Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SOL revela médias e universidades em que se licenciaram ministros do actual governo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Oh Badjo...

    um exemplo simples e até simplificando muito uma tarefa real:

    se precisares de fazer no teu trabalho orçamentos de por exemplo uma instalação com tubagens, válvulas, etc... em que tenhas vários preços de fornecedores, várias características, mas tenhas que fazer uns cálculos e até umas % para ter alguma margem;

    não tens que ter média 16 numa Engenharia, até podes ter média 11; mas tens que saber alguma coisa de matemática.
    Algoritmo simplex? Nada disso, na Tugolândia o olhómetro é que rula!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      Conheço um vice presidente de uma AE de uma universidade grandota do nosso país que tirou o curso de engenharia em tempo "útil" (<7 anos).
      Quantos o fazem? Apenas falei o que, infelizmente, hoje é a realidade. Os "crânios" podem não ser os mais indicados para governarem, mas não me venham dizer que os calões é que são. Uma das grandes causas para o descrédito da política, além de todos os defeitos de desonestidade (que não depende das notas), é o percurso dos seus actores. O caso do Relvas é/ deve ser a ponta do icerberg...

      Comentário


        Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
        Isso de não estudar e ter boas notas é até ao secundário...se tanto. Depois disso é um mito pegado.

        Eu até podia passar os dias atento nas teóricas e práticas das cadeiras de uma engenharia a sério...se não estudasse não fazia uma única (e não sou o tipo mais burro do mundo).

        Quanto a "a minha experiência vale muitos canudos" (Sr. Relvas, como vai?) só digo isto...no dia em que uma multinacional contratar um soldador (que é um excelente profissional) para gestor de produção de uma qualquer planta em vez de um engenheiro formado...é porque estou a dormir, e no meio de um pesadelo muito mau.

        Não quero desvalorizar o que quer que seja, mas estudos bem escolhidos e resultados que revelam algum esforço têm SEMPRE algum significado. Depois no emprego...cada um dá p seu melhor (ou não) e daí colhe os frutos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
          Mas é preciso sempre que se posta no Fórum ressalvar que com as generalizações não se quer representar todo o universo bla bla bla...?

          O que é que um recém licenciado poderá "comunicar" de melhor a quem recruta, sobretudo no que à redução do risco diz respeito, que o curso/média/estabelecimento? Voluntariado no Moçambique profundo? Saber tocar guitarra? Ter feito parte da selecção olímpica de corta-mato? Hum... diria que são sempre mais ou menos valias com potencial de diferenciação mas não mais que isso.
          Cada um tem as suas sensibilidades e deve aplicá-las no ato do recrutamento. Em especial porque estamos a lidar com pessoas que podem fazer parte de modo muito significativo dos nossos cenários de futuro.

          A minha experiência é de dar muita importância à entrevista, e aí tudo é permitido. Aprendi com o meu antigo chefe que a melhor forma de conhecer as pessoas é colocá-las em desequilíbrio e avaliar a reação. E aí os bons destacam-se claramente.

          E aí perco muito pouco tempo a falar das notas, médias e merdices dessas. Já li o CV. Falo bastante sobre a escola e ouço o que têm a dizer sobre a mesma, bem como de alguns professores.

          Raramente dou importância à experiência profissional, pois é sempre curta.

          Mas o lado significativo é o pessoal. E é aí que resulta a verdadeira avaliação.

          Comentário


            Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
            Obrigado, Carlos.

            É curioso teres deixado o "depende" (imagino que não tenha sido propositado).
            ...
            Sabes que eu não tenho problemas em dizer o que penso. Posso é ficar calado, por algumas razões. E com a idade, torno-me mais cínico, porque há coisas para as quais já não tenho paciência.

            Mas fiquei sem perceber essa do depende.

            Comentário


              Obvio que eu levei quase ao extremo do exagero, mas foi para determinar um ponto de vista.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Conheço um vice presidente de uma AE de uma universidade grandota do nosso país que tirou o curso de engenharia em tempo "útil" (<7 anos).
                Eu conheço o presidente de uma AE de uma faculdade inserida numa universidade grande do nosso país que tirou o curso no tempo previsto (5 anos, à altura).

                Comentário


                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                  Sabes que eu não tenho problemas em dizer o que penso. Posso é ficar calado, por algumas razões. E com a idade, torno-me mais cínico, porque há coisas para as quais já não tenho paciência.

