Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pessoas trapalhonas -> como lidar com elas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Lol.

    Deixem o rapazinho em paz. Quando começar a "ver" moçoilas, isso passa-lhe.

    Eu em criança, também era muito distraído, os professores diziam ao meu pai que eu andava na lua, todavia nunca esbarrei contra um poste.
    Mais tarde na adolescência, tornei-me um "vândalo", era conhecido na escola como "Filipe o o terrível" uma verdadeira dor de cabeça para os profs e conselhos directivos.
    Claro que o meu pai tentava acertar-me o passo, contudo sem muito sucesso.

    Hoje tenho dois filhos com PHDA (Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção).
    O mais velho foi e é seguido por uma psicóloga, embora a sua utilidade se esgote na prescrição da medicação.

    Portanto como devem imaginar, é dificílimo educá-los. O mais velho esgotou a paciência do acompanhamento psicológico na escola e logo no 1º período do 1º ano do ensino básico, foi expulso da turma e mudado para outra com um professor mais duro. Acho que até hoje esteve mais tempo na rua que dentro da sala.

    Todavia, há dois anos para cá as melhorias foram imensas e este ano conseguiu não vir para a rua nenhuma vez. Já se consegue dominar melhor sem medicação.

    Como vêem, às vezes é melhor deixar a natureza seguir o seu caminho e tempo próprios, limitando a nossa acção ao "damage control".
    No caso, deve-se tentar incentivar a concentração e deixá-lo bater com a cabeça nos postes, com a idade ele irá aprender.
    Um dos defeitos da nossa sociedade e da escola, é tomar todos os miúdos como uma realidade homogénea, quando são todos diferentes.

    A propósito, apesar de todos os problemas que os meus filhos têm, são os melhores ou estão entre os melhores alunos da escola, excepto em comportamento.
    Um dos passatempos do mais velho é fazer operações matemáticas

    Cumps!

    Comentário


      #32
      Eu também sou trapalhão e a melhor forma para lidar com isso é o sentido de humor...aliás, para mim ser trapalhão/distraído é uma característica pessoal que poderá diminuir com o tempo mas que nunca irá desaparecer...são coisas da vida!
      Acho é um pouco exagerado associar este tipo de características pessoais a doenças do foro psíquico! É que hoje em dia tudo o que saia um pouco fora dos padrões normais é doença!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Não tem problemas de audição. Fez despistagem de audição e de visão.

        Usa óculos mas a graduação é muito pequena. Nada de muito significativo.
        Se bem que o facto de usar óculos tb não ajuda nada "caixa de óculos"... O putos são terríveis nessa coisas.
        Mas ele pode ouvir perfeitamente e ter algum problema que cause desiquilibrio. Não faria mal uma análise mais aprofundada.

        Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
        Isto era completamente escusado.
        Lamento, mas as experiências com psicologos de um miúdo de 10 anos que acompanho desde bebé não são nada positivas.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
          (...)
          Lamento, mas as experiências com psicologos de um miúdo de 10 anos que acompanho desde bebé não são nada positivas.
          Não podes tomar a parte pelo todo.

          Comentário


            #35
            Eu na equipa que coordeno somos 5. Dois deles são tão mas tão trapalhões que até mete medo. Ainda por cima tinham logo de ser trapalhões onde não deviam que é a trabalhar.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              Não podes tomar a parte pelo todo.
              Pois não.

              Mas não me parece que o caso descrito careça de uma visita ao psicólogo, continua a ser apenas e só a minha opinião.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                Mas ele pode ouvir perfeitamente e ter algum problema que cause desiquilibrio. Não faria mal uma análise mais aprofundada.



                Lamento, mas as experiências com psicologos de um miúdo de 10 anos que acompanho desde bebé não são nada positivas.
                É como em tudo. Claro que dar esse canudo como se fossem flocos de neve não ajuda a haver assim tantos profissionais competentes; contudo existem e merecem pelo menos algum reconhecimento.

                Quanto ao assunto do tópico, será necessário um acompanhamento personalizado por um profissional competente, o ser distraído só por si não constitui um comportamento que possa ser considerado preocupante. Aliás, será mais preocupante a chacota vinda da própria família.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                  Pois não.

