais elevada que a de produção, logo a gravidade faz o transporte. Isto sim é eficiência mas como disse, não pode ser aplicada em qualquer local.

                          Barragem de Vilarinho das Furnas

                          --------------------------------------------------------------------

                          -Tu passas lá onde? Nas gravuras??

                          - Prejuízo nos impostos?? Oi??

                          -Para isso existe o museu, ainda ontem falavam na TV que iam admitir mais pessoas para responder às necessidades.

                          - Eu estive lá este Verão, no museu, em 30m vi uns poucos de jipes a chegarem cheios de turistas. (sim, as gravuras só estão acessíveis de jipe por visitas guiadas)

                          E por último e para acabar com esta conversa que não leva a lado nenhum e já que tens tantas dúvidas:



                          Em menos de um ano recebeu 30 000 visitas. Quando passares lá tens que reparar melhor. Ou então tens que começar a procurar dados antes de dizeres que "isto é melhor que aquilo", "que esta opção é melhor que aquela", etc.

                          E aconselho-te a fazeres uma visita aquele local. Acho estranho pessoas que tanto zelam e defendem o ambiente, ao mesmo tempo que querem afundar e fazer desaparecer "umas pinturas em cavernas".
                          Algumas soltas:

                          Eu próprio disse que não sabia se era rentável, por isso já não percebo quem é que não percebe o quê. Acho que é eficiente a bombagem, os valores que referi falam por si e já expliquei porquê.

                          O que falas dessa configuração de barragem é uma normal como outra qualquer, apenas o jusante é outro rio, mas acaba por ser uma concepção em cascata, apenas com rios distintos.

                          Que impostos? O estado teve de pagar, e bem, à EDP por parar a barragem de Foz Côa. Passo durante a semana em Foz Coa e é uma vila pacata e com pouco movimento, mesmo 30 mil visitas por ano não é nada de especial, mas o maior impacto que as gravuras tiveram foi mesmo na altura da paragem da barragem. Mas neste aspecto nem comento, pois nem é algo que tenha especial interesse, por isso nem tenho grande conhecimento.

                          Quando digo que isto é melhor que aquilo, ou que esta opção é melhor que aquela, tenho apresentado dados. Olha até que te falei da eficiência dos ciclos reversíveis, bem superior à eficiência de um ciclo combinado, mas tu continuas a dizer que é pouco eficiente.

                          A minha opinião, de uma forma resumida é simples, as renováveis são caras, mas penso que é estratégico não dependermos de estrangeiros (e muitos deles países instáveis) para termos energia. Penso o mesmo para o caso da agricultura! Se as pessoas estiverem dispostas ao nuclear, pessoalmente eu até sou a favor, mas penso que nunca irá para a frente. Não há almoços grátis, é preferível um esforço para termos energia nossa, do que para um 320d ou um T5 numa zona XPTO. Hoje em dia nada é garantido, por isso quanto menos dependermos dos outros nos bens essenciais tanto melhor.

                          Comentário


                            Só sei que andamos aqui todos a brincar às eólicas quando já está provado que o homem não tem qualquer influência tangível na quantidade de CO2 na atmosfera, e mesmo assim este só afecta o efeito estufa em cerca de 2,5%. O resto do efeito estufa é causado por: evaporação da água do mar, nuvens e "Solar Flares".

                            Quem é a favor das eólicas não vive perto delas, de certeza...



                            "Industrial wind turbine noise varies with the atmosphere and terrain. Often one of the quietest places to stand near a turbine is right underneath it. It's a little like standing beneath a 400 foot tall speaker. Turbine noise is broadcast outward and is especially troublesome at night when the air near the ground is still and the air at hub height is in motion. Standing beneath a turbine in the afternoon is the way most people who do not live in wind farms make their judgement about wind turbine noise. They stand there, listen for a minute, take pictures and drive off, go home and tell their friends that wind turbines don't make noise.
                            People who live in wind farms know more about turbine noise than they ever wanted to, and can't just drive off. Next time you want to listen to turbines, try it at nighttime, about 1000 feet to a quarter mile downwind from a turbine to get a better idea about what all the noise about turbine noise is about."

