Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Rídiculo da "escrita SMS"!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Eu já respondi a muitas sms, e respondo quando necessário, assim: "e em português???"

    Quanto a este tipo de escrita num contexto profissional acho muito mau. É não ter a noção das coisas nem dos contextos.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
      Era uma forma de quebrar o gelo, pá! Que falta de perspicácia!
      Caganda bexta k eu xou. Komo é k num penxei nixo?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
        Caganda bexta k eu xou. Komo é k num penxei nixo?
        Nota-se que és cota... se fosses um bacano dread da malta dizias:

        Kganda bextah k xôh. Kmék n penxei nixuh?

        Comentário


          #64
          Quando se pagavam as mensagens de telemóvel, até podia de certo modo tentar compreender o porquê do uso de alguma escrita dessas, tudo em nome de poupar alguns caracteres e evitar o custo extra.

          Agora, quando é SMS grátis para aqui, SMS de borla para acolá, transcende-me o porquê de se continuar com este tipo de escrita, principalmente aquela em que não faz diferença nenhuma no número de caracteres, tipo "kasa", "kualquer", "koisa", "muitox", "coisax", etc...

          Mas pronto, isto se calhar é o futuro e nós é que ainda não fomos iluminados.

          O problema é que o pessoal habitua-se tanto a escrever assim, que depois nem se dá conta que está a escrever mal, seja no trabalho, exames, etc... Quando andava na faculdade, uma professora que tive chegou a dizer que apanhou vários exames com palavras escritas em "pitês".
          Editado pela última vez por reiszink; 12 January 2012, 16:35.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
            conheço uma professora que num teste de uma aluna viu a seguinte palavra.

            Hxousse = agachou-se
            Inda bm q pxst a trdxao pois n etndia nda

            Eu não percebo, principalmente quando estas pessoas não escrevem com escrita inteligente, ferramenta criada para facilitar a escrita...
            Já vi, koiza, quando coisa é o correcto...

            Comentário


              #66
              eu escrevo dessa maneira, qual é o problema?

              mais prático e rápido

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por snail Ver Post
                Ainda hoje tou para perceber de onde surgiu a ideia de que o Saramago não usava vírgulas.
                Em mensagens informais,chats e fóruns tinha muito o vício de não usar acentos,vírgulas,maiúsculas no início da frase etc.

                Até que namorei com uma funcionária pública e ela meteu-me na linha.

                Agora já escrevo como uma pessoa normal...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por 20v Ver Post
                  eu escrevo dessa maneira, qual é o problema?

                  mais prático e rápido
                  Nenhum, nenhum...

                  Comentário


                    #69
                    Poupam os caracteres numas palavras mas esbanjam os mesmos com os "fizes-te", "disses-te", "estives-te", "escreves-te"*, "respondes-te"*, etc. :D
                    * Em vez de: escreveste e respondeste.
                    Editado pela última vez por CapitaoIglo; 12 January 2012, 18:13.

                    Comentário


                      #70
                      Eu nunca envio nem nunca recebo mensagens com esses K's e X's da escrita sms.

                      O pessoal que tem o meu número é muito culto. (E abomino esse tipo de escrita, acho que ninguém se arriscava a mandar-me uma mensagem assim...)

                      Quando quero poupar nos caracteres lá ponho um "n" em vez de "não", retiro os "u" a seguir aos "q"...uso "+" em vez de "mais", "//" em vez de "...mente"...o pior é mesmo "tb" em vez de "também".

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por TomeSilva Ver Post
                        Em mensagens informais,chats e fóruns tinha muito o vício de não usar acentos,vírgulas,maiúsculas no início da frase etc.

                        Até que namorei com uma funcionária pública e ela meteu-me na linha.

                        Agora já escrevo como uma pessoa normal...
                        ... e ainda falam mal dos funcionários públicos!

                        Eu continuo-o é a não perceber porque é que tanta gente diz que o Saramago não usava vírgulas. É um tremendo disparate... provavelmente nenhum outro escritor a nível mundial utiliza tantas vírgulas quanto o Saramago usava.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por 20v Ver Post
                          eu escrevo dessa maneira, qual é o problema?