                  Mas fiquei sem perceber essa do depende.
                  Sim, sei que meias tintas é coisa que não te corre no sangue. Louve-se.
                  Usaste o "depende" para fazer citação ao meu post e usei essa casualidade para dar uma volta e regressar ao ponto do tópico.
                  Não ligues. Deve estar mais calor aqui que em Talatona.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                    Quantos o fazem? Apenas falei o que, infelizmente, hoje é a realidade. Os "crânios" podem não ser os mais indicados para governarem, mas não me venham dizer que os calões é que são. Uma das grandes causas para o descrédito da política, além de todos os defeitos de desonestidade (que não depende das notas), é o percurso dos seus actores. O caso do Relvas é/ deve ser a ponta do icerberg...
                    Lá está, mas quem o faz consegue-se diferenciar dos restantes, ou não?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      Lá está, mas quem o faz consegue-se diferenciar dos restantes, ou não?
                      Sim, mas quantos existem? De certeza que uma Universidade tem bem mais bons alunos do que dirigentes associativos.

                      O mal é que a maioria não se distingue, seja pelas notas, seja pelas actividades extra, etc.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                        A minha experiência é de dar muita importância à entrevista, e aí tudo é permitido. Aprendi com o meu antigo chefe que a melhor forma de conhecer as pessoas é colocá-las em desequilíbrio e avaliar a reação. E aí os bons destacam-se claramente.
                        Sem dúvida!
                        Mas e até chegares à entrevista, como é que fazes?
                        Abres concurso e tens 120 candidatos.
                        30 são eliminados porque não cumprem os requisitos exigidos. Sobram 90. Há que fazer uma primeira triagem. A posição é para alguém com o perfil de recém-licenciado. A maior diferença entre os 90 CVs é o nome do candidato. Como é que chegas aos 10 a 20 que vais entrevistar? Qual o critério que usas?
                        Tens a média, Univ de origem, actividades extracurriculares e pouco mais... que mais valorizas?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
                          No meu ano só houve um com 15 (que foi a mais alta). E não fui eu. Em média, as médias rondavam o 12. Ah e cerca de 300 alunos.
                          Em que ano acabaste ?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                            Sem dúvida!
                            Mas e até chegares à entrevista, como é que fazes?
                            Abres concurso e tens 120 candidatos.
                            30 são eliminados porque não cumprem os requisitos exigidos. Sobram 90. Há que fazer uma primeira triagem. A posição é para alguém com o perfil de recém-licenciado. A maior diferença entre os 90 CVs é o nome do candidato. Como é que chegas aos 10 a 20 que vais entrevistar? Qual o critério que usas?
                            Tens a média, Univ de origem, actividades extracurriculares e pouco mais... que mais valorizas?

                            O pessoal parece que não quer compreender esta parte!

                            Agora em vez de 90 cvs, falemos de por exemplo... 900!

                            Um anúncio de emprego razoável colocado no Expresso, para entry level ou 1/2 anos de experiência na área de Marketing/Gestão recebe hoje em dia pelo menos, uns 400 cvs! Pelo menos!!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                              O pessoal parece que não quer compreender esta parte!

                              Agora em vez de 90 cvs, falemos de por exemplo... 900!

                              Um anúncio de emprego razoável colocado no Expresso, para entry level ou 1/2 anos de experiência na área de Marketing/Gestão recebe hoje em dia pelo menos, uns 400 cvs! Pelo menos!!
                              Não vives em Portugal, pois não?

                              Comentário


                                Creio que muitas vezes as pessoas analisam estas questões à luz do seu caso particular, quem não tem licenciatura diz que é pouco importante, quem teve notas baixas diz que a média não interessa, etc.

                                Há que ter a capacidade de ser neutro e de preferência não falar no seu caso particular (porque ninguém vem aqui dizer que é um profissional de trampa).

                                A média e a faculdade (além do curso obviamente) importa ! principalmente no inicio da vida profissional.

                                Eu já recrutei, tanto pessoas licenciadas como trabalhadores indiferenciados e excepções à parte, a formação académica é muito importante, não tanto pelos conhecimentos em si, mas pela visão e abordagem das coisas que implica.

                                Há algumas honrosas excepções (há sempre), lembro-me de um tipo que foi meu amigo de infância, que era um baldas do pior em termos de estudos, queria era copos e gajas, demorou bastante tempo a acabar o curso e uma vez encontrei-o talvez com uns 30 anos ou nem isso, já como director comercial ibérico de uma empresa de grande consumo (Lever ?) e com um Jaguar X 2.5 a gasolina como carro de serviço.

                                Confesso que na altura fiquei surpreendido, mas bem vistas as coisas ele tinha todo o perfil de um brilhante comercial, boa figura, muito bem relacionado (boas famílias), gostos refinados de bom vivant, excelente capacidade de argumentação e era uma pessoa muito focada se fosse preciso (não era daqueles que complica).

