Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cinco vezes mais baratos e três mais rápidos, assim são os comboios espanhóis. Porque é Portugal a ilha ferroviária da Europa?

    Comentário


      Acordo com maquinistas enfurece revisores: CP volta a enfrentar ameaças de greve

      Comentário


        Mais de 1.500 dos 2.562 quilómetros da rede ferroviária nacional estão equipados com balizas do Convel, sistema instalado na década de 1990. O sistema é compatível com todos os comboios que atualmente circulam em Portugal. No entanto, as novas unidades que vão chegar às linhas portuguesas já vão estar equipadas com o sistema de segurança europeu ETCS. Para que um comboio novo consiga ler os sinais do sistema mais antigo, é necessário um tradutor, designado de STM.

        Mas a demora no desenvolvimento do STM em Portugal vai obrigar as empresas de transporte ferroviário de mercadorias a atrasar a vinda de novo material circulante. A situação tem impacto para a Medway e a Captrain/Takargo, que compraram novas locomotivas elétricas para circularem na Península Ibérica mas que só as podem utilizar, até ao final de 2025, em território espanhol.

        A Medway comprou 16 novas locomotivas elétricas, que vão começar a ser entregues no final deste ano. “Estão aptas para circularem em Portugal e Espanha. No entanto, na primeira fase, só vão circular em Espanha até termos uma solução que permita substituir o sistema Convel“, assinalou o diretor-geral da empresa, Bruno Silva, durante a cimeira ferroviária Portugal Railway Summit, que decorreu no Entroncamento no início do mês.

        O modelo Euro6000 da empresa suíça Stadler foi o escolhido para reforçar a frota da Medway. Apenas poderá circular em Portugal a partir de 2026. Até lá, “o desafio será conseguirmos aguentar alguma capacidade para trazer [mercadorias] para Portugal – o crescimento em Espanha tem sido bastante significativo”.

        Igual modelo de locomotiva tem reforçado a frota da Captrain, operador do grupo francês SNCF que comprou a Takargo à Mota-Engil em 2022. No início do mês, a Captrain somou oito às 16 unidades da locomotiva Euro6000 compradas à Stadler desde 2020 e que poderiam funcionar em toda a Península Ibérica, independentemente da bitola e da tensão na catenária.

        No entanto, “nenhuma das 16 locomotivas elétricas pode circular em Portugal até que seja desenvolvido o STM“, referiu o diretor-geral da Captrain em Portugal, Álvaro Fonseca, na mesma conferência. Até lá, o operador ferroviário apenas poderá circular com locomotivas diesel. Privados desenvolvem soluções

        Apenas o desenvolvimento do sistema STM permitirá a compatibilidade de comboios novos com o sistema Convel e, no longo prazo, que comboios antigos possam funcionar com o sistema europeu STM. Em Portugal, as empresas privadas têm assumido a missão de desenvolver estes tradutores.

        O grupo mais alargado é um consórcio constituído pela Critical Software, Medway, Thales, Stadler e Alpha Trains. Em separado, os franceses da Alstom também estão a desenvolver um sistema dual, que permite a interoperabilidade entre os dois sistemas.
        Medway e Captrain têm comboios novos em Espanha que só podem circular em Portugal a partir de 2026

        Que bordel rasca esta ferrovia portuguesa.

        Comentário


          Bordel porque?

          Comentário


            O que pensas sobre o bordel?, poupa-nos a um post corporativo e provinciano, sobre a miséria ferroviária portuguesa perante o resto da Europa.

            Comentário


              image.png

              Comentário


                Em dia de greve na CP, não faltam passageiros que pretendem reaver o dinheiro que pagaram antecipadamente por uma viagem que, afinal, não se concretizou. Só que, em alguns casos o reembolso pode demorar vários meses, como a própria empresa reconhece à Renascença.

                Esta quarta-feira um passageiro da CP denunciou à Renascença que, em fevereiro, teve que procurar transporte alternativo entre Lisboa e Porto, por causa de uma greve na CP.

