Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    A factura do supermercado é alta porque o tuga é parvo e deixa-se comer pela grande roubalheira da grande distribuição tuga cartelizada.

    Basta ir a um Mercadona em espanha para ver que praticamente qq produto de higiene o limpeza custa metade. Sim metade.
    Depois o conti** e os ping** amrgos e similares gabam-se dos lucros milionários! É a boa gestão. Pudera...
    Nós chegamos a um ponto em que um simples shampoo custa hoje 6 Euros, mas amanhã no dia da promoção das bruxas custa 2,59, no dia do aniversario custa 3 e depois passa a 5, depois a 6 e andamos nisso em todos os produtos feitos zombis à espera das promoções para evitar os assaltos constantes. Muito por culpa da desregulamentação mas , sobretudo, das combinações entre cadeias de supermercados e fornecedores. Um dia vão todos ser julgados por preços combinados. Sem excepção.


    O resto é praticamente tudo mais barato... O espanhol vai às compras e paga pouco mais de metade do que paga o português. O mesmo acontece com gás , luz , telecom , carros etc... ( uns por via dos impostos outro por via dos monopólios).

    Prefiro a roubalheira dos grandes grupos cartelizados do que o monopólio dos pequenos comerciantes de esquina.
    Não tenho dúvidas que estas grandes superficies contribuiram e muito para a baixa generalizada dos preços nos produtos de consumo. Agora , com a elevada taxa de impostos em PT não há milagres.

    Comentário


      Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
      Artigo 82.º
      Regresso da situação de licença sem vencimento de longa duração - [revogado - Lei n.º 35/2014, de 20 de Junho]
      1 - O funcionário em gozo de licença sem vencimento de longa duração só pode requerer o regresso ao serviço ao fim de um ano nesta situação, cabendo-lhe uma das vagas existentes ou a primeira da sua categoria que venha a ocorrer no serviço de origem, podendo, no entanto, candidatar-se a concurso interno geral para a categoria que detêm, ou para categoria superior, se preencher os requisitos legais, desde que o faça depois de ter manifestado vontade de regressar ao serviço efectivo, e sem prejuízo do disposto do artigo 83.º
      3 - O regresso do funcionário da situação de licença sem vencimento de longa duração faz-se mediante despacho do respectivo membro do Governo publicado no Diário da República, quando se trate de funcionários da administração central, ou no jornal oficial, quando se trate de funcionários da administração regional.
      Se não existir vaga, não entras.
      Isto não é só pedir para voltar quando se bem entende que o lugar fica lá ad eternum á nossa espera...
      epá, sim não entras agora entras daqui a poucos meses qd abrir. Tb não é assim um risco taãaaaao grande... Estás sempre garantido e tu sabes disso.
      Por isso é que pediste licença sem vencimento! É o teu "seguro de vida".

      Comentário


        Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
        Prefiro a roubalheira dos grandes grupos cartelizados do que o monopólio dos pequenos comerciantes de esquina.
        Não tenho dúvidas que estas grandes superficies contribuiram e muito para a baixa generalizada dos preços nos produtos de consumo. Agora , com a elevada taxa de impostos em PT não há milagres.
        Os pequenos comerciantes de esquina já estão quase todos na mão das grandes empresas... São "Amanheceres", "Covirans", "Modelos bom dia", etc. Pelo menos nas zonas que conheço.
        Mesmo assim conseguem-se melhores preços nestas lojas. O consumidor tem de ter olho analítico, de lince :-)...
        Nos detergentes e produtos de higiene e limpeza as diferenças são gigantes. Bem como nos grandes electrodomésticos, onde quem compra nas worten e boxes desta vida é regularmente "roubado". Já incorporam os juros da venda a prestações com zero porcento de juros... [emoji16][emoji16]
        Editado pela última vez por fhff; 01 November 2018, 09:57.

        Comentário


          Originalmente Colocado por WD40 Ver Post
          E estivadores do porto de Lisboa com 2.744,76€ líquidos de reforma com 4ªclasse bruta, vi hoje .

          Que fixe .
          Estivadores ganham bem em todo lado, até nos países do terceiro mundo Basta fazerem greves para paralisarem o País.
          Editado pela última vez por MrEr; 01 November 2018, 10:26.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            epá, sim não entras agora entras daqui a poucos meses qd abrir. Tb não é assim um risco taãaaaao grande... Estás sempre garantido e tu sabes disso.
            Por isso é que pediste licença sem vencimento! É o teu "seguro de vida".

