Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Apenas um canal RTP e duas rádios

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Fica RTP1, Internacional e o o de noticias, o resto podem fechar, enquanto ás rádios, não estou informado.

    Comentário


      #92
      E como é no Interior não pode saber usar internet nem ter acesso... é isso?

      O serviço público começa na informação e essa deve ser preservada. Aqui a questão não é colocar em causa as estações nem a sua filosofia. Música portuguesa, programas clássicos, cultura, entretenimento são importantes, claro, e desejavelmente devem existir. Mas temos que ser práticos, não há dinheiro por isso vamos ter que arranjar alternativas.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
        E como é no Interior não pode saber usar internet nem ter acesso... é isso?
        Não se trata sequer de ser interior ou litoral, mas, como deves saber, quanto mais isolada a localidade, menores (e mais onerosas) são as alternativas de acesso à Internet. Para mais, para o que sugeres, só servem acessos de banda larga (tanto pela largura de banda necessária, como pela ausência de custos adicionais pelo tráfego gerado - streaming de vídeo, por muito manhoso que seja, gera imenso tráfego).

        Para além das questões técnicas e económicas, nem toda a gente tem, quer, ou pode ter computador e acesso à Internet. Acima de tudo, não há razão para que, de um momento para o outro, para continuar a aceder aos seus programas de televisão e rádio, necessite de um computador e uma ligação de banda larga, quando sempre bastou um simples televisor e recetor de rádio. Para sermos obrigados a gastar dinheiro em equipamento sem ganhar nada em troca, já basta a migração forçada para a TDT!

        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
        O serviço público começa na informação e essa deve ser preservada. Aqui a questão não é colocar em causa as estações nem a sua filosofia. Música portuguesa, programas clássicos, cultura, entretenimento são importantes, claro, e desejavelmente devem existir. Mas temos que ser práticos, não há dinheiro por isso vamos ter que arranjar alternativas.
        Ainda não explicaste como poupas dinheiro mudando apenas o canal de transmissão...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
          Não se trata sequer de ser interior ou litoral, mas, como deves saber, quanto mais isolada a localidade, menores (e mais onerosas) são as alternativas de acesso à Internet. Para mais, para o que sugeres, só servem acessos de banda larga (tanto pela largura de banda necessária, como pela ausência de custos adicionais pelo tráfego gerado - streaming de vídeo, por muito manhoso que seja, gera imenso tráfego).

          Para além das questões técnicas e económicas, nem toda a gente tem, quer, ou pode ter computador e acesso à Internet. Acima de tudo, não há razão para que, de um momento para o outro, para continuar a aceder aos seus programas de televisão e rádio, necessite de um computador e uma ligação de banda larga, quando sempre bastou um simples televisor e recetor de rádio. Para sermos obrigados a gastar dinheiro em equipamento sem ganhar nada em troca, já basta a migração forçada para a TDT!


          Ainda não explicaste como poupas dinheiro mudando apenas o canal de transmissão...
          Já expliquei sim. Colocar conteúdos na net, não é a mesma coisa que ter um canal de televisão como a RTP Memória ou uma estação como a Antena 3.

          Ou seja, a RTP tem que se livrar da estrutura, da produção própria, animadores, jornalistas, material de recolha, estúdios, gastos de energia etc, e disponibilizar apenas o conteúdo na net. Um site bem contruído e com vídeos de programas antigos não é o mesmo que sustentar a RTP Memória enquanto canal.

          A RFM por exemplo tem webrádios : Clubing [musica de discoteca] ou Anos 80 com música daquela década. Como o público alvo tem acesso ao computador e ouve no trabalho a rádio pela web torna-se uma forma eficaz de passar esses conteúdos sem os gastos inerentes a uma estação de rádio.

          A questão da banda larga começa a ser ultrapassada. Praticamente em todo o lado há acesso a Internet rápida. E a tendência é para se acentuar.

          No fundo eu acho que os canais atuais fazem bom serviço público, com exeção de alguns programas popularuchos da RTP1. Se eu gostaria que continuar a ver a RTP Memória? Gostava mas é preciso deixar de ter tanto prejuízo. Por isso proporia uma solução em que os conteúdos dos canais pudessem pelo menos estar disponíveis na Internet. Ou é isso ou nada. O que é melhor?

