Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O sotaque do Porto é atraente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
    Hum... Percebo onde queres chegar, que não és de sotaque facilmente identificável. Mas para a minha definição de sotaque (ou seja, forma de pronunciar as palavras) toda a gente tem sotaque, excepto os mudos. Podes não ter sotaque de nenhuma região mas decerto se fores ao Porto vêem logo que tens um sotaque diferente do deles e que não és de lá, o mesmo nos Açores ou no Algarve, etc etc logo tens sotaque, mesmo que seja um sotaque raro ou único.
    Sim... é isso. Se calhar, se for a pegar em parecenças, é capaz de ser mais semelhante com o de Lisboa ou Coimbra, talvez, o que é estranho pois cresci rodeada de sotaques carregados e que não são desta zona, mas obviamente que a qualquer lado onde vou onde haja uma pronúncia mais carregada, sou facilmente identificável como "bárbara".

    Comentário


      #92
      Mais importante que o sotaque, é a voz, a dicção e a maneira como se fala e se exprime.

      O resto é floreado.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
        Não...
        Se eu for do Porto, Lisboa não está a sul? Tá bem então. Há-que saber interpretar as palavras, fizeste uma interpretação literal.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Se eu for do Porto, Lisboa não está a sul? Tá bem então. Há-que saber interpretar as palavras, fizeste uma interpretação literal.
          Ah então Coimbra ou Aveiro para ti também são sul? Ok. Nesse caso para mim Santarém é norte.

          Se agarrarmos num mapa de Portugal e o dividirmos em três partes iguais para definir o que é Norte, Centro e Sul verificarás que Lisboa fica no Centro. É certo que para muitos nortenhos tudo abaixo do Mondego é Sul mas isso para mim é um perfeito disparate, só compreensível à luz de regionalismos exacerbados.

          Comentário


            #95
            Eu acho atraente... ou então tenho sorte nas amigas do Porto

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Sim, e reparo que pronunciam as palavras com a acentuação correcta. Para a próxima ouve com mais atenção.
              Alguem mesmo fafEINse????? Cá pra mim não devias era tar a ouvir nada!

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                Ah então Coimbra ou Aveiro para ti também são sul? Ok. Nesse caso para mim Santarém é norte.

                Se agarrarmos num mapa de Portugal e o dividirmos em três partes iguais para definir o que é Norte, Centro e Sul verificarás que Lisboa fica no Centro. É certo que para muitos nortenhos tudo abaixo do Mondego é Sul mas isso para mim é um perfeito disparate, só compreensível à luz de regionalismos exacerbados.


                Então a comissão técnica do ante projecto da regionalização também sobre de "regionalismos exacerbados".

                Pode aceitar-se que alguns municípios do distrito de Lisboa possam ser considerados Centro (ex: Lourinhã), agora considerar Lisboa ou Cascais como centro é ter dificuldades visuais.Chama-lhe preciosismo, eu chamo-lhe rigor.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por onega Ver Post
                  Alguem mesmo fafEINse????? Cá pra mim não devias era tar a ouvir nada!
                  Sim, os típicos ÉNTES e MÉNTES.

                  Mas então pegando numa palavra para analisar, a palavra COMPLETAMENTE:
                  Braga (completamiente)
                  Porto (completamiente)
                  Felgueiras (completamiente)
                  Guimarães (completamiente)

                  Fafe (completaménte)

                  Qual está mais correcto?

                  Eu contra mim falo, mas a verdade é essa.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post


                    Então a comissão técnica do ante projecto da regionalização também sobre de "regionalismos exacerbados".

                    Pode aceitar-se que alguns municípios do distrito de Lisboa possam ser considerados Centro (ex: Lourinhã), agora considerar Lisboa ou Cascais como centro é ter dificuldades visuais.Chama-lhe preciosismo, eu chamo-lhe rigor.
                    É isto?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                      Devo relembrar que as entrevistas que passam na TVI e em especial em dias de futebol não são, de modo algum, ilustrativas da forma de falar da maioria da população da cidade.
                      Por acaso, já tinha reparado nisso.
                      As entrevistas não são aleatórias; eles procuram o pessoal mais "castiço", facilmente identificável...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                        Sim, os típicos ÉNTES e MÉNTES.

