Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenharia mecânica tem futuro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Iurilopes Ver Post
    Não o referi, mas quero ir para este curso, não pelo dinheiro( aliás à partida sabia que era pouco) mas sim por ser uma engenharia que abrange áreas que gosto.
    A faculdade é o isel, e até tenho conhecimento de dois eng mecânicos formados no isel que estão a trabalhar num centro de inspecções o que não é certamente o que queriam exercer. MAS a verdade é que sei por experiência própria ( aliás fui estúpido o suficiente para verificar essa teoria) que se fores para algo que não gostas apesar das saídas profissionais, lixas-te.
    Comprovei isso e agora quero algo que possa gostar, mesmo que a área em questão já tenha conhecido melhores dias.
    Aliás, já não sou um gajo propriamente novo ( 28 anos) e como não tenho experiência em nenhuma área de eng mecânica, sei perfeitamente que sou o candidato perfeito para ir para o fundo de desemprego.Não obstante vou seguir em frente, porque é uma área que me interessa, e além do mais não me incomoda ir trabalhar para fora


    Acho sempre preferivel escolher uma area que se goste, pois é sempre mais facil trabalhar em algo que se goste apesar de ganhar mal, do que trabalhar em algo que não se goste e também ganhar mal, tudo mal é muito mau.

    Em relação a Eng.Mecânica está mau como tudo neste Pais, mas vai sempre aparecendo alguma coisa, neste momento é AVAC, alguns anos atrás era os projectos de gás, fora as areas mais classicas de produção, manutenção, controle de qualidade, higiene e segurança,...

    Fazer projectos de grande dimensão é que é dificil pois este é um Pais de mentalidade pequenina, mesmo que criasses um super-automovel, haveria sempre um bando de invejosos a colocar pedras na engrenagem para que o projecto não se tornasse realidade.

    Quanto à idade ainda tens tempo de acabar o curso antes dos 35 anos, altura em que finda os estagios de 6 meses do IEFP, depois é escolher bem um estagio, com possibilidades de continuação a trabalhar, pois a maioria das empresas que dão estes estagios não empregam ninguém, vão dando sucessivos estagios e têm sempre Engº à borla, é muito importante não queimar esta oportunidade.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
      Acho sempre preferivel escolher uma area que se goste, pois é sempre mais facil trabalhar em algo que se goste apesar de ganhar mal, do que trabalhar em algo que não se goste e também ganhar mal, tudo mal é muito mau.

      Em relação a Eng.Mecânica está mau como tudo neste Pais, mas vai sempre aparecendo alguma coisa, neste momento é AVAC, alguns anos atrás era os projectos de gás, fora as areas mais classicas de produção, manutenção, controle de qualidade, higiene e segurança,...

      Fazer projectos de grande dimensão é que é dificil pois este é um Pais de mentalidade pequenina, mesmo que criasses um super-automovel, haveria sempre um bando de invejosos a colocar pedras na engrenagem para que o projecto não se tornasse realidade.

      Quanto à idade ainda tens tempo de acabar o curso antes dos 35 anos, altura em que finda os estagios de 6 meses do IEFP, depois é escolher bem um estagio, com possibilidades de continuação a trabalhar, pois a maioria das empresas que dão estes estagios não empregam ninguém, vão dando sucessivos estagios e têm sempre Engº à borla, é muito importante não queimar esta oportunidade.

      Avac? E mesmo esses são cada vez mais escassos..ainda há pessoal iludido com essa área..é ver as dezenas que seguem para esse ramo..

      Comentário


        #63
        Emigrar é uma solução...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por skynet Ver Post
          Grupo Mota-engil para as Oficinas das empresas do grupo, Não tenho a certeza se pagam isso a um recém , mas não deve estar longe disso, porque um Mecanico 1ª (Sem qualquer curso superior) Recebe mais de 1200 euros.
          Quais as atribuições de um Mecânico de 1ª nesse contexto?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
            Quais as atribuições de um Mecânico de 1ª nesse contexto?
            Diagnóstico e reparação de orgãos (motores, caixas velocidades etc), Revisões e manutenções.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
              Avac? E mesmo esses são cada vez mais escassos..ainda há pessoal iludido com essa área..é ver as dezenas que seguem para esse ramo..
              Só os Eng. Mecânicos com certificação nessa area podem assinar, só existe diminuição pois existe menos construção neste momento.

