Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos produtos portugueses de excelência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Creio que se enquadra aqui também;

    Originalmente Colocado por Peste Ver Post
    Acho que há já um tópico sobre isto, mas não encontro..
    ..ou vários, onde existem vários em que este tema é abordado.

    Mas afinal o que há em Portugal, o que temos nós que é único, individual e de valor, que nos destinge dos outros e não é aproveitado comercialmente?

    Estou a falar de coisas como esta:
    Algarve: salinas abandonadas escondem erva gourmet.

    Um grupo de investigadores de um instituto universitário algarvio está a estudar o cultivo sustentável de uma planta anti-hipertensão, que substitui o sal e tem muita procura no mundo gourmet, mas ainda é vista na região como uma praga.
    Para muitos, esta erva é uma ilustre desconhecida, considerada uma erva daninha ou praga, mas em alguns países da Europa tem o estatuto de gourmet e é utilizada por chefs em restaurantes de luxo como substituto do sal em saladas ou mesmo em pratos mais complexos, como produto fresco ou em conserva (picles).
    A salicórnia, também conhecida por sal verde ou espargos do mar, é uma erva que cresce normalmente nos sapais (salinas), sendo altamente tolerante ao sal, com a particularidade de ser salgada.
    “Com este projeto pretendemos desenvolver um sistema de cultivo sustentável de salicórnia e outras plantas do género e conseguir rentabilizar e conservar os recursos existentes nas salinas”, explica à Lusa Erika Santos, bióloga e coordenadora do projeto ‘Cultivo Sustentável de Halófitas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Sto. António’.
    Atualmente o valor económico das salinas artesanais passa apenas pela produção de sal e, segundo a bióloga, o cultivo de plantas locais é esquecido, bem como as suas potencialidades comerciais.
    “Poderia ser uma aposta no desenvolvimento regional”, garante Erika Santos, lamentando as inúmeras ervas subaproveitadas e o crescente abandono de salinas no Algarve, “que constitui também um risco ambiental para a avifauna.”
    Algumas destas ervas são também utilizadas em rações para animais em países como a França, Inglaterra ou Israel e ainda podem ter “aplicações farmacêuticas e cosméticas, ou seja, podem servir vários segmentos económicos”, acredita a investigadora.
    Contudo, “em Portugal este recurso não está explorado nem é muito conhecido e a informação sobre estas ervas é escassa”, lamenta a bióloga, que sublinha a necessidade de desenvolver ações de gestão e conservação deste recurso natural e espontâneo.
    Atualmente o grupo de investigadores do Instituto Afonso III, em Loulé, em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade encontra-se a identificar as ervas do sapal, a caraterizar as condições ambientais em que se desenvolvem e a estudar os melhores processos de propagação e viabilidade económica do seu cultivo.
    O projeto vai ser apresentado a 18 de maio, durante um seminário em Castro Marim, para cativar intervenientes locais, divulgar os resultados do projeto e explicar como pode este produto, favorável à saúde, dinamizar vários setores e promover a economia regional.
    O projeto está incluído na estratégia de eficiência coletiva PROVERE Âncoras do Guadiana, uma iniciativa do Quadro de Referência Estratégico Nacional (fundos comunitários), e é cofinanciado pelo programa PO Algarve 21 (Programa Operacional).



    http://www.ionline.pt/portugal/algar...m-erva-gourmet

    Comentário


      #92
      Há uns posts atrás li que os alemães tinham como produto de excelência os automóveis, mas é preciso não esquecer (informar até porque há muita gente que não sabe) que só são de tão alta qualidade muito graças a nós portugueses que somos dos melhores do mundo a produzir moldes para plásticos e as próprias peças em plástico. Só eu já injectei para VW, Audi, Mercedes, BMW e outras não germânicas incluindo a Bentley e Ferrari...Por isso imagino que até se faça melhor ainda por cá!

      Quando se iniciou esta crise mais profunda os alemães começaram a virar-se para produção de moldes na China mas rapidamente perceberam que aquilo que poupavam na construção do molde não pagava as vezes que o mesmo tinha de voltar para trás com defeitos...

      Há também empresas que fazem portas para os carros e sei de uma pelo menos que vende para os germânicos...

      O problemas é que quando se compra um destes produtos nunca lá está "made in Portugal" porque o que acontece é que a Audi compra um serviço à empresa X que é também alemã, que por sua vez adjudica o trabalho à empresa Y portuguesa que distribui o trabalho por 5 ou 6 empresas mais pequenas. Ora quando a peça é feita, vai como sendo feita pela empresa a quem a Audi adjudicou o trabalho, logo vai como sendo feita na Alemanha...

