Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenharia mecânica tem futuro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Epá falando do meu caso, não tive que mexer uma palha. Nem era meu dever fazê-lo!!!

    A empresa quer contratar uma pessoa e usufruir das condições oferecidas pelos estágios do IEFP? Mexa-se...

    O problema do FAPOC pelo que me apercebi é ter "apenas" a licenciatura, quando neste momento a maior parte tem mestrado e licenciatura pré-bolonha.
    Verdade... não comecei mestrado por causa de uma oferta de estágio que me ia ocupar muito tempo e pensei que o poderia fazer mais tarde. Depois de 1 mês a engonhar, "ahh e tal afinal não dá". E agora nem uma coisa nem outra. De qualquer forma pretendo começar o mestrado em Fevereiro, se me deixarem entrar a meio.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      Epá falando do meu caso, não tive que mexer uma palha. Nem era meu dever fazê-lo!!!

      A empresa quer contratar uma pessoa e usufruir das condições oferecidas pelos estágios do IEFP? Mexa-se...

      O problema do FAPOC pelo que me apercebi é ter "apenas" a licenciatura, quando neste momento a maior parte tem mestrado e licenciatura pré-bolonha.
      Quer dizer achas, que é preferível ele ficar a coçar a micose porque "pertence à empresa mexer-se???? Assim deves ir lonje na vida.

      Licenciatura = mestrado a grande maioria dos empregadores estão-se marimbando para isso. Querem contratar pessoas que tenham motivação para trabalhar e que seja inteligentes o suficiente para resolver problemas em vez de os criar.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
        Eu tenho tudo feito, tudo o que me compete. Eu não posso entregar papeis em nome da empresa, não posso entregar o currículo do orientador de estágio por ele! Tudo o que o IEFP me pediu e pede à empresa está tratado, tanto com a empresa como com o IEFP!
        Já falei com eles umas vezes dizem que está a ser tratado, que têm isto e aquilo para fazer e eu não posso ir lá fazer o trabalho por eles! Sinceramente acho que já desistiram e por isso também já estou noutra....
        Quando foi o meu caso, em 2009, a aprovação demorou cerca de 6 meses. Durante este período foi-me feito um contrato de formação, através do qual a empresa me deu as mesmas condições.

        Comentário


          #34
          Fazendo um pesquisa pelo Google encontra-se isto

          Engenheiros desempregados em Dez 2007
          Um pequeno exercício para clarificar o panorama das engenharia tradicionais em Pt.

          Cursos com mais desempregados inscritos no desemprego segundo a fonte.

          Top Engenharias e técnicas afim:

          Engª Mecânica IST -> 67 desempregados
          Engª Mecânica FEUP ->60 desempregados

          Top Indústrias transformadoras:

          Engª textil Minho -> 37 desempregados
          Engª Alimentar Beja ->25 desempregados

          Top construção


          Engª Civil Coimbra ->64 desempregados
          Engªa Civil IST -> 48 desempregados

          Top Ambiente

          Enga Ambiente Aveiro -> 46
          Engª Ambiente UTAD -> 36

          Fonte:
          http://www.estatisticas.gpeari.mctes...o_Superior.xls
          Isto reporta-se a este tópico aberto neste mesmo forum
          http://forum.autohoje.com/off-topic/...ez-2007-a.html

          Sobre o tema em questão, a minha opinião é que tem futuro e até saida profissional, não sei é se Portugal e as empresas portuguesas terão capacidade a médio prazo de absorver a oferta dos novos formados, cada vez temos menos industria e serviços que absorvam estes profissionais, a tendência não é para melhorar.

          Mas talvez a pensar no futuro - caso se concretizem alguns projectos a nivel nacional - Engª Aeronautica.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Quer dizer achas, que é preferível ele ficar a coçar a micose porque "pertence à empresa mexer-se???? Assim deves ir lonje na vida.
            Mas onde é que ele está a coçar a micose? Não tem enviado outros CV e apresentado as suas competências? Não tem contactado a empresa para se inteirar do ponto de situação?

            Ou estás à espera que ele se vá intrometer na organização interna da empresa e nos contactos que esta deve fazer com o IEFP?

            Querem contratar alguém com as melhores qualificações e motivação possíveis, dispendendo o mínimo possível

            Quanto ao juizo que fazes no final do teu primeiro parágrafo, é tão triste que não merece outro comentário além de este que acabei de fazer...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
              Eu acho que te conheço... Não és aquele tipo que ficou famoso no Youtube depois de ter ido à televisão falar de umas teorias que são muito bonitas nos dias que correm mas muito dificeis de pôr em prática??

