Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alta velocidade em Portugal ? E porque não meter os comboios a andar mais devagar ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Contando que andam lá leitos ( o chamado chassis) que são de 1926, e ainda te queixas que quase 15 anos já é muito.

    Foram renovadas o interior, neste momento só andam carruagens sorefame renovadas. As antigas que restam estão encostadas, só andam em especiais.
    Não me queixo que 15 anos seja muito... queixo-me do estado das automotoras em si e que já pediam (pelo menos) uma renovação a sério (tipo aquelas que se fazem nos EUA). Li, por exemplo, que já nem se fabricam boa parte das peças para as mesmas sendo a solução constantemente improvisar e arranjar porque não há peças de substituição. Porque não pode portugal reproduzi essas mesmas peças e também fazer uma remodelação a sério para melhorar o estado destas automotoras? Ou então... não seria possivel construirmos nós umas novas de raiz? Nem que fosse com boggies e motores siemens, por exemplo...

    As que estão em circulação são todas renovadas mas já me questionei... e as outras?
    Faz-me lembrar o anuncio do OLX. Se calhar se vendêssemos muito do material que temos parados conseguíamos juntar dinheiro para comprar um ou outro comboio mais recente que eventualmente fizesse falta ou, pelo menos, para ajudar a CP a sair do endividamento em que se encontra.

    O que vou dizer pode ser um grande disparate mas até se podia renovar o material circulante e de forma a vende-lo mais facilmente e cobrindo as despesas inerentes ao processo... fazer como no programa "joias sobre rodas" em que pegam em carros em mau estado, metem-nos como novos e ainda os vendem com lucro.

    Comentário


      O material da linha de Cascais chegou ao fim da renovação, dali só material novo. Como ainda por cima é uma linha à parte do resto em termos de voltagem tem que ser material dedicado só para ali, mas como não há dinheiro vai andando aquele até dar.

      Comentário


        Originalmente Colocado por SeteGu Ver Post
        Não me queixo que 15 anos seja muito... queixo-me do estado das automotoras em si e que já pediam (pelo menos) uma renovação a sério (tipo aquelas que se fazem nos EUA). Li, por exemplo, que já nem se fabricam boa parte das peças para as mesmas sendo a solução constantemente improvisar e arranjar porque não há peças de substituição. Porque não pode portugal reproduzi essas mesmas peças e também fazer uma remodelação a sério para melhorar o estado destas automotoras? Ou então... não seria possivel construirmos nós umas novas de raiz? Nem que fosse com boggies e motores siemens, por exemplo...
        Isto não é assim, geralmente a EMEF tem os desenhos de todas as peças/equipamento do material circulante e pode facilmente mandar fazer novas. O que acontece muitas vezes é que certas e determinadas peças são feitas por lotes de 50 por exemplo, e a EMEF só precisa de 4. Nada a fazer nestes casos...

        Não vale a pena estarmos com ilusões. O valor desses activos face às dívidas das empresas públicas do sector é uma gota de água...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Isto não é assim, geralmente a EMEF tem os desenhos de todas as peças/equipamento do material circulante e pode facilmente mandar fazer novas. O que acontece muitas vezes é que certas e determinadas peças são feitas por lotes de 50 por exemplo, e a EMEF só precisa de 4. Nada a fazer nestes casos...

          Não vale a pena estarmos com ilusões. O valor desses activos face às dívidas das empresas públicas do sector é uma gota de água...
          Não digo que não... mas não deixa de ser algum dinheiro parado a "desvalorizar" (material circulante a degradar-se).

          Em relação à linha de Cascais, porque não gosto de falar de cor:
          Noticia deste ano - como esta há muitas outras.
          CP. Linha de Cascais em risco de fechar | iOnline - o que já não se fabrica são os motores (não poderíamos nós colocar outros?) e por isso...

          Não encontrei o artigo que li e que fazia referencia ao estado dos comboios na linha de cascais mas acho que o essencial está aqui. Já dá para ter uma ideia do que queria dizer.

