Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peregrinação - Ir a Fátima a pé | Projecto em stand-by...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    De bicicleta é capaz de ser interessante

    Comentário


      #62
      Como muitos que aqui já referiram que uma peregrinação a pé até Fátima é, passe a expressão, uma "diotice", eu também tinha a mesma ideia. Não conseguia compreender o porque do sacrificio. Não sendo crente também me fazia confusão toda esta situação.

      No entanto agora posso dizer que quem diz o que diz (extra-terrestre, peregrinações aos hospitais, etc, etc) nunca na vida deve ter passada por nenhuma situação forte, extrema e (quase) trágica. Uma situação com a qual a pessoa não pode fazer nada. Está fora do nosso controle. E temos que acreditar e nos segurar em algo.
      Eu estava nesta situação.......até Setembro de 2010.

      Como muitos médicos já o disseram (e já passou e continua a passar por muitos), o caso da minha filha é extraordinário e pode quase dizer-se de milagre. Houve ao fundo do túnel uma luz, uma estrelinha sempre a iluminá-la. Após 9 meses de uma gravidez normal, a bébe no seu nascimento com recurso a uma cesariana emergente esteve 15 minutos para ser reanimada e só ao fim deste tempo o coração começou a bater, tendo levado com 2 unidades de sangue porque nasceu quase sem pinga dele, ter estado em coma induzido durante mais 3 ou 4 dias num tratamento muito específico (Hipotermia Induzida) e no final ser uma criança perfeitamente normal passa a acreditar em muitas mais coisas do que só na eficácia e evolução tecnológica da ciência e medicina.

      Comentário


        #63
        Isto vai muito para alem desta conversa mas como seria a tua conversa se a tua filha tivesse morrido?

        Comentário


          #64
          O que me faz espécie são os "off topic" constantes de algumas pessoas que vêm para o fórum descarregar as suas incredulidades e estupefacções perante tal manifestação de fé.

          Há quem qualifique as pessoas que o fazem como fundamentalistas ateus e quem avançe até, a existência de uma verdadeira religião ateísta de cariz fundamentalista/extremista.

          E realmente, pelos comentários que perpassam por este fórum e outros, começo a acreditar nisso.

          Fico cansado e começo a sentir-me como uma"minoria" discriminada tal a dimensão e incompreensão dalguns comentários.
          Saiam de casa e dos livros bafientos do Sartre & Cª e experimentem a vida e deixem viver os crentes ignorantes, sim, porque a ignorância é também um direito.
          Nunca vi um crente infeliz por estar "aprisionado" a uma religião, pelo contrário. O que vejo é algumas vezes, pessoas sem espiritualidade, vazias, ocas, sós, infelizes, à procura de não sabem bem o quê em tudo aquilo que conseguem tocar, como um cego à procura da bengala...

          Deixem os crentes em paz, ninguém pretende impôr o que quer que seja, nem ninguém aqui censurou os Ateus, Agnósticos ou outros.
          Não censuro quem diviniza uma vaca nem quem acredita no profeta A ou B ou quem esfola os joelhos, desde que não sejam os meus.
          As pessoas são livres de acreditar naquilo que quiserem se são felizes assim e desde que não violem os meus direitos.

          A crença no divino, no transcendente ou naquilo que lhe quiserem chamar, está na humanidade desde os seus primórdios, faz parte da mesma.

          Qual é o mal das pessoas se fazerem ao caminho e percorrerem umas boas centenas de quilómetros rumo a um sítio que elas acham especial para rezarem?
          O que tem de tão diferente em relação a outras pessoas que pegam numa bicicleta e vão dar a volta a Portugal porque gostam?
          Ou outras que vão fazer uma viagem sem destino para se conhecerem melhor?

          A peregrinação que eu fiz serviu para isso tudo, é uma experiência catártica. No meu caso serviu também para me aproximar do transcendente, porque sou crente.

          Há quem acredite no transcendente e há quem não acredite, PONTO. Se não entendem ou não querem entender, abstenham-se de comentar.
          Se não têm nada com que contribuir ou se não podem ou sabem ajudar quem procura conselho para uma peregrinação, abstenham-se. Respeitem o outro.