                        Mas então pegando numa palavra para analisar, a palavra COMPLETAMENTE:
                        Braga (completamiente)
                        Porto (completamiente)
                        Felgueiras (completamiente)
                        Guimarães (completamiente)

                        Fafe (completaménte)

                        Qual está mais correcto?

                        Eu contra mim falo, mas a verdade é essa.
                        Percebo-te mas ainda assim é uma pronuncia que não ouvi em mais lado nenhum!

                        Logo por ai e por ser um pormenor tão notório não me parece que se possa dizer que seja onde se fale bom português!

                        Comentário


                          A nivel de sotaques, por ter nascido e vivido 20 anos em Lisbos, acho sexy uma mulher Lisboeta a falar (depende do conjunto como dizia o Maraki e com razao).

                          Mas a nivel de qualidade de pronunica, os Lisboetas sao uma desgraça: vai do runiao, vermalho, sobrançalha ao tao, tava, ta etc (eu incluido).

                          Tenho é reparado que as meninas aqui do Algarve gostam do sotaque Lisboeta

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            É isto?

                            Vai lá ler o meu comentário outra vez se faz favor. Estica a linha vermelha do centro até a palavra ESTREMADURA mais ou menos, e aí tens.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post


                              Então a comissão técnica do ante projecto da regionalização também sobre de "regionalismos exacerbados".

                              Pode aceitar-se que alguns municípios do distrito de Lisboa possam ser considerados Centro (ex: Lourinhã), agora considerar Lisboa ou Cascais como centro é ter dificuldades visuais.Chama-lhe preciosismo, eu chamo-lhe rigor.
                              Acho que estás completamente a leste do que eu te tenho estado a dizer, primeiro porque metes aí um mapa que nada tem a ver com regionalismos exacerbados nem com a divisão do país em 3 de que te falei lá atrás. E depois porque ainda não agarraste no mapa e na régua e dividiste em três como te disse. Se o fizeres vais ver que Lisboa está perto da linha que imaginária que dividiria o Centro do Sul.

                              Digo eu, que estou a 300 kms de Faro e do Porto.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por onega Ver Post
                                Percebo-te mas ainda assim é uma pronuncia que não ouvi em mais lado nenhum!

                                Logo por ai e por ser um pormenor tão notório não me parece que se possa dizer que seja onde se fale bom português!
                                Não disse que é onde se fala melhor Português, até porque parece um bocado labrego é certo, o que vale é que Guimarães é lá perto e o pessoal vai misturando.
                                Mas há uns anos atrás, cerca de 8 anos atrás saiu um estudo qualquer a dizer que as cidades em que se falava melhor Português era em Fafe e em Coimbra. Em termos de correcta acentuação e entoação das palavras eu concordo. Em termos de "beleza sonora" venha a pronúncia do Porto (uma qualquer, Matosinhos, Ermesinde, Gaia, Valongo, etc)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  É isto?


                                  mas olha que para alguns até é.

                                  Comentário


                                    Raistaparta lê o meu comentário anterior dirigido ao Movyk. Por favor não me obriguem a fazer um desenho com régua.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                      Não disse que é onde se fala melhor Português, até porque parece um bocado labrego é certo, o que vale é que Guimarães é lá perto e o pessoal vai misturando.
                                      Mas há uns anos atrás, cerca de 8 anos atrás saiu um estudo qualquer a dizer que as cidades em que se falava melhor Português era em Fafe e em Coimbra. Em termos de correcta acentuação e entoação das palavras eu concordo. Em termos de "beleza sonora" venha a pronúncia do Porto (uma qualquer, Matosinhos, Ermesinde, Gaia, Valongo, etc)
                                      se assim é, acredito em ti! só gostava de ver esse estudo para quando os meus amigos me gozam aquando de uma palavra mais entoada, e poder esfregar esse estudo nas trombas deles!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                        Raistaparta lê o meu comentário anterior dirigido ao Movyk. Por favor não me obriguem a fazer um desenho com régua.
                                        acho que é o que falta, isto tem de ficar esclarecido.