                            Comentário


                              Air,

                              Ninguém tem dúvidas que mesmo com o museu, o centro daquela vila é uma pasmaceira, então há noite é assustador...

                              Mas dizeres que 30 000 visitas em 9 meses, numa região onde não havia nada, é pouco, pronto tudo bem.

                              Realmente deve ser muito melhor fazer aquelas Auto-Estradas que todos podemos ver em Trás-os-Montes (umas prontas outras em construção) e que para nada servem e que nos custaram muito mais que a não construção da Barragem.

                              Isso sim, é que leva desenvolvimento ao interior. Em vez de ser ao contrário, AEs para servir o desenvolvimento não, fazem-se às AEs e depois espera-se que isso por si só leve progresso.

                              Para além do mais, o problema dessa barragem é que nunca deveria ter sido iniciada.

                              Eu já disse e repito, a Região do Douro é uma das mais belas do nosso país e é neste momento um dos principais centros turísticos do Norte. E muito há para fazer, é uma região a despertar para o turismo de qualidade que precisa de atracções como Foz Côa e outras que possam ser criadas.

                              O comboio turístico da Linha do Douro (a vapor) está esgotado até Outubro desde Julho/Agosto e na linha do Tua muito poderia ser feito.

                              Claro que é preciso conhecer e ter alguma sensibilidade para estas coisas. Estar num gabinete qualquer em Lisboa a decidir o que fazer a 500 Km de distância dá nisto.

                              Sobre as renováveis só tenho a dizer que o melhor é o que nos custa menos. Toda a gente diz que daqui a 10 vamos todos dar graças a estes investimentos, ok, cá estaremos para ver isso.

                              É que no meio de tantas vantagens, eu só vejo os preços sempre a subirem...

                              Há anos que Portugal faz fortes investimentos "a pensar no futuro" mas saíram sempre ao lado, porque será?

                              Desde as já faladas AEs, a renovação da linha do Norte que pouca diferença fez nos tempos de viagem (para 10 anos depois um iluminado - Sócas - se ter lembrado que a melhor solução de futuro era encher o país com linhas TGV), foram os estádios do Euro que tinham retorno garantido, foi o Aeroporto, energias renováveis, Magalhães, etc, etc.

                              Nós não precisamos de reinventar a roda, nem de descobrir assim umas ideias malucas com sucesso garantido (anunciado com 20 anos de antecedência).

                              Se calhar, se não fossemos um povo tão atrasadinho/tapadinho, logo na primeira vez em que se falou em energia nuclear em vez de se andar a fazer disso uma eterna discussão, tivéssemos logo avançado para a construção, hoje estávamos bem melhor.

                              Mas não... Os Portugueses têm receio da energia nuclear mas só da nossa, a Espanhola que se lixe. Até bebem água do Tejo se for preciso enquanto falam mal do Nuclear.

                              E para que fique de uma vez por todas claro. O que me aborrece nas Renováveis em Portugal é que ganhou dinheiro foram os mesmos de sempre mas quem paga são também os mesmos de sempre.

                              Um negócio tipicamente socialista.

                              Porque a maioria dos Portugueses que nem quintal tem, podem perfeitamente comprar ali um terrenozito no Marão para plantar um aerogerador.. Há cerca de 7 anos atrás um parque eólico pequeno que conheço, teve um custo médio de 1 Milhão € por cada Aerogerador. Penso que este parque tinha cerca de 15 unidades.

                              Isto é que o Sócas considerava ser um investimento acessível a quem quisesse?

                              Mas eu já sei que não vale a pena lutar contra o "Lobby Ambiental". Meteram isso na cabeça das pessoas, tudo o que é feito em nome do ambiente é bem feito.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                já está provado que o homem não tem qualquer influência tangível na quantidade de CO2 na atmosfera
                                Baseias-te em quê para tamanha afirmação?