      Esta é a realidade mas como não são produtos para venda ao público por vezes ninguém tem esta noção...

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Jumbo, Continente. Nos sítios normais. No PingoDoce não deve encontrar.
        Já agora, porque não no Pingo Doce?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por platinum Ver Post
          Já agora, porque não no Pingo Doce?
          Porque nunca vi e por norma as lojas são mais pequenas e têm menos oferta, e tendo em conta que é uma manteiga importada e mais cara, não deve haver.

          Comentário


            #95
            Nem de propósito.

            Ontem, postei isto:

            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
            Ninguém falou no vinho do Porto?

            Duas marcas Portuguesas, de fabrico nacional, com muito sucesso no exterior:

            Polisport

            Nexx Helmets
            ... e hoje, pelas internetes, encontrei isto:

            Uma notícia como esta, especialmente nesta altura, deve ser sublinhada:
            A empresa nacional Polisport recebeu dois prestigiosos prémios iF Design Awards, reconhecidas distinções que assinalam o design de excelência. Na categoria de Product Design foi premiada a cadeira de bebé Guppy. Na categoria de Material Design foi premiado o bidão Corky, que é fabricado com uma mistura de cortiça e plástico. A entrega dos prémios decorreu no passado dia 10 de Fevereiro em Munique, na sede da BMW, marcando muitos pontos para a indústria nacional das duas rodas.

            Curiosidades: Polisport marca presença na iF Design Awards night!





            Polisport marca presença na iF Design Awards night



            No final de 2011 a Polisport viu dois dos seus produtos serem reconhecidos com os prémios iF Design Awards nas categorias de Product Design e Material Design com o Porta-bebés GUPPY e o bidão Corky, respectivamente.


            O evento decorreu no passado dia 10 de Fevereiro, em Munique (Alemanha), mais concretamente no BMW Welt (World), um dos edifícios que compõem o complexo urbanístico da sede da marca.


            A dimensão do evento e a atenção que este recebe da imprensa, são representativos da importância que tem para qualquer produto ostentar o selo de excelência dos iF Design Awards.


            Todos os anos desde 1953, o Fórum Design Hannover desafia empresas e designers de todo o mundo a candidatar os seus produtos aos iF Design Awards. Especialistas reconhecidos de todas as partes do mundo reúnem-se no júri iF Design Awards para avaliar as candidaturas. É por isso que estes prémios são reconhecidos desde há várias décadas como uma garantia de design de excelência.


            Polisport
            Curiosidades: Polisport marca presença na iF Design Awards night! | Fozmotor.com


            Polisport - Bicycles

            Os produtos premiados:



            Comentário


              #96
              Li em tempos que era a 2ª maior produtora mundial de máquinas de café expresso, logo a seguir à Saeco.

              briel.pt

              Comentário


                #97
                Vi agora no jornal uma empresa de topo que desconhecia, que é a Fepsa.
                A Fepsa está no top 3 mundial e na cabeça de Johnny Depp e De Niro- - Jornal de negócios online
                E pelos vistos tem pouca concorrência pelo que percebi.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                  Conheci o seu criador, o Pinho Vieira, e acompanhei-o na sua doença, até ao desfecho final.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                    Os sumos da Compal são vendidos como produto de luxo na Rússia, em lojas gourmet. Dificilmente lá fora encontras sumos desta qualidade a este preço. Há que saber dar valor às coisas; mesmo o que é barato pode ser bom.
                    Não deves ter saído de Portugal, pois não?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                      Li em tempos que era a 2ª maior produtora mundial de máquinas de café expresso, logo a seguir à Saeco.

                      briel.pt
                      Não deves acreditar em tudo o que lês.

                      Comentário




                        acho que é mais deste tipo de produtos que precisamos do que de muitos dos exemplos que aqui têm sido colocados.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                          Também estava convencido que sim.

                          Mas na altura, achei interessante o Made in Portugal, andei a procurar... e os direitos comerciais da marca, pertencem à Texteis Manuel Gonçalves, também ela Portuguesa

                          Ou seja, de Portugal para o mundo
                          A Marca Lightning Bolt é americana, mas pertença da TMG. Todos os direitos de imagem e da marca é da TMG.

