Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Militares levantam questão- Número de Generais de que Portugal dispõe é insuficiente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
    Por acaso andou na mesma tabela com os números de "Generais", tinhas todos os outros oficiais e sargentos até Furriel (creio) e como disse inicialmente, aqui também há muita gordura (e não estou a falar do peso dos homens).
    Mas não vou ao ponto que devia apenas haver 5/6 (um por cada Ramo + GNR).

    Mas tu, que pareces estar dentro da matéria, qual a tua opinião? Fazem falta mais?

    Não faço a mínima ideia, teria que perguntar ao general que fez a declaração. Ele apenas diz que existe um numero insuficiente e não adianta mais nada.
    Não estou dentro da matéria, tenho apenas interesse em estudar o porquê de determinados grupos e sociedades "pensarem" ou "agirem" de esta ou daquela maneira. Neste caso especifico, o modo como a sociedade civil portuguesa percepciona o militar. Este pensamento não é espontâneo ou fruto da experiência individual mas sim fortemente influenciado por forças históricas e sociais.

    Comentário


      Originalmente Colocado por ABS Ver Post
      Porque é que tens essa ideia?

      Se num universo de 10.000 soldados , apenas 700 estão no Afeganistão, Iraque e Balcãs , então os 9300 "excedentários" estão a pastar em quarteis. Este exercicio mental foi formatado por uma cultura de discurso que sempre quis afastar os militares da sociedade civil, e muito pior que isso, criou uma imagem extremamente negativa baseada em principios de "utilidade" e "produtividade". Daí surgirem, com toda a naturalidade do mundo, as questões retóricas : "O que é que eles fazem?", "Qual a sua utilidade?".

      Voltado agora para a ralidade: Um militar, instrutor de condução, para o camião num tasco da aldeia mais próxima do quartel par tomar o cafézinho da manhã. O mesmo se passa noutro local mas o instrutor é civil. Dois cidadãos entram em ambos os tascos e o que pensarão sobre o assunto?
      Resposta fácil: O militar está a coçar e o civil está em pausa no seu trabalho.
      Temos que arranjar forma de nos envolvermos numa guerra qualquer, se não o nosso exército não presta para nada, não tem qualquer utilidade (tal como a maioria dos outros exércitos do mundo).

      E continuando na temática de que não prestamos para nada, (nem exército nem o país) nem sei como é que já não fomos expulsos da NATO:

      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
      Nós nem Forças Armadas deveríamos ter, que aquilo de Força e de Armada pouco tem, quanto mais aumentar o número de "Abades".

      Comentário


        Originalmente Colocado por WH Ver Post
        ...

        E continuando na temática de que não prestamos para nada, (nem exército nem o país) nem sei como é que já não fomos expulsos da NATO:
        POr acaso não concordo nada com isso, que não prestamos para nada. Mesmo mal equipados (em comparação), nunca ficámos mal nas missões a que somos chamados - parece-me.

        E não esquecer que a nossa posição geográfica é bastante importante para a Nato.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post


          Só uma perguntinha simples: O que é que é preciso fazer para ser General? É que se calhar eu mandava-me... Não gosto muito é do traje, é da cor da azeitona e depois um gajo escorrega, mas eu acho que lidava bem com isso. Em 180, deve haver lugar para mais um...
          Estas no gozo. Certo? Só pode ser.

          Comentário


            Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
            Diz lá uma coisa Chevrolet, quanto é que te pagam?

            Se disseres qual é a tua patente....posso dizer-te se me pagam mais ou menos do que a ti. Já agora, alem da patente diz tambem se já passaste á reserva, a ganhar o belo do ordenado sem fazer absolutamente nenhum!

            Será que houve muitos generais na manifestação dos militares neste sábado?
            MANIFESTAÇÃO DA FAMÍLIA MILITAR (LISBOA, 12 DE NOVEMBRO DE 2011) « EPHEMERA

            País - Militares desfilam do Rossio ao Terreiro do Paço - RTP Noticias, Vídeo

            Comentário


              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              se o civil trabalha numa empresa privada até pode ficar a ler o jornal a manha toda não tenho nada com isso.
              E a realidade conheço porque felizmente conheço muito boa gente que trabalha no exercito e na FA. E tenho um pai que trabalhou no laboratório militar dos olivais e sei bem o carnaval que era.
              Podemos concluir que o militar além de ser também tem de o parecer. Isto porque o militar é pago por ti, logo as exigências serão outras. Ele é instrutor de condução e é pago para ensinar aos outros a conduzir, tal e qual o civil do privado. Na pausa do café temos problemas, um não o pode fazer porque não está a ser produtivo com o teu dinheiro e o outro não tens nada a ver porque o problema é do patrão dele.
              Era aqui que queria chegar, percepções diferentes para situações iguais. Quando estas situações envolvem militares essas percepções, na maior parte das vezes, são elevadas ao cubo.