          CumpS

          Comentário


            #65
            Eu sou peregrino tal como mencionei nuns posts atrás , mas o que parece é que alguns users estão a tentar levar este tópico para a polémica que perdura desde 1917.

            Foram pedidos conselhos/dicas a quem já fez a peregrinação !
            Ninguém perguntou se acredita ou não, se é crente ou não.......
            Editado pela última vez por XXI; 27 March 2012, 14:01.

            Comentário


              #66
              Agent, se tens vontade de o fazer... siga para a frente.

              Eu também não ligo nada à religião, e não gosto nada de ver o sacrificio que algumas pessoas fazem. Mas isso é com cada um.
              Digo isto, porque também ando nessa de caminhar. Já fiz o Caminho Português de Santiago em btt e neste momento estou a fazer o Caminho Francês de Santiago, a pé de mochila às costas.
              Faço em etapas de uma semana, pois o caminho demoraria um mês a concluir, são aproximadamente 850 km. É complicado estar fora do trabalho um mês seguido. Faço-o pela aventura que é e pelo que se pode viver durante o caminho. Não tem nada que ver com religião. Por lá, encontras pessoas de todo o mundo.
              Espero um dia por fazê-lo do ínicio ao fim sem paragens

              Quanto aos conselhos, roupa prática, calçado confortável (mais importante, pois para Fátima caminha-se muito em alcatrão, e se estiver tempo quente, sofre-se mais) e vontade...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                O que me faz espécie são os "off topic" constantes de algumas pessoas que vêm para o fórum descarregar as suas incredulidades e estupefacções perante tal manifestação de fé.
                (....)
                Bla bla bla bla bla.... Chamo a isso tudo vitimização e falta de confiança.... rigorosamente mais nada. Eu estou confortável naquilo que acredito, tu parece que nem por isso... estranho.


                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post

                Há quem acredite no transcendente e há quem não acredite, PONTO. Se não entendem ou não querem entender, abstenham-se de comentar.
                Se não têm nada com que contribuir ou se não podem ou sabem ajudar quem procura conselho para uma peregrinação, abstenham-se. Respeitem o outro.

                CumpS
                Ninguém faltou ao respeito a ninguém. Bem pelo contrário! Quanto ao abstenham-se de comentar, era o que mais faltava, já não estamos nos tempos da censura em que não se podia dar uma opinião, respeitosa!

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  As coisas que acreditamos não mudam só porque sim.
                  Nem é porque sim. Tu por acaso deste-te ao trabalho de ler aqueles 3 testemunhos que por aí andam (neste tópico)?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    De bicicleta é capaz de ser interessante
                    Tb era uma hipótese que gostava mas não tenho bicicleta adequada para tal.
                    Tendo em conta que o caminho é fora de estrada.


                    Originalmente Colocado por rochax Ver Post
                    Agent, se tens vontade de o fazer... siga para a frente.

                    Eu também não ligo nada à religião, e não gosto nada de ver o sacrificio que algumas pessoas fazem. Mas isso é com cada um.
                    Digo isto, porque também ando nessa de caminhar. Já fiz o Caminho Português de Santiago em btt e neste momento estou a fazer o Caminho Francês de Santiago, a pé de mochila às costas.
                    Faço em etapas de uma semana, pois o caminho demoraria um mês a concluir, são aproximadamente 850 km. É complicado estar fora do trabalho um mês seguido. Faço-o pela aventura que é e pelo que se pode viver durante o caminho. Não tem nada que ver com religião. Por lá, encontras pessoas de todo o mundo.
                    Espero um dia por fazê-lo do ínicio ao fim sem paragens

                    Quanto aos conselhos, roupa prática, calçado confortável (mais importante, pois para Fátima caminha-se muito em alcatrão, e se estiver tempo quente, sofre-se mais) e vontade...
                    Interessante a forma como contornaste a questão do "tempo".
                    E recomeças sempre onde acabaste anteriormente?
                    Nessa semana, quantos Km's fazes mais ou menos?

                    A questão dos Km's é que me intriga um pouco.
                    Não tenho bem noção de quantos consigo percorrer confortavelmente.
                    Por exemplo, costumo fazer percursos de 10 Km a correr e fico porreiro no fim.

