Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por LuisCastro Ver Post

    Tendo a concordar com o que dizes... a minha tirada era mais um desabafo geral quanto ao estado do país e às minhas convicções particulares...
    Mas, digo-te uma coisa, com o estado actual da arte, não sei se fará muito sentido gastar dinheiro com a ferrovia... ou aquilo leva uma volta completa, ou é só uma maneira de torrar dinheiro em algo que está a definhar... sem possibilidade de concorrer com o automóvel...
    Nao percebi.
    Estado da arte?
    E sim é claro que a ferrovia compete e ganha ao automovel desde que tenha o devido investimento.

    Infelizmente ainda nao temos uma linha que seja brutalmente mais eficiente que o automovel em termos de tempo, tambem nao esquecer que o comboio tem algumas paragens e o carro não.

    Mas há troços feitos pelo IC em 10 min que de carro não são menos de 30.
    Mas isso devia ser em toda a sua extensão.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
      Nos próximos meses terei de fazer 4 viagens semanais de IC e Alfa Pendular. Sabem se há algum tipo de passe para quem precisa de utilizar IC ou Alfa com frequência?
      Não me parece que haja, mas confirma no site da CP.
      Atenção que há obras na linha do norte e tambem sul, vai ao site para ver se os horários que pretendes vão sofrer transbordo rodoviário em alguns troços.

      Comentário


        Acho que havia um passe, mas era para os regionais.

        Para IC e Alfa, penso que não. Até porque são comboios que exigem reserva de lugar.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Real Ver Post
          Acho que havia um passe, mas era para os regionais.

          Para IC e Alfa, penso que não. Até porque são comboios que exigem reserva de lugar.
          Exacto.
          Quanto aos regionais há agora o passe de 49 euros/mês que dá para qualquer regional em todo o país.
          Mas não é compatível com urbanos.

          Eagle88 qual vai ser o trajecto?

          Comentário


            Procura por Flexipasse CP para os Intercidades ou AP.

            Também podes equacionar a compra antecipada.

            Comentário


              Compra antecipada poupa uns bons euros.

              O passe regional pode ser uma alternativa mas depende dos percursos.

              Se for LX-Porto é pouco ou nada prático.

              Comentário


                Qdo andava Lisboa Tunes todos os FDS de IC , n me compensava comprar o Passe. Fica mais barato tentar arranjar bilhetes com Promo na Compra antecipada.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                  Nao percebi.
                  Estado da arte?
                  E sim é claro que a ferrovia compete e ganha ao automovel desde que tenha o devido investimento.

                  Infelizmente ainda nao temos uma linha que seja brutalmente mais eficiente que o automovel em termos de tempo, tambem nao esquecer que o comboio tem algumas paragens e o carro não.

                  Mas há troços feitos pelo IC em 10 min que de carro não são menos de 30.
                  Mas isso devia ser em toda a sua extensão.

                  Quero dizer com estado geral da ferrovia... só as greves que assolaram os comboios este ano tornam a coisa inviável... e, depois, os tempos das viagens, os atrasos... a falta de "flexibilidade" que a ferrovia tem, que não dá para parar, adaptar às circusntâncias...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por LuisCastro Ver Post


                    Quero dizer com estado geral da ferrovia... só as greves que assolaram os comboios este ano tornam a coisa inviável... e, depois, os tempos das viagens, os atrasos... a falta de "flexibilidade" que a ferrovia tem, que não dá para parar, adaptar às circusntâncias...
                    Volta e meia lá há greves abusivas e quebram a confiança.
                    Desde Julho que isso acabou.
                    Vamos ver até quando, mas à partida durante este ano não deverá haver mais até porque as condições foram do agrado dos funcionários da CP.

                    Atrasos , depende dos casos, tráfego elevado em algumas linhas prejudica isso.

                    Mas temos de colocar o exemplo e qualquer país desenvolvido digno desse nome, aposta seriamente na ferrovia porque é do mais fiável, seguro e ecológico que existe, com o devido investimento, e nem precisa ser sempre TGV, basta ver que países como França ou UK têm comboios regionais ( equivalentes aos nossos IC ) com velocidades de 140, 160 km/h mas com velocidade média bem alta, e em locomotivas com dezenas de anos e bem mantidas.

