Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Militares levantam questão- Número de Generais de que Portugal dispõe é insuficiente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
    1 - As FA têm um efectivo total dos três ramos de 41 mil homens (24 mil no Exercito, 10 mil na Marinha e 7 mil na F.A.), mas para o proximo ano vão ser reduzidas em 10% por imposição do "Triunvirato"
    Portugal é actualmente o Pais da OTAN e da Europa (salvo paises como o Luxemburgo, Estonia, Letonia e Lituania) com as FA mais pequenas e pior equipadas. Devido as restrições orçamentais a capacidade operacional dos três ramos esta reduzida quase ao zero, pois quase não há dinheiro para os combustiveis e munições, viaturas paradas por falta de subselentes etc etc.

    2 - Quanto aos exercicios do "F-16" em Monte Real, os mesmos são obrigatorios por imposição da OTAN, uma vez que temos que ter pelo menos uma parelha de caças em alerta permanente devidamente reabastecidos e armados para levantarem vôo no prazo maximo de 15 minutos após da dado o alerta. Para manter esta prontidão é necessario dar treino aos pilotos e manutenção ao material, e os gastos com estes exercicios são custeados pela propria OTAN. Falar sem ter conheimento de causa, é FACIL.

    3 - Da frota de 6 "C-130" alguns vão receber os "kits" necessarios para os transformar em unidades operativas na luta contra os incêndios, Tambem alguns helis "SA-330 Puma" que estavam desactivados vão regressarem ao activo com o mesmo fim de ajudarem os incêndios.

    4 - Quanto aos militares estarem a porta das unidades certamente são aqueles que fazem parte da "guarda" que mantem assegurança as mesmas. Mas não é só nos quarteis que o pessoal vêm para a porta fumar o cigarrarinho, pois é comum ver-se as portas das empresas publicas e privadas os trabalhadores destas cá fora de cigarro na mão. Se estes podem e ninguem propesta, porque razão os militares o não podem fazer?

    Correcto.


    Acrescento sobre os generais, deixando o excerto - sumário - de um artigo que não está disponivel na sua integra, online.


    Em 1974 debatia-se o país com várias frentes de combate: Guiné, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor.

    Tinha apenas 41 generais e dispunha de 42.438 praças para combater.

    Hoje tem 58 generais para 12.500 praças.

    Mas em 2006, tinha 65 oficiais generais.

    Explicando melhor: em 1974 o rácio era de 1 general para 1024 praças.

    O rácio de hoje é de 1 general para 224 praças.

    Salazar não tinha profissionais das armas a chefiar ministérios ou direcções-gerais.
    Eram civis.
    Hoje tem 25 generais colocados em vários cargos, de assessorias ministeriais e outras, o que absorve o grande quinhão do orçamento para a Defesa.
    Portugal tem mais generais do que em 74

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por WM Ver Post
      Nope...
      Achas então que um Estado soberano não precisa para nada de um serviço e de uma classe militar?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
        ...

        Acrescento sobre os generais, deixando o excerto - sumário - de um artigo que não está disponivel na sua integra, online.

        Portugal tem mais generais do que em 74
        O rácio é tão elevado mas não podemos esquecer que estávamos em guerra, ou a sair dela, e havia muitas combatentes. Hoje em dia para além de felizmente não estarmos em guerra, ainda acabou-se com o SMO, p.e..

        E a questão não é só o número de Generais, mas também as restantes patentes, que obviamente esperam a natural progressão. Conheci pessoas de perto que tiveram anos para passar de 1º Sargento a Sargento-Chefe, p.e., porque eram muitos os candidatos e poucas as vagas.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
          O rácio é tão elevado mas não podemos esquecer que estávamos em guerra, ou a sair dela, e havia muitas combatentes. Hoje em dia para além de felizmente não estarmos em guerra, ainda acabou-se com o SMO, p.e..

          E a questão não é só o número de Generais, mas também as restantes patentes, que obviamente esperam a natural progressão. Conheci pessoas de perto que tiveram anos para passar de 1º Sargento a Sargento-Chefe, p.e., porque eram muitos os candidatos e poucas as vagas.