              É que só falta a pronúncia para ter a certeza que és tu.

              Se essa conversa fosse garantia de emprego, não havia desempregados, ou quase.
              Eu adorei isso. Ficou toda a gente motivada a falar, espalhar videos nos foruns, facebooks e afins. E eu fiquei a pensar "mas isso é o que MONTES de pessoas fazem e não lhes garante o emprego!!!". E isto sem falar nas pessoas que não podem simplesmente criar o seu emprego.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                Mas talvez a pensar no futuro - caso se concretizem alguns projectos a nivel nacional - Engª Aeronautica.


                Agora fiquei fuckin freakin happy Para o ano lá (espero) estar eu.

                Como sei que és da área, é sempre bom ter esse feedback. Deixa-me mais seguro, ainda para mais tratando-se de um curso tão "pequeno" (não estou a falar de Aeroespacial - que, já agora, acredito ter tão ou melhores perspectivas futuras).
                Editado pela última vez por Psittacus; 15 December 2011, 13:47.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post


                  Agora fiquei fuckin freakin happy Para o ano lá (espero) estar eu.
                  Boa sorte.

                  Já agora e segundo me lembro a UBI possui a Engª Aeronautica, mas o IST passou a Engª Aeroespacial, com um convénio existente com o IST e um instituto Francês há possibilidades de obter uma gradução em Tolouse - sede da Airbus - onde se situa a escola e a sede da referida companhia de aeronautica e projectos espaciais.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    Eu acho que te conheço... Não és aquele tipo que ficou famoso no Youtube depois de ter ido à televisão falar de umas teorias que são muito bonitas nos dias que correm mas muito dificeis de pôr em prática??

                    É que só falta a pronúncia para ter a certeza que és tu.

                    Se essa conversa fosse garantia de emprego, não havia desempregados, ou quase.
                    Esse qd apareceu já eu pregava esta missa por aqui há muito tempo

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                      Sim

                      É uma formação com alguma saída em termos de emprego e em alguns sitios até nem pagam mal.

                      Onde estou por exemplo são 1700 euros limpos mais prémios.
                      Pergunto de novo, que empresa é essa?

                      Se quiseres responde por PM.

                      Cumps.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                        Boa sorte.

                        Já agora e segundo me lembro a UBI possui a Engª Aeronautica, mas o IST passou a Engª Aeroespacial, com um convénio existente com o IST e um instituto Francês há possibilidades de obter uma gradução em Tolouse - sede da Airbus - onde se situa a escola e a sede da referida companhia de aeronautica e projectos espaciais.
                        Obrigado

                        Sei disso "Passou" a Aeroespacial? Pensava que sempre tinha sido Aeroespacial no IST... mas ainda me lembro de a média ser 14 em ambas.

                        Equacionei bem as duas opções e fiz a minha escolha.Mas bem, não quero voltar a discutir aqui (até porque já cheguei a criar um tópico com isso mesmo).

                        Voltando ao tópico, também me parece que mecânica tem futuro, como se pode perceber pelo aumento no número de candidatos.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                          Pergunto de novo, que empresa é essa?

                          Se quiseres responde por PM.

                          Cumps.
                          Não penses mais nisso: não é para ti, talvez daqui uns 5 ou 6 anos se tudo correr bem.
                          Vai lá fazer o mestrado e depois volta pensar nisso!
                          Acho que é melhor assim do que andares a vida toda a bater com a cabeça nas paredes pq não o fizeste ou a levar bocas dos outros a esse respeito.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                            Verdade... não comecei mestrado por causa de uma oferta de estágio que me ia ocupar muito tempo e pensei que o poderia fazer mais tarde. Depois de 1 mês a engonhar, "ahh e tal afinal não dá". E agora nem uma coisa nem outra. De qualquer forma pretendo começar o mestrado em Fevereiro, se me deixarem entrar a meio.
                            Pois

                            Eu quando estive no teu lugar inscrevi-me à mesma no mestrado e ainda bem, porque também não se concretizou. No meu caso por questões legais (absurdas).

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Não penses mais nisso: não é para ti, talvez daqui uns 5 ou 6 anos se tudo correr bem.
                              Vai lá fazer o mestrado e depois volta pensar nisso!
                              Acho que é melhor assim do que andares a vida toda a bater com a cabeça nas paredes pq não o fizeste ou a levar bocas dos outros a esse respeito.
                              Eu vou fazer o mestrado, mas também tenho de ter com que o pagar... o trabalho (já nem digo emprego) faz falta também para isso.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                Onde é que tu estás? Pagam isso a um recém-licenciado?