              Quanto ao Carnaval do laboratório militar acredito que assim o seria, sendo um dos muitos maus exemplos que, repito, não serão exclusivos das FA.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                Podemos concluir que o militar além de ser também tem de o parecer. Isto porque o militar é pago por ti, logo as exigências serão outras. Ele é instrutor de condução e é pago para ensinar aos outros a conduzir, tal e qual o civil do privado. Na pausa do café temos problemas, um não o pode fazer porque não está a ser produtivo com o teu dinheiro e o outro não tens nada a ver porque o problema é do patrão dele.
                Era aqui que queria chegar, percepções diferentes para situações iguais. Quando estas situações envolvem militares essas percepções, na maior parte das vezes, são elevadas ao cubo.

                Quanto ao Carnaval do laboratório militar acredito que assim o seria, sendo um dos muitos maus exemplos que, repito, não serão exclusivos das FA.
                E não tem de ser assim? mais exigência nas funções públicas por isso mesmo, porque somos nós todos que alimentamos a máquina?
                Eu sei que é o completo oposto, como o estado é um pai grande todos os abusos se podem fazer.

                Defender mais generais é defender o impossível.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por WH Ver Post
                  Temos que arranjar forma de nos envolvermos numa guerra qualquer, se não o nosso exército não presta para nada, não tem qualquer utilidade (tal como a maioria dos outros exércitos do mundo).

                  E continuando na temática de que não prestamos para nada, (nem exército nem o país) nem sei como é que já não fomos expulsos da NATO:

                  Essa questão é muito interessante porque equaciona a necessidade ou não de existirem forças armadas em Portugal. Se houvesse um referendo ao povo português sobre a matéria tenho quase a certeza que o sim ganharia apesar da crescente simpatia do "não estar em guerra logo não gastar recursos em inúteis".

                  Do ponto de vista histórico e cultural sempre fomos nação com tradição castrense cuja génese advém da independência, incursões castelhanas, defesa das colónias, subjugação filipina, invasões francesas, I Grande Guerra e guerra colonial. Não tivemos guerra civil mas andou muito perto. Não somos a Suíça porque somos portugueses
                  Com a politica neutral, bem parda, de Salazar lá nos safamos de ajudar Polacos, Holandeses, Belgas, Franceses, Ingleses, Finlandeses, etc,etc,etc,etc, lavando a face com ajuda a meia dúzia de judeus em ponte para as Américas, não permitindo a utilização dos Açores pelos alemães e entregue somente aos americanos quando a guerra mudou de sentido.

                  Com a cortina de ferro a NATO fazia todo o sentido pois estávamos protegidos pelos aliados em caso de conflito, mas também teríamos a obrigação de avançar caso algum aliado fosse atacado. Para esse efeito foi criada uma (e única até agora) brigada mista independente (Sta. Margarida) que em caso de conflito global na Europa avançaria para o norte de Itália, pertencendo esta brigada a uma divisão comandada por italianos.
                  Entretanto veio o ano de 1988 e tudo mudou, o inimigo já não era o mesmo e do norte de Itália passou-se para os Balcãs, guerra étnica, cujo objectivo da NATO passou a ser a segurança das populações civis. O meu irmão esteve lá e a sua missão era transportar todos os dias em segurança grupos de crianças para a escola. Durante o tempo em que esteve lá nenhuma criança foi morta por snipers. Isto significa que os tugas são bons com ou sem generais. Por acaso o general que comandava as operações em toda aquela região era francês.

                  Após 09/11 a apetência pelo petróleo passou a ser prioridade e com as mascaras da luta contra os terroristas, democracia e direitos humanos colocadas , entramos no Iraque e Afeganistão para não sei o que...só daqui a uns anos poderemos avaliar com maior isenção estas missões.