                António Soares explica que seguiu à risca as instruções apresentadas no site da empresa, para pedir o reembolso, mas, passados todos estes meses, continua sem recuperar o dinheiro.

                "Quando cheguei à estação do Oriente, como havia greve, disseram que o comboio não se ia realizar. A minha preocupação, na altura, foi arranjar um transporte alternativo. Depois, quando ia a caminho do Porto, fui ao site ver como podia pedir o reembolso e dizia lá que o reembolso teria que ser pedido até 15 minutos antes da viagem numa bilheteira, o que eu já não podia fazer", começa por contar.

                Segundo o testemunho, também havia a possibilidade de pedir o reembolso, nos dez dias seguintes à viagem, através da plataforma online, o que foi o que passageiro acabou por fazer.

                "Passadas duas ou três semanas, como não recebi nenhuma resposta, dirigi-me ao suporte ao cliente presencial, que existe na estação do Rossio, em Lisboa. Disseram-me que não podiam ajudar porque, como tinha sido feito online, eles presencialmente no gabinete não podiam fazer nada. Perguntei quanto tempo é que demorava esta questão a ser resolvida online e responderam-me que chega a demorar um ano, o que eu acho inacreditável para um reembolso ou troca de bilhetes”, afirmou António Soares.

                Perante esta denúncia, a Renascença pediu esclarecimentos à diretora de comunicação da CP.

                Sónia Rodrigues reconhece que, perante as inúmeras greves, há um volume de pedidos de reembolso "consideravelmente mais elevado" do que seria normal.

                Ou seja, leva mais tempo a processar os pedidos. Mas não, o passageiro António Soares não terá que esperar um ano pelo reembolso.

                "Tendo em consideração que, se por hipótese, cada comboio levar 300 passageiros e esses 300 pedirem um reembolso, é evidente que isto multiplicado pelo número de comboios, em cada dia de greve, pode adensar o processo. Pode levar alguns meses, sim", admite a responsável.

                Sónia Rodrigues, diretora de comunicação da CP, sobre demora nos reembolsos
                A diretora de comunicação da CP esclarece que o reembolso "pode ser feito pela forma de pagamento original, ou, então, por transferência bancária".

                "Se adquiriu o seu bilhete online, pode proceder à troca no site da CP até 15 minutos antes da hora da partida, tendo em conta o comboio originalmente reservado", refere ainda.

                Reembolso tem de ser feito em 30 dias

                Consultada pela Renascença, a DECO remeteu-nos para o Decreto-Lei nº 58/2008, que respeita, nomeadamente, ao regime jurídico aplicável ao contrato de transporte ferroviário de passageiros.

                Segundo o ponto 8 do artigo 16.º, o reembolso deve "ser solicitado no prazo de 30 dias após a verificação do atraso" e não apenas 10, como indica a CP.

                Para além disso, a alínea b do ponto 8 refere esse mesmo reembolso deve ser "efetuado no prazo máximo de 30 dias a contar da apresentação do pedido".
                Meses de espera. CP reconhece atraso nos reembolsos a passageiros

                TAP, CP...

                Comentário


                  São empresas que não estão preparadas para devolver dinheiro, só isso...

                  Até parece que é difícil implementar um sistema online para isso..

                  Comentário


                    Seguradoras, Estado, caloteiros, etc etc...

                    Comentário


                      Fosse só as empresas do estado.

                      Os meus pais andam há uns 2 meses pa receber reembolso de uma agencia de viagens cuja viagem foi cancelada por motivos alheios, enfim.

                      Comentário


                        Já tardava a desresponsabilização subtil de alguns...

                        Comentário


                          "Preveem-se perturbações na circulação ferroviária, em todos os serviços, com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao período da greve, a 4 de junho e a 6 de julho", avisou a operadora, no seu 'site'.

                          Na mesma nota, a CP publica ligações para listas de comboios que prevê vir a cancelar por causa da greve, nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional e urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra.
                          CP alerta para perturbações de greve parcial dos revisores durante um mês

                          ​O jimbo, é que descreve bem, este surrealismo ferroviário lusitano...