                                        Comentário


                                          E por falar em atraente, quais são as mais atraentes? Para mim ninguém bate as do Minho :P

                                          Comentário


                                            O sul não começa abaixo de Rio Maior??? Epá...andei enganado estes anos todos!

                                            Comentário


                                              vocês e os estudos...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                                E por falar em atraente, quais são as mais atraentes? Para mim ninguém bate as do Minho :P
                                                Pois não. Casei com uma! E cada vez que vou a Guimarães apetece-me logo trocá-la por duas de vinte...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por onega Ver Post
                                                  se assim é, acredito em ti! só gostava de ver esse estudo para quando os meus amigos me gozam aquando de uma palavra mais entoada, e poder esfregar esse estudo nas trombas deles!
                                                  Na altura tive-o em mãos, saiu numa revista qualquer. Já andei na internet a procura mas não encontrei nada.Talvez por na altura não estar em formato digital. Mas há-de aparecer aí outro qualquer dia!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                                    E por falar em atraente, quais são as mais atraentes? Para mim ninguém bate as do Minho :P
                                                    Mulheres boas há em todo o lado, mas por acaso Braga e Porto são bem abonados nesse aspecto (já dizia o outro "em Ermesinde é que há gaijas...")

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                      Se eu for do Porto, Lisboa não está a sul? Tá bem então. Há-que saber interpretar as palavras, fizeste uma interpretação literal.
                                                      Agora quero saber de onde és que é para poder imaginar o todo melhor.


                                                      O meu ex namorado é do Porto. Eu até acho que em certas alturas o sotaque é sexy. Não há sotaque que bata um "amo-te" dito por alguém com sotaque da zona.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                        acho que é o que falta, isto tem de ficar esclarecido.
                                                        Eu já disse, para mim onde acaba o centro, é fazer a linha por cima da palavra Estremadura.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                          No outro dia tive oportunidade de falar um pouco com uns amigos lisboetas e claro, sendo eu do Porto, veio logo a assunto os sotaques...

                                                          Disseram-me eles que adoravam ter o sotaque cá do Porto! Inclusive, um gajo até me disse que achava atraente o sotaque da cidade inbicta numa mulher!

                                                          Bem, posso dizer que cá é exactamente o contrário... Ou será que o "nosso" sotaque é mesmo "atraente"?
                                                          Todos os sotaques nacionais são magníficos, de norte a sul! Tirando a região de Lisboa, que é a minha, que não tem um sotaque óbvio, gosto de todos os sotaques do país!

                                                          Do que não gosto é do vernáculo fora da sua zona e contexto, que dá uma imagem de uma educação e um respeito pelos outros deficiente, ou inexistente! Disso não gosto e acho que ninguém devia gostar!...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                            Mulheres boas há em todo o lado, mas por acaso Braga e Porto são bem abonados nesse aspecto (já dizia o outro "em Ermesinde é que há gaijas...")
                                                            E deixa-me adivinhar, assim por acaso, as que menos gostas são as "de Lisboa"...?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                                              Agora quero saber de onde és que é para poder imaginar o todo melhor.


                                                              O meu ex namorado é do Porto. Eu até acho que em certas alturas o sotaque é sexy. Não há sotaque que bata um "amo-te" dito por alguém com sotaque da zona.
                                                              E tu a dar-lhe com isso!

                                                              A minha pronúncia é sui generis, só pessoalmente se podem retirar as devidas ilações!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X