Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Médicos ameaçam sair do SNS em massa.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
    Até porque a qualidade média dos médicos portugueses não é excelente.
    Em que te baseias?

    Comentário


      A gente sabe o berreiro que tem havido por esse país fora sempre que se fala em controle de assiduidade dos médicos e está cansada de ouvir a história do médico que não pode sair a meio da operação e de que a produtividade não se mede em horas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
        Em que te baseias?
        Olhando para os indicadores do costume. Não aparece nenhuma universidade portuguesa nas 200 melhores escolas de medicina do mundo, não aparece nenhum hospital português no top 100 de hospitais do mundo, estamos muito para o fundo na produção de artigos em ciências médicas (apesar de ter havido um crescimento grande nos últimos anos, diga-se em abono da verdade), somos referência em pouquíssimas áreas médicas (e nalgumas delas o ser referência é para consumo interno), enfim... Acho que a Medicina não é um indicador àparte do resto da realidade do País. No fundo, somos medianos na Medicina, tal como somos na maioria das outras áreas científicas.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
          Olhando para os indicadores do costume. Não aparece nenhuma universidade portuguesa nas 200 melhores escolas de medicina do mundo, não aparece nenhum hospital português no top 100 de hospitais do mundo, estamos muito para o fundo na produção de artigos em ciências médicas (apesar de ter havido um crescimento grande nos últimos anos, diga-se em abono da verdade), somos referência em pouquíssimas áreas médicas (e nalgumas delas o ser referência é para consumo interno), enfim... Acho que a Medicina não é um indicador àparte do resto da realidade do País. No fundo, somos medianos na Medicina, tal como somos na maioria das outras áreas científicas.
          Não sei o que são os indicadores do costume. A verdade é que, neste momento, formam-se jovens de grande valor, vontade e mérito. Muito potencial sub-aproveitado.

          A escola médica portuguesa sempre foi reconhecida como de qualidade e isso é reconhecido em muitos lugares do mundo. Não há muitas áreas, no estrangeiro, onde não se olhe de lado para um profissional vindo de Portugal. Claramente este é um desses casos.

          Já tive oportunidade de privar com o actual reitor da faculdade de Medicina de Harvard (a dita melhor do mundo), que me afirmou ter ficado muito agradado com o nível dos estudantes médicos de certa faculdade Portuguesa (aquela com que ele teve contacto), encontrando neles as mesmas qualidades e fraquezas que encontrava nos seus alunos nos EUA.

          Temos exactamente a mesma proporção de maus, medianos, bons e muito bons que os melhores do mundo. Não tenho a mínima dúvida nisso. Se a condição instalada não os permite brilhar, isso já será tema para outra conversa.

          Comentário


            Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
            Não sei o que são os indicadores do costume. A verdade é que, neste momento, formam-se jovens de grande valor, vontade e mérito. Muito potencial sub-aproveitado.

            A escola médica portuguesa sempre foi reconhecida como de qualidade e isso é reconhecido em muitos lugares do mundo. Não há muitas áreas, no estrangeiro, onde não se olhe de lado para um profissional vindo de Portugal. Claramente este é um desses casos.

            Já tive oportunidade de privar com o actual reitor da faculdade de Medicina de Harvard (a dita melhor do mundo), que me afirmou ter ficado muito agradado com o nível dos estudantes médicos de certa faculdade Portuguesa (aquela com que ele teve contacto), encontrando neles as mesmas qualidades e fraquezas que encontrava nos seus alunos nos EUA.

            Temos exactamente a mesma proporção de maus, medianos, bons e muito bons que os melhores do mundo. Não tenho a mínima dúvida nisso. Se a condição instalada não os permite brilhar, isso já será tema para outra conversa.
            Não leves a mal, pois não é nenhum ataque (), mas este post faz-me lembrar o pessoal que vinha de erasmus... "Eh pá, vocês têm uma vida espectacular. Brutos carros, brutas casas, come-se muito bem e muito calor..." Porque não vens para cá trabalhar perguntava eu... "És maluco? Só desemprego... E os vossos salários são péssimos...."

            Simpatia paga imposto? Se não paga dispenso!

            Comentário


              Originalmente Colocado por pmfp Ver Post
              Se sairem do SNS vão para onde? Os privados já estão ocupados, e com esta crise, vão perder clientes.

              E já estou a prever que daqui a alguns anos, quem vá férias (seminario) para o Hawaii com tudo pago, sejam os farmacêuticos.
              Se saírem do SNS vão ganhar, pelo menos, duas vezes mais, quer seja a trabalhar para
              um privado ou para o estado, através de subcontratação do hospital!!
              Actualmente os maiores gastos com médicos estão relacionados com horas extra (por falta de efectivos),
              médicos subcontratados pagos a peso de ouro porque o hospital não tem alternativa e médicos estrangeiros que,
              com as mesmas habilitações que os nossos médicos, são melhor pagos!

