Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Assunção Cristas defende dar fruta natural ás crianças

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
    Já agora, cerelac, nestum, e tudo que seja manipulado pelo homem, é já no imediato, "artigos de luxo".

    Frutinha ao natural e leite diretamente das tetas da vaca.
    Cresci com leite da vaca da vizinha e com fruta caseira e não há maior luxo que esse ;)

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por prius Ver Post
      Já repararam que a diabetes infantil está a ser uma das pragas do século XXI e das sociedades ditas evoluídas... e nas próximas décadas será certamente um caso de saúde pública sério... não se podem culpar só os Mc donalds e afins!
      O SNS agradece que não lhe encham mais o saco com doenças modernas de hoje e amanhã!

      Provavelmente é das medidas mais acertadas que já ouvi a esta ministra... e qual é o problema se os tais boiões e sumos sofisticados passarem a ser considerados artigos de luxo ? FRUTINHA ao natural dá saúde e faz crescer!


      .
      Muito bem dito, há aqui alguns que não querem se metam na vida deles ("ninguém"), acham que têm o direito de dar o que quiser aos filhos, mas depois,... lá se vai a coerência e já querem o estado quando lhe convém, nomeadamente SNS.

      Quando houver alternativas naturais e mais saudáveis, esses produtos processados industrialmente não são essencias, e numa altura destas não há mal em aumentar o respectivo IVA.

      Comentário


        #63
        Eu sou do tempo em que comia tudo cozinhado pela minha mãe e das poucas recordações más que tenho da minha infancia é a comer frutas que eu ainda hoje detesto, a comer gelatinas que eu detesto (e que toda a gente pensa que faz muita bem), sopas de feijão (detesto)... Enfim.

        Parece que foi ontem que me obrigaram a comer Kiwi.... ***** de fruta.

        Não foi por isso que me fez os hábitos alimentares mais saudáveis. Tenho a certeza que se a minha mãe optasse por me dar boiões de fruta eu teria sido mais feliz.

        E esses boiões não têm quaisquer tipo de conservantes ou algo do género (ao contrário da fruta enlatada). Eu própria só não compro essas frutas em boião porque são caras e faço o sacrificio de triturar a fruta com leite (do género de batido).

        E não se esqueçam que a fruta (principalmente as pêras, maçãs e bananas) estão cheias de açucares.
        Editado pela última vez por NaoInteressa; 19 November 2011, 17:59.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
          Eu sou do tempo em que comia tudo cozinhado pela minha mãe e das poucas recordações más que tenho da minha infancia é a comer frutas que eu ainda hoje detesto, a comer gelatinas que eu detesto (e que toda a gente pensa que faz muita bem), sopas de feijão (detesto)... Enfim.

          Parece que foi ontem que me obrigaram a comer Kiwi.... ***** de fruta.

          Não foi por isso que me fez os hábitos alimentares mais saudáveis. Tenho a certeza que se a minha mãe optasse por me dar boiões de fruta eu teria sido mais feliz.

          E esses boiões não têm quaisquer tipo de conservantes ou algo do género (ao contrário da fruta enlatada). Eu própria só não compro essas frutas em boião porque são caras e faço o sacrificio de triturar a fruta com leite (do género de batido).

          E não se esqueçam que a fruta (principalmente as pêras, maçãs e bananas) estão cheias de açucares
          .
          E achas que nos boiões eles tiram a frutose???

          Uma coisa é optar pelos boiões quando as crianças não comem fruta de outra forma (seria o teu caso). Outra é optar pelos boiões pela sua praticidade, em qualquer circunstância, só para não ter trabalho.
          Editado pela última vez por MrsX; 19 November 2011, 18:17.

          Comentário


            #65
            "Basta falar com pediatras ou nutricionistas para perceber que boiões de fruta, de carne ou de peixe não é exactamente o que se deve dar aos bebés", respondeu. A ministra acrescentou que "as alturas de crise são também alturas para os pais reflectirem sobre o que dão às crianças e voltar a dar fruta em estado natural, que não tem IVA". E rematou: "não vejo ninguém da área da saúde com essas preocupações".
            Não tem IVA?!? Por acaso já olhou para a factura da frutaria?!? Ou será que 6% de acréscimo não é considerado IVA?!?

            Quem não sabe do que fala, perde uma boa oportunidade de estar calado.

            Comentário


              #66
              Este caso é apenas um fait-diver. E pensar que do outro lado do Atlântico consideram a pizza como sendo uma porção de vegetal (cantinas) e que esta semana que passou reprovaram a Lei que iria fazer com que as pizzas tivessem mais molho de tomate.