          Comentário


            A linha de Cascais vai ser renovada completamente mas até lá... mudar a corrente, etc.

            É impensável neste momento a CP andar a gastar dinheiro em locomotivas, automotoras, carruagens ou vagões novos. O mais triste é nem fazermos cá nada com a extinção da Sorefame. Resta a EMEF que fazia vagões.

            Comentário


              Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
              A linha de Cascais vai ser renovada completamente mas até lá... mudar a corrente, etc.

              É impensável neste momento a CP andar a gastar dinheiro em locomotivas, automotoras, carruagens ou vagões novos. O mais triste é nem fazermos cá nada com a extinção da Sorefame. Resta a EMEF que fazia vagões.
              Vai? Há a possibilidade de a linha vir a ser privatizada e nesse caso nem quero pensar qual possa ser o seu futuro... aliás também não sei quem é que eventualmente quer comprar a linha no estado em que se encontra atualmente...
              É que se o estado não tem €€ para remodelar a linha e o material circulante (ou substituir por um mais recente) não imagino os privados a conseguirem fazê-lo... mas espero estar enganado.

              Sou da opinião do que está a negrito.

              Comentário


                É pena que Portugal não tenha aproveitado a altura das vacas gordas para melhorar linhas como a de Cascais, Oeste, etc... em vez de andar a fazer autoestradas a torto e a direito.

                Foi preciso a Linha de Cascais chegar ao estado a que chegou para alguém se lembrar de fazer alguma coisa (demasiado tarde).

                A linha do Oeste, a meu ver, tem um potencial enorme... então com uma ligação à linha do Norte na zona do Entroncamento, por exemplo, ficava um mimo. Passava a haver uma ligação decente a Leiria (bem como outras cidades importante), alternativa à congestionada Linha do Norte e se (idealmente) ainda se tivessem feito uns ramais (p. ex. Obidos - Baleal - Peniche) e prolongando a linha (de "Sintra" até Cascais)... enfim... utopias mas que não deixariam de ser, a meu ver, projetos interessantes.

                Sempre seria mais útil que (por exemplo) ter construído uma 2ª auto-estrada Lisboa-Porto, a meu ver.
                Editado pela última vez por SeteGu; 29 July 2013, 12:04.

                Comentário


                  Credo

                  Maquinistas ao telemóvel, a ler ou a dormir na Argentina

                  Maquinistas ao telemóvel, a ler ou a dormir na Argentina - SIC Notícias

                  Comentário


                    Isso é porque as condiçõs de trabalho não são as melhores.

                    Comentário


                      Vou neste momento no intercidades Porto-lisboa. Vai a abrir , deve ir a roçar os 200 . Neste troço Estarreja-Aveiro nota-se que a linha está preparada para andar a estas velocidades, e é tudo muito suave. AInda assim, e defendendo o mote deste tópico, se fosse a 140 ou 150 tambem ia bem.
                      Ha zonas em que a linha tem bastante trepidação , mas isso é mais antes e depois de coimbra.

                      Ainda assim faz-me confusao o comboio a passar pelas agulhas / desviadores a 200 ... talvez eu ignore comoal funcionam, mas fica sempre o receio de alguma estar mal desviada.

                      Vim para cima na sexta no Intercidades que chegou ao porto as 18 e tal, o qual tinha imensas carruagens, umas 10 ou 12.
                      Achei estranho foi ter parado umas 5 vezes no meio do nada... serão erros de leitura nas balizas ?
                      Eu faço ideia de quantos MW são perdidos de cada vez que um trem daquele tamanho para e tem que arrancar de novo .

                      E pronto, cheguei a aveiro, bela Cidade, Like !

