Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O sotaque do Porto é atraente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por jjmr Ver Post
    nem vou comentar... a menina tem (sempre) razão...
    É minha prima...

    Comentário


      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
      Pessoal de Peniche e Nazaré dizem todos Lesboa, lête, quêje, carre, pingue-doce e por aí fora... Quando me distraio ou estou a falar com pessoal destas zonas também é a minha maneira de falar. Quando em conversa com outras pessoas lá me controlo.

      Mas há alguns que exageram, principalmente as peixeiras ou as pitas que têm uma forma de terminar as palavras de uma forma que nem consigo imitar com um "zzxxx" quem for destas zonas percebe o que digo.
      Sou da Nazaré e não percebi a parte do "zzxxx"... por mais que tente usar o sotaque não vejo onde se fale assim.

      Quanto aos "e" em demasia e no final de todas as palavras e meio arrastados, é verdade!

      Comentário


        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        É minha prima...
        ??????

        Comentário


          Eu sou lisboeta e toda a vida disse "Lisboa" e "treze" e irrita-me quando ouço o "treuze", se bem que não o ouço só na zona de Lisboa. No entanto também digo "seixta".

          Mas no norte também há muito quem diga "Puorto" ou "Lisbaua", como vêem todos temos por onde pegar.

          Acho piada a esta diversidade.

          Comentário


            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
            Pessoal de Peniche e Nazaré dizem todos Lesboa, lête, quêje, carre, pingue-doce e por aí fora... Quando me distraio ou estou a falar com pessoal destas zonas também é a minha maneira de falar. Quando em conversa com outras pessoas lá me controlo.

            Mas há alguns que exageram, principalmente as peixeiras ou as pitas que têm uma forma de terminar as palavras de uma forma que nem consigo imitar com um "zzxxx" quem for destas zonas percebe o que digo.
            Isso é do aparelho nos dentes!

            Comentário


              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              ??????
              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              Bolas que custa dizer "eh pá, enganei-me!"
              Estava se calhar a pensar, que talvez tivéssemos algum genes de família, que pena...


              Edit: Oh muhêr, isto não é relativo a enganos nenhuns, é só e apenas às nossas teimosias...
              Editado pela última vez por nunomplopes; 21 September 2011, 17:44.

              Comentário


                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                Sou da Nazaré e não percebi a parte do "zzxxx"... por mais que tente usar o sotaque não vejo onde se fale assim.

                Quanto aos "e" em demasia e no final de todas as palavras e meio arrastados, é verdade!
                És da Nazaré e nunca ouviste?
                Epá é dificil de explicar assim por palavras mas geralmente é no terminar das palavras principalmente nos "nhos" "nhas".

                Imagina uma pita "peixeira" a perguntar as horas a alguém mais novo "Ah coisinhetzxx sabess me dezer as horatzxxz"
                Não consigo explicar bem, só ouvindo mesmo uma destas personagens a falar.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  O de setubal tambem é fixe, Sarrrdinha, carrrrrrapau.
                  Esse é bastante cómico, nunca ouvi ninguém de Setúbal mas conheço que gajo que para mal dele carrega nos rrr´s e é de rir.
                  Ficou com a alcunha de "carreta"

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                    Falar correctamente é ser larilas?

                    Eishhhhhhhhh, isso não é nada totil

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Isso é do aparelho nos dentes!
                      Se juntares um sotaque do Porto a um aparelho, então eu entro em modo



                      Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                      Não sabes o que é totil? Não és da colheita de 70...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                        Se juntares um sotaque do Porto a um aparelho, então eu entro em modo





                        Não sabes o que é totil? Não és da colheita de 70...
                        Só se for um totil alfacinha... Porque cá no Porto totil = muito = bué...

                        E "isso não é nada muito"...

                        Comentário


                          Cá em baixo, totil = porreiro, cool, nice...

                          É o que eu digo, vocês têm uma maneira eshquezita de falare.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                            Se juntares um sotaque do Porto a um aparelho, então eu entro em modo

                            Dass, é com cada tara por aqui, vai lá vai!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                              Cá em baixo, totil = porreiro, cool, nice...