                    E nesses países continua a existir autocarros, barcos, aviões, cada um no seu galho.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                      Volta e meia lá há greves abusivas e quebram a confiança.
                      Desde Julho que isso acabou.
                      Vamos ver até quando, mas à partida durante este ano não deverá haver mais até porque as condições foram do agrado dos funcionários da CP.

                      Atrasos , depende dos casos, tráfego elevado em algumas linhas prejudica isso.

                      Mas temos de colocar o exemplo e qualquer país desenvolvido digno desse nome, aposta seriamente na ferrovia porque é do mais fiável, seguro e ecológico que existe, com o devido investimento, e nem precisa ser sempre TGV, basta ver que países como França ou UK têm comboios regionais ( equivalentes aos nossos IC ) com velocidades de 140, 160 km/h mas com velocidade média bem alta, e em locomotivas com dezenas de anos e bem mantidas.

                      E nesses países continua a existir autocarros, barcos, aviões, cada um no seu galho.


                      Tudo certo... em tese... na prática, e no estado actual das coisas, a ferrovia não tem hipótese... e vai ficando cada vez mais para trás...
                      Uma viagem que faço com alguma frequência: Braga/Lisboa... bem me custa conduzir... mas o carro permite-me fazer o meu próprio horário... fazer pausas quando e onde me interessam... e Braga/Lisboa há a melhor solução ferroviária de todas, que é o Alfa...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                        Exacto.
                        Quanto aos regionais há agora o passe de 49 euros/mês que dá para qualquer regional em todo o país.
                        Mas não é compatível com urbanos.

                        Eagle88 qual vai ser o trajecto?
                        Seria para o trajeto Famalicão -> Aveiro, ida e volta 2 vezes por semana. Os UP não são hipótese pela demora. Estive a ver o Flexipasse, mas os preços são elevadíssimos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post

                          Seria para o trajeto Famalicão -> Aveiro, ida e volta 2 vezes por semana. Os UP não são hipótese pela demora. Estive a ver o Flexipasse, mas os preços são elevadíssimos.
                          Vê a compra antecipada.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por LuisCastro Ver Post



                            Tudo certo... em tese... na prática, e no estado actual das coisas, a ferrovia não tem hipótese... e vai ficando cada vez mais para trás...
                            Uma viagem que faço com alguma frequência: Braga/Lisboa... bem me custa conduzir... mas o carro permite-me fazer o meu próprio horário... fazer pausas quando e onde me interessam... e Braga/Lisboa há a melhor solução ferroviária de todas, que é o Alfa...
                            Sim mas o carro permite isso mesmo comparando com TGV...

                            Se me falares do tempo é outra questão porque a linha não está totalmente optimizada, se assim fosse o Alfa nem precisava de muito para ficar muito mais rapido que o carro. Aliás bastava ter uma vmedia de uns 160.

                            E falamos de carro via AE que paga 1 balurdio, se for via EN nem é questão.

                            Mas continuo sem perceber a lógica da flexibilidade.
                            Uns transporte publico é isso mesmo, e não um transporte privado em que cada um faz o que quer.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                              Sim mas o carro permite isso mesmo comparando com TGV...

                              Se me falares do tempo é outra questão porque a linha não está totalmente optimizada, se assim fosse o Alfa nem precisava de muito para ficar muito mais rapido que o carro. Aliás bastava ter uma vmedia de uns 160.

                              E falamos de carro via AE que paga 1 balurdio, se for via EN nem é questão.

                              Mas continuo sem perceber a lógica da flexibilidade.
                              Uns transporte publico é isso mesmo, e não um transporte privado em que cada um faz o que quer.
                              É por essa falta de flexibilidade que o quimbóio vai ficando para trás... e fica tanto mais quando metes na equação viagens longas...
                              Eu tenho de estar em Lisboa, quando lá tenho de ir, às 9:30... como parto de Braga, não dá... não tenho hipótese nenhuma...

                              Comentário


                                Mas isso não tem a ver com o quim mas sim com a gestão dos horários que fazem...