          Comentário


            #95
            Vejam quanto custa o "serviço público": RTP recebe quase três vezes mais do Estado do que Lisboa, Porto, Cascais, Oeiras e Amadora- Economia - Jornal de negócios online

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
              Já expliquei sim. Colocar conteúdos na net, não é a mesma coisa que ter um canal de televisão como a RTP Memória ou uma estação como a Antena 3.

              Ou seja, a RTP tem que se livrar da estrutura, da produção própria, animadores, jornalistas, material de recolha, estúdios, gastos de energia etc, e disponibilizar apenas o conteúdo na net. Um site bem contruído e com vídeos de programas antigos não é o mesmo que sustentar a RTP Memória enquanto canal.
              Passar a transmitir via web está longe de significar uma redução da estrutura.

              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
              A RFM por exemplo tem webrádios : Clubing [musica de discoteca] ou Anos 80 com música daquela década. Como o público alvo tem acesso ao computador e ouve no trabalho a rádio pela web torna-se uma forma eficaz de passar esses conteúdos sem os gastos inerentes a uma estação de rádio.
              A RFM é uma rádio privada comercial, e segue essa mesma lógica. Só assim se pode falar, como fizeste, de "público-alvo". Serviço Publico significa exactamente o oposto: todo o público constitui o alvo. O Serviço Público, só o é verdadeiramente se for universal. E o que referes até é um falso pressuposto. Esas radios existem dessa forma, não por opção, mas por falta dela (as licenças de radiodifusão não nascem nas árvores - são dispendiosas, e nem sequer estão disponíveis: estão todas ocupadas)!

              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
              A questão da banda larga começa a ser ultrapassada. Praticamente em todo o lado há acesso a Internet rápida. E a tendência é para se acentuar.
              Ter fibra em Lisboa ou Porto, não é o mesmo que ter ADSL a alguns quilómetros da central, como acontece na maior parte do país. Como deves saber, a distância compromete o desempenho, a ponto de inviabilizar o acesso em mais ocasiões do que gostaríamos de reconhecer. Nesses casos, resta a banda larga móvel, estupidamente cara, e com limites de tráfego ridículos, ou o velho dial-up. Demasiado lento para servir sequer para streaming de áudio, e obscenamente caro para o que oferece. O que propões não tem nada a ver com Serviço Público, mas com Apartheid digital.

              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
              No fundo eu acho que os canais atuais fazem bom serviço público, com exeção de alguns programas popularuchos da RTP1. Se eu gostaria que continuar a ver a RTP Memória? Gostava mas é preciso deixar de ter tanto prejuízo. Por isso proporia uma solução em que os conteúdos dos canais pudessem pelo menos estar disponíveis na Internet. Ou é isso ou nada. O que é melhor?
              Ao dares o exemplo da RTP Memória, esqueces-te do essencial (não és o único. Pelos vistos, é um assunto incómodo para muitos). A RTP Memória só existe graças ao arquivoda RTP. Esse é um custo significativo. Tanto que, quando apareceram os canais privados, estes sempre se queixaram das condições de acesso ao mesmo (custos), mas nunca os vi proporem a partilha dos custos (com acesso automático a todo o arquivo) entre os 3.Voltámos portanto ao faz-de-conta. Portanto, volto a insistir, o canal é o menos relevante nesta questão.

              Comentário


                #97
                A ser verdade, é... INACREDITÁVEL.

                É por isso que devíamos conhecer o impacto orçamental das medidas que estão a ser propostas...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  A ser verdade, é... INACREDITÁVEL.

                  É por isso que devíamos conhecer o impacto orçamental das medidas que estão a ser propostas...
                  Mais inacreditável ainda é num país que está dependente de ajuda externa para manter o funcionamento normal do estado (escolas, hospitais, etc...) a privatização/encerramento da RTP ser sequer discutível. Pior, não vai acontecer!

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    A ser verdade, é... INACREDITÁVEL.
                    Pelo contrário. Era mais que previsível.

                    E já todos se esqueceram da política de "terra queimada" de um tal José Eduardo Moniz, quando foi director de programas da casa...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Passar a transmitir via web está longe de significar uma redução da estrutura.