                                e mesmo assim este só afecta o efeito estufa em cerca de 2,5%.
                                idem

                                Quem é a favor das eólicas não vive perto delas, de certeza...
                                LOL... já estive em vários parques eólicos e o ruído é mínimo. O ruído do vento normalmente abafa o ruído das torres. A 100 m das torres, é quase impossível ouvi-las...

                                As torres têm vários problemas (impacto visual, sombras), mas o ruído não é problemático.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Baseias-te em quê para tamanha afirmação?


                                  idem

                                  LOL... já estive em vários parques eólicos e o ruído é mínimo. O ruído do vento normalmente abafa o ruído das torres. A 100 m das torres, é quase impossível ouvi-las...

                                  As torres têm vários problemas (impacto visual, sombras), mas o ruído não é problemático.
                                  Baseio-me em vários documentários que já vi que o demonstram com dados científicos. Mas para isso podes procurar no Youtube... são mesmo muitos. E não, não são "patrocinados pelas companhias petrolíferas" hahahah. Quanto a serem muitos vídeos ou não, isso também não interessa porque a ciência não se faz com "consensos", mas sim com FACTOS.

                                  Quanto ao barulho das torres, lê o texto que citei, que explica que junto às torres há pouco barulho mas o problema é quem vive "vento acima" das torres e ouve o rosronar noite fora.

                                  Para além disso, se as torres fossem viáveis economicamente não era preciso serem subsidiadas.

                                  Comentário


                                    Normalmente elas são colocadas em sitios onde está ninguem. E nesse video, quem chegou primeiro a casa ou a torre? Há paises que as poem no mar, há outros que passam da energia do vento para as correntes e marés.

                                    Comentário


                                      Em portugal à partida vai arrancar um projecto desses flutuante. Estou expectante para ver os resultados...

                                      Acho graça ao argumento dos lobby's... lobby's praqui, lobby's pracolá... são 'eles' mas nunca se sabe quem... enfim.

                                      Óbvio que há interesses por todo o lado e correntes de interesse... mas havendo soluções estas normalmente superam sempre o valor do interesse...

                                      É como o outro gajo que dizia que as marcas de carros é que deitaram abaixo o carro que andava a água porque já tinham tecnologia à base do petróleo desenvolvida....

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        ...
                                        LOL... já estive em vários parques eólicos e o ruído é mínimo. O ruído do vento normalmente abafa o ruído das torres. A 100 m das torres, é quase impossível ouvi-las...

                                        As torres têm vários problemas (impacto visual, sombras), mas o ruído não é problemático.
                                        Estás enganado.

                                        Costumo passar alguns dias de férias num local que se situa sensivelmente a 900m [novecentos metros], em linha recta, de um parque eólico (confirmei agora no google earth) e o ruído é bem audível.

                                        Principalmente à noite, com o vento a favor, é um ruído bastante incomodo. Diria que é semelhante ao ruído produzido pelos carros a passar numa autoestrada.

                                        Obviamente que passado 2 ou 3 noites habituamo-nos e já nem damos por ele, mas que existe, lá isso existe... e a primeira noite é sempre mal dormida.

                                        Aquela estória de matar pássaros e tal é que me parece um mito urbano. Pelo menos, eu nunca vi aves mortas perto da base das torres...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                          Eu não sei como anda a corrente na foz dos rios em portugal, mas isto na Barra tinha sucesso. Isto sim devia ser uma aposta em portugal.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                            Baseio-me em vários documentários que já vi que o demonstram com dados científicos. Mas para isso podes procurar no Youtube... são mesmo muitos. E não, não são "patrocinados pelas companhias petrolíferas" hahahah.
                                            Caso não saibas, a comunidade científica está claramente inclinada (existem no entanto também opiniões contrárias) para a tese do aquecimento global provocado pelo homem.

