Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Casal "devolve" criança que tinham adoptado!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
    Eu percebo a posição da Danone, que é mãe e a quem estas questões tocam mais. Eu imagino que não seja nada fácil lidar com o facto de se pensar no futuro de uma família com uma criança esquizofrénica mas também é certo que já não estamos no século XVIII e a esquizofrenia já não é o demo. Bem medicada e convenientemente acompanhado o doente pode levar uma vida completamente normal.
    Se acarreta muito mais trabalho e dispendio financeiro? Sim, implica e é preciso ter isso em conta.

    Mas e a criança de 12 anos que pela segunda vez voltou a ser abandonada ninguém pensa? É uma criança que está no meio desta história e acho que deveriam ser apuradas responsabilidades. Não sabemos se os pais sabiam efectivamente da doença e a criança teve uma crise e eles se assustaram ou se simplesmente foram omitidos factos.

    Acima de tudo, o que eu retenho é que existe uma menina que achou que finalmente poderia ter uma familia e que ao fim de 15 dias isso se desvaneceu. E há ainda outra coisa, se este casal já nutrisse um carinho especial por esta criança não teria coragem para a devolver, fico com a ideia que eles desistiram mesmo antes de tentarem.
    Mau exemplo, porque a ponderação fica bem a todos, principalmente a que tem e está a educar filhos

    O casal terá posto uma série de pressupostos para aceitar a adopção, curiosamente há quem ponha bem mais, pelos vistos não houve restrições de idade, e são bons da fita. Os pressupostos não foram cumpridos e quem sofreu foi a criança, logo, há que apurar responsabilidades, o que não será dificil, pois haverá documentos assinados por todos.

    Espero adoptar dentro de alguns anos (no máximo 10), apesar de até hoje (felizmente) nada indicar a existência de infertilidade. Ponho-me no papel destes pais, assistindo de fora, provavelmente devolveria a criança mas não descansaria enquanto não fossem apuradas responsabilidades e dados beneficios à criança.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
      Eu percebo a posição da Danone, que é mãe e a quem estas questões tocam mais. Eu imagino que não seja nada fácil lidar com o facto de se pensar no futuro de uma família com uma criança esquizofrénica mas também é certo que já não estamos no século XVIII e a esquizofrenia já não é o demo. Bem medicada e convenientemente acompanhado o doente pode levar uma vida completamente normal.
      Se acarreta muito mais trabalho e dispendio financeiro? Sim, implica e é preciso ter isso em conta.

      Mas e a criança de 12 anos que pela segunda vez voltou a ser abandonada ninguém pensa? É uma criança que está no meio desta história e acho que deveriam ser apuradas responsabilidades. Não sabemos se os pais sabiam efectivamente da doença e a criança teve uma crise e eles se assustaram ou se simplesmente foram omitidos factos.


      Acima de tudo, o que eu retenho é que existe uma menina que achou que finalmente poderia ter uma familia e que ao fim de 15 dias isso se desvaneceu. E há ainda outra coisa, se este casal já nutrisse um carinho especial por esta criança não teria coragem para a devolver, fico com a ideia que eles desistiram mesmo antes de tentarem.
      E não te esqueças que por cima disso tudo o pai era um banhas e um gordalhufas... como é que uma pessoa se consegue conter quando um dos pais é um banhas? é muito complicado...

      Tenho pena da criança ter que viver diáriamente na presença dum gordalhufas...

      Comentário


        #33
        As únicas pessoas que se podem criticar são as do serviço da Segurança Social.

        Quanto ao casal que quis adoptar uma criança, nada a criticar. Tem toda a razão.

        Comentário


          #34
          Já que estamos em maré de hipóteses e já sei que me vão cair todos "em cima"!!!

          Se a esquizofrenia no período de pré adopção nunca foi detectada, se a própria instituição nega a esquizofrenia da criança, porque não equacionar que foi a própria criança a inventar que via e falava com a falecida irmã porque não lhe agrada "estes pais"? Com 12 anos sabem bem o que fazem, não são assim tão inocentes....

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            As únicas pessoas que se podem criticar são as do serviço da Segurança Social.

            Quanto ao casal que quis adoptar uma criança, nada a criticar. Tem toda a razão.
            E se eles sabiam de antemão que a criança sofria de esquizofrenia mas quando conviveram com a doença é que se aperceberam com o que estavam a lidar?

            Atenção que estamos no campo dos "ses".

            Comentário


              #36
              Uma coisa me mete confusão.

