Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reaproveitamento / reciclagem da água

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Bizarro
    Podes mostrar esses sistemas de aproveitamento de água dos lavatórios para os autoclismos?
    Tks

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
      Bizarro
      Podes mostrar esses sistemas de aproveitamento de água dos lavatórios para os autoclismos?
      Tks
      Ora aqui vai um. Foi um desta marca que experimentei.

      Isto tem que ser bem pensado, pois a dimensão do caixote sem sempre dá para colocar na parte inferior do lavatório e esteticamente não é muito bonito. Mas é um sistema que está bem pensado, pois faz a gestão das duas origens de água (reutilizada e da companhia) e é totalmente automático.

      Achei o preço um pouco alto para este tipo de produto.

      aqus_new_image.jpg


      AQUS® Water Reuse System Introduction - YouTube
      Ficheiros anexados

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
        Estás a brincar? Quem é que não desliga a torneira enquanto se ensaboa?
        Há muita gente que não fecha a água... Se for aqueles esquentadores que demora algum tempo aquecer não vale a pena fechar. Eu fecho sempre, odeio ouvir a água a correr.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
          Ora aqui vai um. Foi um desta marca que experimentei.

          Isto tem que ser bem pensado, pois a dimensão do caixote sem sempre dá para colocar na parte inferior do lavatório e esteticamente não é muito bonito. Mas é um sistema que está bem pensado, pois faz a gestão das duas origens de água (reutilizada e da companhia) e é totalmente automático.

          Achei o preço um pouco alto para este tipo de produto.

          [ATTACH=CONFIG]109429[/ATTACH]


          AQUS® Water Reuse System Introduction - YouTube

          Obrigado

          Pois é...estética e preço. Quantos litros de água aproveitada serão necessários para pagar o sistema?

          Já agora, este sistema existe por cá?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
            Se conseguires dizer que consumo tens de água por mês era mais certo, pois era curioso tentar perceber quanto é que gastas por pessoa/dia.

            Das 3 pessoas que tens em casa, passam 24hrs e casa ou é uma família normal (das 8 às 18 fora de casa)?

            A primeira coisa que podes começar por fazer é instalar o tais redutores de caudal nas torneiras (e duches) mais utilizadas (wc, cozinhas). É importante experimentares várias gamas de redução por causa da noção de conforto. Eu por exemplo cm redutores de 2 L/h (as torneiras fazem 10-12 L/h) não me consigo adaptar, mas com os de 4 L/h é tranquilo.

            A dica dos autoclimos e da garrafa de 1,5L também é boa. Podes instalar sistemas de descarga com dois botões (e volumes descarregados) nos autoclismos.

            Há uns sistemas interessantes que permitem aproveitar as águas geradas nos lavatórios para enchimentos dos autoclismos. Já fiz um ensaio a um sistema destes e aquilo funciona, o problema é que o lavatório onde fui buscar água tinha água muito suja...

            Depois de morares numa vivenda há algumas alternativas, mas as mais interessantes são para instalar na fase de construção.

            Há também a parte comportamental que deve ser trabalhada... duches curtos, evitar a água muito quente, fechar torneira quando se lava os dentes, evitar desperdícios,...

            Então é assim... fui buscar uma factura recente que até nem foi das mais caras e os dados são:

            Em dois meses gastei 37 metros cúbicos de água, com os seguintes preços:
            Escalão de 0 a 10 : 0,45€ por metro cúbico
            escalão de 10 a 20: 0,98€
            escalão de 20 a 40: 2,20€

            Feitas as contas isto dá 51,70 euros em água

            depois a somar tenho 24 euros de taxa de saneamento

            e ainda mais 37 euros de taxa resíduos sólidos

            e ainda 1 euro de taxa de recursos hídricos


            total: 113 euros para dois meses (e esta conta até foi das mais baratas).

            Se puderem comparar com outros concelhos do país, agradeço. Honestamente não acho que ninguém disperdice água por aqui, até ninguém toma banhos de imersão, nem há jardins, nem nada que possa justificar um consumo exagerado. Eu acho que o problema está mesmo no valor da conta, que subiu estupidamente nos últimos anos.

            Comentário


              #36
              37€ de resíduos sólidos e 24 de taxa de saneamento? :|

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                Obrigado

                Pois é...estética e preço. Quantos litros de água aproveitada serão necessários para pagar o sistema?

                Já agora, este sistema existe por cá?
                Eu na altura experimentei para ver avaliar se valia a pena comercializa-los por cá ou não.