                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                          isto não é activismo, é terrorismo social e tem de ser lidado como tal.

                          vão esvaziar pneus para a pqop.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                            image.png
                            image.png
                            Capa do @Publico de 6 de Julho de 1999 e a capa 7779 dias depois.

                            (...)
                            Uma consultora internacional aponta que a viagem entre Porto e Lisboa é rentável a 25 euros, numa análise contratada pela Infraestruturas de Portugal (IP), noticia o jornal Público.

                            De acordo com o estudo, um operador tradicional pode definir o preço dos bilhetes em 25 euros e ter lucro, apresentando uma taxa de rentabilidade razoável.

                            A análise foi feita com base numa ocupação média de 70%, já que os dados europeus apontam uma variação entre 60% e 90%, com uma taxa de uso de 10 euros por quilómetro. Esta portagem ferroviária é cinco vezes mais cara do que a cobrada atualmente, cifrada nos dois euros ao quilómetro por cada comboio que circule na Linha do Norte, refere o diário.

                            Apesar de os preços não serem estabelecidos pelo gestor da infraestrutura, o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, aponta que o “estudo desmente aqueles que dizem que a alta velocidade é uma coisa só para ricos”, dizendo que a análise “responde não só ao nosso objetivo de democratização do serviço, como de massificar o próprio transporte ferroviário”.

                            Já o presidente da CP, Pedro Moreira, refere que “o preço do bilhete será inferior ao que temos hoje no Alfa Pendural”, em resposta ao Público. Moreira aponta também que uma portagem ferroviária mais baixa permitiria tornar os bilhetes ainda mais acessíveis.

                            De acordo com a consultora o preço dos bilhetes pode cifrar-se em 25 euros na ligação Porto-Lisboa na alta velocidade, um valor abaixo dos 31.90 euros que custa uma passagem em 2ª classe no Alfa Pendular.
                            Viagem Porto-Lisboa de alta velocidade pode vir a ser mais barata que Alfa Pendular

                            Comentário


                              Só quem não conhece a realidade Portuguesa pode acreditar nesse estudo de "balelas" que apenas e só serve para dizer o que alguns pretendem ouvir para sustentar o que querem dizer e assim pelo menos serve para que o povo acredite no que eles querem, enfim mais do mesmo uma encomenda feita para entreter.
                              Engraçado que hoje ainda não vi aqui nenhum comentário sobre os passageiros ontem terem saltado do Fertagus para a linha e irem pela linha fora até á estação (Palmela)

                              Comentário


                                Vamos continuar reféns dos sindicatos da CP


                                Comentário


                                  Comentário


                                    Concurso milionário da CP pode conter ajudas de Estado encapotadas

                                    O especialista em contratação pública Pedro Telles está convencido de que algumas alíneas do caderno de encargos do concurso de 819 milhões de euros da CP para fabrico e venda de 117 comboios contêm ajudas de Estado encapotadas. Em causa está o facto de o concurso dizer respeito não só aos comboios como à construção de uma oficina de manutenção e montagem dos mesmos.

                                    Não se sabe, porém, se o Governo perguntou à Comissão Europeia se poderia conceder ajudas de Estado no âmbito deste concurso, que já estava envolto noutras dúvidas.

                                    Comentário


                                      Três ou quatro vezes que tentei andar de IC este ano, sempre suprimidos devido a greves.
                                      Comboio acabou para mim em PT. Isto é um estado falhado.

                                      Venham dizer no final do ano que deu lucro ( depois de lá metidos não sei quantos milhões )

                                      Comentário


                                        Será o prolongar das greves parciais que desde 5 de junho têm estado a ‘rodar’ por todo o país, o que causa a supressão de vários comboios por dia. A primeira dessas greves ocorreu precisamente em Lisboa entre 5 e 12 de junho. E nesse período a área metropolitana de Lisboa teve quase 800 comboios suprimidos.

