Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O 3º não conheço.

    Os 2 primeiros são interessantes.
    O 1º é bom para quem quer ir tendo uma remuneração dos capitais que lhe vão sobrando mas que podem estar ali sempre à mão se lhe fizerem falta. Quase como se fosse uma conta à ordem mas remunerada. Dá juros ao dia..
    Só é um pouco demorada a entrada/saída dos montantes do Savings

    O 2º é um PPR com duas componentes, uma de capital garantido(opção proteção) e remuneração pré estabelecida e outra componente sem capital garantido (opção dinâmico).
    A % alocada à opção proteção é igual à idade da pessoa, até um máximo de 60%.

    Comentário


      Originalmente Colocado por michaelknight Ver Post
      Boa tarde. O que acham destes produtos?
      Sobre o Savings já se falou aqui (na altura a TANB era 2,995%).

      Comentário


        Originalmente Colocado por mok Ver Post
        Como já devem ter percebido ou sou apologista de DCA (dollar cost average) em ETF altamente diversificados.

        Mal cai o dinheiro na conta todos os meses comprar igual, independentemente se sobe ou desce.

        As histórias de terror que vejo por aqui acontecem pelos seguintes motivos:

        - Investir em acções individuais / não diversificar.
        - Achar que se sabe qual é o timing correcto para comprar e vender e acabar por falhar redondamente comprando no pico e vendendo em panico quando desce. Outras pessoas seguem o DCA mas param de comprar quando desce "porque vai descer mais", ainda muito recentemente em 2022 era essa a narrativa de 90% das pessoas...
        - Investir dinheiro que se pode precisar no curto prazo. (menos de 5 anos)

        Eu não sou mais inteligente que os market makers, que empregam pessoas cuja unica profissão é estudar uma determinada empresa, investem milhões em ferramentas e até programas de inteligencia artificial para analisar os mais variados dados que nem nos passa pela cabeça e mesmo assim na maioria das vezes estão errados.


        PS: também não sou apologista de investir em ETF de um só país olhem para o Japão ou Portugal
        A questao e mesmo esta. O DCA em produtos ETF bem diversificados como um All World ou/e SP500 tem uma probabillidade de dar errado reduzida (quanto mais a longo prazo, a probabilidade de perder dinheiro aproxima-se de 0 - historicamente falando). De forma a mitigar o fator emocional que leva a tantas decisoes erradas, as pessoas devem partir do principio que nunca vao precisar daquele dinheiro a nao ser para usufruir dividendos as you go, reformar-se com maior conforto, ou ter um boost de qualidade de vida significativo a determinada altura da vida em que decidam vender num all time high e nao por la mais dinheiro nenhum. Consistencia/disciplina e chave... Se for para comprar casa em dois anos entao sao produtos de investimento altamente desaconselhaveis naturalmente..
        image.png

        Comentário


          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post

          15k no ABANCA com domiciliação de ordenado lá = 250€ iniciais + 2% TANB
          Depois transferes para o Bankinter todos os meses o montante necessário para cumprir os requisitos da Conta Mais Ordenado.

          Também tens o Fidelidade My Savings a render 3,25% TANB este semestre com rendimento garantido, capitalização diária e possibilidade de movimentar a qualquer momento.
          ABANCA, basta domiciliar ordenado e "dão" 250€?

          Comentário


            Um bocado à imagem do Gavela, fica o meu testemunho.

            Comecei a comprar ações a sério a partir de 2012 quando fui viver para os EUA, até aí era quase nada e pouco percebia (também pouco ganhava e gastava muito).

            Entrei num bom momento com a economia americana a recuperar bem do tombo de 2008, e achava-me o maior, estudava as empresas, ouvia os earnings, lia, ia a foruns, comprei um cabaz de ações que achava undervalued e que pagavam bons dividendos, eu queria viver de dividendos um dia (fiscalmente são muito interessantes nos EUA). Seguia essencialmente o mantra do WB e CM, "buy what you understand", "buy value", "buy and forget", etc!