              Quanto ao sector privado, tem vindo a crescer 30% ao ano, pelo que actualmente já
              absorve praticamente toda a totalidade dos médicos portugueses. (são poucos os que não fazem privada)
              Na prática, só alguém muito estúpido é que não irá potenciar 13 anos de formação superior!
              (Um médico recém formado ganha 1800€ brutos e o privado oferece o dobro, pelo menos!!!)
              Resta dizer que os nossos governantes têm prestado um excelente contributo para a destruição
              do SNS tal como o conhecemos, o que só irá beneficiar os privados e o médicos que estão fora do SNS!

              Comentário


                Este estado está a gastar muito mais do que aquilo que seria necessário para assegurar serviço de pelo menos igual qualidade.
                Ao pagar sub-contratação para não pagar horas extraordinárias aos da casa, gasta-se em muitos casos 2 a 3x...

                Ao destruir o SNS, destrói-se a noção de serviço hospitalar, de vestir a camisola... perde-se a transmissão de conhecimento dos que mais anos e mais conhecimento têm. Porque médico não é sempre igual, e tratamento da doença x não é como comprar pneus do modelo Y que é sempre a mesma coisa.

                Perde-se a continuidade de cuidados... Porque ao estar numa urgência, no internamento e na C.Externa, ao fim de alguns anos já se conhecem os nossos doentes, os dos outros, aqueles casos específicos, etc...

                Há muita gente privilegiada, há verdadeiros ultrajes ao trabalho sério, há muita arrogância. Mas há muito mais gente que merecia dignificação do seu esforço e dedicação, de uma carreira que já não existe e de uma profissão bonita.
                Há quem ganhe 8 euros À hora e ainda tenha que investir do seu bolso para aprender a tratar melhor os doentes Portugueses.

                Era bom, ter pelo menos algum reconhecimento.... que teima em desaparecer!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                  Meu caro, se não sabes apreciar brincadeiras, tens bom remédio. Porta da rua, serventia da casa!

                  Vamos cá ver: não +e novidade aquilo que penso dos Médicos (no geral) e lógico que há excepções.

                  Lobbys, favores e prémios das industrias farmacêuticas, agora esta fantochada de dizerem que o Farmacêutico decidir o genérico pode colocar em causa a vida dos doentes... ahahahahahahahah Ou melhor dizendo: dá cabo dos prémios dos doutores... Mas claro, isto não convém que se diga.

                  Tenho familiares Enfermeiros, amigos estudantes de Medicina e sem relativamente do que falo. Uma grande percentagem só move o c* quando vêm €€€€€€ à frente dos olhos. Felizmente, excepções à regra ainda as há.
                  Você deve falar sem conhecer minimamente o sector e o que a ordem defende, só pode!
                  A ordem dos médicos é a favor dos genéricos e incentiva os médicos a prescrever genéricos.
                  O que não podemos misturar é a questão da bio-equivalência com os genéricos...

                  No caso dos genéricos, a realidade é bem diferente do que a generalidade pensa!
                  Os farmacêuticos querem poder controlar a venda dos genéricos para venderem
                  o genérico que garante a melhor margem para a farmácia e não o melhor para o utente e estado.
                  Hoje em dia os médicos são "forçados" a receitar genéricos ou o medicamento mais barato mas,
                  na realidade, quando o utente chega à farmácia, o farmacêutico nunca tem o medicamento mais barato
                  do mercado e a mensagem que passa é a seguinte: -" O seu médico trancou a receita..." E passa a
                  mensagem que o médico é um mauzão que "entalou" o utente!
                  Resta dizer que as receitas electrónicas dizem em quanto o médico "lesou" o utente e o estado mas,
                  se o farmaceutico alterar o medicamento, nunca ficamos a saber em quanto o utente e o estado foram lesados!
                  O lobby das farmacêuticas é tal, que os principais fabricantes já criaram marcas de genéricos para continuar
                  a manipular as farmácias e manterem as quotas de mercado. Ou seja, as farmácias trocam o genérico que o
                  médico prescreveu por aquele que compram a preço de saldo, em esquemas de oferta para não dar nas vistas!!
                  Se os médicos são os mauzões que têm viagens, então as farmácias são um dos maiores cartéis em Portugal, que
                  continuam a lesar os utentes e o estado em largos milhões de Euros!

                  Páre e pense: Se o estado tem uma dívida colossal para com as farmacêuticas, como é que estas continuam
                  a operar com uma liquidez e resultados fantásticos ?!? Sai-nos do bolso.... vendem bem vendido!!
                  Editado pela última vez por Shaft; 30 October 2011, 22:51.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
                    Não sei o que são os indicadores do costume. A verdade é que, neste momento, formam-se jovens de grande valor, vontade e mérito. Muito potencial sub-aproveitado.

                    A escola médica portuguesa sempre foi reconhecida como de qualidade e isso é reconhecido em muitos lugares do mundo. Não há muitas áreas, no estrangeiro, onde não se olhe de lado para um profissional vindo de Portugal. Claramente este é um desses casos.