          Precisamente, o rácio na altura em 1974 era de:

          em 1974 o rácio era de 1 general para 1024 praças
          Hoje

          rácio de hoje é de 1 general para 224 praças
          Começou-se a reduzir praças desde finais da decada de 1970 com o fim da guerra colonial e a descolonização.
          Nova brutal redução desde inicios da decada de 1990.

          Os oficiais superiores aumentaram, e são esses que dão os General, Major General, Tenente General, Almirante, Vice Almirante, Comodoro, Marechal, e afins, isto considerando os 3 ramos das FA's.

          Ou seja a aberração começou numa altura em que se reduziam praças, se fechavam cursos de sargentos e numa altura em diversas especialidades começaram a ter dificuldades de pessoal.


          E a questão não é só o número de Generais, mas também as restantes patentes, que obviamente esperam a natural progressão. Conheci pessoas de perto que tiveram anos para passar de 1º Sargento a Sargento-Chefe, p.e., porque eram muitos os candidatos e poucas as vagas.
          Estas progressões sempre foram e serão uma chatice, tem sido causa de muitas dores de cabeça e reivindicações dos militares das classes de Sargentos e Of. Subalternos.
          Mas isto só acaba quando a coisa emagrecer definitivamente com uma maior profissionalização.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
            Achas então que um Estado soberano não precisa para nada de um serviço e de uma classe militar?
            Não fui claro no primeiro post?

            O que eu acho, é que quando duas pessoas têm opiniões tão dispares, facilmente entram em discussões de surdos e de nada serve. Como tenho muita coisa que esta tarde desejo fazer, não entrarei nesta discussão, por muito que desejes.

            Abraço

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por WM Ver Post
              Não fui claro no primeiro post?

              O que eu acho, é que quando duas pessoas têm opiniões tão dispares, facilmente entram em discussões de surdos e de nada serve. Como tenho muita coisa que esta tarde desejo fazer, não entrarei nesta discussão, por muito que desejes.

              Abraço
              Por achar que não foste claro é que fiz a pergunta da ironia e esta última, antes de entrar numa discussão propriamente dita...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                Por achar que não foste claro é que fiz a pergunta da ironia e esta última, antes de entrar numa discussão propriamente dita...
                Fui bastante claro e exacto no que disse, e diversas pessoas perceberam tendo feito like do que disse.

                Como não desejo falar para alguém que não quer ouvir, sugeri que não partissemos para a discussão que tão inevitavelmente desejas ter.

                Ok?

                Abraço

                Comentário


                  #38
                  Faltam generais? Dividem os salário deles por 2 e promovem outros.

                  Comentário


                    #39
                    Uma das coisas que me faz pena hoje em dia é o SMO ter acabado, visto que anda por ai muito boa gente que precisava de estar uns tempitos lá para aprenderem nem que seja a terem disciplina e respeito.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                      Uma das coisas que me faz pena hoje em dia é o SMO ter acabado, visto que anda por ai muito boa gente que precisava de estar uns tempitos lá para aprenderem nem que seja a terem disciplina e respeito.

                      Daqui se poderia eventualmente depreender que toda a gente que cumpriu SMO no passado sabe o que é disciplina e respeito....


                      Comentário


                        #41
                        O SMO era uma coisa tão boa, tão boa, que até obrigou a milhares de homens fugirem do país para se refugiarem dele. Já o disse,e volto a dizer: Estamos num país democrático, como tal, ninguém pode ser obrigado a ir a um serviço para o qual é contra! Nem nos EUA,um país profundamente militar, nem aí existe serviço militar obrigatório.

                        E é que apesar de em Portugal não haver um SMO propriamente dito, existe o dia da defesa nacional, para podermos cumprir o nosso dever militar. Nesse aspecto nem sou a favor,nem contra. Fui lá, até gostei de ir, e serviu mais que não fosse, para perceber que a maioria dos generais, oficiais etc, são um cancro na sociedade. Não fazem nada, passam o dia com o c* sentado no sofá, e lá vão vigiando umas coisas ou outras, e recebem um bruto de um salário ao final do mês. Dinheiro esse, que escusado será dizer, que é pago pelo suor de todos os portugueses...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          Daqui se poderia eventualmente depreender que toda a gente que cumpriu SMO no passado sabe o que é disciplina e respeito....