            Bati o SP500 vários anos seguidos... até que deixei de bater ... algumas das empresas que tinha investido tiveram grandes choques que nada o fariam supor e passaram a valer menos de metade, outras foram adquiridas, outras fizeram splits, etc...

            Quando vim para PT decidi vender tudo, fiscalmente não me fazia sentido ter as coisas lá (se calhar foi uma péssima decisão, hoje olho para trás e penso, mas na altura não queria ter de declarar cá, e lá e pelo caminho...)

            Com o lucro que fiz na venda comprei o meu carro a pronto (terrível decisão financeira, mas confesso que soube bem pensar que o carro eram o resultado de 5 anos de ganhos).

            Desde que vim para PT comecei a comprar ETFs de Sp500 e All World, e fiz alguns investimentos terríveis com base no "diz que" e no "FOMO" ... BABA, NIO, entrei no bandwagon de GameStop tudo lições de vida caríssimas, e que só vou recuperar um dia em tax loss harvesting.


            Stay the course, SWAN all the way!!!!


            (desculpem os termos em inglês, sou preguiçoso para pensar na tradução).

            Comentário


              Depósitos a prazo com TANB > 3,50%

              Continua a queda nas taxas para prazos mais longos (foi-se o DP 3 anos do BNI), mas não houve muitas alterações em fevereiro.

              TopDPs.png

              Comentário


                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                O índice SP&500 tem estado brutal desde 1 ano e meio a esta parte (muito devido ao AI) e já antes, após a pandemia teve subidas bastante expressivas e até parece um pouco inexplicável...pelo menos para mim.

                .....

                Mas isso é muito fácil agora a ver o gráfico passados mais de 10 anos.
                Naquela altura o que estava à frente dos olhos é que estava a atingir máximos novamente, só que esse mesmo máximo já tinha existido em 2000 13 anos lá para trás.
                Levei ali como se fosse uma vacina... Confesso que isto refreou-me um bocado a vontade de andar a colocar dezenas de milhares de euros em bolsa.

                Foram os meus 50ct..


                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                Um bocado à imagem do Gavela, fica o meu testemunho.

                Comecei a comprar ações a sério a partir de 2012 quando fui viver para os EUA, até aí era quase nada e pouco percebia (também pouco ganhava e gastava muito).

                Entrei num bom momento com a economia americana a recuperar bem do tombo de 2008, e achava-me o maior, estudava as empresas, ouvia os earnings, lia, ia a foruns, comprei um cabaz de ações que achava undervalued e que pagavam bons dividendos, eu queria viver de dividendos um dia (fiscalmente são muito interessantes nos EUA). Seguia essencialmente o mantra do WB e CM, "buy what you understand", "buy value", "buy and forget", etc!

                .......

                Desde que vim para PT comecei a comprar ETFs de Sp500 e All World, e fiz alguns investimentos terríveis com base no "diz que" e no "FOMO" ... BABA, NIO, entrei no bandwagon de GameStop tudo lições de vida caríssimas, e que só vou recuperar um dia em tax loss harvesting.


                Stay the course, SWAN all the way!!!!


                (desculpem os termos em inglês, sou preguiçoso para pensar na tradução).
                Muito interessantes estes testemunhos.

                Deixo também aqui a minha posta e começo por dizer que comecei a investir, era um puto.. no BES. Perdi 1000€! Todas as minhas poupanças de trabalho de verão esfumaram-se.

                Andei uns 14 anos sem olhar e pensar sequer em investir no mercado bolsista, mas em 2019 voltei a estudar a hipótese e acabei por ir comprando trimestralmente ETF (40%), ações (50%) e crypto (10%). Andei um ano a investir e não foi poupanças de ordenados.. eram já poupanças de anos anteriores, não tão pouco quanto isso, sempre na perspetiva de médio prazo (>8 anos), tendo sempre como bitola investir dinheiro que não me faz falta e não pretendo tirar.