                    Já tive oportunidade de privar com o actual reitor da faculdade de Medicina de Harvard (a dita melhor do mundo), que me afirmou ter ficado muito agradado com o nível dos estudantes médicos de certa faculdade Portuguesa (aquela com que ele teve contacto), encontrando neles as mesmas qualidades e fraquezas que encontrava nos seus alunos nos EUA.

                    Temos exactamente a mesma proporção de maus, medianos, bons e muito bons que os melhores do mundo. Não tenho a mínima dúvida nisso. Se a condição instalada não os permite brilhar, isso já será tema para outra conversa.
                    Os portugueses têm uma certa dificuldade em ver a saúde que temos em Portugal. Sem querer desviar-me muito do tema do tópico, vou tentar mostrar um pouco daquilo que o SNS o é, e qual a minha opinião.

                    Os Médicos. Penso que não será novidade a minha opinião. Uma parte só se move a €€€, que são arrogantes e mal educados, também há deles que são EXCELENTES profissionais. Chamar de medianos ao geral dos nossos Médicos, é de todo incorreto e injusto. Não sei se viram, mas aqui à tempo deu uma reportagem na TV (não sei ao certo em que canal) sobre turismo de saúde, onde mostravam várias pessoas dos EUA, inclusive, que vinham a Portugal fazer vários tratamentos médicos, incluindo cirurgias. Não digo que lá não lhe faziam os tratamentos, porque isso seria hipocrisia, mas em Portugal, faziam-lhe exatamente os mesmos tratamentos, topo gama, por um preço muito mais baixo. Não vamos muito longe. Vejamos o exemplo do homem que tem uns testículos que pesam nada mais,nada menos do que 44 Kg, e pediram-lhe 700 e tal mil euros para a cirurgia, enquanto não tenho a mínima dúvida que em Portugal lhe faziam a mesma cirurgia a custo zero! Não digo a ele que não tem acesso ao SNS português, mas sim se houvesse algum português na mesma situação que ele.
                    Passo a dar mais um exemplo. A minha prima que está nos EUA, aproveita para vir ao Dentista a Portugal. Porquê? Lá, num dentista dos baratinhos, a consulta fica no mínimo 1000 dolares, que com tratamentos, chega facilmente aos 3000 dolares. (Leia-se revisão de saúde oral e tratamento de cáries).

                    Falando agora um pouco de indicadores de saúde. Portugal tem uma esperança média de vida bastante elevada, e uma taxa de mortalidade infantil extremamente baixa. Para terem a noção, os EUA (o país top de saúde para muitos), a taxa de mortalidade infantil é mais elevada do que em Portugal. A esperança média de vida fica-se pelos mesmo valores, praticamente (79 anos, aproximadamente).

                    Em relação à investigação científica, se vocês não virem tanto as notícias da TVI,e abrirem horizontes a outras fontes de comunicação, vão ver que ultimamente Portugal tem feito bastantes progressos científicos, nomeadamente na área da saúde, com direito a serem editados em revistas de renome, como a Nature, etc. Aliás, e uma grande falta de respeito para o IPATIMUP e algumas Universidades portuguesas dizer que Portugal não produz na área da investigação médica.

                    Dizem que nenhum hospital português está na lista dos melhores do mundo, mas esquecem-se que o hospital de São João no Porto, é o melhor da Península Ibérica (e olhem que Espanha em termos de saúde não está nada mal posicionada). Fica link para não me chamarem de mentiroso. Melhor hospital universitário da Península Ibérica é português | RCM Pharma - Marketing Farmacêutico

                    Mudando para a outra vertente médica, Emergência pré-hospitalar, Portugal foi elogiado no dia europeu 112, em Bruxelas. Parece que Portugal tem dos melhores sistemas de EPH do mundo. À frente de nós só Israel. É que os portugueses dizem mal de Portugal, mas Portugal é dos poucos países do mundo que tem Tripulantes de ambulância, Médicos e Enfermeiros à frente da EPH. Se forem para países como os EUA, existem Paramédicos, que fazem atos invasivos, administram medicação sem prescrição médica, etc. Tudo isto com um curso de 6 a 14 meses. Ou seja, em 6 meses ficam aptos para fazer aquilo que em Portugal só um Médico ou um Enfermeiro podem fazer, que sem qualquer sombra de dúvida, são muito mas muito mais qualificados. (Mais que não seja pelo tempo de formação).

                    É que as pessoas têm a mania de dizer que os EUA são muito melhores que nós, mas não é, nunca foi, nem será a primeira vez que algum doente oncológico nos EUA deixa os tratamentos, porque o seguro lembra-se de deixar de pagar os tratamentos. Tratamentos esses que lá, sem seguro, são impossíveis de se fazerem, porque são pagos ao preço do ouro. Não vamos longe. Há um tópico aqui no fórum, onde mostra que um americano roubou 1 dólar, para poder receber tratamento médico grátis na prisão.

                    Resumindo, o nosso SNS tem muito a melhorar. Existem Médicos que são uns verdadeiros ******. Há Médicos que para além de não merecerem o que recebem, não merecem a licença de prática de Medicina que têm, mas eu acredito, e acredito piamente que temos muitos Médicos com "M maiúsculo".

