Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A sardinha esteve a €14,5 o quilo em 23/6/2012! E em 2013, até onde irão os preços?..

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Hoje no continente o marisco congelado e as todas as cervejas estão com 50% de desconto, pelo preço que está a sardinha, mais vale comer uma bela mariscada...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Eu gosto muito mais de sardinhas do que de leitão.

      Já uma vez escrevi aqui, que a sardinha, dadas as suas qualidades nutricionais e principalmente gastronómicas é normalmente um peixe barato com tendência para aumentar.

      Para os mais atentos, sabem que há muitos peixes sempre a mais e bem mais até do que 14,5 euros o kg, não indo para peixes grandes como cherne, goraz, imperador, pargo legitimo, dourada de mar, robalo de mar, etc. poderia falar em salmonetes ou besugos por exemplo.


      O preço da sardinha só é barato porque apesar de ser um peixe que só se apanha no Verão, nessa altura apanha-se em grandes quantidades que convém escoar. Se fosse um peixe de todo o ano como a generalidade seria sempre mais caro.

      E sim, nunca me lembro de ver sardinhas tão caras (como os referidos 14,5 euros) e acredito que lá para terça-feira estejam a 3 ou 4 euros.
      Os asiáticos nomeadamente os japones para o sushi estão a limpar esses peixes grandes todos de resto no mediterrâneo em poucos anos dizimaram o atum azul, de á uns anos para cá os chineses também limpam tudo também não importa o preço...

      Esse tipo de competição dos asiáticos não acontece no caso da sardinha do carapau por exemplo o que permite que não tenham subido tambem... mas a tendencia é claramente aumentar..

      O negocio do futuro são as aquaculturas, já há algumas em PT mas elas tem que aparecer mas por necessidade.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por combozip Ver Post
        Mais um bom exemplo do país que temos.....que a comam eles(os intermediários, pois os pescadores receberam poucos cêntimos por elas)...........
        por acaso os pescadores disseram na semana passada que nunca tinham ganho tanto com tão pouca sardinha. muito gostam as pessoas de culpar tudo e todos...

        pé leve, não sei se prestam, não ligo muito a sardinhas, mas ontem quando me informaram que estava a 10€ o kg, vi que na DICA que na 5ª estariam no LIDL a 1.99€, mas deviam ser, com 99% de certezas, congeladas, sendo que nos outros dias estariam 2.99€. à noite fui consultar o continente e estavam a este preço frescas (não sei se ainda se mantêm o preço, mas tirei a info novamente e agora):

        Continente Online

        Comentário


          #34
          Parece que o velho estigma social de que comer sardinhas é de pobre tende cada vez mais a desaparecer.

          Eu como não gosto muito de sardinhas, principalmente das grandes que me enojam só de olhar não me afecta nada.

          Só como às vezes das mais pequenas e fritas, porque devemos ter uma alimentação variada.

          Se ninguém comprar o preço baixa. Eu prefiro mil vezes um bacalhau, salmão ou robalo assado do que sardinhas,

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por danifcp Ver Post
            Não sei qual é o espanto,pois nesta altura e todos os anos os preços ficam assim.
            É a extrema necessidade de estar sempre a criticar, o tuga não passa sem isso. Se a procura é maior, é lógico que os preços subam.

            Mas, são capazes de ir todos os fins de semana a um bar e pagar coiro e cabelo por uma bebida branca, em que para aí 80% é sumo ou coca-cola, mas acham um escândalo a sardinha estar mais cara num dia de festa, uma vez por ano.

            Não estou a dizer que acho barato, mas é compreensível o maior preço da sardinha neste dia.
            Editado pela última vez por reiszink; 23 June 2012, 09:09.

            Comentário


              #36
              Até podia estar a 100 €. Não faço intenções de tocar numa. Bheck, coisa + gordurenta

              Comentário


                #37
                Comprei aqui na Bélgica sardinha portuguesa congelada a 4,20

                Comentário


                  #38
                  Estranho é que o continente compre sardinhas frescas a 13 ou 14€ kilo e as vendas a 6€, o diga publicamente e não dá direito a aberturas de telejornais!

