Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Brasil ultrapassa a Grã Bretanha e torna-se em 2011 a 6ª maior economia do mundo!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Crescimento económico é diferente de desenvolvimento económico.

    O crescimento económico só vai ser relevante para o povo brasileiro quando se transformar em desenvolvimento económico. Até lá pouco interessa para a maioria da população se ultrapassaram a gra bretanha ou não.

    Não lhes estou a tirar mérito. Já agora, podiam dar uma mãozinha aos irmão do lado de cá do atlântico


    Em relação aos emigrantes, há muito mais portugueses a viver no brasil do que brasileiros a viver em portugal.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
      Nada disso, é totalmente diferente. Eu conheço uma série de pessoas que têm negócios no Brasil (estou a falar de pequenos negócios e não mega construtoras ou petrolíferas) e o feedback que eu tenho é de que as coisas continuam na mesma, a carga fiscal está cada vez mais pesada, as receitas não aumentaram muito, o custo de vida a subir em flecha e o que dizes a respeito da classe média que não havia há 15 ou 20 anos é precisamente ao contrário, ou seja, está cada vez mais pequena. Sem falar nas condições de vida que o "comum mortal" enfrenta no Brasil. Dou-te um exemplo muito simples: um cidadão comum, que ganhe 2000 reais, o que é não é nada mau naquela realidade, e que não pague um plano de saúde privado (que por sinal custa uma fortuna), está literalmente na m**** caso lhe aconteça alguma coisa má. O serviço público no Brasil é uma verdadeira piada, em todos os termos. Escolas, hospitais, polícia, repartições, tribunais... NADA disto funciona num nível minimamente aceitável.

      Apenas para reforçar a minha ideia, podes dar uma vista de olhos no relatório anual da ONU que saiu esta semana a respeito do índice de desenvolvimento humano, onde o Brasil aparece em 84º lugar numa lista de 187 países. Países como Equador, Ucrânia, cazaquistão, Bulgaria, Líbano e uma série de outros estão uns bons lugares acima do brasil em termos de qualidade de vida (média)

      Indices & Data | Human Development Reports (HDR) | United Nations Development Programme (UNDP)


      .


      O que eu te posso dizer é que conheço uma data de outras pessoas, classe média, que era inexistente há uns anos, que hoje em dia têm poder de compra, viajam, têm férias, vão aos EUA e à Europa, compram iphones e ipads, roupas de marca etc. Classe média, quadros médios de empresas sediadas quer em grandes metrópoles como Rio e SP mas também em cidades mais pequenas. Há empresas pequenas de TIs que crescem e se desenvolvem que nem cogumelos fruto de uma boa educação e de investimentos que o país está a desenvolver na área. Em educação também. No Turismo idem. Indústrias também, e nem falo em Agricultura...

      Não digo que é um país perfeito, claro que não é, o que se fala aqui é em desenvolvimento, e o país neste momento está com uma das maiores taxas de crescimento económico do mundo por algum motivo. E umas coisas sucedem-se às outras, hoje a economia cresce, o poder de compra aumenta, a educação aumenta, gera mais riqueza e mais poder de compra, mais educação e desenvolvimento, etc. Até rebentar (e demora décadas a rebentar) o ciclo tende a crescer.

      O Brasil hoje aparece em 84º... amanhã aparecerá em 54º, e eventualmente chegará a níveis mais altos. É dar-lhe tempo, porque o resto já eles têm com fartura!

      Comentário


        #33
        Folha.com - Mercado - Seis multinacionais chegam ao pas atradas por megaprojetos - 02/11/2011

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
          O que eu te posso dizer é que conheço uma data de outras pessoas, classe média, que era inexistente há uns anos, que hoje em dia têm poder de compra, viajam, têm férias, vão aos EUA e à Europa, compram iphones e ipads, roupas de marca etc. Classe média, quadros médios de empresas sediadas quer em grandes metrópoles como Rio e SP mas também em cidades mais pequenas. Há empresas pequenas de TIs que crescem e se desenvolvem que nem cogumelos fruto de uma boa educação e de investimentos que o país está a desenvolver na área.

          Ok, mas isso que estás a falar representa um pequeno nicho da população activa, é praticamente insignificante.
          O Brasil funciona mais ou menos como Angola, alguns poucos ganham fortunas e milhões de pessoas vivem na miséria (se bem que Angola ainda é bem pior).