                    Já alguém aqui disse, e tem toda a razão: As pessoas só dão o verdadeiro valor às coisas, quando as perdem. Eu só espero que nunca percamos o SNS, porque se há quem o desvalorize, também há quem acredite nele.
                    Editado pela última vez por HMartinho; 30 October 2011, 23:46.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                      Olhando para os indicadores do costume. Não aparece nenhuma universidade portuguesa nas 200 melhores escolas de medicina do mundo, não aparece nenhum hospital português no top 100 de hospitais do mundo, estamos muito para o fundo na produção de artigos em ciências médicas (apesar de ter havido um crescimento grande nos últimos anos, diga-se em abono da verdade), somos referência em pouquíssimas áreas médicas (e nalgumas delas o ser referência é para consumo interno), enfim... Acho que a Medicina não é um indicador àparte do resto da realidade do País. No fundo, somos medianos na Medicina, tal como somos na maioria das outras áreas científicas.
                      Depois vai um gajo a Berna ver o guru mundial de implantologia apresentar no congresso, casos portugueses de médicos dentistas e técnicos laboratoriais que por cá trabalham. Casos complexos, que eles não arranjam, nunca tiveram e têem de se socorrer dos colegas.

                      Idem aspas para Universidade de Harvard o ano passado em termos de trabalho com elevado grau de complexidade.

                      Há quem goste de fazer e apresentar trabalho científico (nada contra antes pelo contrário), mesmo que sejam apenas "case reports"...e depois há aqueles que gostam de meter a mão e fazer. Esses chegam a Harvard e qualquer outra Universidade mundial sem reportório científico de monta e mostram um ou dois casos pessoais devidamente documentados e arrumam com certas "questões", se é que as há.

                      Felizmente a mediocridade portuguesa não afecta estes indivíduos de topo mundial (anónimos ou pouco conhecidos por não terem tempo para "publicidade"...há outras prioridades) no seu trabalho ou na sua investigação.

                      EDIT: De referir que a maioria (nesta área específica) em nada deve a qualquer faculdade/universidade portuguesa pelo seu trabalho, é feito pelo próprio pulso!
                      Editado pela última vez por ; 30 October 2011, 23:50.

                      Comentário


                        Tudo o que anda no estado é tudo por interesse , para esta gente é um jogo isto ....

                        É os professores , é os medicos , é os advogados , é os deputados , tudo a lutar pelas regalias , pelos salarios grandes , e alguns pelas reformas vitalicias enfim ....

                        E o resto das pessoas que ganham 500 euros que pensam disto ?? e que tambem estas vao levar cortes ... quem tem mais razao???

                        enfim

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                          Se saírem do SNS vão ganhar, pelo menos, duas vezes mais, quer seja a trabalhar para
                          um privado ou para o estado, através de subcontratação do hospital!!
                          Actualmente os maiores gastos com médicos estão relacionados com horas extra (por falta de efectivos),
                          médicos subcontratados pagos a peso de ouro porque o hospital não tem alternativa e médicos estrangeiros que,
                          com as mesmas habilitações que os nossos médicos, são melhor pagos!

                          Quanto ao sector privado, tem vindo a crescer 30% ao ano, pelo que actualmente já
                          absorve praticamente toda a totalidade dos médicos portugueses. (são poucos os que não fazem privada)
                          Na prática, só alguém muito estúpido é que não irá potenciar 13 anos de formação superior!
                          (Um médico recém formado ganha 1800€ brutos e o privado oferece o dobro, pelo menos!!!)
                          Resta dizer que os nossos governantes têm prestado um excelente contributo para a destruição
                          do SNS tal como o conhecemos, o que só irá beneficiar os privados e o médicos que estão fora do SNS!
                          ~

                          Bom post e boa perspectiva. Mas acho que as coisas vão mudar nalgumas coisas: Os Hospitais vão ter dinheirinho contado para fazer subcontratações. Logo os pagamentos não poderão ser assim tão elevados.

                          Além disso os médicos que forem exclusivamente para o privado arriscam-se a criar um mercado saturado e com pouco potencial de crescimento uma vez que as pessoas estão com muitas dificuldades em pagar consultas caras.


                          Mas é como eu digo sempre. Abriam-se umas 2000 vagas para medicina e acabava-se o poder de chantagear.

                          Será sempre um braço de ferro. Entre uma classe profissional e o estado. Espero que desta vez não ganhe a classe profissional.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                            Não leves a mal, pois não é nenhum ataque (), mas este post faz-me lembrar o pessoal que vinha de erasmus... "Eh pá, vocês têm uma vida espectacular. Brutos carros, brutas casas, come-se muito bem e muito calor..." Porque não vens para cá trabalhar perguntava eu... "És maluco? Só desemprego... E os vossos salários são péssimos...."

