Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Isto acontece na vossa faculdade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Pelo teu nick diria q tens 29 anos, tás com medo q os meninos da escola sejam maus para ti é?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por sylva Ver Post
      A escolaridade minima com 12 anos vai passar à licenciatura e vão existir doutores sujeitos a trabalhos temporários e trabalhar mais horas no que calhar a ganharem menos que o ordenado minimo e ver as suas reformas a diminuir.
      A tendência é para que hajam cada vez menos pessoas a irem para a universidade, pelo menos no actual cenário (que dificulta muito o pagamento das propinas).

      Provavelmente iremos assistir a uma aposta a sério no ensino profissional.

      Comentário


        #33
        No primeiro antes de faculdade, tive um colega que tinha 45 anos e era de longe o melhor aluno do curso.Nunca teve menos de 16,inclusive em certas cadeiras (programação), ele sabia mais do que o professor.

        Comentário


          #34
          Conheço uma senhora com 64 anos a tirar enfermagem. Diz ela que sempre quis isso. Pode nunca exercer, mas cumpriu um sonho.

          E já dizia o outro, o sonho comanda a vida

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
            Conheço uma senhora com 64 anos a tirar enfermagem. Diz ela que sempre quis isso. Pode nunca exercer, mas cumpriu um sonho.

            E já dizia o outro, o sonho comanda a vida
            Entrou através do maiores de 23?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
              Conheço uma senhora com 64 anos a tirar enfermagem. Diz ela que sempre quis isso. Pode nunca exercer, mas cumpriu um sonho.

              E já dizia o outro, o sonho comanda a vida
              O meu pai, quando se reformou, ficou apenas com uns "biscates". Como achou que tinha muito tempo livre resolveu ir fazer Direito na Clássica... E não é que fez os 5 anos sem sobressaltos! Lá diz o ditado que quem corre por gosto não cansa.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                No primeiro antes de faculdade, tive um colega que tinha 45 anos e era de longe o melhor aluno do curso.Nunca teve menos de 16,inclusive em certas cadeiras (programação), ele sabia mais do que o professor.
                Provavelmente já executava cá fora, principalmente nas área dos SI/TI há muito bons profissionais sem cursos superiores, é normal que, entrando mais tarde já dominem a parte prática perante professores mais teóricos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                  Pelo teu nick diria q tens 29 anos, tás com medo q os meninos da escola sejam maus para ti é?
                  LOLOLLOLOL Este acordou mal disposto hoje.Vai beber um cafezinho que isso passa

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
                    Tem se verificado algo interessante numero de pessoas na casa dos 30 anos a frequentar cursos superiores diurnos, juntamente com os miúdos de 18/19 anos tem ao que parece aumentado.

                    Não estou no ensino superior, mas tenho tido conhecimento disto através de pessoas de algumas faculdades.

                    Alguns até já na casa dos 40.

                    É normal isto acontecer numa faculdade?
                    Bem, vou responder te com um exemplo, neste caso o exemplo sou mesmo eu.
                    Entrei ano passado com 29 anos no Ensino superior através do +23, antes de entrar, sempre tive aquele complexo da idade, sim fazia me confusão saber que estaria no meio de jovens de 19 anos, e que eu estaria ali a mais, dai também um factor decisivo para mim era entrar no pós laboral, entretanto lá entrei, verifiquei que a noite tinha muitos jovens de 18 e 19 anos que não conseguiram entrar no mesmo curso, mas em regime de diurno.
                    Admito que foi difícil para mim no inicio, mas passado dias, descobri que me aceitavam como se fosse da idade deles, e era mais eles que me tentavam integrar do que eu próprio, sem palavras para atitude dos meus colegas, algo que nunca esquecerei.
                    Estudo num politécnico onde maior parte dos cursos são engenharias, e sim, há muitos + de 30, 40 e mesmo 50 anos, tanto de dia como de noite.
                    O que também acontece é que mesmo frequentando a noite, há muitas cadeiras que são dadas as 5 para juntar dia e noite, algumas cadeiras que ficam em atraso e que são feitas de dia, já para não falar nos exames e frequências que são quase sempre de dia para juntar os mesmos cursos diurnos e nocturnos.
                    No meu caso um factor que me fez entrar foi o facto de o trabalho ter reduzido, e como não sou pessoa de matar tempo num café ou a ver tv, decidi arriscar e graças a Deus estou a poucos meses de ser finalista.
                    Um aparte falaram aqui dos +23, quando entrei, muitos me disseram por ter entrado no +23 que não teria muitas hipóteses de fazer o curso, a prova é que tenho das melhores medias do meu curso e com menos cadeiras em atraso.