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
            Ok, mas isso que estás a falar representa um pequeno nicho da população activa, é praticamente insignificante.
            O Brasil funciona mais ou menos como Angola, alguns poucos ganham fortunas e milhões de pessoas vivem na miséria (se bem que Angola ainda é bem pior).
            Isso é passado. Estás talvez a te basear no que lês e vês na tv e não no que se passa actualmente no terreno. Há ainda uma parte grande da população ainda com dificuldades. Mas, todos têm já direito a uma rede minima de cuidados de saúde e educação. Neste momento uma grande parte da população pertence à classe média. Existe um boom na construção(de apartamentos), comercio etc... e isto é sinal aumento de poder de compra do povo. Só indo lá para ver.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Cicero Ver Post
              Isso é passado. Estás talvez a te basear no que lês e vês na tv e não no que se passa actualmente no terreno. Há ainda uma parte grande da população ainda com dificuldades. Mas, todos têm já direito a uma rede minima de cuidados de saúde e educação. Neste momento uma grande parte da população pertence à classe média. Existe um boom na construção(de apartamentos), comercio etc... e isto é sinal aumento de poder de compra do povo. Só indo lá para ver.
              Só indo lá? eu passo praticamente metade do meu tempo no Brasil. O que eu quero dizer é que há uma diferença enorme entre a idéia que o Estado quer passar ao povo e a realidade no terreno. Há toda uma política de propaganda no sentido de convencer o zé povinho de que o Brasil será brevemente uma grande potência e que as pessoas terão as mesmas oportunidades que teriam noutros países, como por exemplo nos Estados Unidos. O que se passa é muito diferente dessa realidade. Quem fala em crescimento da classe média é porque emite uma opinião baseada apenas nos grandes centros urbanos, e ainda assim essa ideia está longe de ser correcta. Eu não digo que há 20 anos atrás o Brasil não estivesse pior do que hoje a nível ecomómico, mas em termos socias não mudou praticamente nada. Os índices de violência são basicamente os mesmos, continua a não haver hospitais públicos (sim, na prática é isso), a polícia continua a ser composta em grande percentagem por bandidos, a corrupção é altíssima, ou seja, na prática a idéia de progresso e crescimento beneficia muito poucos, enquanto a grande maioria da população continua a espera de algo verdadeiramente novo.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                Só indo lá? eu passo praticamente metade do meu tempo no Brasil. O que eu quero dizer é que há uma diferença enorme entre a idéia que o Estado quer passar ao povo e a realidade no terreno. Há toda uma política de propaganda no sentido de convencer o zé povinho de que o Brasil será brevemente uma grande potência e que as pessoas terão as mesmas oportunidades que teriam noutros países, como por exemplo nos Estados Unidos. O que se passa é muito diferente dessa realidade. Quem fala em crescimento da classe média é porque emite uma opinião baseada apenas nos grandes centros urbanos, e ainda assim essa ideia está longe de ser correcta. Eu não digo que há 20 anos atrás o Brasil não estivesse pior do que hoje a nível ecomómico, mas em termos socias não mudou praticamente nada. Os índices de violência são basicamente os mesmos, continua a não haver hospitais públicos (sim, na prática é isso), a polícia continua a ser composta em grande percentagem por bandidos, a corrupção é altíssima, ou seja, na prática a idéia de progresso e crescimento beneficia muito poucos, enquanto a grande maioria da população continua a espera de algo verdadeiramente novo.
                Se vais lá dá para perceber o progresso enorme que tem sido feito. Agora se esperavas que de um momento para o outro(como se fosse magia) eles ficariam com o mesmo nível de vida que os Americanos ou mesmo que os Tugas(para chegarem ao desenvolvimento médio de Portugal vão ainda demorar uns anos(pelo caminho que isto aqui está a ir não serão assim tantos quantos isso)??!! Para isso terias que chamar o David Copperfield! Os problemas lá são mais que muitos, mas o que há a salientar é o progresso enorme e continuo. E há outra coisa importantissima que eles tem na economia que nós nunca tivemos pelo menos durante a nossa Democracia. Exportam mais que importam. Isto faz muita diferença.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Cicero Ver Post
                  (para chegarem ao desenvolvimento médio de Portugal vão ainda demorar uns anos(pelo caminho que isto aqui está a ir não serão assim tantos quantos isso)??!!