                No entanto de 2020 até agora.. foi o que se viu. Vi os meus investimentos cair bastante. (Parei de investir completamente em MAR2020) Tal como o Rasec também investi muito em BABA e NIO...
                No desespero de ter tudo no vermelho, acabei por fazer alguns investimentos day-trade onde tirava 30€ aqui, 25€ ali e ficava contente (sem mexer no investimento inicialmente realizado) Fiz pequenos montantes em TESLA, Microsoft, nvidea... que se tivesse mantido... já estava no lucro.

                Depois as taxas de juro começaram a subir muito e tive que canalizar todo o meu foco e dinheiro para abater alguma coisa no CH, para manter a minha prestação sustentável...

                Entretanto tinha crypto na Celsius... que faliu... (salvo erro em 2022) e que felizmente recebi no mês passado alguma coisa (62%) do que tinha lá investido (ao contrário do BES que fiquei sem nada - notem a diferença entre o sistema USA e o tuga...)

                Em resumo, só agora (3,5 anos depois) consegui atingir o break-even, ou seja, o mesmo valor que tinha no inicio de 2020, graças essencialmente aos ETF e crypto, pois o investimento em ações individuais continua muito no vermelho e não sei se nos próximos 10 anos chegará ao verde (paypal, unity, verizon, entre outras que tenho).
                Portanto, isto dos investimentos tem muito que se diga... é preciso estomago ...e sorte
                Editado pela última vez por ReySenna; 08 March 2024, 10:13.

                Comentário


                  A minha vida de investimentos é passar o tempo a comprar fundos conservadores e ETF sem muita exposição, para minimizar as perdas que tenho em opções parvas de Acções cherry picked.

                  BCP... Perder 60%
                  PT(Pharol).... Perder 98%
                  Tesla... Perder 43%

                  E há pouco tempo fiz o maior risco de sempre numa BioTech que prometia muito e foi uma falhar enorme...

                  Ok a malta vai sempre falando que o SP dá 9% ao ano historicamente e que se deve entrar longo e bla bla. Mas raramente se tem o dinheiro todo parta investir de uma vez, e com uma vida ainda não estável (em termos de CH e afins) nem sempre é fácil ter o dinheiro disponível para entrar.

                  Por acaso tenho de ir procurar uns extractos antigos... Tinha SP500 e NASDAQ há coisa de 17/18 anos.

                  Comentário


                    Portanto o que se tem lido é que as melhores decisões são comprar o SP500 e não apostar em cavalos isolados ....

                    Ah, que surpresa (porque é que não aprendemos....)

                    Comentário


                      Fui ver como estaria o portfolio que tinha nos EUA (se o tivesse mantido)
                      60.22%
                      $153,158

                      E este valor sem somar os dividendos todos desde 2018, senão seria muito mais!! (tem tb alguns erros, alguns tickers mudaram portanto não está a atualizar direito)

                      Estaria a ganhar quase 500% na Microsoft e na GE

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        A minha vida de investimentos é passar o tempo a comprar fundos conservadores e ETF sem muita exposição, para minimizar as perdas que tenho em opções parvas de Acções cherry picked.

                        BCP... Perder 60%
                        PT(Pharol).... Perder 98%
                        Tesla... Perder 43%

                        E há pouco tempo fiz o maior risco de sempre numa BioTech que prometia muito e foi uma falhar enorme...

                        Ok a malta vai sempre falando que o SP dá 9% ao ano historicamente e que se deve entrar longo e bla bla. Mas raramente se tem o dinheiro todo parta investir de uma vez, e com uma vida ainda não estável (em termos de CH e afins) nem sempre é fácil ter o dinheiro disponível para entrar.

                        Por acaso tenho de ir procurar uns extractos antigos... Tinha SP500 e NASDAQ há coisa de 17/18 anos.
                        Nao percebo o comentario em relacao ao "ter o dinheiro todos para investir de uma vez". E possivel entrar e investir regularmente com montantes reduzidos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          Fui ver como estaria o portfolio que tinha nos EUA (se o tivesse mantido)
                          60.22%
                          $153,158

                          E este valor sem somar os dividendos todos desde 2018, senão seria muito mais!! (tem tb alguns erros, alguns tickers mudaram portanto não está a atualizar direito)

                          Estaria a ganhar quase 500% na Microsoft e na GE
                          Não vale a pena fazer esse tipo de exercício.