                                            Quanto a serem muitos vídeos ou não, isso também não interessa porque a ciência não se faz com "consensos", mas sim com FACTOS.
                                            Sem dúvida. E os factos são avassaladores: nos últimos milénios, nunca existiu uma concentração tão elevada de CO2 na atmosfera.

                                            Quanto ao barulho das torres, lê o texto que citei, que explica que junto às torres há pouco barulho mas o problema é quem vive "vento acima" das torres e ouve o rosronar noite fora.
                                            Durante a noite não sei, mas durante o dia, os outros ruídos (vento, principalmente) abafam completamente o ruído da torres. De qualquer forma, os parques eólicos não são para instalar junto a povoações, principalmente pelo impacto visual e sombras.

                                            Para além disso, se as torres fossem viáveis economicamente não era preciso serem subsidiadas.
                                            Ninguém defende que a energia eólica é mais barata que a nuclear, gás natural ou carvão. Mas é renovável e tem uma outra vantagem muito grande para a Europa: é cara, mas o dinheiro fica na Europa, não vai para os Países do petróleo e do gás natural, pois as torres são construídas integralmente na Europa.
                                            Editado pela última vez por eu; 19 September 2011, 07:53.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                              Air,

                                              Ninguém tem dúvidas que mesmo com o museu, o centro daquela vila é uma pasmaceira, então há noite é assustador...

                                              Mas dizeres que 30 000 visitas em 9 meses, numa região onde não havia nada, é pouco, pronto tudo bem.

                                              Realmente deve ser muito melhor fazer aquelas Auto-Estradas que todos podemos ver em Trás-os-Montes (umas prontas outras em construção) e que para nada servem e que nos custaram muito mais que a não construção da Barragem.

                                              Isso sim, é que leva desenvolvimento ao interior. Em vez de ser ao contrário, AEs para servir o desenvolvimento não, fazem-se às AEs e depois espera-se que isso por si só leve progresso.

                                              Para além do mais, o problema dessa barragem é que nunca deveria ter sido iniciada.

                                              Eu já disse e repito, a Região do Douro é uma das mais belas do nosso país e é neste momento um dos principais centros turísticos do Norte. E muito há para fazer, é uma região a despertar para o turismo de qualidade que precisa de atracções como Foz Côa e outras que possam ser criadas.

                                              O comboio turístico da Linha do Douro (a vapor) está esgotado até Outubro desde Julho/Agosto e na linha do Tua muito poderia ser feito.

                                              Claro que é preciso conhecer e ter alguma sensibilidade para estas coisas. Estar num gabinete qualquer em Lisboa a decidir o que fazer a 500 Km de distância dá nisto.

                                              Sobre as renováveis só tenho a dizer que o melhor é o que nos custa menos. Toda a gente diz que daqui a 10 vamos todos dar graças a estes investimentos, ok, cá estaremos para ver isso.

                                              É que no meio de tantas vantagens, eu só vejo os preços sempre a subirem...

                                              Há anos que Portugal faz fortes investimentos "a pensar no futuro" mas saíram sempre ao lado, porque será?

                                              Desde as já faladas AEs, a renovação da linha do Norte que pouca diferença fez nos tempos de viagem (para 10 anos depois um iluminado - Sócas - se ter lembrado que a melhor solução de futuro era encher o país com linhas TGV), foram os estádios do Euro que tinham retorno garantido, foi o Aeroporto, energias renováveis, Magalhães, etc, etc.

                                              Nós não precisamos de reinventar a roda, nem de descobrir assim umas ideias malucas com sucesso garantido (anunciado com 20 anos de antecedência).

                                              Se calhar, se não fossemos um povo tão atrasadinho/tapadinho, logo na primeira vez em que se falou em energia nuclear em vez de se andar a fazer disso uma eterna discussão, tivéssemos logo avançado para a construção, hoje estávamos bem melhor.

                                              Mas não... Os Portugueses têm receio da energia nuclear mas só da nossa, a Espanhola que se lixe. Até bebem água do Tejo se for preciso enquanto falam mal do Nuclear.