                  É mesmo aqui que eu quero chegar. Não acredito que o Brasil chegue sequer ao nível de desenvolvimento português, em termos sociais, mesmo nos próximos 20-30 anos. E se calhar nunca chega. Assim como China e Índia. Ser um país rico é muito diferente de ter um povo rico. E mesmo comparando conosco que somos os pobrezinhos da Europa, eles em média ainda estão bem piores.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                    É mesmo aqui que eu quero chegar. Não acredito que o Brasil chegue sequer ao nível de desenvolvimento português, em termos sociais, mesmo nos próximos 20-30 anos. E se calhar nunca chega. Assim como China e Índia. Ser um país rico é muito diferente de ter um povo rico. E mesmo comparando conosco que somos os pobrezinhos da Europa, eles em média ainda estão bem piores.
                    O que eu mais temo é que em vez de serem eles a nos apanhar. Seremos nós que vamos andar para trás tanto que vamos ficar como eles. Acho que se faz confusão quando se diz que o Brasil é rico. É rico em recursos, não em bem estar médio da população. Agora, a economia deles está em crescimento e esse bem estar da população está em crescendo também aproximando-se a passos largos do nossos padrões de vida. Quando dizes que não acreditas que nunca chegarão ao nosso nível de vida, acho que devias ser mais prudente nessa análise; pois ainda não vai há muitos anos que era impensável estamos a ter este "debate". Também há uns anos atrás era impensável o Brasil bater o PIB da Inglaterra. O mundo está em mudança assim como as mentalidades quer lá quer cá. Por ex. que a geração que Governa este nosso País actualmente sob ponto de vista da honestidade é bem mais parecida com a dos políticos de lá do que a que governava há uns 20 anos.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Cicero Ver Post
                      Quando dizes que não acreditas que nunca chegarão ao nosso nível de vida, acho que devias ser mais prudente nessa análise; pois ainda não vai há muitos anos que era impensável estamos a ter este "debate". .

                      eu não digo que não cheguem, mas não acredito que seja nos próximos 20 anos. Apesar de estarmos na m**** e só se falar em crise, basta um estrangeiro visitar os dois países para ter uma noção da (ainda) diferença abismal entre o padrão de vida média e infra-estruturas socias dos dois países. Não é da noite p/ o dia que se evolui tanto, não é só uma questão de dinheiro. E também não acredito que Portugal vá andar tanto para trás que chegue ao nível do que é o Brasil de hoje.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                        eu não digo que não cheguem, mas não acredito que seja nos próximos 20 anos. Apesar de estarmos na m**** e só se falar em crise, basta um estrangeiro visitar os dois países para ter uma noção da (ainda) diferença abismal entre o padrão de vida média e infra-estruturas socias dos dois países. Não é da noite p/ o dia que se evolui tanto, não é só uma questão de dinheiro. E também não acredito que Portugal vá andar tanto para trás que chegue ao nível do que é o Brasil de hoje.
                        É certo. Mas compara o IDH do norte do Brasil, com o sul, nomeadamente Santa Catarina.

                        Enquanto Portugal, em 2006 era o 27º país mais desenvolvido do mundo (num universo de 200 e tal). Agora em 2010, era o 40º, ou seja, desceu 13 lugares. Só por aí dá para ver onde nós vamos parar...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                          Só indo lá? eu passo praticamente metade do meu tempo no Brasil. ..
                          Se não for indiscrição, em que cidade?

                          Comentário


                            #43
                            Brasil enfrenta "desindustrialização" precoce

                            O Brasil está a atravessar um processo de "desindustrialização" precoce, que afasta o país das economias avançadas, indica um estudo de três economistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

                            André Nassif, Carmem Feijó e Eliane Araújo consideraram dados como a perda de peso da indústria transformadora no Produto Interno Bruto (PIB) e na criação de empregos e a comparação da produtividade do trabalho da indústria brasileira com a da norte-americana.

                            "À medida que as economias se desenvolvem e alcançam um estado de bem-estar e alto PIB per capita, acontece uma perda de participação da indústria e um aumento do setor de serviços. Mas, em economias intermédias, essa perda de participação pode ser danosa para o crescimento", disse à agência Lusa André Nassif, economista da UFF e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

                            O peso da indústria brasileira de transformação no crescimento da economia caiu de 31,3 por cento em 1980 para 14,6 por cento em 2001.

                            Na comparação entre a produtividade do trabalho nas indústrias do Brasil e dos EUA, a brasileira representava entre 36,7 por cento e 41,7 por cento da norte-americana nos anos 70, passou para 25 por cento nos anos 80, voltou a crescer nos anos 90, e chegou a menos de 16 por cento em 2008, segundo os economistas.