                    Comentário


                      #40
                      São pessoas que ja podem pagar a universidade e por isso apostam na formação superior.

                      Comentário


                        #41
                        Eu quando estiver já bem reformado e tiver feito todos os meus descontos, pondero em recuperar o que doei e, ir para aí entreter-me ao fim dos meus dias...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          No tempo do meu avô o pessoal fazia a 4ª classe e ia trabalhar; no tempo do meu pai era depois do 5 anos (actual 9º); no meu tempo era depois da licenciatura... Hoje em dia já nem depois do doutoramento!!!
                          Depois de o Doutoramento ser uma coisa vulgar, o que inventarão a seguir?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                            Depois de o Doutoramento ser uma coisa vulgar, o que inventarão a seguir?
                            Nada.
                            Independentemente da "massificação" do Doutoramento, o que seria um bom sinal diga-se, é o que se faz com eles que conta.
                            O doutoramento é simultaneamente o mais alto e mais especifico grau académico, conferindo conhecimentos de vanguarda e inovação "state of the art" numa determinada area do conhecimento, pelo que por muitos que haja, dificilmente algum titular desse titulo será concorrência directa para outro titular ao concurso para uma mesma função.
                            É essa especificidade, essa super-especialização que é a grande mais valia da obtenção desse grau académico.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                              Nada.
                              Independentemente da "massificação" do Doutoramento, o que seria um bom sinal diga-se, é o que se faz com eles que conta.
                              O doutoramento é simultaneamente o mais alto e mais especifico grau académico, conferindo conhecimentos de vanguarda e inovação "state of the art" numa determinada area do conhecimento, pelo que por muitos que haja, dificilmente algum titular desse titulo será concorrência directa para outro titular ao concurso para uma mesma função.
                              É essa especificidade, essa super-especialização que é a grande mais valia da obtenção desse grau académico.
                              Eu não me acredito. Vou esperar para ver. Antigamente quando surgiu o rádio não se imaginava o que seria Televisão e dela passar para o Computador, aplicado à vida comum (e lá vem a mesma pergunta, o que virá a seguir?). Na evolução temos arranjar novas formas... quando se esgotar o Doutoramento eu cá por mim acho que vamos de ter inventar outro Grau...

                              Comentário


                                #45
                                Vocês acham que os adultos vão/voltam á universidade por causa das noitadas e dos copos? Refiro-me como é evidente ao facto de muitos tirarem excelentes notas!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                  Depois de o Doutoramento ser uma coisa vulgar, o que inventarão a seguir?
                                  Já existe:

                                  Pós-doutorado

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por apocalypto84 Ver Post
                                    Já existe:

                                    Pós-doutorado
                                    O pós doutoramento NÃO é um titulo e NÃO corresponde a formação académica adicional para alem do doutoramento.
                                    o pós-doc é já aplicação dos conhecimentos e do aprofundamento da investigação em ambiente de equipa em que o pós-doc é tradicionalmente o líder da equipa de laboratório e/ou o responsável pelo mesmo, sendo remunerado com uma bolsa á qual de tem que se candidatar.
                                    o pós doc é tradicionalmente uma categoria profissional usada nas instituições de ensino superior e outras a elas ligada, sobretudo para ingresso na carreira de ensino que culmina com a cátedra.

                                    Nos laboratórios de investigação e empresas privadas, não é usado pois o doutorado por inerência de funções aquando da sua contratação é que desempenha essas funções sendo remunerado com um vencimento.
                                    Editado pela última vez por Foliv; 29 March 2012, 17:51.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por apocalypto84 Ver Post
                                      Já existe:

                                      Pós-doutorado
                                      Muito agradecido! E depois será, o Pós-Pós-Doutoramento...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Sim, cheguei a ter alguns colegas com mais de 30 no meu curso, um deles estava de dia porque trabalhava de noite. E era o que sempre tirava melhores notas. Outro trabalhava na área mas tirou uma licença para poder frequentar os laboratórios. Quando entrei soube de um senhor de 50 anos que estava na mesma turma que o filho.
                                        Em relação a idades e emprego, não sei como é noutras áreas mas curiosamente na área de engenharia já vi de tudo, desde aceitarem até aos 35 anos para 1º emprego ou a idade limite ser 25. Por acaso relativamente a este assunto, o tal que estuda e trabalha disse que não percebia porque é que não haveriam de aceitar pessoal com mais de 30, porque, considerando que um aluno acabava o curso sem chumbar, teria 21 anitos e nessa idade ainda era muito jovem, com os problemas de namoros, andar em discotecas, sem muita maturidade para certos trabalhos, etc. Eu fiquei a olhar para ele porque era o primeiro que ouvia que pensava assim.
                                        Editado pela última vez por DarkRose; 29 March 2012, 18:09.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                          Eu não me acredito. Vou esperar para ver. Antigamente quando surgiu o rádio não se imaginava o que seria Televisão e dela passar para o Computador, aplicado à vida comum (e lá vem a mesma pergunta, o que virá a seguir?). Na evolução temos arranjar novas formas... quando se esgotar o Doutoramento eu cá por mim acho que vamos de ter inventar outro Grau...
                                          Mas o que é que tem a ver comparar graus académicos com produtos?????