                                Comentário


                                  Desses todos, só quatro é que tinha como "carolas" - a Cristas, o Gaspar, o Crato e o Macedo. Mesmo assim não pensem que a administração publica não tem cabeçudos e malta com grandes médias, tem-nos e muitos. O problema é a cúpula da politica nacional... é feita com muito amiguismo à mistura e muito enredo novelesco. Quem diz cúpula diz o resto... é uma situação que começa nos níveis mais inferiores da pirâmide da politica nacional.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                                    Não vives em Portugal, pois não?

                                    Por acaso não. Mas em que é que isso traz valor para o tópico?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      Por acaso não. Mas em que é que isso traz valor para o tópico?
                                      Lol vê-se logo com esse discurso de utopia de empresas que em Portugal deve haver umas quê? 20, 30 se tanto, que combinem a tua descrição...
                                      Mas tou a falar ctg na boa. A sério.
                                      Contribui tanto para o tópico, como tu quereres impor a tua ideia, que terá a sua razão de ser mas não em Portugal, talvez em Lisboa e como já disse, empresas assim contam-se pelos dedos das mãos...
                                      Via-se logo que não vives cá... ;)
                                      Mais uma vez afirmo que tou a falar na boa. Se não o interpretares assim, nem vou responder ;)
                                      Editado pela última vez por Cyfer; 24 July 2012, 07:34.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                        É de mim ou acabaste de dizer que a Universidade do Minho é uma universidade de 2ª linha?
                                        Meu caro,

                                        há 21 anos, quando entrei para a Feup, posso garantir que a FEUP era (e continua a ser) das melhores, a par do Técnico. Na altura, as engenharias da UM era um polosito em Guimarães... E a da Aveiro era o curso de Telecomunicações e pouco mais.

                                        Coimbra era Direito e pouco mais.

                                        E o retrato de hoje não há-de ser assim tão diferente.
                                        Editado pela última vez por asjesus; 24 July 2012, 08:52.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Creio que muitas vezes as pessoas analisam estas questões à luz do seu caso particular, quem não tem licenciatura diz que é pouco importante, quem teve notas baixas diz que a média não interessa, etc.

                                          Há que ter a capacidade de ser neutro e de preferência não falar no seu caso particular (porque ninguém vem aqui dizer que é um profissional de trampa).

                                          A média e a faculdade (além do curso obviamente) importa ! principalmente no inicio da vida profissional.

                                          Eu já recrutei, tanto pessoas licenciadas como trabalhadores indiferenciados e excepções à parte, a formação académica é muito importante, não tanto pelos conhecimentos em si, mas pela visão e abordagem das coisas que implica.

                                          Há algumas honrosas excepções (há sempre), lembro-me de um tipo que foi meu amigo de infância, que era um baldas do pior em termos de estudos, queria era copos e gajas, demorou bastante tempo a acabar o curso e uma vez encontrei-o talvez com uns 30 anos ou nem isso, já como director comercial ibérico de uma empresa de grande consumo (Lever ?) e com um Jaguar X 2.5 a gasolina como carro de serviço.

                                          Confesso que na altura fiquei surpreendido, mas bem vistas as coisas ele tinha todo o perfil de um brilhante comercial, boa figura, muito bem relacionado (boas famílias), gostos refinados de bom vivant, excelente capacidade de argumentação e era uma pessoa muito focada se fosse preciso (não era daqueles que complica).
                                          Por acaso para Economia da FEUC, não tenho uma média nada má (14), e nunca a meti no CV...
                                          E continuo a dizer que não serve de nada...

                                          EDIT: Vá, mas andei lá uns anitos...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                                            Lol vê-se logo com esse discurso de utopia de empresas que em Portugal deve haver umas quê? 20, 30 se tanto, que combinem a tua descrição...
                                            Mas tou a falar ctg na boa. A sério.
                                            Contribui tanto para o tópico, como tu quereres impor a tua ideia, que terá a sua razão de ser mas não em Portugal, talvez em Lisboa e como já disse, empresas assim contam-se pelos dedos das mãos...
                                            Via-se logo que não vives cá... ;)
                                            Mais uma vez afirmo que tou a falar na boa. Se não o interpretares assim, nem vou responder ;)
                                            "discurso de utopia"? Não percebi.

                                            Comentário


                                              Ou não

                                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                              Meu caro,

                                              há 21 anos, quando entrei para a Feup, posso garantir que a FEUP era (e continua a ser) das melhores, a par do Técnico. Na altura, as engenharias da UM era um polosito em Guimarães... E a da Aveiro era o curso de Telecomunicações e pouco mais.

                                              Coimbra era Direito e pouco mais.