                          Na altura fizeste o que parecia ser mais acertado, ninguém adivinha o futuro.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por FilipeMarques Ver Post

                            Nao percebo o comentario em relacao ao "ter o dinheiro todos para investir de uma vez". E possivel entrar e investir regularmente com montantes reduzidos.
                            Sim podes ir fazendo investimentos regulares.
                            Mas o 2º investimento, depois o 3º, depois o 4º depois o 40º nunca vão ser tão longos como o primeiro.
                            Por isso podes estar a ter ganhos em parte e perdas noutro.

                            O que a maior parte de alguns "gurus" dizem é que se tivesses metido 10k no SP500 em 1980 agora estavas rico... Mas em 1980 não tinhas 10k para torrar num índice e esperar 45 anos.

                            Comentário


                              Foi só pela piada, foi só abrir o ficheiro

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                opções parvas de Acções cherry picked.
                                Quem nunca fez isso, pensando que estava a ser muito esperto ? ;)

                                Eu também caí nessa armadilha, o que vale é que aprendi a lição.

                                Comentário


                                  É facil falar a olhar para o grafico do passado, mas se estivessemos em 1980 toda a gente estava a investir no Japão porque os US não rendia nada de jeito há decadas e as acções japonesas rendiam como as americanas hoje

                                  ​​​​​​Por isso é que não invisto só num país baseado em performance passada...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                    Sim podes ir fazendo investimentos regulares.
                                    Mas o 2º investimento, depois o 3º, depois o 4º depois o 40º nunca vão ser tão longos como o primeiro.
                                    Por isso podes estar a ter ganhos em parte e perdas noutro.

                                    O que a maior parte de alguns "gurus" dizem é que se tivesses metido 10k no SP500 em 1980 agora estavas rico... Mas em 1980 não tinhas 10k para torrar num índice e esperar 45 anos.
                                    Mas e precisamente esse o objetivo do DCA, garantir que investes em alta e em baixa. Iagina por tudo de uma vez na altura da bolha da dotcom. Se ao inves de fazer isso colocasse x todos os meses durante o pico e os anos seguintes, entraria em terreno positivo mais cedo. O importante e que a longo prazo va havendo All Time Highs para os investidores terem a oportunidade de fazerem cash out com as posicoes todas em verde (umas com lucro de 100% ou 200%, outras de 1%).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                      É facil falar a olhar para o grafico do passado, mas se estivessemos em 1980 toda a gente estava a investir no Japão porque os US não rendia nada de jeito há decadas e as acções japonesas rendiam como as americanas hoje

                                      ​​​​​​Por isso é que não invisto só num país baseado em performance passada...
                                      E aqui entra o All World.

                                      Comentário


                                        Os meus investimentos é manter a minha carteira de FI, que já tem uns bons aninhos e está bem verdinha 😁

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Fui ver como estaria o portfolio que tinha nos EUA (se o tivesse mantido)
                                          60.22%
                                          $153,158

                                          E este valor sem somar os dividendos todos desde 2018, senão seria muito mais!! (tem tb alguns erros, alguns tickers mudaram portanto não está a atualizar direito)

                                          Estaria a ganhar quase 500% na Microsoft e na GE
                                          E na mesma janela temporal quanto rendeu o SP500 só de curiosidade?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por FilipeMarques Ver Post

                                            Mas e precisamente esse o objetivo do DCA, garantir que investes em alta e em baixa. Iagina por tudo de uma vez na altura da bolha da dotcom. Se ao inves de fazer isso colocasse x todos os meses durante o pico e os anos seguintes, entraria em terreno positivo mais cedo. O importante e que a longo prazo va havendo All Time Highs para os investidores terem a oportunidade de fazerem cash out com as posicoes todas em verde (umas com lucro de 100% ou 200%, outras de 1%).
                                            Sim claro. Mas o retorno do investimento não é o mesmo. Se fores reforçando mensalmente com 100€.
                                            Era só essa "nuance".