              O Ramo é Energia e Ambiente do Curso de Eng. Mecânica e envolve varias cadeiras diferentes mas nem todos deste ramo podem assinar projectos.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                Diagnóstico e reparação de orgãos (motores, caixas velocidades etc), Revisões e manutenções.
                Mas estamos a falar de alguma especialização? Parecem-se actividades "correntes" de um mecânico...de que sector?

                Há assim tanto desequilíbrio de oferta e procura para auferirem 1700€ líquidos de entrada?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                  Mas estamos a falar de alguma especialização? Parecem-se actividades "correntes" de um mecânico...de que sector?

                  Há assim tanto desequilíbrio de oferta e procura para auferirem 1700€ líquidos de entrada?
                  Mas achas assim tanto? Achava muito para um recém, mas para um que já lá esteja há algum tempo, até pensava que ganhasse mais.

                  Comentário


                    #69
                    A questão é muito subjectiva - será que qualquer área tem futuro? Eu acredito que as Engenharias no geral têm sempre que fazer, cá (Portugal) ou lá fora.

                    Mas se nos concentrarmos em Portugal está tudo condenado, não vejo grandes perspectivas seja para que área for. Há sim algumas que estão menos mal, mas contam-se pelos dedos de uma mão...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                      Eu acho que te conheço... Não és aquele tipo que ficou famoso no Youtube depois de ter ido à televisão falar de umas teorias que são muito bonitas nos dias que correm mas muito dificeis de pôr em prática??

                      É que só falta a pronúncia para ter a certeza que és tu.


                      este


                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                        Mas achas assim tanto? Achava muito para um recém, mas para um que já lá esteja há algum tempo, até pensava que ganhasse mais.
                        Pareceu-me ter lido um recém-licenciado. Os que "já lá estão há algum tempo" não contam. O que se conseguiu no passado, hoje em dia não tem qualquer cabimento.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                          Pareceu-me ter lido um recém-licenciado. Os que "já lá estão há algum tempo" não contam. O que se conseguiu no passado, hoje em dia não tem qualquer cabimento.
                          Hoje em dia 1500 brutos é ordenado de lorde. Para qq engenheiro qt mais para recém licenciado...

                          Comentário


                            #73
                            É uma boa área, mas que sofre com a crise, como é óbvio. Além disso vivemos num país que se virou para a construção e todos os cursos de eng. mecânica colocava a maior parte dos alunos na área de AVAC. Hoje em dia como não há obras, existem gabinetes de projecto a despedir de forma bastante considerável.

                            Salários de 1,700€ líquidos existem, mas é melhor contar com um salário na ordem de metade desse valor (pelo menos será mais perto desse valor). Em Portugal há sempre alguém que conhece alguém que (acha que) ganha não sei quantos mil euros, depois como as pessoas gostam de viver iludidas fazem disso regra e, normalmente, quando vêm a realidade têm grandes depressões.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                              Só os Eng. Mecânicos com certificação nessa area podem assinar, só existe diminuição pois existe menos construção neste momento.

                              O Ramo é Energia e Ambiente do Curso de Eng. Mecânica e envolve varias cadeiras diferentes mas nem todos deste ramo podem assinar projectos.
                              Sim..mas como disse, a construção anda fraca, o que diminui bastante as oportunidades de trabalho.

                              Mesmo assim, pelo menos onde eu estudei, a maioria do pessoal que ia para o ramo de Energia Térmica optava por AVAC.

                              Comentário


                                #75
                                Começo a achar que nada tem futuro neste pais.

                                E Eng. Mec. anda nada bem...

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                  Sim..mas como disse, a construção anda fraca, o que diminui bastante as oportunidades de trabalho.
                                  Não é assim. Existe possibilidade de acesso a essa área a qualquer Engº de qualquer especialidade inscrito na OE ou ANET desde que cumpra alguns requisitos.
                                  Além disso o decreto de Lei é omisso em relação à especialidade ( tanto quanto me lembro). O que há é um acordo qq entre a OE ANET e mais não sei qual organismo do estado.

                                  Em termos práticos, qq engenheiro que tenha experiência profissional em AVAC consegue obter acesso a essa carreira.

                                  Além disso eu conheço um tipo duma empresa que já nem sei se é de química ou de ambiente que faz esses projectos e tem certificação.

                                  (Se estiver errado corrigam p.f. mas com fontes)

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                    Começo a achar que nada tem futuro neste pais.