                                Grupo Mota-engil para as Oficinas das empresas do grupo, Não tenho a certeza se pagam isso a um recém , mas não deve estar longe disso, porque um Mecanico 1ª (Sem qualquer curso superior) Recebe mais de 1200 euros.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                  Eu vou fazer o mestrado, mas também tenho de ter com que o pagar... o trabalho (já nem digo emprego) faz falta também para isso.
                                  Pois. Se isto fosse à lá USA que pedes empréstimo pra tirar um curso de engenharia, mas depois tens emprego garantido pra pagar o empréstimo.. Só por curiosidade, em que tipo de trabalho pensas para pagar as contas? É que desde que ouvi de empresas que não queriam licenciados\estudantes pois estes do nada podem desaparecer, ao contrario de pessoas sem formação que como podem não ter outra oportunidade, agarram-se ao emprego.... parece que ser estudante é cada vez mais dificil se os pais não podem pagar.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                                    Grupo Mota-engil para as Oficinas das empresas do grupo, Não tenho a certeza se pagam isso a um recém , mas não deve estar longe disso, porque um Mecanico 1ª (Sem qualquer curso superior) Recebe mais de 1200 euros.

                                    Epah põe uma bomba nesses gajos!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                      Pois. Se isto fosse à lá USA que pedes empréstimo pra tirar um curso de engenharia, mas depois tens emprego garantido pra pagar o empréstimo.. Só por curiosidade, em que tipo de trabalho pensas para pagar as contas? É que desde que ouvi de empresas que não queriam licenciados\estudantes pois estes do nada podem desaparecer, ao contrario de pessoas sem formação que como podem não ter outra oportunidade, agarram-se ao emprego.... parece que ser estudante é cada vez mais dificil se os pais não podem pagar.
                                      Eu quero algo dentro da Eng. Mecânica. A minha preferência é o ramo automóvel, já por lá andei e gostei. Mas se me puserem em produção, manutenção, desenvolvimento de produto, climatização, eu aceito tudo. Eu quero é começar a sério, com um trabalho que me permita ganhar mais conhecimento e mostrar o meu valor.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                        Epah põe uma bomba nesses gajos!
                                        Porque?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                          Quando não houver futuro para engenharia mecânica...é porque o mundo está prestes a dar o peido mestre.

                                          Por mim falo, quanto mais anos se passa no ramo mais oportunidades surgem, quer "perto de casa", quer além-fronteiras...
                                          Também me parece, quando não houver para engenheiros mecânicos (não digo é que haja sempre com grandes condições...) é porque só vai haver para pastores e lavradores...e vamos andar todos por volta das hortas...

                                          Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                                          Fazendo um pesquisa pelo Google encontra-se isto



                                          Isto reporta-se a este tópico aberto neste mesmo forum
                                          http://forum.autohoje.com/off-topic/...ez-2007-a.html

                                          Sobre o tema em questão, a minha opinião é que tem futuro e até saida profissional, não sei é se Portugal e as empresas portuguesas terão capacidade a médio prazo de absorver a oferta dos novos formados, cada vez temos menos industria e serviços que absorvam estes profissionais, a tendência não é para melhorar.

                                          Mas talvez a pensar no futuro - caso se concretizem alguns projectos a nivel nacional - Engª Aeronautica.
                                          Eu não conheço todos os formados da FEUP dos últimos anos...mas a verdade é que conheço muitos (de vários cursos) e não conheço nem nunca ouvi ninguém dizer que conhece um único desempregado...
                                          Até de Civil (supostamente o mais crítico agora), todos os fins de semana estou com gente que acabou há pouco e falam que os amigos têm emprego, embora nem sempre por perto, e que algumas empresas estão a mandar gente embora.
                                          Sei de gente que teve dificuldade em encontrar...e de casos que não queriam ficar fora do grande Porto...
                                          Mas lá está...vale o que vale...