                      Gosto deste intercidades que sai do porto as 8.52 , sobretudo estes dos domingos vem carregadinho de estrangeiros, é um verdadeiro trem multicultural: Muitos Japoneses, ingleses, alemaes ... Talvez aproveitem para fazer o Porto - Lisboa. E até uns nórdicos que acabaram de se sentar ao meu lado .

                      Noto que o staff do trem deveria estar mais bem preparado para bem receber num trem em que quase metade dos passageiros são estrangeios.
                      Ja por diversas vezes fui o tradutor de serviço , tanto para o revisor, bem como no bar.
                      Hoje a rapariga do bar fala bem ingles. Mas os revisores normalmente são muito old school, e nota-se que o dominio das linguas não é a sua praia.
                      Fica a sugestão: Nos comboios com maior numero de estrangeiros , é recomendavel que haja staff que tenha a capacidade de comunicar .
                      Em vez do fato e gravata até podiam ter uma t-shirt a dizer "may I help you?".
                      Ou isso ou então um jovem que andasse para a frente e para tras no comboio varias vezes, com a referida t-shirt.

                      Bye Bye Aveiro, até à proxima !

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                        Vou neste momento no intercidades Porto-lisboa. Vai a abrir , deve ir a roçar os 200 . Neste troço Estarreja-Aveiro nota-se que a linha está preparada para andar a estas velocidades, e é tudo muito suave. AInda assim, e defendendo o mote deste tópico, se fosse a 140 ou 150 tambem ia bem.
                        Ha zonas em que a linha tem bastante trepidação , mas isso é mais antes e depois de coimbra.

                        Ainda assim faz-me confusao o comboio a passar pelas agulhas / desviadores a 200 ... talvez eu ignore comoal funcionam, mas fica sempre o receio de alguma estar mal desviada.

                        Vim para cima na sexta no Intercidades que chegou ao porto as 18 e tal, o qual tinha imensas carruagens, umas 10 ou 12.
                        Achei estranho foi ter parado umas 5 vezes no meio do nada... serão erros de leitura nas balizas ?
                        Eu faço ideia de quantos MW são perdidos de cada vez que um trem daquele tamanho para e tem que arrancar de novo .

                        E pronto, cheguei a aveiro, bela Cidade, Like !

                        Gosto deste intercidades que sai do porto as 8.52 , sobretudo estes dos domingos vem carregadinho de estrangeiros, é um verdadeiro trem multicultural: Muitos Japoneses, ingleses, alemaes ... Talvez aproveitem para fazer o Porto - Lisboa. E até uns nórdicos que acabaram de se sentar ao meu lado .

                        Noto que o staff do trem deveria estar mais bem preparado para bem receber num trem em que quase metade dos passageiros são estrangeios.
                        Ja por diversas vezes fui o tradutor de serviço , tanto para o revisor, bem como no bar.
                        Hoje a rapariga do bar fala bem ingles. Mas os revisores normalmente são muito old school, e nota-se que o dominio das linguas não é a sua praia.
                        Fica a sugestão: Nos comboios com maior numero de estrangeiros , é recomendavel que haja staff que tenha a capacidade de comunicar .
                        Em vez do fato e gravata até podiam ter uma t-shirt a dizer "may I help you?".
                        Ou isso ou então um jovem que andasse para a frente e para tras no comboio varias vezes, com a referida t-shirt.

                        Bye Bye Aveiro, até à proxima !
                        A linha do norte tem muito tráfego, talvez o teu comboio tenha de ter parado por causa disso..
                        Quando fiz lisboa-aveiro nunca parou, excepto nas estações claro.

                        As zonas de trepidação é linha não renovada e ele aí não passa dos 140 km/h.

                        A 200 km/h vai com uma suavidade incrivel e tem que ser assim para conseguir competir em termos de horário / custo com os olutros meio de transporte.

                        Os MW não são muitos tendo em conta a quantidade enorme de passageiros que transporta.