                          Daqui se pode depreender que és um dos que não tiveram que frequentar o SMO.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                            O SMO era uma coisa tão boa, tão boa, que até obrigou a milhares de homens fugirem do país para se refugiarem dele. Já o disse,e volto a dizer: Estamos num país democrático, como tal, ninguém pode ser obrigado a ir a um serviço para o qual é contra! Nem nos EUA,um país profundamente militar, nem aí existe serviço militar obrigatório.

                            E é que apesar de em Portugal não haver um SMO propriamente dito, existe o dia da defesa nacional, para podermos cumprir o nosso dever militar. Nesse aspecto nem sou a favor,nem contra. Fui lá, até gostei de ir, e serviu mais que não fosse, para perceber que a maioria dos generais, oficiais etc, são um cancro na sociedade. Não fazem nada, passam o dia com o c* sentado no sofá, e lá vão vigiando umas coisas ou outras, e recebem um bruto de um salário ao final do mês. Dinheiro esse, que escusado será dizer, que é pago pelo suor de todos os portugueses...
                            Assim do género como os deputados e afins, as chefias de serviços da administração pública, muitos patrões portugueses, muitos médicos, enfermeiros, etc, etc.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                              Daqui se pode depreender que és um dos que não tiveram que frequentar o SMO.

                              Daqui se pode depreender que tu és um dos que me podem ensinar sobre disciplina e respeito.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Daqui se pode depreender que tu és um dos que me podem ensinar sobre disciplina e respeito.
                                Se calhar até poderia ter-te ensinado umas coisitas (pelo menos a leres os posts na integra), quem sabe... é como tudo, nunca se pode dizer que desta água não beberei!
                                Editado pela última vez por PSerra; 10 November 2011, 15:58.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                  Assim do género como os deputados e afins, as chefias de serviços da administração pública, muitos patrões portugueses, muitos médicos, enfermeiros, etc, etc.
                                  Sim, mas expliquem-me qual a função de um general mesmo? Sempre fui, e sempre hei-de ser contra o exercito! Por acaso, Portugal até nem é dos piores, tendo em conta que muitos soldados vão em missão de paz, mas mesmo assim, para mim mexer e ser ensinado a mexer em armas é algo anti-ético. Ter pessoas a berrar aos meus ouvidos, a dizer aquilo que eu tenho ou não de fazer, desrespeitando a minha integridade psíquica e física não faz parte dos ideais que defendo! Sempre respeitei e defendi a carta/declaração universal dos direitos humanos, e o exercito vai claramente contra ela em muitos pontos. Se o SMO fosse obrigatório, o que eu ia fazer para lá? Encostar-me a um canto, sem fazer metade das coisas que eles mandassem (excepto os exercícios de condição física que isso eu não me importaria minimamente)? É que podem ter a certeza, podiam pressionar-me como quisessem, podiam torturar-me e chicotear-me, mas mexer numa arma, é que eu não mexia de certeza absoluta! E não é por uma questão de má vontade, é mesmo por uma questão dos principios que eu defendo. Não agrado? causo urticária? temos pena! Não nasci para agradar a ninguém. Sou como sou, e ainda há-de estar para nascer a pessoa que me faça ir contra os meus ideias e ponto final!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Daqui se pode depreender que tu és um dos que me podem ensinar sobre disciplina e respeito.
                                    Não vale a pena perderes o teu tempo com pessoas que se acham omniscientes, omnipotentes e donos da verdade. É por estas e por outras que eu não me admiro que ainda haja quem defenda a vinda de Salazar. É que pelos vistos os mais básicos principios éticos fundadores de uma democracia, foram esquecidos por muitos portugueses. ÓOO Filosofia... Onde andas tu! Deverias de ser implementada na escola desde o 5º ano, 4 blocos por semana...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                      Uma das coisas que me faz pena hoje em dia é o SMO ter acabado, visto que anda por ai muito boa gente que precisava de estar uns tempitos lá para aprenderem nem que seja a terem disciplina e respeito.
                                      Velha discussão, eu cumprio o SMO, já apenas de 6 meses, e afirmo que só dá o que tu dizes, a quem o queria receber.
                                      Para outros entra a 100 e saí a 1000.