              A instituição é a CEBI, ora as CE... não são instituições da CERCIS ou estou enganado ?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                Já que estamos em maré de hipóteses e já sei que me vão cair todos "em cima"!!!

                Se a esquizofrenia no período de pré adopção nunca foi detectada, se a própria instituição nega a esquizofrenia da criança, porque não equacionar que foi a própria criança a inventar que via e falava com a falecida irmã porque não lhe agrada "estes pais"? Com 12 anos sabem bem o que fazem, não são assim tão inocentes....
                É outro "se". É muito simples, façam exames à criança e apurem a verdade. Se calhar a menina só precisa de um bocadinho de carinho e ajuda psicologica para poder ultrapassar os traumas que sofreu.

                Eu não acho que lá por a criança dizer que vê a irmã seja "maluquinha" (desculpem o termo), nós não sabemos a relação que ambas tinham e uma perda nesta idade é algo perturbador.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                  É outro "se". É muito simples, façam exames à criança e apurem a verdade. Se calhar a menina só precisa de um bocadinho de carinho e ajuda psicologica para poder ultrapassar os traumas que sofreu.

                  Eu não acho que lá por a criança dizer que vê a irmã seja "maluquinha" (desculpem o termo), nós não sabemos a relação que ambas tinham e uma perda nesta idade é algo perturbador.
                  Se visses a reportagem, tinhas reparado que a outra tinha morrido à nascença.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                    E se eles sabiam de antemão que a criança sofria de esquizofrenia mas quando conviveram com a doença é que se aperceberam com o que estavam a lidar?

                    Atenção que estamos no campo dos "ses".
                    Eles "devolveram" a criança porque ninguém os informou que esta sofria de esquizofrenia.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                      Se visses a reportagem, tinhas reparado que a outra tinha morrido à nascença.
                      Peço desculpa pelo pressuposto errado.

                      Comentário


                        #41
                        Danone, transforma essa revolta em algo mais e vai adoptar a criança.

                        Comentário


                          #42
                          Eu ontem antes de ver a reportagem, estava wtf? Isto aconteceu mesmo?

                          Eu não concordo que deva haver "uma escolha" por parte dos pais adoptivos, agora se não há capacidade para lidar com alguém com deficiência, não há. Terá que ser honesto e por logo isso pratos limpos, seja por incapacidade económica, mental ou outra e creio que isso é logo no ínicio do processo.
                          Não houve um contacto anterior entre a família e a criança? Foi o primeiro contacto?

                          Não vou mandar culpas para ninguém, agora é bom que se avalie bem as responsabilidades, eventualmente até a própria criança estar a "fingir" a situação, incapacidades dos pais adoptivos ou haver mesmo algum problema.

                          Comentário


                            #43
                            Em Portugal cerca de 5% das adopções resultam em devolução das crianças à procedência. Felizmente é uma percentagem pequena, mas ainda continua a acontecer essencialmente por haver algums falhas de comunicação entre os diversos "actores" no processo: Os adoptantes, a criança, as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, as equipas de adopção da Segurança Social e da Santa Casa da Misericórdia, os Magistrados Judiciais e o Ministério Público. E depois no meio disto tudo ainda há avaliações médicas. Como se percebe, é fácil que alguma coisa se perca no meio de tanta gente, e por isso é necessário que haja um workflow coerente e bem definido.

                            O Observatório Permamente da Adopção está a desenvolver trabalho neste campo com o objectivo de propôr alterações ao layout do processo de modo a minorar este tipo de acontecimentos, mas temos que ser realistas, eles nunca chegarão ao zero absoluto.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                              vsfce,

                              Respeito plenamente a tua opinião.

                              No entanto, tornar o processo cego só iria afastar as pessoas de adoptar, porque não queriam "arriscar na rifa":

                              - um gandulo de 15 anos que não respeita ninguém, quando idealizavam um bebé e de preferência uma menina
                              - um negro, quando isso seria motivo de exclusão social perante amigos e família (sim, não vamos ser ingénuos ao ponto de dizer que este tipo de racismo já não existe)
                              - um miúdo com paralisia cerebral e 99% de incapacidade,
                              - etc.

                              E aqueles que tentavam a sorte, muito provavelmente estavam sujeitos a uma situação de tal tensão que poderia culminar com o divórcio e mais um lar desfeito com o qual ninguém sairia a ganhar.