                  Os hipermercados são um dos motivos desta subida mais acentuada, logo à cabeça ficaram com uma grande parte e não se importam de pagar bem por isso para servir os seus clientes.

                  Quanto ao preço em si nada contra! Como em tudo paga quem quer. Claro que o dia onde há são joão tem a tradição, mas como em muitas coisas as tradições vão mudando, e com estes preços mais dia menos dia é o que acontece!

                  Comentário


                    #39
                    Quando falam de sardinha estão a falar exactamente de?

                    Sardinops sagax
                    Dussumieria acuta
                    Sardinella maderensis
                    Sardinella aurita
                    Sardinella gibbosa
                    Sardinella longicep
                    Sardinella zunasi
                    Sardinella brasiliensis
                    Sardinella lemuru
                    Sardinops ocellatus
                    Sardinops caeruleus
                    Sardinops melanostictus
                    Sardinops sagax


                    E de outras dezenas de especies que regularmente são vendidas por cá, com até 17cm ou da Sardina pilchardus que atinge os 27cm, é capturada na nossa ZEE pelas frotas europeias e vendida caríssima ou levada para outros locais do mundo e vendida como sardinha portuguesa?


                    Sardina pilchardus


                    "Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram que o Pingo Doce (da Jerónimo Martins) e o Modelo
                    Continente (do grupo Sonae) estão entre os maiores importadores
                    portugueses."

                    Porque é que estes dados não me causam admiração? Talvez porque, esta semana, tive a oportunidade de verificar que a zona de frescos dos
                    supermercados parece uns jogos sem fronteiras de pescado e marisco.


                    Uma ONU do ultra-congelado. Eu explico.

                    Por alto, vi: camarão do Equador, burrié da Irlanda, perca egípcia, sapateira de Madagáscar, polvo marroquino, berbigão das Fidji, abrótea do Haiti...
                    Uma pessoa chega a sentir vergonha por haver marisco mais viajado que nós.
                    Eu não tenho vontade de comer uma abrótea que veio
                    do Haiti ou um berbigão que veio das exóticas Fidji. Para mim, tudo o que fica a mais de 2.000 quilómetros de casa é exótico. Eu sou curioso, tenho vontade de falar com o berbigão, tenho curiosidade de saber como é que é o país dele, se a água é quente, se tem irmãs, etc.


                    Vamos lá ver. Uma pessoa vai ao supermercado comprar duas cabeças de pescada, não tem de sentir que não conhece o mundo.
                    Não é saudável ter inveja de uma gamba.
                    Uma dona de casa vai fazer compras e fica a chorar junto do linguado de Cuba, porque se lembra que foi tão feliz na lua-de-mel em Havana e agora já nem a Badajoz vai. Não se faz.
                    E é desagradável constatar que o tamboril (da Escócia) fez mais quilómetros para ali chegar que os que vamos fazer durante todo o ano.

                    Há quem acabe por levar peixe-espada do Quénia só para ter alguém interessante e viajado lá em casa.
                    Eu vi perca egípcia em Telheiras... fica estranho. Perca egípcia soa a Hercule Poirot e Morte no Nilo. A minha mãe olha para uma perca egípcia e esquece que está num supermercado e imagina-se no Museu do Cairo e esquece-se das compras.Fica ali a sonhar, no gelo, capaz de se constipar.

                    Deixei para o fim o polvo marroquino. É complicado pedir polvo marroquino, assim às claras.
                    Eu não consigo perguntar: "tem polvo marroquino?", sem olhar à volta a ver se vem lá polícia. "Queria quinhentos de polvo marroquino" - tem de ser dito em voz mais baixa e rouca.
                    Acabei por optar por robalo de Chernobyl para o almoço. Não há nada como umas coxinhas de robalo de Chernobyl.

                    Eu, às vezes penso: o que não poupávamos se Portugal tivesse mar.