                                    E Eng. Mec. anda nada bem...
                                    A excepção da Politica

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Não é assim. Existe possibilidade de acesso a essa área a qualquer Engº de qualquer especialidade inscrito na OE ou ANET desde que cumpra alguns requisitos.
                                      Além disso o decreto de Lei é omisso em relação à especialidade ( tanto quanto me lembro). O que há é um acordo qq entre a OE ANET e mais não sei qual organismo do estado.

                                      Em termos práticos, qq engenheiro que tenha experiência profissional em AVAC consegue obter acesso a essa carreira.

                                      Além disso eu conheço um tipo duma empresa que já nem sei se é de química ou de ambiente que faz esses projectos e tem certificação.

                                      (Se estiver errado corrigam p.f. mas com fontes)
                                      Desconhecia..não sei é quantas pessoas tomam esse caminho após terem seguido uma "especialidade" seguem para o AVAC..

                                      Provavelmente quando esteve mesmo em alta, muito devem ter optado por seguir esse caminho.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Também estou a pensar em Mecânica, mas... Matemática não é propriamente o meu forte. Não sou mau aluno, a Estatística e assim sou bom, mas no resto é à volta dos 50%...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu tenho um amigo que acabou de tirar Eng Mecânica na melhor faculdade do Norte do país (para não dizer do país senão era já massacrado), ramo de Energia e Fluidos e está a ver-se Grego para encontrar emprego.

                                          E "só" atrasou um ano, com uma média perfeitamente dentro da médio do curso na faculdade.

                                          Propostas até tem tido algumas mas.... A melhor que fizeram ofereciam 750€/mês mas com uma deslocação de 50 Km dia para cada lado, despesas à conta dele claro.

                                          750€ é um roubo tendo em conta a tarefa e a responsabilidade que um Eng. tem.

                                          Mas o Mundo é muito grande.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                            Eu tenho um amigo que acabou de tirar Eng Mecânica na melhor faculdade do Norte do país (para não dizer do país senão era já massacrado), ramo de Energia e Fluidos e está a ver-se Grego para encontrar emprego.
                                            Pah, Porto sei que é Norte... mas se considerares Aveiro o Sul do Norte também já entra pras conta das universidades

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                              Pah, Porto sei que é Norte... mas se considerares Aveiro o Sul do Norte também já entra pras conta das universidades
                                              Se dividires o país ao meio, parece-me que Aveiro está bem a Norte.

                                              E como é lógico a opinião mantém-se, mas não pretendo iniciar nenhuma guerra, aliás, nem me pronuncio mais sobre o assunto.

                                              Comentário


                                                #83
                                                750 é melhor q nada.Penso que é um valor normal...
                                                Representa apenas a relidade que o país vive agora.
                                                Como é habitual : fornicam se os mais novos.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  boas, é um bom curso e ha poucos tao abrangentes mas tambem é preciso ja ter queda para ele..e acima de tudo ter consciencia que os primeiros 2anos ha muita teoria e pouca diversao(oficinas praticas) se bem com bolonha mudou um pouco com areas de projecto logo desde o 1ano(uma em cada semestre) . Na area profissional como em tudo é preciso ter alguma sorte com o entrevistador e no inicio aceitar salarios bem modestos,pois o mercado esta cheio de desempregados com muita experencia e poucas vezes dao oportunidades a quem quer mostrar servico?abc

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                                                    Eu disse grupo mota engil... e OFICINAS do grupo..

                                                    Isso é a secção de construções que como todos já sabemos tá em crise a muito tempo em Portugal.

                                                    Onde estou por exemplo andamos a rasca de pessoal qualificado a nivel de mecanica.
                                                    Epá, tens que me dizer por onde andas.

                                                    Já sou licenciado há mais de 10 anos em Eng. Mecânica na FEUP, e sinceramente desde essa altura que o mercado é sempre a descer. Vejo o pessoal todo à rasca para se manter nos empregos actuais ou para mudar, com ordenados por vezes inferiores a 1000€ brutos já trabalhando há uns anos.
                                                    Honestamente, acho que a engenharia mecânica está "na bosta"...
                                                    O grupo Mota Engil, assim como a Edifer, estão neste momento em muito maus lençois.

                                                    Talvez depeda da zona (claro que na zona de lisboa se ganha bastante mais), mas pelo Norte é um degredo.


                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    Hoje em dia 1500 brutos é ordenado de lorde. Para qq engenheiro qt mais para recém licenciado...
                                                    Também concordo. É mais por aí.
                                                    Ainda há muitos recém licenciados que vêm para os estágios com aquela arrogância de que são Engenheiros, até abrirem o olho e verem que afinal as coisas não são como pensavam.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                      Eu tenho um amigo que acabou de tirar Eng Mecânica na melhor faculdade do Norte do país (para não dizer do país senão era já massacrado), ramo de Energia e Fluidos e está a ver-se Grego para encontrar emprego.

