Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Liberdade pessoal vs boa educação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    A vantagem de haver regras, é uniformizar critérios.

    A ti não te incomoda o chapéu a outros os óculos escuros, com o calor havaianas dão jeito, alguns acharão legitimo utilizar fones na aula e para muitos trocar uns SMS também não chateia ninguém.

    No final cada um faz o que quer e como bom-senso é um "bem" que não abunda o resultado é o conhecido.

    Regras, imposição de regras, desciplina, respeito !

    Eu acho que em sinal de respeito os alunos se deviam levantar quando o professor entra na aula, era um gesto bonito e cultivava uma actitude respeitosa e de reverencia que faria bem a ambas as partes.
    Referia-me fora de salas de aula

    Comentário


      #32
      Não entendo o uso de chapéu em outro local que não a rua...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por kortese Ver Post
        Não entendo o uso de chapéu em outro local que não a rua...
        Quando faz parte da toilette.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por kortese Ver Post
          Não entendo o uso de chapéu em outro local que não a rua...
          e como tal devo proibi-lo?

          Comentário


            #35
            Eu acho bem.

            Não vem mal ao mundo por isso e o respeito e regras têm de se incutir nas crianças.
            É mais pelo conceito de regra e não tanto por ser o chapéu ou outra coisa qq.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Request Ver Post
              Sim, é má educação. E de um mau gosto enorme.
              Nem falo nos azeiteiros que vão para os bares e para as discos de óculos de sol postos.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                Nem falo nos azeiteiros que vão para os bares e para as discos de óculos de sol postos.
                Isso já nem comento, a figura triste que fazem fala por si...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  A vantagem de haver regras, é uniformizar critérios.

                  A ti não te incomoda o chapéu a outros os óculos escuros, com o calor havaianas dão jeito, alguns acharão legitimo utilizar fones na aula e para muitos trocar uns SMS também não chateia ninguém.

                  No final cada um faz o que quer e como bom-senso é um "bem" que não abunda o resultado é o conhecido.

                  Regras, imposição de regras, desciplina, respeito !

                  Eu acho que em sinal de respeito os alunos se deviam levantar quando o professor entra na aula, era um gesto bonito e cultivava uma actitude respeitosa e de reverencia que faria bem a ambas as partes.
                  e ja agora uma venia e ir beijar lhe a mao,nao!?!?!?

                  Comentário


                    #39
                    Então já não posso entrar dentro de um sala de exame em pleno verão com um casaco vestido? Ao ponto que isto chegou

                    Comentário


                      #40
                      tenho 23 anos, passei por 3 escolas e em todas não era permitido usar chapéu dentro das salas e nunca vi ninguém reclamar por isso.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                        e ja agora uma venia e ir beijar lhe a mao,nao!?!?!?
                        Isso já me parece um exagero.

                        Respeito não tem que passar por sinais de submissão ou subjugação.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Isso já me parece um exagero.

                          Respeito não tem que passar por sinais de submissão ou subjugação.
                          E muito menos de reverência.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                            e ja agora uma venia e ir beijar lhe a mao,nao!?!?!?
                            Quando eu andava na escola (noutro país), essa era a regra, só nos sentávamos quando o professor autorisasse e nunca me passou pela cabeça que fosse um sinal de submissão.

                            Comentário


                              #44
                              Esta questão levanta sempre o "problema" do:
                              - "Ah e tal é uma vergonha, só porque é tradição/costume/normal (e não falo de touradas!) fazer-se não quer dizer que se faça hoje em dia!" vs "Sempre foi assim e é errado se for de outra forma". E o curioso é que todos defendem uma ou outra posição ("alternadamente"). Depende dos ventos.

                              Comentário


                                #45
                                A minha opinião é mais radical.

                                A escola é deveria ser um local de aprendizagem, apenas e só.

                                Por isso, para mim, deveria ser código de vestuário obrigatório, inclusive para as aulas de educação física, que incluísse também adereços e ornamentos.

                                Se todo e qualquer emprego tem um traje próprio, ser estudante também deveria ter.

                                Lá fora isto tem dado bom resultados, e não falo apenas nos colégios. Há imensos estudos feitos em escolas públicas, dos quais pelo menos 1 já passou na sic notícias, em que eram analisados os níveis de satisfação e segregação e ambos os parâmetros tinham diminuído.

                                Ainda para mais, numa época de crise, acredito que esta medida seria muito bem vinda para muitas famílias.

                                A adolescência é uma idade terrível e, mais agora que nunca, os miúdos com sofrem com as diferenças de estratos sociais.