                                        A manter-se a situação, a greve não só inviabilizará as intenções da CP de reforço do serviço na área metropolitana de Lisboa durante a primeira semana de agosto e os comboios especiais de diversas cidades do país para Lisboa, de forma a responder à procura de viagens para a Jornada Mundial da Juventude, como também poderá prejudicar fortemente o serviço regular de transporte ferroviário nesse período em que algumas das linhas sofrem um aumento da pressão por causa do turismo.
                                        "O Governo chegou a acordo com 15 dos 16 sindicatos da CP, já fez um apelo para o fim dessa greve do décimo sexto sindicato”, o SFRCI, disse Galamba. “Consideramos que foram feitas afirmações falsas e que o líder sindical desse sindicato não tem razão, porque a CP já fez aquilo que lhe competia", referiu o ministro.

                                        Em resposta ao ministro, Luís Bravo disse que Galamba estava a ser “mal informado” pela CP e aconselhou-o, em declarações à TSF, a "solicitar à CP as tabelas indiciárias, onde constam o salário base e a atribuição variável" dos trabalhadores, com "o antes e com o depois", para que "todas as dúvidas sejam dissipadas".
                                        Revisores da CP anunciam novas greves para a semana da Jornada Mundial da Juventude

                                        Que bordel...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                          Três ou quatro vezes que tentei andar de IC este ano, sempre suprimidos devido a greves.
                                          Comboio acabou para mim em PT. Isto é um estado falhado.

                                          Venham dizer no final do ano que deu lucro ( depois de lá metidos não sei quantos milhões )
                                          Tiveste 1 bocado de azar, em quase 1 ano a andar de comboio todos os dias, só fiquei entalado 2x.

                                          Mas sim tem havido umas quantas greves, mas agora acalmaram por causa dos maquinistas que já tiveram acordo salarial.

                                          Mas os revisores ainda não, embora a greve tenha sido mesmo mt branda e agora vão é fazer a sério relativamente aos comboios especiais das JMJ.

                                          Por norma a CP costuma mostrar 1 mapa dos serviços minimos e/ou da previsão de supressões embora nem sempre seja 100% fiável.

                                          Mas sim os sucessivos governos ao longo de décadas desprezaram o comboio e isso é mt mau...

                                          Só estes ultimos 7 anos este governo tem feito qq coisa, mesmo assim, pouco.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                            Tiveste 1 bocado de azar, em quase 1 ano a andar de comboio todos os dias, só fiquei entalado 2x.

                                            Mas sim tem havido umas quantas greves, mas agora acalmaram por causa dos maquinistas que já tiveram acordo salarial.

                                            Mas os revisores ainda não, embora a greve tenha sido mesmo mt branda e agora vão é fazer a sério relativamente aos comboios especiais das JMJ.

                                            Por norma a CP costuma mostrar 1 mapa dos serviços minimos e/ou da previsão de supressões embora nem sempre seja 100% fiável.

                                            Mas sim os sucessivos governos ao longo de décadas desprezaram o comboio e isso é mt mau...

                                            estes ultimos 7 anos este governo tem feito qq coisa, mesmo assim, pouco.
                                            A Comboios de Portugal (CP) emitiu um total de 27 pré-avisos de greve durante esse período, com algumas paralisações a decorrer sem serviços mínimos garantidos, o que resultou em taxas de pontualidade de apenas 78% – o pior índice registado desde 2018.​
                                            De acordo com informações da transportadora, durante o primeiro semestre de 2023 estavam agendadas 218.186 viagens, mas apenas 191.080 foram realizadas. Em comparação, no mesmo período do ano anterior, das 214, .219 previstas, 210.639 foram efetivamente realizadas, incluindo as parcialmente concluídas. Quanto aos reembolsos aos passageiros devido às greves, a CP disse ao mesmo jornal que ainda não tem dados compilados sobre os valores envolvidos.​
                                            Greves já cancelaram este ano mais de 25 mil comboios em Portugal

                                            Tem vergonha no que escreves, ou a conotação com a avença é cada vez mais plausível, se calhar essa bajulação a sucata ferroviária importada de Espanha...