                    Comentário


                      #70
                      Já agora, Fátima, para além de fátima:

                      Centros Planetários – Trigueirinho

                      Força Agent....se queres, podes. Vai em frente.

                      Comentário


                        #71
                        Campos, um dos melhores posts que já tive ocasião de ler aqui!

                        A fé, praticada com bom senso mas de forma genuína e convicta, é das coisas mais bonitas que pode haver. E realizar uma iniciativa desse tipo vai muito além da questão de religiosidade ou falta dela: é uma prova de superação, de alcance de um objectivo difícil, de uma prova que é imposta a si mesmo e que se é capaz de vencer. Quem nunca teve a oportunidade de avistar a recta final da caminhada com o santuário ao fundo e nunca sentiu essa felicidade plena, numa mistura sensação de alívio, objectivo alcançado e até de orgulho em si mesmo, não sabe o que é uma boa parte do sentimento de glória e de preenchimento interior pleno!

                        Comentário


                          #72
                          O melhor conselho que consigo dar


                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                            O melhor conselho que consigo dar



                            Como poderia esquecer?

                            Desde as minhas primeiras viagens que estas barritas são companheiras imprescindíveis.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                              Como poderia esquecer?

                              Desde as minhas primeiras viagens que estas barritas são companheiras imprescindíveis.
                              ...e não te esqueças da água. ;-)

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                Sim.



                                Claro que terei cuidado e eu até tenho noção do perigo.

                                De qualquer forma, parte do percurso é fora de estrada:

                                Caminho do Tejo






                                Mas com uns calções em lycra não pode suceder o mesmo?



                                Alguém que me entende!
                                Não. Se os ciclistas usam...
                                Os maratonistas usam calções curtinhos. Os outros corredores licra.

                                Comentário


                                  #76
                                  Há 3 coisas que me recuso discutir com amigos: Futebol, Politica, e religião.

                                  São discussões ocas, nenhum dos lados ouve ou aprende o que quer que seja.

                                  Eu sou ateu, sempre fui, e não acredito minimamente em nada relacionado com o tema em tópico.

                                  Dito isto, o Agent decidiu embarcar nesta opção, e pediu sugestões e conselhos para o poder fazer.


                                  Para mim, e apesar de não entender as motivações dele, ou de quem o faz, não é isso que ele pretendeu discutir neste tópico, e discussões sobre isso, de ambos os lados, não traz nada ao tópico, nem à ajuda pedida.


                                  Abraços


                                  P.S.: Discutir fé vs ateísmo, é em vão, não gastem teclas, é escusado.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Agent, se não te inserires num grupo vais mesmo sozinho?

                                    Um dia ainda gostava de me deafiar dessa forma. Conheço um gajo que todos os anos vai para o meio do nada acampar, à noite borra-se de medo mas todos os anos faz o mesmo. Diz que lhe faz bem.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Nunca fiz esse percurso, mas conheço quem tenha feito e recomende. Deixando a religião de lado, que cada um tem a sua opinião, podem ser dias de intensa reflexão, que poderá ser extremamente positiva.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                        ...

                                        P.S.: Discutir fé vs ateísmo, é em vão, não gastem teclas, é escusado.

                                        Por mim, podem discutir o tema à vontade mas estas tuas palavras finais são muito acertadas.

                                        Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                        Agent, se não te inserires num grupo vais mesmo sozinho?

                                        Um dia ainda gostava de me deafiar dessa forma. Conheço um gajo que todos os anos vai para o meio do nada acampar, à noite borra-se de medo mas todos os anos faz o mesmo. Diz que lhe faz bem.
                                        Sim, vou sozinho.
                                        Aliás, neste momento, é a única opção que estou a levar em conta.
                                        Já pus de parte a ideia de ir em grupo.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                          Por mim, podem discutir o tema à vontade mas estas tuas palavras finais são muito acertadas.



                                          Sim, vou sozinho.
                                          Aliás, neste momento, é a única opção que estou a levar em conta.
                                          Já pus de parte a ideia de ir em grupo.
                                          Amigo Agent, se fores para o 13 de Maio, na Estrada Nac 3 Lisboa-Santarém e depois Santarém-Fátima, de certeza absoluta que mesmo que queiras ir sozinho, não dá, não consegues,
                                          são muitos peregrinos e por vezes grupos muito numerosos.