                                O problema é que deveria existir sensibilidade da parte dos pais para isto, que não existe em muitos casos.

                                Se antigamente os filmes até retratavam uma imagem daquela "rebelia de adolescente", em que os jovens saiam de casa com uma roupa, mas mudavam pelo caminho, hoje isso já não acontece, porque eles vestem-se da forma que querem e bem lhes apetece.

                                Se antigamente eram os pais que compravam a roupa para os filhos, mesmo não estando eles por perto, hoje há uma demissão completa desse papel. O conceito de pai foi substituído por um cartão de plástico com dinheiro e os conselhos dos / das amigos (as) e ai de quem disser que isto é ser mau pai, pois a resposta torta que levamos é que ao filho nunca faltou nada.

                                É uma vergonha ver miúdas, independentemente da idade, mas ainda mais gravoso quanto mais novas forem, com tops transparentes a mostrar o soutien (normalmente ultra-hiper-almofadado + push up), só para provarem que já são mulheres e têm mamas, ou cuecas de fio dental com os elásticos a serem puxados para cima do cós das calças.

                                Tal como o é os rapazes andarem com as calças ao fundo do rabo ou levarem os calções do rubgy mais curtos que tiverem para a E.F. para toda a gente ver os boxers aos bonecos de marca.

                                Resumindo por mim ia tudo de uniforme, acabavam-se as 2, 3 e 4 pulseiras da pandora cheias e/ou itens semelhantes, brincos nunca maiores que 2x o lóbulo da orelha e maquilhagem apenas de tons neutros.

                                E o exemplo tinha de ser logo dado pelos professores, porque não é raro ver muitos vestidos ainda "pior" que os próprios alunos.

                                Mas pronto, isto sou eu

                                Comentário


                                  #46
                                  Se forem procurar na história alguma razão para o não uso do chapéu num local fechado, certamente irão encontrar, já ouvi algo sobre isso. Em algum momento da história fazia-se por respeito provavelmente a alguém superior na hierarquia social e foi-se alargando a todas as situações.
                                  Um dos sítios onde esta situação é/era mais visível é nas igrejas, onde os homens tiram sempre o chapéu (antes os mais velhos usavam mais), mas por exemplo as senhoras não tiravam o lenço, e nas ocasiões mais especiais o chapéu.

                                  Misturar a história de um chapéu com óculos de sol (moda com meia dúzia de anos), é anedótico!

                                  Por exemplo para mim o chapéu é um utensílio de trabalho e não o tiro para cumprimentar alguém! Mas vou almoçar e tiro o chapéu obviamente!

                                  Acho que alguns devem até dormir de chapéu... pousado só na ponta da nuca e com a pala ao lado!

                                  Por mim continua a ser uma questão de respeito, porque foi assim que me ensinaram, é assim que o mundo funciona, não há outro modo! A sociedade é feita de regras umas mais óbvias outras nem tanto... esta é apenas mais uma.
                                  Se a regra sempre funcionou até hoje sem problemas não vejo porque mudá-la!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                    Nem falo nos azeiteiros que vão para os bares e para as discos de óculos de sol postos.
                                    Agora lembrei-me duma cena do filme dos Iron Maiden em que o Steve Harris (?) entrou numa caverna com uns
                                    Depois quando reparou:
                                    "Ah pois... por isso estava tão escuro aqui dentro!"

                                    Comentário


                                      #48
                                      Se estar com boné dentro da sala fosse o maior dos problemas dos adolescentes, estávamos nós muito bem...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por XO Ver Post
                                        Esta questão levanta sempre o "problema" do:
                                        - "Ah e tal é uma vergonha, só porque é tradição/costume/normal (e não falo de touradas!) fazer-se não quer dizer que se faça hoje em dia!" vs "Sempre foi assim e é errado se for de outra forma". E o curioso é que todos defendem uma ou outra posição ("alternadamente"). Depende dos ventos.
                                        A sociedade é feita de regras, umas estão escritas, outras não porque ao longo dos tempos tornaram-se tão óbvias que não precisam disso. Se cada pessoa fizer as suas regras entraremos numa espiral de anarquia! Umas por questões de evolução da própria visão da sociedade aceito que podem ser questionadas (referes uma), outras por serem tão sem nexo não vejo motivo para serem sequer motivo de análise.
                                        Uma questão que mudou nas salas de aula foi o poder beber água... hoje em dia é normalissimo (acho que é mesmo moda) ter uma garrafa de água em cima da mesa e beber durante a aula! Aí há 15/20 anos se eu bebesse água na aula o mais certo é levar um estalo que a garrafa ia ter ao outro lado da sala, e chagava a casa e ainda levava mais!
                                        Posso questionar, se eles bebem água porque eu não posso beber um sumo? Porque não posso levar um gelado? Porque não comer umas bolachas? Incomodo alguém?