                O preço tenho a ideia de andar à volta dos 300€. Tenho que confirmar o preço da água aqui em Lisboa para o utilizador doméstico, porque o preço que tenho de cabeça é para consumos industriais, mas considerando 1 €/m3, só te compensa-te ao fim de 300 m3, o que te cerca de 34000 descargas (de 9 Litros) de autoclismo.

                Se puxares o autoclismo 8 vezes por dia, dá-te para 4250 dias (11 anos).

                Fazendo o mesmo raciocínio mas para os 3€/m3, recuperas o investimento ao fim de 3,5 anos.
                Editado pela última vez por bizarro; 15 October 2012, 09:07.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  Então é assim... fui buscar uma factura recente que até nem foi das mais caras e os dados são:

                  Em dois meses gastei 37 metros cúbicos de água, com os seguintes preços:
                  Escalão de 0 a 10 : 0,45€ por metro cúbico
                  escalão de 10 a 20: 0,98€
                  escalão de 20 a 40: 2,20€

                  Feitas as contas isto dá 51,70 euros em água

                  depois a somar tenho 24 euros de taxa de saneamento

                  e ainda mais 37 euros de taxa resíduos sólidos

                  e ainda 1 euro de taxa de recursos hídricos


                  total: 113 euros para dois meses (e esta conta até foi das mais baratas).

                  Se puderem comparar com outros concelhos do país, agradeço. Honestamente não acho que ninguém disperdice água por aqui, até ninguém toma banhos de imersão, nem há jardins, nem nada que possa justificar um consumo exagerado. Eu acho que o problema está mesmo no valor da conta, que subiu estupidamente nos últimos anos.
                  Isso dá quase 3€/m3.

                  37 m3 em 2 meses e considerando 3 pessoas, dá cerca de 200 L/pessoa.dia, o que dá para baixar, o que não é um valor muito mau, mas há margem para o melhorar.

                  És de que concelho do pais?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                    Estás a brincar? Quem é que não desliga a torneira enquanto se ensaboa?

                    Tanta gente...

                    Comentário


                      #40
                      Ilyushin, devemos ser vizinhos.

                      Então cá em casa 2 pessoas por mês anda à volta dos 45\50 euros, 4 banhos por dia, raro fazer comer e lavar loiça.
                      Com aqueles contratos de exploração que a Câmara fez, que não se percebe muito bem, a factura da água aumentou para mais do dobro, bem quer dizer a água nem aumentou assim muito agora as taxas não lembram a ninguém, um exemplo de uma factura.

                      Agua
                      1º Escalão - 0 a 5 = 0.586€ o metro cúbico
                      2º Escalão - 5 a 10 = 0.992€
                      3º Escalão - 10 a 20 = 1.534€

                      Total da água = 18.63€

                      Pois, agora vamos lá às taxas
                      Taxa disponibilidade= 3.75€
                      Taxa Recursos Hídricos= 0.41€
                      Saneamento Tarifa fixa= 3.75€
                      Saneamento por escalão:
                      1º Escalão - 0 a 5 = 0.4€
                      2º Escalão - 5 a 10 = 0.516€
                      3º Escalão - 10 a 20 = 0.918€,
                      Total= 11.01€

                      Resíduos Sólidos
                      Resíduos Urbanos Tarifa Fixa: 4.5€
                      Taxa de Gestão de Resíduos= 0.66€
                      Resíduos por escalão:
                      1º Escalão - 0 a 5 = 0.175€
                      2º Escalão - 5 a 10 = 0.325€
                      3º Escalão - 10 a 20 = 0.625€,
                      Total= 6.89€

                      Total da factura 49.58€ + IVA.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                        Ilyushin, devemos ser vizinhos.

                        Então cá em casa 2 pessoas por mês anda à volta dos 45\50 euros, 4 banhos por dia, raro fazer comer e lavar loiça.
                        Com aqueles contratos de exploração que a Câmara fez, que não se percebe muito bem, a factura da água aumentou para mais do dobro, bem quer dizer a água nem aumentou assim muito agora as taxas não lembram a ninguém, um exemplo de uma factura.

                        Agua
                        1º Escalão - 0 a 5 = 0.586€ o metro cúbico
                        2º Escalão - 5 a 10 = 0.992€
                        3º Escalão - 10 a 20 = 1.534€

                        Total da água = 18.63€

                        Pois, agora vamos lá às taxas
                        Taxa disponibilidade= 3.75€
                        Taxa Recursos Hídricos= 0.41€
                        Saneamento Tarifa fixa= 3.75€
                        Saneamento por escalão:
                        1º Escalão - 0 a 5 = 0.4€
                        2º Escalão - 5 a 10 = 0.516€
                        3º Escalão - 10 a 20 = 0.918€,
                        Total= 11.01€

                        Resíduos Sólidos
                        Resíduos Urbanos Tarifa Fixa: 4.5€
                        Taxa de Gestão de Resíduos= 0.66€
                        Resíduos por escalão:
                        1º Escalão - 0 a 5 = 0.175€
                        2º Escalão - 5 a 10 = 0.325€
                        3º Escalão - 10 a 20 = 0.625€,
                        Total= 6.89€

                        Total da factura 49.58€ + IVA.