                                            Comentário


                                              Tinha dois colegas que vinham de Santarém para Lisboa todos os dias de comboio trabalhar, e despediram-se simplesmente porque com as greves não havia transporte rentável para a deslocação.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                                Tiveste 1 bocado de azar, em quase 1 ano a andar de comboio todos os dias, só fiquei entalado 2x.

                                                Mas sim tem havido umas quantas greves, mas agora acalmaram por causa dos maquinistas que já tiveram acordo salarial.

                                                Mas os revisores ainda não, embora a greve tenha sido mesmo mt branda e agora vão é fazer a sério relativamente aos comboios especiais das JMJ.

                                                Por norma a CP costuma mostrar 1 mapa dos serviços minimos e/ou da previsão de supressões embora nem sempre seja 100% fiável.

                                                Mas sim os sucessivos governos ao longo de décadas desprezaram o comboio e isso é mt mau...

                                                Só estes ultimos 7 anos este governo tem feito qq coisa, mesmo assim, pouco.
                                                Olha, o meu pai já perdeu a conta as vezes que teve de trabalhar de carro ou teve de ficar em teletrabalho por causa dos comboios!

                                                Comentário


                                                  Esse papagaio (o clássico idiota dito útil), que muito escreve aqui sobre as mais valias da ferrovia, esquece de focar a miserável ferrovia existente, e respectivas sacanices politicas e corporativas da CP aos utilizadores que avançam com pagamento antecipado de título á CP, o serviço esse é de terrorismo social como diz o jimbo e bem pelos números avançados...

                                                  Melhor seria perguntar ao DeCeIi, quem utiliza em horário madrugador os únicos transportes que podem pagar na AML ou GP, mas é preferível escrever tretas sobre uma ferrovia imaginária,

                                                  Comentário


                                                    Esta malta que anda a pintar comboios devia levar com o focinho pintado quando fossem apanhados.

                                                    https://omirante.pt/sociedade/2023-0...mento-e76dcb1a

                                                    Comentário


                                                      Fácil... governação socialista... socialismo empobrece as nações... e, por isso, as pessoas.

                                                      Comentário


                                                        Seja com PS ou PSD o nosso país nao tem sido mt feliz na ferrovia.
                                                        Este governo lá tem feito qq coisa, fica abaixo do que poderia mas acima dos outros ( tb n era dificil ).

                                                        darkwings Indigo sim há linhas que sao mais afectadas que outras , dependendo do tipo de greves, eu tb terei tido alguma sorte no meio disto tudo.

                                                        Agora as greves acabaram já desde finais de julho ( finalmente ).

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Seja com PS ou PSD o nosso país nao tem sido mt feliz na ferrovia.
                                                          Este governo lá tem feito qq coisa, fica abaixo do que poderia mas acima dos outros ( tb n era dificil ).

                                                          darkwings Indigo sim há linhas que sao mais afectadas que outras , dependendo do tipo de greves, eu tb terei tido alguma sorte no meio disto tudo.

                                                          Agora as greves acabaram já desde finais de julho ( finalmente ).
                                                          Tendo a concordar com o que dizes... a minha tirada era mais um desabafo geral quanto ao estado do país e às minhas convicções particulares...
                                                          Mas, digo-te uma coisa, com o estado actual da arte, não sei se fará muito sentido gastar dinheiro com a ferrovia... ou aquilo leva uma volta completa, ou é só uma maneira de torrar dinheiro em algo que está a definhar... sem possibilidade de concorrer com o automóvel...

                                                          Comentário


                                                            Espero que a CP não me falhe amanhã! 😔😒


                                                            Edd

                                                            Comentário


                                                              Nos próximos meses terei de fazer 4 viagens semanais de IC e Alfa Pendular. Sabem se há algum tipo de passe para quem precisa de utilizar IC ou Alfa com frequência?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X