                            Simpatia paga imposto? Se não paga dispenso!
                            Perdoa-me, mas esse é o sentimento típico de inferioridade "o tuga é menor, os outros é que são bons"

                            O Dr. David Golan (o reitor da HMS) ficou tão impressionado com o nível do estudante médico Português, que foi criada uma parceria entre Harvard e as faculdades médicas Portuguesas, com intercâmios científicos e clínicos.

                            Parece-me que a simpatia afinal trouxe muito mais que simples cortesia..

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                              Os Médicos. Penso que não será novidade a minha opinião. Uma parte só se move a €€€, que são arrogantes e mal educados
                              Deixa-me adivinhar, na classe de Enfermagem é tudo bons "rapazes" não é ?

                              Não deixa de ser engraçado que os maus da fita dão-se ao luxo de receber muito menos no público e não os vês em greves, e já os bons da fita (enfermeiros) conseguem receber frequentemente mais no público que no privado e depois passam a vida a reclamar precisamente com o que recebem no público


                              Depois não deixa de ser engraçado que eu conheço vários(as) enfermeiros(as) arrogantes e mal educados mas não me vês (excepto agora) a dizer isso constantemente.

                              Claro que também há muitos médicos assim. Já os que só vêm €€ à frente mas isso a mim pouco me interessa pois o que me interessa é que sejam profissionais.


                              Mas pronto, a classe "bebé chorão" é mesmo assim e não vai mudar.


                              Escusado será dizer que nem vale a pena responder ao pai bebé chorão.



                              Aliás os médicos até são dos que mais se podem queixar pois cada vez mais pagam impostos, deixam de poder deduzir seja o que for e os mais novos, se eu fosse a eles, metia-me era a milhas pois isto daqui (PT) já não saí nada.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                Deixa-me adivinhar, na classe de Enfermagem é tudo bons "rapazes" não é ?

                                Não deixa de ser engraçado que os maus da fita dão-se ao luxo de receber muito menos no público e não os vês em greves, e já os bons da fita (enfermeiros) conseguem receber frequentemente mais no público que no privado e depois passam a vida a reclamar precisamente com o que recebem no público


                                Depois não deixa de ser engraçado que eu conheço vários(as) enfermeiros(as) arrogantes e mal educados mas não me vês (excepto agora) a dizer isso constantemente.

                                Claro que também há muitos médicos assim. Já os que só vêm €€ à frente mas isso a mim pouco me interessa pois o que me interessa é que sejam profissionais.


                                Mas pronto, a classe "bebé chorão" é mesmo assim e não vai mudar.


                                Escusado será dizer que nem vale a pena responder ao pai bebé chorão.



                                Aliás os médicos até são dos que mais se podem queixar pois cada vez mais pagam impostos, deixam de poder deduzir seja o que for e os mais novos, se eu fosse a eles, metia-me era a milhas pois isto daqui (PT) já não saí nada.
                                Alguma vez neste fórum eu disse que a classe de Enfermagem é tudo bons rapazes? Se há coisa que ODEIO é que metam palavras na minha boca, quando eu não as disse. Lá por eu já num outro tópico ter dito que fui salvo por uma Enfermeira, tendo em conta que não houve nenhum Médico que quisesse saber do meu estado clínico, isso não significa que eu diga que são todos "bons rapazes". Já não era, nem será a primeira vez que ouço um Enfermeiro(a) a chamar boca de tartaruga a um doente "desdentado", ou couve lombarda a um que esteja em estado vegetativo.

                                Já o disse e volto a dizer, em relação à classe Médica, eu acredito piamente que existem excelentíssimos profissionais em Portugal (tanto a nível profissional, como a nível ético/humano), e quero acreditar que esses prof . excelentes, sejam superiores ao número de profissionais medianos ou incompetentes.

                                O mais engraçado é que tu só citaste a parte em que digo que há Médicos arrogantes, mas não citaste a parte onde digo que há deles excelentes profissionais. Será que há um tanto ou quanto de ressabiamento da tua parte????

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                  Os Médicos. Penso que não será novidade a minha opinião. Uma parte só se move a €€€, que são arrogantes e mal educados, também há deles que são EXCELENTES profissionais.
                                  Sim, porque os médicos são os únicos profissionais que se movem pelo dinheiro. Não se vê nenhum engenheiro, gestor, economista, enfermeiro, etc. a dizer que se move pelo dinheiro, é tudo pela realização profissional....

                                  Criticam nisso dos médicos, porque eles ganham bem e ninguém pode ver alguém a ganhar bem, parece que é crime.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Sim, porque os médicos são os únicos profissionais que se movem pelo dinheiro. Não se vê nenhum engenheiro, gestor, economista, enfermeiro, etc. a dizer que se move pelo dinheiro, é tudo pela realização profissional....