                        O resto da europa aposta fortemente na ferrovia, por exemplo temos o TGV a percorrer a europa todos os dias com milhares de KM a 300 km/h e a segurança é extrema.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Isso é porque as condiçõs de trabalho não são as melhores.
                          A culpa nunca é de um maquinista...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                            A culpa nunca é de um maquinista...
                            Até pode ser, mas já houve muitos casos de horas de trabalho a mais...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Até pode ser, mas já houve muitos casos de horas de trabalho a mais...
                              Em resposta à notícia dizes que os maquinistas dormem, mandam SMS e lêm livros enquanto trabalham, porque "as condições de trabalho não são as melhores".

                              Se para o caso de dormir, podemos colocar essa possibilidade (diferente de certeza), não sei como se encaixa na leitura e escrita de SMS.

                              Comentário


                                Portugal tem dos sistemas ferroviários mais seguros do mundo. Eu próprio já vi um maquinista a arrancar e a ler o jornal. Naturalmente que isso acontece porque ele já sabe a linha de cor, isto é, há certos troços a baixa velocidade que já sabem automaticamente, e caso haja algum problema o convel apita logo, agora, se vais continuar a insistir que isso não é verdade só porque sim como já é hábito, nem vale a pena continuar.

                                Comentário


                                  O problema é que a maquina as vezes falha

                                  Olhem o de Espanha, tantas vezes lá passou

                                  É como aquela velha história, nesta rua nunca houve um assalto ou um acidente, o problema é que há uma primeira vez para tudo

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                    O problema é que a maquina as vezes falha

                                    Olhem o de Espanha, tantas vezes lá passou

                                    É como aquela velha história, nesta rua nunca houve um assalto ou um acidente, o problema é que há uma primeira vez para tudo
                                    Claro, não há nada neste universo que seja infalível.

                                    Um maquinista falhar é muito pouco provável. Um convel tambem. Os 2 combinados tornam praticamente impossivel uma falha surgir.

                                    Comentário


                                      Pergunta: para que precisamos de uma linha de alta velocidade de sines para espanha, se por ex nos estados unidos temos estes trens gigantes a uns 50 ~ 60 km/h ?

                                      Num destes videos existe um comboio maior do que julgava ser possivel, com mais de 100 carruagens !! Fantastico

                                      Como funcionam os travoes nestes comboios tao longos ?

                                      https://www.youtube.com/watch?v=AULRU7HodKw

                                      https://www.youtube.com/watch?v=JbCaplTWXpU

                                      https://www.youtube.com/watch?v=K6EZMT7h7DU

                                      https://www.youtube.com/watch?v=AULRU7HodKw

                                      https://www.youtube.com/watch?v=yWBGoyuh77w

                                      https://www.youtube.com/watch?v=sK0bPSqHEr8

                                      Comentário


                                        Diria que cada carruagem tem o seu travão, mas nos comboios é tudo "simples"

                                        Comentário


                                          São várias locomotivas a gerir. E em situações de passagem de montanhas pode estar uma a travar e outra a puxar ou empurrar.

                                          Em todo o caso penso haver comboios com mais de 300 composições e 3 ou 4 kms.

                                          Comentário


                                            Usar os caminhos de ferro americanos como termo de comparação nunca é bom... Eles estão bem mais atrasados que o resto do mundo no desenvolvimento de linhas de rápidas.

                                            Comentário


                                              Pois, no USA é à grande mas não é à rápida

                                              Comentário


                                                Em termos de eficiencia, sera melhor ter um comboio assim tao grande, ou dividir por comboios mais pequenos ?

                                                QUanto à velocidade, continuo sem perceber qual o interesse em um comboio de vagoes / mercadorias ir mais rapido do que aqueles dos videos do youtube , os tais americanos a 50 e tal km hora ...