                          mais prático e rápido


                          O problema é o contexto e o tipo de abreviatura. Não há mal nenhum usar abreviaturas em trabalho, eu uso algumas abreviaturas "clássicas" (v., exmo.) ou abreviaturas anglofonas (FYK, FYA, ASAP), dá-me jeito quando o volume de trabalho é grande e os SLAs apertam ou mesmo porque quero despachar as coisas rapidamente. Também já mandei emails começados por "boas" em contexto de trabalho mas, como é óbvio, só quando há alguma confiança com as pessoas.


                          O problema é mesmo os destinatários e o ambiente onde escrevemos isso.


                          Quanto aos sms, há uns 10 anos que uso telemóveis com teclado QWERTY, nunca me ajeitei ao teclado clássico, portanto nunca senti necessidade de abreviar por rapidez de escrita.

                          EDIT: pior só mesmo associar o mail profissional a redes sociais...
                          Editado pela última vez por TheMoBsTeR; 12 January 2012, 19:09.

                          Comentário


                            #73
                            Infelizmente nos meus 12/13/14 anos escrevi uns tempos assim(mas pouco acho eu), depois era mais abreviar para os q p pq e etc, depois cresci e comecei a escrever como deve ser, ou pelo menos tentar escrever o melhor possível.
                            Sinceramente escrevo muito "estou", "está" e etc, mas na realidade digo "tou" e "tá" por exemplo, é um bocado parvo mas pronto.
                            Nos computadores até tenho o corrector para dar uma ajuda, no telemóvel qwerty mesmo sem escrita inteligente escrevo o mais completo possível.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                              Deve ser mais do tipo Haxde
                              Quem escreve assim não tem preocupações com gramática. Sei que é hás-de.

                              Comentário


                                #75
                                quando essa geração chegar à politica (inevitável), mais tarde ou mais cedo vamos ter este vocabulário em acordos ortograficos. Tal como era impensável na antiga geração de politicos escrever-mos hoje brasileiro.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
                                  quando essa geração chegar à politica (inevitável), mais tarde ou mais cedo vamos ter este vocabulário em acordos ortograficos. Tal como era impensável na antiga geração de politicos escrever-mos hoje brasileiro.
                                  Escrevermos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Vida está tão cara que eles aprenderam a escrever nestas folhas:

                                    O meu "futuro cunhado" tem a mesma idade que eu (23 anos) e toda a mensagem que me manda parece que manda uma chave do euro milhões codificada ou algo assim oO Certas "abreviaturas" chegam a ser mais longas que a palavra original, e nascem Hs em tudo que é lado

                                    Comentário


                                      #78
                                      vou copiar parte de uma mensagem do facebook que me mandaram um dia destes:

                                      konsulta kom ele, ele mandoume fazer uma.. tdo bem visto eu tambem dar aulas de dança e ver se está tdo bem kmg para kontinuar a fazer esforço fisiko!...
                                      e esta gaja está muito melhor... deixem lá ver se eu tenho mais

                                      Comentário


                                        #79
                                        Em tempos deparei-me com um campeão que abreviava TUDO para 3, 4 letras. Vou tentar replicar o processo dele.


                                        Em tmpx dprm c 1 cmp q abrv td p 3 4 ltrs. Vo tntr rpcr o proc dl.


                                        É isto.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                          vou copiar parte de uma mensagem do facebook que me mandaram um dia destes:



                                          e esta gaja está muito melhor... deixem lá ver se eu tenho mais
                                          Também conheço quem escreva assim

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                            Já lá vão uns anos e a trabalhar num open space aconteceu uma que ainda hoje nos faz rir: uma colega estava a escrever o nome de alguém e deu-lhe uma branca (ataque de loirice aka burrice aguda) de tal forma que perguntou a todos como se escrevia Pacheco. Segundo ela conta ninguém lhe ligou e ela escreveu como achava que era e mandou imprimir.
                                            Como a impressora estava ao meu lado, pediu-me para tirar o documento e ler para ver se estava bem. Não imaginam a minha cara quando lhe pergunto como se chama o homem e ela diz muito inocente: Pacheco.
                                            Tudo bem, e que raio é que escreveste!? blá blá blá ninguém me ligou e tal e coiso. Conclusão: Pá Xeco

                                            Foi o gozo dos grandes, e o documento quase foi emuldorado!!!