                            Ao contrário do que se propaga atualmente, o estudo demonstra que o Brasil não está a ir tão bem quanto parece, ao contrário de outros países emergentes, como a China.

                            "O estudo indica que o país está a ficar para trás, a afastar-se dos avançados", diz Nassif, que atribui a diminuição da desigualdade e o crescimento da classe média no país a programas de transferência de rendimento e não necessariamente ao desenvolvimento sustentado da economia.

                            Na conclusão do estudo, entretanto, Nassif deixa uma nota otimista ao afirmar que ainda há tempo de reverter a situação, para que o crescimento do Brasil não seja limitado.

                            Para que isso aconteça, o estudioso aponta como essenciais os investimentos em tecnologia, em educação e em produção.

                            O estudo, "Structure Change And Economic Development: Is Brazil Cacthing Up Or Falling Behind", será apresentado em São Paulo na quinta-feira, num encontro internacional da Associação Keynesiana Brasileira.
                            Brasil enfrenta "desindustrialização" precoce - JN

                            Comentário


                              #44
                              O Brasil é o 5º pais em território e em população.

                              É um pais muito interessante a vários níveis. Mas eu gosto especialmente das pessoas.

                              Comentário


                                #45
                                Estando no Brasil tenho oportunidade de perceber o imenso potencial que este país tem para explorar! É uma coisa insana! Conseguem ser a 5ª economia do mundo e no entanto no interior do país, há riquezas enormes que nem sequer começaram a ser exploradas. Imaginem quando começarem a ser.

                                Ontem por exemplo estava a ver uma reportagem de uma fazenda no interior onde extraiam bio diesel de cocos de macauba e era tudo tão artesanal, tão manual, os cocos eram carregados à mão, prensados com força braçal, etc. E nem sequer plantavam coqueiros, era tudo produto da terra. Faziam sabonetes/shampoos, oleo alimentar e bio-diesel com os cocos, mas apenas o suficiente para subsistência.

                                Imaginem quando tiverem acesso a investimento+educação+tecnologia?

                                Há tanto dinheiro para ser feito neste país!! É uma coisa insana!

                                É uma pena ver o país a apostar em serviços com o potencial que tem em termos de agricultura e relacionados e na industria transformadora! O maior problema é a falta de educação da população, problema que está a ser combatido neste momento de norte a sul do país, daqui a 10 anos estará parcialmente resolvido! Vai ser um salto brutal!

                                Comentário


                                  #46
                                  jasus !!!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Estando no Brasil tenho oportunidade de perceber o imenso potencial que este país tem para explorar! É uma coisa insana! Conseguem ser a 5ª economia do mundo e no entanto no interior do país, há riquezas enormes que nem sequer começaram a ser exploradas. Imaginem quando começarem a ser.

                                    Ontem por exemplo estava a ver uma reportagem de uma fazenda no interior onde extraiam bio diesel de cocos de macauba e era tudo tão artesanal, tão manual, os cocos eram carregados à mão, prensados com força braçal, etc. E nem sequer plantavam coqueiros, era tudo produto da terra. Faziam sabonetes/shampoos, oleo alimentar e bio-diesel com os cocos, mas apenas o suficiente para subsistência.

                                    Imaginem quando tiverem acesso a investimento+educação+tecnologia?

                                    Há tanto dinheiro para ser feito neste país!! É uma coisa insana!

                                    É uma pena ver o país a apostar em serviços com o potencial que tem em termos de agricultura e relacionados e na industria transformadora! O maior problema é a falta de educação da população, problema que está a ser combatido neste momento de norte a sul do país, daqui a 10 anos estará parcialmente resolvido! Vai ser um salto brutal!
                                    Já estás em S. Paulo?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Hipolito Ver Post
                                      Já estás em S. Paulo?
                                      Sim. Desde 1/Julho

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                        Sim. Desde 1/Julho
                                        E então, a adaptação a uma realidade completamente diferente?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Hipolito Ver Post
                                          E então, a adaptação a uma realidade completamente diferente?

                                          Tranquilo! Eu adapto-me a tudo!

                                          Mas ao fim de uma semana já sabia que não queria cá ficar permanente, 6 meses em São Paulo vão chegar e sobrar...