            Sim, é inegável que tinha sempre essa garantia e que me deu algum conforto, mas as vagas na FP não abrem com tanta facilidade e pode até demorar anos a voltar a brir. Depois, com o peso de uma familia ás costas não é uma decisão para ser tomada de anímo leve, até porque não troquei a FP por um emprego garantido no privado.

            Comentário


              Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
              Sim, é inegável que tinha sempre essa garantia e que me deu algum conforto, mas as vagas na FP não abrem com tanta facilidade e pode até demorar anos a voltar a brir. Depois, com o peso de uma familia ás costas não é uma decisão para ser tomada de anímo leve, até porque não troquei a FP por um emprego garantido no privado.
              Já agora, podes voltar por exemplo, passados 10 anos, ou existe algum prazo que essa licença expira?

              Comentário


                Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                Sim, é inegável que tinha sempre essa garantia e que me deu algum conforto, mas as vagas na FP não abrem com tanta facilidade e pode até demorar anos a voltar a brir. Depois, com o peso de uma familia ás costas não é uma decisão para ser tomada de anímo leve, até porque não troquei a FP por um emprego garantido no privado.

                Não vou alimentar a tua auto-motivação para acreditares que a tua saída da FP foi um acto heróico porque, manifestamente, não foi. Tomaste a opção certa ( e benéfica para ti- pelos vistos) mas nunca poderás negar que o fizeste com um conforto do estado ter de te acolher em caso de falha.
                Nada contra quem aproveita a Lei ( ela existe precisamente para isso) mas com alguns limites na tentativa de demonstrar que és um caso exemplar.
                Aproveitaste o sistema com todo o direito. Mas não passa daí...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Não vou alimentar a tua auto-motivação para acreditares que a tua saída da FP foi um acto heróico porque, manifestamente, não foi. Tomaste a opção certa ( e benéfica para ti- pelos vistos) mas nunca poderás negar que o fizeste com um conforto do estado ter de te acolher em caso de falha.
                  Nada contra quem aproveita a Lei ( ela existe precisamente para isso) mas com alguns limites na tentativa de demonstrar que és um caso exemplar.
                  Aproveitaste o sistema com todo o direito. Mas não passa daí...

                  Em momento algum falo em acto heróico, falei em coragem!
                  Coragem de sair da minha zona de conforto? Concerteza!

                  Afinal, quantos FP conheces tu que pediram licença sem vencimento?

                  Se calhar nenhum...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                    Já agora, podes voltar por exemplo, passados 10 anos, ou existe algum prazo que essa licença expira?


                    Sinceramente não te sei responder, mas penso que a licença não expira. Se quiser voltar tenho que fazer requerimento e este terá de ser aprovado ou não... e é preciso que haja vaga.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                      Sinceramente não te sei responder, mas penso que a licença não expira. Se quiser voltar tenho que fazer requerimento e este terá de ser aprovado ou não... e é preciso que haja vaga.
                      Obrigado pela resposta.

                      Apesar de existir menos riscos associados em relação ao privado, é sempre um ato de coragem, até porque não nos podemos esquecer da esposa que provavelmente também se despediu e de começar uma vida noutro local com tudo o que isso implica.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                        Em momento algum falo em acto heróico, falei em coragem!
                        Coragem de sair da minha zona de conforto? Concerteza!

                        Afinal, quantos FP conheces tu que pediram licença sem vencimento?

                        Se calhar nenhum...
                        Como o teu? Vários.
                        Sobretudo pessoas da área da consultoria, formação e auditores. Geralmente pessoas com capacidade mas que não alcançam lugares de relevo na FP e optam por sair apanhar ara até ver.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Como o teu? Vários.
                          Sobretudo pessoas da área da consultoria, formação e auditores. Geralmente pessoas com capacidade mas que não alcançam lugares de relevo na FP e optam por sair apanhar ara até ver.

                          Pois... altos quadros possivelmente com bastante saida no privado e a ganhar N vezes mais do que na FP...

                          Tinha N colegas com empresas no privado e mesmo assim não abdicavam da FP e preferiam trabalhar em "part-time" nessas empresas.

                          Quadros médios como eu, é muito raro pedirem licenças sem vencimento.
                          No organismo onde trabalhei durante 10 anos e com mais de uma centena de funcionários só assisti a um único funcionário (alto quadro) que tenha pedido licença.