                                              E para que fique de uma vez por todas claro. O que me aborrece nas Renováveis em Portugal é que ganhou dinheiro foram os mesmos de sempre mas quem paga são também os mesmos de sempre.

                                              Um negócio tipicamente socialista.

                                              Porque a maioria dos Portugueses que nem quintal tem, podem perfeitamente comprar ali um terrenozito no Marão para plantar um aerogerador.. Há cerca de 7 anos atrás um parque eólico pequeno que conheço, teve um custo médio de 1 Milhão € por cada Aerogerador. Penso que este parque tinha cerca de 15 unidades.

                                              Isto é que o Sócas considerava ser um investimento acessível a quem quisesse?

                                              Mas eu já sei que não vale a pena lutar contra o "Lobby Ambiental". Meteram isso na cabeça das pessoas, tudo o que é feito em nome do ambiente é bem feito.
                                              Concordo plenamente que já temos AE's que chegue. Disse que achava 30,000 poucas visitas, mas também disse que não percebia muito do assunto. Erro meu dizer que achava pouco!

                                              Quantos km's a mais de AE foram feitos nos últimos 20 anos? Quanto custa 1 km de AE (há dias fiz umas contas e deu-me um valor acima de 10 milhões €/km, achei muito, talvez tenha visto mal)? Dizes que 1 aerogerador custa 1 milhão (acho um preço muito barato). Quantos aerogeradores poderíamos meter com esses km's de AE?

                                              Eu não vou aos estádios de futebol, eu não iria andar de TGV, etc., mas eu uso eelctricidade todos os dias. Se um dia fizer uma casa se calhar invisto mais em isolamento e autosuficiência do que em granito nas janelas ou num belo carro na garagem. Temos de ver o que é essencial, a energia é um bem essencial, TGV's e afins não são.

                                              Penso que não se deve discutir aqui o nuclear, já perdemos o comboio, temos é de olhar para o futuro.

                                              Comentário


                                                Governo avisou Parlamento sobre subida da luz em 32% | Económico

                                                Parece que o passos já falou em 32%.

                                                Comentário


                                                  (http://ecotretas.blogspot.com/2011/09/toca-acordar.html)

                                                  Toca a acordar

                                                  No mesmo suplemento do Diário Económico a que nos referimos aqui, vem um artigo muito interessante sobre as queixas que o ruído das eólicas origina, e que provoca mesmo a paragem dos parques eólicos, como antecipadamente havíamos referido neste post emblemático. A jornalista Raquel Carvalho começa o artigo todavia com outro caso:

                                                  A empresa de electricidade EDA (Electricidade dos Açores) viu-se obrigada a desmantelar o parque eólico na Lomba dos Frades, na ilha do Faial, nos Açores e construir um novo mais longe das habitações. Tudo porque a população resolveu bater o pé e queixar-se do ruído. Inicialmente a reinvindicação obrigou a EDA a desligar o parque todos os dias entre as duas e as sete da manhã. Mas a viabilidade da estrutura acabou por ficar em causa e a empresa decidiu retirar os aerogeradores e aproveitá-los para ampliar os parques nas ilhas do Pico, Graciosa e Santa Maria, situados longe de habitações.
                                                  Já no Faial foi decidido construir-se um novo parque na freguesia do Salão, com maior produção que o actual e localizado num sítio que não prejudique a população.

                                                  Depois de referenciar o caso de Torres Vedras, Francisco Ferreira, vice-presidente da Quercus, refere mais alguns casos:

                                                  Francisco Ferreira relata ainda a mobilização das populações que vivem perto de três moinhos eólicos junto ao Pico, Alto, sítio da freguesia de Messines, do Parque Eólico de Silves, na aldeia de Gandromar, na Serra da Lousã, e na aldeia de Chãos, situado perto do Parque Eólico da Serra dos Candeeiros, em Rio Maior. Se neste último caso, a luta da população ainda não teve frutos, nos outros, foi decidida a paragem dos parques durante a noite.