                                          Agora se o escritório fosse no Rio.... aí sim a conversa seria outra! No Rio fazia o resto da minha vida toda!

                                          Viver no Brasil pode ser muito fácil... mas em São Paulo não é certamente!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Tranquilo! Eu adapto-me a tudo!

                                            Mas ao fim de uma semana já sabia que não queria cá ficar permanente, 6 meses em São Paulo vão chegar e sobrar...

                                            Agora se o escritório fosse no Rio.... aí sim a conversa seria outra! No Rio fazia o resto da minha vida toda!

                                            Viver no Brasil pode ser muito fácil... mas em São Paulo não é certamente!
                                            Falas da criminalidade? No Rio é lindo mas se falas de criminalidade confusão e transito. A coisa não deve ser muito diferente.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Hipolito Ver Post
                                              Falas da criminalidade? No Rio é lindo mas se falas de criminalidade confusão e transito. A coisa não deve ser muito diferente.


                                              Criminalidade? nahhh,

                                              Falo de horas de trânsito (tipo uma hora para fazer 15 kms)... duas horas por dia (e eu só ando de taxi na faixa rápida do Bus, imagina o resto do pessoal). Falo de não haver nada para fazer em São Paulo ao fim de semana por exemplo, excepto fazer 3 horas de carro para cada lado para ir para a praia. Falo de um ritmo de trabalho tremendo (acordar cedo, passar horas no trânsito, trabalhar 9 horas com 30 mins de almoço, e mais horas no trânsito), tudo caro que ninguém imagina, enfim. Não é a cidade que me deixe maravilhado. Não tem atração nenhuma (excepto as pessoas, que são óptimas)!

                                              O Rio não tem nada a ver, muito mais tranquilo, ritmo de vida mais baixo, muito mais bonito, muito mais coisas para fazer, 300 dias de praia por ano e muito mais barato!


                                              Deixa-me dar um exemplo, alugar um campo de Squash por 1h:

                                              Portugal (Póvoa de Varzim): 5€
                                              Irlanda (Dublin): 12€
                                              USA (Phoenix - campos perfeitos): 8€
                                              São Paulo (campo fraquinho): 40€ e raramente arranjo vagas!!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                                Deixa-me dar um exemplo, alugar um campo de Squash por 1h:

                                                Portugal (Póvoa de Varzim): 5€
                                                Irlanda (Dublin): 12€
                                                USA (Phoenix - campos perfeitos): 8€
                                                São Paulo (campo fraquinho): 40€ e raramente arranjo vagas!!
                                                A culpa no fundo é tua. Se arranjares outro passatempo até fica mais barato. Como fumar crack por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                  Criminalidade? nahhh,




                                                  Deixa-me dar um exemplo, alugar um campo de Squash por 1h:

                                                  Portugal (Póvoa de Varzim): 5€
                                                  Irlanda (Dublin): 12€
                                                  USA (Phoenix - campos perfeitos): 8€
                                                  São Paulo (campo fraquinho): 40€ e raramente arranjo vagas!!
                                                  lol Realmente a coisa está inflacionada para esse lados!

                                                  * também squash também uma cena muito à frente para uma cidade(país) que ainda agora está a sair do 3º mundo.
                                                  Editado pela última vez por Hipolito; 23 August 2012, 15:36.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                    Criminalidade? nahhh,

                                                    Falo de horas de trânsito (tipo uma hora para fazer 15 kms)... duas horas por dia (e eu só ando de taxi na faixa rápida do Bus, imagina o resto do pessoal). Falo de não haver nada para fazer em São Paulo ao fim de semana por exemplo, excepto fazer 3 horas de carro para cada lado para ir para a praia. Falo de um ritmo de trabalho tremendo (acordar cedo, passar horas no trânsito, trabalhar 9 horas com 30 mins de almoço, e mais horas no trânsito), tudo caro que ninguém imagina, enfim. Não é a cidade que me deixe maravilhado. Não tem atração nenhuma (excepto as pessoas, que são óptimas)!

                                                    O Rio não tem nada a ver, muito mais tranquilo, ritmo de vida mais baixo, muito mais bonito, muito mais coisas para fazer, 300 dias de praia por ano e muito mais barato!


                                                    Deixa-me dar um exemplo, alugar um campo de Squash por 1h:

                                                    Portugal (Póvoa de Varzim): 5€
                                                    Irlanda (Dublin): 12€
                                                    USA (Phoenix - campos perfeitos): 8€
                                                    São Paulo (campo fraquinho): 40€ e raramente arranjo vagas!!
                                                    E para onde vais depois de SP meu? Regressas a Dublin?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                      E para onde vais depois de SP meu? Regressas a Dublin?