                          Mas claro, estás no teu direito de achar que é fácil e simples tomar uma decisão deste tipo só porque existe a possibilidade de ter sempre a porta "aberta".

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                            todos os anos eu vejo notícias da AE a negociar os aumentos...todos os anos, e ameaças de fechar a fábrica e etc....

                            porra, se isso não é grande poder

                            um técnico aí é capaz de ganhar 1400/1500 líquidos...nem estou a falar nos chefes...e sempre actualizados todos os anos...

                            mas quem quer ir para professor a ganhar 1100, ou menos, e deslocar-se tipo 100km ou 200km longe da família ?!

                            estás é doido, por isso os serviços públicos estão como estão, não há quem queira ir para o estado...

                            quem quer ir para esta merd* estagnada há anos e anos ? só quem é burro...
                            Primeiro não podes comparar salário por salário pois na FP tens a vantagem do fator estabilidade. Os FPs gostam de a ignorar qdo é para discutir as coisas, mas no subconsciente esta vantagem está bem presente.

                            Segundo tenho quase a certeza que os salários na AE não são tão bons com referes. Mas mesmo que sejam, é uma exceção, está longe de ser a regra das empresas em PT.

                            A situação dos professores deslocados é sem dúvida muito complicada mas, e desculpa estar a ser "bruto", no fim do dia só lá está quem quer.

                            Quem quer ir para esta m3rda estagnada ? Bastantes pessoas e tu, tal como inumeros FPs, só se focam no que entra, mas pouco se interessam pelo que saí.

                            Aí atrás falaste em €200 para encher o carrinho das compras. No super é preciso ter cabeça fria para evitar ao máximo gastar € À toa. É como disse o Pastis, há montes de coisas caríssimas e as Sonaes e Pingos da vida safam-se mt bem graças às pessoas com o pensamento "à década de 60" (?) de que "não se poupa na comida".

                            É possível poupar aos milhares por ano apenas estando mt atento e informado qdo se vai ao super.


                            Outra, lembro-me de noutro tópico achares bom pagar €65 (?) por um pacote 3p+1 cartão móvel. Só aí são uns €350/ano que podias poupar com outras soluções. Agora é preciso ir à luta e não pagar aquilo que nos pedem à primeira.

                            O mesmo para o que gasta em gasóleo, o mesmo na eletricidade etc. etc. Há forma de poupar, basta querer.


                            Noutro post referiste que 1300 liq nõa é mt, mas a questão é, em que local é isso ? No interior em muitas localidades não é assim tão mau. Até me parece melhor que por exemplo 1500 em Lisboa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                              Em momento algum falo em acto heróico, falei em coragem!
                              Coragem de sair da minha zona de conforto? Concerteza!

                              Afinal, quantos FP conheces tu que pediram licença sem vencimento?

                              Se calhar nenhum...
                              Ui... só eu conheço uns poucos... e que tenham abandonado de vez outros tantos...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                Prefiro a roubalheira dos grandes grupos cartelizados do que o monopólio dos pequenos comerciantes de esquina.
                                Não tenho dúvidas que estas grandes superficies contribuiram e muito para a baixa generalizada dos preços nos produtos de consumo. Agora , com a elevada taxa de impostos em PT não há milagres.
                                vivo no reino unido ha quase 10 anos e sempre que vou a Portugal acho os preços nas lojas e nos supermercados ridiculamente altos. inclusive quando os produtos são EXACTAMENTE os mesmos.
                                Taxas de impostos em Portugal? bonita anedota, essa.

                                Comentário


                                  Também conheço vários que abandonaram completamente a função pública. E nenhuma ainda voltou nem pensa em voltar.

                                  E conheço tanto quadros superiores como mais indiferenciados.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                    vivo no reino unido ha quase 10 anos e sempre que vou a Portugal acho os preços nas lojas e nos supermercados ridiculamente altos. inclusive quando os produtos são EXACTAMENTE os mesmos.
                                    Taxas de impostos em Portugal? bonita anedota, essa.
                                    Começa logo nos impostos de combustíveis de transportes...

                                    Comentário


                                      Conheci um caso duma pessoa que trabalhava no exercito e pediu uma licença sem vencimento.

                                      Emigrou para o canadá.
                                      +/-40 anos depois pediu a vaga de volta, deram-lhe uma cadeira e uma secretária e lá esperou pela idade da reforma

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Começa logo nos impostos de combustíveis de transportes...
                                        O gasóleo e mais caro do que a gasolina aqui no UK. ou seja grande vantagem para os negócios em Portugal que tem combustíveis subsidiados!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                          Conheci um caso duma pessoa que trabalhava no exercito e pediu uma licença sem vencimento.