                                          O que acontece algumas vezes (e não são tão poucas quanto isso) é que não se aceitam propostas que são verdadeiras comédias.
                                          Quanto a futuro em Portugal...isso depende muito, e cada um saberá a sua situação. Eu acho que em muitas áreas da engenharia mecânica só se tem a ganhar com um "tour" fora do país. Se depois se decidir voltar...há outra "bagagem" e outros argumentos...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                                            Grupo Mota-engil para as Oficinas das empresas do grupo, Não tenho a certeza se pagam isso a um recém , mas não deve estar longe disso, porque um Mecanico 1ª (Sem qualquer curso superior) Recebe mais de 1200 euros.
                                            Eu não acharia estranho um mecânico 1a ganhar mais que um recém licenciado em eng.Mecânica novo na empresa...
                                            Acharia estranho se fosse uma situação que se prolongasse muito tempo...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                                              Grupo Mota-engil para as Oficinas das empresas do grupo, Não tenho a certeza se pagam isso a um recém , mas não deve estar longe disso, porque um Mecanico 1ª (Sem qualquer curso superior) Recebe mais de 1200 euros.
                                              É inapropriado lançar bitaites assim e depois vir dizer que "não tenho a certeza".

                                              Mota engil anda a despedir engenheiros. Isso é garantido e sabido.

                                              Mota-Engil recorre à mobilidade para evitar despedir

                                              Nuno Miguel Silva
                                              27/11/11 13:39



                                              Há um ano que a construtora tenta não fazer contratações.
                                              A Mota-Engil está a evitar recorrer a despedimentos ou rescisões amigáveis para fazer face à contracção do mercado interno de construção e obras públicas, gerada pela crise financeira internacional.
                                              Fonte oficial da construtora avança ao Diário Económico que "estamos a promover a mobilidade interna dos funcionários, não só de negócio para negócio, mas também de país para país". "Isto não é uma reacção. Não é fugir em frente, é aplicar a nossa estratégia", assegura.
                                              Já desde 2010 que a Mota-Engil tem travado as contratações de uma forma deliberada. "Estamos a controlar, a filtrar intensivamente as nossas contratações", admitiu a mesma fonte oficial da Mota-Engil.
                                              De acordo com o mesmo responsável da Mota-Engil, o grupo líder da construção nacional deverá empregar cerca de 20 mil pessoas. A maioria destes funcionários faz parte da estrutura-base da empresa mas existem colaboradores com contratos a termo, admitidos especificamente para determinado projecto, e que deixarão de constar destas estatísticas quando os referidos empreendimentos ficarem concluídos.
                                              A grande maioria das construtoras nacionais tem anunciado, nos últimos meses, a opção por programas de reestruturação e racionalização da estrutura com o pessoal, através de planos de rescisões amigáveis ou mesmo de despedimentos colectivos, como forma de conseguir a redução de custos operacionais e fazer face à crise económica do País e, em particular, do sector da construção.
                                              Inventa outro exemplo...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                É inapropriado lançar bitaites assim e depois vir dizer que "não tenho a certeza".

                                                Mota engil anda a despedir engenheiros. Isso é garantido e sabido.

                                                Inventa outro exemplo...
                                                Eu disse grupo mota engil... e OFICINAS do grupo..

                                                Isso é a secção de construções que como todos já sabemos tá em crise a muito tempo em Portugal.

                                                Onde estou por exemplo andamos a rasca de pessoal qualificado a nivel de mecanica.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                  Obrigado

                                                  Sei disso "Passou" a Aeroespacial? Pensava que sempre tinha sido Aeroespacial no IST... mas ainda me lembro de a média ser 14 em ambas.

                                                  Equacionei bem as duas opções e fiz a minha escolha.Mas bem, não quero voltar a discutir aqui (até porque já cheguei a criar um tópico com isso mesmo).

                                                  Voltando ao tópico, também me parece que mecânica tem futuro, como se pode perceber pelo aumento no número de candidatos.

                                                  Vê (faz donwload) de uma apresentação sobre a Engenharia Aeronautica no Sec XX em Portugal.


                                                  eng_aero_SEC_XX.pdf - 4shared.com - document sharing - download

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                                                    Eu disse grupo mota engil... e OFICINAS do grupo..

                                                    Isso é a secção de construções que como todos já sabemos tá em crise a muito tempo em Portugal.

                                                    Onde estou por exemplo andamos a rasca de pessoal qualificado a nivel de mecanica.
                                                    Mas o que é q isso tem a ver com esse tópico se estamos a falar de engenheiros?

                                                    De que oficinas falas? Bastantes mecânicos rumaram para Angola etc. Não será por isso?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Mas o que é q isso tem a ver com esse tópico se estamos a falar de engenheiros?

                                                      De que oficinas falas? Bastantes mecânicos rumaram para Angola etc. Não será por isso?
                                                      Não tamos a falar de eng mecanica? achas que uma equipa de oficina é só feita de mecanicos ajudantes, 3ª,2ª1ª ? (os não licenciados)

                                                      Não estou a falar dos que Foram para angola, e que futuramente poderao ir para polonia, brasil ou cabo verde... a empresa pede e só vai quem quer e por exemplo para angola não quiz ir.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Mas o que é q isso tem a ver com esse tópico se estamos a falar de engenheiros?