                        É verdade, a tua conta é parecida com a minha

                        Por acaso és do Norte?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                          Isso dá quase 3€/m3.

                          37 m3 em 2 meses e considerando 3 pessoas, dá cerca de 200 L/pessoa.dia, o que dá para baixar, o que não é um valor muito mau, mas há margem para o melhorar.

                          És de que concelho do pais?

                          Gaia, e sei que por exemplo no Porto a água é bem mais barata.

                          Comentário


                            #43
                            O grosso da factura não está na água, está nas outras taxas acessórias todas.

                            Por isso gastares mais ou menos água não vai reflectir muito na conta final

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post

                              Por isso gastares mais ou menos água não vai reflectir muito na conta final
                              Isso não é argumento... Em tempo de poupança, todo o Euro conta.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                É verdade, a tua conta é parecida com a minha

                                Por acaso és do Norte?
                                Centro

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                  O grosso da factura não está na água, está nas outras taxas acessórias todas.

                                  Por isso gastares mais ou menos água não vai reflectir muito na conta final

                                  É argumento, porque tanto a taxa de saneamento como a de resíduos sólidos é calculada em função da água.
                                  Ou seja, se eu gastar menos 30% de água, pago menos 30% de resíduos sólidos e menos 30% de saneamento. Nesta conta não há componente fixa, eles distribuem tudo pelo gasto mensal

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                    É argumento, porque tanto a taxa de saneamento como a de resíduos sólidos é calculada em função da água.
                                    Ou seja, se eu gastar menos 30% de água, pago menos 30% de resíduos sólidos e menos 30% de saneamento. Nesta conta não há componente fixa, eles distribuem tudo pelo gasto mensal
                                    Geralmente há uma componente fixa, mas comparada com a componente variável tem um peso muito inferior.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Essa dos escalões no consumo de água é das coisas mais absurdas que tenho visto.

                                      Porque uma coisa é uma casa ser habitada por 1 pessoa e gastar 20 m3 e outra é haver noutra casa 3 pessoas a gastar esses mesmos 20 m3.

                                      Se o que as cabeças brilhantes quiseram, foi penalizar o consumo, não percebo que eles não tenham tido consciência que essa mesma medida iria penalizar as grandes famílias.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                        Essa dos escalões no consumo de água é das coisas mais absurdas que tenho visto.

                                        Porque uma coisa é uma casa ser habitada por 1 pessoa e gastar 20 m3 e outra é haver noutra casa 3 pessoas a gastar esses mesmos 20 m3.

                                        Se o que as cabeças brilhantes quiseram, foi penalizar o consumo, não percebo que eles não tenham tido consciência que essa mesma medida iria penalizar as grandes famílias.

                                        de facto é totalmente ridículo. No meu caso por exemplo, se em vez de 3 pessoas morassem 6 na mesma casa (e o tamanho da casa aqui não é importante), eu gastaria em média mais 37m3 de água a cada dois meses, sendo que esses entrariam todos no terceiro escalão.. ou seja, fazendo uma conta por alto, eu pagaria qualquer coisa perto dos 300 euros de água

                                        Comentário


                                          #50
                                          Fechem ligeiramente a torneira de segurança, reduzem um pouco a pressão e poupa-se alguma coisa, só meto tudo aberto quando preciso mesmo, o que é raro.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Uma vez fiquei num hotel que tinha um sistema brutal. A sanita ficava limpa com muita pouca água. Estivesse o que estivesse lá dentro.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                              Uma vez fiquei num hotel que tinha um sistema brutal. A sanita ficava limpa com muita pouca água. Estivesse o que estivesse lá dentro.
                                              Às tantas com um sistema parecido ao dos aviões, com pouca água e muito vácuo a sugar os resíduos, não?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                Uma vez fiquei num hotel que tinha um sistema brutal. A sanita ficava limpa com muita pouca água. Estivesse o que estivesse lá dentro.
                                                Sanita nunca vi, agora urinóis sem água é o que não falta. Estão instalados no Aeroporto de Lisboa, Porto? e principais centros comerciais da Sonae. Em 2009 ainda estudei a viabilidade económica desta solução para propor na empresa mas o líquido utilizado no sistema e que deve ser periodicamente reciclado ainda estava ao preço do ouro...