                                E sim é inadmissível o primeiro comboio que diariamente liga as capitais, só chegar ao Porto as 9h30...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                  .... se assim fosse o Alfa nem precisava de muito para ficar muito mais rapido que o carro. Aliás bastava ter uma vmedia de uns 160.
                                  para mim nem precisávamos de TGVs, não somos ricos

                                  o Alfa em alguns troços circula a mais de 200, e em outros é a passo de caracol, por exemplo ao chegar ao Entroncamento e quase a chegar ao Porto, de Espinho para cima

                                  podia ser bem competitivo, por 20 e tal euros uma pessoa podia fazer Lisboa<--->Porto em 2 horas

                                  nem carro e nem avião, seria imbatível

                                  Comentário


                                    Sim LX-Porto 2h seria mt bom, mas para isso precisas de uma linha do norte altamente competente, para melhorar a sua velocidade média.

                                    E com menos tráfego.

                                    Daí que se é para 1 linha paralela nova, mais vale ser já em alta velocidade se a diferença não for considerável em termos de euros.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Sim LX-Porto 2h seria mt bom, mas para isso precisas de uma linha do norte altamente competente, para melhorar a sua velocidade média.

                                      E com menos tráfego.

                                      Daí que se é para 1 linha paralela nova, mais vale ser já em alta velocidade se a diferença não for considerável em termos de euros.
                                      E é o projecto que fizeram, uma linha nova e dedicada construída de raiz para se andar depressa e em condições e não andar aos solavancos na linha do Norte com abrandamentos e obras.

                                      Vai ser tudo novo do Porto ao Carregado.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post

                                        E é o projecto que fizeram, uma linha nova e dedicada construída de raiz para se andar depressa e em condições e não andar aos solavancos na linha do Norte com abrandamentos e obras.

                                        Vai ser tudo novo do Porto ao Carregado.
                                        Sim, e francamente se é vmax 300, 250 ou 220 pouco me importa.
                                        O que importa mesmo é a vmédia ser alta.

                                        E as obras na linha do norte é tipo santa Engrácia...

                                        Querem quadruplicar em VFX também pa melhorar o trafego de urbanos e regionais mas a população já tá zangada...e nem casas vai destruir, é o jardim.
                                        A evolução tem que ser feita. Quando o tema é casas eu percebo. Agora jardim municipal? please.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Agora jardim municipal? please.
                                          Quando é o único que existe na cidade, se calhar... Se na tua "aldeia" não houvesse mais espaço para crescer e o estado decidisse destruir o único local que há para passar uma estrada, gostavas?


                                          Edd

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                            Quando é o único que existe na cidade, se calhar... Se na tua "aldeia" não houvesse mais espaço para crescer e o estado decidisse destruir o único local que há para passar uma estrada, gostavas?


                                            Edd
                                            Não, Edd. Não vamos destruir nem um jardim publico nem a Serra, para não fazer nem ferrovia nem estradas nem AE nem túneis.
                                            Se calhar por alguns ainda estaríamos na 1ª metade do Séc XIX.

                                            Ouve uma coisa, o jardim iria ser "deslocado".

                                            Ou então pronto, é lidar com comboios suburbanos que por vezes vão a 30 km/h e o IC que lá podia andar a 200 vai a 80, enquanto o flixbus no viaduto da A1 vai a 100.

                                            Certíssimo.

                                            Ai o meu jardim, que se lixe o desenvolvimento nacional.

                                            Comentário


                                              Deslocar a linha para fora do perímetro das cidades em especial estas linhas é o que faz sentido, não é manda-las para cima do Tejo e arrebentar com o único (relembro-te) jardim e marina.

                                              Iam deslocar para onde, diz-me lá?? E a praça de touros também deslocas? A biblioteca? Os passadiços? A vila do Sobralinho "inteira", fazes o quê?

                                              E não metas palavras nas minhas teclas que não estão lá, sff.

                                              Para mim era enterrar a linha desde Alverca até depois de VFX! Claro que não pode ir junto do Tejo, para lição já chegou o metro no Cais do Sodré e Santa Apolónia.


                                              Edd

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                Deslocar a linha para fora do perímetro das cidades em especial estas linhas é o que faz sentido, não é manda-las para cima do Tejo e arrebentar com o único (relembro-te) jardim e marina.

                                                Iam deslocar para onde, diz-me lá?? E a praça de touros também deslocas? A biblioteca? Os passadiços? A vila do Sobralinho "inteira", fazes o quê?

                                                E não metas palavras nas minhas teclas que não estão lá, sff.

                                                Para mim era enterrar a linha desde Alverca até depois de VFX! Claro que não pode ir junto do Tejo, para lição já chegou o metro no Cais do Sodré e Santa Apolónia.