              Ver aqui: Is pizza a vegetable? Well, Congress says so | Lizz Winstead | Comment is free | guardian.co.uk

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                200% seguro quer dizer o quê?
                É um alimento que não tenha algo que cause grandes maleficios à saúde. Muitos produtos alimentares estão carregados de produtos altamente tóxicos, e neste casos, parece-me que algumas marcas esmeraram-se em tentar fazer a fórmula mais saudável possível.

                Como alguém disse, a fruta tem um alto IG, mas isso também depende da fruta. Nem tudo são bananas e uvas, e para além disso, a frutose, para além de ser considerado um açúcar simples, é dos que tem um IG mais baixo (cerca de 32 se não estou em erro).

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                  Excuse me?

                  Se te estiveres a referi a termos de maturação da fruta, ou de tamanho, sim, no então, no que diz respeito a parâmetros biológicos/alimentares, microbiológicos, fisico-químicos, nutricionais, ou de segurança alimentar, a fruta usada nos boiões tem de ter a mesma qualidade da que é vendida para consumo direto. Basta pegares num livro de Biologia 12º ano, ou de agronomia, e vês que não estou a mentir.
                  Aquela fruta que não tem tamanho nem aspecto para ser vendida ao publico é a que é utilisada para esse tipo de coisas depois aquilo é produção em serie, aquilo vai as toneladas para ralar e achas mesmo que eles se vão "ralar" a seperar as centenas que peças de fruta podres que vão lá pelo meio.
                  Aquilo depois com os químicos que eles lhes adicionam disfarça tudo e não me acredito que lhes adicionem só acido citrico pois nesse caso as boiões teriam que ter um prazo para consumo muito curto.

                  Acho que a compra de esse tipo de alimento não passa de pura preguiça, tenho dois filhos e cá em casa nunca houve necessidade de recorrer a esse tipo de coisas.
                  Uma papa de frutas faz-se em dois minutos, fazia muitas vezes banana esmagada com bolacha Maria e umas gotas de sumo de laranja e eles adoravam aquilo.

                  Comentário


                    #69
                    Mas alguém que me explique qual é o trabalhão que dá, descascar uma pera, ou uma laranja

                    Quando alguns aqui argumentam que certas pessoas dão estes boiões aos filhos por falta de tempo isso faz-me cá uma confusão...

                    Compram-se no mesmo local (Supermercado) e uma abre-se as outras descascam-se...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                      Aquela fruta que não tem tamanho nem aspecto para ser vendida ao publico é a que é utilisada para esse tipo de coisas depois aquilo é produção em serie, aquilo vai as toneladas para ralar e achas mesmo que eles se vão "ralar" a seperar as centenas que peças de fruta podres que vão lá pelo meio.
                      Aquilo depois com os químicos que eles lhes adicionam disfarça tudo e não me acredito que lhes adicionem só acido citrico pois nesse caso as boiões teriam que ter um prazo para consumo muito curto.

                      Acho que a compra de esse tipo de alimento não passa de pura preguiça, tenho dois filhos e cá em casa nunca houve necessidade de recorrer a esse tipo de coisas.
                      Uma papa de frutas faz-se em dois minutos, fazia muitas vezes banana esmagada com bolacha Maria e umas gotas de sumo de laranja e eles adoravam aquilo.
                      Talvez tenhas razão.

                      De qualquer forma, se a ASAE fecha um restaurante porque na ementa colocou peixe-espada, mas na verdade o peixe servido era outro, porque razão iria permitir que eles não coloquem no rótulo todos os químicos que lhes adicionam?

                      Comentário


                        #71
                        Eu acho muito bem que os tais... coisos.. paguem IVA por inteiro pelas razões que já muitos disseram. Se é perfeitamente substituível por fruta Natural, então pode ser considerado um produto supérfluo.

                        O que é anedótico na "Sãozinha" é a justificação que ela dá.. "Assim até se fomenta hábitos alimentares saudáveis".

                        Mas estamos a brincar? A rapariga vive em que Mundo?

                        Faz-me lembrar uma outra medida dela que também concordei mas que também levou com uma justificação directamente para a caderneta de cromos:

                        "Estão proibidas as gravatas no ministério da Agricultura porque assim as pessoas têm menos calor e poupa-se no Ar Condicionado."