                  Mas não me parece que o caso descrito careça de uma visita ao psicólogo, continua a ser apenas e só a minha opinião.
                  Acho que, no caso de haver uma acompanhamento médico, se deverá começar precisamente por um psicólogo, eventualmente com formação em psicoterapia.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Acho que, no caso de haver uma acompanhamento médico, se deverá começar precisamente por um psicólogo, eventualmente com formação em psicoterapia.
                    Pelo menos para um diagnóstico,nem que seja uma segunda opinião, sem irem logo a correr para tratamentos, a serem necessários, à base de drogas.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                      Pelo menos para um diagnóstico,nem que seja uma segunda opinião, sem irem logo a correr para tratamentos, a serem necessários, à base de drogas.
                      Eu nunca fiz referência a tal.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                        Eu nunca fiz referência a tal.
                        Sim, estava a exagerar.
                        Não estava a querer dirigir-me aos teus posts.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                          Isto é uma conversa séria.
                          Eu sei. Ainda não mandei nenhuma piada.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                            Mais depressa têm certos users aqui do forum..tipo....deixa cá ver se arranjo um exemplar..... Mmmmmmm.....
                            Um bocado foleira, esta boca. Esse teu pretensiosismo às vezes cai num certo exagero...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Um bocado foleira, esta boca. Esse teu pretensiosismo às vezes cai num certo exagero...
                              Do nada afirmar que o miúdo "Se calhar tem alguma deficiência mental." pode justificar a reação.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Um bocado foleira, esta boca. Esse teu pretensiosismo às vezes cai num certo exagero...
                                Boca foleira? A única boca foleira que aqui vi não foi a do cuto.

                                Às vezes penso que há coisas que devem ser ditas depois de se tirar o filtro vermelho dos olhos, mas deve ser só impressão minha.
                                Editado pela última vez por MerryBerry; 03 January 2012, 11:23.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                                  Se calhar tem alguma deficiência mental.

                                  Repensa lá bem o que disseste, pois se calhar com essa frase, tu é que pareces sê-lo!
                                  Editado pela última vez por PauloMCM; 03 January 2012, 11:21.

                                  Comentário


                                    #47


                                    Tipo este?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Eu ainda hoje sou um bocado assim, sempre fui despistado. Guess what? Tenho inteligência, tenho amigos, não sou socialmente inapto, tenho uma família e uma carreira.

                                      Observem o miúdo e acompanhem-no. Chamem-lhe a atenção quando for necessário.

                                      Mas acima de tudo aprendam que cada pessoa é única, e certas aptidões que são básicas nuns são o são noutros. Vocês não imaginam o poder da conversa e da compreensão.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                        Eu lembrei-me do sindrome de asperger mas acho que não se enquadra totalmente. O puto tem de ser avaliado por um profissional competente (não por um psicologo, por favor).
                                        Também os há competentes.

                                        Comentário


                                          #50
                                          E depois também há outra coisa: as rotinas dos miúdos.

                                          Um puto que eu "tenho" com 9 anos só tem aulas à tarde e, portanto, vai para a explicadora de manhã. A professora diz que ele é distraido (e é) e que faz tudo menos estar com atenção, até uma mosca serve de distração mas eu percebo o miúdo. Depois de uma manhã a fazer os trabalhos e a rever matérias, ele quer é brincar à tarde e como é óbvio é o que acontece.

                                          Quem vir aquele miúdo na aula facilmente diz que tem um défice de atenção mas isso não corresponde à verdade. Eu bem falo com o pai dele sobre isto mas está quieto.
                                          Editado pela última vez por MerryBerry; 03 January 2012, 12:16.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                            Pois não.

                                            Mas não me parece que o caso descrito careça de uma visita ao psicólogo, continua a ser apenas e só a minha opinião.
                                            O caso carece ainda menos de uma "consulta" no Fórum. Pelos menos o psicólogo (profissional no geral, havendo-os fraquinhos como em todo o lado) é alguém mais habilitado do que, eventualmente, todas as pessoas que já se pronunciaram aqui, ainda para mais sem conhecer minimamente o caso (a descrição do user que criou o tópico não me parece um bom exemplo de anamnese).

                                            No fundo, todos temos um pequeno "orçamentista" dentro de nós.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                              Não. Ele não tem défice de atenção nem é hiperactivo, se assim fosse também o era na escola.

                                              Ele há-de crescer e deixar de ser tão distraido. O que acho fundamental é a família parar, de uma vez por todas, com as gracinhas.
                                              Concordo em absoluto. A parte das "gracinhas" é do mais contraproducente que existe.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                                O caso carece ainda menos de uma "consulta" no Fórum. Pelos menos o psicólogo (profissional no geral, havendo-os fraquinhos como em todo o lado) é alguém mais habilitado do que, eventualmente, todas as pessoas que já se pronunciaram aqui, ainda para mais sem conhecer minimamente o caso (a descrição do user que criou o tópico não me parece um bom exemplo de anamnese).

                                                No fundo, todos temos um pequeno "orçamentista" dentro de nós.
                                                E quem é que disse que isto era uma consulta? Dizes tu.

                                                E todas as pessoas que se pronunciaram aqui têm total liberdade para o fazer, cabe ao Pastis filtrar os posts.

                                                No fundo, todos queremos mandar a nossa posta.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                                  E quem é que disse que isto era uma consulta? Dizes tu.

                                                  E todas as pessoas que se pronunciaram aqui têm total liberdade para o fazer, cabe ao Pastis filtrar os posts.