                                    Criticam nisso dos médicos, porque eles ganham bem e ninguém pode ver alguém a ganhar bem, parece que é crime.
                                    Eu acho que não falo nem grego, nem crioulo, nem mandarim ou outro dialeto estranho à língua portuguesa. Ninguém disse que era só os Médicos, assim como também não disse que todos os Médicos são assim. Enfim, já percebi que o problema não é o dialeto, mas sim o facto do vosso "tico e teco" só absorverem parte da minha informação que vos interessa, para partir a "mesquinhices" para pequenos ataques pessoas encapotados.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                      Eu acho que não falo nem grego, nem crioulo, nem mandarim ou outro dialeto estranho à língua portuguesa. Ninguém disse que era só os Médicos, assim como também não disse que todos os Médicos são assim. Enfim, já percebi que o problema não é o dialeto, mas sim o facto do vosso "tico e teco" só absorverem parte da minha informação que vos interessa, para partir a "mesquinhices" para pequenos ataques pessoas encapotados.
                                      Já vimos todos que é assim.

                                      Comentário


                                        ClioIIIRS....eu creio que «bestiais» e «bestas» há-os em todas as profissões...

                                        Permite-me uma questão:
                                        Na tua profissão são todos «bestiais»?

                                        Comentário


                                          Eu é que não percebo qual é o problema de um profissional da saúde querer ganhar dinheiro. E neste caso (função pública), ficar lixado que o seu ordenado fique mais anos congelado ou sofra novos cortes...mas eu devo ser ET.

                                          Comentário


                                            Antes de mais, eu não li o tópico todo, pelo que posso estar a repetir alguma coisa que já foi dita.

                                            Posto isto, existem alguns pontos que precisam de ser esclarecidos:

                                            1 - O médicos aos quais se refere a notícia não pertencem aos quadros da função pública. São simplesmente trabalhadores, iguais a tantos outros, que celebraram um contrato de trabalho individual com uma entidade empregadora (neste caso um Hospital EPE).

                                            2 - Estes médicos, apesar de não serem funcionários públicos, têm sofrido todos os cortes nos salários base e horas extraordinárinárias aplicados ultimamente aos funcionários públicos. Ou seja: têm sofrido os cortes como se fossem FP, mas não têm, nem nunca tiveram, nenhum benefício associado à Função Pública (se é que ainda existem alguns benefícios...)

                                            3 - Estes médicos não escolheram celebrar contratos individuais de trabalho (ao invés de entrarem para a função pública) por iniciativa própria, nem foi (como muitos parecem estar a assumir) para poder chular mais o estado. Desde há alguns anos que o estado tem impedido a entrada de funcionários públicos para os quadros. No entanto, o trabalho continua a existir e precisa de ser feito, e portanto os hospitais EPE puderam contratar médicos para o fazer. Como estes contratos eram para ser feitos fora do contexto da função pública (por decisão do estado, lembrem-se), sujeitaram-se às regras do mercado de trabalho existentes na altura. Isto implicou que médicos contratados para hospitais longe dos grandes centros urbanos poderiam ganhar bastante mais do que médicos que estavam a trabalhar em Lisboa ou no Porto. Esta situação criada pelo estado levou ao aparecimento dos casos extremos dos tarefeiros subcontratados por empresas: têm zero de segurança no trabalho mas ganham mais por isso, e ao mesmo tempo as empresas facturam preços/hora astrónomicos ao estado.

                                            4 - O estado quer agora corrigir o que fez, mas desrespeitando um contrato de trabalho que foi celebrado entre duas entidades nas quais ele não tem intervenção directa.


                                            Quando se tira da questão os pontos de vista subjectivos e os casos particulares (como por exemplo: os médicos são todos uns chupistas... só trabalham por dinheiro e não por amor ao próximo... mas eu conheço um que é um santo que até faz inveja à Madre Teresa de Calcutá... ), é este o cenário que se tem.

                                            Agora, considerem a seguinte situação:
                                            Existe um empresário que é accionista maioritário num conjunto de empresas. Imaginem que tem controlo sobre duas empresas que prestam serviços idênticos: a Empresa A e a Empresa B. A vida corre normalmente, e numa determinada altura um de vocês é contratado para a Empresa B: assinam um contrato em que se comprometem trabalhar XX horas e receber XXX Euros. Passam-se mais uns anos, e o empresário decide que, independentemente do contrato que vocês celebraram com a empresa B, vocês vão passar a receber menos 50% do vosso ordenado. A justificação para isto é simplesmente porque o empresário também é dono da empresa A, onde existem outros trablhadores que, para as mesmas funções, ganham 50% daquilo que vocês ganham.

                                            Das seguintes opções, o que é que vocês faziam?
                                            - ficam contentes e aceitam o corte no salário "a bem da nação".
                                            - ficam descontentes e começam a pensar em alternativas (tal como mudar de empresa para a concorrência, ou mesmo sair do país), fazem voz do vosso descontentamento, e ao mesmo tempo informam o vosso empregador disso.
                                            Editado pela última vez por Zar; 31 October 2011, 15:45.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                              2º - o SNS português não é muito bom, dito pelas entidades competentes;
                                              Dito por quem?
                                              Compara os nossos indicadores de saúde materno-infantil com o resto da Europa e pode ser que tenhas uma surpresa.