                    Comentário


                      #40
                      Já há muitos anos que não ia ao Porto de Leixões...fui hoje. Muita gente à espera das sardinhas. Pelo que ouvi 230€ o cabaz e 25€ um quarteirão (25 sardinhas)...

                      Comentário


                        #41
                        Meu rico bife do lombo, por esse preço quase que se compra 1 quilo e come-se muito mais, uma coisa que grande qualidade (não estou a dizer que a sardinha não tem qualidade). Eu pelo menos prefiro assim.

                        Comentário


                          #42
                          Este ano já levo uma dose apreciável de sardinhas no bucho!

                          Pena a qualidade nem sempre ser a melhor....

                          Agora a estes preços?? Comam-nas vocês!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                            É a extrema necessidade de estar sempre a criticar, o tuga não passa sem isso. Se a procura é maior, é lógico que os preços subam.

                            Mas, são capazes de ir todos os fins de semana a um bar e pagar coiro e cabelo por uma bebida branca, em que para aí 80% é sumo ou coca-cola, mas acham um escândalo a sardinha estar mais cara num dia de festa, uma vez por ano.

                            Não estou a dizer que acho barato, mas é compreensível o maior preço da sardinha neste dia.
                            Nao diria melhor

                            Comentário


                              #44
                              Sardinha mais cara que camarão?!
                              Esta semana comprei sardinha a 5.99€ no Continente, achei caro mas como tinha 50% de desconto marchou na mesma para a minha maria, que eu não gosto de sardinha.
                              Não tenham problemas com a congelada pois ainda na semana passada ouvi um nutricionista dizer que muitas vezes esta é melhor do que a fresca pois é congelada mal é apanhada enquanto muitas vezes a outra "anda aos tombos" até chegar á mesa.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                Meu rico bife do lombo, por esse preço quase que se compra 1 quilo e come-se muito mais, uma coisa que grande qualidade (não estou a dizer que a sardinha não tem qualidade). Eu pelo menos prefiro assim.
                                Qualidade?



                                Qualquer peixe por mais barato que seja, tem uma melhor qualidade nutricional que a carne mais cara. Em relação ao sabor, é subjectivo, mas o peixe é infinitamente superior à carne.

                                Sardinha assada é delicioso, como já disseram, a mim até me admira como não é mais caro, sinceramente não acho caro em plena sexta feira com Alfama a abarrotar, a sardinha no prato servido à mesa, custar 1.5€ a unidade.

                                Comentário


                                  #46
                                  Qual é o preço de 1 sardinha assada no São João?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Lei da oferta e da procura. Se está a esse preço é porque alguém está disposto a pagá-lo. É o mercado a funcionar.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Oh diabo, não me digam que o BCE já começou a imprimir à maluca...

                                      Abraços
                                      XO

                                      Comentário


                                        #49
                                        Vi agora nas notícias e, bem, o preço passou os €20 o quilo...

                                        Para quem não aprecia, compreendo que não se importem com estas subidas de preço, mas para quem gosta já assim não é!

                                        Há, de facto, o recurso à sardinha congelada, mas que é apreciador sabe que não tem nada a ver!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                          Vi agora nas notícias e, bem, o preço passou os €20 o quilo...

                                          Para quem não aprecia, compreendo que não se importem com estas subidas de preço, mas para quem gosta já assim não é!

                                          Há, de facto, o recurso à sardinha congelada, mas que é apreciador sabe que não tem nada a ver!
                                          Não tem nada haver porque???
                                          Ca em casa a minha mae ja chegou a fazer isso,e eu comi as sardinhas e elas estavam muito saborosas,tal e qual como tivessem sido pescadas nesse próprio dia,por isso não entendo porque dizem que não tem nada haver

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                            Qual é o preço de 1 sardinha assada no São João?
                                            Mais coisa menos coisa 1,5€ pelo menos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                                              É a extrema necessidade de estar sempre a criticar, o tuga não passa sem isso. Se a procura é maior, é lógico que os preços subam.