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                                              E na mesma janela temporal quanto rendeu o SP500 só de curiosidade?
                                              Não dá para comparar, naquele valor faltam 6 anos de dividendos num portfólio que era maioritariamente composto por ações centradas em dividendos. Aquilo é só stock growth.

                                              Em dividendos estaria a tirar hoje mais de 50k ano

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                                Não dá para comparar, naquele valor faltam 6 anos de dividendos num portfólio que era maioritariamente composto por ações centradas em dividendos. Aquilo é só stock growth.

                                                Em dividendos estaria a tirar hoje mais de 50k ano
                                                Isso já era uma coisa a sério.

                                                Isto não se deve fazer vaticinios antes do fim do "jogo" e este ano ainda nem ao fim do 1º trimestre chegou, mas se continuar igual até ao fim do ano como tem estado agora, parece-me que o capital que tenho aplicado em produtos de capital garantido deve-me retornar pouco mais de 10K limpos. Portanto 5 vezes menos.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                                  Quem nunca fez isso, pensando que estava a ser muito esperto ? ;)

                                                  Eu também caí nessa armadilha, o que vale é que aprendi a lição.
                                                  Pq achamos sempre que vai haver uma stock que vai disparar.

                                                  Curiosamente é muito mais fácil perder 80% numa stock do que ganhar 500%...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                                    Quem nunca fez isso, pensando que estava a ser muito esperto ? ;)

                                                    Eu também caí nessa armadilha, o que vale é que aprendi a lição.
                                                    Eu meti em ações de cruzeiros, em 3 empresas já depois da pandemia, achei que iriam crescer porque o turismo ia recuperar e muito. já estive a perder 70% em 2 delas, fui comprando para baixar custo médio, mesmo assim ainda comprei praí ao dobro do preço mínimo, 2 delas ainda estão negativas, por pouco mesmo, mas já estiveram ambas positivas, na 3ª cheguei a estar a perder 50% mas foi crescendo e é o meu melhor investimento, 59% neste momento em pouco mais de um ano. Umas e outras têm tido dias de mais de 10% negativos e positivos. No total o saldo é positivo, em todo o caso se fosse hoje não entraria.
                                                    O turismo cresceu e têm tido até bons resultados, o problema é que têm divida descomunal devido à pandemia. Estou num limbo se vendo já quando estiverem positivas, ou se espero que os juros baixem, que serão boas noticias. O problema é se vem uma crise e afeta o turismo.

                                                    Vale que não é muito dinheiro, e desta forma aprendi a estar quieto. ETF e está a andar. Não dá tanto, mas também não dá tantas dores de cabeça. Estas serviram para ir testando também a aversão ao risco e aos valores negativos.

                                                    Comentário


                                                      Eu comecei à 1 ano atras no mercado de ações. Passado um ano tenho uma carteira interessante e posso dizer que praticamente já dupliquei o valor investido.
                                                      Mas não compro ações da moda (tesla, microsoft, Nio, etc). Leio um pouco sobre tendencias de mercado, procuro empresas pequenas , mas sólidas (não startups). Não aplico grandes quantias, porque tenho medo pela inexperiência.
                                                      Editado pela última vez por corsadti16v; 08 March 2024, 14:35.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                                        Também tens contas dessas em PT
                                                        Onde?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Formador Ver Post
                                                          Onde?
                                                          https://forum.motorguia.net/forum/mo...0#post14423160

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                                            Pq achamos sempre que vai haver uma stock que vai disparar.

                                                            Curiosamente é muito mais fácil perder 80% numa stock do que ganhar 500%...
                                                            Mostrei no outro dia um ecerto da minha carteira ai noutro topico
                                                            e tambem tenho SP500 em dois fundos diferentes
                                                            e na verdade os ganhos nas acçoes que escolhi e no sp500 sao mais ou menos ela por ela .

                                                            Comentário


                                                              Pois, mas não tens contas que são apenas contas a prazo, sem contas à ordem associadas, onde os juros são adicionados à conta a prazo e que permite reforços ocasionais.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X