Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alta velocidade em Portugal ? E porque não meter os comboios a andar mais devagar ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Será seguro ? Estamos a falar de carruagens com vinte e tal anos, e as proprias locomotivas da siemens tambem ja têm algum tempo.

    Apesar de não estar totalmente do assunto. Acho que estas carruagens e locomotivas tal como as restantes máquinas conhecidas por nós, devem de ter uma revisão de x em x tempo para garantir a totalidade das suas funcionalidades. Além que estas carruagens do Intercidades foram intervencionadas ainda não há muitos anos para poderem atingir velocidades superiores.

    Em relação às linhas, é do meu conhecimento que existem cá máquinas especializadas para analisar a qualidade da linha, o pai de uma amiga minha pertence a uma dessas equipas.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
      Em relação à suposta velocidade excessiva, não chegaste a responder à minha pergunta.

      Depende. Acidentes ferroviários muito muito poucos mesmo no entanto, acidentes provocados por comboios são mais do que muitos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
        Depende. Acidentes ferroviários muito muito poucos mesmo no entanto, acidentes provocados por comboios são mais do que muitos.
        Tens a certeza que foram provocados por comboios??

        Comentário


          #34
          O baixar da velocidade só iria diminuir o número de passageiros a utilizar o comboio. A grande vantagem do comboio é o factor tempo, ora se tu acabas com uma das suas maiores vantagens, então mais vale encerrar. Aliás as linhas de alta velocidade são rentáveis por isso mesmo, por terem tempos muito concorrenciais face a outros meios, sobretudo o carro particular e o avião para curtas e médias distâncias.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
            Depende. Acidentes ferroviários muito muito poucos mesmo no entanto, acidentes provocados por comboios são mais do que muitos.
            Ou serão (a quase totalidade) acidente provocados por pessoas que desrespeitam a sinalização das passagens de nível?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              Ou serão (a quase totalidade) acidente provocados por pessoas que desrespeitam a sinalização das passagens de nível?
              Ora nem mais!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                Tens a certeza que foram provocados por comboios??

                Pronto, corrijo: Envolveram comboios, mas deveram-se à irresponsabilidade das pessoas, muito por causa de condutores que desrespeitam os avisos sonoros e as cancelas das passagens de níveis. No entanto, um ou outro caso envolveram excesso de velocidade por parte do maquinista do comboio.

                Claro, e obviamente que uma coisa é um comboio regional, outra completamente diferente é o intercidades, que está preparado para atingir velocidades elevadas, sem grandes riscos acrescidos, e diminuir o limite de velocidade, seria incompreensível e sem qualquer fundamento.

                Satisfeita?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                  Para mim termos abandonado os transportes ferroviários durante décadas foi um erro crasso. Vamos ver se conseguimos recuperar terreno com linhas de mercadorias...

                  É que vindo do continente americano, somos o país da Europa mais próximo com dois bons portos para distribuir mercadorias! Uma boa linha ferroviária ligada a Espanha, na minha opinião, seguramente ia ser muito positivo.
                  Isso é uma ideia errada que muita gente defende. Se sai um barco de Nova York com produtos para a Europa central, vai atracar num porto mais próximo possível e não em Sines ou Lisboa ou Leixões para depois carregar no comboio e fazer o resto da viagem, porque fica mais caro e mais demorado.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                    Pronto, corrijo: Envolveram comboios, mas deveram-se à irresponsabilidade das pessoas, muito por causa de condutores que desrespeitam os avisos sonoros e as cancelas das passagens de níveis. No entanto, um ou outro caso envolveram excesso de velocidade por parte do maquinista do comboio.

                    Claro, e obviamente que uma coisa é um comboio regional, outra completamente diferente é o intercidades, que está preparado para atingir velocidades elevadas, sem grandes riscos acrescidos, e diminuir o limite de velocidade, seria incompreensível e sem qualquer fundamento.

                    Satisfeita?
                    Nem satisfeita nem insatisfeita. É que entre isto e o que disseste anteriormente há uma diferença brutal e convém repôr "a verdade dos factos".

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                      Depende. Acidentes ferroviários muito muito poucos mesmo no entanto, acidentes provocados por comboios são mais do que muitos.
                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                      Pronto, corrijo: Envolveram comboios, mas deveram-se à irresponsabilidade das pessoas, muito por causa de condutores que desrespeitam os avisos sonoros e as cancelas das passagens de níveis. No entanto, um ou outro caso envolveram excesso de velocidade por parte do maquinista do comboio.