                                        Sei que hoje em dia todos temos direitos (já agora as obrigações para uma grande parte não importam muito...) e a liberdade dá-nos a oportunidade de questionar tudo e todos!

                                        Mas se nos dias de hoje os pais usam e abusam dessa liberdade.... quanto mais os filhos!

                                        Aqui na escola da zona, quem frequenta o ATL não "pode" (a regra não está escrita em lado nenhum) levar lanche de casa, primeira razão por questões de alimentação, e 2ª e principal por uma questão de igualdade... mas alguns pais geralmente os mais pobres acham que são ricos e gostam de levar o seu bolicau e o seu sumo porque não gostam de bolachas, não gostam de manteiga, não gostam de leite escolar, etc! É a liberdade e o exemplo para os filhos!

                                        O doc JRA referiu um conjunto de regras que não andam longe do que eu defendo!
                                        A questão do vestuário é apenas uma das faces mais visíveis que mais dia menos dia terá que ser revista, não tenho duvidas! Ainda hoje via uma foto no facebook tirada numa escola na 6ªfeira em que as alunas de 16/17 anos parecia que iam para um desfile de moda de verão! Ou seja iam mais despidas que vestidas... como já cheguei a dizer no tópico do facebook eu até agradeço, mas não sei que pais têm em casa!
                                        Um dia destes acho que ainda me dou a apoiar Bush e o seu conservadorismo norte americano!

                                        Comentário


                                          #50
                                          eu aprovo totalmente o uso de boné na sala de aula
                                          é do conhecimento comum que quem usa boné na sala de aula sao os piolhentos do RSI, portanto é bom que deixem o boné na cabeça para nao deixar os piolhos á solta pela sala

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                            (Referindo à entrada de edificios, etc) Em relação ao chapéu, qual a razão de ser considerado má educação? Então os óculos escuros que também são um adereço visual, é má educação? Vejo tanto gente a entrar em tantos locais de óculos escuros.. E até ambos tem funções parecidas, proteger do sol.
                                            Miss Etiqueta: O chapéu, accessório que remete romantismo

                                            http://dudesmodernos.com/2008/09/18/...eta-do-chapeu/

                                            Curioso, sempre pensei que isto fosse de conhecimento geral e básico.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Mas isto tem discussão?

                                              Haviam alunos nas salas de aulas com bonés/chapéus?

                                              concordo ali com o DocJRA um traje nas escolas nos dias de hoje seria uma boa medida, pelo que ele diz mas também pelo pseudo culto dos mauzões em usar o boné..

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                Mas isto tem discussão?

                                                Haviam alunos nas salas de aulas com bonés/chapéus?

                                                concordo ali com o DocJRA um traje nas escolas nos dias de hoje seria uma boa medida, pelo que ele diz mas também pelo pseudo culto dos mauzões em usar o boné..
                                                Penso que será algo que com o tempo se tornará obrigatório...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                                                  e ja agora uma venia e ir beijar lhe a mao,nao!?!?!?
                                                  Os orientais ainda hoje fazem vénia, e fazem-no desde a entrada do professor na sala até às reuniões de negócio do mais alto nível.

                                                  No entanto esta tem um significado diferente da vénia da idade média europeia que, como dizes, muitas vezes era acompanhada de um beijar da mão.

                                                  Não existe educação / respeito / valores a mais. Não podemos é confundir uma atitude de submissa com os conceitos anteriores, tal como foi dito.

                                                  O que o v7 estava a dizer é, para mim, o mínimo. Infelizmente hoje nunca acontece, tirando em alguns colégios.

                                                  Os alunos deveriam estar na sala 1m antes da aula, sentados e sem a feira armada, e quando o professor chegasse levantavam-se e davam os bons dias.

                                                  E não à porta, numa berraria histérica, a olharem para o relógio à espera do 2º toque para poderem ir embora a correr, desejosos de terem o furo.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                    Os orientais ainda hoje fazem vénia, e fazem-no desde a entrada do professor na sala até às reuniões de negócio do mais alto nível.

                                                    No entanto esta tem um significado diferente da vénia da idade média europeia que, como dizes, muitas vezes era acompanhada de um beijar da mão.