                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                      O SMO era uma coisa tão boa, tão boa, que até obrigou a milhares de homens fugirem do país para se refugiarem dele. Já o disse,e volto a dizer: Estamos num país democrático, como tal, ninguém pode ser obrigado a ir a um serviço para o qual é contra! Nem nos EUA,um país profundamente militar, nem aí existe serviço militar obrigatório....
                                      Estás a falar isso na altura da guerra colonial, aí não era bem fugir por causa do SMO mas porque iam bater com os costaços em Africa. Depois disso o SMO veio a ser reduzido substancialmente, até serem 9 e depois 6 meses, fugir por este tempo...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Velha discussão, eu cumprio o SMO, já apenas de 6 meses, e afirmo que só dá o que tu dizes, a quem o queria receber.
                                        Para outros entra a 100 e saí a 1000.
                                        Claro, como tudo!
                                        Mas vi muitos casos em que entraram lá como "reis" e no fim foram das pessoas que hoje em dia tenho mais respeito e amizade, porque a tropa dava para aprender muita coisa (boa e má) e especialmente criavamos amizades e "espirito de grupo" (que hoje em dia, poucos sabem o que é) que passados tantos anos ainda perduram.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                                          Correcto.


                                          Acrescento sobre os generais, deixando o excerto - sumário - de um artigo que não está disponivel na sua integra, online.




                                          Portugal tem mais generais do que em 74
                                          1 - Em 1974 Portugal tinha três frentes de combate em Africa (Angola, Moçambique e Guine), em C.Verde não havia guerra.

                                          2 - Em 1974 Portugal não tinha 42 mil soldados, os efectivos nacionais naquela altura rondava os 230 mil homens, só na metropole eram mais de 60 mil, e os restantes dispersos pelo Imperio, com maior incidência nos territorios onde havia guerra.

                                          3 - Os generais do exercito actualmente são 33.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                            Uma das coisas que me faz pena hoje em dia é o SMO ter acabado, visto que anda por ai muito boa gente que precisava de estar uns tempitos lá para aprenderem nem que seja a terem disciplina e respeito.



                                            (vindo de alguem que fez o SMO)

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                              Claro, como tudo!
                                              Mas vi muitos casos em que entraram lá como "reis" e no fim foram das pessoas que hoje em dia tenho mais respeito e amizade, porque a tropa dava para aprender muita coisa (boa e má) e especialmente criavamos amizades e "espirito de grupo" (que hoje em dia, poucos sabem o que é) que passados tantos anos ainda perduram.
                                              Isso também se aprende nos Bombeiros, instituição a qual faço parte à alguns meses, e com muito orgulho!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Resposta errada
                                                Editado pela última vez por Akagi; 10 November 2011, 15:49.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                  Sim, mas expliquem-me qual a função de um general mesmo? Sempre fui, e sempre hei-de ser contra o exercito! Por acaso, Portugal até nem é dos piores, tendo em conta que muitos soldados vão em missão de paz, mas mesmo assim, para mim mexer e ser ensinado a mexer em armas é algo anti-ético. Ter pessoas a berrar aos meus ouvidos, a dizer aquilo que eu tenho ou não de fazer, desrespeitando a minha integridade psíquica e física não faz parte dos ideais que defendo! Sempre respeitei e defendi a carta/declaração universal dos direitos humanos, e o exercito vai claramente contra ela em muitos pontos. Se o SMO fosse obrigatório, o que eu ia fazer para lá? Encostar-me a um canto, sem fazer metade das coisas que eles mandassem (excepto os exercícios de condição física que isso eu não me importaria minimamente)? É que podem ter a certeza, podiam pressionar-me como quisessem, podiam torturar-me e chicotear-me, mas mexer numa arma, é que eu não mexia de certeza absoluta! E não é por uma questão de má vontade, é mesmo por uma questão dos principios que eu defendo. Não agrado? causo urticária? temos pena! Não nasci para agradar a ninguém. Sou como sou, e ainda há-de estar para nascer a pessoa que me faça ir contra os meus ideias e ponto final!
                                                  Eu chamo a isto: Cobardia encapotada em falsos moralismos