                                          Vejo muitas pessoas que vão sozinhas e depois facilmente durante a caminhada integram-se nos grupos. No entanto para a restante logistica é que é complicado juntar-se
                                          Editado pela última vez por XXI; 28 March 2012, 10:36.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                            Tb era uma hipótese que gostava mas não tenho bicicleta adequada para tal.
                                            Tendo em conta que o caminho é fora de estrada.

                                            Interessante a forma como contornaste a questão do "tempo".
                                            E recomeças sempre onde acabaste anteriormente?
                                            Nessa semana, quantos Km's fazes mais ou menos?

                                            A questão dos Km's é que me intriga um pouco.
                                            Não tenho bem noção de quantos consigo percorrer confortavelmente.
                                            Por exemplo, costumo fazer percursos de 10 Km a correr e fico porreiro no fim.
                                            Sim, recomeçamos sempre onde terminamos anteriormente. Não vou só, vou com 1 amigo.
                                            Neste momento temos 11 dias de caminhada e +/- 290 km.
                                            Correcção o percurso total é de 775km e não 850km como mencionei o outro post.
                                            Aqui tem muita informação sobre todos os caminhos
                                            Camino de Santiago, todas las etapas y albergues | EROSKI CONSUMER

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por XXI Ver Post
                                              Amigo Agent, se fores para o 13 de Maio, na Estrada Nac 3 Lisboa-Santarém e depois Santarém-Fátima, de certeza absoluta que mesmo que queiras ir sozinho, não dá, não consegues,
                                              são muitos peregrinos e por vezes grupos muito numerosos.

                                              Vejo muitas pessoas que vão sozinhas e depois facilmente durante a caminhada integram-se nos grupos. No entanto para a restante logistica é que é complicado juntar-se
                                              Não vou por esse caminho.
                                              Vou pelo Caminho do Tejo:

                                              Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima

                                              De qualquer forma, conto cruzar-me com outros peregrinos e poder partilhar km's e experiências com eles.
                                              E claro, (tentar) ajudar no que (se!) precisarem.

                                              Quando referi que ia sozinho, referia-me mais concretamente em termos de organização.
                                              Até já falei neste assunto a alguns amigos e alguns mostraram-se interessados.
                                              Óbvio que se quiserem vir comigo, "vão vir".

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                Não vou por esse caminho.
                                                Vou pelo Caminho do Tejo:

                                                Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima

                                                De qualquer forma, conto cruzar-me com outros peregrinos e poder partilhar km's e experiências com eles.
                                                E claro, (tentar) ajudar no que (se!) precisarem.

                                                Quando referi que ia sozinho, referia-me mais concretamente em termos de organização.
                                                Até já falei neste assunto a alguns amigos e alguns mostraram-se interessados.
                                                Óbvio que se quiserem vir comigo, "vão vir".
                                                Ok, O caminho do Tejo só tem uma vantagem : Não apanhas trânsito e é muito mais seguro do que pela Nac 3 Entre Azambuja e Santarém

                                                De resto são mais kms, o piso era pior e não há qualquer tipo de apoios ( Cruz Vermelha, bombeiros....)

                                                Por esse caminho só com grupos muito bem organizados, parece-me que seja o caso dos Amigos dos Caminhos de Fátima

                                                No entanto pelo mapa deles, há 2 troços comuns à maioria dos Peregrinos
                                                Lisboa-Azambuja 40 kms
                                                Santarém-Malhou 30 kms
                                                Editado pela última vez por XXI; 28 March 2012, 14:32.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Estou a intensificar um pouco os meus treinos diários, que já fazia ainda antes de pensar nesta Caminhada.

                                                  Então hoje foram ~6 Km de corrida; ~4 Km a caminhar e ~35 Km de bicicleta.

                                                  Amanhã é só corrida, não tenho tempo para mais.

                                                  Domingo devo ir fazer uma caminhada grande, ~25 Km.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                    Estou a intensificar um pouco os meus treinos diários, que já fazia ainda antes de pensar nesta Caminhada.