                                                      Há 2 sítios que não são opção para mim neste momento, Dublin e Portugal. De resto qualquer sítio está bem!

                                                      Para já ainda não sei, estou a negociar isso.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                        Criminalidade? nahhh,

                                                        Falo de horas de trânsito (tipo uma hora para fazer 15 kms)... duas horas por dia (e eu só ando de taxi na faixa rápida do Bus, imagina o resto do pessoal). Falo de não haver nada para fazer em São Paulo ao fim de semana por exemplo, excepto fazer 3 horas de carro para cada lado para ir para a praia. Falo de um ritmo de trabalho tremendo (acordar cedo, passar horas no trânsito, trabalhar 9 horas com 30 mins de almoço, e mais horas no trânsito), tudo caro que ninguém imagina, enfim. Não é a cidade que me deixe maravilhado. Não tem atração nenhuma (excepto as pessoas, que são óptimas)!

                                                        O Rio não tem nada a ver, muito mais tranquilo, ritmo de vida mais baixo, muito mais bonito, muito mais coisas para fazer, 300 dias de praia por ano e muito mais barato!


                                                        Deixa-me dar um exemplo, alugar um campo de Squash por 1h:

                                                        Portugal (Póvoa de Varzim): 5€
                                                        Irlanda (Dublin): 12€
                                                        USA (Phoenix - campos perfeitos): 8€
                                                        São Paulo (campo fraquinho): 40€ e raramente arranjo vagas!!
                                                        Tens que descer um pouco mais no mapa do Brasil! Acho que há um pouco menos de confusão, os preços também devem melhorar um pouco mas se calhar não muito, as pessoas continuam a ser 5*, e tem algumas cidades que valem bem a pena!

                                                        O transito em São Paulo às vezes até me faz rir quando vejo a TV record aqui ás 12h, filas de 3,5horas para entrar na cidade... assustador!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                          Tranquilo! Eu adapto-me a tudo!

                                                          Mas ao fim de uma semana já sabia que não queria cá ficar permanente, 6 meses em São Paulo vão chegar e sobrar...

                                                          Agora se o escritório fosse no Rio.... aí sim a conversa seria outra! No Rio fazia o resto da minha vida toda!

                                                          Viver no Brasil pode ser muito fácil... mas em São Paulo não é certamente!
                                                          Nasci no Brasil e vim pra Portugal a 10 anos (tinha 13 na altura) e há 3 ou 4 lugares para onde retornaria sem pensar muito,isso quando acabar o meu curso:

                                                          -Curitiba (onde nasci e vivi)
                                                          -Balneário Camboriu
                                                          -Florianópolis
                                                          -E vá...algumas outra cidades muito bem organizadas em Santa Catarina

                                                          Vou para essa região a cada ano e meio....e sinceramente não vejo problemas em adaptação...e nem acho que as coisas sejam muito diferentes de ca....existem alguns pontos piores,outros melhores e outros iguais...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por rafaelbr Ver Post
                                                            Nasci no Brasil e vim pra Portugal a 10 anos (tinha 13 na altura) e há 3 ou 4 lugares para onde retornaria sem pensar muito,isso quando acabar o meu curso:

                                                            -Curitiba (onde nasci e vivi)
                                                            -Balneário Camboriu
                                                            -Florianópolis
                                                            -E vá...algumas outra cidades muito bem organizadas em Santa Catarina

                                                            Vou para essa região a cada ano e meio....e sinceramente não vejo problemas em adaptação...e nem acho que as coisas sejam muito diferentes de ca....existem alguns pontos piores,outros melhores e outros iguais...

                                                            Ainda não tive oportunidade de ir lá (tenho programado ir em Novembro) mas já me falaram que o litoral de Santa Catarina é de facto a melhor zona do Brasil (pelo menos no Verão). Que mesmo para a Europa não há grandes diferenças. Estou curioso de ir lá.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                              Há 2 sítios que não são opção para mim neste momento, Dublin e Portugal. De resto qualquer sítio está bem!

                                                              Para já ainda não sei, estou a negociar isso.


                                                              Zurique?

                                                              ah, e tenho amigos que concordam inteiramente com a tua descrição de SP, alguns deles paulistas!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X