                  Sou a favor da existência de FA em Portugal. Uma Marinha, com submarinos e barcos para fiscalizar a zona económica exclusiva, uma Força Aérea para missões de salvamento e apoio em catástrofes naturais e um Exército que participe em missões de salvaguarda (segurança) de populações civis em qualquer parte do mundo. Hoje são eles e amanha poderemos ser nós a precisar de ajuda. Olhar para o lado e fingir que nada se passa é característica inqualificável.

                  Nas guerras modernas é necessária uma logística gigantesca. Na guerra do golfo, para cada atirador americano existiam 6 homens no seu suporte. O que o transporta, o que o alimenta, o que lhe dá as munições, o das telecomunicações, o dos combustíveis e o do equipamento. Posto isto deve ser fácil fazer as contas e concluir que não deve ser nada barato alimentar as FA. Como não somos americanos, devemos ter um orçamento de acordo com as nossas possibilidades e este não passa por reduzir de 5.000 para 2.000 tiros gastos em treinos por atirador e ao mesmo tempo garantir uma prontidão quando somos solicitados. Se não existe dinheiro para combustível como é possível utilizar os M48 A5 e M113 que estão em Santa Margarida? Sinceramente não percebo, a culpa é dos militares?
                  Sejamos honestos para com os portugueses e em vez de denegrir constantemente os militares, que se acabe de uma vez por todas com as falsas promessas e consequente papel de Portugal no mundo.

                  Comentário


                    Não estando Portugal em guerra, e sendo as missões humanitárias uma grande minoria de todas as FA Portuguesas.. além de andarem de um lado para o outro nos quarteis, a limpar florestas e fazer paradas militares, o que fazem as FA em Portugal?

                    Isto não é uma pergunta satírica, é mesmo uma questão verdadeira. O que andamos nós a pagar para as FA fazerem?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                      Não estando Portugal em guerra, e sendo as missões humanitárias uma grande minoria de todas as FA Portuguesas.. além de andarem de um lado para o outro nos quarteis, a limpar florestas e fazer paradas militares, o que fazem as FA em Portugal?

                      Isto não é uma pergunta satírica, é mesmo uma questão verdadeira. O que andamos nós a pagar para as FA fazerem?
                      A marinha com patrulhamento da ZEE, a FA com busca e salvamento, p.e. o exército é aquele onde se calhar há menor aproveitamento das suas capacidades.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                        Não estando Portugal em guerra, e sendo as missões humanitárias uma grande minoria de todas as FA Portuguesas.. além de andarem de um lado para o outro nos quarteis, a limpar florestas e fazer paradas militares, o que fazem as FA em Portugal?

                        Isto não é uma pergunta satírica, é mesmo uma questão verdadeira. O que andamos nós a pagar para as FA fazerem?
                        Os militares nunca trabalharam muito. É um facto indiscutivel, parece-me a mim. Mas daqui para a frente ainda vão passar a mexer menos do que o pouco que já mexiam. Isto porque já não há verbas no orçamento de estado para os poucos exercicios militares que ainda se iam realizando. O orçamento da defesa dará a partir de agora para pagar alimentação, alojamento e vencimentos aos militares e para muito pouco mais. A vida de militar vai ser estar sentado no sofá do bar de oficiais/sargentos o dia inteiro o ano inteiro, uma carreira inteira?

                        "Hoje em Portugal faz-se o que se pode" | Económico

                        Verbas para a Defesa Nacional diminuem 3,9 por cento - Economia - DN

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por WM Ver Post
                          Não estando Portugal em guerra, e sendo as missões humanitárias uma grande minoria de todas as FA Portuguesas.. além de andarem de um lado para o outro nos quarteis, a limpar florestas e fazer paradas militares, o que fazem as FA em Portugal?

                          Isto não é uma pergunta satírica, é mesmo uma questão verdadeira. O que andamos nós a pagar para as FA fazerem?

                          1- Defesa da integridade do território nacional
                          2- Missões em apoio à politica externa do estado
                          3- Outras missões de interesse publico

                          Já as missões específicas das Forças Armadas decorrentes das missões acima enunciadas estão expressas em documento classificado e são definidas pelo Conselho Superior de Defesa Nacional, mediante proposta do Ministro da Defesa Nacional.