                                          Os graus distinguem formações e especificidades de funções.
                                          Da aplicação destes surgem os produtos e as tecnologias.


                                          Desde que existem universidades a formar profissionais que existem os mesmos graus.
                                          Desde o inicio da mais antiga universidade, ou da universidade de Coimbra por exemplo, que os graus são os mesmos em todo o mundo, licenciatura, mestrado, doutoramento.


                                          O que evolui foi o conhecimento produzido, em grande parte vindo de titulares destes títulos.


                                          Um médico, Biólogo, Matemático de há 200 anos e um Médico, Biólogo, Matemático, da actualidade não evoluíram no titulo, evoluíram no conhecimento, mas a hierarquia dos títulos e as competências/funções dos mesmos permanecem constantes.


                                          Não há necessidade nenhuma de alterar estas denominações pois tem claramente definidas o que corresponde a cada uma, e essa definição é independente do numero de titulares ou do estado do conhecimento humano em determinado momento no tempo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                            Mas o que é que tem a ver comparar graus académicos com produtos?????


                                            Os graus distinguem formações e especificidades de funções.
                                            Da aplicação destes surgem os produtos e as tecnologias.


                                            Desde que existem universidades a formar profissionais que existem os mesmos graus.
                                            Desde o inicio da mais antiga universidade, ou da universidade de Coimbra por exemplo, que os graus são os mesmos em todo o mundo, licenciatura, mestrado, doutoramento.


                                            O que evolui foi o conhecimento produzido, em grande parte vindo de titulares destes títulos.


                                            Um médico, Biólogo, Matemático de há 200 anos e um Médico, Biólogo, Matemático, da actualidade não evoluíram no titulo, evoluíram no conhecimento, mas a hierarquia dos títulos e as competências/funções dos mesmos permanecem constantes.


                                            Não há necessidade nenhuma de alterar estas denominações pois tem claramente definidas o que corresponde a cada uma, e essa definição é independente do numero de titulares ou do estado do conhecimento humano em determinado momento no tempo.
                                            Fico esclarecido. Mas gostava de dobrar mais 200 Anos para ver se o que digo será certo...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Sim, na minha turma tenho vários colegas com idades superior a 30/40 anos. Alguns deles estão desempregados e aproveitam o fundo de desemprego para investir na formação

                                              Comentário


                                                #53
                                                Eu sou um desses casos. Terminei o meu curso de licenciatura de 5 anos, tirei o mestrado na área já enquanto trabalhava. Agora trabalho na área e iniciei outro curso mto mais enriquecedor em todos os sentidos! .

                                                Dou-me relativamente bem com os caloiros, claro que a diferença de maturidade é por vezes considerável mas até nisso é uma experiência enriquecedora!

                                                Tenho os tais colegas doutorados que nunca trabalharam e agora optam por outro rumo, mas aí é outra conversa...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Nem todos têm ou tiveram a oportunidade de ingressar na faculdade aos 18 - 20 anos. Um dia mais tarde, por necessidade, ou por realização própria, tiram um curso superior.

                                                  Conheço quem tenha 35 anos e só agora tirou um curso superior, porque o trabalho assim o exigiu. Também conheço pessoal que está no lugar de pessoas com curso superior e eles têm o 12º ano. Mas esse, também reconhece que um dos objectivos é tirar um curso superior.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                    Conheço uma senhora com 64 anos a tirar enfermagem. Diz ela que sempre quis isso. Pode nunca exercer, mas cumpriu um sonho.

                                                    E já dizia o outro, o sonho comanda a vida
                                                    Não me espanta. Eu própria digo que há um curso que quero tirar, nem que tenha 60 anos e ande lá e nunca exerça. Só por brio pessoal.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                      Acontece porque a maioria das universidades não acha, actualmente, rentável o pós laboral.