                                                        De que oficinas falas? Bastantes mecânicos rumaram para Angola etc. Não será por isso?
                                                        Quer dizer...anda um tipo na faculdade a aprender tudo e mais alguma coisa sobre o bendito torno e seus familiares (mesmo assim não sabe nada, admito) e uma oficina não tem nada a ver com engenheiros mecânicos (que é o que eu tinha pensado que se estava a falar no tópico)?

                                                        Não sei se estou a confundir, mas não estou a perceber a tua opinião.

                                                        Aliás, acho que não há nada que grite mais "mecânica" que uma oficina (não daquelas para ir mudar o óleo...mas também...): tem gestão da produção...tem projecto...tem materiais...basicamente quase todas as áreas de estudo da eng.mecânica (talvez à excepção de métodos numéricos, físicas teóricas e áreas energéticas - e este último até pode ter...) em maior ou menor escala.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                          Quer dizer...anda um tipo na faculdade a aprender tudo e mais alguma coisa sobre o bendito torno e seus familiares (mesmo assim não sabe nada, admito) e uma oficina não tem nada a ver com engenheiros mecânicos (que é o que eu tinha pensado que se estava a falar no tópico)?

                                                          Não sei se estou a confundir, mas não estou a perceber a tua opinião.

                                                          Aliás, acho que não há nada que grite mais "mecânica" que uma oficina (não daquelas para ir mudar o óleo...mas também...): tem gestão da produção...tem projecto...tem materiais...basicamente quase todas as áreas de estudo da eng.mecânica (talvez à excepção de métodos numéricos, físicas teóricas e áreas energéticas - e este último até pode ter...) em maior ou menor escala.

                                                          Ele disse "pessoal qualificado" de mecânica. Eu percebi que se referia a mecânicos e não engenheiros. Se fosse o caso, ele teria dito simplesmente "engenheiros".

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Respondendo ao autor do Topico a Engenharia Mecânica é dos cursos mais abrangentes em qualquer parte do Mundo, em Paises mais desenvolvidos tende a ser subdividido em diferentes areas, para tornar mais especifico o conhecimento.

                                                            Mas a Engenharia Mecânica está à nossa volta em tudo o que nos rodeia.

                                                            O exemplo que falas de informatica, não consegues construir um computador sem Eng. Mecânicos, da mesma forma que não tens uma casa climatizada sem um Eng. Mecânico fazer o projecto de AVAC.


                                                            Agora o que rende dinheiro em Portugal isso já é complicado, porque em Portugal a maioria são pequenas empresas criadas muitas vezes por Zé-espertos que produzem enquanto dá, quando a concorrência apareçe eles não têm capacidade para evoluir os metodos de produção, contratam um Eng. mas não o deixam comprar uma unica máquina, pois a máquina é cara, e eles é que sabem porque montaram a empresa e sempre trabalhou bem assim, querem é que o Eng. faça milagres na produção, de preferência chicoteie os trabalhadores para trabalharem muito, e o dono da fabriqueta poder trocar de BMW; Mercedes, ...


                                                            Se procuras um curso para ganhar dinheiro escolhe o do Socrates, afundas um Pais, fazes milhentas negociatas, colocas uns M€ num off-shore, e vais viver para outro Pais à grande e à Francesa e ainda te podes dar ao luxo de gozar com quem ficou a pagar as tuas dividas.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Não o referi, mas quero ir para este curso, não pelo dinheiro( aliás à partida sabia que era pouco) mas sim por ser uma engenharia que abrange áreas que gosto.
                                                              A faculdade é o isel, e até tenho conhecimento de dois eng mecânicos formados no isel que estão a trabalhar num centro de inspecções o que não é certamente o que queriam exercer. MAS a verdade é que sei por experiência própria ( aliás fui estúpido o suficiente para verificar essa teoria) que se fores para algo que não gostas apesar das saídas profissionais, lixas-te.
                                                              Comprovei isso e agora quero algo que possa gostar, mesmo que a área em questão já tenha conhecido melhores dias.
                                                              Aliás, já não sou um gajo propriamente novo ( 28 anos) e como não tenho experiência em nenhuma área de eng mecânica, sei perfeitamente que sou o candidato perfeito para ir para o fundo de desemprego.Não obstante vou seguir em frente, porque é uma área que me interessa, e além do mais não me incomoda ir trabalhar para fora

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X