                          Na integra:
                          Ministério da Defesa Nacional

                          Comentário


                            Cá está um bom exemplo de como se pode fazer carreira na tropa portuguesa sem mexer quase nada. Pode discutir-se de quem é a culpa, se dos politicos se dos militares se de ambos, se de ninguem. Mas a situação parece-me surrealista:
                            Concretamente o que fazem desde que foi formado há bastantes anos, e farão no futuro, os militares integrantes do virtual grupo de aviação ligeira do exercito, atendendo a que não existe aviação ligeira nenhuma no exercito portugues e pelos vistos não virá a existir, a não ser que se dê algum milagre financeiro ou seja descoberto petroleo em Portugal?
                            A unidade existe há anos no papel, com militares nela destacados....na pratica, integrantes de uma unidade desde sempre sem nenhum material, em que ocupam esses militares o tempo? Em actividade operacional não é de certeza.

                            http://www.exercito.pt/sites/UALE/Hi...s/default.aspx

                            Programas dos helicópteros NH90 e Pandur congelados - Expresso.pt

                            Comandantes da unidade virtual não têm faltado....e provavelmente vão continuar a não faltar. Helicopteros é que é mais dificil arranjar....
                            http://www.exercito.pt/sites/UALE/Hi...mandantes.aspx
                            Editado pela última vez por Chevrolet; 15 November 2011, 02:46.

                            Comentário


                              Saem mais 30 Generais!!!!!!!!!!!!!

                              Defesa quer 30 promoções a general - Última Hora - Correio da Manhã

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                1 - O que faz um general e qual a sua importância na sociedade?

                                2 - Se os generais fizerem greve por 1 mês que impacto terá na sociedade?

                                3 - Qual o vencimento médio de um general?

                                Modo venenoso on (baseado no facto de conhecer um pessoalmente, embora não tenha confiança com o homem):


                                3 perguntinhas que consequente resposta irá determinar se precisamos de mais generais...
                                1. Que eu saiba não faz grande coisa, mas tem muitas responsabilidades por "comandar" muita gente abaixo dele. Tem sempre motorista para o vir trazer/buscar a casa;
                                2. Quanto à greve, depende muito de quem estiver abaixo dele, mas podia não acontecer nada ou uma tragédia.
                                3.Vencimento não faço ideia até porque há vários "escalões" (tenente general, major general...), da posição..., mas recordo-me de ver há pouco uma listagem de aposentações e nela constava a de um General e o valor era próximo dos 5.000€.

                                Comentário


                                  Cá para mim foram os Tenentes Coroneis que levantaram essa questão if you know what i mean

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
                                    Cá para mim foram os Tenentes Coroneis que levantaram essa questão if you know what i mean
                                    coitados, são poucos e as regalias também são poucas..... enfim uns com fome e outros em ambientes faustosos, sumptuosos, pomposos, magnificentes e SUPER luxuosos. Sim, é mesmo assim.

                                    Comentário


                                      Correio da Manhã, o jornal volta a abordar a questão dos generais!!!!!!
                                      190 Generais e mesmo assim preparam-se para graduar mais 30?????????? 220 Generais?
                                      E o general Loureiro dos Santos, porta voz habitual dos militares, ou pelo menos porta voz dos generais, diz que não há qualquer excesso de generais em Portugal!!!!!!!!

                                      190 generais custam 11 milhões - Exclusivo CM - Correio da Manhã

                                      Capa 02 de Fevereiro de 2013 - Capa - Correio da Manhã

                                      Portuga e Angola devem ser os dois países com mais generais......

                                      Comentário


                                        Li há uns anos que Portugal tinha mais oficiais que os EUA.

                                        Comentário


                                          Portugal tem mais generais e almirantes por soldado do que quase todas as outras forças armadas modernas: 1 para cada 260 soldados. Em comparação, os Estados Unidos têm um rácio de 1 para cada 871 soldados". Mais: existem ainda "170 generais adicionais que recebem o ordenado por inteiro enquanto se mantêm inativos na reserva".

                                          Ler mais: Um país de generais sentados - Expresso.pt

                                          Desde a publicação deste leak pode-se constatar que o rácio aumentou ainda mais, pois já vai nos 190 generais! E as FA querem que o Governo venha promover ainda mais oficiais a generais!

                                          Curioso em tudo isto é que o salário de general varia entre os 3400 a 5160€ mais ou menos o mesmo que ganham os gestores públicos, mas ninguém aponta o dedo a estes nem ninguém aparece nas tv's a debater este assunto.