                                                Edd
                                                Supostamente iria ser para norte.

                                                Não há obra nenhuma que não seja alvo disto.
                                                Evidente que tem que haver um equilibrio.

                                                Mas quinar progresso nacional por causa de um jardim?

                                                Para ti era enterrar a linha , óptimo, ainda bem que tens a solução. Até ela ser impugnada por alguém porque esse tunel vai provocar isto e aquilo.
                                                E linhas fora das cidades vão provocar isto e aquilo, tudo bem, a linha já está atrasada umas quantas décadas, portanto tudo tranquilo, mais ano menos ano.

                                                Comentário


                                                  Repara, tens sempre o constrangimento natural no Sobralinho, estares focado em VFX não faz qualquer sentido. 😉
                                                  Tens de sair dessa parede...


                                                  Edd

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                    Repara, tens sempre o constrangimento natural no Sobralinho, estares focado em VFX não faz qualquer sentido. 😉
                                                    Tens de sair dessa parede...


                                                    Edd
                                                    Cada vila está preocupada com o seu umbigo, pouco importa se é para o desenvolvimento nacional.
                                                    É claro que se for coisas como habitações, muda muito como é evidente, até para a carga de trabalhos que o próprio estado iria ter.

                                                    Mas sim, é continuar a 30 em zonas de T-140 para comboio urbano de 2 andares.

                                                    É perguntar aos habitantes se querem um serviço suburbano rápido e eficaz ou se querem numa das viagens ir com fluidez ( Azambuja-Lx ) ou se querem ir aos bochechos no sentido inverso como tantas vezes acontece.

                                                    Falas de uma vila inteira? Eu foquei-me na questão do jardim, que convenhamos, está longe de ser uma vila.
                                                    Mas muito bem, se houver alternativas, tanto melhor como é evidente.
                                                    E o contexto é a revolta que estava a dar um jardim, que é importante mas calma.

                                                    Agora tu falas num tunel , uau, enterra-se desde Alverca, com certeza, coisa mais fácil....


                                                    É por isso que não temos aeroporto decente nem ferrovia digna desse nome.

                                                    Já para estradas, mandam-se abaixo habitações, paisagens naturais e tudo o mais.
                                                    Bairros cortados ao meio. Certo? Errado? Na questão das casas é dificil dizer. Mas seja como for não é inédito.

                                                    A linha do norte tem sérios problemas a resolver.

                                                    Comentário


                                                      Eddy a noticia que li na altura era relativamente ao jardim de VFX e não mencionava outras zonas.

                                                      Mas aqui fica o exemplo de um dos planos:
                                                      https://www.cm-vfxira.pt/municipio/c...franca-de-xira

                                                      Comentário


                                                        Isso são apenas projetos e que não passam disso mesmo, como por exemplo em Santarém em que á mais de 15 ou 20 anos existiam pelo menos uns 4/5 projetos diferentes mas que nunca foi concretizado nenhum por isso nunca passaram disso mesmo ou seja projetos.
                                                        A ver vamos se quando chegar a hora se, se avança com algum destes ou se aparecem outros projetos e com qual deles se avançará, como ou quando se avançará mesmo, é só esperar para ver mas como já se espera á tantos anos não custa nada esperar só mais uns anitos. Seja qual for o projeto a avançar como sempre a sua escolha nunca será consensual.

                                                        Comentário


                                                          Fiz Porto Lisboa no Alfa pendular. Confortável, gostei bastante. Paguei 31 euros.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                                                            Fiz Porto Lisboa no Alfa pendular. Confortável, gostei bastante. Paguei 31 euros.
                                                            O alfa é mt confortável e adoro aquela inclinação de até 8º, abençoado sistema de pendulação.

                                                            Em 1ª classe nunca experimentei. Só o IC , e nesse, as de 1ª são fantásticas.

                                                            Mas as 2ª do alfa tb são mt boas.

                                                            Esse preço 31 euros foi sem compra antecipada?
                                                            É que mesmo assim pode não ser fácil conseguir bons preços, a linha do norte em IC e Alfa anda muito concorrida.

                                                            Comentário


                                                              Sim de facto achei a 2a classe muito confortável. Bom espaço para as pernas, banco com bom apoio, uma mesa de dimensões generosas e tomada de carregamento.

                                                              Comprei na 3f para viagem na 6f ao final da tarde.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X