                                                    Não existe educação / respeito / valores a mais. Não podemos é confundir uma atitude de submissa com os conceitos anteriores, tal como foi dito.

                                                    O que o v7 estava a dizer é, para mim, o mínimo. Infelizmente hoje nunca acontece, tirando em alguns colégios.

                                                    Os alunos deveriam estar na sala 1m antes da aula, sentados e sem a feira armada, e quando o professor chegasse levantavam-se e davam os bons dias.

                                                    E não à porta, numa berraria histérica, a olharem para o relógio à espera do 2º toque para poderem ir embora a correr, desejosos de terem o furo.
                                                    Isto não acontece em muitas escolas, muito provavelmente, porque as salas de aula são trancadas. Nas escolas onde fiz o ensino básico e secundário (três escolas, uma do 1º ao 4º, uma do 5º ao 9º e outra para o secundário) as portas eram fechadas à chave todos os intervalos. Raramente estavam destrancadas e quando isso acontecia era na "primeira hora".
                                                    Quando acontecia estarem abertas e os alunos entravam antes de o professor chegar, alguns não gostavam e começavam a dizer que não devíamos ter entrado, apesar de a porta estar aberta e blá blá blá.

                                                    Atenção que não estou a discordar de ti. Concordo plenamente que os alunos devem estar à porta à hora de entrada (ou mesmo sentados dentro da sala, como referes) sem aquelas barulheiras habituais.
                                                    Editado pela última vez por xeLa; 23 September 2012, 22:06.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Estou completamente de acordo com as opiniões emitidas pelos users V7 e do DocJRA.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu já fui professor e devo dizer que na minha sala de aula não havia ninguém de chapéu. Porquê? Acho que é daquelas coisas que nem vale a pena discutir porque é uma das regras de boa educação e uma forma de respeito pela instituição onde se tentam preparar futuros elementos de uma sociedade que se rege (ainda, mas cada vez menos) por certas normas de convivio.
                                                        Quando uma pessoa vai para dentro de uma sala de aula não vai para a esplanada do café. Aí sim pode fazer o que bem quiser.
                                                        Quem já foi ou é professor sabe bem o complicado que se torna quando cada aluno começa a fazer o que lhe dá na cabeça e não são "impostos" limites.
                                                        Já agora o user que colocou a pergunta era sobre os alunos usarem chapéus, certo? Ou isso também abrange os professores? Porque se os alunos têm direito a usar chapeus porque razão os professores também não o podem fazer? Ou uns óculos daqueles de carnaval com bonecos engraçados?
                                                        E já agora, faço uma questão a quem levantou este tema: quando fores para o teu local de trabalho, achas correcto ires de chapéu lá para dentro? Não sei o que fazes, mas vamos imaginar que trabalhas num banco a atender o público, como achas que te vão encarar?
                                                        Antes que me digas que são situações diferentes, eu sei bem que são. Mas fundamentalmente a questão é a mesma. Os alunos não trabalham no verdadeiro sentido da palavra, mas é a ocupação deles.
                                                        Desculpem lá a seca, mas saiu... e agora vou arrumar o meu chapéu que está na hora de ir para a cama

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Nunca vi ninguém de chápeu dentro da sala de aula... até porque não está sol.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                                                            eu aprovo totalmente o uso de boné na sala de aula
                                                            é do conhecimento comum que quem usa boné na sala de aula sao os piolhentos do RSI, portanto é bom que deixem o boné na cabeça para nao deixar os piolhos á solta pela sala

                                                            Eu acho que estás enganado.... eu acho que não são os piolhos que eles querem segurar, mas sim ao piolho a que eles chamam de cérebro.....

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Pessoalmente acho que em primeiro lugar está correcto por uma questão de educação.

                                                              Depois temos a parte em que na sociedade existe todo um conjunto de regras e códigos ao qual se deve respeito... quanto mais não seja para o bom funcionamento da mesma. Da mesma maneira que não vamos de biquini para uma Igreja ou tourada, acho também dificil encontrar um padre com o seu hábito vestido na praia no meio das outras pessoas! Ou mesmo ir levantar dinheiro a um banco vestido de astronauta!
                                                              Aliás, há uns anos atrás na minha empresa teve-se de fazer correr a informação para algumas senhoras vestirem uns "cintos" uns números acima porque simplesmente não percebiam que aquilo era um local de trabalho mas não era o "bataclan".

                                                              Quero com isto dizer que a educação não só tem de vir de casa, como também desde pequeno.... Caso contrário é ver algumas cenas de total desrespeito seja por regras básicas, seja em relação ao semelhante.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X