                                          Emigrou para o canadá.
                                          +/-40 anos depois pediu a vaga de volta, deram-lhe uma cadeira e uma secretária e lá esperou pela idade da reforma
                                          Em Portugal? Não pode ser. Contaram-te mal a história.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Incrível essa taxa de 30% de poupança em 1970.



                                            Incrível. Não admira que na venda recente que fiz de um carro muitos particulares não tinham dinheiro e nem conseguiam crédito. Curiosamente foi uma pessoa bastante humilde na forma de se apresentar que fez transferência da totalidade do dinheiro na hora da conta à ordem.

                                            E falo de casais com rendimento acima de 2k por mês, que se abriram comigo pela dificuldade do crédito e por querem muito o carro...

                                            Não admira..... Muitas vezes " chapa ganha chapa gasta". Ou então é crédito para férias, carro, jantar fora todas as srmanas, tlm topo dd gama , ..... Depois ocorre um problema qualquer inesperado e .... mais um crédito! Ou estou a ficar velho [emoji1787] (40) ou nao entendo esta maneira de pensar sempre " com as calças na mão "...
                                            Editado pela última vez por jlmfr; 02 November 2018, 08:41.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                              O gasóleo e mais caro do que a gasolina aqui no UK. ou seja grande vantagem para os negócios em Portugal que tem combustíveis subsidiados!
                                              Não é vantagem porque Portugal fica na periferia da Europa e fazer transportes com o centro da europa não fica barato.

                                              Comentário


                                                Bem que quero poupar mas não consigo..gasto em média uns 30euros por mês a levantar dinheiro aqui e dinheir ali só a beber cafes, e às vezes estou na escola e compro qualquer coisa para comer e também jogo raspadinhas,hoje perdi a cabeça e joguei no euromilhoes...já pensei em deixar em casa o cartão multibanco e as moedas mas isso também é um bocado arriscado
                                                Editado pela última vez por girl92; 02 November 2018, 10:45.

                                                Comentário


                                                  É esse o espírito. Espero que quando precisares de dinheiro a sério escolhas uma boa financeira.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    É esse o espírito. Espero que quando precisares de dinheiro a sério escolhas uma boa financeira.
                                                    E que continue a viver em casa da mãe por muitos anos...

                                                    Comentário


                                                      No meu caso já não falta tudo para acabar de pagar a divida ao meu pai já esteve em 13mil€ agora está em 4500€ em cerca de 13 meses até que nem foi nada mau, mas agora com o meu primeiro filho quase a chegar já começa a custar espero daqui a uns 9/10 meses limpar o que falta do resto da divida

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        É esse o espírito. Espero que quando precisares de dinheiro a sério escolhas uma boa financeira.
                                                        ganho pouco é normal que me sair 30 euros é muito né?já para nao falar que tenho outras despesas fixas..pensando que não vai logo no total 100 e tal euros à vida porque as vezes ainda compro qualquer coisa cá para casa.... agora este mês e o proximo ja sao os subsidios de ferias e etc como eu adoro o natal
                                                        Editado pela última vez por girl92; 02 November 2018, 11:26.

                                                        Comentário


                                                          Por aqui, consegui uma quase duplicação salarial, pelo que atingir os meus objectivos está tranquilo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                            ganho pouco é normal que me sair 30 euros é muito né?já para nao falar que tenho outras despesas fixas..pensando que não vai logo no total 100 e tal euros à vida porque as vezes ainda compro qualquer coisa cá para casa.... agora este mês e o proximo ja sao os subsidios de ferias e etc como eu adoro o natal
                                                            Para quem ganha pouco só te digo que gastas mais em café do que pessoal que ganha bem...[emoji51]

                                                            Há pessoas que não nasceram para evoluir (financeiramente) e irão continuar a ajustar os gastos aos rendimentos. A economia precisa de pessoas assim.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                              Por aqui, consegui uma quase duplicação salarial, pelo que atingir os meus objectivos está tranquilo.
                                                              Por aqui também tive uma mexida salarial muito significativa este ano.

                                                              Tinha objectivos de poupança de 40% do rendimento líquido que se tornaram fáceis de atingir. Agora das duas uma, ou subo os objectivos para 2019 ou começo a gastar mais dinheiro, especialmente em viagens mais longas e exóticas que não tenho feito.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X