                      Claro, e obviamente que uma coisa é um comboio regional, outra completamente diferente é o intercidades, que está preparado para atingir velocidades elevadas, sem grandes riscos acrescidos, e diminuir o limite de velocidade, seria incompreensível e sem qualquer fundamento.

                      Satisfeita?
                      Então pronto, concluí-se que os maquinistas sabem o que estão a fazer, nomeadamente, em relação às velocidades praticadas.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                        Em relação à suposta velocidade excessiva, não chegaste a responder à minha pergunta.
                        Vão havendo acidentes , descarrilamentos, passagens de nivel.

                        Ainda este verao descarrilou um comboio de carga perto de estarreja, na zona onde o intercidades costuma ir a 200

                        Tem é havido tambem bastante sorte

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por orion Ver Post
                          Isso é uma ideia errada que muita gente defende. Se sai um barco de Nova York com produtos para a Europa central, vai atracar num porto mais próximo possível e não em Sines ou Lisboa ou Leixões para depois carregar no comboio e fazer o resto da viagem, porque fica mais caro e mais demorado.
                          Realmente tambem me parece descabido ... a menos que fossemos uma super plataforma logistica que servisse de hub entre america, asia, africa e europa. Ai ja estariamos de novo no cento do mundo :D

                          Olhemos para o mapa mundo

                          Editado pela última vez por Civismo; 24 November 2011, 18:51.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                            Vão havendo acidentes , descarrilamentos, passagens de nivel.

                            Ainda este verao descarrilou um comboio de carga perto de estarreja, na zona onde o intercidades costuma ir a 200

                            Tem é havido tambem bastante sorte
                            Não mistures aqui os acidentes nas passagens de nível pois aí estás a misturar outras variáveis que não os comboios e suas infraestruturas.

                            Qual o rácio de acidentes em comboios regionais/mercadorias vs inter-cidades e alfas (acidentes em que apenas estejam envolvidos meios ferroviários)?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                              Vão havendo acidentes , descarrilamentos, passagens de nivel.

                              Ainda este verao descarrilou um comboio de carga perto de estarreja, na zona onde o intercidades costuma ir a 200

                              Tem é havido tambem bastante sorte
                              Podes tar descansado que é mais seguro andares de comboio ou avião do que de carro.

                              Comentário


                                #45
                                Entretanto partilho um video giro do comboio foguete

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                  Aproveito para partilhar um video muito giro que acabei de encontrar no youtube, feito a partir de uma cabine de uma Siemens CP5600, igual à da foto do inicio deste topico.

                                  Resolução normal: CAB RIDE TRAIN - Linha Beira Alta Velocidade - YouTube
                                  Resolução HD: CAB RIDE TRAIN - Linha Beira Alta Velocidade - YouTube

                                  Segundo a descrição do video: Viagem na cabine de uma 5600 a titular um comboio de automóveis de Vilar Formoso até à Pampilhosa.

                                  Sera preciso transportar carros tão rapido ?
                                  Claro que é. Tempo é dinheiro. E acredita que o que a empresa que solicitou o transporte está a pagar, supera o gasto.
                                  Quanto à segurança, como já disseram, acidentes por factores intrínsecos à velocidade são raríssimos. Se queres protestar, protesta contra as passagens de nível, isso sim é uma idiotice ainda existir.

                                  E quanto às carruagens com 20 e tal anos: o tempo de vida útil de um comboio é muito mais do que isso. São construídos para durar 30-40 anos no activo, no mínimo (as UQE's da linha de Sintra, por exemplo, têm uma vida útil de 30 anos), não obstante poderem ficar obsoletas entretanto. Daí não custarem o mesmo que o seu tamanho em carros...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Tenho que confessar que quando vi o video de esguelha na hora de almoço e postei aqui, não tinha reparado que estava acelerado nalgumas partes ... shame on me !