                                                Um comboio demora horas e horas a carregar e a ter tudo a jeito para partir
                                                Depois demora mais nao sei quantas horas a descarregar

                                                O que interessa se na viagem foi uns minutos mais rapido , possivelmente gastanto muito mais para esse efeito ?
                                                Editado pela última vez por Civismo; 11 February 2016, 11:02.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                  (...)
                                                  O que interessa se na viagem foi uns minutos mais rapido , possivelmente gastanto muito mais para esse efeito ?
                                                  Com fábricas a trabalhar com cada vez menos stocks e com produção just in time, todos os minutos contam...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                    Pergunta: para que precisamos de uma linha de alta velocidade de sines para espanha, se por ex nos estados unidos temos estes trens gigantes a uns 50 ~ 60 km/h ?

                                                    Num destes videos existe um comboio maior do que julgava ser possivel, com mais de 100 carruagens !! Fantastico

                                                    Como funcionam os travoes nestes comboios tao longos ?

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=AULRU7HodKw

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=JbCaplTWXpU

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=K6EZMT7h7DU

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=AULRU7HodKw

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=yWBGoyuh77w

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=sK0bPSqHEr8
                                                    O maior do mundo chega a medir 2,5 km, e levar 210 carruagens, e fica na Mauritânia. Logo à noite posto umas fotos da linha e do comboio.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                      Em termos de eficiencia, sera melhor ter um comboio assim tao grande, ou dividir por comboios mais pequenos ?

                                                      QUanto à velocidade, continuo sem perceber qual o interesse em um comboio de vagoes / mercadorias ir mais rapido do que aqueles dos videos do youtube , os tais americanos a 50 e tal km hora ...

                                                      Um comboio demora horas e horas a carregar e a ter tudo a jeito para partir
                                                      Depois demora mais nao sei quantas horas a descarregar

                                                      O que interessa se na viagem foi uns minutos mais rapido , possivelmente gastanto muito mais para esse efeito ?
                                                      Mas quem é que diz que gasta muito mais ? Repara que nas linhas de mercadorias, atinge-se 100, 120 km/h, inclusive nos states em que aquelas locomotivas não passam dos 110 / 115 km/h, e cá na europa temos comboios de carga a 100 e 120, desconheço se há mais rápidos ou não, mas, também tudo depende do tipo de mercadorias que se queira transportar, se não, não justificava haver transporte de mercadorias aéreo né ?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        O maior do mundo chega a medir 2,5 km, e levar 210 carruagens, e fica na Mauritânia. Logo à noite posto umas fotos da linha e do comboio.
                                                        Foto do comboio
                                                        Ficheiros anexados

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                          Pergunta: para que precisamos de uma linha de alta velocidade de sines para espanha, se por ex nos estados unidos temos estes trens gigantes a uns 50 ~ 60 km/h ?

                                                          Num destes videos existe um comboio maior do que julgava ser possivel, com mais de 100 carruagens !! Fantastico

                                                          Como funcionam os travoes nestes comboios tao longos ?

                                                          https://www.youtube.com/watch?v=AULRU7HodKw

                                                          https://www.youtube.com/watch?v=JbCaplTWXpU

                                                          https://www.youtube.com/watch?v=K6EZMT7h7DU

                                                          https://www.youtube.com/watch?v=AULRU7HodKw

                                                          https://www.youtube.com/watch?v=yWBGoyuh77w

                                                          https://www.youtube.com/watch?v=sK0bPSqHEr8
                                                          Precisas por que a linha de Sines tem pendentes máximas muito elevadas o que causa constrangimentos ao transporte de mercadorias.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                            Precisas por que a linha de Sines tem pendentes máximas muito elevadas o que causa constrangimentos ao transporte de mercadorias.
                                                            Sim, de uma linha nova exclusiva para mercadorias, concordo.
                                                            Agora de alta velocidade para mercadorias... não percebo...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                              Pois, no USA é à grande mas não é à rápida
                                                              tens razão o no USA não é comparável com o sistema de cá, em termos de rapidez , mas eles levam muito mais quantidade de mercadoria de uma só vez que nós cá, o que acaba por ficar em pé de igualdade...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X