                              No meu caso, e mais uma vez desculpem o meu egoísmo, se essas fossem as regras, preferia não adoptar e assim se perderia um lar e uma família nuclear funcional.
                              Sei perfeitamente de quem já adoptou uma criança, e o processo é cego.Aliás, a pessoa em questão quis ver a criança antes de "assinar os papeis" e a assistente social recusou-se. Disse que só a via no fim do processo estar todo tratado.

                              Pode ser complicado, podiam não ter condições económicas, mas não deixa de ser uma forma de especismo, e para mim todo e qualquer caso de especismo, é intolerável, inadmissível, e completamente anti-ético e anti-moral.

                              É por este mundo ter os valores éticos tão necróticos e espezinhados, onde os especismos, preconceito, racismo e discriminação exacerbados falam sempre mais alto que a ética e moral, que nós estamos na crise social que estamos, e se algo não mudar, um futuro muito negro avizinhasse.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                Sei perfeitamente de quem já adoptou uma criança, e o processo é cego.Aliás, a pessoa em questão quis ver a criança antes de "assinar os papeis" e a assistente social recusou-se. Disse que só a via no fim do processo estar todo tratado.

                                Pode ser complicado, podiam não ter condições económicas, mas não deixa de ser uma forma de especismo, e para mim todo e qualquer caso de especismo, é intolerável, inadmissível, e completamente anti-ético e anti-moral.

                                É por este mundo ter os valores éticos tão necróticos e espezinhados, onde os especismos, preconceito, racismo e discriminação exacerbados falam sempre mais alto que a ética e moral, que nós estamos na crise social que estamos, e se algo não mudar, um futuro muito negro avizinhasse.
                                Que idade tinha a criança? Passou-se há quantos anos?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                  Sei perfeitamente de quem já adoptou uma criança, e o processo é cego.Aliás, a pessoa em questão quis ver a criança antes de "assinar os papeis" e a assistente social recusou-se. Disse que só a via no fim do processo estar todo tratado.

                                  Pode ser complicado, podiam não ter condições económicas, mas não deixa de ser uma forma de especismo, e para mim todo e qualquer caso de especismo, é intolerável, inadmissível, e completamente anti-ético e anti-moral.

                                  É por este mundo ter os valores éticos tão necróticos e espezinhados, onde os especismos, preconceito, racismo e discriminação exacerbados falam sempre mais alto que a ética e moral, que nós estamos na crise social que estamos, e se algo não mudar, um futuro muito negro avizinhasse.
                                  E tu ?

                                  Ficavas com um adoptado assim ?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Que idade tinha a criança? Passou-se há quantos anos?
                                    Há cerca de 3 anos, e a criança tinha na altura apenas meses. Não te sei precisar quantos ao certo.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Diagnosticar uma esquizofrenia numa criança de 12 anos, só porque ela diz que vê e fala com a irmã gémea que faleceu à nascença, é notável!!! Especialmente vindo de pessoas LEIGAS, que provavelmente NUNCA lidaram com uma pessoa que sofre de esquizofrenia, e em uma semana de convivência com a criança, "detectaram" esquizofrenia

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                        E tu ?

                                        Ficavas com um adoptado assim ?
                                        Não creio que alguém te consiga responder a essa questão assim, sem passar por ela...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                          E tu ?

                                          Ficavas com um adoptado assim ?
                                          Há perguntas que não devem ser feitas quando não se conhece a vida pessoal de cada um.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                            Há cerca de 3 anos, e a criança tinha na altura apenas meses. Não te sei precisar quantos ao certo.
                                            Nesses casos (meses) para que é necessário período de adaptação e visitas regulares à instituição? As visitas são utilizadas em idades um pouco mais avançadas.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                              E tu ?

                                              Ficavas com um adoptado assim ?
                                              Se tivesse condições económicas para tal, OBVIAMENTE E CLARAMENTE QUE SIM!

                                              Aliás, tenho um familiar (primo) com uma deficiência profunda, não fala, não come nem bebe sozinho, não anda, mas apesar de tudo isso, expressa sentimentos e emoções como qualquer outra criança. E é isso que nós temos de ver nas crianças! As emoções e os sentimentos que expressam, e apesar de ele ser assim, para mim é um primo como qualquer um dos outros, e só tenho pena de não o poder visitar mais vezes.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                Se tivesse condições económicas para tal, OBVIAMENTE E CLARAMENTE QUE SIM!

                                                Aliás, tenho um familiar (primo) com uma deficiência profunda, não fala, não come nem bebe sozinho, não anda, mas apesar de tudo isso, expressa sentimentos e emoções como qualquer outra criança. E é isso que nós temos de ver nas crianças! As emoções e os sentimentos que expressam, e apesar de ele ser assim, para mim é um primo como qualquer um dos outros, e só tenho pena de não o poder visitar mais vezes.
                                                Exacto, um familiar.