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                    Eu chamo a isto: Cobardia encapotada em falsos moralismos

                                                    Deves ter faltado ao SMO porque "respeito" é uma cena que não te assiste...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                      Eu chamo a isto: Cobardia encapotada em falsos moralismos
                                                      Que dedução tão triste.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                        Sim, mas expliquem-me qual a função de um general mesmo? Sempre fui, e sempre hei-de ser contra o exercito! Por acaso, Portugal até nem é dos piores, tendo em conta que muitos soldados vão em missão de paz, mas mesmo assim, para mim mexer e ser ensinado a mexer em armas é algo anti-ético. Ter pessoas a berrar aos meus ouvidos, a dizer aquilo que eu tenho ou não de fazer, desrespeitando a minha integridade psíquica e física não faz parte dos ideais que defendo! Sempre respeitei e defendi a carta/declaração universal dos direitos humanos, e o exercito vai claramente contra ela em muitos pontos. Se o SMO fosse obrigatório, o que eu ia fazer para lá? Encostar-me a um canto, sem fazer metade das coisas que eles mandassem (excepto os exercícios de condição física que isso eu não me importaria minimamente)? É que podem ter a certeza, podiam pressionar-me como quisessem, podiam torturar-me e chicotear-me, mas mexer numa arma, é que eu não mexia de certeza absoluta! E não é por uma questão de má vontade, é mesmo por uma questão dos principios que eu defendo. Não agrado? causo urticária? temos pena! Não nasci para agradar a ninguém. Sou como sou, e ainda há-de estar para nascer a pessoa que me faça ir contra os meus ideias e ponto final!
                                                        Eu também sou pela paz, mas se violassem a tua mulher à tua frente e te enrabassem e a seguir preparassem a tua filha para a meter numa mala do carro e a levar sabe-se lá para onde, com uma arma à mão não a utilizavas ?

                                                        "Ai não ! não posso ir contra os meus princípios"
                                                        Editado pela última vez por v7; 10 November 2011, 15:56.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                          Que dedução tão triste.
                                                          Nada de novo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                            Eu chamo a isto: Cobardia encapotada em falsos moralismos
                                                            Podes pensar o que quiseres. Podem chamar-me de cobarde, podem chamar-me do que quiserem que é para o lado que durmo melhor, agora fazerem-me ir contra os meus princípios?

                                                            O exercito não serve para mais nada do que tentar controlar o mundo! Montes de pessoas já foram mortas por exercitos! Crianças inclusive que viram os seus sonhos roubados, e a esperança morta devido a actos egocentricos de forças militares e políticas.

                                                            Sabes o que é que pessoas como tu mereciam? Veres um filho teu abatido por uma força militar qualquer! Tenho a certeza que mudarias de opinião em 0,00001 microsegundos. E digo-te mais: Aquilo que para ti é cobardia, para mim é respeito pelo ser humano, e pela carta universal dos direitos humanos, que orgulhosamente foi criada no dia 10 de Dezembro de 1948. Aquilo que para ti é cobardia, para mim é respeito pela vida, pelo valor humano, pelas suas integridades físicas e psiquícas. Aquilo que para ti é cobardia, para mim é respeito pela liberdade e livre arbítrio! Aquilo que para ti é cobardia, para mim é um valor tão essencial como respirar! É aquilo que eu defendo! É aquilo em que acredito! E se tu não compreendes isso, porta da rua, serventia da casa!

                                                            É que eu não nasci para te agradar! E se te causo urticária, tens duas soluções: Ou tomas hidroxizina (que era um favor que fazias à humanidade), ou segues em frente, ignorando aquilo que defendo!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                              Deves ter faltado ao SMO porque "respeito" é uma cena que não te assiste...
                                                              Estas redondamente enganado. Não desertei ao SMO e cumpri 3 anos de serviço militar, dois dos quais em zona de cambate na Guiné.

                                                              Vocês é que falam sem terem a minima ideia do que é o serviço militar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X