                                              Compara o SNS com o sector da justiça, com a polícia ou com a administração central.

                                              O português tem um problema terrível: vai ao privado e paga a peso de ouro, chega cá fora e diz muito bem, que foi caro mas foi bom. Vai ao público, prestam-lhe exactamente o mesmo serviço e diz que foi péssimo, mesmo não tendo pagado nada ou uma quantia simbólica. É realmente um síndrome estranho.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                ~

                                                Bom post e boa perspectiva. Mas acho que as coisas vão mudar nalgumas coisas: Os Hospitais vão ter dinheirinho contado para fazer subcontratações. Logo os pagamentos não poderão ser assim tão elevados.

                                                Além disso os médicos que forem exclusivamente para o privado arriscam-se a criar um mercado saturado e com pouco potencial de crescimento uma vez que as pessoas estão com muitas dificuldades em pagar consultas caras.


                                                Mas é como eu digo sempre. Abriam-se umas 2000 vagas para medicina e acabava-se o poder de chantagear.

                                                Será sempre um braço de ferro. Entre uma classe profissional e o estado. Espero que desta vez não ganhe a classe profissional.
                                                Os hospitais públicos até podiam acabar com todas as subcontratações que o mercado privado
                                                conseguiria absorver todos os profissionais e mesmo assim ficariam deficitários em algumas valências!
                                                Repare numa coisa, o número de Portugueses com subsistemas de saúde é tão elevado (ADSE, Médis, Multicare, etc..),
                                                que o sector privado está garantido por largos anos e, não é com 2000 vagas que lá vamos....
                                                1) Não chega para compensar as reformas e as exonerações do público
                                                2) Um médico leva em média 12 anos em formação. Vamos esperar assim tanto ?

                                                Para os que criticam a relação entre as farmacêuticas e os médicos, deviam reflectir um pouco
                                                sobre o papel do estado na formação dos seus profissionais!
                                                Se não fossem as farmacêuticas, os médicos não frequentariam plenárias de investigação,
                                                os médicos não teriam fundos para investigar e publicar posters e teses, os hospitais teriam menos
                                                verbas para desenvolver ensaios clínicos, etc...
                                                Mas como a maioria dos Portugueses gosta de falar sem conhecer minimamente o meio,
                                                acabamos sempre por ouvir as típicas bacoradas!
                                                Se querem matar o mal pela raiz, percebam que isso tem danos colaterais na qualidade dos serviços e dos profissionais!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                                  Antes de mais, eu não li o tópico todo, pelo que posso estar a repetir alguma coisa que já foi dita.

                                                  Posto isto, existem alguns pontos que precisam de ser esclarecidos:

                                                  1 - O médicos aos quais se refere a notícia não pertencem aos quadros da função pública. São simplesmente trabalhadores, iguais a tantos outros, que celebraram um contrato de trabalho individual com uma entidade empregadora (neste caso um Hospital EPE).

                                                  2 - Estes médicos, apesar de não serem funcionários públicos, têm sofrido todos os cortes nos salários base e horas extraordinárinárias aplicados ultimamente aos funcionários públicos. Ou seja: têm sofrido os cortes como se fossem FP, mas não têm, nem nunca tiveram, nenhum benefício associado à Função Pública (se é que ainda existem alguns benefícios...)

                                                  3 - Estes médicos não escolheram celebrar contratos individuais de trabalho (ao invés de entrarem para a função pública) por iniciativa própria, nem foi (como muitos parecem estar a assumir) para poder chular mais o estado. Desde há alguns anos que o estado tem impedido a entrada de funcionários públicos para os quadros. No entanto, o trabalho continua a existir e precisa de ser feito, e portanto os hospitais EPE puderam contratar médicos para o fazer. Como estes contratos eram para ser feitos fora do contexto da função pública (por decisão do estado, lembrem-se), sujeitaram-se às regras do mercado de trabalho existentes na altura. Isto implicou que médicos contratados para hospitais longe dos grandes centros urbanos poderiam ganhar bastante mais do que médicos que estavam a trabalhar em Lisboa ou no Porto. Esta situação criada pelo estado levou ao aparecimento dos casos extremos dos tarefeiros subcontratados por empresas: têm zero de segurança no trabalho mas ganham mais por isso, e ao mesmo tempo as empresas facturam preços/hora astrónomicos ao estado.

                                                  4 - O estado quer agora corrigir o que fez, mas desrespeitando um contrato de trabalho que foi celebrado entre duas entidades nas quais ele não tem intervenção directa.


                                                  Quando se tira da questão os pontos de vista subjectivos e os casos particulares (como por exemplo: os médicos são todos uns chupistas... só trabalham por dinheiro e não por amor ao próximo... mas eu conheço um que é um santo que até faz inveja à Madre Teresa de Calcutá... ), é este o cenário que se tem.