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                      Tenho que confessar que quando vi o video de esguelha na hora de almoço e postei aqui, não tinha reparado que estava acelerado nalgumas partes ... shame on me !
                                      Nao percebo o porquê de aceleraram o video mas ok deve ser pó style

                                      Comentário


                                        #49
                                        Comboios.org • Vendo Tópico - [Topico oficial] CP 5600 Siemens/Kauss Maffei II

                                        Data de construção: 1993-1995
                                        Numeração UIC: 90 94 0 765601 a 90 94 0 765630
                                        Disposição dos rodados: Bo'Bo'
                                        Velocidade máxima: 220 km/h
                                        Onde efectua serviço: Linha de Guimarães, Linha do Norte, Linha da Beira Alta, Linha da Beira Baixa, Linha do Sul, Linha de Sines, Linha do Algarve

                                        É do melhor que há em Portugal lol Ai têm muita mais informação sobre as dezenas de Automotoras e Locomotivas em Portugal.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Só sei que:

                                          Intercidades Porto - Coimbra: cerca de 14 euros. Tempo do percurso: 1 hora e pouco.
                                          Ir de carro a gasolina que gaste 7L/100: cerca de 10 euros de gasolina, e cerca de 5 euros de portagens. Tempo do percurso: 1 hora e pouco.

                                          Compensa o comboio ESPEREM LÁ... e para chegar à estação, a viagem é grátis? Não... e ao chegar ao destino é preciso transportes a partir da estação, né? Pois... Ou seja é mais barato ir de carro (A GASOLINA E COM PORTAGENS), e ainda por cima no destino temos carro "à borla" para andar pela cidade?

                                          Digam-me sinceramente para que serve o comboio mesmo? Talvez só para estudantes e eventualmente viagens de longo curso para poupar no stress de fazer a viagem seguida. Ou, também, para viagens urbanas diárias de ida e volta para o trabalho (poupa-se no stress e no estacionamento). E mesmo assim só para quem viaja sozinho.
                                          Editado pela última vez por Jarod; 27 November 2011, 11:47.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                            Só sei que:

                                            Intercidades Porto - Coimbra: cerca de 14 euros. Tempo do percurso: 1 hora e pouco.
                                            Ir de carro a gasolina que gaste 7L/100: cerca de 10 euros de gasolina, e cerca de 5 euros de portagens. Tempo do percurso: 1 hora e pouco.

                                            Compensa o comboio ESPEREM LÁ... e para chegar à estação, a viagem é grátis? Não... e ao chegar ao destino é preciso transportes a partir da estação, né? Pois... Ou seja é mais barato ir de carro (A GASOLINA E COM PORTAGENS), e ainda por cima no destino temos carro "à borla" para andar pela cidade?

                                            Digam-me sinceramente para que serve o comboio mesmo? Talvez só para estudantes e eventualmente viagens de longo curso para poupar no stress de fazer a viagem seguida. Ou, também, para viagens urbanas diárias de ida e volta para o trabalho (poupa-se no stress e no estacionamento). E mesmo assim só para quem viaja sozinho.
                                            Viagens dirária Aveiro-Porto-Aveiro, com passe mensal a 60€. Tenho de me deslocar 10km de carro para o comboio, mas a viagem são 70km. Portanto, 120km de diferença, por dia. Gasóleo (5L/100km) ~ 9€/dia + 5€/dia de portagens, tendo em conta 20 dias daria quase 300€ de despesa.

                                            Realmente, para que serve o comboio?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eu já há mais de meio ano que faço quase todos os fins-de-semana Espinho-Lisboa-Espinho no Intercidades.
                                              O serviço é caro (23€ por viagem), lento e os atrasos são constantes. Já cheguei a fazer em 3 horas e meia. Um absurdo.
                                              Aliás a CP só existe porque enfim.... em termos de qualidade de serviço é miserável.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por pitoresco Ver Post
                                                Tenho ideia que o Alfa pode atingir velocidades de 250km/h. No entanto, não temos linha para mais de 220km/h e isto em apenas alguns troços.

                                                Lembro-me de fazer um percurso de Intercidades com uma locomotiva que apenas atinge os 160km/h (menos 40km/h do que as 5600 - as habituais) e o atraso da viagem Lisboa -Porto foi apenas de 7 minutos.
                                                /irony
                                                Isso acontece porque ninguém aqui do forum é maquinista duma coisas dessas.
                                                Senão havias de ver o calor que não davam naquilo, seguido do já tradicional vídeo para meter no youtube e partilhar no forum.
                                                Em último caso faziam-lhe uma repro e até o metiam a 270 a descer se fosse preciso

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                  Viagens dirária Aveiro-Porto-Aveiro, com passe mensal a 60€. Tenho de me deslocar 10km de carro para o comboio, mas a viagem são 70km. Portanto, 120km de diferença, por dia. Gasóleo (5L/100km) ~ 9€/dia + 5€/dia de portagens, tendo em conta 20 dias daria quase 300€ de despesa.