                      ]
                      Espera, talvez não estejamos no mesmo comprimento de onda . Quando eu digo disponibilizar programas na web não é via streaming. Porque isso seria muito mais complexo. A minha ideia não é passar a RTP Memória para a net tal como ela existe. A ideia seria mais simples:

                      Disponibilizar os programas para visionamento on demand, ou seja, basicamente como no youtube. O utilizador acede ao site, há uma série de programas disponíveis, as pessoas carregam e depois visionam. Nunca em direto.

                      Em relação ao audio é mais fácil o streaming.

                      Eu percebo a indignação de muitos com o fim do serviço público nalgumas áreas. Mas qual é a alternativa? Tens outra solução para poupar muito dinheiro e manter o serviço?

                      Só por isso eu proporia um serviço intermédio, ou seja os canais descontinuados poderiam ter um espaço próprio na web e desta forma não desapareciam totalmente.

                      Em relação ao arquivo da RTP ele será sempre necessário para o canal principal, a sua utilização não se limita à RTP memória. Os seus custos elevados terão que ser racionados mas nunca suprimidos, trata-se, na minha opinião de património nacional.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                        Em relação ao arquivo da RTP ele será sempre necessário para o canal principal, a sua utilização não se limita à RTP memória. Os seus custos elevados terão que ser racionados mas nunca suprimidos, trata-se, na minha opinião de património nacional.
                        Até porque o canal RTP memória deve representar uma pequena migalha no orçamento.

                        É absolutamente essencial saber quanto custa cada canal.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Até porque o canal RTP memória deve representar uma pequena migalha no orçamento.

                          É absolutamente essencial saber quanto custa cada canal.
                          Ora bem.

                          E se vale apena ter os canais por cabo.

                          Comentário


                            Engraçado ainda ninguém ter falado em alguns salários da RTP, nomeadamente nos 30k€/mês da Catarina Furtado, 20k do Malato, 15k do Fernando Mendes.

                            Se a RTP for privatizada estou a ver que alguns destes empregos dourados vão desaparecer.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por nuno88 Ver Post
                              Engraçado ainda ninguém ter falado em alguns salários da RTP, nomeadamente nos 30k€/mês da Catarina Furtado, 20k do Malato, 15k do Fernando Mendes.

                              Se a RTP for privatizada estou a ver que alguns destes empregos dourados vão desaparecer.

                              Eu falei nos salários absurdos da estação.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nuno88 Ver Post
                                Engraçado ainda ninguém ter falado em alguns salários da RTP, nomeadamente nos 30k€/mês da Catarina Furtado, 20k do Malato, 15k do Fernando Mendes.

                                Se a RTP for privatizada estou a ver que alguns destes empregos dourados vão desaparecer.
                                Choramos todos por meio segundo e a vida continua.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Sereg Ver Post
                                  Eu falei nos salários absurdos da estação.
                                  Oops, li os posts por alto e pareceu-me que ninguém tinha mencionado os salários.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por nuno88 Ver Post
                                    Oops, li os posts por alto e pareceu-me que ninguém tinha mencionado os salários.
                                    Não faz mal.

                                    E por acaso era mesmo nesses que estava pensar. Há ali muito lobby e salários que não se justificam.

                                    E por falar nisso, lembro-me que há uns tempos li no jornal que muitos dos comentadores dos programas da RP1, ganham balúrdios para irem lá mandar meia dúzia de postas de pescada.

                                    O Marinho Pinto, por exemplo, ganha 600€/semana para "comentar". Ora bem, isto sim são gastos que não se justificam. Mas não se pense que é o único, são dezenas os casos.

                                    EDIT: ou seja, há gente que, a comentar por semana, ganha mais que muita gente a trabalhar durante o mês. E alguns são aqueles que depois vêm pedir paciência e sacrifício. Pois, o sacrifício está aí, no facto do dinheiro de uma estação pública andar a alimentar estes lobbies.
                                    Editado pela última vez por Sereg; 16 November 2011, 22:49.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Sereg Ver Post
                                      Não faz mal.

                                      E por acaso era mesmo nesses que estava pensar. Há ali muito lobby e salários que não se justificam.

                                      E por falar nisso, lembro-me que há uns tempos li no jornal que muitos dos comentadores dos programas da RP1, ganham balúrdios para irem lá mandar meia dúzia de postas de pescada.