                              É o que eu digo, vocês têm uma maneira eshquezita de falare.
                              Desconhecia... Esses meus amigos lisboetas até ficaram espantados quando numa frase disse "totil", disseram-me que nunca ouviram isso na vida

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                N me levem a mal os lisboetas, mas o sotaque alfacinha existe mesmo. E n lhe acho assim muita piada.
                                É mais nítido nos bairros mais antigos e castiços, mas existe na generalidade das pessoas e, após um período em q as pessoas c uma cultura e formação média o foram perdendo um pouco, nos adolescentes e jovens adultos já se volta a ouvir em força. Porquê? Acho q resultaum pouco da "morangada"...

                                Voltando lá p o Porto, lembrei-me q há expressões mt próprias, como "à minha beira".

                                Na Ilhas aquilo é uma salganhada de influências engraçada, q até holandeses mete à mistrura.

                                Alguém aqui disse q as crianças n terão sotaque. Já dei aulas em vários sítios e asseguro-vos q n é assim.

                                Não acho nada que seja o efeito morangos, até pq os putos (ou será que posso dizer a canalha?) são de várias zonas o país.

                                Todos temos o nosso sotaque dependendo da zona e onde somos, e é aí que está a piada.

                                A canalha é um termo que se usa muito no norte e sem carácter depreciativo quando se fala de crianças. Eu tenho por hábito dizer gaja/gajo sem qq conotação.
                                Lembro-me sempre de uma expressão do meu Tio: "levas 4 labrastadas"

                                Podiamos aproveitar e colocar as diferenças das palvras nas várias zonas.
                                Exº:

                                - ténis vs sapatilhas
                                - cruzeta vs cabide
                                - ....

                                Comentário


                                  Um Tripeiro da Constituição abre uma loja na baixa de Lisboa, em pleno Rossio e põe na montra o seguinte reclamo luminoso: ' LOJA DO TEM TUDO '.

                                  Um Alfacinha que passava pela rua, ao ler o que estava escrito no reclamo, resolve entrar na loja, chega-se ao balcão e pede:

                                  - Dê-me uma garrafa de vinho do Porto Vintage, de 1930.

                                  O Tripeiro procura nas prateleiras, vai ao armazém e traz a garrafa pretendida.

                                  No dia seguinte, o Lisboeta resolve voltar à loja para tramar o Portuense.

                                  - Bom dia, dê-me 1/2 dúzia de ovos de avestruz.

                                  O Tripeiro vai ao armazém e traz-lhe os seis ovos de avestruz.

                                  O Lisboeta paga, e sai da loja dizendo para si mesmo: Amanhã é que vou tramar este gajo, palavra de Alfacinha.

                                  No dia seguinte lá voltou à loja.

                                  - Bom dia amigo, hoje preciso de 1/2 litro de esperma.

                                  O Tripeiro pensa com os seus botões, **olha, olha este Morcom** e sem se desmanchar, pergunta-lhe:

                                  - O amigo trouxe o Basilhame ou Bai levar no cú...?


                                  Agora expliquem-me sff, porque não percebi a anedota

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                    És da Nazaré e nunca ouviste?
                                    Epá é dificil de explicar assim por palavras mas geralmente é no terminar das palavras principalmente nos "nhos" "nhas".

                                    Imagina uma pita "peixeira" a perguntar as horas a alguém mais novo "Ah coisinhetzxx sabess me dezer as horatzxxz"
                                    Não consigo explicar bem, só ouvindo mesmo uma destas personagens a falar.
                                    Ahhhh já percebi!! Mas não é em todas as palavras mas acontece isso e o arrastar do s e às vezes a troca da ordem das letras. Por exemplo fizeste=fizétsh, compraste=compratesh, não será isso?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                      Sotaque à Lisboeta labrego, era o que querida dar a entender.
                                      Um grande verdade. Se apanharem um lisboeta com um sotaque labrego já sabem que é do Benfica.

                                      Comentário


                                        Vivi 6 anos no Porto e posso dizer que no inicio achava piada ao sotaque, no fim já nem por isso.

                                        Obviamente que me refiro mais ao sotaque bem vincado. Lembro-me perfeitamente quando ia nos autocarros, quando havia algum sobressalto por algum motivo e avançava peixerada, no inicio ria-me bastante mesmo, ou pelo menos, tentava não rir, mas no fim já sentia vergonha, como se já fosse da terra.