                                                  Realmente, para que serve o comboio?
                                                  Eu próprio o disse: "Ou, também, para viagens urbanas diárias de ida e volta para o trabalho (poupa-se no stress e no estacionamento). "

                                                  Ora, é o teu caso ;) Os comboios urbanos são estupidamente baratos: 2,30 de Avero para o Porto. Porém... de Aveiro para Coimbra são uns 6 euros e a distância e tempo de percurso é IGUAL!!!

                                                  De que serve mesmo andar de comboio... o km não é todo igual!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                    Eu próprio o disse: "Ou, também, para viagens urbanas diárias de ida e volta para o trabalho (poupa-se no stress e no estacionamento). "

                                                    Ora, é o teu caso ;) Os comboios urbanos são estupidamente baratos: 2,30 de Avero para o Porto. Porém... de Aveiro para Coimbra são uns 6 euros e a distância e tempo de percurso é IGUAL!!!

                                                    De que serve mesmo andar de comboio... o km não é todo igual!
                                                    Tenha ideia que a linha de aveiro para coimbra não parecia tão bem tratada como de aveiro para o porto. Mas a verdade é que é absuro o preço do aveiro-coimbra relativamente ao aveiro-porto.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                      Aproveito para partilhar um video muito giro que acabei de encontrar no youtube, feito a partir de uma cabine de uma Siemens CP5600, igual à da foto do inicio deste topico.

                                                      Resolução normal: CAB RIDE TRAIN - Linha Beira Alta Velocidade - YouTube
                                                      Resolução HD: CAB RIDE TRAIN - Linha Beira Alta Velocidade - YouTube

                                                      Segundo a descrição do video: Viagem na cabine de uma 5600 a titular um comboio de automóveis de Vilar Formoso até à Pampilhosa.

                                                      Sera preciso transportar carros tão rapido ?
                                                      O video tá acelerado, os comboios de mercadorias tem velocidade limitada a 100 ou 110km/h.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Em resposta ao Civismo, as locos que tu andaste tem velocidade máxima de 200km/h, se bem que em testes sozinhas acho que deram mais, (também são 7500cv a puxar ).

                                                        Neste momento esses Ic´s não passam dos 190km/h e apenas e só em alguns troços da Linha do Norte. Não te preocupes com as carruagens que estão preparadas para tal, ( pode sempre acontecer algo, mas isso é normal em qualquer máquina). Tu dizes que deviam andar mais devagar, e eu acho que deviam andar mais depressa, que há partes da linha do Norte que tem que ir a 80 e 100, mas isso um dia quando for toda renovada( lá para o anos 3000), isso vai ficar resolvido.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Boas!

                                                          Entretanto , e enquanto investigava mais sobre as locomotivas que circulam no nosso pais, descobri um verdadeiro apaixonado da ferrovia (e não só ), do qual partilho os links :

                                                          Luisfer - Estudos e Realizações Ferroviárias

                                                          Luisfer TV: Canal de LUISFERTV - YouTube

                                                          Portugal Observer: Canal de PORTUGALOBSERVER - YouTube

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Tempo é dinheiro, é por essa razão que normalmente os seis a oito dias que demoram os porta-contentores a chegar à Holanda, depois de passarem pela nossa costa, são mais baratos do que os oito a dez dias que demoram a chegar ao centro da Europa se fossem descarregados aqui.

                                                            Ter uma rede ferroviária bem pensada, bem estruturada e rápida, bem como portos de aguas profundas em Portugal, iria fazer ganhar, pelo menos oito dias ao transporte de mercadorias (menos 6 dias de mar, menos 2 dias de transporte ferroviário, duração actual) e tornar o país numa plataforma comercial mundial, desenvolvendo a industria e outros sectores chave.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              No Intercidades nunca andei, mas já fiz Oriente-Famalicão num Alfa Pendular e não achei nada inseguro quando o comboio apresentava valores próximos de 210km/h nos led's.

                                                              Já fiz também, na Alemanha, Köln/Bonn - Hannover de TGV (ice) e a velocidade neste trajecto por motivos de linha, nunca excede os 200-205km/h. Só a partir de Berlim este circula a ~270km/h, o que já não presenciei.

                                                              Posto isto, sou dos que defendem que o TGV em Portugal seria completamente disp€nsável, sendo que o ideal seria alargar as linhas por onde passa o Alfa, para onde querem meter o TGV. Sim, porque de andar a 210km/h no Alfa ou a 200km/h no TGV não notei diferença nenhuma, a não ser no preço verdadeiramente obsceno pedido por uma viagem no segundo!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X