                                                  O primeiro caso também conhecia, pela publicação desta carta de um dos afectados. Os restantes dois não conhecia. Mas não há como dar-lhes voz. No primeiro caso, Gandromar, não encontrei uma única referência, nem sequer parece existir o local, sendo Gondramaz o que mais se aproxima da mais que certa gralha da jornalista. No caso do Parque Eólico da Serra dos Candeeiros, da leitura da exposição de um professor primário da região, Júlio Ricardo, fica-nos uma ideia clara dos impactos, e o facto da luta ser já antiga.

                                                  Por isso, é sempre muito bom saber que as populações começam a acordar. Infelizmente, acontece porque lhes dão conta do sono. Mas é um toca a acordar para todos aqueles que ainda têm receio de afrontar estes interesses instalados!"

                                                  Publicada por EcoTretas em 18:34

                                                  Comentário


                                                    Mas se tiverem uma central termoeléctrica ao lado já não se importam.

                                                    Comentário


                                                      Ou uma pecuária...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                        ah bem , andaram a falar mal do homem porque eram 30%, afinal não são...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                          Quantos km's a mais de AE foram feitos nos últimos 20 anos? Quanto custa 1 km de AE (há dias fiz umas contas e deu-me um valor acima de 10 milhões €/km, achei muito, talvez tenha visto mal)? Dizes que 1 aerogerador custa 1 milhão (acho um preço muito barato). Quantos aerogeradores poderíamos meter com esses km's de AE?


                                                          Penso que não se deve discutir aqui o nuclear, já perdemos o comboio, temos é de olhar para o futuro.
                                                          Aqui estamos totalmente de acordo. Não seria difícil encontrar melhores investimentos do que tantas AEs e as renováveis seriam, sem dúvida, uma excelente opção.

                                                          Sim, segundo o director do parque ficaram por 1 M€ mas só os equipamentos em si. E sim, estas de que falo não são das mais caras. Não sei agora especificar (já foi há 7 anos) mas estes aerogeradores não são os maiores, são um pouco mais pequenos que aqueles que podemos ver no Marão, por exemplo.

                                                          Quanto ao Nuclear... Mesmo que não tivéssemos sido sempre governados por incompetentes, dificilmente se conseguiria convencer o eleitorado a aceitar e apoiar produção de energia por essa via. (falta de (in)formação, enfim)

                                                          Comentário


                                                            Cá está um artigo que me enviaram e que reflecte muito a minha opinião e aquilo que tenho escrito neste tópico, principalmente a propósito da Barragem do Tua (e Foz Côa).

                                                            Novas barragens = crimes

                                                            O JN trazia esta semana dois artigos que se interligam profundamente. Num, o Norte como região turística preferida dos portugueses, sobretudo pela natureza e paisagem. No outro, o retrato da futura barragem do Tua. Questão: é possível destruir um rio como o Tua e manter-se a ficção de que o turismo é o maior activo do país?

                                                            As barragens foram propagandeadas por Salazar como o milagre da energia barata e são hoje responsáveis por uma parte da produção de electricidade nacional, além de terem melhorado o controlo do caudal dos rios. Foi assim por todo o Mundo. Mas já se evoluiu muito desde então e hoje percebe-se melhor que elas têm um custo implícito, porque os ecossistemas vão sendo profundamente alterados e a nossa saúde paga todos os dias a factura...

                                                            Infelizmente, para a maioria das pessoas, isto é conversa. O que importa é se a conta da luz é mais barata. Começo então por aqui: o plano de barragens posto em marcha pelo Governo Sócrates inclui uma engenharia financeira tipo "scut" cujo custo só vamos sentir daqui a uns anos de forma brutal - e aí já será tarde. Uma plataforma de organizações ambientais entregou esta semana à troika um documento que explica onde nos leva o plano da outra "troika" (Sócrates-Manuel Pinho-António Mexia). As 12 obras previstas que incluem novas barragens e reforço de outras já existentes produzem apenas o equivalente a três por cento de energia eléctrica do país, mas vão custar ao Orçamento do Estado e aos consumidores 16 mil milhões de euros... O documento avisa que a conta da electricidade vai, a prazo, incluir um agravamento de 10% para suportar mais este negócio falsamente "verde". A EDP, a Iberdrola, etc., receberão um subsídio equivalente a 30% da capacidade de produção, haja ou não água para produzir. Mesmo paradas, recebem. A troika importa-se com isto?