                                            Também foste pintar o cabelo...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Eu sempre usei escrita inteligente, por isso esse tipo de escrita nunca me disse nada

                                              Comentário


                                                #83
                                                só uso abreviaturas do género "porque = pq" "também = tmb", etc... mas é só com as pessoas com quem tenho mais confiança e são da minha idade (que eu sei que conhece os significados e que posso ter um a vontade diferente), agora escrever com x e k acho horrível

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  entre pessoal amigo escrevo como aqui, em mensagens abrevio o que me der na gana tanto em teclado abc como querty

                                                  se alguem nao gostar que se va *fod... lolol da se importancia ao que nao a tem e nao me venham falar no honrar da lingua e mais nao sei o que porque o pessoal é o primeiro a ficar em casa em dia de eleiçoes

                                                  *claro que se for alguem que mande no forum terei que arcar com o pedido :P
                                                  Editado pela última vez por LanoGaralho; 13 January 2012, 23:31.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post

                                                    Em tmpx dprm c 1 cmp q abrv td p 3 4 ltrs. Vo tntr rpcr o proc dl.
                                                    traduz lá isso s.f.f.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                                                      traduz lá isso s.f.f.
                                                      Em tempos deprimentes com um computador que abria tudo para 3 4 litros. vou tentar reproceder o proceso dele





















































































                                                      ok, nao percebi :|

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                                                        traduz lá isso s.f.f.
                                                        É a frase que está por cima dessa.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                                                          traduz lá isso s.f.f.
                                                          Really. Era a frase que estava anteriormente, mas abreviada.

                                                          Ou seja.

                                                          "Em tempos deparei-me com um campeão que abreviava TUDO para 3, 4 letras. Vou tentar replicar o processo dele."

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Eu nunca usei esse tipo de escrita e por acaso acho que nunca ninguém a usou comigo... Tenho a ideia de que na maioria das vezes será usada entre crianças ou adolescentes jovens porque é "moda" (resta saber porquê...), mesmo que não se associe a uma diminuição do número de letras totais da mensagem.

                                                            Uma coisa são abreviações normais (ex: qq, tb, pq, etc.) que eu por vezes também uso (embora cada vez menos porque é mais fácil escrever a palavra completa para o dicionário automático), outra coisa é "assassinar" a língua portuguesa trocando s's por x's e outras alterações do género.
                                                            Na maioria das vezes quem o faz tem alguma dificuldade em escrever correctamente associada, mesmo quando tal é exigido.


                                                            Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                                                            Poupam os caracteres numas palavras mas esbanjam os mesmos com os "fizes-te", "disses-te", "estives-te", "escreves-te"*, "respondes-te"*, etc. :D
                                                            * Em vez de: escreveste e respondeste.
                                                            Infelizmente é um erro muito frequente, muitas vezes mesmo em pessoas com elevado nível de escolaridade, cursos superiores, etc...
                                                            Também há o famoso "s" no fim: tu escrevestes, dissestes, estivestes, fizestes
                                                            Editado pela última vez por PRAP; 13 January 2012, 23:55.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                              Para aqueles que muitas vezes ficam chateados quando são chamados á atenção para a escrita tipo SMS, fica aqui um excerto de uma frase que encontrei há dias;



                                                              Ok, a malta escreve assim, e tal...

                                                              Acontece que isto foi escrito em contexto profissional, numa base de dados de uma (grade) empresa!!!

                                                              O que dizer desta vergonha?
                                                              Muitas das pessoas dizem me que as irrito tal a maneira que escrevo as sms.
                                                              Com t9 ligado e português correcto.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X