                        Bastava dizer: "Estamos em crise, ar-condicionado desligado a partir de agora". Mas pronto, prefere sempre cair no ridículo de acrescentar qualquer coisa.

                        Comentário


                          #72
                          não me tinha dado ainda pra visitar este tópico, mas depois de ler os artigos considero que são excelentes, não principalmente no seu conteúdo, mas relativamente ao relembrar da informação aos pais "modernos", que estão habituados a irem ao mac 2 ou 3 vezes por semana, seja devido ao trabalho ou em lazer e que estão habituados às pringles, cheetos e coisas do género.

                          no meu tempo era fixe comer um pão com tulicreme de avelâ ou chocolate, um bollycao ao sábado à tarde ou ao domingo, um bolito de vez em quando.
                          hoje em dia só se vêem putos a comer salgados e mesmo os doces passaram a ser gomas e chiclets apenas. há umas semanas vi um rapaz e uma rapariga praí com 16 anos a escolherem qual o sabor das pringles que iam levar. lá levaram umas de caixa amarela. e ele pra ela "isto vai ser bué da bom!". à frente deles estava uma universitária, levava dois pacotes de batatas fritas e um sumo. é só disto...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            não me tinha dado ainda pra visitar este tópico, mas depois de ler os artigos considero que são excelentes, não principalmente no seu conteúdo, mas relativamente ao relembrar da informação aos pais "modernos", que estão habituados a irem ao mac 2 ou 3 vezes por semana, seja devido ao trabalho ou em lazer e que estão habituados às pringles, cheetos e coisas do género.

                            no meu tempo era fixe comer um pão com tulicreme de avelâ ou chocolate, um bollycao ao sábado à tarde ou ao domingo, um bolito de vez em quando.
                            hoje em dia só se vêem putos a comer salgados e mesmo os doces passaram a ser gomas e chiclets apenas. há umas semanas vi um rapaz e uma rapariga praí com 16 anos a escolherem qual o sabor das pringles que iam levar. lá levaram umas de caixa amarela. e ele pra ela "isto vai ser bué da bom!". à frente deles estava uma universitária, levava dois pacotes de batatas fritas e um sumo. é só disto...
                            És pai? És novo? Então vais ao mac 3 x por semana, certo?

                            Comentário


                              #74
                              (modo javardo on): ja que querem dar tanto destaco a ministra Cristas e as suas declarações sobre fruta ao natural, podiam acompanhar o topico com fotos dela.. (descascada era a cerejinha no topo do bolo...)..... (modo javardo off)
                              isto foi so para aligeirar...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                É um alimento que não tenha algo que cause grandes maleficios à saúde. Muitos produtos alimentares estão carregados de produtos altamente tóxicos, e neste casos, parece-me que algumas marcas esmeraram-se em tentar fazer a fórmula mais saudável possível.

                                Como alguém disse, a fruta tem um alto IG, mas isso também depende da fruta. Nem tudo são bananas e uvas, e para além disso, a frutose, para além de ser considerado um açúcar simples, é dos que tem um IG mais baixo (cerca de 32 se não estou em erro).
                                Tou a ver que não percebeste a ironia.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por chicoslb Ver Post
                                  Mas alguém que me explique qual é o trabalhão que dá, descascar uma pera, ou uma laranja

                                  Quando alguns aqui argumentam que certas pessoas dão estes boiões aos filhos por falta de tempo isso faz-me cá uma confusão...

                                  Compram-se no mesmo local (Supermercado) e uma abre-se as outras descascam-se...
                                  Tudo dito.
                                  Só faltou acrescentar que: umas abrem-se as outras dão cabo das unhas e a manicure é cara!


                                  O Cuto já conseguiu ser adoptado!?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                    Tou a ver que não percebeste a ironia.
                                    Sim, não tinha atingido, confesso, mas de qualquer forma, a minha resposta também serve para a tua ironia, até porque não era só direccionada a ti, mas também a alguem que falou no suposto IG elevado da fruta.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Estou 100% com a Assunção Cristas em respeito á fruta natural.....aposto que o Pinto da Costa com os casos da fruta também a que oferecia era natural: não eram blediná nem nada desses boiões.

                                      Alías o Pinto da Costa, como presidente do clube da fruta, foi o primeiro a apoiar estas iniciativas da fruta natural: foi buscar uma Maçã Podre ao Sporting.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                        Sim, não tinha atingido, confesso, mas de qualquer forma, a minha resposta também serve para a tua ironia, até porque não era só direccionada a ti, mas também a alguem que falou no suposto IG elevado da fruta.
                                        Hã??????