                                                Eu tambem tenho um tio assim, e gosto mais dele do que dos outros tios.

                                                Se tivesse um filho assim cuidaria dele e não o abandonava, mas digo sem pudores que não adoptava um assim.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                  Diagnosticar uma esquizofrenia numa criança de 12 anos, só porque ela diz que vê e fala com a irmã gémea que faleceu à nascença, é notável!!! Especialmente vindo de pessoas LEIGAS, que provavelmente NUNCA lidaram com uma pessoa que sofre de esquizofrenia, e em uma semana de convivência com a criança, "detectaram" esquizofrenia
                                                  Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                  Há perguntas que não devem ser feitas quando não se conhece a vida pessoal de cada um.
                                                  Tens razão.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                    Sei perfeitamente de quem já adoptou uma criança, e o processo é cego.Aliás, a pessoa em questão quis ver a criança antes de "assinar os papeis" e a assistente social recusou-se. Disse que só a via no fim do processo estar todo tratado.
                                                    ...
                                                    Desculpa mas presumo que estejas mal informado sobre esse caso. O processo de adopção tem várias fases e assina-se muita coisa ao longo do dito processo, alguma dela antes de ver a criança, mas a vinculação definitiva da adopção é um acto jurídico legal, e não estou a ver de forma nenhuma como é que pode ter havido uma pessoa ou casal que foi até ao fim do processo sem nunca ver a criança. Aliás, desconfio até que isso é ilegal.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                      Desculpa mas presumo que estejas mal informado sobre esse caso. O processo de adopção tem várias fases e assina-se muita coisa ao longo do dito processo, alguma dela antes de ver a criança, mas a vinculação definitiva da adopção é um acto jurídico legal, e não estou a ver de forma nenhuma como é que pode ter havido uma pessoa ou casal que foi até ao fim do processo sem nunca ver a criança. Aliás, desconfio até que isso é ilegal.
                                                      Garanto-te que ela não pode visitar a criança. Agora se é ilegal ou não, não me compete a mim avaliar isso.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                                        Exacto, um familiar.

                                                        Eu tambem tenho um tio assim, e gosto mais dele do que dos outros tios.

                                                        Se tivesse um filho assim cuidaria dele e não o abandonava, mas digo sem pudores que não adoptava um assim.
                                                        São opiniões. Posso não concordar, mas respeito.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                          Desculpa mas presumo que estejas mal informado sobre esse caso. O processo de adopção tem várias fases e assina-se muita coisa ao longo do dito processo, alguma dela antes de ver a criança, mas a vinculação definitiva da adopção é um acto jurídico legal, e não estou a ver de forma nenhuma como é que pode ter havido uma pessoa ou casal que foi até ao fim do processo sem nunca ver a criança. Aliás, desconfio até que isso é ilegal.
                                                          Em relação à "preparação" que antecede a adoção, no único caso que conheço pessoalmente as coisas não se passaram de uma forma lá muito "cientifica".

                                                          O casal amigo já estava há vários anos na lista. Um dia, quando eles até já tinham esquecido o assunto, o TM do meu amigo toca e era uma técnica a perguntar-lhe se eles ainda estariam interessados em receber uma criança, tratava-se de um recém-nascido repudiado pelos pais adolescentes. O meu amigo desligou e imediatamente ligou para a mulher para saber da posição dela, eles tinham tido um filho poucos meses antes, mas apesar disso ela concordou e uns dias mais tarde o bebe foi lhes entregue.

                                                          O processo durou anos mas, na hora da entrega, foi tudo muito rápido e até algo "informal".

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                            País - Casal de Lisboa devolve filha adotiva - RTP Noticias, Vídeo

                                                            Nem sei bem que comentários hei-de tecer acerca deste caso! Mas tá tudo doido??? Agora devolvem-se crianças como quem devolve um par de calças numa loja????


                                                            Havia de crescer um repolho no c# desde gordalhufas e da mulher dele para não serem egoista!
                                                            Deus te perdoe por seres assim

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Eu acho estranhissimo uma criança com 12 anos (que já não é assim tão criança quanto isso) andar a dizer à família que a adoptou que vê fantasmas e fala com mortos poucos dias depois de ser adoptada. Mais estranho é em meia dúzia de anos numa instituição (um mundo cão) não ter dito nada a ninguém e ninguém ter dado conta...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X