                          http://www.portugalglobal.pt/PT/Port...83AC684AB35%7D

                          Também tem a informação aqui:

                          http://www.tmg.pt/_finishing/media/pt_quemSomos.swf
                          Editado pela última vez por Taveirada; 07 April 2012, 20:37.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                            Não deves ter saído de Portugal, pois não?
                            Lamento dizer-te que não és a única pessoa no fórum que já viajou. Não só já fui de férias um pouco para todo o Mundo, como até já trabalhei e morei noutro país. E onde querias chegar, antes de debitares arrogância, verborreia e disparate, era?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                              Há uns posts atrás li que os alemães tinham como produto de excelência os automóveis, mas é preciso não esquecer (informar até porque há muita gente que não sabe) que só são de tão alta qualidade muito graças a nós portugueses que somos dos melhores do mundo a produzir moldes para plásticos e as próprias peças em plástico. Só eu já injectei para VW, Audi, Mercedes, BMW e outras não germânicas incluindo a Bentley e Ferrari...Por isso imagino que até se faça melhor ainda por cá!

                              Quando se iniciou esta crise mais profunda os alemães começaram a virar-se para produção de moldes na China mas rapidamente perceberam que aquilo que poupavam na construção do molde não pagava as vezes que o mesmo tinha de voltar para trás com defeitos...

                              Há também empresas que fazem portas para os carros e sei de uma pelo menos que vende para os germânicos...

                              O problemas é que quando se compra um destes produtos nunca lá está "made in Portugal" porque o que acontece é que a Audi compra um serviço à empresa X que é também alemã, que por sua vez adjudica o trabalho à empresa Y portuguesa que distribui o trabalho por 5 ou 6 empresas mais pequenas. Ora quando a peça é feita, vai como sendo feita pela empresa a quem a Audi adjudicou o trabalho, logo vai como sendo feita na Alemanha...

                              Esta é a realidade mas como não são produtos para venda ao público por vezes ninguém tem esta noção...
                              A realidade é que somos bons a executar as coisas, mas no que toca a cria-las, não somos grande coisa, por isso é que não saimos da cepa torta.... enquanto Portugal não perceber que o truque é investir no R&D ao invés de ficar à espera que os outros venham instalar cá fábricas que não trazem qualquer valor acrescentado à nossa economia, não sairemos do buraco em que estamos....

                              Comentário


                                Um conjunto de marcas interessantes em vários segmentos:

                                A Vida Portuguesa

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                  Lamento dizer-te que não és a única pessoa no fórum que já viajou. Não só já fui de férias um pouco para todo o Mundo, como até já trabalhei e morei noutro país. E onde querias chegar, antes de debitares arrogância, verborreia e disparate, era?
                                  Pois, então andas a desbaratar dinheiro. Para suportar as tuas opiniões, bastava teres ficado em Portugal, no café da tua rua.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                    Pois, então andas a desbaratar dinheiro. Para suportar as tuas opiniões, bastava teres ficado em Portugal, no café da tua rua.
                                    Não te preocupes com o meu dinheiro. A minha intenção não é somar zeros na conta bancária, mas sim utilizar o vil metal para usufruir melhor deste cantinho a que chamamos planeta Terra.

                                    Ao contrário de outros, não sinto a necessidade de andar a abanar punhados de notas à frente de ninguém.

                                    Comentário


                                      http://www.appm.pt/sites/default/fil...ardo-silva.pdf



                                      Saludos

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                        Os sumos da Compal são vendidos como produto de luxo na Rússia, em lojas gourmet. Dificilmente lá fora encontras sumos desta qualidade a este preço. Há que saber dar valor às coisas; mesmo o que é barato pode ser bom.
                                        Olha que eu conheço bastante bem a Rússia, especialmente Moscovo, mas também S. Petersburg. Por acaso até era frequentador de lojas gourmet, dado serem os únicos sítios onde se arranjavam certos produtos mediterranicos e de facto recordo-me de ver, muito raramente, o Sumol entre os pouquíssimos produtos portugueses que por lá se vendem mas não era nenhum sumo de luxo nem pouco mais ou menos. Era mais uma marca de sumo entre muitas, com preços normais.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                          Olha que eu conheço bastante bem a Rússia, especialmente Moscovo, mas também S. Petersburg. Por acaso até era frequentador de lojas gourmet, dado serem os únicos sítios onde se arranjavam certos produtos mediterranicos e de facto recordo-me de ver, muito raramente, o Sumol entre os pouquíssimos produtos portugueses que por lá se vendem mas não era nenhum sumo de luxo nem pouco mais ou menos. Era mais uma marca de sumo entre muitas, com preços normais.
                                          O Compal que é vendido na Rússia é o Essencial:

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X