                                      O Marinho Pinto, por exemplo, ganha 600€/semana para "comentar". Ora bem, isto sim são gastos que não se justificam. Mas não se pense que é o único, são dezenas os casos.
                                      Inteligente foi o Luis Freitas Lobo que foi para a SportTV antes que lhe calhasse a ele...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                        Inteligente foi o Luis Freitas Lobo que foi para a SportTV antes que lhe calhasse a ele...
                                        E a Judite de Sousa e o José Alberto Carvalho foram para a TVI porquê?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por nuno88 Ver Post
                                          Engraçado ainda ninguém ter falado em alguns salários da RTP, nomeadamente nos 30k€/mês da Catarina Furtado, 20k do Malato, 15k do Fernando Mendes.

                                          Se a RTP for privatizada estou a ver que alguns destes empregos dourados vão desaparecer.
                                          É verdade que são altos, mas há quem ganhe mais do que eles (os directores e alguns pivôs do telejornal).

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                            É verdade que são altos, mas há quem ganhe mais do que eles (os directores e alguns pivôs do telejornal).
                                            Mais que 30 mil, um pivot? Acho difícil. Mesmo que fosse assim o que os pivots fazem é de muito maior responsabilidade e dificuldade no que diz respeito ao serviço público do que o que faz o Fernando Mendes ou a Catarina Furtado.

                                            Esses salários têm simplesmente que acabar. As estrelas vão embora? Que vão. No serviço público conta o conteúdo e o rigor, não tiques de celebridades.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                              As estrelas vão embora? Que vão. No serviço público conta o conteúdo e o rigor, não tiques de celebridades.
                                              Pelo menos numa coisa concordamos (mas é precisamente o facto de a RTP funcionar como estação comercial que permite isso - essa indefinição sobre onde começa e acaba o Serviço Público que justifica a sua existência).

                                              Comentário


                                                Proponho agora outra coisa: Selecionemos os programas que deviam desaparecer de modo a garantir um serviço de qualidade com menos custos. Eu já referi aqueles que queria ver pela porta fora: Preço Certo, Portugal no Coração, A festa é nossa, QQSMilionário, Prós e contras, A fé dos homens, aquela coisa estranha na RTP Informação chamada Moeda de Troika, Zona Mista.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                  Proponho agora outra coisa: Selecionemos os programas que deviam desaparecer de modo a garantir um serviço de qualidade com menos custos. Eu já referi aqueles que queria ver pela porta fora: Preço Certo, Portugal no Coração, A festa é nossa, QQSMilionário, Prós e contras, A fé dos homens, aquela coisa estranha na RTP Informação chamada Moeda de Troika, Zona Mista.
                                                  Porquê acabar com um programa que fala das religiões de igual modo?

                                                  Comentário


                                                    Meh.. é serviço público? Altamente duvidoso. Mas aceito que se pudesse manter.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                      Meh.. é serviço público? Altamente duvidoso. Mas aceito que se pudesse manter.
                                                      Porque não? Como foi dito, trata das religiões em geral, sem se centrar numa em particular. Tens esse tipo de programas nas estações comerciais?
                                                      Editado pela última vez por Motronic; 17 November 2011, 11:13.

                                                      Comentário


                                                        Como disse, aceito a sua permanência, embora num estado laico possa não fazer muito sentido.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                          Como disse, aceito a sua permanência, embora num estado laico possa não fazer muito sentido.
                                                          Mas um estado laico não pode ser tolerante com as religões?
                                                          Btw, porque é que numa estação pública não há programa para divulgar a nova música portuguesa?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                            Mas um estado laico não pode ser tolerante com as religões?
                                                            Btw, porque é que numa estação pública não há programa para divulgar a nova música portuguesa?
                                                            Um estado laico...

                                                            Até gostava de ver um referendo onde se votava o fim da Páscoa e Natal no nosso país... É laico até estarmos a comer o bacalhau e abrir as prendas...

                                                            Comentário


                                                              Cada um tem a sua definição de serviço público e assim não se chega a lado nenhum. É por causa de não se saber em concreto o que é serviço público que a RTP1 está como está e a Antena 3 não agrada a praticamente ninguém.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X