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                          Hã??????
                                          Resumindo, não tinha atingido a tua ironia, mas o meu post não era propriamente para ti, mas sim para alguém (se não me engano o thesexpistol) que referiu o IG da fruta, que a tornava um alimento não muito saudável.
                                          Editado pela última vez por HMartinho; 19 November 2011, 23:54.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Ahhhhhhhhhh!!!!! Bem...mas quanto ao tópico vou dar a mnha opinião. Nunca comi fruta de boião. O meu puto também não. E a papinha de fruta no meu tempo era bananinha esmagada com bolacha maria e sumo de laranja. Quem já comeu sabe que é de chorar por mais. E não me venham com a treta de que não há tempo e tal. Bullshit!!!!!!!
                                            Editado pela última vez por cuto; 19 November 2011, 23:37.

                                            Comentário


                                              #82
                                              A bater ainda na mesma tecla.

                                              Em vez de criticar o facto de um produto de bebé ser agravado o seu custo com a subida do iva, estamos aqui a comparar a fruta ou o boião, já pensaram que secalhar era mesmo isso que ela queria.

                                              Já todos sabemos que a fruta faz bem, já todos sabemos quais são os alimentos bons e os alimentos perigosos, já nada disto é segredo.

                                              O problema devia de ser, do porquê ter aumentado o iva num produto para bebé, seja ele essencial ou não, ainda querem aumentar a natalidade, assim não vão lá.

                                              "Os toalhetes aumentaram? Se ainda não, deviam aumentar, limpa-se o cúzinho com jornal."

                                              A questão é que aumentou um produto para bebé, que deviam era estar todos, sejam eles quais forem nos 6% ou menos, isto num país como o nosso até era uma mais valia, para o aumento da natalidade, já que cada vez hã menos e cada vez hã mais velhos.

                                              Com tanta coisa ainda por aumentar, foram logo aumentar num produto de bebé.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                E achas que nos boiões eles tiram a frutose???

                                                Uma coisa é optar pelos boiões quando as crianças não comem fruta de outra forma (seria o teu caso). Outra é optar pelos boiões pela sua praticidade, em qualquer circunstância, só para não ter trabalho.
                                                Eu ao dizer que a fruta tem muito açúcar não estou a fazer qualquer comparação entre fruta viva ou fruta empacotada.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por chicoslb Ver Post
                                                  Mas alguém que me explique qual é o trabalhão que dá, descascar uma pera, ou uma laranja

                                                  Quando alguns aqui argumentam que certas pessoas dão estes boiões aos filhos por falta de tempo isso faz-me cá uma confusão...

                                                  Compram-se no mesmo local (Supermercado) e uma abre-se as outras descascam-se...
                                                  Não é preciso ser-se pai para se entender isso do "trabalho".

                                                  A fruta tem de ser cozida ou triturada fresca (não sei se esta última opção é válida) e aí gasta-se tempo.

                                                  E os boiões não são apenas de fruta.

                                                  Mas também sou da opinião de quem não tem tempo para isso, não deve ter filhos.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                    Tudo dito.
                                                    Só faltou acrescentar que: umas abrem-se as outras dão cabo das unhas e a manicure é cara!


                                                    O Cuto já conseguiu ser adoptado!?


                                                    Faltava o ponto de vista feminino, obrigado por teres complementado

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                      Cresci com leite da vaca da vizinha e com fruta caseira e não há maior luxo que esse ;)
                                                      Só posso concordar!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                        Cresci com leite da vaca da vizinha e com fruta caseira e não há maior luxo que esse ;)
                                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                        Só posso concordar!
                                                        Puxa, vocês têm cá uma vizinhança!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                          Cresci com leite da vaca da vizinha e com fruta caseira e não há maior luxo que esse ;)
                                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                          Só posso concordar!
                                                          Isso era tudo muito bonito nesta nossa realidade actual, se todas as familias tivessem uma vaca e árvores de fruto no quintal... se grande parte nem quintal tem, então uma vaca e árvores imagine-se...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                            Puxa, vocês têm cá uma vizinhança!
                                                            Falta perceber se o leite vem das tetas da vaca que a vizinha tem ou das tetas da vaca que a vizinha é.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                              Puxa, vocês têm cá uma vizinhança!


                                                              Nem todos nasceram na cidade! Ainda hoje tudo o que seja carne (frango, porco, vaca) ou legumes (couve, alface, tomate, batata, etc.) vem tudo da nossa agricultura!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X