                                                            Os especialistas das organizações ambientais dizem, desde o princípio, que as novas barragens poderiam ser evitadas se houvesse aumento de capacidade das barragens existentes. Era mais barato e a natureza agradecia. Infelizmente a EDP apostou milhões para conseguir novas barragens, e isso incluiu antecipação de pagamentos de licenças que ajudaram o ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos a cobrir uma parte do défice de 2009, além da mais demagógica e milionária campanha publicitária da década, em que se fazia sonhar com barragens como se fossem os melhores locais do Mundo para celebrar a natureza...

                                                            Estes monstros de betão vão agora destruir dois rios da região do Douro, desnecessariamente. O Sabor, por exemplo, é uma jóia de natureza ainda selvagem. À medida que o turismo ambiental cresce globalmente, mais Portugal teria a ganhar com um Parque Natural do Douro Internacional ainda inóspito, genuíno. Já não será assim. A barragem em construção inclui uma albufeira de 40 quilómetros onde se manipula o rio de trás para a frente, com desníveis súbitos, acabando com a vida fluvial endógena e o habitat das espécies em redor.

                                                            Não menos grave é a destruição do rio Tua e da centenária linha do comboio. Uma vez mais o argumento é "progresso" - os autarcas e as populações acreditam que os trabalhadores da construção civil, que por ali vão andar por uns anos a comer e a dormir nas pensões locais, garantem a reanimação da economia... Infelizmente, não vêem o fim definitivo daquela paisagem e da mais bela história ferroviária de Portugal. Uma linha erigida a sangue, suor e lágrimas. Única. E que deveria ali ficar, mesmo que não fosse usada ou rentável, até ao dia em fosse entendida como um extraordinário monumento da engenharia humana e massivamente visitada enquanto tal.

                                                            Ao deixarmos cometer mais estes crimes, em troca de um mau negócio energético, não percebemos mesmo qual o nosso papel no Mundo. Esquecemos que a Natureza nos cobra uma factura muito pesada quando destruímos a fauna e a flora. Estamos a comprometer a qualidade da água e das colheitas de que precisamos para viver, com consequências para a nossa saúde e a das gerações vindouras. Se ainda não sabemos isto, sabemos zero. E ainda por cima vamos pagar milhões. É triste.


                                                            Novas barragens = crimes - JN
                                                            É um artigo com traços ambientalistas, é certo, mas toca em pontos fundamentais e que ninguém parece querer ver.

                                                            De facto, é triste. É a única palavra para descrever estas e outras maravilhas deixadas por 16 anos de desgoverno.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                              Cá está um artigo que me enviaram e que reflecte muito a minha opinião e aquilo que tenho escrito neste tópico, principalmente a propósito da Barragem do Tua (e Foz Côa).

                                                              É um artigo com traços ambientalistas, é certo, mas toca em pontos fundamentais e que ninguém parece querer ver.

                                                              De facto, é triste. É a única palavra para descrever estas e outras maravilhas deixadas por 16 anos de desgoverno.
                                                              Pegando apenas nisto:
                                                              As 12 obras previstas que incluem novas barragens e reforço de outras já existentes produzem apenas o equivalente a três por cento de energia eléctrica do país, mas vão custar ao Orçamento do Estado e aos consumidores 16 mil milhões de euros...
                                                              Os ambientalistas têm direito às suas opiniões, mas se querem ser respeitados ao menos que não digam mentiras! 16 mil milhões de euros?! O valor anda à volta de 3 mil milhões...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X