                                          A pirâmide hierarquia está invertida, há muita gente a mandar e poucos operacionais.


                                          Para que tenham noção, 1 general pode comandar uma força no minimo de 10.000 homens até 1 milhão de homens! Em Portugal as FA's não têm mais de 30.000 homens...

                                          Comentário


                                            Precisamos de mais Estado e mais servidores públicos!

                                            Comentário


                                              só bons argumentos para acabar de vez com as forças armadas.

                                              bando de inúteis!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
                                                Cá para mim foram os Tenentes Coroneis que levantaram essa questão if you know what i mean
                                                Não terão sido, antes, os Coronéis?...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                  só bons argumentos para acabar de vez com as forças armadas.

                                                  bando de inúteis!
                                                  Sim, a Espanha dava conta do recado ibérico, certo?...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por neapo Ver Post

                                                    Ler mais: Um país de generais sentados - Expresso.pt

                                                    Desde a publicação deste leak pode-se constatar que o rácio aumentou ainda mais, pois já vai nos 190 generais! E as FA querem que o Governo venha promover ainda mais oficiais a generais!

                                                    Curioso em tudo isto é que o salário de general varia entre os 3400 a 5160€ mais ou menos o mesmo que ganham os gestores públicos, mas ninguém aponta o dedo a estes nem ninguém aparece nas tv's a debater este assunto.

                                                    A pirâmide hierarquia está invertida, há muita gente a mandar e poucos operacionais.


                                                    Para que tenham noção, 1 general pode comandar uma força no minimo de 10.000 homens até 1 milhão de homens! Em Portugal as FA's não têm mais de 30.000 homens...
                                                    Estás a insinuar que 3 generais seriam suficientes em Portugal?

                                                    Comentário


                                                      Há obviamente generais a mais neste pequeno país.

                                                      Muitos generais, são centenas.

                                                      Para quê? 10 ou 15 não chegavam?

                                                      Então milhares de professores são despedidos e contratam-se generais, que os há aos molhos, a maior parte deles meras figuras decorativas neste teatrinho nacional?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                                                        Há obviamente generais a mais neste pequeno país.

                                                        Muitos generais, são centenas.

                                                        Para quê? 10 ou 15 não chegavam?

                                                        Então milhares de professores são despedidos e contratam-se generais, que os há aos molhos, a maior parte deles meras figuras decorativas neste teatrinho nacional?
                                                        Eu também acho que não precisamos, num país desta dimensão, de muitos Generais, mas, pergunto, ao certo quantos há?

                                                        Quanto ao número geral de militares também concordo que não estamos em guerra, felizmente! Mas as guerras começam quase sem aviso e formar militares em poucos dias não costuma dar bom resultado...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                          Eu também acho que não precisamos, num país desta dimensão, de muitos Generais, mas, pergunto, ao certo quantos há?

                                                          Quanto ao número geral de militares também concordo que não estamos em guerra, felizmente! Mas as guerras começam quase sem aviso e formar militares em poucos dias não costuma dar bom resultado...
                                                          Em 2011 parece que eram 132 generais(tirando os oficiais generais dos outros dois ramos das FA, a notícia diz que estão contabilizados mas desconfio um pouco desse número)

                                                          Há generais a mais em Portugal - Economia - Jornal de Negócios

                                                          Sou a favor de FA devidamente estruturadas em efectivos e equipamento, mas de acordo com a dimensão do nosso país.

                                                          Repara que o serviço militar obrigatório terminou, o n.º de efectivos(praças e sargentos) caíu a pique, mas o n.º de oficiais superiores e oficiais generais tem subido. Lógica disto? 0

                                                          Comentário


                                                            Num país onde há tantos gestores e tantos achistas, fico espantada como ninguém pensa em BCM e se dedica a disparatar que temos militares a mais ou infraestruturas. Suponho que deve haver aí um sitio onde se dá diplomas de gestão aos domingos.

                                                            Comentário


                                                              Engraçado falarem dos pobres, que infelizmente muitos passam fome, mas não querem que se fale nas Forças Armadas e do dinheiro que se esbanja por lá. Estará relacionado com a pimenta?

                                                              Claro que é sempre bom ter alguém da nossa família a ganhar 5 mil euros numa missão ao estrangeiro.... São migalhas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X