                                                  Agora, considerem a seguinte situação:
                                                  Existe um empresário que é accionista maioritário num conjunto de empresas. Imaginem que tem controlo sobre duas empresas que prestam serviços idênticos: a Empresa A e a Empresa B. A vida corre normalmente, e numa determinada altura um de vocês é contratado para a Empresa B: assinam um contrato em que se comprometem trabalhar XX horas e receber XXX Euros. Passam-se mais uns anos, e o empresário decide que, independentemente do contrato que vocês celebraram com a empresa B, vocês vão passar a receber menos 50% do vosso ordenado. A justificação para isto é simplesmente porque o empresário também é dono da empresa A, onde existem outros trablhadores que, para as mesmas funções, ganham 50% daquilo que vocês ganham.

                                                  Das seguintes opções, o que é que vocês faziam?
                                                  - ficam contentes e aceitam o corte no salário "a bem da nação".
                                                  - ficam descontentes e começam a pensar em alternativas (tal como mudar de empresa para a concorrência, ou mesmo sair do país), fazem voz do vosso descontentamento, e ao mesmo tempo informam o vosso empregador disso.
                                                  Nem mais! Muitos nem são especialistas e ganham bem mais que um médico especialista
                                                  que faça parte dos quadros! (O que também não é difícil tendo em conta que um especialista
                                                  tem um ordenado miserável)
                                                  Talvez ficasse mais barato ao estado aumentar o salário dos médicos, colocá-los no quadro
                                                  e acabar com os tarefeiros pagos a peso de ouro! Não percebo como é que alguém super
                                                  qualificado ganha tão pouco, quando na própria função publica premiamos carreiras de acéfalos!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por BossCountry Ver Post
                                                    Dito por quem?
                                                    Compara os nossos indicadores de saúde materno-infantil com o resto da Europa e pode ser que tenhas uma surpresa.

                                                    Compara o SNS com o sector da justiça, com a polícia ou com a administração central.

                                                    O português tem um problema terrível: vai ao privado e paga a peso de ouro, chega cá fora e diz muito bem, que foi caro mas foi bom. Vai ao público, prestam-lhe exactamente o mesmo serviço e diz que foi péssimo, mesmo não tendo pagado nada ou uma quantia simbólica. É realmente um síndrome estranho.


                                                    O Sistema Nacional de Saúde português está na cauda da Europa. O desempenho é aliás "absolutamente insuficiente" e o "mais ineficaz da Europa Ocidental". A análise é da Health Consumer Powerhouse , uma organização sueca que desde 2005 avalia a satisfação dos doentes e os resultados dos serviços públicos de saúde no velho continente.
                                                    Em 33 países, Portugal surge este ano no 25º lugar, com 574 pontos em 1000 possíveis. Atrás ficam Polónia, Malta, Eslováquia, Lituânia, Albânia, Roménia e Bulgária. Um dos indicadores críticos é o tempo de espera nos hospitais portugueses, que ultrapassa os sete dias. A mortalidade associada aos problemas cardíacos e ao cancro e a ineficácia da prevenção merecem também nota negativa.
                                                    In ionline

                                                    Portugal surge em 26º lugar numa classificação dos sistemas de cuidados de saúde em 31 países europeus, divulgada em Bruxelas pela organização "Health Consumer Powerhouse", que sublinha o deficiente acesso aos tratamentos e tempo de espera.
                                                    In JN

                                                    http://videos.sapo.pt/21NNEW79zivosRhZhH5y

                                                    SICNotícias

                                                    O verdadeiro problema é que eles não comparam as batas dos médicos... Porque as nossas são mesmo brancas...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                      In ionline



                                                      In JN

                                                      http://videos.sapo.pt/21NNEW79zivosRhZhH5y

                                                      SICNotícias

                                                      O verdadeiro problema é que eles não comparam as batas dos médicos... Porque as nossas são mesmo brancas...
                                                      Recua 15/20 anos atrás e vai ver a classificação do nosso SNS em relação ao MUNDO!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                        In ionline



                                                        In JN

                                                        http://videos.sapo.pt/21NNEW79zivosRhZhH5y

                                                        SICNotícias

                                                        O verdadeiro problema é que eles não comparam as batas dos médicos... Porque as nossas são mesmo brancas...
                                                        Ok. E tu achas que há algum tipo de cirurgia/tratamento médico que se faça no resto da Europa, e não em Portugal?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Recua 15/20 anos atrás e vai ver a classificação do nosso SNS em relação ao MUNDO!
                                                          Mas estamos a falar da actualidade ou vamos falar do D. Afonso Henriques?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                            Ok. E tu achas que há algum tipo de cirurgia/tratamento médico que se faça no resto da Europa, e não em Portugal?
                                                            O que eu acho é uma coisa, o que a entidade competente avalia é outra.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                              O que eu acho é uma coisa, o que a entidade competente avalia é outra.
                                                              Eu cá orgulho-me de Portugal ter uma esperança média de vida igual aos EUA, uma taxa de mortalidade infantil mais baixa do que os EUA, e ter um serviço de EPH melhor do que os EUA. Eu falo dos EUA, porque é considerado o top em saúde para muitos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X