                                                      Aqui à uns anos o pós laboral era o primeiro a esgotar, nos ultimos anos fica com vagas. Vagas essas que não podem ser ocupadas no outro contingente. Uma das faces bem visivel da crise

                                                      Não dou conta de muita malta "mais velha" a voltar aos cursos. O que pode acontecer, é que infelizmente a taxa de desemprego na malta que está na casa dos 30/40 é cada vez maior e se andavam a fazer o curso em pós laboral o mais certo é aproveitarem e irem ás aulas durante o dia.

                                                      A malta mais nova a entrar no pós laboral, vai ao engano na maior parte das vezes! Acham que as médias são mais baixas (e sim um pouco) e depois pensam que se podem "mudar" para diurno! e aí as contas saem ao lado!
                                                      "Mudar" talvez seja difícil, mas um aluno pode assistir às aulas de tarde, assim como pode pedir para frequentar os laboratórios de dia, inclusivamente. Eles permitem isso.

                                                      Outra coisa, uma pessoa para entrar em pós-laboral tem de ser trabalhador obrigatório. Quem depois perde o emprego, o que acontece?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                        Provavelmente já executava cá fora, principalmente nas área dos SI/TI há muito bons profissionais sem cursos superiores, é normal que, entrando mais tarde já dominem a parte prática perante professores mais teóricos.
                                                        Sim trabalhou 10 anos para uma empresa de informática,mas foi despedido.O homem era uma máquina,dominava todas as cadeiras.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Sereg Ver Post
                                                          Não me espanta. Eu própria digo que há um curso que quero tirar, nem que tenha 60 anos e ande lá e nunca exerça. Só por brio pessoal.
                                                          Lá está. Ela é reformada e anda no ensino diurno. O desfasamento é tremendo, mas o que ela pode ensinar, quanto mais não seja com a experiência que só a vida dá, acho que os outros alunos acabam por ter muito a aprender.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eu tinha colegas na casa dos 60, alguns punham-se a contar histórias da guerra colonial, era engraçado.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                              Lá está. Ela é reformada e anda no ensino diurno. O desfasamento é tremendo, mas o que ela pode ensinar, quanto mais não seja com a experiência que só a vida dá, acho que os outros alunos acabam por ter muito a aprender.
                                                              Eu tenho 44 e estou aqui:
                                                              Universidade Aberta - Em Qualquer Lugar do Mundo - home

                                                              A diferença é que aqui a média de idades é sempre elevada (mais de 30 anos), e muitos
                                                              já são licenciados, mestres ou mesmo doutorados que pretendem conhecimentos noutras
                                                              áreas ou renovar conhecimentos na sua área.

                                                              A mim não me espanta nada que assim seja. Esperem pelos 30 ou 40 anos, e vejam se
                                                              não sentem a necessidade de voltar a estudar (mesmo que já tenham feito um doutoramento).
                                                              É que um gajo sem aprender nada de novo, ao fim de algum tempo começa a sentir-se
                                                              estúpido, e por isso é que quanto maior for o nível de ensino, maior é esse sentimento de
                                                              estupidez, e a necessidade de voltar a estudar.

                                                              Durante algum tempo, com as formações profissionais, ainda era possível combater o
                                                              tédio de não aprender nada de novo. Com a crise deixou de haver tanto investimento em
                                                              formação profissional nas empresas, e eu já me estava mesmo a sentir muuuuuuuito
                                                              estúpido. Acabei por inscrever-me na UAb em 2009.

                                                              E realmente, maior idade (e maior conhecimento) não é sinónimo de piores notas, antes
                                                              pelo contrário. Pelo menos tenho muito melhores notas que quando estava no IST com
                                                              18 anos. E há muitos colegas na UAb da minha idade com muito boas notas. Tipo médias
                                                              de 18 ou 17.
                                                              As que fiz até agora:
                                                              1x 14
                                                              1x 15
                                                              1x 16
                                                              1x 17
                                                              2x 18
                                                              7x 19
                                                              2x 20
                                                              Média: 18,06(6)

                                                              Mas sim, também há muita gente que vem das Novas Oportunidades... mas a maioria
                                                              desiste.

                                                              Normalmente inscrevem-se, no curso onde estou, cerca de 250 alunos por ano. No final
                                                              do 1º semestre já sobram menos de metade, e no final do 2º semestre se ainda estiverem
                                                              25% dos alunos é muito bom. Ou seja, em cadeiras do 1º ano 1º semestre pode ter-se
                                                              mais de 250 colegas, em cadeiras do 2º e 3º anos tem-se 50 a 30 colegas, e terminam
                                                              o curso menos de meia-dúzia por ano.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X