                                        Odeio quando dizem "carago", então se for uma mulher... É uma maneira de escamotear um palavrão, mas dizem que não é feio.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                          Talvez por serem de Braga

                                          tal como este.. levanta te e ri Joao seabra - YouTube
                                          Até podem ter nascido em Braga mas viveram sempre em Gaia, onde pelo menos um deles ainda reside, senão os 2!

                                          Andaram no Liceu de Gaia, há mais de 10 anos talvez!!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                            Até podem ter nascido em Braga mas viveram sempre em Gaia, onde pelo menos um deles ainda reside, senão os 2!

                                            Andaram no Liceu de Gaia, há mais de 10 anos talvez!!
                                            Eu disse aquilo porque uma amiga minha dizia que era vizinha deles. Agora se é verdade ou não.. Parece que não mesmo

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              Ahhhh já percebi!! Mas não é em todas as palavras mas acontece isso e o arrastar do s e às vezes a troca da ordem das letras. Por exemplo fizeste=fizétsh, compraste=compratesh, não será isso?
                                              Exacto é isso mas bastante rebuscado na forma de dizer.

                                              Comico é o sotaque algarvio que influenciou bastante o da Nazaré, mas o algarvio é pior, lembra o açoriano.

                                              É do tipo.
                                              Ah diebe aoú tás tuu?
                                              Touu aqui dentre desta vala mê pai!

                                              Comentário


                                                É verdade que o pessoal do norte usa mais o "vós" do que o "vocês"?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                  É verdade que o pessoal do norte usa mais o "vós" do que o "vocês"?
                                                  Nem uma coisa nem outra. No norte é BOCÊS.

                                                  Vós é para os lados da beira alta.

                                                  Comentário


                                                    Usamos mesmo é o bocês.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                                      Um grande verdade. Se apanharem um lisboeta com um sotaque labrego já sabem que é do Benfica.
                                                      Ou isso ou quando começa com aquele discurso:

                                                      "Eu fiz isto, eu sou aquilo... Eu vi aquilo, eu sei, eu mando." Resumidamente: Sempre a gabar-se.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                        É verdade que o pessoal do norte usa mais o "vós" do que o "vocês"?
                                                        no porto nem por isso, em guimarães e braga sim. mas só reservado para malta muito labrega!

                                                        'se bós quiserdes bamos ali...'

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                          É verdade que o pessoal do norte usa mais o "vós" do que o "vocês"?
                                                          No litoral acho que não, pelo menos que eu tenha reparado, mas no interior (Trás-Os-Montes) o "vocês" quase que não existe, usam sempre o tempo verbal do "vós". Ex: Onde ides no próximo fim de semana? Foste(i)s lá? Comeste(i)s bem? Já voltaste(i)s? O "i" entre parenteses é porque há quem o pronuncie, apesar de estar incorrecto.

                                                          Eu que tenho uma namorada transmontana isto ao princípio fazia-me muita confusão, pois é algo que em quase todo o país já caiu em desuso há décadas, actualmente só os padres e os transmontanos é que falam assim, mas agora até acho castiço e vejo-o como preservação das raízes linguísticas da nossa língua.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                            No litoral acho que não, pelo menos que eu tenha reparado, mas no interior (Trás-Os-Montes) o "vocês" quase que não existe, usam sempre o tempo verbal do "vós". Ex: Onde ides no próximo fim de semana? Foste(i)s lá? Comeste(i)s bem? Já voltaste(i)s? O "i" entre parenteses é porque há quem o pronuncie, apesar de estar incorrecto.

                                                            Eu que tenho uma namorada transmontana isto ao princípio fazia-me muita confusão, pois é algo que em quase todo o país já caiu em desuso há décadas, actualmente só os padres e os transmontanos é que falam assim, mas agora até acho castiço e vejo-o como preservação das raízes linguísticas da nossa língua.
                                                            Estás a esquecer-te do pessoal da beira.... A capital do sotaque dos padres.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                              Estás a esquecer-te do pessoal da beira.... A capital do sotaque dos padres.
                                                              Talvez tenhas razão, a Beira Alta principalmente... Viseu, Guarda ainda se usa muito o vós. Portanto, interior norte basicamente.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X