                                              E o retrato de hoje não há-de ser assim tão diferente.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                "discurso de utopia"? Não percebi.
                                                No sentido que "é só grandes empresas, e grandes CV´s"...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                  Meu caro,


                                                  há 21 anos, quando entrei para a Feup, posso garantir que a FEUP era (e continua a ser) das melhores, a par do Técnico. Na altura, as engenharias da UM era um polosito em Guimarães... E a da Aveiro era o curso de Telecomunicações e pouco mais.

                                                  Coimbra era Direito e pouco mais.

                                                  E o retrato de hoje não há-de ser assim tão diferente.
                                                  As coisas mudam muito em 5 anos, quanto mais em 21. A Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro elevaram-se ao nível das melhores entretanto. Alguns Politécnicos Como a Guarda ou Leiria atingiram níveis muito altos de trabalho, prémios e formação. Posso garantir-te, que conheço bem essa realidade.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    Meu caro,

                                                    há 21 anos, quando entrei para a Feup, posso garantir que a FEUP era (e continua a ser) das melhores, a par do Técnico. Na altura, as engenharias da UM era um polosito em Guimarães... E a da Aveiro era o curso de Telecomunicações e pouco mais.

                                                    Coimbra era Direito e pouco mais.

                                                    E o retrato de hoje não há-de ser assim tão diferente.

                                                    Lamento, mas paraste no tempo então.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                                                      Lamento, mas paraste no tempo então.
                                                      Não parou não. Querer comparar a UM ou a UA com a FEUP ou o Técnico é esticar muito a corda... (e não, não estudei em nenhuma delas e nada me liga a alguma).
                                                      O V7 é que disse tudo no post anterior. Cada um defende a sua dama.

                                                      Comentário


                                                        Se fosse só na Tugalândia..

                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        Algoritmo simplex? Nada disso, na Tugolândia o olhómetro é que rula!

                                                        Comentário


                                                          Acho que as médias são importantes. Não fundamentais, mas importantes. E também eu fico com o pé atrás em relação às privadas. Então com o caso Relvas, ainda mais...

                                                          Acima de tudo o que os nossos governantes precisam é de valores. Honestidade! Mas se dois dos candidatos a ministro são licenciados numa pública com médias diferenciadas por 5 ou 6 valores, eu apostaria na mais alta. Isto assumindo os seus valores.

                                                          Outro factor, também importante é a experiência na função específica!

                                                          No fundo, exigir aos outros aquilo que nos exigem a nós, cidadãos!


                                                          E porque os outros rejeitaram revelar?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                            Meu caro,

                                                            há 21 anos, quando entrei para a Feup, posso garantir que a FEUP era (e continua a ser) das melhores, a par do Técnico. Na altura, as engenharias da UM era um polosito em Guimarães... E a da Aveiro era o curso de Telecomunicações e pouco mais.

                                                            Coimbra era Direito e pouco mais.

                                                            E o retrato de hoje não há-de ser assim tão diferente.
                                                            Como alguém já disse não paraste no tempo... paraste pelo menos num século atrás (convenhamos que também não é assim tanto tempo!).

                                                            Paraste no tempo em que não havia auto estradas, em que os senhores do Porto, por exemplo não podiam ir a Braga ou Guimarães dar uma aula! Isto quanto mais de Coimbra ou Lisboa!
                                                            Hoje em dia duvido, mas muito mesmo que o plano curricular e a exigência de alguns dos cursos em Braga ou Aveiro seja um milimetro que seja inferiores a Lisboa ou Porto nas Universidades que falam!
                                                            Há 21 anos atrás a UM tinha menos de metade dos anos que tem hoje e funcionava em barracos junto à Rodovia e a UM de Guimarães nem sei se já existia, existindo devia ser uma minúscula parte do que é hoje! Hoje uma e outra tem das instalações mais modernas das universidades portuguesas, tem um quadro de professores ao nível das melhores... embora não sejam os políticos famosos que vão para a assembleia da republica nem os famosos que aparecem na TV a comentar economia ou os engenheiros que vão comentar quedas de pontes quando há uma tragédia, muitos deles os que levaram o país ao que somos hoje... o que também não deixa de ser interessante e até mesmo irónico!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                              Como alguém já disse não paraste no tempo... paraste pelo menos num século atrás (convenhamos que também não é assim tanto tempo!).
                                                              Isto são factos objectivos ou a tua opinião ?

                                                              É que eu, que já tenho feito recrutamentos, o Sweden, o Jbranco e o Asjesus para só falar de alguns achamos que há diferenças e até podemos estar errados, mas parece-me ser a opinião de quem decide e de quem recruta ....... If you know what I mean !?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X