                                                      E "só" atrasou um ano, com uma média perfeitamente dentro da médio do curso na faculdade.

                                                      Propostas até tem tido algumas mas.... A melhor que fizeram ofereciam 750€/mês mas com uma deslocação de 50 Km dia para cada lado, despesas à conta dele claro.

                                                      750€ é um roubo tendo em conta a tarefa e a responsabilidade que um Eng. tem.

                                                      Mas o Mundo é muito grande.
                                                      É um roubo?

                                                      O estágio do IEFP paga 691,30€ a um eng. recém licenciado (ou mesmo com mestrado) ele se tem uma proposta de 750€ deve considerar-se um sortudo.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                        É um roubo?

                                                        O estágio do IEFP paga 691,30€ a um eng. recém licenciado (ou mesmo com mestrado) ele se tem uma proposta de 750€ deve considerar-se um sortudo.
                                                        Eu penso que terá sido esse o valor (estou na dúvida) mas sei que mais não foi.

                                                        É um roubo, 100 Km diários com as despesas inteiramente a cargo dele, se é isto que pagam a um "Mestre" num dos cursos mais completos que há (independentemente da faculdade) então estamos muito mal.

                                                        Não há muitos anos atrás, 6-7 anos, conhecia eu algumas pessoas que também saíram da FEUP para irem ganhar logo 1000-1100 e era quase um período de teste porque nem em 2 anos já ganhavam bem mais que isso.

                                                        Ou outro dado.. Há 6 anos atrás a empregabilidade (até 3 meses pós fim de curso) de Mecânica na FEUP era de 95-96%.

                                                        Entre ganhar 750€ (menos as despesas) ou aprender Alemão, Chinês ou coisa que o valha, eu prefiro as segundas alternativas.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                          Epá, tens que me dizer por onde andas.

                                                          Já sou licenciado há mais de 10 anos em Eng. Mecânica na FEUP, e sinceramente desde essa altura que o mercado é sempre a descer. Vejo o pessoal todo à rasca para se manter nos empregos actuais ou para mudar, com ordenados por vezes inferiores a 1000€ brutos já trabalhando há uns anos.
                                                          Honestamente, acho que a engenharia mecânica está "na bosta"...
                                                          O grupo Mota Engil, assim como a Edifer, estão neste momento em muito maus lençois.

                                                          Talvez depeda da zona (claro que na zona de lisboa se ganha bastante mais), mas pelo Norte é um degredo.
                                                          Gostava de mais testemunhos de outras áreas de pessoas em torno dos 10 anos de experiencia(engenharias, ciencias biologicas e da saude etc). Tenho sinceramente a ideia de que isto só não está pior, porque já se aceitam empregos mal pagos por falta de alternativa, ao nível de quem tem altas qualificações.

                                                          É que quem se formou há 15-20 anos secalhar tem o lugar garantido, e quem se formou agora anda em estagios e afins, mas quem anda há 10 anos já pode ter uma ideia do verdadeiro estado da coisa.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Os computadores são bacanos mas por enquanto não te transportam de um lado para o outro, não te constroem prédios, não são parte constituinte de maquinaria...

                                                            Além disso qualquer engenharia tem, actualmente, uma vertente muito forte de utilização de aplicações informáticas.

                                                            Uma coisa é certa...não deves escolher um curso apenas porque tem, ou não, futuro. Se vais para engenharia apenas por causa disso, vais-te dar mal...porque quando precisares de motivação a valer isso não vai chegar
                                                            Concordo totalmente com esta afirmação. Devemos sempre tentar escolher o que mais queremos e mais interesse nos suscita, em vez de escolher um curso por este ter ou não saída. Claro que interessa que no fim de um curso se arranje relativamente bem emprego, mas se não tivermos a tal motivação para lá chegar, isso não nos vai servir de nada

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Também ando em Eng. Mecânica. É sem dúvida das engenharias com mais empregabilidade em Portugal e no Mundo, e tal como já foi dito muitíssimo abrangente. Um leque variadíssimo de cadeiras te esperam desde Matemáticas, Físicas, Desenhos, Informática, Automação, Electrónica, Estatísticas, Resistências de materiais, até Química como estruturas moleculares, etc etc etc tantos ramos...
                                                              É também dos cursos das engenharias mais difíceis de se fazer

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X