                                              Mas, são capazes de ir todos os fins de semana a um bar e pagar coiro e cabelo por uma bebida branca, em que para aí 80% é sumo ou coca-cola, mas acham um escândalo a sardinha estar mais cara num dia de festa, uma vez por ano.

                                              Não estou a dizer que acho barato, mas é compreensível o maior preço da sardinha neste dia.
                                              Essa bebida branca custa isso num bar. Porque não vais ao continente compra-la?

                                              A questão é que a sardinha está cara em todo o lado.

                                              A bebida branca só pagas caro porque queres e porque tem um serviço associado.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por danifcp Ver Post
                                                Não tem nada haver porque???
                                                Ca em casa a minha mae ja chegou a fazer isso,e eu comi as sardinhas e elas estavam muito saborosas,tal e qual como tivessem sido pescadas nesse próprio dia,por isso não entendo porque dizem que não tem nada haver
                                                Claro que não tem nada a ver...

                                                Quem vive em terras de peixe, por assim dizer, sabe isso! Provas uma sardinha que esteve congelada e provas uma que foi pescada na noite anterior e depois diz-me se não notaste diferença!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                  Claro que não tem nada a ver...

                                                  Quem vive em terras de peixe, por assim dizer, sabe isso! Provas uma sardinha que esteve congelada e provas uma que foi pescada na noite anterior e depois diz-me se não notaste diferença!
                                                  Não digo que não tenhas razão,mas ja provei sardinhas congeladas compradas uns dias antes,e sardinhas compradas frescas no próprio dia e não notei diferença alguma por isso a minha questão.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                    Claro que não tem nada a ver...

                                                    Quem vive em terras de peixe, por assim dizer, sabe isso! Provas uma sardinha que esteve congelada e provas uma que foi pescada na noite anterior e depois diz-me se não notaste diferença!
                                                    Concordo. Vivi alguns anos em Matosinhos, e não sendo grande apreciador de sardinha no S. João como sempre um parzito. E efectivamente sardinha fresquinha é melhor (geralmente) do que a congelada. Mas isto para mim que não sou expert nas mesmas.

                                                    Abraços
                                                    XO

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por danifcp Ver Post
                                                      Não tem nada haver porque???
                                                      Ca em casa a minha mae ja chegou a fazer isso,e eu comi as sardinhas e elas estavam muito saborosas,tal e qual como tivessem sido pescadas nesse próprio dia,por isso não entendo porque dizem que não tem nada haver

                                                      Não tem mesmo nada a ver...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Sardinha boa,boa,e gorda,só aparece em fins de Agosto,principio de Setembro,e pela sua qualidade, é essa que é congelada.
                                                        Até lá vou esperar sentado no sofá.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                          Vi agora nas notícias e, bem, o preço passou os €20 o quilo...

                                                          Para quem não aprecia, compreendo que não se importem com estas subidas de preço, mas para quem gosta já assim não é!

                                                          Há, de facto, o recurso à sardinha congelada, mas que é apreciador sabe que não tem nada a ver!
                                                          Basta esperar 2 ou 3 dias que já a compram barata.
                                                          Não entendo como se espantam com estas subidas de preço. É normal isto acontecer nestas alturas e quanto a isto se junta alguma falta de produto é normal. É assim em todo o lado.
                                                          O mesmo se passa na altura do Natal e Páscoa com os borregos. São alturas de grande procura e é normal que subam os preços.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                            Sardinha boa,boa,e gorda,só aparece em fins de Agosto,principio de Setembro,e pela sua qualidade, é essa que é congelada.
                                                            Até lá vou esperar sentado no sofá.
                                                            É isto mesmo. A melhor altura pra comer sardinha é a que referes.
                                                            E quanto ao peixe congelado este é apanhado sempre na altura em que está melhor.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              No E.leclerc hoje estão a fazer 50% em vale de desconto na peixaria, fui lá para comprar sardinhas para amanhã porque tenho um almoço, mas desisti... 9,99€/kg.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X