                                                Editado pela última vez por AMGfan; 15 October 2012, 13:13.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                  Sanita nunca vi, agora urinóis sem água é o que não falta. Estão instalados no Aeroporto de Lisboa, Porto? e principais centros comerciais da Sonae. Em 2009 ainda estudei a viabilidade económica desta solução para propor na empresa mas o líquido utilizado no sistema e que deve ser periodicamente reciclado ainda estava ao preço do ouro...



                                                  Já existe sem líquido, com redução de consumos apenas com uma separação física, mas mesmo a solução com lííquido não é muito cara. Se quiseres posso-te arranjar preços de consumíveis.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Às tantas com um sistema parecido ao dos aviões, com pouca água e muito vácuo a sugar os resíduos, não?
                                                    Essa solução já pode ser utilizada em sistemas normais (o caso do aeroporto do Porto por exemplo), mas os custos de instalação e de exploração são relativamente elevados quando comparados com a solução clássica.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                      Já existe sem líquido, com redução de consumos apenas com uma separação física, mas mesmo a solução com lííquido não é muito cara. Se quiseres posso-te arranjar preços de consumíveis.
                                                      Então como é que o cheiro da urina é eliminado? Os preços tenho-os do representante deste modelo em PT mas datam de 2009...O líquido era bastante caro na altura.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                        Então como é que o cheiro da urina é eliminado? Os preços tenho-os do representante deste modelo em PT mas datam de 2009...O líquido era bastante caro na altura.
                                                        A tabela que tenho é de outra marca.

                                                        Cada carteira de líquido custa 10€ e dá para um urinol. Quanto tempo dura não faço a mínima ideia.

                                                        A outra tecnologia é tipo os escapes dos tractores com aquele tipo de válvula. Quando há urina a válvula abre e passe, quando não há fecha e não deixa passar cheiros.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                          Isso dá quase 3€/m3.

                                                          37 m3 em 2 meses e considerando 3 pessoas, dá cerca de 200 L/pessoa.dia, o que dá para baixar, o que não é um valor muito mau, mas há margem para o melhorar.

                                                          És de que concelho do pais?
                                                          Não é muito mau é como quem diz...

                                                          Cada português gasta 109 litros de água por dia

                                                          É quase o dobro da média...

                                                          Ilyushin, eu duvido que esse consumo seja só por causa do nº de descargas ou das vezes em que lavam as mãos.

                                                          Quantos banhos diários tomam aí em casa? 1 ou 2?

                                                          Cozinham todos os dias? A louça é lavada na máquina ou à mão? Com a torneira sempre aberta, ou só quando necessário?

                                                          A(s) sanita(s) deixa()m escorrer um fio de água constante?

                                                          Acho que vale a pena rever estes pontos.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                            Não é muito mau é como quem diz...

                                                            Cada português gasta 109 litros de água por dia

                                                            É quase o dobro da média...

                                                            Ilyushin, eu duvido que esse consumo seja só por causa do nº de descargas ou das vezes em que lavam as mãos.

                                                            Quantos banhos diários tomam aí em casa? 1 ou 2?

                                                            Cozinham todos os dias? A louça é lavada na máquina ou à mão? Com a torneira sempre aberta, ou só quando necessário?

                                                            A(s) sanita(s) deixa()m escorrer um fio de água constante?

                                                            Acho que vale a pena rever estes pontos.

                                                            nada de especial. Quanto a banhos, 1 por dia. cozinhar é todos os dias, mas só uma vez. A louça varia, por vezes é à máquina, outras à mão. As sanitas que eu tenha conhecimento não deixam escorrer água. De resto não estou a ver nada de especial que me faça gastar mais do que outro comum mortal. Estive a ver o contador, é de 2002. Pode ter alguma influência?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                              nada de especial. Quanto a banhos, 1 por dia. cozinhar é todos os dias, mas só uma vez. A louça varia, por vezes é à máquina, outras à mão. As sanitas que eu tenha conhecimento não deixam escorrer água. De resto não estou a ver nada de especial que me faça gastar mais do que outro comum mortal. Estive a ver o contador, é de 2002. Pode ter alguma influência?
                                                              Verifica se o contador não gira mesmo com todas as torneiras fechadas e máquinas desligadas. Se houver fuga, logo vês aí.

                                                              EDIT: se desconfias que o contador está avariado, julgo que podes pedir a aferição do mesmo. Mas isso deve depender de município para município... Normalmente esses contadores são hiper-robustos, mas é uma hipótese.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X