                                                  No fundo, todos queremos mandar a nossa posta.
                                                  "Consulta", disse eu. Não consulta.
                                                  E claro que queremos mandar a posta.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Um bocado foleira, esta boca. Esse teu pretensiosismo às vezes cai num certo exagero...
                                                    Lino, tens sempre a opção de reportar o post. Eu só não reportei o post que citei, pois o Pastis podia fazê-lo caso o considerasse desapropriado. Eu, não sendo o miúdo meu familiar ou afim, achei o post "desapropriado" (nem uso o termo que acho dever usar, não venhas tu com mais cenas). Ainda para mais tendo em conta os antecedentes do user que o fez.
                                                    Editado pela última vez por cuto; 03 January 2012, 12:46.

                                                    Comentário


                                                      #56

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                        Lino, tens sempre a opção de reportar o post. Eu só não reportei o post que citei, pois o Pastis podia fazê-lo caso o considerasse desapropriado. Eu, não sendo o miúdo meu familiar ou afim, achei o post "desapropriado" (nem uso o termo que acho dever usar, não venhas tu com mais cenas). Ainda para mais tendo em conta os antecedentes do user que o fez.
                                                        Eu não achei muito apropriado mas prefiro manter uma postura + construtiva uma vez que por vezes estamos aqui a dialogar com "putos armados em espertos" que não medem bem as palavras ou mesmo pessoas mal formadas. Temos que dar algum desconto nestes casos para evitar conflitos.

                                                        Quanto ao tema, isto não é nenhuma consulta. É mais porque eu quero mostrar ao meu irmão que há outras forma de se dirigir à criança sem ser estar sempre a chamar-lhe "trapalhão". Sei que ele não o faz por mal e até tem um excelente relacionamento com o filho mas por vezes fico mesmo com alguma pena do puto.

                                                        Já agora não pensem que o miúdo é acanhado ou pouco sociável. O meu receio é precisamente que, com a aproximação da adolescência, fique acanhado e inibido.
                                                        Na idade que tem agora ele não se apercebe sempre que algumas pessoas estão a fazer torça mas com o tempo ele vai perceber e receio um pouco que ele tenha alguns problemas.

                                                        É também verdade que todos nós conhecemos pessoas assim e que umas até conseguem ultrapassar bem ( como o caso do médico atrás referidos) mas outras não conseguem e entram em espirais depressivas. É isso que eu gostava de evitar.

                                                        Infelizmente, parece-me que os pais dele não estão sensibilizados para o potencial problema.
                                                        Ou então sou eu que estou a fazer um filme

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Um bocado foleira, esta boca. Esse teu pretensiosismo às vezes cai num certo exagero...
                                                          Querias mesmo fazer quote daquele post? Tens a certeza?


                                                          _______________

                                                          No que diz respeito ao assunto em causa, tenho muito próximo a mim uma catraia que do alto dos seus 8 anitos era a coisa mais solta e trapalhona que existia. Ela consegue gozar com ela própria mas melhorou imenso. Posso dizer que raro era o dia qu ela não caía ou batia em algo e se aleijava. Do dia para a noite a situação mudou e estive com ela agora nas férias e quem caiu fui eu, ao ponto de ela me dizer: então? agora és tu?
                                                          Na escola é e sempre foi uma criança atenta e boa aluna, lê melhor que muitos adultos, é organizada (coisa que não é fora da escola) e super atenta a tudo qto a rodeia. Só que passava a vida estatelada no meio do chão. Chegavamos a contar quantas vezes ela caía por dia e ela própria brincava (e ainda brinca) com o assunto.
                                                          Eles são distraidos e o único receio de quem está por perto é que se magoem a sério, mas acho que não será caso para cuidados médicos ou acompanhamentos psicológicos. Deixem as crianças ser crianças cairem e levantarem-se pois só assim conseguem aprender a dar a devida atenção ao que os rodeiam este parece ser em demasia mas ele acaba por "melhorar"

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                                            Boca foleira? A única boca foleira que aqui vi não foi a do cuto.

                                                            Às vezes penso que há coisas que devem ser ditas depois de se tirar o filtro vermelho dos olhos, mas deve ser só impressão minha.
                                                            Obviamente, é impressão, e a seguir vou explicar o porquê (ver abaixo).

                                                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                            Lino, tens sempre a opção de reportar o post. Eu só não reportei o post que citei, pois o Pastis podia fazê-lo caso o considerasse desapropriado. Eu, não sendo o miúdo meu familiar ou afim, achei o post "desapropriado" (nem uso o termo que acho dever usar, não venhas tu com mais cenas). Ainda para mais tendo em conta os antecedentes do user que o fez.
                                                            Tenho que admitir que a resposta que dei ao teu post está um bocado descontextualizada, pois não tinha reparado no post imediatamente acima nem na citação que lhe fizeste, de todo. Sendo assim, retiro o que disse em relação a ti.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                              Querias mesmo fazer quote daquele post? Tens a certeza?
                                                              Acabei de responder a isso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X