                                                    Então hoje foram ~6 Km de corrida; ~4 Km a caminhar e ~35 Km de bicicleta.

                                                    Amanhã é só corrida, não tenho tempo para mais.

                                                    Domingo devo ir fazer uma caminhada grande, ~25 Km.
                                                    Bons treinos, mas chegam e sobram......
                                                    A ida a Fátima é dificil mas..... treinar 1 hora por dia a andar é suficiente

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por XXI Ver Post
                                                      Ok, O caminho do Tejo só tem uma vantagem : Não apanhas trânsito e é muito mais seguro do que pela Nac 3 Entre Azambuja e Santarém

                                                      De resto são mais kms, o piso era pior e não há qualquer tipo de apoios ( Cruz Vermelha, bombeiros....)

                                                      Por esse caminho só com grupos muito bem organizados, parece-me que seja o caso dos Amigos dos Caminhos de Fátima

                                                      No entanto pelo mapa deles, há 2 troços comuns à maioria dos Peregrinos
                                                      Lisboa-Azambuja 40 kms
                                                      Santarém-Malhou 30 kms
                                                      Tens a certeza que são mais Km?

                                                      Mas ainda assim prefiro, porque assim tb junto alguma componente cultural.
                                                      A N3 já conheço de cor e salteado e é mais apelativo envolver-me com a paisagem e almoçar as minhas massinhas à sombra de uma qualquer árvore.

                                                      Originalmente Colocado por XXI Ver Post
                                                      Bons treinos, mas chegam e sobram......
                                                      A ida a Fátima é dificil mas..... treinar 1 hora por dia a andar é suficiente
                                                      Achas mesmo suficiente?
                                                      Não tenho bem a noção do desgaste.
                                                      Se tudo correr como previsto, este Domingo já faço um teste.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Ora bem, acabado de chegar depois do test-drive.

                                                        Foi uma caminhada de ~35 Km, essencialmente em plano, com alguma chuva .

                                                        Levei a mochila carregada com saco-cama, mini fogão e 2 litros de água.

                                                        Os músculos não dão sinais de cansaço.
                                                        Já os pés, estão só razoáveis.
                                                        Não tenho bolhas nem nada, mas a pele da sola está bastante enrugada e dá um ligeiro desconforto...

                                                        Rescaldo: de forma geral, sinto-me óptimo. Correu melhor do que esperava.
                                                        Assim que puder, vou repetir novamente.

                                                        PS- Se calhar amanhã é que vou estar mais partido...
                                                        A ver vamos...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Massaja os pés com um creme hidratante.....a marca podes ser tu a escolher. ;-)

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Agent,

                                                            A ideia de fazer a caminhada só é algo interessante, embora envolva alguns risco, nomeadamente se algo corre mal ou fores assaltado, agredido, se te magoares...

                                                            Aparte todo os conselhos que te deram relativamente a alimentação, treino, hidratação, roupa aceita mais este:
                                                            Define o teu ritmo e sê-lhe fiel! Ou seja, não caias no erro de no primeiro dia quereres fazer 50 km e no segundo só dar para 20, dada a fadiga e o mau estado! Adopta um estilo de andamento que suportes bem, mas que te deixe alguma margem. Evita também fazer muitos km's de noite. Vais perceber porquê!
                                                            Ainda outra coisa: cuidado com os atalhos e caminhos inventados! Pode dar mau resultado e acabares por ter que caminhar muito mais!
                                                            Se vais andar vários dias, em pelo menos um deles arranja alguém que vá ter contigo de carro. Aparte uma presença amiga, ter uma muda de roupa lavada e outros pequenos mimos não tem preço! Por falar no preço, vê quanto pretendes gastar para não teres surpresas!

                                                            Para acabar, aproveita cada dia da jornada! Goza a liberdade, a natureza (não a poluas), sê tolerante com os outros e os automobilistas e guarda sempre um sorriso para todos com quem te cruzares.

                                                            Vais chegar cansado, mas com a alma lavada. Não é apenas uma viagem! É ires ao encontro do teu Eu e isso é fantástico!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Acho que se impoe um road book para esta aventura.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X